13.4.09

Palavra Passe Magalhaes

Palavra Passe Magalhaes. Muitos leitores têm perguntado qual a palavra-passe do Magalhaes? Alguns referem-se à password do programa "Parental Control", que vem no XP/Caixa Magica e outros referem-se às palavras passe das contas de utilizador do Magalhães. Tem havido alguns que perguntam como alterar essa palavra-chave? Também há leitores que já alteraram essa password e agora não se lembram da mesma. É sobre esse tema que resolvi fazer este post, no entanto quero alertar para o seguinte: Alguns leitores deixam comentários a perguntar como alterar a palavra passe do magalhães, mas não indicam qual é a password que se referem. Se querem saber como alterar a palavra passe do Parental Control Magalhaes, devem mencionar que é a pass desse programa. Se querem saber como alterar a password do Windows XP (conta de utilizador, BIOS, pastas protegidas e encriptadas), também o devem referir. Se por outro lado, pretendem saber como alterar a pass do MSN no Magalhães, ou duma conta de email, ou outro programa que obrigue a ter PASSWORD, devem mencionar o nome do programa, se criaram conta secundária, pergunta segurança, resposta segurança ... Existem muitos programas/SO que requerem uma senha, e se o leitor não menciona qual o programa que se refere, não tenho informação suficiente para o ajudar. Continuando ... Qual a Palavra Passe do Parental Control do Magalhães?

Qual a Palavra Passe do Magalhães?

Qual é a palavra passe do control parental, ou qual é a password do Parents CareFree? Essa “pass word” já vem configurada em todos os Magalhães e é a mesma em todos eles e em ambos os sistemas operativos (Windows e Linux). No entanto, o leitor, pode e deve alterar a mesma.

Palavra Passe do Parental Control

  • pte2010

Deve ser introduzida dessa forma, escrevendo as letras em minúsculas.

É a mesma PASS WORD, quer para o XP quer para o Caixa Mag.

Num outro post, onde explico como ligar o magalhaes à internet, o leitor pode verificar como colocar a palavra-chave e como alterar a palavra-chave. Sugiro que altere a palavra-passe do Parental Control, mas ao alterar a mesma, utilize palavras que se possa lembrar mais tarde.

Palavra Passe do Windows XP

Uma das regras de segurança é atribuir password a todos os utilizadores do XP, inclusive a conta de Administrador que vem activa por defeito. Mesmo que o leitor crie uma pass para a sua conta de utilizador, se não atribuir uma senha á conta de Administrador que vem configurada no XP, pode ser invadido e podem inclusive mudar a senha impedindo-o de aceder ao seu computador.

Pode verificar o post: ”Segurança Magalhães Palavras Passe”, onde explico como resolver essa falha de segurança, que a meu ver é uma das questões mais importantes para aumentar a segurança no Magalhães e certamente uma das primeiras a implementar.

Dicas para não perder a palavra-passe

Sempre que o leitor criar uma palavra chave, seja numa conta de utilizador dum site, ou no seu computador, uma das formas de não esquecer a mesma é guardando-a na internet. Pode guardá-la numa conta de email, ou numa drive virtual caso queira disponibiliza-la para outros. A palavras-passe (ou outra informação), ao ficar guardada na internet, mesmo que aconteça algum problema com o seu computador, estará sempre salvaguardada e pode aceder à mesma em qualquer parte e em qualquer computador e para sempre ...

Enviar a Password por eMail

Como guardar a palavra chave do magalhaes numa conta de eMail?

Pode simplesmente abrir a sua conta de eMail, e enviar um email para si, com a palavra-chave no conteúdo do mesmo atribuindo um o titulo no assunto do mail: “Parental Control Pass” para mais tarde o encontrar. Dessa forma sempre que não se lembrar da password, pode aceder á sua conta de email e fazer uma pesquisa em todos os seus emails escrevendo “Control Parental” na caixa de busca. Se usar o GMail o processo é muito simples e em poucos segundos encontra o email com a tal “pass”.

Se quiser acrescentar alguma protecção, pode criar um ficheiro de texto (.txt), para depois encriptá-lo com uma palavras passe. Cria uma senha para proteger outra senha. Desta vez, use uma pass mais simples como o PIN do telemovel. Depois de escrever a sua pass no ficheiro .txt, envie novamente um email com esse ficheiro em anexo e atribua um titulo sugestivo ao email de forma a poder encontrá-lo mais tarde fazendo uma busca.

Enviar a password como anexo encriptado

Pode usar o WinRar para comprimir o ficheiro e encriptá-lo com uma palavra-passe.

Crie um ficheiro .txt, como o notepad, por exemplo. Escreva a palavra passe (pass + username + pergunta de segurança e resposta caso tenha), que acabou de criar. Guarde o ficheiro e atribua o nome "control parental pass". De seguida, comprima o ficheiro e encripte-o com a atribuição duma senha. de seguida, é só enviar um email para si, com esse ficheiro em anexo. Dessa forma, mesmo que alguém apanhe esse ficheiro, uma vez que tem password é mais dificil de o consegiur ler …

Ajuda sobre palavras-passe do Magalhães

Se o leitor necessitar de ajuda, ou tiver alguma questão relacionada com a palavra passe do Magalhães, seja as passwords das contas de utilizadores do XP, ou de outros sites, deixe comentário, mencionado qual o programa, sistema operativo, aplicação deseja saber a palavra-passe. Quanto mais informação puder deixar, melhor!!




Queres aprender como criar um blog e montar o teu próprio negócio?

.
Eu vivo do rendimento que os meus blogs geram.

Larguei o meu emprego como vendedor de móveis para me dedicar aos blogs à 5 anos atrás.

Passados 3 meses a blogar, já ganhava mais como blogger do que no meu antigo emprego.

Qualquer pessoa pode aprender como criar um blog e montar o seu negócio na internet.


Existe um Curso de Internet Marketing que te ensina tudo, mesmo que não saibas nada !!!

Podes ver aqui um video gratis sobre o sistema de blogging.

Mais informaçãoes aqui:
tutovideogratis-banner

105 comentários:

Nélson disse...

A Minha questão é sobre o Magalhães.

A miuda meteu uma palavra-passe na conta de utilizador e agora não se lembre da passe. Como posso retira-lá?
------------
Aguardo resposta pra o mail
nelsonsantos1234@hotmail.com

Helder disse...

Nélson (27-07-09),

Se se refere à password de utilizador do Windows, proceda da seguinte forma:
1. Quando estiver no ecrã onde selecciona/clica no utilizador para iniciar sessão, prima duas vezes as seguintes teclas em simultâneo: CTRL+ALT+DEL
2. Ao fazer isso, irá mudar para o início de sessão em modo clássico, onde tem de escrever o nome de utilizador e respectiva password
3. Nesse quadro, no campo 'Utilizador', apague o que estiver lá e escreva Administrador. A password para esse utilizador, se não foi definida, é em branco. Portanto, escreva apenas o nome de utilizador e clique em [OK]
4. Irá iniciar sessão com a conta de utilizador 'Administrador'. Poderá, agora, ir ao Painel de Controlo > Contas de utilizador, clicar na conta de utilizador da sua filha e remover a password dela (ou até definir uma password nova)
5. Depois é só terminar sessão e voltará a poder iniciar novamente com a conta da sua filha, com a password que definiu no passo anterior, caso o tenha feito

Se não conseguir iniciar sessão com a conta de Administrador pelo procedimento que lhe indiquei, poderá fazê-lo através do Modo de Segurança. Para isso, quando selecciona o arranque do Windows no Menu de Arranque, prima imediatamente a tecla F8. Irá surgir um menu de arranque do Windows e, aí, seleccione 'Modo de segurança'. Depois é só seguir a partir do Passo 4.

Nota: Se o utilizador 'Administrador' pedir password, tente uma destas:
pte2010
magalhaes
eescola
eescolas
eescolinha
eescolinhas


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa Tarde.

O meu filho colocou uma password na BIOS, há algum modo de retirar a mesma, visto que ele nao se lembra o que colocou!?

Obrigado

Helder disse...

Anónimo (02-10-09),

Isso não sei, mas dê-me algum tempo e tento descobrir. Já precisei de o fazer em alguns portáteis, mas consistia no mínimo em tirar uma tampa do computador, para aceder a determinada zona da motherboard... e, depois, mudar a posição de um switch ou "unir" 2 superfícies metálicas com uma chave de fendas ou algo parecido.
No entanto, no Magalhães não estou a ver como seja. Por isso, dê-me alguns dias até que tenha oportunidade de testar isso.

Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá sera que alguem me poderia ajudar? - o magalhaes da minha pequenina a partir das 23 h desliga e so de manha e que funciona. mesmo que eu entre como administrador aparece uma barra vermelha a dar-me 120segundos para se auto desligar. como resolvo isto?
se possivel enviem me resposta para meu email: mribeiro23@hotmail.com
Obrigado

Helder disse...

Anónimo,

Sem certeza do que possa ser, é muito provável que seja o programa de controlo parental (Parents Carefree) que esteja a condicionar o funcionamento do sistema.
O Parents Carefree, entre outras funcionalidades, permite:
- Controlar o acesso à internet, permitindo navegar na net apenas em determinadas horas/dias, ou restringir o acesso a determinados sites
- Bloquear o acesso a programas, ou apenas em determinadas horas/dias
- Condicionar o funcionamento do sistema, permitindo que este funcione apenas em determinadas horas/dias.

Tente o seguinte: ao lado das horas, tem um ícone sob forma de um "P" verde.
- Dê um clique sobre e clique em 'Configuração de directriz
- Irá pedir-lhe a password. Por defeito a password é pte2010
- Na janela que surge, dê duplo clique em 'Configuração base'
- Verique ou altere para as seguintes condições na secção 'Programação da hora', colocando todos os quadradinhos em branco:
Encerramento
Internet
Filtro do site
Controlo da aplicação

- Clique em 'Guardar como'
- Clique em 'OK', mantendo o nome "Configuração base"
- Clique em 'OK' na mensagem 'A mesma directriz foi adicionada'
- Feche a janela 'Informações sobre a directriz', clicando na cruz no canto superior direito
- Clique em 'OK' na janela "Interface de edição da directriz-Configuração base"
- Feche, na cruz, a janela "Configuração de directriz"

Em princípio, essa era a causa do seu problema, por isso deverá ficar resolvido. Se continuar com problema, diga e tente referir mais alguns pontos que possam ser relevantes (como nomes das caixas de mensagem que surjam, por ex).


Cumprimentos,

Helder

RICARDO disse...

ola amigo helder eu tenho um problema com o meu magalhaes . instalei um antiviros en cima do outro antiviros e o windows nao me deixa entrar ja tentei com modo de segurança mas nao sei a palavra pass . O fazer amigo??

Helder disse...

Ricardo (07-12-09),

A palavra-passe da conta 'Administrador' foi definida no primeiro arranque do Windows. Da experiência que tenho, as pessoas, inadvertidamente, metem qualquer coisa que lhes venha à cabeça... e acabam por esquecer-se com o passar do tempo. Noutros casos, deixam a password em branco (onde para fazer logon basta escrever o nome de utilizador e clicar em OK).

Seja como for, a conta de utilizador comum do Windows também é uma conta do tipo Administrador, por isso deveria conseguir fazer logon com essa conta e proceder a reparações necessárias. Mas... se o problema que está a ter é 'Faz logon e logo de seguida o Windows termina a sessão', então não vai adiantar de nada saber a password da conta 'Administrador', porque irá acontecer a mesma coisa (faz logon e termina sessão logo de seguida).

Se for esse o caso, lamento dizer, mas está infectado com um vírus, provavelmente proveniente da internet, ou então por pen drive. Existem soluções para esse tipo de problema, mas requerem material e meios próprios, pois além de ficheiros de sistema afectados, o próprio registo do Windows foi alterado e não é simples corrigi-lo sem conseguir iniciar sessão.

Para "contornar" o problema, poderia efectuar uma reposição ao sistema Windows, mas iria perder alguns dos programas e funcionalidades pré-instalados de fábrica. Além disso, com essa reposição, irá perder quaisquer ficheiros pessoais (fotos, documentos...).
Há duas opções ideais para o seu caso:
1. Utilizar o método de reposição disponível neste blog. Na zona esquerda da página, procure por 'Recuperação do Magalhães' e siga as instruções apresentadas na página que surge. Irá precisar de algum material e tempo...
2. Solicitar a reparação numa loja de informática com meios para tal.

Se viver próximo da zona de V. N. Famalicão, ou se lhe for conveniente, poderá contratar os meus serviços:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

RICARDO disse...

amigo helder e como se faz a reposiçao do sistema

RICARDO disse...

e quanto custa a reparaçao numa loja

Helder disse...

Ricardo (07-12-09),

Para fazer a reposição do sistema, seleccione a opção apropriada no menu de arranque do Magalhães. Mas atenção: seleccione APENAS a Reposição Caixa Mágica, de forma a não afectar a instalação do Windows. É só seguir as instruções... e em poucos minutos terá o Caixa Mágica no estado de fábrica.

Quanto aos preços praticados nas lojas, isso varia de loja para loja e de serviço para serviço. Eu faço, além da reposição, uma optimização geral ao sistema, deixando a partição do Windows com cerca de 6 a 8GB de espaço livre, já com uma série de programas, jogos e utilitários instalados, sistema totalmente actualizado e com anti-vírus a funcionar.
Qualquer questão, pode contactar-me:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

RICARDO disse...

helder e oo windowls xp que nao da

RICARDO disse...

helder e o windols xp que nao da. como arranjar?

RICARDO disse...

helder e o windlos xp nao e a caixa magica como se faz no windols???

RICARDO disse...

elder e o windls como se faz a reposçao do windls

Helder disse...

Ricardo (09-12-09),

Desculpe o meu na última resposta... confundi o seu problema com o de outra pessoa.
A reposição do Windows é feita da mesma forma que do Caixa Mágica. No entanto (atenção), a reposição do Windows não deixa o portátil no estado exacto de fábrica. Muitos dos programas pré-instalados no Windows não estão incluídos nessa reposição, por isso perdem-se. Alguns casos são Diciopédia, Magic Desktop e jogos didácticos.
Portanto, há 3 hipóteses:
1. Você mesmo fazer a reposição do Windows, perdendo os programas que referi. No entanto, é possível que os consiga recuperar, contactando o agrupamento de escolas da sua zona
2. Utilizar o método de recuperação disponível neste blog, tal como lhe indiquei há dias
3. Solicitar a reparação numa casa de informática com meios para tal

Futuramente, tenha mais cuidado com o uso do portátil, pois trata-se de um computador como outro qualquer (à excepção das características físicas). Da mesma forma que não podemos misturar vários comprimidos para o mesmo efeito, também não se pode (não se deve) utilizar vários softwares antivírus no mesmo sistema, pois um pode impedir o correcto funcionamento do outro e vice-versa. Outra coisa que ninguém pode esperar é que instalar um antivírus num computador infectado vá resolver as coisas de forma simples, pois o próprio antivírus pode ficar afectado antes de poder actuar, ou o sistema (ou o próprio vírus) pode assumir outros comportamentos quando o antivírus tenta actuar...!


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola helder que programa e qque eu preciso para desintalar o AVAST

Anónimo disse...

ola helder que programa e qque eu preciso para desintalar o AVAST?

Helder disse...

Anónimo (13-12-09),

Para desinstalar o Avast, como a maioria de todos os programas, aceda à funcionalidade 'Adicionar ou remover programas' no Painel de Controlo. Na lista que surge, procure o Avast e clique em 'Alterar/Remover'... e siga as instruções para a desinstalação.
Se não que o anti-vírus Avast, recomendo-lhe instalar outro qualquer ao seu gosto, pois é muito importante ter anti-vírus no computador, bem como "juizinho" a navegar na net. Não há nenhum anti-vírus 100% seguro, pelo que utilizar a Internet com moderação é muito importante.


Cumprimentos,

Helder

PUCARINHO18 disse...

deixei de ter aceso ao P do parent's carefree no magalhães. terei desinstalado inadvertidamente. como faço para repor? obrigada

Helder disse...

PUCARINHO18 (04-01-10),

Pode transferir a aplicação a partir deste link:
http://www.chinansl.com/Download/FAMWY50-EN.rar

Encontrei-o após alguma pesquisa, mas não sei se o programa estará completo. Uma vez que quando adquirido com o Magalhães ele vem completo, o mesmo poderá não acontecer quando adquirido separadamente. Outra limitação que poderá ter é o idioma, que poderá estar em inglês.
Alternativamente, deverá contactar o suporte técnico, ligando para o número de assistência que se enontra na base do portátil, ou dirigindo-se ao agrupamento de escolas da sua zona.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa Noite o magalhães da minha irmã foi para arranjar e quando voltou verifiquei que a password para aceder à internet já não era pte2010, será que existe outra?
Quando carrego na opção recuperar password aparece-me o ID exclusivo do sftware 00-21-85-F3-15-45 não sei se poderá ajudar.
Agradecia uma resposta para o mail nadinha_palongo12@hotmail.com se possível.
Muito Obrigada pela disponibilidade

Nádia Palongo

Helder disse...

Nádia Palongo (30-06-10),

Que eu saiba, não é comum alterarem essa password, principalmente se utilizarem as predefinições de fábrica. A menos que estejam a utilizar um método de reposição novo/diferente, ou que tenham aterado essa password manualmente...

Esse código que lhe surge é, provavelmente, uma senha que requer contra-senha em caso de pedido de reposição ao fabricante do software.

Recomendo-lhe que contacte a linha de apoio da casa onde enviou o equipamento para reparação e solicitar que lhe forneçam essa senha (é um direito seu sabê-la!).


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Nádia Palongo (30-06-10),

Que eu saiba, não é comum alterarem essa password, principalmente se utilizarem as predefinições de fábrica. A menos que estejam a utilizar um método de reposição novo/diferente, ou que tenham aterado essa password manualmente...

Esse código que lhe surge é, provavelmente, uma senha que requer contra-senha em caso de pedido de reposição ao fabricante do software.

Recomendo-lhe que contacte a linha de apoio da casa onde enviou o equipamento para reparação e solicitar que lhe forneçam essa senha (é um direito seu sabê-la!).


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

gostava de saber qual e a palavra passe de parental control no magalhaes 2 , o mais recente.
Quem poder ajudar agradeço.

Helder disse...

Anónimo (05-10-10),

Segundo informação oficial, a password é escolinha2010


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

obrigado helder.

Anónimo disse...

Confirmo a palavra para o Magalhaes 2 Parents Carefree

Obrigado

Anónimo disse...

Obrigado pelo codigo do MG2!

Anónimo disse...

Carissimos.
É meu dever alertar toda a gente para que qualquer problema com os Magalhães deve ser primeiro que tudo reportada à escola, mais concretamente ao Coordenador PTE que tem em seu poder várias ferramentas para poder reparar o computador e caso não o consiga irá então encaminhá-los para a devida assistencia técnica.
Já encontrei várias casas que fazem inumeras asneiras ao "reparar" os computadores e cobram-se bastante caro.
Como em tudo na vida há bons e maus profissionais. O amigo Hélder disponibilizou o seu tempo para ajudar os utilizadores neste blog o que acho uma atitude de louvar já que poderia ter utilizado os conhecimentos que tem em proveito próprio.
Cumprimentos e continuação de um bom trabalho.

Anónimo disse...

Obrigado pela pass, já tinha esgotado todas as que me lembrava, do magalhães mais antigo.

Joao disse...

A minha irmã teve à uns dias o Magalhães... Vem com o windows 7. NO parentes carefree meto a password pte2010 para poder aceder a outros sites e e diz sempre que a pass esta errada... alguém me pode ajudar?
A pass não foi alterada

Helder disse...

João (26-11-10),

Conforme disse numa resposta anterior, a password para o novo Magalhães (MG2, com Windows 7), é escolinha2010.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

a palavra passe escolinha2010 nao da

Helder disse...

Anónimo (20-12-10),

Oficialmente, as passwords para as versões do Magalhães são as seguintes:
- Para MG1, com Windows XP: pte2010
- Para MG2, com Windows 7: escolinha2010

Certifique-se de que esteja a escrever tudo em minúsculas e que o NumLock não esteja activado. Experimente escrever o texto da password no Bloco de Notas ou no Word e veja se o texto aparece tal como o digita. Se notar que prime uma tecla e aparece outra, certifique-se de que o NumLock esteja desactivado.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Não me lembro da palvra passe para o windows xp para magalhaes como posso recuperala?

Helder disse...

Anónimo (05-01-11),

Arranque o Windows no Modo de Segurança, inicie sessão com a conta 'Administrador' e depois, através do Painel de controlo, remova a password da conta de utilizador afectada. Siga estes passos:
1. Imediatamente após premir [ENTER] para iniciar o Windows no menu de arranque do Magalhães, prima a tecla F8
2. Nas opções que surgem, escolha a opção 'Modo de Segurança'
3. Quando o Windows arrancar, clique na conta de utilizador 'Administrador' (ou outra, caso exista, com direitos de administrador
4. Clique em Iniciar > Painel de controlo
5. Dê duplo clique sobre o ícone 'Contas de Utilizador'
6. Clique no utilizador que pretende remover a password
7. Clique na opção 'Remover palavra-passe e confirme a alteração
8. Reinicie o computador e arranque normalmente

Nota: Caso a conta 'Administrador' também tenha password, terá de a saber, caso contrário será mais complicado. A password para a conta 'Administrador' foi definida no primeiro arranque do Windows (quando adquiriu o computador). É possível que tenha saltado esse passo, mas se definiu password, terá de se lembrar dela.
Se não a souber, só com meios de terceiros é que será possível remover ou redefinir novas passwords. Mais simples será fazer uma reposição ao Windows. No entanto, perderá todos os dados pessoais (documentos, fotos, etc.), além de alguns programas pré-instalados de origem. Para fazer uma reposição ao Windows, selecione essa opção no menu de arranque do Magalhães.


Cumprimentos,

Helder

ana disse...

ola

Helder disse...

Ana (10-02-11),

Olá! Tudo bem?

:D

Anónimo disse...

qual e a pass do novo mag2, a do parents carefree

Helder disse...

Anónimo (16-02-11),

A password é escolinha2010


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Helder no magalhães da minha filha aparece permissão para aplicar o programa jav, eu digo que sim, pedeme a palavra passe do administrador, eu já tentei por escolinha 2010 e pte2010 e não consigo, o que será que se passa. Obrigado

Helder disse...

Anónimo (04-03-11),

A palavra passe que lhe pede não tem nada a ver com as que referiu (pte2010 e escolinha2010 são passwords para o Controlo Parental). O Windows está a pedir-lhe password de uma conta de utilizador do tipo administrador.

A primeira conta de utilizador que criou foi do tipo administrador. Já as seguintes, podem ser de administrador ou padrão (por defeito são padrão). Os utilizadores padrão são utilizadores com recursos limitados no Windows. Alterações ao sistema, como instalar/desinstalar programas, alterações ao sistema ou eliminar ficheiros que não os seus, requerem a permissão de um administrador.

Vou dar um exemplo concreto:
1. Na primeira utilização do Magalhães, criou uma conta de utilizador com o nome Rui e atribuiu-lhe a password 1234. Sem ter de definir nada, essa conta é automaticamente de administrador.
2. Mais tarde, criou uma conta de utilizador com o nome Rita. Como disse antes, as contas que se criam posteriormente à primeira (Rui) são do tipo padrão, a menos que defina administrador.
3. Sempre que o utilizador Rita pretende instalar ou alterar algo ao Windows, é-lhe sempre solicitada a password de uma conta administrador. Neste exemplo, a password será 1234 porque o único administrador activo é o Rui. Se houvesse mais que uma conta de administrador, apareceriam todas as disponíveis e, conforme o que se utilizasse, deveria introduzir-se a respectiva password.

Só você (ou quem criou a 1a conta de utilizador) sabe qual é a password. Uma pista: antes de iniciar sessão no Windows, devem aparecer 2 ou mais utilizadores à escolha. Pelo menos um deles é administrador.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa noite,
Magalhes 2 da minha filha tinha uma password no bios ( eu ja nao mim lembro qual era ) , e agora tenho que installar o SO outra vez isso porque fez crash e o PC nao faz nada .. e queria por o magalhes a fazer arranque pela usb para installar o SO. Sabes como posso entrar o bios ?

Anónimo disse...

no MG2 como se pode recuperar uma password?
obrigado

titosantos@megamail.pt

Helder disse...

Anónimo (10-04-11),

No Magalhães 2 não sei, ainda não explorei. No MG1, segundo o fabricante, tem de se remover a pilha para fazer reset/eliminar a password. No entanto, apesar de a pilha estar num local de fácil acesso, ela está conectada numa zona que só desmontando o portátil por completo se consegue desconectá-la.
No MG2, como lhe disse, não sei se é da mesma forma nem tão pouco se a pilha (ou o seu conector) está de fácil acesso. Seja como for, isso obriga a que o portátil seja aberto na tampa da base e para isso tem de remover o selo de garantia. Para evitar isso, terá de contactar a linha de suporte, ligando para o número da assistência oficial. Pode, em alternativa, recorrer ao agrupamento de escolas da sua zona, a ver se lhe conseguem fazer alguma coisa. Pelo menos sei que lá eles podem fazer uma reinstalação do software sem custos para si...

Outra hipótese: no MG1, sem ser necessário entrar no BIOS, é possível selecionar o dispositivo de arranque temporariamente, premindo a tecla F11 quando se liga o computador. Surge, então, um menu com os vários dispositivos de arranque possíveis. Tente isso (pode ser outra tecla, como F8, F9, F10, F12...).


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

titosantos@megamail.pt (10-04-11),

Que tipo de password pretende recuperar?

Anónimo disse...

Boa noite.

A minha filha tem o magalhães com o windows 7. Alterou a senha do utilizador que utilizava que era por sinal o único criado no computador e não me avisou pelo que agora esqueceu-se e não consigo resolver a questão. Já segui os passos que descreve clicando Ctrl+alt+del simultaneamente por duas vezes e nao consigo nem no modo de segurança colocar outro utilizador.

Existe forma de eu resolver esta situação?

Helder disse...

Anónimo (02-05-11),

Essa (provável) solução aplica-se apenas ao Windows XP. Quando se trata do Windows 7, a coisa é mais complicada. Se não tiver meios de reposição da palavra-pass (método que o Windows 7 tem, mas que não acredito que tenha criado), a solução passará por aplicações de terceiros, mas que são complicados para si de as usar. Precisará de um software próprio para o efeito (não oficial) e de uma Drive de CD/DVD USB. É possível que existam outras aplicações que funcionem por Pen USB, mas não conheço.

Mesmo assim, é um procedimento algo complexo para os utilizadores comuns. Portanto, vamos a outras hipóteses:
1. Tente fazer com que a sua filha se lembre da password.
2. Da password, ou passwords possíveis, tente escrevê-la com o CAPS LOCK ligado e desligado (ex: a password maria é diferente de Maria ou MARIA)
3. É possível que tivesse o NUM LOCK activado na altura que escreveu a password. Com ele ligado, há teclas que assumem outra função (ex: u=4, i=5, o=6...). Tente com o NUM LOCK activado ou desactivado
4. Se nada disso resultar, a solução mais simples será efectuar uma reposição de fábrica. No entanto, irá perder todos os dados pessoais (documentos, fotografias, etc.), ficando o computador no estado como quando o recebeu pela primeira vez.

O serviço de restauro do sistema pode ser feito por si, ou solicitar que lho façam no agrupamento de escolas da sua zona (em princípio é grátis). Se quiser fazer por si, proceda da seguinte forma:
1. Ligue o computador
2. No menu de arranque, prima simultaneamente as teclas CTRL e G
3. Surgirá um outro menu, onde deve escolher a opção Restaurar o Sistema
4. Voltará novamente ao menu de arranque (parecido), mas repare que agora tem Restaurar... em vez de Arrancar
5. Selecione a opção Restaurar o Microsoft Windows 7 Profissional e siga as instruções apresentadas no ecrã.

Se se enganar em algum dos passos (até antes do 5º), desligue e volte a ligar o computador e siga novamente os passos com atenção. Se lhe for pedida alguma password de administrador/superutilizador durante o processo, é provável que seja escolinha2010 (digo isto porque nunca fiz uma reposição ao MG2)

Espero ter ajudado.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde, tenho um problema. Tenho o magalhaes 1 e a criança mudou a password para o Parental Control e nao se lembra dela. Como posso recuperar a password ?

Obrigado

Helder disse...

Anónimo (09-05-11),

Penso que, oficialmente, só contactando o fabricante do software ou do portátil. Quando tenta digitar a password, penso que lhe surja uma opção para recuperar, com indicações para contactar o representante do software. Mas... duvido que tenha sucesso com isso.

Será que a criança mudou mesmo a password? Não é com "2 cliques" que se chega lá...
Antes de proceder a qualquer alteração, certifique-se de que esteja a digitar a password correctamente. Abra o Bloco de Notas ou o Word e digite a password (pte2010, ou outra possivel). Escreva em minúsculas. Se verificar que em vez do texto que quer escrever surgem outros caracteres, é possível que tenha o Num Lock activado. Se for o caso, desactive-o, premindo as teclas Fn e Num Lock simultaneamente (canto iferior e canto superior do teclado, respectivamente). Acende-se ou apaga-se uma luz no painel luminoso, conforme esteja activado ou desactivado.
Se falhar algum dos caracteres, é falha no teclado. Pode ser avaria ou mau contacto. Isso convém ser visto por um técnico.

Se nada disso adiantar, restam duas hipóteses.
- Efecturar uma reposição ao Windows. No entanto, isso fará perder todos os dados pessoais (documentos, fotos, etc.), bem como alguns programas pré-instalados de fábrica (Diciopédia, Magic Desktop, etc.)
- Tentar uma (possível) solução colocada num outro tópico deste fórum por um utilizador. Vou transcrever o seu texto:
Esqueci a password do parent carefree, mas através do DOS fui à pasta windows\system32\pnw\policy e policy2 e apaguei lá uns ficheiros pkt e configurei uma nova directriz. No fundo fiz um pequeno "hack". Já consigo pôr os rapazes a aceder à Internet. Mas como faço para desisntalar o programa? O site da empresa parece que não trabalha.

No entanto, isso é um processo algo complicado para quem não entende comandos de MS-DOS.
Nunca fiz essa operação nem sei se dá certo. Não tenho comigo nenhum Magalhães para testar ou poder auxiliá-lo passo-a-passo, mas se quiser posso tentar dar-lhe os passos o mais detalhado possível (de cabeça). Depois, será por sua conta e risco.
Em última hipótese, caso corra tudo mal, pode sempre efectuar uma reposição ao Windows... pelo menos ficará com o computador a funcionar. Penso que no agrupamento de escolas da sua zona façam isso. Se necessário, informe-se lá.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá.
eu não consigo entrar na bios porque pede-me password e eu nao sei qual é.

Helder disse...

Anónimo (28-06-11),

Segundo informação do fabricante, para se limpar a password tem de se retirar e recolocar a pilha do BIOS. O problema é que o conector dela está no interior da Motherboard, pelo que tem de se desmontar o portátil por completo para o fazer. É um procedimento delicado, pelo que só deve ser feito por entendidos.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá Helder podes ajudar-me, consegues arranjar o Windows XP para Magalhães para executar por pen.
se puderes agradecia.

Helder disse...

Anónimo (29-06-11),

Não tenho nenhum sistema operativo pré-carregado em pen-drive. Concerteza que isso existe, só não sei se existe alguma versão em português. Tal como existem os "Live CD's" para Linux, é bem provável que exista um sistema idêntico para Windows. E da mesma forma que exista em CD, também existirá em formato pen-drive. Mas tem os seus quês!
- Desempenho de funcionamento muito baixo (lento)
- Drivers (Placa Gráfica, Placa de Som, Wireless) inexistentes ou em modo de compatibilidade (apenas os essenciais)
- Funcionalidades reduzidas

Se quer isso por ter o Disco Rígido avariado, e se ainda assim quer optar por uma solução desse tipo, talvez o ideal seja instalá-lo num cartão de memória SD. Embora nunca testasse isso, penso que seja possível instalar o Windows num cartão SD, desde que esteja conectado no momento da instalação.


Cumprimentos,

Helder

Marisa disse...

Boa tarde Helder, venho pedir para que me diga se há alguma palavra-passe alternativa para desactivar o controlo parental, pois a sugerida é recusada pelo Magalhães da minha irmã.

Helder disse...

Marisa (14-08-11),

Que eu conheça, não existe nenhuma password alternativa. As passwords predefinidas para o Parents Carefree são:
Magalhães MG1 (o primeiro): pte2010
Magalhães MG2 (o mais recente): escolinha2010

Caso se trate do MG2, certifique-se de que o NumLock não esteja activado. Se estiver, em vez de digitar escolinha2010 estará a digitar esc635nha2010. Prima as teclas [Fn] e [NumLock], respectivamente (canto inferior esquerdo e superior direito, respectivamente, se não me engano).

Se não for daí o problema e continuar sem dar, caso exista solução alternativa sem ser reinstalar o software de novo não me parece que seja tarefa simples para um utilizador comum. Talvez a solução mais simples para si seja reinstalar o software todo de novo, fazendo primeiro cópia de segurança do que for importante (se tiver).


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola! o meu irmao tem o pc magalhaes mas nao consigo por nenhuma passe acima referida! o que devo fazer! o pc do meu irmao e W7! pedia que me responde se para o meu mail vera.sofia.2008@hotmail.com

Helder disse...

Anónimo (28-08-11),

A que passwords se refere? As passwords aqui referenciadas dizem respeito às que vêm por defeito no programa de controlo parental Parents Carefree. Assim, no caso do Magalhães MG1 (1a versão) a password predefinida é pte2010; no Magalhães MG2 (2a versão) a password é escolinha2010.

Ao digitar a password, certifique-se de que o NumLock esteja desactivado. Se no painel luminoso estiver uma luzinha em forma de (1), é porque está activado. Nesse caso, desactive-o premindo simultaneamente as teclas Fn e NumLock (teclas no canto inferior esquerdo e superior direito, respectivamente). Quando prime essas teclas, activa ou desactiva o NumLock.

Se se refere a outro tipo de password, seja mais específica. Em que situação está a tentar digitar a password?


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola helder a questao e a seguinte eu mudei a pass do controlo parental do magalhaes e agora nao me lembro como devo fazer para recupera-la??? obrigada

Helder disse...

Anónimo (31-01-12),

Muito sinceramente, não sei como fazer isso. Sei que já li em algum site (provavelmente neste) alguém que soube como fazer isso. A dar dessa forma, terá de se utilizar a linha de comandos do MS-DOS, introduzir uns comandos e eliminar uns ficheiros e pastas ocultas. Posso tentar pesquisar isso, mas só dentro de alguns dias.

Outra hipótese é efetuar uma reposição ao Windows. Isso irá pôr o computador no estado de fábrica, já com a password predefinida (pte2010 no MG1 e escolinha2010 no MG2). No caso do MG1, alguns programas pré-instalados de origem não estão incluídos na reposição (Magic Desktop, programas didáticos, etc.). Mas pode solicitar a sua reinstalação no agrupamento de escolas da sua zona.

Portanto, tem essas duas hipóteses:
1. Aguarda que eu tente encontrar a informação necessária (não garanto que a consiga encontrar nem que sirva para o efeito)
2. Repor o sistema Windows

Se entretanto estiver interessado que tente procurar a (provável) informação para essa solução, coloque um post neste blog.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde. eu pus uma palavra passe na minha conta mas esqueci-me. Não tenho bem a certeza qual o nome de utilizador nem a palavra passe. Agora só consigo entrar na conta de Visitante. Fui ao Painel de Controlo e quis criar uma nova conta de utilizador mas não em deixa. Será que me pode dizer algum passou ou código que eu possa digitar no meu pc? Também tentei o código CTRL+ALT+DEL. Pus Administrador mas disse-me que o nome de utilizador ou palavra-passe não estão corretos. Agora preciso de saber como posso voltar à minha conta ou como criar uma palavra passe. Aguardo pela resposta!

RuiL disse...

Boas, O meu nome é Rui e o meu problema é o seguinte. O meu filho alterou a palavra do carefree escolinha2010 com a mi
autorização), no entanto, por utilizar pouco o Magalhães quando quis utilizar não se lembrava da palavra passe.Não foram criadas copias de segurança. O que poderei fazer já que não aparece listado nos progragamas a desinstalar.
Agradecia algumas dicas desde já com os meus agradecimentos.
Rui

Helder disse...

Anónimo (12-04-12),

Antes de mais, lamento o atraso na minha resposta, mas só hoje vi o seu post.

Relativamente à sua questão:
Se o Windows diz que a password da conta 'Administrador' também está errada, é porque na primeira utilização do Windows alguém definiu uma password para essa conta. Tente lembrar-se dela, porque é a última hipótese simples de repor a password.

Se não conseguir, então só com programas de terceiros poderá conseguir fazer um reset à password da conta pretendida. Para isso, necessitará de software específico (sem garantias de sucesso) e algum outro meio de arranque. Sei que existe forma de o fazer através de um CD de arranque, onde precisará de uma drive de CD USB, mas é possível que também dê por PEN, mas não conheço.
Ainda assim é um procedimento complicado de lhe explicar, pelo que recomendo que contacte uma casa ou técnico de informática para que lhe façam isso.

Outra alternativa: caso não tenha dados importantes no computador (documentos, fotos, etc.), pode optar por efetuar uma reposição de origem ao Windows. Para isso, no menu de arranque do Magalhães selecione a opção 'Reposição Windows' e siga as instruções. Depois disso, o Windows ficará exatamente como quando recebeu o computador pela primeira vez. No primeiro arranque, irá pedir para definir uma password para a conta Administrador. Digite uma password que não se venha a esquecer, ou então deixa o camp em branco (não digite nada). Atenção só para uma coisa: ao efetuar a reposição, alguns dos programas pré instalados de origem não estarão mais disponíveis. Mas se os quiser ter novamente de volta, dirija-se ao agrupamento de escolas da sua zona e peça que lhos reponham. Já agora, é possível que lá lhe façam a operação toda (reposição e reinstalação).


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Rui (12-05-12),

Infelizmente, desconheço como desinstalar essa aplicação. Mesmo assim, seria necessário na mesma fornecer a password para desinstalar o programa.

Uma solução simples, embora talvez pouco conveniente, é efetuar uma reposição ao sistema. Isso irá limpar tudo o que tem no computador e deixar o Windows como novo, com as definições todas de origem, tal como quando recebeu o Magalhães pela primeira vez.
Se quiser partir para isso, faça o seguinte:
1. Ligue o computador
2. No menu de arranque do Magalhães prima as teclas CTRL e G
3. Surge um novo menu, onde deverá escolher 'Reposição sistema' (ou algo parecido)
4. Surge outro menu com as opções de reposiçã
5. Escolha 'Reposição Windows' e siga as instruções
6. No fim da operação terá o computador como novo

Nota: se tiver alguns ficheiros importantes no computador (documentos, fotos...), copie-os primeiro para uma pen.


Cumprimentos,

Helder

majorraty disse...

a minha filha esqueceu da palavra-passe do windows 7....como fazer

Helder disse...

majorraty (17-06-12),

Tente lembrar-se da password exata (respeitando espaços, acentos, maiúsculas, minúsculas...). Faça a experiência de escrever com ou sem o Num Lock ligado (premir simultaneamente as teclas Fn e Num Lock para ligar ou desligar a função).

Caso não se lembre da password, existem programas de terceiros (não oficiais e sem garantias de sucesso) que podem repor a password do Windows. Mas tratam-se de programas complicados de usar para utilizadores comuns. Além disso, iria precisar de uma drive de CD/DVD USB.

Se tiver ficheiros importantes no computador que queira recuperar, há duas hipóteses: arranjar um sistema de arranque por CD/DVD ou Pen USB, aceder ao disco e copiar a informação. Outra hipótese é retirar o disco do Magalhães e conectá-lo a outro computador como disco secundário (atenção que ao abrir o Magalhães está a violar a garantia do equipamento).

Mas se não tiver nada de importante no computador e apenas quiser pô-lo a arrancar, então é simples. Basta fazer uma reposição ao sistema e ficará como novo.
Para isso:
1. No menu de arranque do Magalhães prima as teclas Ctrl e G
2. Escolha a opção Reposição de sistema
3. Escolha Reposição Windows e siga as instruções

No final, terá o Windows no seu primeiro arranque, tal como quando recebeu o computador pela primeira vez.
Uma recomendação minha: quando estiver na fase de criar uma palavra-passe (password), deixe esse campo em branco, não escreva nada. Não vejo necessidade de se criarem passwords no Magalhães. Se quiser criar password, então crie um disco de recuperação de password no Painel de Controlo. Assim, um dia mais tarde pode recuperá-la em caso de esquecimento.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Já a algum tempo que o magalhães, na parte da caixa mágica 12 não funciona nem sequer inicia porque dá erro na iniciação e pede para apertar Ctrl-D para encerrar ou para escrever o código de manuteção.
Não sei como ei de resolver , pode me ajudar por favor.
Obrigado.

Helder disse...

Anónimo (19-06-12),

O comando que terá de digitar é de Linux, mas, infelizmente, eu não percebo nada desse sistema.

Pode, alternativamente, efetuar uma reposição ao sistema Caixa Mágica. Isso irá deixar o sistema como novo. Atenção que o processo de reposição elimina todos os dados pessoais (documentos, fotos, etc.), deixando o sistema tal como quando o recebeu pela primeira vez.

Para ter chegado a esse estado, o mais provável é que o disco esteja com problemas. É possível que consiga efetuar a reposição, que fique a funcionar bem, mas volte a ter problemas mais tarde; também é possível que não volte a ter problemas tão cedo; como também é possível que nem consiga efetuar uma reposição.

Para efetuar a reposição, se for o MG1 basta selecionar a respetiva opção no menu de arranque; se se tratar do MG2, prima simultaneamente as teclas Ctrl e G, escolha 'Reposição de sistema' no segundo menu, 'Reposição do Caixa Mágica' no terceiro menu... e siga as instruções.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

no magalhes 2 d programa do aluno nao é pte2010 dodiam-me ajudar

Helder disse...

Anónimo (21-06-12),

No MG2 a password do controlo parental é escolinha2010


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Hiren boot 15.1 resolve o problema de esquecimento de pass...
basta ler , nada que saber
iniciar o migalhas por pen ou cd-rom
:)

Anónimo disse...

ola, o meu irmao pôs uma palavra passe no windows do seu magalhães e agora nao se lembra dele, e tem documentos importantes nele. queria saber como posso remove-la. ja tenti programas, mas não dá pois ao instalar pedeme-se a senha do admnistrador, e não consigo fazer nada. o computador tem o windows 7. o que posso fazer? cumprimentos

Helder disse...

Anónimo (06-09-12),

Embora eu não tenha experiência, um utilizador anónimo colocou, antes da sua questão, um post a dizer que o Hiren's Boot CD v15.1 permite resolver o problema de passwords esquecidas.

Tenho esse CD e costumo utilizá-lo apenas com algumas ferramentas de diagnóstico. Muito sinceramente, nunca utilizei o método que falam (nem sei qual é), mas pode tentar por sua conta e risco. Pesquise no Google por Hiren's Boot CD e encontrará isso com facilidade.

Outra forma é tentar arranjar algum método de arranque paralelo (acho que o Hiren's Boot CD tem uma espécie de "Mini Windows"), que lhe permita arrancar o computador e aceder aos dados.

Por último, na hipótese de não conseguir de outra forma, pode aceder aos seus dados retirarando o disco do Magalhães e ligando-o como secundário noutro computador (desktop). Dessa forma, terá acesso a todo o conteúdo do disco e pode recuperar os dados que pretende. E, depois, pode voltar a colocar o disco no Magalhães e efetuar uma reposição de fábrica. Atenção para a delicadeza da operação. Para quem não tem experiência, pode avariar algum dos componentes!


Cumprimentos,

Helder

becas001 disse...

Será que me podem ajudar, queria entrar num magalhaes que me foi oferecido p minha filha, mas qd tento entrar na caixa magica pede-me uma pass que agora ninguem sabe qual é.
Como posso fazer p solucionar este problema?

Helder disse...

becas001 (07-11-12),

Infelizmente não tenho conhecimentos técnicos de Linux (Caixa Mágica). Mesmo assim, as passwords existem para proteger e não para serem facilmente transponíveis.

Se não tiver dados importantes (documentos, fotos, etc.) no Caixa Mágica (em princípio não, uma vez que o computador lhe foi oferecido), o ideal é realizar uma reposição de fábrica ao sistema Caixa Mágica. Isso irá deixá-lo exatamente como novo.

Como não indica qual a versão do Magalhães tem, vou explicar-lhe os passos para ambos os modelos, começando pelo MG1:
- No menu de arranque do Magalhães (onde seleciona Windows, Caixa Mágica, etc.), selecione a opção 'Reposição Caixa Mágica'
- Siga as instruções apresentadas no ecrã
- Durante a operação (penso que logo no início do processo) pedirá a senha de super utilizador. Essa senha é pte2010
- Aguarde até que o processo esteja concluído e já poderá iniciar o Caixa Mágica sem problemas

Se tiver o MG2:
- No menu de arranque do Magalhães prima, simultaneamente, as teclas CTRL e G
- Surge um novo menu, onde deverá selecionar a opção 'Reposição sistema'
- Passa para outro menu parecido com o primeiro, mas com as opções de recuperação. Selecione 'Reposição Caixa Mágica'
- Siga as instruções... no fim poderá voltar a iniciar o Caixa Mágica sem problemas.


Cumprimentos,

Helder

becas001 disse...

Obrigada eu tenho o magalhaes1 logo vou experimentar.

Anónimo disse...

Boa tarde,
Ao clicar no icon do controlo parental abre a caixa para inserir a palavra-passe, mas não deixa inserir nada, diz sempre "Parents Carefree (Não Responde). O que posso fazer?




Helder disse...

Anónimo (21-02-13),

Isso é porque o programa está com problemas a incicar/responder. Pode estar danificado, ou pode haver outro software (vírus, por ex) que esteja a causar o mau funcionamento.

Essa situação de 'não responder' ou outros sintomas estranhos/lentidão costuma acontecer noutras aplicações?
Se sim, então existe outro problema com o computador que está a afetar o correto funcionamento.
Se não, se o problema for só mesmo no parents carefree, penso que é possível desinstalá-lo no Magalhães MG1. Se for o caso, penso que em Adicionar ou remover programas, no Painel de Controlo, surja a oplção para o desinstalar. A password de disinstalação é pte2010. Já no MG2, acho que essa opção não existe.

Em último caso, pode efetuar uma reposição de fábrica ao sistema operativo afetado. Mas faça-o só se não tiver dados importantes (documentos, fotos, etc.) a guardar, ou então faça uma cópia de segurança desses dados primeiro. Com a reposição, o computador ficará como quando o ligou pela primeira vez.
Se o problema for harware (Disco Rígido será o mais provável), a reposição ao sistema operativo poderá resolver o problema por uns tempos, mas acabará por voltar a ter problemas (esse ou outros).

Se precisar de ajuda na reposição do sistema, volte a colcar questão.


Cumprimentos,

Helder

Sérgio Costa disse...

Boa tarde

Pretendia desinstalar o programa e-Learning Class v6.0 num Mg2 mas pede-me uma palavra-passe de desinstalação!!!
Alguém sabe qual será?
Já tentei todas aquelas já vistas (pte2010, magalhaes, eescola, eescolas, eescolinha, eescolinhas) mas nenhuma delas funciona.
Cumprimentos

Helder disse...

Sérgio Costa (03-04-2013),

Sem certeza que resulte, experimente a password escolinha2010. No MG2 é a password do software de controlo parental, mas não sei se a mesma se aplica à alteração de programas. Espero que resulte, pois não conheço outra. Pode sempre tentar ligar para a linha de apoio oficial e ver se eles revelam isso. Também é possível que na escola ou agrupamento de escolas da sua zona os professores e/ou técnicos de informática saibam isso, uma vez que eles têm meios para fazer reparações a nível de software nos Magalhães.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Eu tenho um magalhães e gostava de desinstalar o e-Learning v6.0 2.0.22.130, mas preciso de uma palavra-passe, se me puder ajudar responda, aguardo resposta para o email

luis_99_castro@hotmail.com

Rui Coelho disse...

Olá,
Acabei de desinstalar o E-learning num MG2.
Quando pediu a palavra passe apenas cliquei no "Enter" e nada mais...

Cumprimentos.

Anónimo disse...

olá,

a minha irmã pôs o magalhães em nome
dela e agora não se lembra da passowrd , e o magalhães está sempre a pedir a passowrd.
será que me pode ajudar???

Anónimo disse...

olá,

a minha irmã pôs o magalhães em nome
dela e agora não se lembra da passowrd , e o magalhães está sempre a pedir a passowrd.
será que me pode ajudar???

Helder disse...

Anónimo (11-02-14),

O Magalhães tem Windows XP ou Windows 7? Dependendo da versão, pode ser relativamente simples contornar o problema.

Em última hipótese, pode fazer-se uma reposição de fábrica, deixando o computador exatamente como quando o ligou pela primeira vez. Mas isso só deve ser feito se não tiver dados importantes (documentos, fotos, etc.) no computador.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa noite. passa-se o seguinte. eu queria desinstalar o e-Learning class do meu magalhaes 2 mas ele pede uma passe que eu nao faço ideia . pode ajudar-me? obg

Helder disse...

Anónimo (03-09-14),

Infelizmente, não sei essa password. No entanto, tente o seguinte:
- (deixar em branco, sem digitar qualquer password)
- escolinha2010
- eescola
- pte2010

Se nenhuma resultar, pode sempre tentar pedir essa informação a um professor ou técnico de informática (eles têm (ou tiveram) meios para reparar os Magalhães a nível de software, pode ser que também saibam isso). Em última hipótese pode tentar contactar a linha de apoio ou a empresa que fornece assistência oficial (AT Informática).


Cumprimentos,

Helder

Salem disse...

Prezado Hélder,

Há uns anos atrás resolvi o mesmo problema graças a si :) Mas não me lembro bem como ... O meu magalhães MG1 (em xp) está a pedir-me utilizador e Senha para quando inicio a sessão na caixa mágica 12. Já tentei o Administrador/pte2010 mas não está a funcionar. O magalhães esteve parado uns anitos e agora iria ser herdado pela minha filha seguinte ... será essa a causa?

Helder disse...

Alexandra Delgado (28-12-14),

Embora no Windows XP possa existir uma hipótese de redefinir a password para uma conta de utilizador (dependendo se o utilizador 'Administrador' tenha ou não password, ou se se a conheça), no caso do Caixa Mágica essa hipótese não existe. Ou talvez até exista... mas não sou entendido em sistemas Linux.

Nota: a password que lhe é pedida no Caixa Mágica foi definida pelo utilizador (alguém que utilize o computador)... é uma questão de tentarem lembrar-se.

Assim, a solução que lhe posso dar é efetuar uma reposição de fábrica ao sistema Caixa Mágica. Isso irá pôr o sistema no estado original de fábrica (ou seja, sem password ou, então, pedirá para escolher uma password no primeiro arranque).

Para efetuar uma reposição de fábrica ao sistema Caixa Mágica, é só selecionar a respetiva opção no menu de arranque do Magalhães (algo como 'Reposição Caixa Mágica') e seguir as instruções.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Ola eu esqueci a passe do meu magalhaes e por isso não consigo utilizar, como posso retira-la?

Helder disse...

Anónimo (29-06-15),

Qual é o seu Magalhães e qual o Windows que tem? Dependendo da versão do Magalhães e da versão Windows que tiver, a solução mais simples pode passar por efetuar uma reposição de fábrica.

Responda ao que pedi e depois vemos as hipóteses.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Tem o windows 7 e MG2 .


Cumprimentos, Helder

Helder disse...

Anónimo (01-07-15),

No Windows 7 não existe o mesmo "truque" de reposição de password para os utilizadores como no Windows XP (que, no entanto, só resulta se se souber a password da conta 'Administrador' ou se esta não tiver password). Portanto, passemos ao seu caso concreto.

Tem dados importantes (fotos, documentos, etc.) no computador? Se não tiver nada importante, pode efetuar uma reposição de fábrica. Para o utilizador comum, talvez seja a forma mais simples de pôr o computador a funcionar novamente. Isso demora alguns minutos e põe o software do computador no seu estado original. Ou seja, o computador ficará como quando o ligou pela primeira vez: no primeiro arranque do Windows, ser-lhe-á pedido para criar utilizador(es) e definir as suas passwords (opcional).

Para efetuar uma reposição de fábrica, deve premir as teclas CTRL + G no menu de arranque do Magalhães e escolher a opção de reposição/recuperação do Windows... e seguir as instruções.

Note ao que lhe perguntei no início: se 'tem dados importantes no computador'. Se tiver, NÃO faça a reposição de fábrica ao software, pois isso elimina todos os dados pessoais. Portanto, se tiver dados importantes, terá de optar por outra solução.

Se tiver dados importantes, terá de se optar por outros meios, mas que envolvem outros meios que podem não estar ao seu alcance (tanto de materiais como conhecimento)... que, nesse caso, poderá ter de recorrer a serviços em casas de informática. Opções:
- Utilizar software de terceiros para tentar fazer um reset à password. Esses métodos podem destruir informação, embora não tenha conhecimento pessoalmente de nenhum caso;
- Utilizar um Sistema Operativo de arranque paralelo (através de uma Pen ou Drive CD USB) que lhe permita aceder ao conteúdo do Disco Rígido e copiar a informação para um suporte externo (outra Pen ou Disco Externo)... e, depois, sim, proceder ao restauro de fábrica;
- Retirar o Disco do Magalhães, liga-lo a um outro computador como disco secundário e copiar a informação... e, depois, efetuar a reposição de fábrica.

Espero ter sido útil na informação.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Boa tarde eu tenho um problema, tenho um Magalhães no qual tem duas contas aberta de utilizador mas ambas tem a mesma sugestão de palavra passe e eu como já á muito tempo que não venho ao computador esquecime de ambas palavras passes e agora que preciso de coisas de lá não consigo entrar porque não me lembro delas como posso fazer?

sara disse...

olá como descobrir palavra-passe de administrador?

Helder disse...

Sara (18-08-15),

A que password de 'Administrador' se refere?
Password do utilizador 'Administrador' do Windows? Password de administrador do Caixa Mágica? Password de administrador do software pré-instalado?

E que Magalhães é o seu? MG1 ou MG2?

As únicas passwords comuns que conheço dos Magalhães são pte2010 para o Magalhães 1; e escolinha2010 para o Magalhães 2. Essas passwords poderão ser solicitadas em reposições de software... talvez numa ou outra situação. Existe ainda uma password solicitada na desinstalação de software pré-instalado dentro do Windows. Creio que, pelo menos no MG2, a password 'escolinha2010' não resulte nessas situações... mas ouvi dizer que se simplesmente clicar em 'OK' (o mesmo que deixar a password em branco) resulta.

Não sei para que pretende essa password. Se simplesmente quer voltar a trabalhar com o Magalhães e não sabe a(s) password(s) de acesso ao Windows ou Caixa Mágica e se NÃO tiver dados importantes a guardar, pode efetuar uma reposição de fábrica ao equipamento. Para isso, siga os passos abaixo.

No MG1:
- No menu de arranque do Magalhães, escolha a opção 'Repor Windows' ou 'Repor Caixa Mágica' (escolha o sistema que pretender repor)
- Siga as instruções apresentadas no ecrã
- Logo no início do processo, deverá pedir-lhe a password de root/administrador. A password é pte2010
- No fim disso, no primeiro arranque do Windows XP, vai pedir-lhe para definir uma password para a conta 'Administrador'. Recomendo que não ponha nada (deixe em branco) ou, então, escolha uma que não se esqueça. A conta 'Administrador' do Windows é muito raramente utilizada, pelo que leva a um fácil esquecimento dela com o passar do tempo.

No MG2:
- No menu de arranque do Magalhães, prima, simultaneamente, as teclas ALT e G
- Escolha a opção 'Reposição de sistema'
- Escolha a opção de reposição ao sistema pretendido
- Siga as instruções apresentadas no ecrã. No início do processo, pedir-lhe-á a password de root/administrador. No MG2 a password é escolinha2010.


Cumprimentos,

Helder

Sandra disse...

O meu filho esqueceu-se da password do utilizador do Windows 7, como tem trabalhos que precisa de recuperar, como pode fazê-lo????

Helder disse...

Sandra (07-02-2016),

As passwords existem para, precisamente, dar (alguma) segurança aos computadores... e eles não conseguem saber se a pessoa se esqueceu da password ou se é alguém mal intencionado a tentar aceder aos dados pessoais.

Seja como for, o que pretende pode ser contornado de algumas formas:
1. Utilizar software que possa revelar a password (ex: http://ophcrack.sourceforge.net);
2. Utilizar software que permita redefinir a password (ex: http://pogostick.net/~pnh/ntpasswd);
3. Utilizar um sistema de arranque alternativo através de Pen ou CD/DVD que lhe permita aceder ao conteúdo do Disco (ex: http://www.hirensbootcd.org);
4. Retirar o Disco do Magalhães e liga-lo a outro computador (diretamente como secundário ou através de um adaptador USB) e retirar a informação necessária. Depois, poderá utilizar o utilitário de reposição do Windows, que lhe permitirá pôr o sistema como novo, tal como quando o ligou pela primeira vez (definir novo(s) utilizador(es) e respetiva(s) password(s). Atenção que a opção de recuperação elimina todos os dados pessoais do computador. Por isso, faça-o só depois de ter retirado todos os dados importantes.

Note que todos os métodos acima descritos são para serem executados por utilizadores minimamente entendidos. Se não for o seu caso e der mesmo valor aos dados que estão no computador, opte por recorrer a casas ou técnicos de informática.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

bom dia:

Reeniciei o meu Windows Xp no Magalhães1 mas agora não consigo desligar o controlo parental com a pass pte2010 o que posso fazer?

Helder disse...

Carlos Jorge (20-03-16),

Lamento só agora responder... tenho andado "desligado" do meu mail pessoal e só agora vi a sua mensagem.

Já há muito que não mexo em Magalhães... e os que tenho mexido já não estão com o Sistema Operativo de fábrica (Windows XP) nem com o software de controlo parental.

Só conheço a password pte2010 para o MG1... no caso do MG2, é escolinha2010. Pode tentá-la, mas não creio que vá funcionar.

Já experimentou desinstalar o programa, através do Painel de Controlo do Windows? É provável que também lhe peça password para desinstalar. Nesse caso, volte a experimentar com pte2010 ou, caso não dê, experimente sem password.

A menos que tenha, mesmo inadvertidamente, alterado a password, não estou a ver outro meio de o ajudar... mas volte a colocar questão no blog, caso não tenha conseguido.


Cumprimentos,

Helder

Mota disse...

Não me lembro da palavra passe do administrador do Magalhães como fazer para a recuperar. Mande por email a resposta mindamota21@gmail.com Obrigado

Helder disse...

Unknown (20-09-17),

Lamento, mas não envio respostas por e-mail.

Antes de poder ajudá-lo melhor, preciso que me indique:
- Qual o Sistema Operativo que tem (e, se possível, qual o Magalhães: 1 ou 2)?
- O Sistema Operativo em questão é o de origem, ou foi alterado posteriormente?


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Tenho um Magalhães, mas esqueci a minha palavra passe, como fazer para entrar outra vez, obrigado

Anónimo disse...

Boa tarde! Eu tenho um magalhães (Windows 7) e quero mudar de utilizador. Eu quero mudar para o utilizador de Professores, mas não sei qual é a palavra-passe. Será que você sabe?