29.3.09

Linha Apoio Tecnico Magalhaes

Linha Apoio Tecnico Magalhaes. Existe uma Linha de Apoio Técnico e/ou Assistência Técnica ao Portátil Magalhães para resolução de avarias ou outros problemas técnicos do Magalhaes, criada pela JP Sa Couto através da YouTsu. Essa linha foi criada para dar assistência a todos os seus utilizadores. Funciona através do número 707 10 14 80, e está disponível para todos os que queiram ligar. Muitos dos leitores questionam se este blog faz parte da Linha de Apoio Técnico ao Portátil Magalhaes?

Linha de Apoio Técnico Portátil Magalhães

Muitos dos leitores deste blog, quando nos visitam, pensam que estão a falar com alguém da equipa oficial de apoio técnico do Magalhaes. Quero alertar para os seguintes factos:

  1. Este blog não tem qualquer associação com a YouTsu nem com a JP Sa Couto
  2. Não somos funcionários da JP Sa Couto
  3. Não somos funcionários públicos
  4. Não cobramos dinheiro pelo apoio que damos neste blog
  5. Os colaboradores deste blog ajudam os leitores de livre vontade
  6. Fazemos os Tutoriais/Guias apenas com o objectivo de ajudar o próximo
  7. Tudo o que recebemos em troca são os vossos agradecimentos
Ou seja, eu e os outros colaboradores, ajudamos todos os leitores gratuitamente, sem cobrar nada, e apenas pelo prazer em ajudar o próximo. Respondemos ás questões/dúvidas colocadas pelos leitores neste blog. Pedimos alguma paciência enquantpo aguardam pelas respostas. Nem sempre estamos disponíveis para ajudar, ou pelo menos, nem sempre podemos ajudar com a rapidez desejada. Vamos ajudando conforme as nossas possibilidades ou disponibilidade. Espero que compreendam ...

No entanto, quero salientar que respondemos a todos os comentários e ajudamos todos os que pedem para ser ajudados, mediante a nossa disponibilidade. Até hoje, penso que não tenha ficado nenhum comentário por responder, e que tenhamos ajudado todos os que nos têm pedido ajuda. No entanto, se houver algum leitor que tenha deixado comentário com um dúvida e que ainda não tenha tido resposta a essa dúvida, peço que volte a deixar comentário, pois podemos não ter reparado no comentário anterior, no meio de tantos ...

Peço a todos os leitores que deixam comentários a pedir ajuda, que tenham paciência e que esperem até aparecer alguém que possa, e que saiba, responder às vossas dúvidas. Não vão ficar sem resposta. Isso é garantido!!

Vou referir alguns dos colaboradores mais activos deste blog e agradecer a todos eles por toda a sua dedicação em ajudar os outros, pelo vosso empenho e pelo desejo de tornar este blog num portal repleto de informação, dicas, guias, tutoriais, etc ... sobre o Portátil Magalhães.



Colaboradores deste Blog: Assistencia Tecnica do Magalhães
  1. Artur Ferreira (AF)
  2. Jorge Capinha (Capinha413)
  3. Carlos R.
  4. Jorban
  5. Yur-PT
  6. Silvia Cabral
  7. Dinis
  8. Carlos A.
  9. Ana Oliveira
  10. Rui
  11. António Oliveira
  12. P@F
  13. Elsa
A ordem dos mesmos, não tem nada a ver com o trabalho que tiveram, com o número de comentários que responderam, nem com o número de guias ou tutoriais que fizeram e que ainda estão a fazer. É uma ordem aleatória e construí a lista conforme me fui lembrando dos nomes. Se me tiver esquecido de mencionar o nome de algum colaborador, basta alertar-me para esse facto, que acrescentarei o nome na lista logo de seguida, e faço-o com prazer ...

Que eu me lembre, o único que tem um blog é o Capinha, e por esse motivo, é o único que tem um link, mas se houver algum de vós que queira que eu coloque um link para o vosso site/blog e que me tenha esquecido de referir, basta informarem-me do endereço que logo o acrescentarei.

Obrigado a todos os "Técnicos do Magalhaes"

Apesar de não sermos técnicos "oficiais" do portatil magalhaes, já ajudamos muitas pessoas e tantas ou mais que os tecnicos que estão na linha de apoio tecnico oficial, e o melhor de tudo, é que o fizemos e continuamos a fazer, gratuitamente ou sem quaisquer custos para os utilizadores do MAG.

A todos vós, e em nome de todos os leitores deste blog, um grande MUITO OBRIGADO.
Sem vocês este blog não tinha tanta informação e certamente não tínhamos ajudado tantos leitores, pois se fosse eu sozinho a fazê-lo não teria tempo para ajudar tanta gente, tendo em conta que certos posts já passaram os 500 comentários ... !!

Se algum dos leitores deste blog conseguir resolver o seu problema através da nossa ajuda e sentir que de alguma forma deve agradecer a ajuda recebida, podem fazê-lo deixando comentário neste post (ou noutro), pois de certa forma, são esses comentários que nos incentivam a continuar a ajudar todos os que nos pedem ajuda.

Se houver algum leitor que queira contribuir com os seus conhecimentos (e vontade) para de alguma forma ajudar os leitores que têm dificuldades nas configurações do magalhaes, avarias no magalhaes, ligar o magalhaes à internet, backup do magalhaes, ou outra questão relativamente ao pequeno MAG, estão à vontade para participar. Nem precisam pedir autorização. Estão todos autorizados ... Só tenho a agradecer a vossa colaboração. Terei todo o gosto, em fazer uma referência ao vosso nome, site ou blog.

A todos os colaboradores deste blog, os que mencionei (e dos que me esqueci), se precisarem de mim, basta pedir ... Ajudarei no que for preciso e quando for preciso. Abraços para todos, Artur Ferreira (AF).



Queres aprender como criar um blog e montar o teu próprio negócio?

.
Eu vivo do rendimento que os meus blogs geram.

Larguei o meu emprego como vendedor de móveis para me dedicar aos blogs à 5 anos atrás.

Passados 3 meses a blogar, já ganhava mais como blogger do que no meu antigo emprego.

Qualquer pessoa pode aprender como criar um blog e montar o seu negócio na internet.


Existe um Curso de Internet Marketing que te ensina tudo, mesmo que não saibas nada !!!

Podes ver aqui um video gratis sobre o sistema de blogging.

Mais informaçãoes aqui:
tutovideogratis-banner

201 comentários:

1 – 200 de 201   Mais recente›   Mais recente»
Anónimo disse...

O meu filho não se lembra da palavra passe do Windows o que devo de fazer?

Rizi disse...

Bom Dia,
Vou formatou meu Magalhaes mais ainda nao tem Programma do escolha agora como vou fazer backup porque eu nao tem backup.
Obrigado
Rizi

Unknown disse...

Olá
Comprei a caneta e rato Magalhães, mas não consigo instalar, já fiz várias pesquisas na net,mas não consigo fazer o download do software.
Será que mepodem ajudar?

Anónimo disse...

Boa tarde
Nao consigo iniciar o magalhães do meu filho dá erro 18, alguem sabe que erro é?
obrigado

Unknown disse...

saudações,
comprei para o computador magalhães uma caneta e um rato digital, de marca magalhães, mas o computador não reconhece o hardware e este não tras cd de instalação.
será que me podem ajudar?
Obrigado.

Admin disse...

Ola Maria Luis,

Para te ajudar, peço que me informes qual a marca e modelo dos acessórios que compras-te para o Magalhaes. Só assim te posso dizer onde podes sacar os drivers dos mesmos.

Até já ...

Admin disse...

Ola Bernardino,

O mesmoque disse à Mª Luisa, ou seja, para te ajudar, peço que me informes qual a marca e modelo dos acessórios que compras-te para o Magalhaes. Só assim te posso dizer onde podes sacar os drivers dos mesmos.

Até já ...

manuela carvalho disse...

O magalhaes do meu filho está com ecrã partido.Aparece a imagem mas o ecrã está com uma mancha preta e depois aparece uns raios.O que devo fazer?Agradecia que me enviassem a resposta.

Valdemar disse...

Olá a todos.
Acabei de receber o computador de minha filhota, mas ela deparou-se logo com a falta de algumas aplicações, sendo elas o Magic Desktop no windows, isto para já e no linux foi o supertux e mais um programa de pintura.
Os do Linux já resolvi pois são gratuitos e estão no site da Caixa Mágica. A minha dúvida é saber onde posso ir buscar o Magic Descktop.
Agradeço se alguém me pode ajudar.

Anónimo disse...

Bom dia,

O lcd do magalhães está partido, onde me posso dirigir?

Obrigada!
Teresa Castilho

Helder disse...

Teresa Castilho (07-06-09),

Pode dirigir-se ao Centro de Assistência Magalhães, que fica em leça do balio (www.atinformatica.pt)... ou então a mim! :)

Tenho uma casa comercial e faço reparações informática.

O custo da reparação deverá rondar os 100,00eur (display e mão-de-obra).


Cumprimentos,

Helder
xikilin@sapo.pt
91 651 42 89

Helder disse...

Apelo aos participantes que façam o favor de postarem na secção 'ASSISTÊNCIA MAGALHÃES'

A página inicial do blog (http://assistencia-gratis.blogspot.com) está muito confusa, além do excesso de publicade...

Para acederem à secção
'Assistência magalhães', desloquem-se até quase meio da página até ao texto com o título "Recuperação Completa do XP e Caixa Mágica". Aí, as últimas palavras são um link com o nome assistencia magalhães e é aí que clicam para aceder à referida secção. Tamém poderão aceder clicando no sub-tópico 'Assistencia Tecnica magalhães' no lado esquerdo da página ou, ainda no final da página no link 'assistencia magalhaes'.

Depois, no final da página, cliquem em 'Mais antiga' e vão postando a partir daí...


Cumprimentos,

Helder Teixeira

Unknown disse...

Olá a minha filha tem o computador magalhães mas logo passado algum tempo algumas teclas deixaram de funcionar.Será que me podem dizer qual será o problema? Ficará muito cara a reparação?

Helder disse...

Olá Cristina (02-08-09),

A falha no seu teclado pode ter sido causada por 3 hipóteses:
1. Derrame de líquido em cima do teclado, fazendo-o avariar;
2. O Teclado ou a Motherboard simplesmente avariaram
3. O teclado não está bem conectado à Motherboard

Se foi a primeira hipótese, a garantia não cobre isso; se foram as outras duas, cobre... no entanto, terá de telefonar para o número que se encontra na parte de baixo do seu portátil, ou dirigir-se ao centro de assistência pessoalmente. Recomendo ir lá pessoalmente, pois poderão resolver-lhe isso na hora.

Se optar por tentar a reparação numa casa de informática, o teclado para isso deverá custar entre 30 a 40eur, segundo informações da marca. Caso não tenha havido mau uso (derrame de líquidos ou pancadas), o mais provável é que se trate de um mau contacto entre o Teclado e a Motherboard. A reparação disso é rápida e fácil, mas convém ser feita por alguém entendido, ou corre-se o risco de danificar irremediavelmente o Teclado (ou o próprio computador).

Eu tenho uma loja de informática aberta ao público na zona de V. N. de Famalicão. Se for conveniente para si, poderá contactar-me e se se tratar de problema de mau contacto, faço-lhe a reparação na hora, sem custos e sem invalidar a garantia do equipamento.

Helder Teixeira
xikilin@sapo.pt
91 651 42 89


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Helder obrigado pela resposta. Em primeiro lugar que eu saiba o computador não sofreu qualquer tipo de "maus tratos". Deve mesmo ser qualquer problema de mau contacto. Tenho que ver se arranjo alguma casa aqui perto para o poder arranjar. Vivo no Porto e para ir para Famalicão não dá muito jeito mas obrigado na mesma.

Cristina

Helder disse...

Cristina (04-08-09),

Se não houve maus tratos, então consegue a garantia disso sem problemas. Como vive no Porto, poderá considerar levar isso ao centro de assistência do Magalhães, que fica em Leça do Balio, que é próximo do Porto (mais info em www.atinformatica.pt). Se realmente for mau contacto, quase de certeza que lhe resolvem isso na hora. No entanto, vá lá com algum tempo, pois costumam ter muitas pessoas a serem atendidas diariamente (umas por Magalhães, outras por outros motivos).


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Oi tudo joia? meu problema e no som
quando abro meu jogo ai de boa neh
so q fika com som tudo bunitim mais dps de 1 tempo meu som some fiko sem audio no pc ate eu fexar o jogo e todas as coisas q executa som como windows media player msn 'na web cam com audio' e tals quero saber se algeum pode me ajudar.... ;)

se alguem puder me ajudar me adiciona no msn ??

rogerioalemao_33@hotmail.com

Helder disse...

Anónimo (11-08-09),

Da forma como explica o seu problema, não dá para entender bem... Tente falar pausadamente e respeitar a pontuação. Este blog é de Portugal, por isso a nossa maneira de falar é um pouco diferente da do Brasil.

Bem... não sei qual o motivo para ter esse problema de áudio. Isso acontece sempre com o jogo que refere? Pelo que entendi na descrição do seu problema, você entra no jogo e ao fim de algum tempo deixa de ter som. Mesmo quando sai do jogo, continua sem som.
Já verificou se o mesmo acontece com outro jogo qualquer, ou se até mesmo sem jogar (a ouvir música ou ver um filme, por ex) o mesmo acontece?
Pode tentar reinstalar o driver da placa de som, a ver se resolve. Transfira-o neste link:
http://www.tsunamidrivers.com/downloads/notebooks/magalhaes/atom/03_Audio.zip
... e veja se resolve. Caso contrário, se o som se perde em qualquer situação, há que analisar bem o seu problema... e poderá até ser necessário activar a garantia do equipamento.


Cumprimentos,

Helder

Miguel disse...

Bom dia, a bateria do Magalhães abriu, ou seja rebentou, será que já aconteceu a laguem? e se já como conseguiram resolver o assunto da assistência da forma mais rápida? (a bateia rebentou dentro do saco do portátil sem que estivesse ligada)

Helder disse...

Miguel (12-08-09)

Gostava de entender melhor o seu "abriu, ou seja rebentou"! Todas as baterias são compostas, entre outras partes, pelas pilhas e pela carcaça. Se simplesmente se abriu, poderá ter-se desencaixado ou descolado, coisa que facilmente pode ser reposta (voltar a encaixar e/ou colar).
Por outro lado, se rebentou mesmo (explodiu), bem... é uma situação grave e perigosa. Como deve saber, todas as baterias têm o particularidade de sofrerem do risco de explosão. Embora eu não conheça nenhum caso desses, isso é possível de acontecer. Os únicos casos de explosão de baterias (aliás, pilhas) que conheço pessoalmente, é quando estas foram expostas a um calor excessivo.

Já tenho visto vários Magalhães com os pinos onde encaixa a bateria danificados/tortos, causados por um encaixar incorrecto. No entanto, destes casos, conheço apenas 4 ou 5 e em nenhum deles houve perigo. Simplesmente o portátil não carregava a bateria. Bastava endireitar os pinos e tudo voltava ao normal. Ora... não quero dizer que os casos que conheço sejam iguais ao seu. É possível que no seu até se tenham entortado mais pinos (ou outros), que quando o computador fosse ligado a uma tomada eléctrica, lá criasse algum efeito na bateria, que a tivesse levado a esse estado.

Por fim, ainda diz, no relato do seu problema, que "a bateia rebentou dentro do saco do portátil sem que estivesse ligada". Quer dizer com isto que a bateria estava encaixada no portátil e este desligado, ou que a bateria estava mesmo separada/desencaixada do portátil?

Seja como for, é uma situação algo preocupante! Tente analisar se isso se danificou por uso incorrecto, ou se terá sido por defeito do equipamento. Se foi mau uso, obviamente a garantia não cobrirá isso. Se está tudo aparentemente bem (sem sinais de mau uso), então deverá activar a garantia disso. Idealmente, deverá deslocar-se ao centro de assistência pessoalmente. Na zona norte, fica em Leça do Balio (zona Porto), mas também têm uma filial na zona Centro/Sul do país. Mais informações em www.atinformatica.pt (moradas e contactos da empresa responsável para assistência Magalhães em garantia), embora para assistência telefónica tenha de ligar para o número que tem por baixo do portátil (707...).


Cumprimentos,

Helder

Miguel disse...

Bom dia,
Quanto ao assunto dos pinos tortos por mau encaixe tb já aconteceu mas foram endireitados e ficou a funcionar normalmente, até pq assim que foi detectado o problema foi logo resolvido.
O problema aqui é que ao retirar a bateria do portátil de dentro da mochila, (a bateria estava retirada do portátil) deparei-me com os encaixes de plástico descolados e ao tentar unir os encaixes reparei que havia algo que impedia de os unir e foi então que reparei que a bateria estava dilatada, ou seja a “bolsa” (não sei como se chama mas provavelmente é onde se encontra a “pilha” ), não derramou qualquer liquido. A bateria não apanhou calor pq estava dentro de casa e já não é usada há algum tempo, poderá tb ser por esse motivo? Ou seja, não estar ligada há já algum tempo e ter descarregado e ter tido qualquer tipo de avaria? Mas de qualquer forma é um problema que merece alguma atenção por parte de outras pessoas (professores, pais e alunos).
Obrigada pela atenção,
Miguel

Helder disse...

Miguel (13-08-09)

É boa prática remover a bateria dos equipamentos quando estes não são utilizados durante algum tempo. Poderá não ser o seu caso, provavelmente tenha simplesmente optado por utilizar o computador alimentado pelo transformador. No entanto, vai dar ao mesmo. Se ela esta mesmo visivelmente dilatada, deverá activar a garantia disso, idealmente deslocando-se lá pessoalmente (assim eles vêem melhor o problema e até poderão entregar-lhe outra na hora). Coloco esta questão porque também já vi alguns casos em que os utilizadores acabavam por partir as patilhas de fixação da bateria, que permitia ver parte do seu interior... embora, de resto, estavam normais e funcionavam (fixava-se a bateria com fita cola e pronto, nada mais a fazer...).

Cumprimentos,

Helder

António Silva disse...

Comprei a caneta e rato digital e ao contrario do que foi dito o Magalhães não vem com os respectivos drivers. Quero utilizar o que paguei a questão é 0onde consigo obter os drivers? Fico também estupefacto por ao adequirir o produto ele não conter o respectivo driver... enfim... a propaganda a mais, competência a menos!!

Helder disse...

António (24-08-09),

Transfira o ficheiro do seguinte link:
http://www.tsunamidrivers.com/downloads/notebooks/magalhaes/caneta/Pen.zip


Cumprimentos,

Helder

porto10 disse...

as minhas filhas tem um magalhaes cada uma ,a minha net e zon por cabo e em nenhum deles funciona ja liguei ha zon tentamos algumas coisas mas nada eles diz que o computador nao encontra o ip de rede ,que o problema e do computador ,sera que me podem ajudar

Helder disse...

porto10 (02-09-09),

Em princípio, é problema com o driver da Placa de Rede. Esse problema é conhecido e a solução passa por instalar o driver correcto. Num computador com acesso à internet, transfira o driver correcto a partir do seguinte link:
http://www.tsunamidrivers.com/downloads/notebooks/magalhaes/atom/06_LAN.zip
Depois, copie-os para os Magalhães com uma pendrive e execute a instalação dos drivers (descomprima o ficheiro .ZIP e terá lá, entre outros, um chamado SETUP.EXE). Siga as instruções na instalação, reinicie o computador e deverá ter o problema resolvido.


Cumprimentos,

Helder

beta disse...

Bom dia, o portatil magalhães do meu filho não tem os jogos da caixa magica, será que me podem dizer como posso instala-los?
obrigada

Anónimo disse...

Olá boa noite, e desde já agradeço a vossa forme de ajudar as pessoas.

O Magalhães da minha filha caiu, e agora ao ligar verfico que tem corrente mas o disco não arranca, parece que não lhe chega a corrente p/ arrancar, e nada surge no monitor, e p/ desligar não é possivel, so desliga removendo a bateria.
O que devo fazer?

Obrigado.

Helder disse...

Beta (19-09-09),

Não tenho experiência com Linux (Caixa Mágica), por isso não a posso ajudar muito. No entanto, é estranho não ter os jogos nesse sistema. Provavelmente, deverá ter feito alguma alteração aos menus ou atalhos, por isso agora não encontra os jogos... mas eles devem continuar lá na mesma.
Seja como for, há uma solução: repor o sistema Caixa Mágica. Para isso, no menu de arranque do Magalhães, escolha a opção "Reposição Caixa Mágica" e siga as instruções apresentadas. Note que isso eliminará quaisquer dados no sistema Caixa Mágica, ficando no estado igual a como quando recebeu o computador pela primeira vez.
Atenção: faça a reposição apenas para o Caixa Mágica! Se fizer a Reposição Windows, irá perder alguns dos programas pré-instalados de fábrica no sistema Windows (Diciopédia, jogos didácticos, etc.).


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Anónimo (19-09-09),

Dependendo da intensidade da queda, o Disco Rígido pode ter-se mesmo danificado. No entanto, deveria surgir algo no ecrã, pelo menos até à fase anterior ao surgimento do menu de arranque.
É possível que se tenha desencaixado algum componente dentro do computador, ou danificado irremediavelmente. Em caso de mau uso, a garantia fica anulada, por isso terá de suportar os custos de reparação. Poderá optar por repará-lo no centro de assistência, ou em qualquer casa de informática com meios para tal.

Eu tenho uma loja na zona de V. N. Famalicão. Se viver próximo desta zona e/ou se lhe for conveniente, poderá contactar-me para que analise o portátil mais a fundo. Poderei fazer-lhe um diagnóstico sem custos.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt

Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá!
Também comprei uma caneta e rato Magalhães, já saquei os drivers que estão na página da Tsunami, mas não consigo instalar no Vista 64 bits.

Não há drivers para esta caneta para o Vista 64 bits? :(((

No Vista 32 bits consegui instalar sem problemas...

Se me puderem ajudar agradeço.

Eunice

Helder disse...

Eunice (15-10-09),

Nunca utilizei esses dispositivos. No entanto, eles foram desenvolvidos especialmente para uso com o Magalhães, que está equipado com o Windows XP.
Tal como qualquer peça de harware, os fabricantes fornecem suporte para os sistemas que quiserem. Além disso, é natural que um dispositivo que tenha sido desenvolvido para um determinado sistema (Windows 2000 e Windows XP, por ex) não funcione em sistemas porteriores (Windows Vista, Windows 7... e o sucessor que virá).

Como disse no início, não tenho experiência com a caneta do Magalhães (é o que lhe chamam), mas é provável que esse dispositivo seja exactamente o mesmo que outro de outra marca, embora com nome diferente. Se conseguir descobrir outras marcas com esse mesmo equipamento, pode ser que tenham drivers para outros sistemas.
Ah! É muito diferente um sistema de 32bit para um de 64bit, principalmente nos drivers! Por isso não se admire que tenha conseguido no Vista32 e no 64 não.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Bom dia,a minha neta não se lembra da palavra passe.O que fazer? Alguém me pode ajudar?

Helder disse...

Anónimo (23-10-09),

Se se refere à password de utilizador do Windows e não se lembra dela, tente o seguinte:
1. Imediatamente após escolher 'Windows' no menu de arranque do Magalhães, prima repetidamente a tecla F8, até surgir um menu de opções de arranque
2. Nesse menu, escolha a opção 'Modo de Segurança'
3. Após ter arrancado, inicie sessão com a conta 'Administrador'*
4. Vá ao Painel de Controlo e dê duplo clique sobre 'Contas de Utilizador'
5. Clique no utilizador da sua neta, depois em 'Remover palavra-passe' e confirme a acção
6. Reinicie o computador e já conseguirá iniciar sessão com a conta dela, já sem password

*Na primeira utilização do Magalhães, há uma fase em que pede para definir uma password para a conta 'Administrador'. Esse passo pode ser ignorado, ou deixar a password em branco. No entanto, da experiência que tenho, os utilizadores costumam definir aí uma password qualquer, sem fazer caso desse passo e, com o passar do tempo, quando realmente é necessário aceder ao computador com a conta 'Administrador', já não fazem a mínima ideia do que terão colocado como password. Por isso, se também não sabe a password da conta 'Administrador', então é um caso (quase) perdido para utilizadores comuns ou com pouca experiência em informática.

Se a hipótese acima não resultou, só há duas soluções, uma delas "drástica". A primeira, passa por utilizar meios externos próprios para redefinir a password, mas é um procedimento complexo para utilizadores comuns.
A segunda, a "drástica", é efectuar uma reposição ao sistema, utilizando a ferramenta disponível no menu de arranque. Mas atenção: esse método é destrutivo, eliminando quaisquer dados pessoais (fotos, documentos, programas extra) que tenha no computador. Além disso, numa situação ideal, o sistema deveria ficar exactamente como quando adquiriu o computador, mas tal não acontece. Muitos dos programas pré-instalados de fábrica não estão incluídos nessa reposição, como é o caso da Diciopédia, Magic Desktop, entre outros... e para os obter, terá de contactar assistência técnica.

Eu tenho loja de informática na zona de V. N. Famalicão. Se pretender, pode contratar os meus serviços. Além disso, posso ainda efectuar uma manutenção geral e optimização do equipamento. Os meus contactos:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt

Veja se ajudei de alguma forma...


Cumprimentos,

Helder

Paulo Monteiro disse...

Recebi um Magalhães de um aluno que apresenta a janela do ambiente de trabalho inferior ao tamanho do ecrã desde o arranque do sistema. Procurei alterar as configurações (painel de controlo/definições de visualização) mas não consegui. Resolvi repor o sistema com a pendrive mas o problema persiste.

Helder disse...

Paulo Monteiro (29-10-09),

O tamanho de área visível é reduzida logo que liga o computador, ou só depois de entrar no Windows?
O problema verifica-se também no Caixa Mágica, ou só em Windows?

Essa característica do ecrã reduzido, a ser desde o momento que liga o computador, é comum em alguns computadores portáteis, mas costuma ser configurável (dentro da configuração do BIOS tem uma opção para "esticar" o ecrã).
No entanto, o Magalhães não tem essa opção. Por isso, convinha saber se isso acontece em tudo (Menu de Arranque, Caixa Mágica e Windows), ou se só num dos sistemas.

De qualquer forma, tente o seguinte, no Windows:
- Iniciar > Painel de controlo
- Na zona esquerda da janela, clique em 'Mudar para vista clássica', caso não esteja já
- Na zona direita da janela, procure e dê duplo sobre o ícone 'Intel(R) GMA Driver for Mobile'
- Na caixa que se abre, clique em 'Definições de visualização'
- Em 'Resolução do ecrã', seleccione 1024x600
- Depois, clique no botão 'Opções de relação altura/largura' nessa mesma janela
- Abre-se uma nova caixa. Clique em 'Ecrã Inteiro (Sem Margem)
- Clique em OK e novamente em OK, confirmando as alterações

Veja se resolveu... caso contrário, não poderei ajudá-lo de outra forma, remotamente.

Tenho loja na zona de V. N. Famalicão. Poderei dar uma vista de olhos pessoalmente, sem qualquer compromisso.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

boas amigos

a minha filha tem o magalhaes com problemas, ao ligar o pc faz barulho tic tic ... umas vezes arranca e outras nao arranca mas sao mais vezes que nao liga.
agradecia se me indicassem o k fazer.
ass. Henrique

Helder disse...

Henrique (04-11-09),

Pelos sintomas que indica, trata-se de problema no Disco Rígido. É um dispositivo composto por electrónica e mecânica, portanto sensível na parte mecânica em caso de pancadas, quedas ou movimentos bruscos. Mas também pode acontecer de a avaria ser causada por causa natural (simples desgaste ou anomalia no dispositivo). Se o computador não aparenta sinais de maus tratos (sinais de quedas ou mossas), ligue para a assistência, através do número que tem numa etiqueta na base do portátil.
Alternativamente, ou caso não esteja coberto pela garantia, poderá optar pela reparação em lojas de informática qualificadas para esse tipo de intervenção. Tenho loja de informática na zona de V. N. Famalicão e faço praticamente todo o tipo de reparações a Magalhães.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Heidi disse...

Boa tarde,

Dois dos pinos de encaixe da bateria partiram, há possibilidade de repação?

Obg. Margarida

Helena do Mar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helena do Mar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helder disse...

Margarida (23-11-09),

Na pior das hipóteses, só substituindo a Placa Principal, pois esses pinos estão soldados nessa placa. No entanto, é possível que se consiga remediar isso, tentando soldar outras chapinhas, previamente confeccionadas à medida e de forma a que se consigam soldar. A ser possível, não será tarefa fácil...
A marca, certamente não fará esse tipo de serviço, só mesmo ubstituindo a placa por completo.

Tenho loja de informática na zona de V. N. Famalicão e posso tentar colocar-lhe ums chapinhas novas/alternativas. Nunca fiz um serviço desses, mas poderei tentar sem qualquer compromisso, caso não consiga. Se quiser contactar-me:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Helena do Mar (23-11-09),

Posso enviar-lhe isso por e-mail. Indique-me o seu, eu escreva-me a solicitar:
xikilin@sapo.pt

Os drivers têm cerca de 50MB...


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

O meu magalhães não funciona e não está relacionado com com o carregamento da bateria será que me poderia ajudar! desde já agradeço a vossa atenção.


Um beijinho do joão

Helder disse...

Manuela (10-12-09),

O termo "não funciona" pode ser muita coisa, desde não ligar, ligas sem dar imagem, não arrancar, etc...
Uma vez que diz que não está relacionado com o carregamento da bateria, presumo que o computador não ligue. Se for o caso, se possível, teste outro carregador e outra bateria no seu portátil. Aproveite para testar a sua bateria e carregador noutro portátil, para despistar.
Conheço alguns casos de portas USB danificadas (mau uso), com pinos partidos ou tortos, a fazerem curto.circuito. Verifique as suas portas. Se vir que alguma deles está danificada, então é provável que tenha queimado a Placa Principal do computador... e isso não é coberto pela garantia! Se for isso, conte com uma reparação na ordem dos 100,00eur, a passar um pouco. A ser isso, essa reparação pode ser feita no centro de assistência ou em casas de informática qualificadas para esse tipo de reparações.

Se, dê mais informações acerca dos sintomas da avaria (se liga, se tem imagem, se apita, que luzes acendem...)


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá, resumindo e concluindo, o magalhaes é uma grande treta, 1º se é pa miúdos ja se espera alguns maus tratos ao pc, mas segundo dizem o pc era á prova de choques de derrames liquidos etc, mas na prática vejo que nao é assim, 2º nuns faltam programas, noutros drivers que deviam vir por ex com caneta e rato magalhaes, tipo um daqueles cds pequeninos de drivers, este pc foi feito só para os pais gastarem mais dinheiro do que ele custa, é assim que eles recuperam o dinheiro por venderem magalhaes a 50 €, enfim...

Anónimo disse...

pois isso faz-me lembrar o caso dum toshiba do e-escola em que se paga 150 € e em menos de 6 meses o botao do pad do rato do lado esquerdo ir pa baixo, e como agora a toshiba nao pega nos pc´s e-escola, lá se teem de ir pa essa tal atinformatica em leça do balio, coisa que eles escaparam logo a arranjar pela garantia dizendo que era desgaste normal do pc, lol em 6 meses e ainda nós sabendo que essa remessa de toshibas houve muitos com o mesmo problema (material fraco) pagou-se 150 € pelo pc e só pela tecla queriam levar 100€, lol assim nao custa ganhar dinheiro e a peça pa eles se calhar nem a 20€ chega de custo, ao menos com a hp mesmo sendo e-escola eles aceitam arranjar os pc´s e teem um serviço 5 estrelas de assistencia com recolha e entrega em casa do cliente em pouco tempo. cumprimentos

Anónimo disse...

Quando ligo o Magalhaes o som do "Bem vindo" ou até mesmo quando estou no Youtube fazem ruido o video fica lneto e a muasica gageja pqe?

Helder disse...

Anónimo (16-12-09),

O Magalhães NÃO é à prova de choques. Osso, e principalmente que seja à prova de derrames de líquidos, é totalmente falso! A verdade é que o Magalhães está construído num material bem mais resistente que outros portáteis, mas não deixa de ter a sua fragilidade, principalmente no Display, Teclado e Disco Rígido. Qualquer pessoa que pegue nele, com o mínimo de bom-senso, consegue perceber os limites de resistência que aquilo tem.

Quanto à questão da caneta, realmente foi uma falha grave da parte deles não incluírem os drivers com o material. No mínimo, mas pouco aceitável, deveriam fazer acompanhar indicações para transferência a partir da internet.
À parte disso, e da configuração no software pouco cuidada, o Magalhães é um excelente computador. Quem os tem todos mal tratados, isso é culpa dos pais. Se calhasse de dar um "computador do Noddy" aos seus filhos, que certamente seria mais caro, se ele se partisse concertesza que não iria reclamar garantia.

O caso do Toshiba, pode até ter havido algum defeito no material, mas muito provavelmente a causa da avaria foi mau uso... e, naturalmente, a garantia não cobre isso. O facto de quererem 100,00eur pela reparação, até pode não ser muito, porque provavelmente teria de ser substituída toda a carcaça do portátil. Isso acontece com muitos portáteis. Além disso, as marcas só costumam dar 6 meses de garantia a alguns componentes, precisamente porque o seu uso varia muito de pessoa para pessoa. É o caso de teclados, ratos, baterias e carregadores.

Já agora, se quiser um portátil à prova de choques, sugiro-lhe este:
http://www.trustedreviews.com/laptops/review/2007/01/20/Panasonic-ToughBook-CF-19/p1
... mas não se assuste com o preço dele!


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Anónimo (17-12-09),

Em princípio, é problema de software. Para despistar, experimente as mesmas situações no Caixa Mágica. Se lá correr tudo bem, volte ao Windows e faça o seguinte:
1. Prima, simultaneamente, as teclas CTRL, ALT e DEL
2. Inicie o Gestor de Tarefas e clique no separador 'Desempenho'
3. À medida que faz alguns testes, verifique se o nível do processador se mantém baixo (abaixo dos 50%)
Se estiver muito em cima, ou oscilar muito enquanto não mexe com o computador, é provável que esteja algum processo a ocupar o computador, fazendo o som "engasgar"
Se nota que o computador está lento em qualquer operação, ou que o seu desempenho deveria ser melhor, é mais um indicativo de que algo não está bem.

Para resolver o problema, poderia sugerir-lhe uma reposição ao Windows. Isso resolve o problema, porque fica com uma instalação limpinha, sem erros, mas com a reposição irá perder muitos dos programas pré-instalados de fábrica. O centro de assistência diz que os agrupamentos de escola estão munidos com meios para reinstalar os programas que faltam na reposição, mas já ouvi vários casos em que dizem que nas escolas ninguém tem isso.
Se viver próximo da zona de V. N. Famalicão, ou se lhe for conveniente, pode deslocar-se ao meu estabelecimento e analiso o portátil sem custos... e digo-lhe logo se o problema pode ser resolvido facilmente, se requer garantia, ou outros meios...
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

olá a todos e desde já felicito o vosso empenho e trabalho na resolucao dos nossos problemas com o magalhaes
no meu caso o acessorio-caneta e rato magalhaes(epos wired pen) que como já vi alguns comentarios no forum redirecionam para um saite já inativo se houver outra maneira de me ajudarem a encontrar os drives para o mesmo agradecia
um abraço
mario palma

mpmariopalma@hotmail.com

Helder disse...

Mário Palma (03-01-10),

Pode transferir os drivers a partir deste link:
http://www.suportemagalhaes.com/downloads/drivers%20equipamento/caneta/Pen.zip


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa noite, estou a tentar instalar o emule e no site emule.com pedem-me para enviar uma sms para receber a chave (a sms custa 1,68€). Gostava de saber se é seguro instalar enviando essa sms ou se existe alguma forma + segura. Obrigada

Helder disse...

Anónimo (12-01-10),

Tenho um amigo que já caiu numa "burla" dessas, mas a verdade é que funciona. Pelo menos funcionou no caso do meu amigo. Enviou a SMS, custou 2,00eur (provavelmente o seu valor é sem IVA) e recebeu um código que lhe permitiu instalar o programa.

O emule é um programa totalmente (tanto para download como para instalação e utilização). No seu caso, transferiu o programa de um site que tem um ficheiro de instalação alterado, que só prossegue mediante um código. Esse código, nesse caso, é obtido através do envio de uma SMS. A pessoa ou entidade que disponibilizou esse programa, alterou o seu método de instalação para ganhar dinheiro à custa de inocentes.

Recomendo-lhe procurar por outra versão do emule. Como se trata de um programa grátis, é capaz de o encontrar em sites fidedignos de downloads, como baixaki.com.br ou superdownloads.com.br
Se quiser, pode experimentar esta versão:
http://bowlfish.sourceforge.net


Cumprimentos,

Helder

claudio disse...

Ola eu tenho o meu Magalhães e ainda não passou um ano e ainda tenho garantia mas o som do meu Magalhães um dia começou a dar mal por causa de alguma coisa que eu instalei e eu formatei muitas vezes sempre que dava mal e hoje de manha eu liguei o Magalhães e ia jogar um jogo chamado lunia e era preciso o adobe flash player 10 então eu instalei pus-me a jogar e o som começou a dar mal outra vez e eu quero saber como posso resolver o problema do som sem formatar o Magalhães.

Obrigado.

Helder disse...

Claudio (07-02-10),

Das duas, uma:
- Tem o computador infectado com algum vírus, ou outro programa malicioso que lhe consome bastantes recursos;
- Tem o Disco Rígido danificad
Embora possa parecer estranho, a verdade é que já vi 2 computadores que estavam sem qualquer tipo de infecção, inclusivé um deles tinha sido revisto por mim algumas semanas antes, e o sintoma era o som aos soluços. Acabei por aperceber-me que era defeito com o Disco porque na altura em que o som soluçava a luz de actividade do disco acendia. Depois fiz testes ao hardware e verificou-se que o disco acusava problemas físicos.
Fazer uma reposição (formatar) o sistema pode resolver temporariamente, mas quando a zona afectada do disco volta a ser atingida, o problema vola a surgir.
No seu caso, recomendo-lhe enviar o portátil para garantia, idealmente no estado em que está (a tal falha no som). Claro que convém ter a certeza que seja problema de hardware. Caso seja software (vírus, por ex), poderá ter de pagar a reparação.

Tenho estabelecimento informática na zona de V. N. Famalicão. Se viver próximo de cá, ou se lhe for conveniente, pode dirigir-se à minha loja a faço-lhe um diagnóstico grátis... e se for problema de hardware, só tem de ligar para o número na base do portátil e requisitar a assistência.


Cumprimentos,

Helder

JLOPES disse...

Bom dia, tenho um Magalhães, que não arranca, acende as luzes e depois fica com a luz de hibernação ligada e não dá nada, nem a ventoinha trabalha, será a board que pifou?

Helder disse...

JLopes (16-03-10),

Pelos sintomas, eu diria que foi mesmo a board q pifou... e, muito provavelmente, porque danificou uma das portas USB!
Verifique se as portas USB estão, visivelmente, em bom estado. Vistas de lado, as portas USB têm uma área mais larga em baixo. Caso essa área esteja mais larga em cima ou +/- igual em cima e em baixo, então deve ter conectado algum dispositivo (pen, rato, etc.) ao contrário, partindo a porta e, provavelmente, feito curto-circuito, queimando a Placa Principal. Se tiver dúvidas, compare uma com a outro, ou com as portas de um outro computador.
Curiosamente, tive um cliente que lhe aconteceu isso (o computador desligou-se/foi-se abaixo quando conectou o rato ao contrário, partindo a porta USB). Ele levou o computador à minha loja e, sem perceber como, o computador lá funcionou...
Tente endireitar a porta USB, mas apenas se ela estiver torta e der para endireitar. Se vir que está demasiado partida, metida para dentro, ou com os pinos a fazerem contacto com a chapa envolvente, então contacte serviço técnico para analisar o caso... mas, muito provavelmente, a reparação passará pela substituição da board!
Outra hipótese. é ter algum pino do encaixe da bateria (no portátil) torto. Retire a bateria e veja se os contactos (palhetas douradas) estão intactos ou em bom estado. São 7 e dois deles são maiores que os outros. Se estiverem tortos, endireite-os com ajuda de algum objecto, mas com cuidado para não os partir!
Tente ligar o portátil apenas com o carregador, sem bateria. Depois, recoloque a bateria, mas com cuidado... e certifique-se, antes, que os pinos estejam mesmo direitos!

Existem outras hipóteses, mas mais que isso, requer que o computador seja analisado por entendidos. Tenho estabelecimento informática na zona de V. N. Famalicão. Se viver próximo, ou se lhe for conveniente, pode contactar-me e analiso-lhe o computador sem custos.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

o meu magalhaes deu um erro e eu enviei-o para a jp sa couto. Qunado voltou para as minhas maos ja nao trazia a mesma congiguração de fabrica. como recuperar os jogso do caixa magica, incluindo supertux entre outros? agradecia resposta o nais breve possivel. com os melhores cunmprimentos:
Telmo Macedo

Helder disse...

Telmo (01-04-10),

Desde a primeira versão do Magalhães, houve alterações a alguns programas, porque tinham erros ortográficos/gramaticais. Houve muita gente a contestar isso, e a JP Sá Couto tinha duas hipóteses: corrigir os erros, ou eliminar os programas. É provável que a tradução para português não fosse da responsabilidade da JP Sá Couto, mas já está a ver qual foi a decisão tomada por eles, né?

Se pretende ter esses programas de volta, terá de os conseguir obter por outros meios, ou até mesmo comprar os originais. Alternativamente, pode tentar o método de reposição disponível num link deste blog. Na zona esquerda deste blog, tem um link "Recuperação do magalhães". Se clicar nele, irá ter a uma outra página, com instruções e outros links que lhe permitirão repor o computador no estado de fábrica.
Actualmente, esse site dispõe de, pelo menos, dois métodos de reposição, que creio serem diferentes. Sem certeza, pois não os testei, penso que um deles deixa o computador no estado original e o outro remove as partições de recuperação, deixando mais algum espaço extra para o Windows. Aqui estão os links directos:
http://capinha413.wordpress.com/guias-pc-magalhaes/recuperacao-windows-xp-e-cm12 (sem partições de recuperação)
http://capinha413.wordpress.com/guias-pc-magalhaes/recuperacao-total-do-magalhaes (provavelmente igual ao estado original)
Irá precisar de tempo e de algum material para essas operações, conforme indica lá no site.
Alternativamente, eu tenho um outro método de reposição. Com Windows totalmente actualizado, antivírus activado e a funcionar, mais uma série de novos jogos, utilitários e funcionalidades, deixo ainda o Windows com cerca de 8GB de espaço livre. Tenho estabelecimento de informática na zona de V. N. Famalicão. Se estiver interessado, contacte-me:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Admin disse...

@ Todos

Os que moram na zona Norte (ou outras), e que procuram por um serviço técnico sério e honesto, recomendo o estabelecimento do Helder e os seus serviços, pois já aqui deu provas de profissionalismo e sobretudo dedicação e empenho em resolver todas as situações que requeiram uma intervenção técnica.

Basta entrarem em contacto com ele, seja por telemovel, email ou atraves dos comentários deste blog.

O orçamento é gratuito ...

Abraço

Anónimo disse...

tenho tentado ligar o computador á internet e não consigo. Já desliguei o controlo parental e mesmo assim o magalhães não liga.
tenho um router wireless e o magalhães não a detecta.liguei tambem através de cabo e mesmo assim não funciona.Peço a vossa ajuda.

Helder disse...

Anónimo (10-05-10),

O mais provável é ter o computador infectado por alguma virose. Se for isso, tem duas hipóteses:
1. Faz uma reposição do Windows através do menu de arranque do Magalhães
2. Recorre a serviços técnicos

Mas antes faça os seguintes testes:
1. No Windows, siga estes passos:
a. Vá ao Painel de Controlo e clique em Ligações de rede. Na caixa que surgir, clique com o botão direito do rato em cada ligação e veja se tem a opção "Activar". Se tiver, clique lá e tente estabelecer ligação; se não tiver (ou se tiver "Desactivar"), siga para o passo seguinte.
b. Clique com o botão direito do rato sobre a 'Ligação de área local' e, no menu, em 'Propriedades'. Na caixa que surge, clique em TCP/IP - Protocolo Internet e, depois, no botão [Propriedades]. Certifique-se de que estejam marcadas as opções "Obter automaticamente endereço IP" e "Obter automaticamente endereço de servidor DNS". Clique em [OK] e novamente em [OK]. Teste a Internet agora. Se continar sem conseguir, siga o passo seguinte.
c. Clique em 'Iniciar' - 'Executar', escreva cmd na caixa que surgir e clique em [OK]. Surge-se uma janela preta a dizer C:\Documents and Settings.... Aí, escreva ipconfig e prima a tecla ENTER. Irá obter um resultado, onde, entre outras itens, terá 'Gateway predefinido'. Tome nota do número (por ex: 192.168.1.254). Logo de seguida, na mesma caixa, escreva ping (gateway predefinido) (ex: ping 192.168.1.254). Atenção que deve respeitar todos os espaços e pontos, conforme indico. Se receber um resultado a dizer, entre outras coisas, "Pacotes perdidos = 0", então o portátil consegue, pelo menos, comunicar com o router. Se receber um valor diferente de zero em "Pacotes perdidos", então existe algum problema de comunicação entre o computador e o router... e aí podem ser várias as causas, mas tente o passo seguinte.
d. Desactive ou desinstale qualquer software anti-vírus e firewall. Se este tipo de software estiver com funcionamento anormal, pode condicionar o acesso à Internet e/ou rede. Reinicie o computador depois desse processo.
e. Se depois disto tudo continuar sem conseguir ligação à Internet, então é provável que o computador esteja mesmo infectado com alguma virose e que tenha já causado estragos a nível de software/denifições de sistema. Neste caso, pode efectuar uma reposição ao sistema ou recorrer a serviços técnicos. Atenção para o facto de que se fizer, por si, uma reposição ao Windows, irá perder vários dos programas pré-instalados de fábrica (Diciopédia, Magic Desktop, etc.), bem como todos os ficheiros pessoais!

2. Tente ligação à Internet através do Caixa Mágica:
a. Arranque com esse sistema, ligue por cabo ethernet e veja se consegue estabelecer ligação. Mas antes de abrir o browser do Caixa Mágica, terá, primeiro, de configurar a ligação. Não sei exactamente como se faz isso, mas sei que deverá clicar com o botão direito do rato num ícone junto às horas (provavelmente com a forma de uma ficha) e escolher a opção eth0.
b. No assistente que surgir, penso que seja, praticamente, fazer seguinte, seguinte, seguinte... tendo especial atenção apenas na opção que diz "estabelecer ligação automaticamente" (ou algo parecido). Irá ser-lhe pedida password de root/administrador, que, por defeito, é pte2010.
c. Se conseguir ligação no Caixa Mágica, então é no Windows que está o problema.

Estas são apenas alguns das tentativas de resolução mais comuns. Há outras hipóteses para causa do problemas, mas é complicado enumerá-las todas aqui... e há coisas que não se conseguem resolver remotamente.
Espero ter ajudado da melhor forma...


Cumprimentos,

Helder

ANSELMO disse...

BOA TARDE
TENHO AQUI UM MAGALHAES QUE DESLIGA SE SOZINHO PASSADO UM MINUTO E QUE DEPOIS PARA REINICIAR TENHO QUE TIRAR A ALIMENTAÇÃO E A BATERIA PARA LIGAR DE NOVO E PASSADO 1 MINUTO VOLTA A DESLIGAR.SERÁ QUE É A MODULO DA FAN

Helder disse...

Anselmo (28-05-10),

Sem ver o equipamento, não posso diagnosticar com o mínimo de certeza. Não creio que o problema seja da ventoinha, até porque o Magalhães não tem grande tendência de aquecimento.
Convinha saber alguns pormenores importantes, para pelo menos conseguir despistar alguma coisa:
- Isso acontece se ligar só com bateria, só com carregador ou com ambos?
- Consegue arrancar com os sistemas (Windows e Caixa Mágica)?
- Esse problema verifica-se tanto no Windows como no Caixa Mágica?
- As portas USB estão visivelmente em bom estado?
- Os pinos onde encaixa a bateria estão em bom estado (são 7 ao todo)?
- Tem, ou teve, oportunidade de testar com outro carregador e/ou bateria?
- Nota alguns sintomas fora do normal (ruídos, etc.)?

Há várias hipóteses possíveis para causarem isso, por isso convinha saber com mais certeza. Já agora, experimente ligar o portátil e deixá-lo apenas no menu de arranque, sem seleccionar qualquer opção... e veja se, mesmo assim, ele se desliga.
Depois diga algo...


Cumprimentos,

Helder

Luis Silveira disse...

ola, desde já quero agradecer o apoio e esclarecimento que o Helder dá a todos as pessoas que precisam de ajuda relativamente ao Magalhães.
o meu problema é que o magalhães da minha filha á algum tempo começou a trabalhar e a fazer uns barulhos tuc,tuc e agora o magalhães liga e aparece no visor uma mensagem de erro fatal.
o computador está na garantia, tenho a certeza que ele nunca sofreu quedas.
será que me pode dizer qual a avaria.
moro nos Açores por isso a nivel de garantia o pc teria que ir ao continente para reparar, certo?

Anónimo disse...

ola, desde já quero agradecer o apoio e esclarecimento que o Helder dá a todos as pessoas que precisam de ajuda relativamente ao Magalhães.
o meu problema é que o magalhães da minha filha á algum tempo começou a trabalhar e a fazer uns barulhos tuc,tuc e agora o magalhães liga e aparece no visor uma mensagem de erro fatal.
o computador está na garantia, tenho a certeza que ele nunca sofreu quedas.
será que me pode dizer qual a avaria.
moro nos Açores por isso a nivel de garantia o pc teria que ir ao continente para reparar, certo?

Helder disse...

Luís Silveira (05-06-10),

Quase de certeza que isso é problema no Disco Rígido. Se nem consegue chegar ao menu de arranque do Magalhães, ou se chega e não consegue passar daí, é porque existe algum problema no Disco Rígido, muito provavelmente uma avaria que requer a sua substituição.
Se o portátil se encontra dentro de garantia, o melhor que tem a fazer é activá-la, ligando para o número que se encontra na base.


Cumprimentos,

Helder

Antonio Rodrigues disse...

Ora antes de mais... boa noite...
Pedi emprestado o magalhaes ao meu sobrinho... e puf... funcionou o 1o dia... depois antes de o devolver, liguei, pois queria "oferecer" um Bonus, limpando o pc, com o cleaner, e passando o antivirus exaustivamente... coisa que o meu sobrinho ainda nao sabe que o tem de fazer periodicamente, e antes que pudesse fazer isoo...o pc nao ligou...
Em vez disso fica o ecran dizendo "american megatrends" e entre outras coisas, algo tipo "CMOS checksum bad"
depois carrego em F1... (esquecam, diz "WAIT..."... mas esteve uma noite inteira e nada... carregando em F2 vai para o menu de apresentacao em que se escolhe entre o windows e o linux, (era até aqui que o ecran deveria vir em situacao normal) e depois clico em windows, e nada... ecran a preto... se coloco no linux, ele abre... ou seja tudo OK...(mas OK, só depois de aqui chegar, porque nunca me deveria aparecer aquele ecran de erro, em que primo o F2...) mas consigo fazer algum restauro atraves do linux? como? há cura pra isto??
é que agora o magalhaes está aqui, e sinto-me culpado, pois o pequeno está sem computador...

Queria saber o que posso fazer, antes de em ultimo caso, o mandar arranjar...

Obrigado
E se alguem me puder ajudar.. ou teve este mesmo problema, gostaria que me dissesem como resolveram...

Stanana disse...

ola
o magas do meu filho não arranca e pede-me um cotrolador do realtek posso saca-lo pa uma pen e coloca-lo la?
ele pede um usb boot device mas a pen não será de arranque pois não?não sei como fazer...

Helder disse...

Stanana (16-06-10),

Pelos sintomas, presumo que isso lhe surja logo após o ecrã inicial do Magalhães e antes do menu de arranque. Se for, então o computador não está a detectar o Disco Rígido ou este está com problemas... e, então, está a tentar o arranque por outros meios, nomeadamente a Placa de Rede.

Se o computado estiver dentro de garantia, active-a, ligando para o número que está na base do portátil. Explique a situação no contacto telefónico e, em princípio, obterá garantia disso sem problema.


Cumprimentos,

Helder Teixeira

Famila Nascimento disse...

Bom dia a todos.
Eu tenho o 1º magalhães que apareceu nas escolas e instalei o seven basic,mas com tenho router wirless,ele encontra o router e ponho a senha respectiva,mas o magalhães não liga dá sempre erro,com o cabo de rede ,ele aceita e tenho net . Tentei instalar uns drives que fui encontrando pela net mas nada,,como posso resolver esta questão?Obrigado

Helder disse...

Familia Nascimento (04-08-10),

Eu já testei o Windows 7 num Magalhães com sucesso, sem qualquer problema. O driver para a placa de rede wireless que utilizei foi o nativo do Windows 7, não instalei qualquer outro.

Uma vez que encontra a rede e o problema ocorre quando digita a chave de segurança, certifique-se de que a digita correctamente.
Note que alguns routers mais recentes podem pedir, em vez da chave de rede, o PIN. Esse pin encontra-o numa etiqueta do router.
Se em vez do pin estiver a pedir a chave de rede, certifique-se de que a digita de forma correcta. Respeite maiúsculas e minúsculas e não confunda 0 (zero) com O (ó)).

Não encontrei driver oficial para Windows 7, mas é provável que o driver do Windows Vista funcione sem problemas. O link é este:
http://download1.msi.com/files/downloads/dvr_exe/Vista_RT73(3030).zip

Outra hipótese é que exista alguma incompatibilidade com o método de encriptação/segurança da rede Se for isso, terá de aceder à página de configuração do seu router e alterar esses parâmetros... mas nisso já não lhe poderei ajudar muito, porque teria de estar a ver essas configurações pessoalmente, ou conhecer muito bem o aparelho. No entanto, será em algo relacionado com a configuração wireless e terá de alterar a encriptação de WPA para WPA2 e/ou TKIP para AES (ou vice-versa). Também pode experimentar WEP...

Tente primeiro com as hipóteses que dei no início. Se alterar as definições do router (últimas hipóteses), terá de re-aceder novamente com os outros computadores/aparelhos wireless com as novas definições.


Cumprimentos,

Helder

Famila Nascimento disse...

Helder,obrigado pela atenção.Mas meu caro não deu nada,instalei os drives que me indicas-te ,fui ao router e nada.Ainda esta tarde adicionei 2 pc ao meu router sem problema,dai encalhei com o magalhães,,vai ficar assim,obrigado

zefo disse...

Boas,
Eu faço reparações de pc's é um hobby que tenho e desde que comecei a reparar Magalhães começou as minhas dores de cabaça, apareceu-me um vizinho com um Magalhães com o o ecran partido para substituir mas o dono do Magalhães em questão disse que o PC também estava lento para ver o que se passava, como tinha o da minha sobrinha em casa para fazer o mesmo (limpeza) retirei o ecran do dela coloquei no outro para ver se o disco também tinha sofrido ou se era só o ecram partido, tudo ok o computador funcionava e fiz uma limpeza de ficheiros temporários e alguns vírus, voltei a instalar o ecra no PC da minha sobrinha e quando ela o foi buscar qual não foi o nosso espanto que o Mag. não funcionava o ecran fica todo branco e se carregar em alguma tecla começa a apitar com uns pis pis irritantes e só desliga cortando a alimentação achei estranho voltei a colocar no outro Mag. e o mesmo, como o ecran novo ainda não chegou não sei se é o ecran que pifou ou se foi uma outra coisa qualquer, mas nunca me tinha acontecido isto e já desmontei N Mag. soldei patinhas da bateria eu sei lá coisas que fiz a Magalhães, mas esta é nova para mim será que alguém me pode ajudar, ou terei de comprar um outro ecran pois isso ainda fica em 90€, e não acredito que o ecran do Mag. se danifique assim.

desde já agradeço a disponibilidade para a ajuda,

José Lapão

Helder disse...

José Lapão (30-08-10),

Sinceramente, pelos sintomas o problema será mesmo com o ecrã.

Os "pis pis" irritantes que ouve são, provavelmente, do menu de arranque do Magalhães. Por defeito, está na opção "Seleccione uma opção" (ou algo parecido) e tem de premir a tecla para baixo e seleccionar Windows ou Caixa Mágica. Experimente o seguinte: quando ligar o computador, aguarde alguns segundos. Depois prima a tecla para baixo uma vez (só uma!) e prima [ENTER]. Se tudo correr bem, o Windows irá arrancar, embora sem imagem no ecrã (se premir 2 vezes irá arrancar o Caixa Mágica; se premir 3 ou 4 irá iniciar o processo de reposição do Windows ou Caixa Mágica, por isso tenha cuidado).

Voltando ao problema do ecrã, verifique se a ficha/cabo estão encaixados firmemente e se não há nenhum bocado de plástico ou cola que possa estar a isolar algum dos contactos no próprio ecrã. Faça-o com muito cuidado!

Se não conseguir nada, só substituindo o ecrã... E, ainda assim, pode ser que tenha alguma sorte: se o computador estiver dentro de garantia (esse ou o outro), monte-o todo direitinho de forma a que não se note que foi aberto e active a garantia do equipamento.

Não há mais de que lhe possa valer...


Cumprimentos,

Helder

zefo disse...

Muito obrigado Helder,

Ao que parece têm mesmo razão e é o raio do ecran que pifou pois fiz como disse e o gajo começou a funcionar,só gostava de saber como é que raio um ecran se danifica daquela maneira nunca me aconteceu e já "destripei" de tudo, telemóveis tateis, normais, PC's, portáteis, tudo e é a primeira vez que algo disto acontece, já agora e visto que têm uma loja de informática não me arranja um ecran que me fique mais barato que 90€ com portes para o Alentejo? Vou verificar com o ecran novo que espero me chegue amanha, e se realmente for o caso vou precisar de um novo, mas 90€ neste momento é muito para mim.

Helder disse...

Zefo (30-08-10),

Infelizmente, não consigo esse preço sem portes... até porque há 3 modelos de ecrãs diferentes para o Magalhães, um mais caro que os outros, que mudam no tipo de encaixe/ficha que liga à board, bem como a forma como são fixados.
Eu tenho uma pequena loja de informática, sou sozinho a trabalhar. Quando compro material, pago o(s) artigo(s) e o valor de portes, que normalmente é sempre a mesma taxa independentemente da quantidade. Por exemplo, pago o mesmo de portes se encomendar 1 artigo ou 50 artigos, mas é óbvio que não posso fazer um stock de displays "à toa", porque não é uma avaria muito comum e às vezes não é qualquer um que esteja disposto a reparar, porque acham "caro". Normalmente, vou encomendando conforme surjam situações de reparação.

Se ele começou a funcionar, tente ver se consegue repará-lo de alguma forma. Como não diz de que forma é que ele voltou a funcionar (se foi limpando os contactos ou fazendo alguma pressão), verifique novamente os contactos no monitor. Quando desencaixa o cabo, ele está coberto por uma pequena fita-cola amarela. É possível que alguma dessa fita (ou cola) se tenha entranhado na ficha, pelo que poderá estar a criar um efeito isolante, impedindo o correcto funcionamento.
Mas... também pode ser alguma avaria de placa (alguma solda fria/partida) ou na própria tela. Se o portátil já não estiver dentro de garantia, não tem muito a perder... e pode tentar repará-lo de qualquer forma. Mas com cuidado, porque é frágil... e qualquer pressão a mais, acaba por parti-lo.
Se o computador ainda estiver em garantia e conseguir pô-lo de forma a que não se note que foi violado (selo de garantia (se for o caso), parafusos sem desgaste, fita cola direitinha e sem impressões digitais no interior do equipamento), active a garantia do portátil. Como o display não está partido, é bem provável que não tenha problemas em obter garantia disso (conheço 1 ou 2 casos idênticos).


Cumprimentos,

Helder

zefo disse...

Boas, amigo Hélder

Antes de mais gostaria de agradecer as suas prontas respostas, e gostaria de lhe pedir uma forma de contacto mais rápida tipo e-mail, telemóvel ou IM (MSN ou Skype) o meu e-mail é jflapao@gmail.com pois gostaria de trocar impressões e conhecimentos nesta área quanto ao funcionamento do Magalhães é só mesmo a nível de disco e assim pois o display continua irremediavelmente em branco independentemente do que lhe faça continuo incrédulo com a avaria, mas enfim, tenho um display encomendado desde 5ª feira da semana passada que ainda não chegou foi pedido numa pagina portuguesa de peças para reparação que segundo os numero de contacto é do Porto ou arredores pois o indicativo é 22 o total com portes é 87,50€ dai eu lhe ter perguntado se arranjava mais barato, mas se por acaso o dispay não chegar até 5ª feira (tempo mais que suficiente para chegar a minha casa e visto que o estado da encomenda diz despachada) vou-lhe pedir que me arranje que sabe os dois mesmo, vou pois eu vou fazer testes com este, mas não tenho esperanças nenhumas.

Helder disse...

Zefo (31-08-10),

O meu e-mail é: xikilin@sapo.pt

Anónimo disse...

o meu pc desatulizou, eu estou tentando atualiza mas quando eu ligo o pc ele pede uma senhaso própio computador.. o que eu faço

Helder disse...

Anónimo (01-09-10),

Tente ser mais específico na sua questão, por favor.

Desactualizou como?
Está a tentar actualizar o quê e de que forma?
Em que faze lhe pede a senha?


Cumprimentos,

Helder

Alfredo Castro disse...

bom dia
estou com um grave problema
o ecrán do computador rodou 180º, ou seja 2está de pernas para o ar"
como resolver este problema

Helder disse...

Alfredo Castro (01-11-10),

Não me recordo ao certo, mas creio que pode reverter a situação premindo, simultaneamente, as teclas ALT + SHIFT + Tecla CIMA ou ALT + SHIFT + Tecla BAIXO.
Alternativamente, junto às horas tem um ícone em forma de monitor azul. Se clicar nele, procure pela opção de "Rotação" (ou Rotation) e escolha 'Nenhum'.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Uma vez mais venho solicitar o V/ apoio para a resolução do seguinte problema.
Depois de ter recebido o magalhães após avaria de disco, a maior parte das vezes não consigo vizualizar o windows XP em condições, percebo que ele arrancou e encontra-se em ambiente windowns , mas a imagem do monitor apresenta-se toda turva e enovoada sem conseguir perceber o que se passa.
A mim parece-me que se trata de um problema de resolução do ecrã, mas já arranquei em modo de segurança, alterei a resolução e continua na mesma.
De referir que no ambiente caixa magica tudo corre bem.
Agradeço resposta para este pedido, nomeadamente através de algum download especifico. É que já restaurei o XP por diversas vezes e em algumas vezes consegui com sucesso, mas passado algum tempo volta ao mesmo.

Helder disse...

Anónimo (08-11-10),

Se o problema apenas se verifica no Windows, o mais provavel é que seja um problema de driver da placa gráfica ou de uma configuração da resolução inadequada.

Vamos começar pelo mais simples:
1. Clique com o botão direito do rato numa área livre do ambiente de trabalho e escolha a opção 'propriedades'
2. Clique no separador 'Definições'
3. Aí, encontra um ponteiro na secção 'Resolução do ecrã'
4. Ajuste esse ponteiro para a marca 1024x600
5. Clique em [OK] e confirme as alterações

É provavel que algum jogo ou programa faça alterar a resolução nativa do ecrã, pelo que deverá fazer essa operação sempre que tal ocorra.

Se não resolver, volte a colocar questão e diga qual a resolução que está definida naquela secção.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Boa Tarde
Ao tentar apagar um atalho do jogo supertux no painel central de aplicações original no hambiente de trabalho da caixa magica 14, em vez de eliminar o atalho eliminei todo o painel central de alicações. Naturalmente fiquei em pânico... em vez de ajudar o meu filho apaguei tudo o que ele tinha. Tentei como instruções neste forum a execuçao de um comando para aceder ao temas "superkaramba" mas ele não existe e não consigo voltar atrás. Por favor auxilio!!??

Helder disse...

José Luís (14-11-10),

Infelizmente não tenho (praticamente) nenhum conhecimento de Linux, pelo que não poderei ajudá-lo nesse problema.

Pode efectuar uma reposição a esse sistema e, em princípio, deverá ficar como quando recebeu o computador pela 1a vez. Atenção: digo "em princípio" porque a reposição do Windows exclui alguns dos programas pré-instalados, como Diciopédia, entre outros... mas creio que no Caixa Mágica fique tudo como original.

Se essa solução servir, no menu de arranque do Magalhães seleccione 'Recuperação Caixa Mágica' e siga as instruções. Se tiver documentos pessoais, faça primeiro cópia deles e, depois, proceda à reposição.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Bom dia
O meu filho tem o Magalhães2, e o som dele é algo estranho, parece que está dentro de um túnel, é meio abafado. Aliás tentei ver alguns videos do youtube e o som das vozes não é real, é como se tivesse dentro de uma caixa estancada. Será que instalando os drivers de som resolve o problema? obrigado

Helder disse...

Anónimo (11-12-10),

Não é necessário reinstalar o driver. O problema está na configuração de áudio que foi alterada. Para corrigir, faça o seguinte:
1- Junto às horas, clique na setinha para surgir o painel com o resto dos ícones
2- Nesse painel, dê duplo clique no ícone 'Gestor de audio de alta definicao Realtek'
3- Na janela que surge clique no separador 'Efeito de som'
4- Em 'Ambiente' clique bo botão [Reiniciar], em 'Equalizador' clique no botão [Reiniciar] e em 'Karaoke' coloque o valor em '0' (zero)
5- Feche essa janela e o problema deverá estar resolvido


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Muito obrigado, era isso mesmo

Unknown disse...

Boa Tarde

O magalhães da minha filha esta com um som estranho, parace um apito que vem do ecrã. pois qundo eu toco ou faço pressão sobre o mesmo este pára, mas se retiro ele continua. Da-me a ideia de que seja mau contacto mas não tenho a certesa. recorri aqui para saber se alguem teria tido o mesmo problema. desde ja muito obrigada.

Helder disse...

Antonio (19-12-10),

Sinceramente, não faço ideia do que possa estar a acontecer-lhe. Para ajudar a despistar, diminua (premindo as teclas Fn e F5) ou retire (Fn+F4)completamente, por momentos, o volume de som ao computador.

Se depois disso se verificar que o problema continua, então o mais provável é tratar-se de uma anomalia de hardware, mais provavelmente no próprio ecrã.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boas,
O Magalhães 1 ficou sem som nas colunas, só tem som pelos phones, já troquei de colunas , mas o problema continua, tanto no windows como na Caixa mágica.
O que poderá ser ?

Cumprimentos
Paulo

Helder disse...

Paulo (04-02-11),

Se isso acontece tanto no Windows como no Caixa Mágica, está praticamente posta de parte a hipótese de ser problema de software.
Diz que trocou de colunas, mas não diz se foram umas colunas de som externas (no caso, experimentou com umas colunas externas), ou se trocou mesmo as pequenas colunas internas do Magalhãs (só desmontando o equipamento).
Seja como for, o mais provável é ser um problema com o conector dos phones. Quando conecta uns phones/colunas externas, o som pelos speakers (colunas internas) do Magalhães é cortado, ficando apenas a dar nos phones/colunas externas. Se esse conector se danificar, ao ponto de ficar bloqueado ou partido internamente, deixará de funcionar correctamente (tanto pode impedir que o som saia pelos speakers, como pelos phones, dependendo de como avariar).

A solução passará por tentar reparar ou substituir essa pecinha, mas é uma operação complicada e só entendidos na matéria a poderão realizar. Além disso, caso a peça não dê para reparar, terá de ser substituída, que pode não ser fácil encontrar disso no mercado. Se der para reparar, em princípio bastará ajustar correctamente uma pequena patilha metálica dourada, mas é complicado de o fazer...


Cumprimentos,

Helder

zefo disse...

Olá, estou de acordo com o que o Hélder disse, o mais provável é ser problema de hardware (peça física no interior do Magalhães) é complicado de reparar, mas não impossível, possivelmente terá de ser substituída, é operações que eu costumo fazer, mas em equipamentos que já não tenham garantia

Famila Nascimento disse...

Boa Tarde; tenho o Magalhães o 1º que foi dado nas escolas no qual eu formatei o mesmo com o Seven, a minha questão é a seguinte, após a formatação os simbolos que apareciam no ecrã por ex: aumentar o volume, colocar letra grande , etc, aparecia antes com o windows original uns simbolos do mesmo no ecrã,,,como posso colocar novamente.Obrigado

Helder disse...

Família Nascimento (14-02-11),

Oficialmente, a marca não disponibiliza esse utilitário nem mesmo para Windows XP, apesar de vir pré-instalado nos Magalhães.
Eu acho essa funcionalidade desnecessária...
Para o Magalhães MG2 existe uma versão própria para download, mas não sei se é compatível com o MG1. Com sorte, é... Se quiser tentar, transfira-o deste link:
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?url=MG2|09_DCP(OSD)

Se não funcionar, desinstale-o. Se continuar a precisar disso, diga e posso tentar investigar isso...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

nao consigo ligar o magalhaes da minha filha ha net porque nao sei apalavra passowrd

elsa disse...

O meu magalhaes nao aceita a palavra passe pte 2010 no parents carefree mesmo com o controlo de pais des ligado.
O que devo fazer???

zefo disse...

Boas,

Se for o Magalhães 2 a password do parets care free é - escolinha2010 - eu próprio já testei.

Nuno Carvalho disse...

Boa Tarde, tenho uma pen&rato Magalhães (epos wired pen) que me foi oferecida, não tenho Magalhães, mas acho útil a pen, acontece que comprei um novo pc que claro vem com o windows 7, já procurei e apesar de existirem programas no site do magalhães para usar a pen no win 7 não encontro drivers para a instalar.
Podem ajudar??

He´lder disse...

Nuno Carvalho (24-03-11),

Não tenho qualquer experiência com esse dispositivo, pelo que não poderei ajudá-lo muito.

Daquilo que conheço, as pens/canetas digitais funcionam sem drivers (pelo menos uma parte delas). O que o driver traz de acréscimo são funcionalidades extra, caso o dispositivo as suporte. Por ex, pressão/espessura do traço, entre outras. Mas isso só funciona em programas que suportem esse tipo de introdução e, acima de tudo, desde que a própria pen (e respectivo driver) suporte.

A única coisa que encontrei para download foi uma aplicação. Se não fornecem o driver para download, é porque o driver nativo do próprio Windows é suficiente, tendo em conta as capacidades (limitações) da pen.

O link é este, mas é para a versão 32bit do Windows 7. Provavelmente também funcione na versão 64bit...
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG2|10_Digital Pen&file=Digital Pen X86 Ver_3.6.1.0.zip


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

desculpem incomodar mas o meu computador magalhaes é o 1º e quando eu o ligo o ec´rã inicial a dizer MAGALHAES O MEU 1ºPORTATIL. esse ecra e o que aparece de seguida estão mais pequenos. não sei como mas parece que "encolheram"

agradeço

Helder disse...

Anónimo (18-04-2011),

Não entendo a sua questão. Encolheram como?
Tirando isso, o computador arranca e funciona normalmente?

Anónimo disse...

é que a imagem que aparece no ecrã tem a largura e a altura mais pequena mas sim funciona normalmente

obrigado

zefo disse...

Boas,

Pelo que diz significa que a configuração do LCD não está expandida, para que ocupe todo o LCD, não tenho nenhum Magalhães para lhe dar os passo correctos, vamos esperar que o Hélder lhe dê os passo correctos para voltar a restaurar as definições do LCD do seu Magalhães

Helder disse...

Anónimo (19-04-11),

O post do BIOS (primeira inicialização do computador) é apresentada numa resolução 640x480. Em alguns portáteis, é possível definir que esse post (incluindo durante o arranque do Windows) seja mostrado na resolução real ou expandido para o ecrã todo.

Como disse, a resolução do post é 640x480 (formato/relação 4:3) e o ecrã é 1024x600 (formato 16:9).

Realmente, já tenho visto alguns computadores Magalhães onde aparecia o ecrã expandido, mas noutros aparecia reduzido (em alguns com a proporção mantida; noutros apenas encolhia na horizontal, ficando a altura a ocupar a sua totalidade).
Infelizmente, noas opções de configuração no BIOS do Magalhães não existe tal parâmetro para se configurar.

Da experiência que tenho, as definições presentes na configuração do BIOS é independente das definições do driver no Windows.
Dentro do Windows, dependendo do driver utilizado para a Placa Gráfica, é possível alterar parâmetros que influenciam na forma como a imagem é apresentada no ecrã. É possível configurar da seguinte forma:
1. Expandido/ecrã total
2. Centrar imagem
3. Mater proporção altura-largura

A resolução nativa do ecrã é de 1024x600. Portanto, seguindo as opções que referi atrás, vou dar-lhe exemplos de como seria apresentada no ecrã uma imagem de 640x480pix.
1. Ocuparia o ecrã todo (a imagem seria esticada para ocupar os 1024x600pix do ecrã)
2. Apareceria centrada no ecrã (neste caso, ficaria uma zona preta em torno da imagem, na diferença de distância dos 640x480pix para os 1024x600pix)
3. A imagem seria esticada até às margens mais curtas, no caso altura, ficando centrada e mantendo a sua proporção (deixando umas listas pretas nas laterais, até perfazer o tamanho da resolução restante na horizontal)

Essas opções de configuração são úteis porque há programas (principalmente mais antigos) que não estão optimizados para resoluções diferentes do padrão 4:3. Por exemplo, se se apresentar um círculo desenhado num ecrã com resolução 4:3 (640x480, 800x600, 1024x768...) num ecrã 16:9 com imagem expandida, o círculo vai aparecer meio oval na horizontal. Outro bom exemplo temos isso no dia-a-dia. Grande maioria das emissões televisivas são emitidas no formato 4:3 e a maior parte das televisões são 16:9. Ora, nesses casos a imagem vai aparecer esticada, dando a impressão de que as pessoas estão mais gordas...

(continua)

Helder disse...

(continuação)

Compreendo que é complicado entender isto desta forma assim exposta, mas se estivesse a explicar-lhe presencialmente seria fácil entender.

Adiante...
Embora, como já disse antes, já tenha presenciado alguns casos desses, nunca me debrucei sobre isso porque acho pouco ou na relevante.
Talvez seja um defeito de programação do BIOS, ou então talvez as definições do driver do Windows influencie na forma como é apresentado no BIOS.
O que pode tentar, a ver se resulta de alguma forma... embora vai ter de fazer várias experiências e desligar/reiniciar o computador a cada tentativa:
Junto às horas, tem um ícone em forma de ecrã azul, que diz algo como 'Intel Graphics Media Acelerator'... sinceramente não me recordo ao centro do que diz, mas tente.
Ao clicar nesse ícone, surge um menu com várias opções. Uma delas fala em ajuste do ecrã, onde constam 'ecrã inteiro', 'centrar imagem' e 'manter relação altura/largura'.
Caso seja possível influenciar a forma como o ecrã é apresentado ao ligar o computador, será por aí nessas opções. No entanto, talvez precise de iniciar uma aplicação que utilize uma resolução baixa (640x480) e desligar o computador à força (tirar a bateria/carregador) para que isso resulte. Isto porque, numa situação normal, sempre a aplicação que utiliza a resolução baixa é encerrada e volta ao Windows de forma normal, o Windows volta a assumir a resolução correcta.

Resumindo: terá de fazer testes com as várias formas de parametrizar (ecrã inteiro, etc.) e com várias resoluções. Muito provavelmente, as definições que irão interessar aqui são:
Ecrã inteiro e resolução 640x480

Mas... se calhar, mais vale esquecer isso. Eu próprio nunca dei grande valor a isso nos Magalhães que me passaram pelas mãos para reparar, porque sei que teria de perder muito tempo em testes... e uma coisa que detesto é ter de estar sempre a reiniciar o computador de cada vez que se faz um teste.

Espero ter sido útil... e desculpe o testamento.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

o magalhães que aqui tenho desliga-se passado 20 segundos so' com a bateria... se ligar com o carregador funciona bem, mas diz que nao tenho bateria...
ja' e' a 2ª bateria que me estraga o que pudera estar a estragar??

Helder disse...

Anónimo (20-04-11),

Tudo aponta para que seja resultado de má utilização da bateria/carregador.
Numa utilização ideal:
- a bateria deve ser carregada até aos 100% de carga sempre que possível
- se não puder carregar até aos 100% (por ex, se só pôde deixá-lo a carrega até cerca dos 50%), deve, numa próxima utilização, deixar descarregar a carga existente e só depois voltar a carregar
- não há necessidade de desconectar o carregador após os 100% de carga
- a partir do momento que se desconecta o carregador, independentemente da carga que a bateria tiver (30%, 50%, 90%...), deve deixar-se a bateria descarregar até cerca dos 10% e só depois voltar a colocar à carga

Estas são os principais cuidados a ter em conta para que a bateria tenha uma longevidade maior possível.

Conheço bastantes casos de computadores portáteis cuja bateria fica praticamente inutilizável em menos de 1 ano. E conheço pessoalmente alguns casos que o uso era do tipo:
1. A pessoa estava com o portátil na sala com bateria a 100% e carregador conectada (até aqui tudo bem)
2. Desconectava o carregador e levava o portátil para a cozinha. Lá, voltava a conectar o carregador
3. Depois, fazia o mesmo quando ia para o quarto
4. Entretanto, desligou o portátil e guardou-o, juntamente com o carregador, na mala.
5. No dia seguinte levou-o para o trabalho/escola e ligou-o algum tempo só com bateria... e descarregou até cerca de 40%.
6. De seguida, pô-lo a carregar e carregou até cerca de 60%. Entretanto, teve de o desconectar da energia novamente
9. Alguns minutos depois, voltou a conectar e deixou a carregar até aos 100%
10. Chegando a casa, a história repete-se novamente...

Está a enter o exemplo? Analisando-o, repare que na passagem do ponto 1 para o ponto 2 há, logo aí, uma muito má utilização. Isto porque quando desconectou o portátil, a bateria entrou em descarga... e alguns segundos/minutos depois, voltou a ser colocada a carregar, mas apenas por uma pequena percentagem (talvez 2 ou 3% no máximo). Ora, isso é muito mau para as baterias, porque começa a viciá-las.
Logo de seguida, a história repetiu-se quando foi para o quarto.
No dia seguinte, durante o dia, houve algumas cargas e descargas aleatórias da bateria, coisa que se deve evitar sempre que possível.

Um exemplo de utilização como o que dei, degrada as baterias em muito pouco tempo! Basta seguir as regras que indiquei no início e verá que as baterias duram muito mais tempo.
Veja-se outro exemplo, a utilização dos telemóveis. Tenho um com 6 anos e a bateria aguenta-se 3-4 dias com uso normal. Só quando pede, é que o coloco a carregar.

Outra coisa:
Conheço casos de computadores portáteis que têm o conector DC do portátil (onde conecta o transformador) partido ou danificado. Se ele estiver partido, com folga ou mau contacto internamente, o efeito que terá é:
- Carrega quando faz contacto
- Não carrega quando não faz contacto
Também pode ser o cabo do transformador (ou o próprio transformador) danificado.
Ora, isso é praticamente o mesmo que conectar o transformador, desconectar, voltar a conectar, desconectar, reconectar... (carrega, não carrega, carrega, não carrega...)
Há uma forte probabilidade de lhe estar a acontecer isso!

Uma forma simples de testar é:
1. Retire a bateria
2. Conecte o transformador
3. Ligue o portátil e deixe-o parado no menu de arranque
4. Mexa um pouco com o transformador. Mexa na ponteira (junto ao conector) e no cabo (ao longo do cabo todo, principalmente junto à ponteira e junto à saída do transformador)

Se verificar que o conector DC tem folga, deve substituí-lo/repará-lo o quanto antes. O mesmo para o transformador, caso verifique que o defeito é dele.
A continuar assim, não adianta estar a trocar de bateria, porque há-de repetir-se. Além disso, corre o risco de danificar irremediavelmente o portátil (nomeadamente danificar/queimar a motherboard).


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Bom dia tenho o magalhães 1 já vai fazer dois anos se não me engano, acontece que agora ou seja á tres dias deixou de funcionar a seta, ou seja o scroll não funciona e a seta não sai do mesmo sitio, e nem consigo tirar o controlo de pais nem aceder a nada, terei de comprar um rato? Em Lisboa existe alguma casa "própria" para o magalhaes? Desculpem o incomodo obrigada

Anónimo disse...

Boa tarde, quero instalar internet do magalhaes do meu filho, mas depois de o computador ir para arranjar á fabrica, veio sem controlo parental, assim nao consigo instalar a internet...
o k posso fazer?
obrigada

Helder disse...

Anónimo (26-04-11),

Parece-me que está a interpretar mal o problema. Presumo que quando diz "scroll" se refira ao touchpad do computador. Há 3 causas possíveis para isso ter acontecido:
- Problema de Drivers (ficheiros/programa do touchpad)
- Mau contacto do cabo
- Avaria electrónica (touchpad ou motherboard)
Não me recordo ao certo, mas creio que tive situações em que isso acontecia, mas os botões funcionavam. Uma boa forma de testar isso é clicar com o botão direito do rato/touchpad. Se surgir um menu, então é só a parte de movimento dou touchpad que está afectada.

Para despistar melhor, inicie o computador com o Caixa Mágica. Se o problema não se verificar, será algum problema de drivers... em princípio relativamente simples de resolver.

Faça o teste e depois diga-me qualquer coisa.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Anónimo (26-04-11),

Se não tem controlo parental, não há hipótese de ser isso que esteja a impedi-la de navegar na net. Portanto, o problema deverá ser outro.
Primeiro, tem de conseguir estabelecer conexão de rede. Embora não tenha 100% certeza, nas reparações penso que seja comum instalarem um driver diferente do que vem de origem. Veja junto às horas se surge um ícone em forma de quadrado branco com um simbolozito no meio. Se clicar com o botão direito sobre esse ícone, há-de surgir um menu com uma opção a dizer algo como 'Use Windows zero configuration'. Clique lá.
Depois, na mesma junto às horas, tem o ícone da rede sem fios. Se der duplo clique, surge uma caixa a mostrar-lhe todas as redes sem fios disponíveis. É só dar duplo clique na rede pretendida e seguir as instruções de conexão (provavelmente é só digitar a chave de rede e pronto).

Se nada disto resultar, poderá haver mais uma ou outra dica que lhe possa dar, mas talvez tenha de recorrer à assistência e reclamar a reparação.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Bom dia Sr Helder de facto não se chama Scroll, peço desculpa pelo erro, acontece que a caixa mágica teve um problema e eu não consigo entrar pela caixa mágica, no entanto levei um rato e com o rato já funciona, no outro dia o teclado deixou de funcionar. O que eu acho sr Helder é que tenho de formatar o computador todo outra vez pois há programas que foram apagados e a caixa magica nem sequer funcionam, não tenho o audio e acho que faltam muitos programas dos iniciais o sr por acso não sabe onde é que me posso deslocar? Desculpe o incomodo obrigada por tudo Cumprimentos Carolina

Helder disse...

Carolina (29-04-11),

Se o portátil estiver com o software original (por outras palavras, se não tiver sido feita nenhuma alteração às partições de original), no menu de arranque do Magalhães tem, além das opções 'Windows' e 'Caixa Mágica', as opções de 'Reposição Windows' e 'Reposição Caixa Mágica'. Selecionando cada uma dessas opções de reposição, irá reinstalar (quase) todo o software de origem do respectivo sistema. Perderá, no entanto, todos os ficheiros pessoais, ficando o computador como novo. Além disso, alguns programas pré-instalados de origem não estão incluídos nessa reposição (Diciopédia, Magic Desktop, Jogos Didácticos...). Posteriormente, se quiser, pode pedir no agrupamento de escolas da sua zona que lhe reinstalem esse software em falta.

Se o computador não tiver essas opções de reposição no menu de arranque (ou se o menu já não existir), é porque sofreu alguma alteração. Nesse caso, a solução mais simples/barata será recorrer ao agrupamento de escolas e solicitar que lhe reparem o portátil. Lá, os professores e/ou técnicos de informática têm os meiso necessários para a reinstalação do software original.

É possível que exista algum problema de hardware, nomeadamente o Disco Rígido (e, consequentemente, com o passar do tempo, os ficheiros ficam corrumpitos/danificados). Se for disso, até pode ser que o computador fique a funcionar bem durante uns tempos depois de todo o software reinstalado de novo... mas com o tempo vai aperceber-se de que voltará a ter falhas.

Se for problema de hardware (seja Disco, Touchpad ou outro componente qualquer), e se o computador estiver dentro de garantia, deverá contactar a linha de apoio técnico, ligando para o número que se encontra na base. Note que a garantia é de 2 anos após a compra. Se já tiver passado mais que isso, esqueça. É provável que tenha de apresentar alguma prova de compra/aquisição do portátil para comprovar que está dentro do período de garantia.

Finalmente, se nada do que sugeri adiantou, não conheço casas de informática em Lisboa que façam reparações em Magalhães. Eu faço, mas sou de Famalicão. No entanto, penso que qualquer casa de informática, pelo menos grande maioria, faça.


Cumprimentos,

Helder

José Silva disse...

Boa tarde.
formatei o Magalhães da minha afilhada, so tem um problema não tem som,nem o simulo do som aparece ao lado do relógio.
deve faltar driver da placa de som, onde eu posso ir buscar elas?

cump...jsilva

Anónimo disse...

Bom dia Sr Helder, não tenho palavras para lhe agradecer todas as explicações que me deu, é de louvar o seu trabalho, agradeço de coração tudo o que me disse, á noite já vou exprimentar tudo, Obrigada Carolina

Helder disse...

José Silva (01-05-11),

Não indica qual o Magalhães (MG1 Atom, MG1 Celeron, MG2...). Por isso, vou deixar-lhe o endereço para o site onde pode sacar os drivers para todas as versões de Magalhães disponíveis. Escolha a que for de acordo com a sua:
MG1 Atom: http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?url=MG1|Drivers|Atom
MG1 Celeron: http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?url=MG1|Drivers|Celeron
MG2: http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?url=MG2

Em cada secção, encontrará drivers para os vários dispositivos, nomeadamente Som, Gráfica, Wireless...


Cumprimentos,

Helder

Cpmelo disse...

Bom dia,

Não sei o que fez o meu primo ao Magalhães, mas agora sempre que se coloca um ficheiro no ambiente de trabalho ele abre com o internet explorer. Já fui a abrir com e escolhi um formato adequado, mas depois de escolher, por exemplo, o word, ele abre todos, mas mesmo todos com o word... Não abre porque não é o formato adequado, mas fica com o icone do word... Ajudem!

Helder disse...

Cpmelo (28-06-11),

Na sua questão falta saber que tipo de ficheiro está com esse problema (.PDF, .JPG, .MP3, .WMV, ...). O mais provável é que tenha vários ficheiros do mesmo tipo no ambiente de trabalho e não tenha nenhum programa correctamente associado. Faça o seguintes testes:
1. Inicie o Word
2. Escreva algum texto
3. Guarde o documento no ambiente de trabalho com o nome 'Ficheiro Word Teste'
4. Repita os passos 1, 2 e 3 para um ficheiro do Excel, dando-lhe o nome 'Ficheiro Excel Teste'
5. Repita os passos 1, 2 e 3 para um ficheiro do Paint, dando-lhe o nome 'Ficheiro Paint Teste'
6. Se quiser, pode fazer o mesmo tipo de teste em qualquer programa à sua escolha

Depois disso, veririque se os ficheiros que guardou assumem o ícone correcto e abrem com o respectivo programa com que os criou. Se apenas alguns deles abrirem correctamente, só terá de corrigir o programa associado nos tipos de ficheiros afectados.

Outra informação que pode ajudar: saber qual a extensão do(s) tipo(s) de ficheiro(s) afectado(s).
1. Abra 'O meu computador'
2. No menu 'Ferramentas', clique em 'Opções de pastas...'
3. Na caixa que surge, clique no separador 'Ver'
4. Na secção 'Definições avançadas', desmarque o visto em 'Ocultar extensões para tipos de ficheiros conhecidos'
5. Clique em '[OK]'
6. Agora, verá, além do nome do ficheiro, a sua extensão. Exs: trabalho.doc (word), tabela.xls (excel), foto1.jpg (imagem), desenho.bmp (imagem), música1.mp3 (ficheiro áudio), folheto.pdf (ficheiro PDF).

Tente identificar qual o tipo de ficheiro afectado e indique-mo. Depois eu digo-lhe qual o programa que deverá utilizar para abri-lo.

Se o problema for outro e afectar qualquer tipo de ficheiro (ex: abre ficheiros excel, imagem, música, etc sempre com o mesmo programa), então a coisa é mais complicada. Nunca me aconteceu tal, pelo que talvez a hipótese mais simples seja efectuar uma reposição ao sistema.

Mas faça primeiros os testes que indiquei e diga como correu.


Cumprimentos,

Helder

jorgevicente68@gmail.com disse...

Olá, os magalhães dos meus filhos no arranque fazem um tic-tic... umas vezes arrancam e outras não, que fazer?
Obrigado,
Jorge Vicente

Helder disse...

Jorge Vicente (21-07-11),

Isso trata-se de problema no Disco Rígido. É uma característica comum em todos (ou, pelo menos, a esmagadora maioria) dos Magalhães MG1.
Na melhor das hipóteses trata-se "apenas" de um mau contacto; na pior das hipóteses o Disco Rígido está com problemas e precisa de ser substituído (ou reparado, se for possível).

Já, por algumas vezes, indiquei neste blog como proceder à tentativa de resolver o possível problema de mau contacto. No entanto, alertei sempre para o risco dessa operação, que se mal feita pode danificar irremediavelmente o Disco ou o próprio Portátil. Pelo menos um leitor do blog já tentou isso e correu-lhe mal...

Veja as últimas perguntas/respostas nesta página:
http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/01/assistencia-magalhaes.html?commentPage=6
(copie e cole o endereço numa janela do browser)
... e veja também a página seguinte, onde há um leitor a dizer que depois de remover a fita o disco não foi mais reconhecido. Isto para alertar que o procedimento tem riscos, caso seja mal executado.
É um procedimento que, para quem sabe, demora cerca de 2 minutos a fazer. Se corre bem, o computador fica a funcionar novamente.
Tenho estabelecimento informática e não cobro nada por essa intervenção. Sou da zona de V. N. Famalicão. Se estiver interessado e lhe for conveniente, contacte-me:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt

Futuramente, faça por terem cuidados básicos com o Magalhães:
- Evitar pancadas/quedas
- Evitar movimentos bruscos
Criaram a ideia de que o Magalhães seria à prova de choque, mas isso é completamente errado. É construído num plástico mais resistente, mas, como qualquer outro computador, tem componentes frágeis: principalmente o Disco e o Ecrã.


Cumprimentos,

Helder

Hugo Marafona disse...

Boas.

Formatei o Magalhães 1 da minha prima com o winXP mas não consigo arranjar os driver OSD. Alguém me pode arranjar isso, sff?

Cumps

Helder disse...

Hugo Marafona (09-08-11),

Veja a resposta que lhe dei aqui no dia 12-08-11:
http://assistencia-gratis.blogspot.com/2010/03/como-formatar-o-magalhaes.html


Cumprimentos,

Helder Teixeira

Sérgio Lages disse...

Boas a todos,

o Magalhães 2 da minha filha tem a bateria viciada.

Onde posso arranjar uma nova bateria?

Helder disse...

Sérgio Lages (17-08-11),

Como se trata de um acessório, é provável que qualquer casa de informática lhe possa fornecer isso.

Ainda assim, tente saber as condições de garantia. Há marcas que dão apenas 6 meses de garantia nas baterias e carregadores, mas há outras que dão os 2 anos em todo o equipamento. Mesmo assim, a garantia é limitada, pelo que uma forte probabilidade é que a sua bateria se tenha "esgotado" por mau uso. Mas tente...


Cumprimentos,

Helder

Elias Oliveira disse...

Estava olhando os comentários e vi que muitos tem duvidas sobre a caneta pen, so funciona bem com o XP, com W7 só algumas funcionalidade que funciona, no vista não tem compatibilidade, com o XP funciona em todos os computadores, para tal só é preciso baixar drive no suporte do magalhães, tenho dois magalhães formatei para o W7, funconou muito melhor que o original, pois havia muitos, programas no antigo, o deixava com espaço muito reduzido.

Anónimo disse...

Caros Srs,

Antes de mais parabéns pelo vosso blog!
Adquirimos um MG2 como Windows 7 profissional instalado. procedemos às normais actualizações. De um dia para o outro o computador encerra sozinho, indicando apenas uma janela, (mal inicia o windows) onde inicia uma contagem decrescente (120 segundos) até ao seu encerramento. Já tentei investigar se havia solução fácil na net mas não encontrei nada convincente. Podem Ajudar?

Muito obrigado!

Miguel
miguelbranco00@hotmail.com

Anónimo disse...

O meu pequenote de 8 anos ganhou o tão desejado MG2, claro que iniciou-se da melhor forma, criou uma password/admnistrador da qual não tem a mais pálida ideia nos dias que se seguiram. Podem ajudar-nos?
Obrigada.
Filho e mãe á beira de um ataque de nervos....

Helder disse...

Anónimo (08-12-11),

A forma mais simples de o fazer por si, é efetuando uma reposição ao sistema, de forma a deixar o sistema como novo.

Nota importante: ao efetuar uma reposição ao software, irá perder todos os dados pessoais que tenha memorizados no computador (fotos, trabalhos, etc.). O computador irá ficar "limpinho", tal como no primeiro dia que o utilizou.

Para efetuar uma reposição, siga estes passos:
1. No menu de arranque do Magalhães, prima, simultaneamente, as teclas ALT e G
2. Surgirá um novo menu. Selecione a opção de reposição do Windows
3. Siga as instruções apresentadas no ecrã
4. Se durante o processo lhe pedir uma password de administrador, será escolinha 2010
5. No fim, quando terminar a reposição, idealmente não crie nenhuma password para o utilizador. As passwords servem para manter privacidade, mas isso é desnecessário nos Magalhães

Se não se sentir à vontade para efetuar a reposição, recorra ao agrupamento de escolas da sua zona e solicite que lhe façam uma reposição ao sistema. Em princípio, tem lá técnicos ou professores com meios para isso.


Cumprimentos,

Helder

Carlos Soares disse...

Estou a tentar efectuar a recuperação do Magalhães mas ele não reconhece o disco dele …. já tentei colocar outro disco e acontece a mesma coisa ele não o reconhece …. Será que alguém me pode ajudar

Helder disse...

Carlos Soares (12-12-11),

Qual é a versão do Magalhães? MG1 ou MG2?

Já vi alguns casos de problemas de deteção do disco. Entre eles:
- Fita mal conectada
- Fita danificada
- Conector danificado (disco e/ou motherboard)
- Disco avariado

Como já experimentou com outro disco e os sintomas são os mesmos, terá de se testar as outras partes.
Se se tratar de um MG1, atenção para a forma como conecta a fita ao disco. Tem uma patilha muito pequena e frágil que tem de ser aliviada para desconectar e apertada para firmar a fita.

Se tiver com problemas de maior, tente levar isso a uma casa de informática de sua confiança e pode ser que lhe consigam analisar isso na hora (eu faço-o sem custos).


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Bom dia,
ao ligar o magalhaes so aparecem uma serie de letras brancas no ecra.. ja andei a pesquisar um pouco e ao que parece tenho de entrar na bios atraves de um dos "f" ou pela tecla "del", mas nao consigo de nenhuma forma!
Que devo fazer?
Obrigada

Anónimo disse...

Boa tarde o magalhaes deixou de arrancar com o windows 7 e só arranca no linux, não sei o que faça?

Helder disse...

Anónimo (27-01-12),

É necessário saber quais as mensagens que aparecem no ecrã para poder ajudá-lo melhor.

Da experiência que tenho, os problemas mais comuns nessas situações são relacionadas com o disco rígido:
1. O disco não é detetado e o computador tenta o arranque por outro dispositivo (normalmente através da placa de rede)
2. O disco rígido está com problemas (SMART Status Bad) e está com falha iminente e tem de ser substituído.

Em princípio, trata-se do primeiro caso. Na melhor das hipóteses é um problema de mau contacto (na maior parte das vezes ouve-se um "tic-tic" dentro do computador). Para tentar resolver, tem de se desencaixar o disco e a respetiva fita de conexão e voltar a colocar no sítio. É um procedimento simples e rápido, mas muito delicado e é para quem sabe! Se mal feito, pode danificar irremediavelmente o disco e/ou a motherboard.

Recomendo que leve isso a uma casa de informática ou a alguém entendido para que lhe analisem e, se possível, resolver.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Anónimo (30-01-12),

Existe algum problema com a instalação do Windows. É possível que se trate de avaria no disco rígido (setores danificados ou outro tipo de avaria), mas também pode ser falha de software (ficheiros corrumpidos ou vírus).

Idealmente, deveria fazer-se um teste ao disco rígido para despistar problemas de hardware. Esse tipo de operações requerem software específico e meios para arranque isolado. Resumindo, não é procedimento simples para um mero utilizador.

Pode tentar efetuar uma reposição ao sistema Windows. Pode ser que fique a funcionar, mas isso não iliba avaria no disco rígido. Ao ficar a funcionar, e caso ainda exista falha no disco, a avaria vai voltar a manifestar-se mais tarde com o uso.

Se o computador estiver dentro de garantia, idealmente deveria fazer o diagnóstico para ter a certeza da avaria no disco. Se se verificar, terá de mandar isso para garantia. Se não o fizer, pode entretanto a garantia acabar quando o problema voltar a manifestar-se... e nessa altura só reparando ou mesmo trocando o disco (custos suportados por si).

Para fazer uma reposição ao Windows, prima simultaneamente as teclas CTRL e G quando estiver no menu de arranque do magalhães. Depois, selecione a opção 'Reposição Windows' e siga as instruções apresentadas no ecrã. Caso lhe peça uma password de administrador ou super utilizador, deverá ser escolinha2010.
Atenção que a reposição irá eliminar todos os dados pessoais do Windows (documentos, fotos, etc.), deixando o sistema no estado como quando recebeu o computador pela primeira vez.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Realmente faz um "tic tic".. Tratarei de o levar a algum entendido no assunto de modo a reposicionar o disco!
Agradeço a disponibilidade!

Anónimo disse...

quando ligo meu computador aparece a tela do MSI e para iniciar tenho que clicar F1

Helder disse...

Anónimo (12-02-12),

Está a referir-se a uma anomalia num computador Magalhães, ou a outro computador?

Seja como for, além do texto a indicar "Press [F1]", tem de dizer qual o motivo para isso acontecer! Indique-me o texto ou mensagem que surgem no ecrã.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Bom dia,
o ecrã do meu magalhães caiu ao chaão. Ficou com uma marca preta. Tenho que trocar de ecrã? Se sim será que vocês vendem ?
Chamo-me Guilherme

Helder disse...

Guilherme (18-02-12),

Se a mancha preta surgiu depois de cair, é quase certo que o ecrã esteja partido... e em pouco tempo issa mancha/racha irá agravar-se.

Eu tenho estabelecimento informática na zona de V. N. Famalicão e faço reparações em equipamento informático (incluindo Magalhães).

Preciso saber se se trata do MG1 ou MG2. Além disso, caso se trate do MG1, será necessário desmontar o portátil para saber que tipo de ecrã tem. Para MG1, existem 3 tipos de ecrã diferentes.

Entre em contacto comigo para mais detalhes, pf:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Nelita disse...

Olá Bom dia,
o meu nome é Manuela e queria a vossa ajuda para o seguinte:
Estou a tentar arranjar o magalhaes 2 de uma amiga da minha filha, estava a dar erro no office, word, powerpoint...o erro que dava era que ia abrir, mas depois dava a mensagem de não estra a responder e não conseguia abir os programas. Já desinstalei o msoffice e instalei de novo, não o pacote completo mas apenas o que elas necessitam, word, excel, powerpoint, mas continua a dar o mesmo erro. Mal se tenta abrir por ex: o powerpoint tenta abrir, mas diz logo que não responde e não consegue abir, estou sem ideias para esta resolução, pode ajudar?
Obrigada

Helder disse...

Nelita (16-03-12),

Já tinha respondido a essa questão noutra secção deste blog. Aqui está a resposta:

Uma vez que já reinstalou o software, pode ainda haver outro componente (antivírus, algum plugin, ou até mesmo vírus) que esteja a impedir o office de iniciar normalmente. Também pode haver problema no disco rígido, mas só com testes específicos se pode diagnosticar isso.

O melhor que recomendo é que efetue uma reposição a todo o sistema Windows. Antes disso, se tiver ficheiros importantes (documentos, fotos, etc.), faça cópia de segurança para uma pen.

A reposição de fábrica põe o computador exatamente como quando o recebeu e limpa quaisquer vírus que possa ter. Mesmo na eventualidade de poder tratar-se de um problema no disco rígido, é possível que fique tudo a funcionar bem, embora poderá o problema manifestar-se novamente mais tarde.

Para efetuar uma reposição ao Windows, faça o seguinte:
1. No menu de arranque do Magalhães, prima simultaneamente as teclas CTRL e G
2. Surge um novo menu, onde deverá escolher Reposição sistema
3. De seguida, escolha Reposição Windows
4. Siga as instruções...

No fim, o Windows irá iniciar como no primeiro dia que recebeu o computador... e tudo deverá ficar bem. Recomendo que atualize o antivírus no fim da instalação.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

o meu Magalhães não reconhece o disco rígido.Eu já retirei o disco do Magalhães só que ao iniciar o Magalhães não da para iniciar o windows

Helder disse...

Anónimo (05-04-12),

1. Sem o disco no computador, é impossível arrancar o seu sistema. Mas presumo que o tenha recolocado no sítio... :)
2. Nos passos que dei neste blog para rever os contactos do disco, digo para retirar o disco e a respetiva fita (e voltar a colocar tudo no sítio). Se se limitou a retirar o disco mantendo a fita numa das partes (no disco ou na board), retire em ambas e volte a colocar no sítio
3. Retirar e recolocar o disco é uma operação simples, mas muito delicada! Se danificou algum dos contactos ou encaixes, é provável que só consiga reparar com o dispositivo novo (disco ou board). Se danificou a fita, terá de a substituir por outra
4. Se continuar sem sucesso, é possível que o disco esteja avariado (ou até mesmo a motherboard). Se tiver possibilidade, teste o seu disco noutro Magalhães ou outro disco no seu computador.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

EU retirei do outro magalhaes a bord e meti noutro e é provavel a bord nao reconhecer o disco rigido

Obrigada,
Miguel

Helder disse...

Miguel (06-04-12),

Muito sinceramente, fiquei a perceber o mesmo. Fez alguma pergunta ou afirmação?

Se continua com problemas, verifique bem os contactos, conexões e fita. Se não souber o que está a fazer ou como devem estar as coisas, leve o computador a um entendido na matéria.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Eu tenho um notebook, estava na sala quando o colega sentou com a perna da cadeira no cabo do carregador, que acabou quebrando, fiz uma orçamento era 150 pila pra arruma, não mandei arrumar, eu cortei o cabo liguei os fios e liguei de novo resultado funciono, esses dias aconteceu de novo na sala de um menina pisar e acabar descolando o que tinha arrumado cheguei em casa e fiz tudo de novo mas acabei encostando um fio no outro do carregador e saiu uma fumacinha do meu note, agora vou liga-lo ele pisca o simbolo de falta de carga, a bateria ainda funciona pois ligo na lus encosto um fio no outro e da faísca, mas faço o mesmo procedimento da primeira fez e ele não. sera que queimou alguma coisa, vale a pena mandar arrumar.
Grato e nada mais.
abraços

Helder disse...

Anónimo (07-05-12),

Se optou por reparar o transformador por si mesmo, deveria tê-lo feito em condições. Remendar com fita cola não é solução. É apenas solução temporária.

Mais incrível é se tiver tentado repará-lo conectado ao computador (se é que o fez, pois diz que encostou um fio e fez fumo), para não falar no curto circuito que provocou na bateria para tentar perceber se existia energia. Aliás, o facto de fazer faísca não quer dizer que ela esteja com carga suficiente para alimentar o computador, pelo que pode, na verdade, estar mesmo sem carga.

Mas, se o computador fez fumo, já não é bom sinal. Moral da história: se calhar, o facto de ter optado por não reparar de início vai custar-lhe agora mais caro.
Nota: sou de Portugal e não faço ideia se "150 pila" é muito ou pouco

É possível que lhe possam fazer um diagnóstico e orçamento sem qualquer compromisso. Tudo dependerá da casa onde pedir o orçamento (pelo menos cá muitas funcionam assim, mas nem todas).

Pode ser que não tenha queimado algo de vital para o computador e que continue a funcionar, embora sem alguma funcionalidade (por exemplo deixar de funcionar com bateria).

Quando tiver o orçamento de reparação, considere o estado em que estava o computador, como aspeto físico, desempenho, idade... e verifique se a reparação é viável, ou se deve optar por um novo.


Cumprimentos,

Helder

mick misturapura disse...

Bom dia a todos, agradeço muito a quem faz este blog por disponiblizar o serviço.
Para instalar SKYPE para Caixa Magica, QUAL VERSAO devo baixar?

Helder disse...

mick misturapura (20-05-12),

Infelizmente não tenho conhecimentos de Linux. Pensei que fosse universal, mas pelo que vi no site da Skype existem versões diferentes para várias edições de Linux.

Talvez contactando a equipa do Caixa Mágica eles lhe possam indicar qual a versão do Skype compatível com o Caixa Mágica que possa sacar.


Cumprimentos,

Helder

zefo disse...

Pode ser qualquer versão compatível com MANDRIVA, em RPM, mas se for ao repositório de downloads do caixa mágica e encontras lá a versão correcta

Dani disse...

Para quem não consegue instalar a pen em 64bits, há um revendedor semelhante com suporte neste SO, podem sacar o driver aqui:

64 Bit OS Support for
Win. Vista & Win. 7 only:
Click here for a Zip Version
http://support.intellipens.net/4.0.5.11.zip
alternativo:
http://dev.venaver.info/~algorythm/drivers/pen_maga/4.0.5.11.zip

Espero que tenha ajudado :)

Anónimo disse...

Bom dia,

Hoje liguei o meu Magalhães 1 e dei-me de caras com o seguinte menu:

«GNU GRUB version 0.97 (639k lower / 10390K upper memory)

[Minimal BASH-like line editing is supported. For the first word, TAB lists possible command completions. Anywhere else TAB lists the possible completions of a device/filename. ]

grub> (espaço editável)»

O que devo fazer/ que comando enviar para repor o Windows e o Linux?

Se possível, responder para:
thezeninguem@portugalmail.pt

Helder disse...

Anónimo (17-06-12),

Essa mensagem aparece porque a partição de arranque está danificada. O sistem a de arranque é em Linux, mas, infelizmente, eu não percebo nada disso. Ainda assim, creio (quase de certeza) que isso aconteceu devido a uma falha física no disco. Por outras palavras, o disco deve estar avariado.

Não lhe vou dar certeza 100% absoluta, porque para isso teria de fazer testes. Dependendo da avaria, é possível que dê para reparar o disco. Caso contrário, só substituindo-o por outro.

Para efetuar uma reposição ao sistema, uma vez que o arranque está danificado, terá de ser por outro meio. Tente no agrupamento de escolas da sua zona. Penso que lá tenham professores ou técnicos com meios para restaurar/reinstalar o software nos Magalhães. Mesmo que o Magalhães fique a funcionar após a reposição do software, se o disco estiver com alguma avaria voltará a ter problemas de arrnque mais tarde. Se isso acontecer, só reparando (se possível) ou substituindo o disco.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Ola :) O monitor do meu magalhães nao da, o que devo fazer?

Helder disse...

Anónimo (27-06-12),

Em princípio a avaria é em algo na Motherboard ou mau contacto na Memória RAM. Verifique as portas USB e veja se estão direitas ou partidas/tortas. Se estiverem danificadas, pode ser isso que esteja a causar a avaria.

Se não conseguir diagnosticar ou resover nada, solicite orçamento de reparação numa casa ou técnico de informática. Pode ser coisa simples, como pode ser algo mais grave.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Bem o Magalhães da minha irmã na parte de trais cai de lá um quadradinho ..e todas as vezes que ligo o Magalhães aparece dizendo assim:Intel UNDI, PXE-2.1 (build 082?
Copyright (C) 1997-2000 Intel Coporation
This Product is coverd by one or more e vai sempre aparecendo coisas do género e nunca liga,que devo fazer?

Helder disse...

Anónimo (02-07-12),

Explique melhor essa do "cai de lá um quadradinho", pf.

Quanto à mensagem, isso é o computador a tentar um outro meio de arranque, visto que não encontra o disco (ou sistema operativo no disco). Pode tratar-se de um mau contacto, mas também pode ser disco avariado (ou até motherboard, mas pouco provável).

Para despistar (ou até reparar) a hipótese de mau contacto, tem de se abrir o portátil e fazer algumas operações. São muito simples para quem sabe, mas também muito delicadas! Se quiser tentar a reparação por si, tem aqui 2 links que podem ajudar (sem imagens):
http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/02/ligar-pc-magalhaes-como-ligar-portatil.html
- Resposta a Eduardo em 08-11-2010
- Resposta a Emanuel Ribeiro em 28-12-2010


http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/03/linha-apoio-tecnico-magalhaes.html
- Resposta a Jorge Vicente em 23-07-2011




Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá , quanto à questão do ''quadradinho que caiu'' sabe na parte de trás se abri os magalhães tem lá os fios bla bla e tem um quadrado é logo no lado esquerdo está lá agarrado diz SAMSUNG ..Model: HS04... isso supostamente estava lá seguro e caiu, que faço?

Anónimo disse...

(Ainda na questão do quadradinho)
Não sei se aquilo é o disco que caiu ou assim..

Helder disse...

Anónimo (04-07-12),

Esse "quadradinho" (mais propriamente um paralelepípedo) é o Disco Rígido. No MG1 ele está apenas acomodado no seu compartimento. A única proteção que tem é uma borracha preta à sua volta. Portanto, se se assustou por ele ter saltado fora, é mesmo assim.

Caso tire a tampa do portátil, ele ficará seguro (pendurado) apenas pela fita de conexão. Se essa fita se desconetar do disco ou da motherboard, ou se estiver danificada, dá origem à mensagem que lhe apareceu antes (Intel UNDI, PXE-2.1 (build 082...).

O que há a fazer:
1. Verificar o estado da fita
2. Reconetá-la firmemente ao disco e à motherboard
3. Recolocar o disco no sítio
4. Fechar a tampa do portátil

Volto a alertar que se trata de uma operção muito delicada, principalmente aliviar, desconetar, conetar e prender/fixar a fita no disco! Nos links que lhe indiquei na resposta anterior explicam como se faz isso, embora não tenha imagens... Idealmente, isso deverá ser feito por alguém experimente.


Cumprimentos,

Helder

hugo disse...

Vocês sabem se por acaso a ventoinha do mg1 atom estiver avariada se o pc deixa de ligar?porque tudo o que acontece ao ligar e dar a luz verde que parece um Z..Ja o abri e tudo esta direito a 1a vista-usb-conectores etc..menos a ventoinha k me parece avariada,e então fikei a pensar se o mg nao tem nenhum sistema de segurança q o impeça de funcionar se a ventoinha estiver avariada ja q é ligada á board..

Helder disse...

Hugo (17-07-12),

Mesmo que a ventoinha estivesse avariada, o Magalhães deveria ligar na mesma... apenas acabaria por sobreaquecer e, talvez, desligar-se ou bloquear ao fim de algum tempo.

Se as portas USB estão direitas e de resto tudo está aparentemente normal, experimente trocar o módulo de Memória RAM. Se nada resultar, então é provável que a board esteja avariada.
Há casas de informática que fazem reparações em Motherboards, dependendo da avaria. No entanto, essas reparações costumam ser na ordem dos 100,00eur. Já cheguei a adquirir uma board para MG1 há cerca de 2 anos e também custou cerca de 100,00eur. Não sei se compensará a reparação, mas é uma questão de tentar...


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Boa Noite,

O meu problema é o seguinte:

Quando o Magalhães 2 arranca aparece o menu inicial da BIOS com o tab o del e o normal. Só que só sai desse menu quando se carrega em tab e quando se carrega no tab, vai para o menu GRUB de selecção do Sistema Operativo só que as teclas para escolher não mexem ou seja não dá para seleccionar o sistema que queremos. E acontece o mesmo com outro disco que funciona noutro magalhães 2 sem problemas.

Ajuda Precisa-se,

Muito Obrigado

Helder disse...

Ricardo Mata (04-09-12),

Pelos sintomas, o problema é no teclado. Pode estar avariado ou desconectado/mau contacto à board.

Experimente primeiro, se possível, conectar-lhe um teclado USB e veja se já consegue fazer as operações. Depois, se funcionar, pode sempre tentar remover o teclado e verificar se está bem conectado. Nos MG1 conheço alguns casos de fita desconectada ou mal conectada; nos MG2 não conheço casos desses, mas conheço vários casos de teclados avariados (sem mais nem menos).
Importante: se o portátil estiver dentro de garantia, ative-a.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Helder,

Desde já o meu muito obrigado pela sua ajuda.

Essa questão do teclado já foi testada mas sim sem desconectar o outro, será que não desligando o outro(interno) ele poderá estar a causar problemas ao USB?

Muito Obrigado,

Ricardo Mata

Helder disse...

Ricardo Mata (07-09-12),

Se bem entendi, já experimentou um teclado USB e não conseguiu fazer nada. Embora não tenha a certeza se é assim nos MG2, sei que em alguns computadores (principalmente mais antigos) os teclados USB não funcionam para além do BIOS até ao arranque do Windows. Ou seja: só funcionam durante o post do BIOS e depois de arrancarem o sistema operativo.

Faça outro teste: logo após ligar o computador, quando surge o logo do Magalhães e antes que chegue ao menu de arranque do Magalhães, prima a tecla DEL. Se funcionar, irá aceder ao utilitário de configuração do BIOS. Lá dentro, utilize as teclas de cursor, Enter e Esc para navegar. Se funcionar, então está visto que o problema é do teclado.

Se não funcionar (se não conseguir aceder ao BIOS premindo a tecla DEL), então terá de testar retirando o teclado do portátil.
Para isso, terá de aliviar umas pequenas patilhas azuis localizadas pa parte superior (ou inferior, não me recordo) do teclado. Faça-o com uma faca, x-ato ou chave de fendas pequena. Essas patilhas são feitas de um plástico muito maleável (parece boarracha) e estão muito justas, o que torna o seu manuseamento um pouco difícil. Faça-o com cuidado e vá soltando o teclado à medida que alivia cada patilha. Depois de retirar o teclado, desconecte-o e volte a fazer os mesmos testes com o teclado USB.

Se verificar que funciona, então o problema pode ser no teclado integrado ou, pior ainda, alguma anomalia na Motherboard (pouco provável). Mas se também não funcionar, então não faço ideia do que possa ser. Terá de se fazer outros testes, como tentar arranjar outro disco de MG2 com apenas o Windows instalado, de forma a que ele arranque diretamente para o Windows... e lá se faça melhor os testes (ver se outras teclas trabalham ou se deteta o teclado USB).


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Helder,

Muito Obrigado e de forma a ajudar outros utilizadores.

O teclado interno impedia que o teclado USB fizesse o papel dele porque era obstruído pelo interno, sendo assim, desliguei o interno e o USB passou a funcionar na perfeição, portanto o problema será do interno. Qualquer das maneiras vou testar um teclado que esteja a funcionar bem de outro magalhães para ver se não será da ligação e comprar outro teclado descansadamente.

Obrigado,

Ricardo Mata

Anónimo disse...

boa tarde, há alguma loja de assistencia ao Magalhães na zona de Lisboa ou Sintra!? Info by mail se possivel.
vit_cahmbel@hotmail.com

Cumprimentos

Helder disse...

Anónimo (12-09-12),

Em princípio, qualquer loja de informática (quase todas, pelo menos) têm meios para reparação em computadores Magalhães.

Se o seu se encontrar dentro de garantia, ative-a. Ligue para o número que se encontra na base e, em princípio, eles fazem recolha e devolução do equipamento. Creio que existam 2 centros de assistência oficiais do Magalhães: um na zona norte e outro na zona centro, algo próxima de Lisboa.


Cumprimentos,

Helder

Carola disse...

Ola, eu tenho um laptop hp, e sempre dava me a mensagem de que o windows pirata, agora o meu windows nao inicializa que faco, estou a usar o windows 7.

Helder disse...

Carola (18-09-12),

Importante: se o computador estiver dentro de garantia, ative-a.

Embora possa tratar-se de uma falha de sistema (causado por alguma anomalia da HP ou da Microsoft), o mais provável (e quase certo) é que o seu Windows não seja genuíno. Isso é muito provável se o seu computador foi formatado sem ser com os discos de origem.

Seja como for, o facto de o Windows não iniciar não tem a ver com isso. Pode ser uma falha de software (algum programa ou driver que impede o Windows de arrancar), ou pode ser uma falha de hardware (Disco e Memória RAM são os mais comuns).

Se não tem nada de importante no computador (documentos, fotos, etc.), pode tentar-se reinstalar o Windwos de novo. Os computadores de marca costumam trazer um método de reposição de fábrica. A HP tem isso nos seus computadores. No entanto, se o Windows já foi formatad com um método que não o original HP, então o mais provável é que a partição de recuperação se tenha perdido. Ainda assim, pode sempre tentar:
1. Prima a tecla F11 (prima-a várias vezes) depois de ligar o computador (se não resultar o F11, consulte a documentação do computador, pois a tecla pode ser outra)
2. Se começar a iniciar-se o processo de recuperação HP, então está no bom caminho.
3. Siga as instruções

Se a tecla F11 não resultar em nada, então é porque perdeu a partição de recuperação. Há ainda a hipótese de ter os DVDs de recuperação. Se os criou, utilize-os. Caso contrário, terá de se instalar por outro método.

Uma coisa que deve fazer antes: diagnóstico ao Disco e à Memória RAM. Para isso, aceda ao utilitário do BIOS. Prima a tecla F10 ao ligar o computador. Dentro do utilitário, encontrará a secção de diagnósticos. Faça primeiro o diagnóstico ao disco. Irá demorar largos minutos (ou mais de 1 hora) a concluir as duas fazes do teste. Se o resultado for 'Pass', então o disco está bom. Mas se aparecer 'Fail', então é porque existe uma avaria no disco e, muito provavelmente, está aí a causa de o Windows não conseguir arrancar.
Se for o caso, terá de levar o computador a uma casa de informática e solicitar que lhe reparem o disco (se for possível), caso contrário terá de levar o disco novo.
Se o teste ao disco passar, faça o teste à memória. Se ambos os testes tiverem passado, então é porque a falha é, muito provavelmente, de software.

Seja como for, não dá quase detalhes nenhuns sobre a avaria. O ideal é que o computador seja analisado por um técnico de informática para que lhe seja feito um diagnóstico correto.


Cumprimentos,

Helder

P. disse...

Olá, eu tenho mg1 e quando quero utilizar a bateria o computador vai-se a baixo. Já a tentei carregar mas não carrega. Não sei do que se trata o problema. Agradecia resposta
Cumprimentos

Helder disse...

P. (28-12-12),

Há duas hipóteses para esse problema:
1. Bateria viciada
2. Conetores partidos

Se tiver a hipótese de testar outra bateria no seu portátil ou vice-versa (hipótese 1), faça-o para ajudar a despistar.

Quanto à segunda hipótese, proceda da seguinte forma:
- Retire a bateria do portátil
- Olhe para os conetores dourados no compartimento da bateria
- São 7 e deverão estar todos direiros

Há muitos casos de mau uso em que alguns dos pinos aparecem tortos (//||||| em vez de |||||||) ou mesmo partidos (__|||||).
Se verificar que tem pinos tortos, endireite-os com ajuda de uma pequena chave de fendas, faca afiada ou algo útil. Faça-o com muito cuidado, sem fazer muita força e de forma a que fiquem o mais direitos possível. Se conseguir, volte a colocar a bateria no sítio, com muito cuidado, certificando-se de que os pinos encaixam devidamente nas respetivas ranhuras e sem fazer muita força. Se tudo correr bem, voltará a funcionar com a bateria.

Se os pinos estiverem partidos, então terá de se colocar novos. Isso terá de ser feito por um técnico de informática ou eletrónica. Caso contrário, só conseguirá trabalhar com ele ligado à corrente.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Boas
Pedro Pinto

È o seguinte o equipamento da minha irma o magalhaes esta a funcionar corretamente mas esta com uns ligeiros problemas tais como por exemplo a webcam nao funciona quando a tento iniciar diz que esta ou desligada ou a ser utilizada por outra funçao e ja fui as funçoes da webcam e diz que esta a funcionar correctamente e por exemplo o icone da bateria nao aparece nao sei porque e por vezes ao iniciar o pc aparece uma mensagem com um icone de um cadeado dourado a dizer que a policia nao sei que de bla bla e gostaria de saber se me podem ajusar nesta duvida pois nao pretendia formatar agora o computador pois tambem sou tecnico informatico á e o cadeado diz que a frente Explorador Windows se me podessem a judar na minha duvida agradecia e o resto de uma boa tarde

Pedro Pinto

Helder disse...

Pedro Pinto (13-01-13),

Dado o estado do computador, provavelmente o melhor seja mesmo formatar isso.

O problema da webcam pode ser software ou hardware. A melhor forma de despistar, nesse caso, é começar pelo software. Para isso, terá de desinstalar e reinstalar os respetivos controladores, que poderá encontrar na página de downloads do Magalhães.

No entanto, existe pelo menos outro problema: o da "polícia". Na verdade, isso trata-se de uma infeção maliciosa com muitas variantes e que tem afetado muitos computadores ultimamente.

Tudo isso, além do problema do ícone da bateria, entre outros que possa ter, talvez a melhor solução seja mesmo formatar.
Primeiro, deverá fazer uma cópia de segurança dos seus dados importantes, se tiver (fotos, documentos, etc). Depois, uma vez que se trta do Magalhães, se ele estiver de origem a boa notícia é que traz um sistema de reposição de fábrica. Se for o MG1, essa opção aparece no menu de arranque; se for o MG2, deverá premir as teclas CTRL+G e, depois, selecionar a opção de reposição do Windows. Siga as instruções apresentadas no ecrã e, no fim, o computador estará livre de problemas de software. Se continuar com problemas depois disso, é porque existe algum problema de hardware. Nesse caso, há que analisar bem o problema. Mas, em princípio, o problema será mesmo software (drivers ou ficheiros danificados e vírus).


Cumprimentos,

Helder

Carlos disse...

Boa noite, a minha filha tem um Mag1 que se desliga sozinho no arranque, quer seja no windows ou na caixa magica.
Já tentei fazer a reposição que inicia mas desliga-se também.
Já não sei o que fazer.
Alguém me pode dar ajuda.
Grato pela atenção.

Helder disse...

Carlos (15-02-13),

É um sintoma difícil de diagnosticar sem ver a máquina.

Pelos sintomas pode tratar-se de um problema de alimentação ou alguma proteção contra sobreaquecimento ou outro tipo.

Recomendo que faça os seguintes testes:
1. Verifique quanto tempo demora até que o computador se desligue
2. Verifique se é mais ou menos sempre o mesmo tempo em qualquer situação
3. Se isso só acontecer ao tentar arrancar o sistema, tente deixá-lo no menu de arranque durante vários minutos, a ver se se aguenta
4. Retire a bateria e faça os mesmos testes anteriores, a ver se o comportamento é o mesmo
5. Teste com outro transformador. Os transformadores do Toshiba, Asus, Insys e Tsunami costumam ser compatíveis (19 a 20V e mínimo de 2A)
6. Apenas com o transformador (sem bateria) conectado ao portátil, mexa ligeiramente na ponta do transformador. Se se tratar de um mau contacto, o computador desligar-se-á. Se for o caso, talvez seja daí a avaria...
7. Verifique se nota algum calor anormal no portátil e se a ventoinha trabalha. Se notar calor e/ou se a ventoinha não trabalhar, é porque se trata de alguma proteção contra sobreaquecimento. Nota: a ventoinha só trabalha às vezes, apenas quando é necessário. Talvez tenha de aguardar alguns minutos até que ela tenha de atuar

Se não conseguir chegar a nenhuma conclusão com essas dicas, não há muito mais que lhe possa ajudar aqui pelo blog. Terá de solicitar assistência especializada, mas, dada as características da máquina, poderá não compensar a reparação.


Cumprimentos,

Helder

Carlos disse...

Helder grato pelo seu auxilio, acabei de ligar após varias tentativas como disse mas só funciona sem a betaria, será algum mau contacto ou a bateria morreu?
Ela esta no status carregada.
Obrigado

Helder disse...

Carlos (16-02-13),

Não entendi bem o que disse. Quando diz que só funciona sem bateria, é mesmo assim?
Diga-me o que acontece (se o computador funciona ou não) nos seguintes cenários:
1. Apenas com bateria (previamente carregada)
2. Com carregador e bateria
3. Apenas com carregador
4. Quando apenas com o carregador, mexa ligeiramente na ponta, onde conecta ao computador (para despistar um possível mau contacto)
5. Se possível, utilize outro carregador (Toshiba ou Asus, por ex, que são compatíveis)

Para evitar danificar a instalação do Windows (com possíveis desligamentos indevidos do sistema), quando liga o computador não avance para além do menu de arranque (onde escolhe entre Windows e Caixa Mágica). Deixe-o ficar aí até que consiga fazer o teste (da bateria, pelo menos).

Depois disso, tente ser o mais claro possível ao colocar questão aqui no blog. Para já, posso dizer-lhe que conheço alguns casos de baterias viciadas (pouco ou nada duram) e conheço um outro caso em que a luz da bateria está sempre verde (equivalente a bateria totalmente carregada), mesmo quano está a funcionar em modo bateria. O que se passa neste caso é que o medidor não está a funcionar. Embora a bateria dure bastante tempo (talvez umas 2 horas), o sistema considera que está sempre a 100%... e quando a carga acaba de vez, ele desliga-se sem mais nem menos.

Outra situação que acontece nos MG1 é que os pinos onde encaixa a bateria partem-se ou entortam-se. Se retirar a bateria, verifique tem 7 pinos (no computador) onde ela faz contacto. Quando algo de mal acontece, pelo menos 2 dos pinos entortam-se ou partem-se. Se isso acontecer, o computador deixará de funcionar com bateria. Ela carrega, mas não alimenta o computador.
Se o problema for daí, se os pinos estiverem tortos, endireite-os com ajuda de algo pontiagudo. Mas faça-o com muito cuidado!... Basta que os endireite a 90%. E depois coloque a bateria com cuidado, de forma a que encaixe bem. Mas se os pinos já estiverem partidos, então terá de se substituir o conector ou colocar palhetas novas. Isso só conseguirá em casas de informática ou de eletrónica com meios para tal.


Cumprimentos,

Helder

Fátima Martins disse...

Boa tarde,
Descobri agora o vosso blog que considero de extrema utilidade e de uma grande generosidade.
Estou com um problema com o Magalhães 2 da minha filha e não sei como resolvê-lo. Assim se for possível gostava de poder contar com a vossa ajuda.
O computador deixou de funcionar. Primeiro começou por algumas teclas para progressivamente passar a todas e já nem sequer arrancar.
Desconfio que apanhou líquido. Será que é possível reparar? E onde me devo dirigir?
Gostaria que me dessem alguma resposta a estas questões e ficar-lhes-ia imensamente grata.

Helder disse...

Fátima Martins (30-04-13),

O problema das teclas é muito provável que seja avaria do teclado, que muitas vezes avariam quando há derrame de líquidos.
Quanto ao resto, o facto de não arrancar, só analisando.

A reparação pode ser feita, em princípio, em qualquer casa de informática. Se possível, peça primeiro orçamento.
Tenho estabelecimento informática na zona de V. N. Famalicão. Se pretender, posso analisar o computador e orçamentar a reparação sem qualquer compromisso.

Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boas o magalhaes do meu filho anda a queimar os carregadores, gostaria de saber o que se passa e mesmo saber se ha alguma solução para este porblrma.

nuno m disse...

Boas, não sei o que a minha filha fez ao magalhães 2, o sistema ão repunha o software nem o windows 7 nem a caixa mágica, por isso instalei o windows através de um cd externo, mas não consigo instalar os drivers de vídeo. Já fui ao site suportemagalhaes mas quando tento instalar o driver aparece uma mensagem que diz que nao tem os requesitos necessários para instalar o driver e fecha a instalação. agradecia ajuda.

Helder disse...

nuno m (27-09-13),

Se deixou de conseguir efetuar a reposição de fábrica em ambos os sistemas (Windows e Caixa Mágica), é provável que o Disco Rígido esteja danificado. É só uma possibilidade, mas muito provável... e isso pode ter acontecido por quedas/pancadas, movimentos bruscos ou, simplesmente, desgaste do material.

Em relação à questão dos drivers da Placa Gráfica, existem duas versões diferentes do Magalhães 2: o MG10T-MG2 e o MG10T-PT-MG2 N455.
Embora por foram sejam iguais, por dentro as Motherboards são diferentes. Portanto, se não conseguiu com o donwload de um modelo, tente o outro. Já agora, o modelo do portátil deverá estar numa etiqueta na base do portátil (penso que numa etiqueta preta com letras brancas).

Penso que se fizer o Windows Update ele também terá o driver da Placa Gráfica disponível numa das atualizações automáticas.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde,

Um pergunta simples:

A pilha da motherboard do Magalhães é uma pilha 2025 normal ou é recarregável ?

Obrigado

Helder disse...

Anónimo (22-10-13),

Normalmente as pilhas são 2032, embora a diferença para a 2025 seja o tamanho (em altura) e, certamente, a capacidade.

Que eu saiba, essas pilhas não são recarregáveis. Talvez existam algumas que sejam (desse tamanho), mas com referências diferentes.

As pilhas CMOS costumam aguentar muito tempo (vários anos), tal como as pilhas de relógios. Há alguns casos em que duram "pouco" (3-4 anos), mas isso pode dever-se a defeito da pilha ou algo na motherboard que a faça consumir mais que o normal.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

boa tarde o magalhaes do meu filho tem o som aos soluços desde som dos videos ate ao som da entrada do windows. o que sera? obrigada

Helder disse...

Anónimo (26-12-13),

Não especifica qual o Magalhães, mas creio tratar-se do primeiro (MG1).

De facto, essa é uma anomalia comum ao MG1. Da experiência que tenho, isso deve-se a um problema relacionado com o Disco Rígido. Não sei explicar porquê, mas sei que tem a ver com isso. Além desse problema do som aos soluços, também notará que o computador está bastante mais lento (remora a arrancar, demora a abrir programas, etc.)

O mais provável é que o Disco esteja avariado, mas também pode tratar-se apenas de mau contacto ou avaria da própria fita.

O primeiro a fazer é tentar desconectar e reconectar o disco ao computador. Isso é um procedimento muito rápido de fazer, mas apenas para quem sabe! Se for mal feito, pode danificar irremediavelmente o computador. Se conhecer algum técnico ou casa de informática de sua confiança, peça que lhe façam isso (desconectar o disco, a fita e reconectar novamente). Provavelmente não lhe levarão dinheiro por isso, pois faz-se em 2 ou 3 minutos.

Pode, se conseguir, testar com outra fita. Alguns problemas com Discos Rígidos estão relacionados com conexão. É pouco provável que a fita esteja avariada, mas não custa nada tentar (desde que se arranje outra). O problema mais comum das fitas, se nunca foram mexidas, é terem alguma oxidação.

A partir daqui é que já poderão cobrar-lhe dinheiro, embora algumas casas façam diagnóstico gratuito.
Se depois disso o problema continuar igual, então deve testar-se o disco... e o mais provável é ele falhar no teste. Se falhar, o passo seguinte é tentar repará-lo. Existe software próprio para testar e tentar reparar o disco. Para testar, em princípio pode utilizar qualquer um, mas para reparar muito provavelmente só o do fabricante do disco (provavelmente Samsung).

Atenção que a reparação pode, muito provavelmente, implicar a perda total dos dados do disco, pelo que terá de ser tudo reinstalado de raiz no Magalhães. É possível que nas escolas os professores ou técnicos tenham meios para reinstalar o software gratuitamente (para os alunos).

Se a reparação falhar, a solução será substituir o Disco. Aí, conte desembolsar no mínimo cerca de 50,00eur só para o disco. E como o disco é novo, vem vazio e terá de ser tudo reinstalado de novo.
Atenção se optar por comprar discos usados: lembre-se que já têm algum desgaste e também podem estar avariados!


Cumprimentos,

Helder

zefo disse...

Boas Sr. Helder, queria fazer-lhe uma pergunta um pouco técnica, será possível converter a ficha que liga a "placa gráfica" do Magalhães 1 para VGA vulgar ou para DVI seja ele DIGITAL ou Analógico queria fazer de um MAG1 um HTPC tipo o Raspeberry Pi só com o XBMC ligado a uma TV que têm DVI assim eliminava o monitor do mag alias tudo a propria carcaça tambem

Helder disse...

Zefo (10-02-14),

Não conheço nem sei se há meio de fazer isso sem grande investimento. Sei, no entanto, que existem adaptadores de USB para VGA. Nunca vi nenhum a funcionar, mas acredito que a fluidez da imagem seja bastante mais fraca, pois não é processada pela Placa Gráfica do computador e, além disso, é limitado pela largura de banda USB. Uma solução dessas é capaz de custar no mínimo uns 50eur... mas por esse preço, ou pouco mais, é capaz de conseguir alguma coisa a nível de Magalhães 2 ou outro netbook idêntico com saída VGA.

Note que tanto o MG1 como o MG2 não têm grande capacidade de processar vídeo. Embora consiga reproduzir um filme DivX comum sem problemas, o mesmo já não acontece com um HD (e, muito menos, um Full HD).

Talvez possa considerar a hipótese de aquisição de uma Box Smart TV. Também nunca testei nenhuma, mas acredito que sejam práticas de utilizar... e também permitem aceder a conteúdos web.


Cumprimentos,

Helder

zefo disse...

A ideia principal era aproveitar o MAG1 velhinho que aqui tenho e com uma versão do XBMC dedicada a placas gráficas intel que é o caso dos Mag's a coisa resolve-se sim não dá FullHD, mas servia prefeitamente para o que quero pois este "XBMC" iria ser servido por um servidor NAS que já faz isso no outro lado o que iria acontecer no MAG1-XBMC seria o mesmo que ver um video do youtube, já procurei e encontrei algumas coisas pois a saída para o monitor interno do MAG1 é LVDS e uma simples placa de um LCD quase que dava para isso pois teria de funcionar nos dois sentidos LVDS2VGA e não VGA2LVDS há por ai outras placas a venda na net que fazem isso, mas pelo preço compro um raspberryPi e resolvo o assunto, já tenho um e faz o que pretendo um prefeito media center, isso de aceder a internet na TV não interessa a não ser para ver videos on-line, mas o XBMC faz isso na prefeição, mais uma vez obrigado pela ajuda

Anónimo disse...

tenho um magalães 2 mas sobreaquesse passado 10 minutos oque faço ?
help:(

Anónimo disse...

o meu magalaes 2 sobreaquesse passado 10 minutos que faço :(

Helder disse...

Anónimo (17-11-14),

Não conheço nenhum caso de sobreaquecimento nos Magalhães, embora têm-me passado pelas mãos muitos mais MG1 do que MG2, mas nunca nenhum com problemas de sobreaquecimento.

Verifique se a ventoinha trabalha (ela ouve-se a trabalhar, principalmente se aproximar o ouvido junto dos orifícios da ventilação).
Se trabalhar, verifique se sente ar a circular pelos orifícios. Se não notar ar a circular, é porque há obstrução. Talvez dê para limpar soprando com algum cuidado pelos orifícios... embora o ideal talvez seja desmontar e limpar devidamente. Se se notar o ar a circular, pode haver algum problema com o dissipador (mal colocado) ou massa térmica, mas acho isso muito pouco provável. Talvez se trate de avaria em algum chip que esteja a sobreaquecer. Nesse caso, o computador terá de ser visto por entendidos, mas talvez possa não compensar a reparação (talvez consiga arranjar uma Motherboard usada ou até mesmo um MG2 completo por baixo preço na net).
Se a ventoinha não trabalhar, então o problema é esse. Pode estar obstruída, pode estar avariada ou ter o circuito avariado. Há que diagnosticar isso devidamente, mas terá de ser feito por entendidos.


Cumprimentos,

Helder

joao saldanha disse...

boas caro amigo o meu magalhaes 2
ao fim de três dias de estar parado não liga mais acende as luzes o disco trabalha o cooler trabalha já troquei a memoria e nada tem alguma dica do que poderá seu agradeço se poder dar uma ajuda
muito obrigado

Helder disse...

João Saldanha (19-12-14),

Se o problema não é da Memória RAM, então será algo mais grave, nomeadamente na Motherboard... e isso terá de ser analisado por entendidos. Pode a reparação ser algo cara, ou nem ter reparação.

É possível que se arranje material usado à venda na net (tipo OLX).


Cumprimentos,

Helder

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 201   Mais recente› Mais recente»