22.2.09

Seguranca Magalhaes Palavras Passe

Segurança Magalhaes. Para aumentar a segurança no Magalhaes, pode começar por criar palavras passe nas contas de utilizadores. Outra maneira de aumentar a segurança no magalhães, para além de atribuir uma palavra passe a cada conta de utilizador, é o desligar a conta de convidado, ou atribuir um outro nome á mesma. Existem algumas falhas de segurança no Windows XP Profissional, relacionadas com as palavras-passe de cada utilizador, que todos devem ter conhecimento. O primeiro passo a dar para aumentar a segurança no computador magalhaes começa pela atribuição de uma palavra chave para a conta de Administrador, pois a falta da mesma é uma das vulnerabilidades mais exploradas por hackers, virus, trojans e outros ataques cibernéticos. Como criar palavras passe nas contas de utilizadores do magalhães?


Segurança no Magalhaes - Palavras Passe

Criar uma palavra passe em cada conta de utilizador do Magalhaes deve ser um dos primeiros passos para aumentar a segurança no Magalhaes PC. A maior parte dos utilizadores do windows, não protege as suas contas de utilizadores com palavras passes, e apenas uma pequena percentagem de pessoas cria uma palavra chave para a sua conta de utilizador.

No entanto, mesmo que crie uma password para a sua conta de usuario, o windows continua vulnerável, porque a conta de Administrador vem sem password na sua configuração inicial. Se estava a pensar que bastava colocar uma password na sua conta, que ninguém conseguia entrar no seu PC, engana-se ...

Não só conseguem entrar no seu computador pela conta de Administrador, como conseguem mudar a sua password e impossibilitá-lo de aceder a sua conta de utilizador. Qualquer computador (Portatil Magalhaes ou outro PC) que tenha o Windows XP instalado, vem com as contas de utilizador sem palavra passe o que baixa o nível de segurança no computador.

Como Criar uma Conta de Utilizador?

Para criar uma conta de utilizador, clique em:

- Iniciar
- Painel de Controlo
- Contas de Utilizadores
- Criar Nova Conta
- Nome do Utilizador
- Escolha os Previlégios que quer dar à conta

Neste passo, você pode escolher que tipo de previlégios quer dar a esse utilizador. Se for uma conta para o seu filho, sugiro que escolha a opção "Limitado", pois dessa forma vai prevenir a eliminação acidental de programas, ou outros erros de configuração que podem danificar o computador portatil Magalhaes.

Se criar uma conta de utilizador para si, então pode escolher a opção "Administrador de Computador", o que lhe vai possibilitar efectuar todas as operações de administração do PC Magalhaes.

Depois de escolher os previlégios da conta, clique em:

- Criar Conta


Como criar palavra passe para conta de utilizador?

Para criar uma palavra passe na conta de utilizador, clique em:

Na mesma janela "Contas de Utilizador", vão aparecer as contas de utilizador que tem. Vai ter o user que acabou de criar e a conta de convidado. Para atribuir uma password à conta de usuário que acabou de criar, clique na:

- Conta de Utilizador que criou
- Criar palavra passe
- Escreva a palavra passe
- Repita a palvra passe
- Escreva algo que lhe recorde a palavra passe mas que não diga qual é a password
- Criar palavra-passe

Desligue a Conta de Convidado

Para aumentar a segurança, desligue a conta de convidado. Caso esteja ligada, clique nessa conta, e depois em "Desactivar a Conta de Convidado". Dessa forma vai prevenir ataques exteriores por essa conta. A maior parte dos ataques cibernéticos são feitos devido a essas vulnerabilidades do Windows, que é a conta de convidado estar ligado e a conta de administrador e outras contas, não terem uma palavra-passe que as proteja.

Como Criar uma Password na Conta de Administrador?


Para criar uma palavra-passe na conta de administrador que vem instalada de origem no Windows XP, clique em:

- Iniciar
- Painel de Controlo
- Ferramentas Administrativas
- Gestão de Computadores
- Utilizadores e Grupos Locais
- Utilizadores
- Clique com o botão direito do rato em "Administrador"
- Definir palavra-passe
- Prosseguir
- Digite uma palavra passe

Aumente a segurança do magalhães com passwords

A partir de agora, tem as contas de utilizadores com palavras passes, inclusivé a conta de Administrador, e a conta de Convidado desligada. É um bom começo para aumentar a segurança do Magalhães. Além dum bom antivirus, como o Avast, os passos que indiquei em cima, são o mínimo que pode fazer para aumentar a segurança no Magalhaes.

Como aceder à Conta de Administrador em Modo de Segurança?

Existem outras formas de criar uma palavra passe na conta de administrador, como clicar em F8 no inicio do arranque do windows, entrar em "Modo de Segurança", para depois criar a password na conta de admin do magalhaes. No entanto, eu tentei fazer esse procedimento (F8), mas nao consegui entrar em modo de segurança no magalhaes, acabando pelo computador magalhaes ficar em estado suspenso.

Se os leitores souberem como entrar no Modo de Segurança do magalhaes e quiserem partilhar essa informação com todos, podem deixar comentário. Gostaria de saber se alguém sabe como entrar em modo de segurança e quais as teclas de atalho que usou.

Se tiverem alguma questão relacionada com a segurança no magalhães, com a gestão de contas de utilizador, criação ou eliminação de passwords, backup do magalhaes, recuperar programas do magalhaes, pode deixar comentário que respondo de seguida.

Abraço,



Queres aprender como criar um blog e montar o teu próprio negócio?

.
Eu vivo do rendimento que os meus blogs geram.

Larguei o meu emprego como vendedor de móveis para me dedicar aos blogs à 5 anos atrás.

Passados 3 meses a blogar, já ganhava mais como blogger do que no meu antigo emprego.

Qualquer pessoa pode aprender como criar um blog e montar o seu negócio na internet.


Existe um Curso de Internet Marketing que te ensina tudo, mesmo que não saibas nada !!!

Podes ver aqui um video gratis sobre o sistema de blogging.

Mais informaçãoes aqui:
tutovideogratis-banner

35 comentários:

Sandra disse...

boa tarde

como recuperar palavra passe

Sandra disse...

como recuperar palavra passe no parental carefree

Anónimo disse...

Bom dia, antes de mais queria agradecer a preciosa ajuda que me têm dado. Tem sido espectacular.

Gostaria de saber como posso fazer o backup de segurança (completo, não apenas dos documentos) do Magalhães para posteriormente restaurar caso surja alguma problema. Em que tipo de suporte gravo a mesma uma vez que o Magalhães não tem CD.

Obrigada
Paula

Admin disse...

Ola Sandra, bem vinda.

Estou a fazer um tutorial sobre esse tema, vai vendo os posts ...

Bjs,

Admin disse...

@ Paula,

Estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros.

Para fazer um backup completo do Magalhaes, podes usar os programas
Acronis True Image e o Norton Ghost, ou o programa que o Capinha falou no post Assistencia Técnica para o Magalhães

Bjs,

jose monteiro disse...

ola boas espero em ajudar para entar em modo de segurança no magalhaes é simples ao reiniciar o magalhaes não faz nada quando aparecer a escolha de ambiente vai por no microsoft windows e faz logo f8 e entar sem problemas e depois escolhe o que quer fazer..espero ajudar!!!

Anónimo disse...

AF
Agradeço sua visita e comentário feito no meu blog.
Sobre a opção nome e Url só é permitida junto com o comentador anônimo.
Sugiro que use o OpenId, que é a sua url confirmada com sua conta blogger.
A vantagem é que ganha um link automático quando assina o comentário com a conta OpenID.
Abraço

Admin disse...

Ola Jose

Obrigado pelo comentário.

Admin disse...

Ola Catarino, bem vindo.

OK. Obrigado pela dica. Vou criar um conta OpenID então.

Abraço colega,

Anónimo disse...

como recuperar a passe do controlo parental e a passe de conta de utilizador??? o meu filho de 8 anos bloqueou tudo sem saber e agora não consigo, alguem me pode ajudar???? sboafe@sapo.pt

Anónimo disse...

Boas!... Este é um espaço bastante útil, para todos os que ficamos de fora das explicações que Min.Educação deveria ter prestado. Alguém que ajude a malta a desenrolar o novelo Magalhães!.. E, ainda por cima, pro-bono!!! Pergunto: na nova versão da máq, já actualizados os prog's c/erros, algumas das aplicações que antes estavam instaladas, já não estão. Refiro-me aos jogos "Supertux", por exemplo. Como faço para os instalar?

isabel disse...

Boa noite
No computador do meu filho vem sem uma série de programas entre eles a Magic Desketop onde é que o posso arranjar?
Há outros programas que podem ser descarregados do site eescolilha. Penso que esse que procura vem lá

JCEF disse...

Tal como foi dito, uma das falhas de segurança do XP é que raramente os utilizadores criam palavra-passe na conta de Admistrador. Isto pode ser útil nos casos em discussão (esquecimento da palavra-passe por parte dos utilizadores que são administradores). Além da forma referida (entrar em "modo de segurança") é possível entrar em modo normal na conta de Administrador, basta que quando o sistema inicia normalmente e chega ao "ecran de boas vindas" (aquele onde se escolhe o utilizador e se digita a palavra-passe) se prima simultaneamente as três teclas Crtl+Alt+Del duas vezes seguyidas e, na janela de autenticação que aparece, se apague o nome do uilizador que tem definido por defeito no campo utilizador (user) e se escreva o nome de utilizador Administrador e de seguida se prima Ok. De seguida, é iniciada a conta de Administrador, onde podem ser efectuadas as alterações de conta e de palavras-chave já mencionadas.
Desculpem a demora do comentário, mas só hoje descobri este blogger.
Espero ter ajudado!

Admin disse...

Ola Jose,

Não tens nada que pedir desculpa.

Comentários desses são sempre bem-vindos.



Abraço,
AF

Anónimo disse...

Bom dia, já fiz todos os passos, mas ponho Administrador como nome de utlizador, mas não me deixa entrar, pois pede-me a palavra-passe.Já experimentei as palavras-passe,eescola, eescolinha,pt2010,etc.
Não sei o que fazer,pois nada percebo de programação.

Helder disse...

Anónimo (23-10-09),

Na primeira utilização do Magalhães, há uma fase em que pede para definir uma password para a conta 'Administrador'. Esse passo pode ser ignorado, ou deixada a password em branco. No entanto, da experiência que tenho, os utilizadores costumam definir aí uma password qualquer, sem fazer caso desse passo e, com o passar do tempo, quando realmente é necessário aceder ao computador com a conta 'Administrador', já não fazem a mínima ideia do que terão colocado como password. Por isso, se também não sabe a password da conta 'Administrador', então é um caso (quase) perdido para utilizadores comuns ou com pouca experiência em informática.

Tente lembrar-se da password que foi colocada na conta Administrador, no primeiro arranque do Magalhães, caso contrário tem duas soluções:
1. Há programas próprios, com meios próprios, que permitem redefinir passwords para os utilizadores do Windows, mas é um processo um pouco complexo para utilizadores comuns
2. Pode efectuar uma reposição do Windows, mas isso irá colocar o quase no estado de fábrica. Este procedimento elimina quaisquer dados pessoais (fotos, documentos, etc.), mas, além disso (o quase), há outro senão: é que irá perder alguns dos programas pré-instalados de fábrica, como a Diciopédia, Magic Desktop, entre outros... Para os obter novamente, terá de recorrer ao agrupamento de escolas da sua zona, ou contactar assistência técnica.

Tenho loja de informática na zona de V. N. Famalicão. Se pretender, pode contratar os meus serviços.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

RICARDO disse...

ola amigo helder eu tenho um problema com o meu magalhae intalei um antiviros em cima de outro antiviros e ja tentei entrar em modo de seurança mas nao sei a palavra pass do adminostrador. O que devo fazer???????????????

RICARDO disse...

ola amigo Helder eu tenho umm problema com o meu magalhaes instalei um antiviros em cima de outro antiviros e o windowls nao me deixa entrar ja tentei ertran em modo de seguranbça mas nao sei a palavra paas do administrador. O que devo fazer???????????????????

Helder disse...

Ricardo (07-12-09),

A palavra-passe da conta 'Administrador' foi definida no primeiro arranque do Windows. Da experiência que tenho, as pessoas, inadvertidamente, metem qualquer coisa que lhes venha à cabeça... e acabam por esquecer-se com o passar do tempo. Noutros casos, deixam a password em branco (onde para fazer logon basta escrever o nome de utilizador e clicar em OK).

Seja como for, a conta de utilizador comum do Windows também é uma conta do tipo Administrador, por isso deveria conseguir fazer logon com essa conta e proceder a reparações necessárias. Mas... se o problema que está a ter é 'Faz logon e logo de seguida o Windows termina a sessão', então não vai adiantar de nada saber a password da conta 'Administrador', porque irá acontecer a mesma coisa (faz logon e termina sessão logo de seguida).

Se for esse o caso, lamento dizer, mas está infectado com um vírus, provavelmente proveniente da internet, ou então por pen drive. Existem soluções para esse tipo de problema, mas requerem material e meios próprios, pois além de ficheiros de sistema afectados, o próprio registo do Windows foi alterado e não é simples corrigi-lo sem conseguir iniciar sessão.

Para "contornar" o problema, poderia efectuar uma reposição ao sistema Windows, mas iria perder alguns dos programas e funcionalidades pré-instalados de fábrica. Além disso, com essa reposição, irá perder quaisquer ficheiros pessoais (fotos, documentos...).
Há duas opções ideais para o seu caso:
1. Utilizar o método de reposição disponível neste blog. Na zona esquerda da página, procure por 'Recuperação do Magalhães' e siga as instruções apresentadas na página que surge. Irá precisar de algum material e tempo...
2. Solicitar a reparação numa loja de informática com meios para tal.

Se viver próximo da zona de V. N. Famalicão, ou se lhe for conveniente, poderá contratar os meus serviços:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Queria saber se alguem me consegue arranjar o jogo "Eu sei" do magalhaes.
Mas quero o ficheiro exe nao quero em pagina htm.
Obrigado Paulo

Helder disse...

Paulo (07-12-09),

Não sei onde se possa encontrar isso para download. No entanto, eu posso enviar-lhe esse ficheiro por e-mail. O .EXE é pequeno, no entanto precisa do resto dos ficheiros para que funcione correctamente.
Se quiser, contacte-me e eu envio-lhe.
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Helderzinho, tenho aqui um problemazinho! =)

antes de mais, queria dar-lhe os parabens pelo excelente trabalho que faz com todos nos, bom era se o mundo fosse feito de pessoas bondosas e honestas como nos, nao e verdade? =)

agora passando ao problema:
tenho aqui um magalhaes de uma menina de 12 anos que se esqueceu da palavra-passe! e para piorar é que tem palavra passe no administrador e ninguem da familia se "lembra" =O. A pequenata alega que o windows mudou a forma de entrar (passou de usual ao classico, como quando se faz ctrl+alt+del) e que a partir daí nunca mais consegui entrar com a password normal.

ja tentei seguir as instruçoes de alguns dos post e respostas mas nada, nao consigo entrar por administrador (nem por modo de segurança) para renovar a palavra-passe ou ate mesmo renovar o utilizador pois ela nao se importa de perder os dados que tem.

o que eu gostaria de saber era se ha alguma forma de entrar na conta de Administrador.


Continuaçao de bom trabalho
Paulo Ferreira

enes disse...

boas.
pelo que pesquisei, a palavra passe para o controlo parental é : pte2010 pelo que tenho tentado e de nada resulta no magalhaes 2...
a minha pergunta é .. como faço para desbloquear o controlo parental, visto que me diz para contactar o administrador da directriz escolar...
muito obrigado pelas respostas enviadas para :
manu.enes@gmail.com

Helder disse...

enes (01-11-10),

A password para o Controlo Parental no Magalhães MG2 é escolinha2010

Cumprimentos,

Helder Teixeira

spf disse...

Olá boa noite.
Gotaria que alguem me ajuda-se pois o meu filho tem o magalhaes e eu não guardei e ele não se lembra da palavra passe.E não criei disquete de repor a passe.Obrigada a todos.

JCEF disse...

Tal como foi dito, uma das falhas de segurança do XP é que raramente os utilizadores criam palavra-passe na conta de Admistrador. Isto pode ser útil nos casos em discussão (esquecimento da palavra-passe por parte dos utilizadores que são administradores). Além da forma referida (entrar em "modo de segurança") é possível entrar em modo normal na conta de Administrador, basta que quando o sistema inicia normalmente e chega ao "ecran de boas vindas" (aquele onde se escolhe o utilizador e se digita a palavra-passe) se prima simultaneamente as três teclas Crtl+Alt+Del duas vezes seguidas e, na janela de autenticação que aparece, se apague o nome do uilizador que tem definido por defeito no campo utilizador (user) e se escreva o nome de utilizador Administrador e de seguida se prima Ok. De seguida, é iniciada a conta de Administrador, onde podem ser efectuadas as alterações de conta e de palavras-chave já mencionadas.

Helder disse...

SPF (24-09-11),

Preciso que me indique qual o Magalhães (MG1 ou MG2) e/ou qual o sistema operativo (Windows XP ou Windows 7).

Se se tratar do Windows XP, há uma possibilidade de se conseguir redefinir a password do utilizador em causa. As dicas indicadas por JCEF na resposta anterior ajudam nisso. No entanto, isso só será útil caso a a conta 'Administrador' não tenha password, ou então que a saiba caso tenha.

Se se tratar do Windows 7, ou caso seja Windows XP e não saiba quaisquer passwords, a única forma que conheço é recorrendo a programas/utilitários de terceiros (não oficiais) que podem contornar isso. No entanto, tratam-se de programas que não são de uso normal para utilizadores comuns e só costumam ser utilizados por entendidos. Além disso, precisará de um dispositivo de arranque, como uma drive de CD.

Caso não queira solicitar a reparação numa casa/técnico de informática, pode sempre repor o software para o estado de fábrica. Irá perder todos os dados pessoais (documentos, fotos, etc.), mas pelo menos o computador ficará como novo, onde irá definir um novo utilizador e respetiva password (caso pretenda).


Cumprimentos,

Helder

JCEF disse...

Bom dia!
O comentário do Helder não podia ser mais completo.
Concordo.

Anónimo disse...

lerymoEu tentei meter a palavra passe pte2010 no meu magalhaes 2 e diz me que esta errada

JCEF disse...

Boa noite!
No Magalhães 2 a palavra passe que vem no controlo parental é "escolinha2010", mas não sei se é a isso que se refere.
Espero ter ajudado.

jeovane disse...

Boas a minha filha nao sabe a password do magalhaes como posso desbloquer a password jeovaneladeira@gmail.com

Helder disse...

Jeovane (12-12-11),

Qual o Magalhães? MG1 (1º) ou MG2 (2º)?

Dependendo da versão e de como o tenha configurado na primeira utilização, a password poderá ser relativamente simples de repor.
Responda à minha questão e depois dou-lhe mais detalhes


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa tarde eu tenho um problema, tenho um Magalhães no qual tem duas contas aberta de utilizador mas ambas tem a mesma sugestão de palavra passe e eu como já á muito tempo que não venho ao computador esquecime de ambas palavras passes e agora que preciso de coisas de lá não consigo entrar porque não me lembro delas como posso fazer?
Este é o meu email por favor ajude-me caso saiba como solucionar: angelasofiacp@hotmail.com

Helder disse...

Vanessa Mariana (05-07-15),

Qual é o seu Magalhães (MG1 ou MG2) e qual o Windows que está instalado (Windows XP, Windows 7, outro...)?


Cumprimentos,

Helder