BÓNUS 200€ Para Novos Jogadores de PORTUGAL

18.3.09

Control Parental Magalhaes

Control Parental Magalhaes. Como configurar o Controlo Parental do Portatil Magalhães? O nosso "enginheiro", preocupado com o que as crianças possam encontrar na Internet através do seu Magalhães, incluiu no pacote eescolinha um software que permite aos pais configurarem quais os sites que os seus filhos podem visitar ou quais os sites por eles proibidos. Até aqui tudo bem ... Apesar de o Governo disponibilizar o Guia do Control Parental, falta um tutorial a explicar como configurar o Controle Parental, de rápida leitura e fácil compreensão, com um vocabulário mais simples e menos elaborado. Quem é que se dá ao trabalho de ler um manual? Poucos leitores ... Caso tenha dúvidas sobre o uso do Control Parental no Magalhães, este post é para si.

Porque deve usar o Parental Control

O acesso das crianças à Internet suscita alguma preocupação aos familiares (pais e familia) e educadores/as, e o governo, através do programa eescolinha, alerta para que os responsáveis pelas mesmas crianças tomem as devidas precauções de forma a promoverem uma utilização consciente, crítica e segura da Internet. Podem fazê-lo através duma boa configuração do programa, Parents CareFree, impedindo as crianças de acederem a certos sites, ou permitindo apenas o acesso a determinados endereços.

"O computador Magalhães vem equipado com esse software, o que permite um controle parental avançado. Deste modo, os encarregados de educação podem controlar o acesso à Internet dos seus educandos, no que diz respeito aos sites a consultar e em relação ao tempo de utilização dos mesmos. O controle parental, bem gerido, torna‐se uma solução eficaz que tranquiliza os pais em relação às páginas da Web consultadas pelas suas crianças. Entre os programas de controlo parental do computador Magalhães, destacam‐se: no Sistema Windows o Parents Carefree e no Sistema Linux Caixa Mágica o Procon."
Porque não consegue aceder à Internet?

Como já aqui foi explicado, no post "Como ligar o Magalhães à Internet", o Parental Control liga automaticamente no arranque do Windows, e está configurado para bloquear todos os sites, menos o site do eescolinha.gov.pt. No mesmo post, menciono a maneira mais prática de conseguir o acesso à net, ao desligar o programa. No entanto, esta não é a solução perfeita. Perfeito seria configurar o programa, permitindo o acesso a alguns sites apenas e bloqueando todos os outros.


Como configurar o Control Parental

Lista de Sites Permitidos



Configurar o acesso à Internet com uma lista de Sites Permitidos, ou "Green List", é a configuração mais segura para os nossos filhos acederem à internet no Magalhães. Se permitir apenas certos sites, está a fazer com que o seu filho/a aceda apenas aos sites que vovê quiser, e bloqueia o acesso a todos os outros.

Pode adicionar os sites permitidos, um a um. Siga estes passos:

  • Clique com o botão direito do rato no icone "P" na cor verde, que está em baixo ao lado do relogio
  • Configuração de Directriz
  • Palavra Passe: pte2010
  • Enter
  • Configuração Base
  • Editar
  • Lista de Sites Permitidos
  • Site: Escreva o site que deseja adicionar, ex: google.pt (não precisa escrever www)
  • Aplicar
  • OK
Já deve conseguir aceder à Internet.

Repita o processo e adicione todos os sites que entender adicionar, ou aqueles que deseja que os seus filhos acedam.



Lista de Sites Proibidos

Esta é a lista de sites com acesso proibido, ou "Black List". Caso queira que o seu filho/a aceda a todos os sites, menos a determinados endereços que você deseja proibir, então esta opção é a mais indicada. Como adicionar um site à lista de sites bloqueados?
  • Clique com o botão direito do rato no "P" verde, que está ao lado do relogio
  • Configuração de Directriz
  • Palavra Passe: pte2010
  • Enter
  • Configuração Base
  • Editar
  • Lista de Sites Proibidos
  • Site. Digita o endereço do site que deseja proibir, ex: xvideos.com
  • Adicionar
  • Aplicar
  • OK
Repete o processo para todos os sites que deseja bloquear.

Lista de Aplicações Proibidas

Se reparar, o Windows Live Messenger, e o Windows Live Mail, estão bloqueados. São duas das aplicações que vêm bloqueadas por defeito. Se quiser que o bloqueio se mantenha, e que os seus filhos não tenham acesso ao MSN, então esta é a configuração desejada. Se por outro lado, quer dar acesso aos mesmos, o procedimento é o seguinte:


O mesmo procedimento, até às Configurações Base do Parent`s Care Free :
  • Configuração Base
  • Lista de Aplicações Proibidas
  • Clica na Aplicação que pretende remover da lista
  • Remover
  • Deseja Remover?
  • Sim
  • Aplicar
  • OK
Repete o processo se quiser remover o Live Mail da Lista. Caso queira acrescentar outra apicação à lista de aplicações bloqueadas, siga os mesmos passos, até à "Lista de Aplicações Proibidas". E em vez de "Remover", clique em "Adicionar". Escolha o caminho da aplicação, que normalmente está na pasta "Programas", em C: (C:\Programas). Veja se tem o ficheiro executável e escolha esse ficheiro.

Pode ver o exemplo da aplicação Live Mail, que está em:
  • C:\Programas\Windows Live\Mail\wlmail.exe
Todas as outras aplicações que pretenda bloquear estão na pasta C:\Programas.

Alterar a Password do Parental Control

Para os leitores que não gostam de estar sempre a colocar a password pte2010, sempre que pretender ligar a internet ao Magalhaes, ou para os que pretendam alterar a mesma, pois os filhos já a descobriram, este é o procedimento:

  • Clique com o botão direito do rato no "P" verde
  • Definições
  • pte2010
  • Em "Modificar Palavra-Passe", digite uma nova e confirme de seguida
  • Nova Palavra-Passe
  • Confirmar
  • OK
Atenção, que ao mudar a palavra passe, deve usar uma password que se lembre depois. Já vi leitores que se esqueceram da nova palavra-passe e depois têm de desinstalar o programa e volta a instalar para conseguir aceder à Internet. Aponte a nova palavra-passe num papel de forma a não se esquecer da mesma, ou use uma que já memorizou.

Caso se tenha esquecido, existe a possibilidade de levar o ID esclusivo do software de cada Magalhaes, clicando em "Recuperação de Palavra Passe". Pode obter esse ID clicando nesse botão e levando esse número ao Administrador da Directriz Escolar para recuperar a palavra-passe do ID exclusivo desse software. Não sei até que ponto está recuperação funciona, pois ainda nenhum leitor aqui dixou algum comentário nesse sentido.

Como evitar ter de escrever a pass sempre que liga à net?

Para evitar estar a colocar a password sempre que deseja aceder à internet, sugiro que configure o acesso à Internet no Parents CareFree, seleccionando a opção "Bloquear Apenas os Sites Proibidos". Desta forma, consegue aceder a todos, escusando de estar a colocar a pass, sempre que o seu filho deseja aceder à net no Magalhaes.

Pode ver o histórico mais tarde, e adicionar mais sites, conforme o seu filho/a for navegando ...

Se tiver alguma questão que queira colocar sobre o bloqueio do acesso à internet, ou sobre a configuração do Control Parental no Magalhães, deixe comentario que respondo em seguida.



Queres aprender como criar um blog e montar o teu próprio negócio?

.
Eu vivo do rendimento que os meus blogs geram.

Larguei o meu emprego como vendedor de móveis para me dedicar aos blogs à 5 anos atrás.

Passados 3 meses a blogar, já ganhava mais como blogger do que no meu antigo emprego.

Qualquer pessoa pode aprender como criar um blog e montar o seu negócio na internet.


Existe um Curso de Internet Marketing que te ensina tudo, mesmo que não saibas nada !!!

Podes ver aqui um video gratis sobre o sistema de blogging.

Mais informaçãoes aqui:
tutovideogratis-banner

52 comentários:

Adão disse...

Olá, boa tarde. A minha filha bloqueou o acesso à caixa mágica e agora sempre que tento aceder à caixa mágica, pede-me o login. Qual é esse login e como posso criar uma conta como administrador na caixa mágica para que ela apenas fique como visitante e não tenha poderes para alterar a configuração da caixa mágica como já o fiz no windows. Agradeço que quem me souber responder a esta questão, me envie um e-mail para afilsilva@gmail.com ou 2010655@iscap.ipp.pt.

Rita disse...

Boa tarde, o controlo parental da caixa mágica (LINUX) não aceita a password pte2010, o que posso fazer?

graça disse...

boa tarde. o meu nomo é graça.queria uma ajuda, o icone do control parental do magalhaes desapareceu. O que sera que aconteceu? Podem me ajudar?
Obrigado

paulo disse...

boa noite keria tb uma ajuda se fosse possivel o icone do controlo parental tb desapareceu o que se passou? foi eliminado? mt obrigado

JoniFili disse...

Para desinstalar de vez a aplicação, fiz esta pequena explicação:

http://jonifili.spaces.live.com/blog/cns!10E75A5B05750D9A!667.entry

Um abraço,
JF

AF disse...

Ola JF,

Obrigado pela participação aqui no blog.

Ja vi o teu post e ficou muito bem.
Sugiro a todos os leitores que visitem o blog do JF.

Abraço

Martinho disse...

mudamos a passe do controlo parental do magalhaes do meu sobrinho e agora perdemos a passe e quando clico em recuperaçao de palavra passe aparece uma nova janela com o ID exclusivo do software e nao sei como fazer para recuperar a passe.... podem-me ajudar?

AF disse...

Ola Martinho e bem vindo.

Experimenta fazer o restauro ao sistema (windows) para uma data anterior a teres mudado a pass. Caso não dê, desinstala e voltar a instalar o CarentsCareFree.

Podes ver como fazer, no blog do JoniFili.

Abraço

Martinho disse...

Nao tenho blog e nao sei como e onde fazer o restauro do sistema...

Beatriz D. disse...

Fiz tudo o que disse no documento acima referido, mas nao consigo entrar na internet. Aparece-me : O Internet Explorer não consegue mostrar a página da Web.
O que faço agora??

São disse...

Boa tarde!
A minha filha desligou o magalhães normalmente e quando o tentou abrir no mesmo dia, não conseguiu. Dava error.
Abria a caixa mágica mas não abria o Windows.
Tentei configurar e consegui só que, ficou praticamente tudo apagado. Só ficou a reciclagem, windows media player e o antivirus.
Gostava de saber se me pode ajudar sem ter que recorrer a um técnico.
Obrigado.

Helder disse...

São (28-09-09),

A solução que tentou implementar no seu computador, supostamente deveria ter deixado o computador no estado de fábrica... mas não! Não, porque houve uma falha por parte da empresa que fabricou o equipamento. Assim, quem utilizar o método de reposição do Windows através do menu de arranque do Magalhães, irá perder muitos dos programas pré-instalados de fábrica, ficando, basicamente, só com Windows e Office (Diciopédia, Magic Desktop, entre outros, deixam de existir).
Portanto, se quer ter os programas de volta, tem estas hipóteses:
- Levar o computador ao agrupamento de escolas da sua zona. Pelo que ouvi dizer, os agrupamentos de escolas costumam estar munidos de meios para reporem os programas que não estão incluidos na reposição. Em princípio, não paga por essa reparação.
- Levar o computador a uma casa de informática com meios técnicos para lhe colocar os programas em falta. Essa reparação terá custos.
- Ser você mesma a fazer a reparação. Neste caso, irá necessitar de alguns dispositivos informáticos e conhecimentos, ou, no mínimo, seguir com muita atenção as dicas. Na zona esquerda deste blog, tem um tópico chamado "Recuperação do Magalhães". Lá encontrará os meios necessários passo-a-passo para fazer uma reposição. Nota: não dá muito trabalho, desde que se entenda as operações, mas demora o seu tempo (principalmente o download dos ficheiros).

Portanto... são essas as soluções. Ainda há uma outra, que é ligar para o suporte técnico da assistência e explicar o sucessido, mas é provável que eles a encaminhem para o agrupamento de escolas da sua zona.

Caso opte por efectuar a reparação numa casa de informática, se viver próxima da zona de V. N. Famalicão, considere fazer a reparação na minha loja. Além de tudo reposto, ainda lhe deixo o computador em excelentes condições, com uma série de programinhas e jogos extra, mais espaço livre em disco, antivírus e controlo parental a funcionar e correctamente configurados... e a reparação não é cara, garanto-lhe.
Os meus contactos:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

TRANSDUO disse...

Boa noite
sem querer desinstalei o Control Parental e agora como faço para voltar a instalar? podem ajudar-me ?
Obgd
Luis

Helder disse...

Transduo (04-11-09),

Da experiência que tenho, muito pouca gente faz uso desse progama. Sinceramente, não conheço ninguém que faça, se bem que é bastante útil para quem queira controlar e monitorizar o acesso à internet, aplicações ou ao sistema em geral. Se for o seu caso, e uma vez que esse (e outros) programas não estão incluídos no sistema de restauro do Magalhães, terá de dirigir-se ao agrupamento de escolas da sua zona e solicitar que lhe façam a reposição desse programa.
Alternativamente, poderá tentar outros meios, como comprá-lo ou


Cumprimentos,

Helder

julio disse...

Boa noite
tenho um erro 18 no magalhaes alguem tem resolucao para esta situacao

cpts
julio

Helder disse...

julio (19-12-09),

Em princípio, esse erro é dado pelo Caixa Mágica ou pelo gestor de arranque, que faz parte do Caixa Mágica.
Interessa saber se o erro:
1. acontece antes do menu de arranque do Magalhães
2. acontece depois do menu, quando tenta iniciar o Windows
3. acontece depois do menu, quando tenta iniciar o Caixa Mágica

Em princípio trata-se de um erro de leitura do disco, mas falta saber se é um erro lógico ou físico.
Se conseguir passar o menu, e se o erro for no Caixa Mágica, sugiro que faça uma reposição a esse sistema, utilizando a respectiva opção no menu de arranque.
Se o erro for ao tentar iniciar o Windows, também pode tentar efectuar a reposição, mas irá perder vários dos programas pré-instalados de origem (Diciopédia, Magic Desktop, entre outros...).
Se não conseguir chegar ao menu, então contacte assistência, ligando para o número na base do portátil.
Em qualquer dos casos, pode ligar para o centro de assistência e ver o que lhe dizem...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

esqueci-me da pass, o que faço para recuperar?

Helder disse...

Anónimo (22-12-09),

Qual pass?
Se se refere à password do programa de controlo parental (Parents Carefree), por defeito é pte2010. Essa é a mesma password de root (administrador) para o Caixa Mágica.
Já no Windows, a password da conta 'Administrador' foi definida no primeiro arranque do computador. Se não sabe a password para essa conta, a forma mais simples de a repor é através da Gestão do Computador.
- Dê um clique com o botão direito do rato sobre 'O meu computador' e clique em Gerir
- Na janela que surge, navegue até Utilizadores e grupos locais > Utilizadores
- Clique com o botão direito do rato sobre a conta 'Administrador' e clique em 'Definir palavra-passe...'
- Escolha uma password fácil de decorar, ou simplesmente clique em OK, para definir uma password em branco (sem password)

Caso não consiga arrancar com o computador no modo normal e precise mesmo de entrar com a conta de Administrador em modo de segurança, então terá de saber mesmo a password dessa conta... caso contrário, só com meios técnicos próprios (hardware e software) para o efeito será possível redefinir uma nova password para essa conta.


Cumprimentos,

Helder

Margarida disse...

bom dia. o magalhaes do meu sobrinho pede palavra-passe e utilizador na caixa mágica. Eu coloco o nome dele e uma palavra-passe e não dá!!!! O que faço?
Obrigada

Helder disse...

Margarida (23-12-09),

Infelizmente, os meus conhecimentos de Linux (Caixa Mágica) são poucos. Sei que existe um utilizador padrão, que vem pré-configurado nesse sistema e sem password. Provavelmente, quem usa o computador deverá ter definido uma password para essa conta. Se se esqueceram dela, é provavel que consigam redefinir uma nova, mas só entrando com a conta de super-utilizador.
Veja se consegue entrar com essa conta, com os seguintes dados:
Utilizador: root
Password: pte2010
Se conseguir entrar com essa conta, terá de descobrir onde se configuram os utilizadores e se definem as passwords. Como não tenho experiência com esse sistema, nem tenho nenhum Magalhães aqui à mão para poder orientá-la, terá de descobrir por si.

Outra alternativa, talvez mais simples, será fazer uma reposição ao Caixa Mágica, que deixará esse sistema no estado de fábrica (tal como quando o adquiriu). Para isso, no menu de arranque do Magalhães, escolha a opção 'Reposição Caixa Mágica' e siga as instruções. Atenção: faça a reposição APENAS para o Caixa Mágica. Se fizer a reposição do Windows, irá perder alguns dos programas pré-instalados.


Cumprimentos,

Helder

olinda disse...

Boas, para quem ainda não sabe como desinstalar o conrolo parental, porque mudou a pass e já não se lembra é fácil .

Vá a http:/www.chinansl.com
A página vai aparecer em chinês, mude para inglês e faça o download do programa e guarde numa pen. No pc magalhães, execute o programa, será pedido a criação de pass, crie a pass e depois é deixar correr o programa ( dessa forma o antigo é eliminado), irá aparecer uma janela com várias opções e clique em exit. Para desintalar o programa, clique no icone na barra de ferramentas e escolha unnistall, insira a pass que criou e já está. Será pedido o reincio do pc, faça-o. Dessa forma livra-se do controlo parental de vez. Espero ter ajudado. Boa sorte a todos.

Mamã disse...

Boa tarde

O Magalhaes da minha filha apanhou um virus e a forma cvomo eu resolvi, foi fazer a reposição do windows o que implicou perder todos os progrmas do eescolinha.
Não dei grande importancia,pois ela não os usa. O problema é qie não consigo aceder á Internet,mesmo estando já configurada ( sem fios MEO), com rede e informação de ligada.Penso que tem a ver com o "control parental", mas como não tenho o icon na barra de ferramentas, não sei como o desligar.
Pergunta é possivel usar este computador como um computador normal e aceder á internet, sem ter que compar a Pen para instalar os programa eescolinha?
Como posso resolver o problema do acesso à net ?
AGradecia oa sua ajuda URGENTE.
oBRIGADOFATIMA

Helder disse...

Fátima (19-01-10),

Penso que ao efectuar a reposição do Magalhães, entre outras aplicações que são perdidas, o programa de controlo parental também se perde.
Por isso, como esse programa já não existe, o problema deverá estar com o driver da placa de rede sem fios. Para poder despistar, reinstale o driver, transferindo-o a partir deste link:
http://www.suportemagalhaes.com/downloads/drivers%20equipamento/atom/05_Wireless.zip
Veja se resolve...
Outra solução que pode testar para despistar, é tentar ligar, só para teste, através do cabo ethernet. Numa das saídas do router, ligue um cabo ethernet e a outra ponta ao computador... e veja se consegue navegar com essa ligação. Ainda assim, pode também existir um problema de driver da placa ethernet, pelo que deverá reinstalá-lo para resolver o problema:
http://www.suportemagalhaes.com/downloads/drivers%20equipamento/atom/06_LAN.zip

Espero ter ajudado...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola
como recupero a pass do controlo parental???

cumprimentos

Helder disse...

Anónimo (28-03-10),

Sinceramente, não sei como o fazer, mas poderei investigar isso. No entanto, certifique-se do seguinte:
1. Esqueceu-se mesmo da password, ou, simplesmente, não a sabe? A password por defeito é pte2010
2. Certifique-se de que não tem o teclado numérico activado (uma pequena luz com o "1" acende-se no painel luminoso). Para activar ou desactivar o Num Lock, prima, simultaneamente, as teclas Fn e Num Lock (cantos inferior esquerdo e superior direito, respectivamente)

Se continuar com problemas, diga, e tratarei de investigar isso melhor...


Cumprimentos,

Helder

Francisco disse...

Boa noite, ora bem quero livrar me do controlo parental do magalhes do meu irmão e a pass pte2010 não da sugestões???

Francisco Conceição

franciscoomni@hotmail.com

Helder disse...

Francisco (06-10-10),

Por defeito, a password do Magalhães MG1 (primeira versão) é pte2010. Já no Magalhães MG2 (versão mais recente) é escolinha2010.

Se nenhuma delas resultar, é porque foi alterada. Eu não conheço meio de contornar a password ou redefinir quando esquecida. Pode tentar entrar em contacto com o centro de assistência, a ver se o podem ajudar, ou com o próprio fabricante do programa:
http://www.chinansl.com/en/
Em todo o caso, se não conseguir, diga e eu posso tentar debruçar-me um pouco sobre o assunto. Costumo dizer que na informática nada é impossível, mas... eu não sei tudo :)


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola, boa noite. O magalhaes do meu filho nao aceita a palavra pass pte2010. o sistema operativo e o windows 7, podem ajudar me?? obrigado
dinafaria@gmail.com

Helder disse...

Anónimo (07-10-10),

Eu respondi a essa questão exactamente no post anterior ao seu. Em princípio, a password será escolinha2010.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

boa tarde a palavra passe do paternal control nao aceita pte2010

podiame disser qual pode ser


obrigado

Helder disse...

Anónimo (20-12-10),

Se se refere à nova versão do Magalhães (MG2), a password é escolinha2010.


Cumprimentos,

Helder

Cláudia disse...

Boa tarde:

Tenho um Magalhães dos 1os e foi para reparação e foi também feita a substituição dos disco. Supostamente desactivei o controlo parental e removi o programa... :o(
Não consigo aceder à net! Liguei para a linha de apoio e atraves de outro Pc baixei os drivers para aceder à internet sem fios uma vez que não me apareciam redes sem fios disponiveis... agora a minha aparece mas não consigo ligar. Na linha de apoio dizem que tenho de ir à ecsola e passar com a pen do agrupamento o programa e depois activar o acesso à internet... será que não tenho outra forma de o fazer? Não me apetece nada ter de ir à escola... são tão complicadinhos... obrigada

Helder disse...

Cláudia (28-12-10),

Se a rede já surge, mas não consegue ligar, a solução poderá passar por algum passo mais complicado, que envolva alterar alguma definição do router. Mas para isso, terá de saber mexer nas configurações do seu equipamento, o que não me parece. Mesmo os mais recentes, principalmente os dos próprios operadores (Sapo, Clix, Vodafone, etc.), costumam ter as definições principais simplificadas.
O que poderá tentar fazer é, se conseguir, alterar o modo de encriptação da sua rede sem-fios para outro tipo. Por exemplo, se está em WPA2, aterar para WPA ou WEP.

Mas, antes disso, convém certificar-se de que não há erros na tentativa de conexão. Estará a digitar a password correctamente? Note que terá de respeitar maiúsculas e minúsculas! Além disso, não confunda '0' (zero) com 'O' (ó). Normalmente são zeros.

Além disso, idealmente deverá eliminar as definições actuais da rede sem fios. Se se enganou a digitar a password da primeira vez, é possível que isso esteja a impedir que a rede se conecte. Para eliminar, faça o seguinte:
1. Clique em Iniciar > Painel de Controlo
2. Na zona esquerda da janela, clique em 'Mudar para vista clássica', caso não esteja já nesse tipo de vista
3. Procure por 'Ligações de rede' e dê duplo clique nesse ícone
4. Clique com o botão direito do rato sobre 'Ligação de rede sem fios' e depois em 'Propriedades'
5. Na caixa que surge, clique no separador Redes sem fios
6. Nessa secção, há uma zona onde estão listadas todas as redes sem fios gravadas no sistema. Apague a que corresponde à sua (se não souber qual, idealmente apague-as todas)
7. Clique em [OK]
8. Tente, agora, estabelecer conexão, certificando-se de que digita correctamente a password de rede

Nota: Se não encontrar o separador no passo 5, procure, junto às horas, um ícone da marca da placa de rede (provavelmente MSI qq coisa). Clique nesse ícone e escolha a opção 'Use Windows Zero Configuration' e, depois, volte a repetir os passos que indiquei.

Se continuar com problemas, tente esclarecer melhor a situação, como surgiu o problema e o que já tentou para resolver.
A solução que lhe proposeram, de se deslocar à escola, não é má de todo. Dependendo da escola, poderá ter de ser é ao agrupamento de escolas. Lá, daquilo que ouvi dizer, existe algum responsável informática que tem meios para efectuar a reposição. Há aqueles que são mais atenciosos, em que podem efectuar alguns testes ao equipamento, mas não são obrigados a isso.

Tente e depois diga algo...


Cumprimentos,

Helder

dani_vazao_ disse...

Olá esqueci -me da passe do programa e não consigo ir por o meu filho na internet, já tentei o tal site chinês que recomendou a uma pessoa que comentou em cima, mas o site está temporariamente indisponível.
Gostaria que me ajuda-se por favor.

Helder disse...

dani vazao (18-02-11),

Definiu alguma password nova para o Parents Carefree? Se sim, terá mesmo de se lembrar dela; Se não, a password por defeito é pte2010 para o Magalhães MG1 e escolinha2010 para o Magalhães MG2.

Se o site se encontra indisponível, tente ligar para a linha de apoio a ver se lhe podem ajudar.
Já agora, certifique-se de que esteja a escrever a password correctamente. Verifique se o Num Lock ou Caps Lock estão ligados. Tente com isso ligado e desligado. Pode ser que, por acaso, tenha digitado de início a password com uma dessas funções activadas...


Cumprimentos,

Helder

Luís disse...

Boa tarde.

Esqueci a password do parent carefree, mas através do DOS fui à pasta windows\system32\pnw\policy e policy2 e apaguei lá uns ficheiros pkt e configurei uma nova directriz. No fundo fiz um pequeno "hack". Já consigo pôr os rapazes a aceder à Internet. Mas como faço para desisntalar o programa? O site da empresa parece que não trabalha.

Helder disse...

Luís (14-03-11),

Boa dica a sua!
Sinceramente, não sei como desinstalá-lo. Posso estar errado, mas penso que o MG1 tenha essa opção no Adicionar ou remover programas, mas não tenho certeza. Já o MG2. penso que não tem nada.

Seja como for, há uma boa alternativa a isso. Muita gente detesta esse programa porque ele "impede" o acesso à Internet, mas a verdade é que ele está lá por segurança, porque impede a navegação por sites não autorizados. O (grande) problema dele foi não trazer um manual a explicar como funciona e como se configura.

Basicamente, é só configurar a directriz existente e retirar-lhe os horários dos filtros de navegação Internet e das aplicações. Ou, então, configurá-las cada um ao seu gosto. O programa é muito, mas mesmo muito útil.

Por ex, para uma criança de 4-5 anos, pode permitir o acesso apenas a sites tipo noddy, ruca, barbie, etc, ficando todos os outros bloqueados. Lembro-me que a minha filha, com 4 anos, sabia abrir o browser Internet Explorer, que tinha como página inicial o Google. Ela, então, premia a tecla J e adivinhe quais eram as primeiras sugestões!? Embora fosse pouco provável que ela clicasse noutros links que nãos os de jogos, imagine se algum site de conteúdo pornográfico estivesse no topo da lista?

À parte do controlo da navegação, é possível configurar o acesso a determinadas aplicações e até mesmo ao próprio Windows. Pode definir que o Windows só trabalha das 19h00 às 21h00, que a Internet só trabalha das 20h00 às 21h00 e que o Messenger só trabalha das 20h30 às 21h00. E isso pode ser configurado para cada dia diferente das semana!

Primeiro, retire todos os filtros (penso que já o fez, com a criação de uma nova directriz). Depois, explore bem as capacidades do programa e verá que podem ser úteis em algumas situações...


Cumprimentos,

Helder

Elio Oliveira disse...

agradeço a preciosa ajuda que me deram continuem pois resolveram o meu problema e penso que ajudaram muitas pessoas
obrigado

3l3ctrodu3nd3 disse...

Iniciar > Run > msconfig > unmark student service > unmark PNW > OK > restart

Anónimo disse...

creio q o parents carefree foi desinstalado do meu magalhaes, fiz recuperacao d ficheiro mas agora n ativa o bloqueio de sites automaticamente cada vez que ligo o pc. o wue faço?

Helder disse...

Anónimo (12-10-11),

Não entendo o que pretende dizer com "fiz recuperacao d ficheiro".
Primeiro certifique-se de que Parents Carefree está instalado. Se sim, aceda à configuração da directriz. Se conseguir aceder, terá de verificar as configuração das definições. Não tenho nenhum Magalhães para poder orientá-lo, mas o bloqueio de sites está relacionado com o item 'Filtro de site' (ou algo parecido).

Se continuar com problemas, pode solicitar na escola ou agrupamento de escolas da sua zona que lhe façam a reparação do software, em princípio gratuíta.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá, Boa Tarde pq será que não estou coseguindo entrar na net com o roteador
D-link DIR-100??

Anónimo disse...

boas,

as pass do controlo parental são as seguintes:

12pte34
pte2010
escolinha2010

HMSLR3 disse...

Boas, como posso desinstalar o controlo parents carefree?

Anónimo disse...

como posso instalar o parents carefree?

Helder disse...

Anónimo (19-12-12),

Penso que esse programa não seja gratuíto. Ele vem pré-instalado nos Magalhães porque, certamente, haverá um acordo entre a JP Sá Couto e o fabricante do software.

Pode tentar as seguintes hipóteses para tentar obter esse software:
1. Contactar a linha de apoio oficial do Magalhães e perguntar se têm esse software disponível para download
2. Contactar o fabricante do software e saber as condições de aquisição do software (é possível que tenham alguma versão gratuíta, embora com limitações)
3. No agrupamento de escolas da sua zona é possível que lhe consigam instalar isso. Entre em contacto com eles para mais informações


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Desapareceu o parental care free (control parental) do meu magalhães.
Como o recupero?
Agradeço resposta rápida.
Obrigada

Helder disse...

Anónimo (02-01-13),

Se tem o MG1 e procedeu à reposição de fábrica, a imagem de reposição não inclui alguns dos programas pré instalados no Windows.

Leia a minha resposta anterior ao seu post para ver algumas das formas possíveis de obter esse programa novamente.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola
Peso que me ajude numa coisa, o meu filho recebeu o magalhaes eu alterei a pass mas não me lembro com recupero??

OBRIGADO

Helder disse...

Anónimo (20-03-13),

Qual é o Magalhães (MG1 ou MG2) e qual é o Sistema Operativo (Windows XP ou Windows 7)?

Se for o MG1, poderá haver uma forma de redefinir uma nova password, mas apenas se se lembrar da password da conta 'Administrador' (se tiver password, que pode nem ter).
Mas se for o MG2, é será mais complicado para um utilizador comum tentar redifinir uma nova password.

Seja como for, caso não tenha dados importantes no computador (documentos, fotos, etc.), pode efetuar uma reposição para o estado de fábrica. Para isso, siga os passos para o caso que se aplique.
Se tiver o MG1:
- No menu de arranque, escolha a opção 'Reposição Windows' e siga as instruções apresentadas no ecrã.
- Provavelmente, logo no início do processo, ser-lhe-á pedida a password de administrador ou super-utilizador. A password é pte2010

Se tiver o MG2:
- No menu de arranque, escolha prima simultaneamente as teclas CTRL e G.
- Escolha a opção 'Reposição de sistema'.
- Escolha a opção 'Reposição Windows' e siga as instruções.

No final da reposição, na primeira utilização do Windows, recomendo que não defina nenhuma password para nenhuma conta de utilizador. Isso para previnir que mais tarde volte a acontecer algo do género... e também porque, normalmente, não fazem do Magalhães um "computador pessoal". Mas isso será opção sua.


Cumprimentos,

Helder

Isidoro Lyandro disse...

ola tenho um mh2 que tem a pass bloqueada (P)e nao sei como fazer para colocar uma nova pois comprei em segunda mão e nao consigo retirar o control parental... leandro

Helder disse...

Isidoro Lyandro (15-11-14),

A password predefinida para o Parents Carefree no MG2 é escolinha2010.
Se alguém a alterou, não conheço meio simples de a redefinir (talvez haja, simplesmente não conheço). No entanto, pode efetuar uma reposição de fábrica ao software, que o deixará no estado de fábrica e com a password predefinida. Se tiver dados importantes no computador, faça cópia deles primeiro para uma Pen ou Disco Externo.
Para fazer a reposição do software, prima, simultaneamente, as teclas CTRL e G no menu de arranque do Magalhães, depois selecione a opção de recuperação e, por fim, o sistema que pretende repor (Windows, no caso)... e siga as instruções.


Cumprimentos,

Helder

200€ BÓNUS de Boas Vindas Para Novos Jogadores de Portugal