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3.6.09

Recuperação Magalhaes

Recuperação Magalhães veio salvar a vida a muita gente! Caso o leitor tenha o Magalhães e o seu filho sem querer clicou na "Recuperação do Windows", ou na "Recuperação do Caixa Mágica", saiba que já existe solução para o seu problema - a Recuperação do Magalhães: Windows XP e Caixa Magica. Valha-nos o CAPINHA. Não sei se o leitor tem visitado o site do Capinha 413, ou sequer o conhece, mas caso ainda não tenha tido a sorte de alguém o ter recomendado, fica aqui a recomendação. Se tem problemas com o Magalhães e deseja repôr TODOS os programas, ou deseja que o Portátil Magalhães fique tal e qual como estava - ou melhor do que estava - quando o comprou, então sugiro que faça uma visita. No site do Capinha413, vai poder baixar a sua copia de segurança do Magalhaes (XP e Caixa Mágica) - cópia completa - e usá-la logo de seguida. Além de resolver o seu problema, pode guardar a cópia de segurança num disco externo e usá-la sempre que for necessário. Assim evita chatices e dores de cabeça. Aprenda como fazê-lo, e depois disso já não vai ser necessário deslocar-se a uma casa de informática. Fá-lo você mesmo!!

Copia de Segurança do Magalhães - Completa

Capinha 413


Requisitos para fazer Backup


O que é necessário ter para fazer a cópia de segurança?

Para baixar a copia de segurança completa, e depois instalar a mesma no Magalhaes, ou guardá-la para uma futura utilização, são necessários alguns requisitos. Eis a lista do que é necessário para poder fazer e guardar ou utilizar essa mesma cópia completa:

  • Caneta (PEN USB) não inferior a 1Gb;
  • Disco USB Externo no mínimo de 7 a 14 Gb livres;

Vantagens da Cópia de Segurança

Quais as vantagens que vou ter com a cópia de segurança:

  1. Possibilidade de repôr todos os programas (XP + CM12 + Programas Ludicos)
  2. Rentabilizar o pouco espaço em disco do Magalhães. (Nota: o Windows XP fica com 7 GB espaço livre a adicionar os 4 GB da partição DADOS).
  3. Conseguir um ficheiro de recuperação muito mais pequeno (cerca de 7 Gb).
  4. Diminuir o número de entradas no Menu de Arranque diminuindo o risco de recuperações indevidas. Deste modo, o Magalhães após recuperado apenas ficará com o Windows XP e CM12.
  5. Facilitar o processo de recuperação.

Recuperação Completa do XP e Caixa Mágica


Depois de aceder ao blog do Capinha, leia o tutorial da Recuperação Total do Windows XP e do CM12, siga os links para download das imagens e dos programas mencionados no tutorial, guarde na sua PEN e disco rigido, e assim que necessitar de repôr tudo outra vez, instale a imagem que baixou e assim, o Magalhães renasce outra vez, como se fosse essa a primeira "vida" do pequeno Magalhães.

Cópia Segurança é Solução Para Todos os Problemas

Depois de guardar a cópia de segurança do Magalhães, ou Recuperação Total do Magalhães: XP e CM12, pode ficar tranquilo, pois quase todos os problemas relacionados com programas ou sistemas operativos, podem ser solucionados com uma reposição completa. Só não é solução para problemas de hardware.

Depois do leitor experimentar baixar, guardar e executar a reposição dos ficheiros (imagem) que o Capinha colocou na ADrive para download, pode voltar aqui ao blog e deixar comentário a dizer como correu. Dessa forma está a ajudar outros leitores que necessitem dum feedback para decidir se devem fazê-lo ou não. Por vezes um comentário positivo influencia a decisão de outros e leva a que o receio em fazê-lo desaparece ou esmoreça. Também pode deixar um comentário caso tenha alguma questão que queira colocar sobre como configurar magalhães, ou venha a necessitar de ajuda durante processo ou de assistencia magalhães.


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79 comentários:

sofia disse...

Fiz tudo como está explicado e correu tudo bem.O PC ficou com todos programas,mais espaço e mais rapidez.Obrigada

Anónimo disse...

levei o computador da minha filha ao agrupamento mas alguns programas não ficaram instalados com o magic desktop como faço agora para instalar , agradecia que me respondenssem para o seguinte mail:selene_massano_@hotmail.com

Helder disse...

Anónimo (10-08-09),

Pela sua questão, entendo que tenha levado o computador ao agrupamento de escolas porque estaria avariado. Se é isso, muito provavelmente fizeram uma reposição do sistema (Windows e/ou Caixa Mágica). Se utilizaram o método de reposição do próprio computador, há muitas aplicações pré-instaladas de origem no computador que não estão incluidas nessa reposição, pelo que é necessário recorrer aos agrupamentos de escolas ou ao centro de assistência para que os reponham.
No entanto, por causa de alguma polémica de erros ortográficos e gramaticais em alguns programas do Magalhães, esses mesmos foram retirados das remessas seguintes dos equipamentos, porque não existia correcção para isso. Ora, quem ficou a perder foram as pessoas que receberam essas remessas de computadores. Como parece não ser o seu caso, pois tinha esse programa e agora não, é porque os meios de reposição disponíveis actualmente não incluem os programas com erros, nomeadamente o Mágic Desktop, entre outros...
Se se sentir à vontade para tal (mas não me parece ser o seu caso), poderá seguir os passos do post inicial desta secção. Além optimizar um pouco o computador, irá ter de volta todos os programas que vinham nas primeiras versões do Magalhães. Leia com atenção todos os passos indicados e disponha do material necessário!
Ou então tente reclamar, embora não vá adiantar de nada...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Uma mãe padiu-me hoje para ver o Magalhães da filha. Por e simplesmente não dá nada, nem a luz da bateria acende. Que faço?

Helder disse...

Anónimo (29-09-09),

Verifique, antes de mais nada, se as portas USB estão em bom estado. Tenho conhecido casos de pessoas qeu forçam a entrada de PenDrives, Ratos USB, etc., e acabam por partir as entradas USB. Se for o caso, muito provavelmente queimou a Placa Principal... e só substituindo-a se resolve.

Se as portas estiverem aparentemente bem, vire o portátil ao contrário, remova a bateria e veja se os pinos de contacto da bateria no portátil estão direitos. São 7 e deverão estar todos direitos (|||||||). Caso algum esteja torto (\\|||||), endireite-o e tente ligar novamente o portátil.

Veja a tomada (entrada) do transformador no portátil. Já conheci alguns casos que essa parte estava partida ou folgada, impedindo que o portátil receba energia. Dependendo da gravidade, a reparação poderá envolver apenas a troca dessa ficha ou, na pior das hipóteses, da Placa Principal.

Se possível, teste o portátil com outro carregador e com outra bateria.

Se nenhuma das soluções ajudar a reolver ou determinar a causa da avaria, terá de recorrer a serviços técnicos. Se o portátil e acessórios não apresentarem sinais de maus tratos, deverão activar a garantia, ligando para o número que está numa etiqueta por baixo do portátil.
Se o portátil apresentar maus tratos ou sinais de já ter sido mexido, a garantia fica anulada e, aí, terão de suportar os custos. A reparação pode ser feita em qualquer casa de informática qualificada para tal.
Se viverem próximos da zona de V. N. Famalicão, poderão considerar trazer o portátil à minha loja. Poderei analisar a avaria sem custos e indicar-lhe as melhores soluções para a reparação. Sempre que possível, encaminho para a garantia.
Os meus contactos:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Rui disse...

O software do Magalhaes não arranca. Liga mas começa a fazer um som (que não provem de colunas mas do interior) tipo ponteiro do relógio. aparece uma mensagem com códigos que termina com "Reboot and select proper boot device or insert boot media in selected boot device and press a key". Não sei como sair disto. Help

Helder disse...

Rui (19-10-09),

Pelos sintomas, o Disco Rígido do Magalhães está danificado. A avaria pode ter sido causada por mau uso (quedas, pancadas...), ou simples avaria/desgaste do disco.
Tente activar a garantia do equipamento, ligando para o número colado numa etiqueta na base do portátil.
Caso contrário, terá de suportar os custos da reparação. Nesse caso, a reparação pode ser feita numa loja de informática, com meios para tal, à sua escolha.
Tenho loja de informática na zona de V. N. Famalicão. Se pretender, pode contactar-me:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Lena disse...

o magalhães do meu filho é o mesmo problema que o do RUI Comentário antes.. pois já me disseram que o magalhães morreu.. ( LOL) pois mas e se compra um disco novo??' o que caberá la dentro?? (fisicamente) bem eu sou uma leiga na matéria, e não moro nem por sombras perto da sua loja estou mesmo no alentejo , onde posso ir ?? no agrupamento dizem que não há nada a fazer... compro um disco???

Helder disse...

Lena (23-10-09),

Nada a impede de contactar a assistência directa do Magalhães. Além disso, não se sabe a causa da avaria do disco, pode até ser defeito do material e, aí, certamente que terá garantia. No entanto, se o computador apresentar sinais de maus tratos, ou de ter sido aberto, a garantia está condicionada/anulada!
Os discos para os Magalhães são específicos. São uns discos bem mais pequenos (fisicamente) que os dos portáteis comuns, além de utilizarem um conector próprio da marca.
Actualmente, os discos disponíveis são de 40GB, enquanto que os originais eram de 30GB. Já caberá mais informação e, além disso, o (grave) problema da má gestão do espaço fica mais "aliviado".

O facto de viver no alentejo, não a impede de enviar o portátil para reparação nas minhas instalações. Se pretender, pode contactar-me e combinamos a melhor forma para o procedimento.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Helena disse...

olá o meu caso é o seguinte o disco pifou ,,, o magalhaes morreu percisa de um no disco mas ta dificcil encontrar ,, queria saber onde posso comprar um disco atravéz da Net, e qual o disco indicado para este tipo de computador podem ajudar.me????

Helder disse...

Helena (01-11-09),

Os discos utilizados nos Magalhães são discos de 1,8", de conexão ZIF e não é fácil encontrá-los à venda. Eu tenho loja de informática na zona de V. N. Famalicão e consigo esse tipo de material.
Note que a substituição do disco é uma operação delicada, principalmente porque não é um disco comum. Após a sua substituição, como se trata de um disco novo (sem quaisquer dados), será necessário reinstalar todo o software pretendido... e são precisos meios próprios para tal. A menos que tenha conhecimentos e meios, recomendo-a a contactar serviços técnicos.
Se pretender, além do fornecimento do dispositivo, também poderei efectuar uma reposição total do software, de forma optimizada, incluindo novas funcionalidades.
Os meus contactos:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

leefitas disse...

boa noite. o magalhães da minha maninha dede ter algum problema,mas nós não conseguinmos resolve-lo. Passo a explicar: quando o ligamos faz um barulho esquisito e o ecra fica todo preto e diz qualquer coisa do tipo: V1.06 for real tec RTL 810 1 E\8
rebot and select proper bot device.Já não sei o que fazer. já estou farta de procurar na net uma solução, mas comom não sou grande entendida na matéria.....

O que faço?
leefitas_84@hotmail.com
Cumprimentos Liliana

Helder disse...

Liliana (07-11-09),

Essa mensagem surge-lhe porque o computador não consegue arrancar pelo disco rígido, certamente por estar avariado. A avaria pode ter sido causada por mau uso (quedas, pancadas...), ou simples avaria/desgaste do disco.
Tente activar a garantia do equipamento, ligando para o número colado numa etiqueta na base do portátil.
Caso contrário, terá de suportar os custos da reparação. Nesse caso, a reparação pode ser feita numa loja de informática, com meios para tal, à sua escolha.
Tenho loja de informática na zona de V. N. Famalicão. Se pretender, pode contactar-me:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

este coment'ario são todo o meismo. um ignorante metido a esperto a tentar vender algo de forma encapotada. Tem vergonha seu helder!

Helder disse...

Anónimo (18-11-09),

Ignorante é o senhor... Infelizmento, não posso resolver o seu problema. Talvez consiga obter ajuda se contactar um médico especialista, ou algo do género...

Eu ajudo no blog conforme possível. No entanto, como em muitos casos, há problemas impossíveis de resolver remotamente, principalmente com simples trocas de mensagens. Eu não estou propriamente a vender algo! Se o senhor tiver disponibilidade de ler o blog todo, verá que tento sempre encaminhar o utilizador para a garantia do equipamento, quando tal se justifica! Há casos onde a garantia do equipamento não se aplica, embora o cliente pense (erradamente) que sim. Casos, por exemplo, em que o cliente parta o display, arranque teclas, danifique o transformador, etc...

Ex: Se o senhor comprar um copo, deixá-lo cair ao chão e ele se partir, vai à loja reclamar outro porque esse partiu? Há coisas que não se "avariam" sozinhas...

Duh!...

DarkDreams disse...

olá, apercebi-me que muita gente se queixa da avaria dos discos, situação que deve ser coberta por garantia. O da minha filha foi enviado para a assistência técnica, e eles colocaram gratuitamente um novo disco.
e atenção que o teclado é a prova de líquidos.

Sendo que o computador até é bom a nível de velocidade, bateria e dimensão/peso, torna-se numa máquina que vale a pena apostar em manter e mesmo fazer num pequeno upgrade, em vez de comprar um novo. Tanto mais que com a passagem para o 5º ano vai acelerar a necessidade de utilização dos PC's.

O disco que vem é tão curto, que a solução acaba por ser a compra de um novo disco de capacidade superior, e se colocarem 2Gb irá dar um pulo na velocidade.(atenção á bateria sempre ligada à corrente - muito mau para a bateria, ou trabalha num ou noutro modo)

Os tão publicitados Netbooks que as lojas estão a vender entre os 250/300 e 350 Euros, tem características muito parecidas ao Magalhães...

DarkDreams disse...

e Hélder Eu ao ler os comentários apercebi-me da sua vontade de inter-ajuda não ligue ao comentário de ignorantes e com dor de cotovelo, são daqueles que vão bater à casa do vizinho que é dentista e pede para lhe arrancar o dente na cozinha de graça!!!

Helder disse...

DarkDreams (28-11-09),

A sua perspectiva da potencialidade do Magalhães é bastante correcta! As principais características dos netbooks disponíveis no mercado são exactamente iguais às do Magalhães. Já disse isso algures neste blog. Só pecam mesmo pelo teclado. O display... apesar de "pequeno", encontram-se alguns netbooks no mercado do mesmo tamanho. Essas "falhas" foram colmatadas agora na nova geração do Magalhães (MG2), embora apenas disponível no mercado comum.

É pena as pessoas descurarem o Magalhães. Consideram-no como um brinquedo e deixam as crianças demasiado à vontado com eles... e acabam por se estragar facilmente.
Os discos rígidos são compostos por parte electrónica e mecânica. Ora, como qualquer dispositivo mecânico, está sujeito a desgaste. A meu ver, a grande maioria das avarias nos discos rígidos dos Magalhães é causada por mau uso do portátil, nomeadamente quedas ou pancadas. Como não há forma (pelo menos fácil) de descobrir a origem da avaria, e como se trata de um dispositivo com parte mecânica, a marca dá garantia do mesmo. No entanto, dependendo das condições em que o portátil se apresente, a garantia poderá estar anulada. Por outras palavras, se o portátil chegar à assistência cheio de mossas ou com outros sinais de quedas/pancadas, é natural que a garantia possa ficar anulada...

Por fim... os "ignorantes", infelizmente há muitos. Uns são mesmo, outros fazem-se... mas não fico mal com isso. Estou de consciência tranquila...

Obrigado pelo seu apoio! :)


Helder

Anónimo disse...

boas queria saber se e possivel meter magalhaes em frances??e como?e que minha filha nao sabe portugues tou luxembourgo

Helder disse...

Anónimo (02-12-09),

O que pretende é, de todo, impossível, a menos que seja feita uma instalação de raíz de todo o sistema.
Que eu conheça, penso que existam pacotes de idiomas do Windows XP de inglês para outros idiomas; o contrário duvido que exista. Além disso, só conheço isso para o Windows XP Media Center... portanto, se existir algo que permita colocar um sistema noutros idiomas, certamente não será oficial... logo, sem garantias de que funcione bem.
Quanto ao Caixa Mágica, é um sistema Linux totalmente português. Portanto, essa versão não existe noutros idiomas.

Se o seu Magalhães apenas tem o Windows e o queira em francês, a melhor solução será arranjar um CD do Windows em francês, de acordo com a versão instalada no portátil (Windows XP Home Edition ou Professional). Na base do portátil tem lá uma etiqueta com referência ao tipo de licença instalada no portátil. Depois, terá de arranjar uma drive de CD externa USB e fazer a instalação de raíz, eliminando tudo o que tem actualmente e fazer uma instalação completa. No fim, terá de instalar todos os drivers para o hardware (Placa Gráfica, Placa de Som, Rede, etc.). Note que irá perder todos os programas pré-instalados de origem, bem como dados pessoais...

Sinceramente, ou tem experiência e conhecimento para operação, ou então mais vale não mexer nisso... ou então contrate serviços técnicos na sua zona para que lhe façam isso.


Cumprimentos,

Helder

Miguel disse...

Boa noite
O meu filho tem um magalhães Atom, comprei um disco rigido novo de 40GB, mas ao instalá-lo, este não é detectado pelo computador, nem sequer na Bios, mas voltando ao antigo de 30GB tudo volta ao normal, é detectado.
Será que o disco novo está na sucata, ou existirá algum truque que se tenha que fazer para a instalação de um disco novo no magalhães.
Desde já muito obrigado pela ajuda.
MS

Hugo disse...

alguém me pode ajudar ? o magalhaes da minha prima ao ligar tenta sempre ligar pelo usb ou pela placa de ethernet , e quando vou á BIOS tentar meter o hdd como principal mecanismo de arranque , nao aparece na lista . se alguém souber como me ajudar envie e-mail para (hs.omg@hotmail.com)
agradecia imenso se me respondessem..

Helder disse...

Miguel (07-12-09),

Se o disco de 40GB não é detectado, pode ser por 2 motivos: ou está mal ligado, ou está avariado. A ligação desse disco requer bastante cuidado. Tem de levantar uma pequena patilha para encaixar o cabo e voltar a fechá-la, para fazer o contacto correcto. No entanto, como diz que voltando a colocar o disco antigo tudo volta ao normal, o mais provável é que o disco esteja com algum problema...
Uma nota: todos os discos novos vêm limpos, sem quaisquer dados. Sempre que se liga um computador com um disco novo, é necessário reinstalar todo o software, através de meios próprios (CD, DVD, Pen, ou outros meios...).
Se vir que não há má utilização da sua parte e que o problema será mesmo avaria no disco, reclame garantia dele.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Hugo (09-12-09),

Pelos sintomas, é avaria com o disco rígido. Pode ser avaria causada por simples anomalia/desgaste do dispositivo (tudo o que tem parte mecânica é susceptível de ter desgaste), ou então pode ter sido por mau uso (quedas, pancadas ou movimentos bruscos).
Do que sei, não deverá ter problemas em conseguir garantia do equipamento. Para tal, ligue para o número na base do portátil. Caso o portátil apresente sinais de maus tratos (riscos, mossas, etc.), a garantia poderá estar condicionada...


Cumprimentos,

Helder

Miguel disse...

Boa noite
Quanto ao problema com o disco não ser detectado, já está resolvido. Era o disco que estava avariado, pois reclamei e com um disco novo, passou a ser reconhecido.
Mas, agora tenho outro problema.
Ao instalar a cópia de segurança que me foi fornecida há uns tempos no agrupamento da escola do meu filho, esta cópia é para um disco de 30GB, e ao instalá-la fico com 9,...GB de espaço em disco por utilizar (unlocated). Pergunto se me puderem ajudar como fazer para passar esse espaço por utilizar para a drive c: sem perder os dados.
Desde já agradeço a ajuda.
M. Santos

Helder disse...

Miguel (18-12-09),

Já me deparei com a mesma situação que a sua. Tentei duas ou três soluções, desde redimensionar e mover as partições, redimensionar automaticamente durante a reposição, mas ao fazer isso, o Caixa Mágica deixou de funcionar. A alternativa, foi unir as partições C: e D: numa só e criar uma nova partição com o espaço restante. Assim, ficou o C: com o tamanho que tinha + o tamanho da partição (antiga) D: e criei uma D: nova com o espaço não alocado, com cerca de 10GB.
Não conheço outra solução, porque não tenho conhecimentos de Linux.
O programa que utilizei foi o Easeus Partition Master. Faça uma pesquisa no google e encontra-o facilmente.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

queria formatar o cumputador magalhaes comoe que faço?

Helder disse...

Anónimo (12-01-10),

Existem várias formas de formatar o Magalhães, dependendo, claro está, do sistema (ou sistemas) que lhe queira instalar. No entanto, se pretende repor tudo de origem, exactamente de origem, terá de contactar o suporte técnico. É provável que o agrupamento de escolas da sua zona também disponha de meios para isso.
Alternativamente, poderá optar pelo método de reposição disponível neste blog. Na zona esquerda, clique em 'Recuperação do Magalhães' e siga as instruções. Irá ficar tudo como de origem, excepto que a partição de recuperação é excluída, dando algum espaço extra ao sistema. Posteriormente, terá de utilizar esse mesmo método de reposição, caso pretenda efectuar essa operação mais tarde.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola
minha filha tem o magalhaes
acontece k ta k ficheiros danificados o pc nao ta a funcionar bem...k posso fazer?aguardo resposta

Helder disse...

Anónimo (10-02-10),

Convinha saber que ficheiros estão danificados e que mensagens de erro recebe para chegar a essa conclusão.
Os ficheiros podem danificar-se por vários motivos, dos quais se destacam: avaria no Disco Rígido, avaria na Memória RAM ou vírus.
Idealmente, o computador deveria ser analisado por um técnico, para apurar com mais exactidão a origem do problema. Se for hardware, e caso o computador esteja em garantia, deverá contactar a assistência do equipamento; se for software, pode ser que uma reinstalação ou reparação do software resolva...
Se viver próximo da zona de V. N. Famalicão, posso fazer-lhe um diagnóstico grátis. Depois, caso se justifique, encaminho-o para garantia, ou efectuo a reparação, se concordar.
Helder Teixeira
91 651 42 89


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

olá gostaria de saber o que devo fazer quando aparece uma mensagem a dizer american megatrens e nao passa dai por favor ajudem-me, isso ocorre quando se acende e acho que o problema é nao reconhecer o disco mas ajudem-me!!!

Helder disse...

Anónimo (31-03-10),

Em princípio, poderá bem ser problema do Disco. Durante essa fase, em que fica nessa mensagem, é possível que consiga ouvir alguns ruídos no computador, o Disco a tentar arrancar...
Em princípio, essa mensagem passará à fase seguinte da inicialização do computador, depois de este não conseguir detectar o disco, passando a uma outra fase de tentativa de arranque (aparecer-lhe-há algo a dizer "Realtek qq coisa...".
Seja como for, isso é motivo para contactar a assistência técnica do produto e obter garantia do mesmo, se ainda estiver coberto.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa noite

O magalhães da minha sobrinha após o logotipo apresenta esta mensagem"grub loading stage 1.5 depois diz read error" e não sai dali, será o disco?
Obrigada

Maria

Helder disse...

Maria (20-05-10),

Em princípio, isso é problema com o Disco Rígido.
Se conseguir chegar ao menu de arranque do Magalhães (onde escolhe Windows, Caixa Mágica, etc.), pode tentar efectuar uma reposição ao sistema Caixa Mágica. Mas... sinceramente, duvido que resulte. Mesmo que resulte, pode ser uma solução temporária e voltar a ter esse problema (ou outro idêntico) novamente.

Caso o portátil ainda esteja dentro de garantia, recomendo-lhe que a active. Ligue para o número que tem na base do portátil e explique a situação.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Obrigada, Helder, pela ajuda.
Este blog é um achado! Pena não ter loja no Porto

Maria

Helder disse...

Maria (21-05-10),

Obrigado pelo seu voto de preferência. Por acaso tenho clientes mais longe, mas compreendo que Porto-Famalicão é uma distância considerável.

Seja como for, como disse, deverá activar a garantia do equipamento... não deverá ter problemas em obter garantia disso.


Cumprimentos,

Helder

Miguel Domingos disse...

Boas sr Helder, não sei se responde a mais problemas com o magalhaes, reparei na data do ultimo e ja foi a algum tempo, mas vou perguntar na mesma... a minha filha tem um magalhaes.. que sempre trabalhou sem problemas.. de um momento para o outro não liga...carrego no botão de ligar.. acende uma luz verde mas não liga... foi arranjar e pediram mundos e fundos pelo arranjo e não me disseram o que é... no seu parecer, o que acha que pode ser? cumprimentos e obrigado
o seu blog é muito util

Helder disse...

Miguel Domingos (25-10-10),

Continuo a responder activamente neste blog. Por acaso, nesta secção foi já há algum tempo que colocaram dúvida pela última vez, mas noutras secções tem sido quase todos os dias.

Quanto ao seu problema:
Sem ver o computador pessoalmente, é difícil diagnosticar com certeza. No entanto, já tive três situações idênticas (entenda-se: o computador liga, apenas as luzes estão ligadas, mas não há imagem no ecrã).
- Numa delas, era e Memória RAM desencaixada. Isso é praticamente impossível acontecer por si só, no caso foi por queda. A solução foi simples: Abrir a tampa de baixo, e reencaixar novamente o módulo da memória.
- Nos outros casos, e é o mais comum, danificaram uma das portas USB e fez curto-circuito, queimando a Placa Principal (reparação que ronda os 100,00eur só em material). No entanto, num dos casos, bastou desencostar/aliviar a porta USB danificada e, por sorte, o portátil lá voltou a funcionar.

Se tiver o portátil consigo, verifique as entradas USB e veja se estão direitas. Se sim, então o problema deverá ser outro; Se alguma delas estiver danificada (visilvelmente torta ou partida), tente endireitá-la com jeito e caso veja os pinos tortos ou partidos a fazerem contacto com a chapa envolvente, tente desencostá-los, porque pode bem ser isso a causar a avaria. Mas... pode já ser tar demais. Embora as portas USB dos Magalhães sejam algo frágeis, a verdade é que têm direitas... e só forçando com alguma força se consegue conectar (mal) um dispositivo ao contrário.

Se conseguir fazer chegar o portátil até mim, eu analiso-o sem custos, paga apenas os portes. Ou então, se lhe der jeito, dirija-se pessoalmente ao meu estabelecimento, que fica na zona de V. N. Famalicão. Pode ser que consiga ver-lhe o problema na hora...
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Farroba disse...

Olá. Para formatar o Magalhães que não arranca, o que terei de fazer?

Obrigado.

Helder disse...

Farroba (11-11-10),

Para formatar, deverá selecionar a opção de recuperação correspondente ao sistema afectado.

No menu de arranque do Magalhães, além das opções 'Caixa Mágica' e 'Windows', tem 'Recuperação Caixa Mágica' e 'Recuperação Windows'. Selecione a opção de recuperação do sistema que pretende e siga as instruções...
Note que a recuperação do Windows vai excluir alguns dos programas pré-instalados, como Magic Desktop, Diciopédia e programas educativos. Depois, poderá obtê-los novamente recorrendo ao agrupamento de escolas da sua zona.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Ola pessoal, preciso da vossa ajuda, o magalhaes da minha filha, agora começou a fazer um ruido (tipo rouquidão) no som, seja musica ou filme, nas colunas ou fones, alguma solução? agradeço desde já a Vossa atenção e apresento meus melhores cumprimentos,
Carlos Miranda
cmiranda2@gmail.com

Helder disse...

Carlos Miranda (11-02-11),

Em princípio, trata-se de uma alteração na configuração do dispositivo de som.
Como não tenho aqui nenhum Magalhães à mão, vou tentar indicar-lhe os passos o mais detalhado possível:
1. Junto às horas, tem um ícone de uma coluna de som em tons de rosa/laranja. Se não tiver, vá ao Painel de Controlo e procure por um ícone que diga 'Realtek High Definition Audio' ou algo parecido
2. Se clicar nele, surge um painel que permite alterar várias definições da placa de som (penso que o utilitário se chame Realtek qq coisa)
3. No primeiro separador existem vários perfis de som. Procure numa lista onde aparece, entre outros, 'Tunel', 'Casa-de-banho'... Nessa lista, selecione 'Nenhum' (ou algo idêntico)
4. Ainda nesse separador, existe uma secção chamada 'Karaoke'. Coloque o valor em 0 (zero)
5. Mais abaixo tem uma série de perfis de equalizador. Desligue-o ou coloque todos os níveis na posição neutra

Como lhe disse, não sei de cor os passos exactos. Mas é nessa zona que terá de alterar/corrigir as definições. Em princípio será isso...


Cumprimentos,

Helder

Carlos M disse...

Obrigado amigo
sem duvida que resolveu a situação inicialmente, faz muito menos mas continua de vez em quando! depois começa a tremer a musica e vozes, neste momento continua....alguma coisa diferente para fazer?

Helder disse...

Carlos M (12-02-11),

Como disse na resposta aos seus outros posts aqui:
http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/01/assistencia-magalhaes.html?commentPage=6
... pelas outras descrições leva-me à conclusão que o problema é mesmo avaria no Disco Rígido.
Leia a minha última resposta dessa secção para entender o problema e possível solução.


Cumprimentos,

Helder

Paulo disse...

Olá a todos. Tenho dois Magalhães 1 lá em casa (tenho um casal de gémeos) e num dia destes o da minha filha não arrancava e dava uma série de estalidos, como muitos posts já referenciaram. Tem sido dito que é avaria do disco. Como sou técnico abri o meu e reencaixei a fita que liga o disco á placa. Nunca mais deu problemas.
Suponho que com o uso (levar e trazer para a escola), eventualmente o cabo possa começar a sair e fazer mau contacto. Embora a abertura da tampa inferior possa fazer perder a garantia, poder-se-á dar o caso do "arranjo" ser tão simples como reencaixar a fita.
Boa sorte para todos

Dias disse...

Boas tou com um problema no Magalhães 2 quando o tento ligar ele liga as luzinhas mas o ecrã não arranca não da nenhum sinal. O que poderei fazer para resolver o problema?

Helder disse...

Dias (23-04-11),

Esse era um problema comum nos Magalhães 1 quando se partia/danificava as portas USB. Ficavam a fazer curto-circuito e em alguns casos queimava a Motherboard.
Olhe bem para ambas as portas e veja se estão direitas. Se verificar que alguma delas esteja partida/torta, tente endireitá-la com ajuda de uma chave de fendas, ponta de uma faca, ou algo do género (atenção: faça-o com o computador desligado!). Se for disso, a garantia não cobre a reparação. Veja que não fique nenhum dos pinos do encaixe a tocar na aresta metálica do orifício. Depois, veja se o computador já liga. Se funcionar, é provável que essa porta USB fique inutilizável. Se a entrada USB estava danificada e depois de a recompor (na medida do possível) continuar sem ligar, infelizmente é bem provável que a Motherboard tenha ido mesmo à vida.
Se a porta estivesse torta e conseguir endireitá-la sem que se note que foi danificada, ou se não for disso e aparentemente estiver tudo em ordem, tente activar a garantia do portátil, ligando para o número que se encontra na base.


Cumprimentos,

Helder

Dias disse...

As portas USB estao boas. Agora o que acho estranho e que ele liga processador o disco arranca mas o ecra e que nao quer ligar. Sera que nao havera maneira de resolver isto em casa sem mandar para a garantia?
Obrigado pela ajuda.

Helder disse...

Dias (24-04-11),

Talvez haja forma de o reparar em casa, mas não é certo... e para isso terá de violar o selo de garantia e, provavelmente, gastar dinheiro. Há hipótese de ser a Memória RAM desencaixada, com mau contacto, ou avariada. No entanto, para verificar isso, tem de violar o selo de garantia. Portanto, se o quiser fazer, é por sua conta e risco.
Desapertando os parafusos na base (um deles por baixo do selo de garantia), tem acesso ao interior do Magalhães. Lá, encontrará uma plaquinha rectangular com chips, presa por 2 ganchos nas laterais. Conheço alguns casos raros em que essa plaquinha (Módulo de Memória RAM) estava desencaixada, mas isso só aconteceria com forte pancada/queda. Pode tentar desencaixá-la e reencaixá-la, ou tentar substituir por outra. Isso é memória do tipo DDR2/667 ou DDR2/800.

Há 5 componentes essenciais para que um computador ligue (além do monitor/ecrã): Energia, Motherboard, Processador, Memória RAM e Placa Gráfica (no caso, incorporada na própria Motherboard). Portanto, a energia está OK (o computador liga), por isso será anomalia num dos outros componentes. Pode, ainda, haver outro componente dos que não disse que esteja danificado e impessa o correcto funcionamento dos outros, mas é muito pouco provável.

Não hesite, contacte a garantia. Se não, terá encargos maiores.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

bom dia
o meu filho tem o magalhaes 2 mas este só funcionou um dia pois quando ía ligar ao outro dia já não dava o que acontecé é o seguinte : ao ligar faz um barulho parecido com um apito e depois aparece lentamente a pagina onde temos que selecionar onde queremos ligar (caixa mágica ou windows),passado uns dias de estar tentei ligar mas já não fazia barulho no entanto não consigo entrar em nenhuma das opções pois o teclado não faz nada parece que não funciona e tambem a lus que indica que eatamos a aceder ao disco rigido tambem não acende.o que será podem dar-me alguma ajuda.obrigada

Helder disse...

Anónimo (29-04-11),

Se tivesse que apostar numa hipótese, diria que se trata de avaria no Disco Rígido e, a julgar pelo "barulho parecido com um apito", que a meu ver poderia ser antes um ruído tipo arranhar/riscar um vidro (som agudo), é bem provável que, a ser do disco, a avaria tenha sido causada por pancada ou queda do portátil.

Como o equipamento é novo, active a garantia. Ligue para o número que se encontra na base e solicite a sua reparação. Se o portátil estiver aparentemente sem problemas físicos visíveis, não terá qualquer problema em obter garantia disso.
Atenção: se o portátil apresentar mossas, violação do selo de garantia ou outro tipo de sinais de mau uso que estejam directamente relacionados com a causa da avaria, é provável que tenha de pagar a reparação.


Cumprimentos,

Helder

Paulo Pinhal disse...

boa noite helder,
fiz uma asneira e desinstalei o msi wireless lan card do magalhaes , através do painel de controlo. o que se passa é que não consigo aceder à net. Precisava da sua ajuda para me dizer como posso restaurar esse programa.
obrigado

Micas disse...

Boa noite,
já procurei e não encontro resposta...
Magalhães 2 com mensagem:

GRUB Loading stage1.5.

GRUB loading, please wait...
Error 17


Já tentei o download deste sítio: http://capinha413.wordpress.com/guias-pc-magalhaes/mg1-atom/reparar-o-grub-no-magalhaes/

Não consigo...
O que posso fazer?

Obrigada

Helder disse...

Micas (11-04-12),

Não faça download nem instale nada no site do Capinha para o MG2. Os downloads disponíveis lá (ou pelo menos o download que indicou na sua questão) é para o MG1 versão Atom.

O problema que está a ter é idêntico ao fo MG1. No MG1, quando isso acontece, é porque os ficheiros de arranque estão danificados. Isso pode acontecer por simples corrupção dos mesmos ou por o disco estar com problemas.

Se o portátil estiver em garantia, ative-a. Ligue para o número que está na base do portátil e exponha o problema. O problema pode tratar-se do disco (peça um pouco cara) e terá a reparação gratuita.

Se a garantia já tiver expirado, tem duas hipóteses:
1. Pode dirigir-se ao agrupamento de escolas da sua zona e solicitar que lhe reinstalem o software de origem
2. Solicitar a assistência (paga) num técnico ou casa de informática de sua preferência

Na 1a opção, caso o problema seja do disco, o computador poderá ficar a funcionar por uns tempos, mas acabará por ter esses erros novamente.
Na 2a opção, caso se verifique a avaria do disco, poderá dar para reparar. Na pior das hipóteses terá de ser substituido. Se possível, peça orçamento sem compromisso, mas que lhe diagnostiquem a avaria com certeza!


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá, eu sou a Sara. Gostava que me explicassem como resolver problemas quando o ecrâ do Magalhães não liga. Ou seja, quando todo o sitema se encontra ligado e o ecra não, qual é o problema? Ao ler as instruções, lá dizia que o computador poderia estar em modo standby mas, se for assim como é que posso resolver isso, se o ecra não funciona?

Obrigada

Helder disse...

Anónimo (19-05-12),

A avaria não tem nada a ver com suspensão. Será alguma anomalia com a Motherboard (Placa Principal).

Se se tratar do MG1, olhe para as portas USB e veja se estão danificadas. Se sim, e se for possível endireitá-las, faça-o com muito cuidado. Também é possível ser problema de Memória RAM, mas pouco provável.

Se se tratar do MG2, também poderá ser a Motherboard avariada.

Seja como for, em ambos os casos deverá solicitar uma avaliação por algum técnico.
Se o computador estiver dentro de garantia e não tiver sinais de mau uso, ative-a. Ligue para o número que se encontra na ba base do portátil.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde, estou com um problema num MG1.
O computador estava constantemente a "queixar-se" de falta de espaço em disco, coloquei-o a fazer uma limpeza de disco mas a verdade é que depois de reiniciar nunca mais ligou.Demora imenso tempo no arranque até que surge a seguinte mensagem: reboot and select proper boot device or insert boot media in selected boot device and press a key

Será que é o disco avariado ou uma formatação poderá funcionar?

Obrigada pela ajuda.
Ana Barbosa

Helder disse...

Ana Barbosa (04-06-12),

Essa mensagem surge porque o computador não está a encontrar o Disco. Pode ainda ser a ordem de arranque no BIOS estar mal definida, mas pouco provável (principalmente se não alterou nada a nível de hardware).

Na melhor das hipóteses trata-se de um mau contacto no disco. É uma operação rápida de resolver/diagnosticar (cerca de 2 minutos), mas tem de ser feita por entendidos. Se mal feita, pode avariar definitivamente o disco e/ou o portátil.

Já dei indicações neste blog de como fazer essa tentativa de reparação. Se quiser arriscar, posso indicar-lhe o link para essas instruções (pouco ou nada recomendável a quem não tiver experiência com eletrónica).


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde , o meu magalhaes nao quer ligar , liga , mas nao sai da pagina magalhas e faz um barulho esquesito , sera que o disco fui á vida , o que faço ?

Anónimo disse...

Olá,
para quem tem problemas do género o disco fazer 'tic-tic-tic' no arranque e o Magalhaes nunca mais arrancar: fiz o que o Paulo já disse em 23.3.11: abri o Magalhaes (remover 2 parafusos e a tampinha - ver aqui http://anjokal.com/565/como-abrir-o-magalhaes.html) e reencaixei a fita que liga o disco á placa. Nunca mais deu problemas.... Obrigado Paulo (e Helder, pelo Blog)!

PS Parece-me que alguém estava a dormir na linha de assemblagem do disco rígido! :)

Helder disse...

Anónimo (29-06-12),

É possível que o disco esteja avariado, mas também pode tratar-se apenas de mau contacto. Para despistar o mau contacto, terá de arbir o portátil, desconectar a fita tanto da motherboard como do disco, voltar a reconectar e verificar se resolve o problema.
É possível que, em caso de mau contacto da fita, seja apenas na parte que conecta à board, ou na parte que conecta ao disco.

Desconectar o disco e voltar a conectá-lo é uma operação muito delicada (principalmente a parte de desconectar e reconectar a fita ao disco). É simples para quem sabe (demora 1 ou 2 minutos), mas se mal feita pode danificar irremediavelmente o disco e/ou o computador.

É possível que mesmo depois de resolver o mau contacto continue a ter outros problemas, mais propriamente lentidão. Se for o caso, é possível que o disco continue com problemas e tenha de ser reparado ou até mesmo substituído.

O link postado na resposta a seguir à sua pergunta por outro utilizador anónimo não está a funcionar. Mas se quiser tentar a reparação por sua conta e risco, tem aqui alguns links (sem imagens) que podem ajudar (faça-o por sua conta e risco!):
http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/02/ligar-pc-magalhaes-como-ligar-portatil.html
- Resposta a Eduardo em 08-11-2010
- Resposta a Emanuel Ribeiro em 28-12-2010


http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/03/linha-apoio-tecnico-magalhaes.html
- Resposta a Jorge Vicente em 23-07-2011



Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Ola

Quando ligo o Magalhães, não arranca normalmente e não passa daquele ponto. Ligo aparece a dizer "Magalhães o seu primeiro portatil" depois fica sempre no mesmo e diz isto:

Intel UND1, PXE-2.1 (Build 082)
Copyright (C) 1997-2000 Intel corpwworation

For Realtek RTL8101E/8102E PC1-E Ethernet controller v1.06 (080225)

Client Mac ADDR: 00 03 0D B2 93 CB GUID: 00020003-0004-0005-0006-000700080009
PXE-MOF: Exiting PXE ROM

Reboot and Select Proper Boot device

Or Insert boot Media in selected boot device and press a key.


Depois de carregar em qual quer tecla volta a aparecer o mesmo...


O que posso fazer para resolver o problema?

Helder disse...

Anónimo (21-09-12),

O problema no seu computador é que o disco não está a ser detetado. Pode ser avaria no disco ou algum mau contacto.

Leia a minha resposta anterior, no dia 02-07-2012. Trata-se de uma sitação idêntica à sua e tem links para outros posts neste blog que explicam como poderá fazer para tentar resolver.
Atenção que as operações envolvidas são muito delicadas, tal como referenciado várias vezes nas respostas! Se não se sentir à vontade para as fazer, recomendo que contacte alguém experiente, de preferência uma casa ou técnico de informática.


Cumprimentos,

Helder

paulo moreira disse...

boas
tenho o Magalhães 2 e não arranca só diz GRUB ERRO 22 O QUE POSSO FAZER??

Helder disse...

Paulo Moreira (06-10-12),

Isso é um problema com o sistema de arranque (Linux). Infelizmente, os meus conhecimentos de Linux são praticamente nulos. No entanto, quase que aposto que o problema está no disco rígido.

Se o computador estiver dentro de garantia, ative-a. Ligue para o número que está na base do portátil. A marca recolhe, repara e entrega-lhe novamente o portátil reparado. Terá de ter a fatura de compra consigo para provar que o computador está dentro de garantia (menos de 2 anos).

Se a garantia já tiver expirado, então terá de suportar os custos da reparação.
Pela mensagem de erro, como disse antes, o problema está no disco rígido. Pode tratar-se de corrupção de dados, mas também pode ser o disco danificado fisicamente (aposto mais nesta hipótese).
Para ter um diagnóstico correto, terá de solicitar a assistência numa casa ou técnico de informática. Deverá pedir para testar o disco (se está bom) e só depois deverá ser reinstalado o sistema de novo. Se se verificar que o disco não está bom, terá de ser reparado (se possível) ou substituído. Tenha cuidado com os "tecnicozinhos" de informática. Muitos limitam-se a formatar e reinstalar o sistema. Isso poderá deixar o computador a arrancar novamente, mas voltará a ter problemas (porque formatar não repara os discos).
Há casas de informática que fazem diagnóstico gratuitamente. No entanto, aonde for, pergunte se caso não queira reparar, tem de pagar alguma coisa. Há casas que fazem diagnósticos grátias, mas apenas se depois concordar com a reparação. Se não concordar, terá de pagar uma taxa qualquer.

Já agora, aproveito para dizer:
Tenho estabelecimento informática na zona de V. N. Famalicão/Barcelos.
Se viver próximo ou lhe for conveniente, pode dirigir-se cá e eu faço-lhe o diagnóstico gratuitamente. Sem qualquer compromisso, mesmo que depois não queira pagar qualquer reparação.
Se estiver interessado, contacte-me:
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

boa tarde tenho um magalhaes e funciona muito bem , mas agora estou com um grave problema , quando tento inserir uma pen nas usb o computador bloqueia, o que devo fazer?

Helder disse...

Anónimo (04-11-12),

Verifique se essa (ou outra) porta USB está direita. Conheço casos em que as portas estão danificadas (partidas ou com pinos tortos) e causam anomalias no funcionamento do computador.

Se verificar que alguma delas está danificada, é possível que dê para reparar. Se as portas estiverem direitas, então já será complicado de diagnosticar a causa da falha. Na pior das hipóteses, para diagnosticar e despistar possíveis problemas de software, terá de se reinstalar o Windows de novo.

Faça os testes que conseguir. Em último caso, terá de solicitar diagnóstico e/ou reparação numa casa de informática.


Cumprimentos,

Helder

T. disse...

boa noite.
mesmo vendo o blog do capinha... estou com um problema :|
não consigo arranjar a imagem original do software para o Atom.
obrigado

Helder disse...

T. (27-12-12),

O site do Capinha já existe há algum tempo. Alguns dos downloads (links) que estão lá disponibilizados estavam alojados em sites que entretanto fecharam, ou foram removidos por outros motivos.
Eu não conheço nenhum site que aloje esses ficheiros.

Recomendo que entre em contacto com a escola ou agrupamento de escolas da sua zona. Penso que lá os professores e/ou técnicos informática tenham meios para reinstalar o software de origem gratuitamente.


Cumprimentos,

Helder

Soeli Pimentel disse...

meu pc positivo trava na inicializaçao e apareçe assim :pri master hard disk smart status bad backup and replace :press del to resume

Helder disse...

Soeli Pimentel (05-02-13),

Essa mensagem é uma tecnologia presente nos discos rígidos e serve para monitorizar o seu estado de saúde. Quando surge uma mensagem como a sua (SMART Status Bad), é indicação que o disco está prestes a falhar (ou pode já ter falhado), pelo que deve efetuar uma cópia de segurança dos seus dados importantes e substituir o disco o quanto antes.

Portanto, já sabe o que tem a fazer...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Como é que possso recuperar os programas iniciais do magalhães (e-escolinha) sem perder os meus dados,jogos e programas.

Helder disse...

Anónimo (31-03-13),

Apenas se conseguir arranjar os ditos programas em modo de instalação independente. É possível que alguns possam ser simplesmente copiados de um computador (Magalhães) para outro, mas normalmente os programas requerem necessidade de instalação para ficarem a funcionar (ex: Office, antivírus, etc.).

Talvez nas escolas tenham essa psossibilidade...


Cumprimentos,

Helder

Cesar Gabriel Ribeiro Martins disse...

Boas eu tenho 13 anos e dei o magalhães à minha mãe pois não precisava mais dele. Recentemente apareceu-me uma mensagem de erro (penso eu) que diz "grub loading stage 1.52" e depois aparece "read error" eu estive a ler os outros comentários e disse que era do disco. Eu segui um tutorial e consegui por o magalhães a arrancar o ubuntu pelo usb, não sei se podia fazer isto mas lá funcionou...
Eu já não tenho garantia e não sei o que fazer....


Desde já obrigado,

César Martins

Helder disse...

Cesar Gabriel Ribeiro Martins (24-09-13),

A mensagem de erro indica, precisamente, um erro de leitura, mais propriamente no gestor de arranque. Normalmente isso acontece quando existem problemas com o Disco Rígido fisicamente.

É provável que dê para reparar o Disco, mas nem sempre dá. Isso terá de ser feito com software do fabricante do disco. A reparação poderá implicar a perda total dos dados (por outras palavras, todo o conteúdo que está no disco é limpo), sendo necessário depois reinstalar todo o software.

Não diz qual é o Magalhães (se é o 1 ou o 2). No Magalhães 1, a marca de discos mais utilizada é a Samsung, mas existem outras marcas que disponibilizam discos desse tipo (Toshiba e Hitachi, pelo menos).
Se for o Magalhães, esse já utiliza discos SATA comuns e as marcas podem ser outras (Samsung, Toshiba, Hitachi, Seagate, Western Digital...)

Os passos a seguir são:
- Identificar a marca (fabricante) do disco
- Aceder ao site do fabricante e transferir o utilitário de diagnóstico/reparação
- Em princípio o utilitário estará no formato ISO (imagem de CD), pelo que terá de ser gravado num CD
- Terá de arranjar um leitor de CD externo (USB) e arrancar o utilitário por lá
- Iniciar o diagnóstico. Normalmente existem 2 testes (rápido e exaustivo) e deverá efetuar ambos
- No fim do teste (ou durante) se forem detetados erros irá ter a possibilidade de reparar (em alguns casos chama-se ERASE ou ZERO FILL)

Nota: A Samsung já não fabrica discos "comuns", essa parte foi vendida à Seagate. Embora, teoricamente, o utilitário da Seagate devesse permitir reparar discos Samsung, isso não acontece. Portanto, se o seu disco for Samsung, deverá procurar na net pelo utilitário da Samsung (ESTOOL v3.01).

Os procedimentos que indiquei têm alguma complexidade e é necessário equipamento extra (drives USB). Talvez o melhor seja contactar uma casa ou técnico de informática...


Cumprimentos,

Helder

Rogerio Belo disse...

Boa tarde Sr. Helder,
O meu filho tem um MAG2 e na escolha do Windows 7 aparece um erro SMART -disco rígido danificado?. Tento fazer ESC + F1 mas não resolve o problema. O que devo fazer para aceder à Internet livre, já que pela Caixa Magica e FireFox está fechado para o portal escolas?.
Obrigado.
Rogerio 917273214 - Lisboa

OM disse...

Boa tarde, Sr.Helder. O meu filho tem um Magalhaes que começa a dar problemas aqui e acolá. Como já quer outro pc melhor, não estou a pensar mandar arranjar o Magalhães; o problema é que o filhote pôs alguns ficheiros (fotos, videos) lá dentro e queria tentar, pelo menos, recuperá-los. De momento acontece isto: no arranque, deixa-me escolher o modo "arrancar com o Microsoft Windows 7 Profissional" mas após uns segundos da barra de progressão da Microsoft, nada acontece e volta ao início, de escolha do sistema. Por vezes permite a recuperação do arranque, procura problemas mas não dá em nada... A miha pergunta é: dá para aceder aos ficheiros se eu arrancar a partir de uma pen?, ou de outro modo? Desde já muito obrigada.

Helder disse...

Rogerio Belo (15-02-14),

Lamento o enorme atraso na resposta, mas só hoje vi a sua questão colocada. Já tive algumas (poucas) situações de notificação do novas questões, mas quando chegava ao blog não existia nada... provavelmente alguma falha ou atraso na disponibilização online ou a mensagem teria sido removida por algum motivo que me é alheio.

No entanto, respondo na mesma... tento cumprir a regra de responder a todas as questões aqui colocadas:
1. Nos erros de SMART, a solução é substituir o Disco Rígido. Trata-se de uma tecnologia que monitoriza o seu "estado de saúde". Quando uns determinados valores limite são excedidos, passa a surgir essa mensagem e a falha é eminente!
2. Para aceder livremente à Internet no Caixa Mágica, o procedimento é idêntico ao Windows. Há que configurar o Parents Carefree, idealmente desbloqueando os horários dos filtros. Apenas fiz isso uma vez no Caixa Mágica, pelo que não me recordo de como se acede a essa configuração (no Windows é clicando no 'P' verde no tray do sistema, junto às horas). Depois de o encontrar, é só fazer como na versão Windows.
Existe em várias respostas que coloquei aqui neste blog instruções para isso (no Windows). Se precisar de ajuda nos passos, volte a colocar questão.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

OM (10-09-14),

Pelos sintomas do problema, a avaria pode ser hardware (Disco Rígido) ou software (ficheiros danificados ou infeção por malware).
Poderia tentar efetuar-se uma reposição de fábrica e talvez o computador ficasse a trabalhar novamente. Mas a reposição iria eliminar todos os dados pessoais do disco, pelo que não é a solução enquanto não conseguir retirar a informação importante.

Sim, é possível arrancar o computador através de um sistema isolado (Pen ou CD/DVD em Drive USB).
Primeiro terá de arranjar um desses sistemas. Talvez as versões Linux sejam mais simples de encontrar/criar. Depois de arrancar por essa Pen ou CD/DVD, deverá ter acesso ao Disco Rígido e, aí, poderá copiar a informação importante para outro meio externo (Pen ou Disco USB). Normalmente os dados importantes estão dentro da pasta de perfil dos utilizadores: Users\\...

Outro método para sacar a informação importante de lá é retirar o Disco do Magalhães e conectá-lo como secundário a um outro computador (de secretária) ou coloca-lo numa Caixa ou Adaptador USB... mas esses meios já são mais complicados para meros utilizadores de computador.


Cumprimentos,

Helder

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