10.4.09

Configurar Mail Magalhaes

Configurar mail do Magalhães - Magic Mail. Como configurar o Magic Mail do Magalhães? Já houve alguns leitores que colocaram a questão: como configurar o email do magalhaes, ou quais as configurações dos servidores de envio (SMTP e POP), e quais as contas de email que funcionam no Magic Mail, uma vez que o mesmo não tem suporte para encriptação SSL. Uma dessas leitoras, foi a Silvia Cabral, que pretendia saber se havia alguma forma de contornar esse pequeno problema existente no programa Magic Mail do Magic Desktop. Depois de tanto desesperar, lá descobriu, com a ajuda de outros amigos, que existia um site, onde podemos criar uma conta de email e que a mesma não requer encriptação SSL. Para conseguir receber/enviar emails pelo programa de email do MagicDesktop, pode criar uma conta de email no TugaMail e configurar o MagicMail para essa conta de email.

Configurar Mail no Magalhaes MagicMail


Deixo então o tutorial enviado pela Silvia Cabral e espero que seja muito útil ...

Tutorial MagicMail - Criar Conta email TugaMail

O software MagicMail não suporta ISPs com encriptação SSL das mensagens. A grande maioria dos operadores portugueses já utiliza o SSL, pelo que o software MAGIC MAIL não está actualizado e não suporta estes operadores (zon, netcabo, sapo, gmail, hotmail, etc). De acordo com informação do suporte da Easybits (empresa que produz o Magic Desktop/MagicMail), será lançado no mercado português ainda este ano, uma nova versão que corrige esta lacuna. Essa versão será instalada nos novos Portateis Magalhães e será disponibilizada aos existentes, embora não sejam meus conhecidos os moldes da sua aplicação (a pagar ou não, onde vai estar disponível e quando, etc).

Até lá, o meu amigo Nuno descobriu um ISP português que ainda trabalha sem SSL: o TUGA MAIL. Se conhecerem outro, obviamente também serve.


Criar Conta TugaMail

PASSO 1

O vosso primeiro passo caso escolham o TUGA MAIL, é abrir conta. Não vou fazer tutorial para isso, mas se forem ao www.tugamail.com, é só seguirem as instruções para CRIAÇÃO DE CONTA.

PASSO 2

A seguir, entram no MAGIC DESKTOP, e fazem clique no icon MAGIC MAIL

PASSO 3

Carregar na opção MAIS COMANDOS e depois CONTAS DE CORREIO.
Preencher de acordo com as instruções do ficheiro em baixo. Clique no link para download do ficheiro "Tutorial MagicMail"



Download Tutorial MagicMail

Faça o download do ficheiro Tutorial MagicMail.zip
Descomprima, e abra o ficheiro com o Word do Office 2003/07

PASSO 4

Carregar no botão ENVIAR E RECEBER.

Verificar se o mail de boas vindas do TUGA MAIL foi correctamente recepcionado no separador COLOCAR EM QUARENTENA. Se, sim, então o seu mail já está a funcionar.

PASSO 5


Criar entradas no LIVRO DE ENDEREÇOS. Estas entradas são muito importantes, pois os vossos filhos só vão poder receber e enviar mensagens DE e PARA estas entradas.
Para criar novas entradas, carregue no botão em baixo NOVO CONTACTO.

PASSO 6

Para criar uma nova mensagem, carregue no botão NOVIDADE MENSAGEM.

Do livro de endereços, carregar em cima dos destinatários que se pretende.

  • Escolhendo o botão ADICIONAR TEXTO escreve a mensagem.
  • No botão ADICIONAR IMAGEM, pode adicionar à mensagem uma imagem previamente gravada pela criança (foto com a webcam, desenho do MAGIC PAINT, etc).
  • No botão ADICIONAR SOM, pode gravar uma pequena mensagem ou escolher uma que vem já gravada.
  • No botão ADICIONAR SAUDAÇÃO CARTÃO, pode adicionar à mensagem um e-card predefinido.

A seguir é só ENVIAR a mensagem.

A pessoa que recepciona a mensagem precisa de ter também o MAGIC MAIL instalado para ver a mensagem multimédia no seu todo, ou se não tiver o MAGIC MAIL, basta aceder ao link e instruções que vêm com a mensagem.

PASSO 7

Em MAIS COMANDOS / OPÇÕES, pode ainda alterar alguns parâmetros de configuração do mail.
Autora: Silvia Cabral
eMail: silviacabral (arroba) netcabo.pt


Colaboradores "Assistencia Técnica Informática"

Agradeço à Silvia e a todos os outros colaboradores que muito têm contribuido para aumentar a informação neste blog, ajudando outros leitores que têm dúvidas, configurações incorrectas ou avarias. Este tutorial/guia, foi mais um excelente trabalho e certamente ajudará quem queira usar uma conta de mail no Magalhães através do MagicDesktop e MagicMail. Caso o leitor tenha conhecimentos suficientes de informática para elaborar um tutorial destes, sobre qualquer tópico de informática, como: criar contas de email, configurar mail do magalhaes, assistencia tecnica informatica do Portátil Magalhães e/ou outros computadores, sistemas operativos Windows e/ou Linux (caixa Mágica ou outro), e tenha tempo livre e vontade em participar, pode enviar-nos um texto, guia ou tutorial.


Queres aprender como criar um blog e montar o teu próprio negócio?

.
Eu vivo do rendimento que os meus blogs geram.

Larguei o meu emprego como vendedor de móveis para me dedicar aos blogs à 5 anos atrás.

Passados 3 meses a blogar, já ganhava mais como blogger do que no meu antigo emprego.

Qualquer pessoa pode aprender como criar um blog e montar o seu negócio na internet.


Existe um Curso de Internet Marketing que te ensina tudo, mesmo que não saibas nada !!!

Podes ver aqui um video gratis sobre o sistema de blogging.

Mais informaçãoes aqui:
tutovideogratis-banner

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá
Em primeiro lugar mitos parabens pela criação deste blog. É excelente.
Ontem o meu filho, recebeu o Magalhães, na escola. Quando o coonfigurámos verifiquei que não tinha o Magic Desktop. Liguei para a assistência técnica, que me informou que aos Magalães agora vêm sem este programa, devido aos erros que traziam. Ora acontece que ele é o único da aula que não tem o programa. Alguem me sabe dizer o que é que posso fazer para remediar este assunto, pois não faço intenções de pagar 50€ por uma licença.
Agradecia as vossas sugestões.

Admin disse...

OLa Anonimo,

O site oficial do Magic Desktop é o site da easybits:

http://magicdesktop.easybits.com/pt/

Podes experimentar baixar a versão gratuita.

Havia alguns sites onde se podia baixar o programa gratuitamente, no entanto, recentemente, esses links deixaram de estar activos, e parece que é a easybits que está a impedir que os internauta baixem o programa.

O ideal, seria conseguires um backup doutro magalhaes que tenha o MagicDesktop instalado, para repôr esse backup no teu magalhaes.

Vai dando noticias ...
AF

Anónimo disse...

ola

o compuatdor magalhães não tem o maguc desk top!! tem o windows xp, e caixa mágica 12, mas ao abrir a caixa mágica não tem o fundo com os jogos didácticos que vejo no vosso blog pls ajuda
podem resporder-me pa carmend@iol.pt
muito obrigado.

Carmen