22.2.13

Assistencia Magalhaes

Assistencia Magalhaes. Apoio Tecnico do Magalhaes, gratuito, online e com resolução de avarias. Já encomendou o computador portatil, e pretende saber quais as suas características (Software/Wardware do Magalhães), ou quais os sites onde pode obter mais informação para configurar o magalhaes? Acabou de receber o computador, e tem algumas questões relacionadas com os seus componentes, programas, ou com a assistência técnica do portatil magalhães? Tem o magalhaes avariado? Está no sitio certo! Este blog de "Assistencia Tecnica" para o Magalhaes, existe para esclarecer algumas dúvidas que possam surgir relativamente ao projecto/parceria entre o programa do governo “eescolinha”, com: a Intel, Microsoft, Caixa Mágica, JP Sá Couto, Prológica, as operadoras TMN, Optimus, Vodafone, e ZON e algumas autarquias aderentes. Assistencia Tecnica ao computador Magalhaes no Blog de Assistência Técnica Informática.

Características Magalhães
Software

O Software do Portátil Magalhães terá um sistema de dual boot com Windows XP e a distribuição Linux portuguesa Caixa Mágica.

Windows

  1. Ambiente Gráfico Magic Desktop
  2. MS Office 2007 (Word, Powerpoint e Excel)
  3. Diciopédia da Porto Editora
  4. eLearning Class
  5. Parental Control
  6. Paint

Linux

  • Caixa Mágica
  • Firefox (navegar na internet)
  • GCompris (Pacote Educacional)
  • Procon

Hardware

  • Processador: Intel Atom 1.60 MHz
  • Memória RAM de 1GB
  • Disco rígido de 30 GB
  • 10GB Windows; 10GB Linux CM; 10GB Dados do utilizador
  • Ecrã de 9 polegadas, resolução de 1024 × 600 pixels

O Magalhães não tem:

  • Drive de CD-ROM
  • Saída VGA (normalmente utilizada para ligação a vídeo ou datashow)
  • Sugere-se a compra de um cabo VGA-USB para colmatar esta falha.

Segurança no Magalhães

Além do Parental Control do Magalhães (Windows), que permite um controlo mais apertado dos sites por onde o seu filho(a) navega, e do Procon (Linux), como falei no post anterior, vou falar sobre o antivirus do Magalhães.

Anti-Virus

O anti-virus que vem instalado, é o Avast Home Editon.

Já aqui falei do Avast Free Editon, e vou fazer mais tutoriais sobre o software gratuito da Alwill, tais como registar no site e como renovar a assinatura anual, pois apesar de ser gratuito, há necessidade de renovar a chave de validação todos os anos. O Antivírus é grátis, mas para o programa antivirus manter-se gratuito é necessário proceder á renovação do mesmo colocando a chave de activação que lhe é enviada para a conta de email fornecida aquando do registo.

Assistência Técnica - Portátil Magalhães


Se necessitar de ajuda para resolver alguma questão relacionada com as configurações do magalhães (Software ou Hardware), deixe comentário que responderei em seguida. O mesmo para qualquer questão relacionada com a assistência técnica informática do Magalhães, ou mesmo situações relacionadas com pedidos, envio de SMS, referências de pagamentos no Multibanco, ou outras. Se quiser ligar para o numero de apoio do magalhaes, ligue para: 707 10 14 80. Atenção que o numero de telefone de apoio ao Magalhaes, é uma chamada de valor acrescentado.

1 419 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   1001 – 1200 de 1419   Mais recente›   Mais recente»
Helder disse...

(correcção)
(...) o resultado a digitar a palavra "paulomiguel" resulta em "paulomiguel"; mas se o teclado numérico estiver activado, o resultado é "-a43605g4e3". (...)

AF disse...

@ Helder

Mais um comentário/post!

Vou "aproveitar" o teu comentário para publicar um post: "Como alterar a password no windows XP".

Uma vez que tives-te o trabalho de responder assim tão elaboradamente, é uma pena esse trabalho não ser aproveitado.

Ao fazer um novo post, para além das visitas que possa receber por causa das keys que se encontram nos comentários, posso receber ainda mais algumas.

Deve haver muitos leitores que gostavam de saber como mudar a palavra-passe no windows XP, ou como mudar a palavra-passe no Portatil Magalhães, o que faz com que ao mesmo tempo o post seja útil ou que ajude alguém que esteja à procura de ajuda para mudar a senha do windows XP, ou para mudar a senha do XP no portatil magalhaes.

AF disse...

@ Todos

Já não falta muito para ultrapassar os mil comentários neste post. Conto com a ajuda de TODOS para ultrapassarmos essa marca.

Para além disso, estou curioso para saber o que o blogger vai fazer assim que atingir os 1.000 comentários. Será que vai criar mais um bloco de 200 comentários? Ou será que vai "crashar"?

Se for criado mais um bloco, começa a ser cada vez mais complicado comentar neste post, e principalmente responder aos comentários anteriores, pois para os conseguimos ver temos de clicar várias vezes até chegarmos ao fim dos comentários.

O esforço que é necessário para responder a todos já é algum, imagem ter que andar sempre a clicar umas quantas vezes só para os conseguir ler e responder eficazmente ...

Todo este esforço é em nome duma boa causa: a de ajudar o próximo!

Por isso, se queres ser ajudado, comenta! Logo virá alguém com a vontade, disponibilidade, paciência e com conhecimentos (mais ou menos) suficientes para o ajudar ou para lhe indicar qual a melhor solução para o seu problema técnico/informático, relacionado com o portátil magalhães ou com outro equipamento informatico.

Se necessita de ajuda para reparar os problemas do magalhães, está no sitio indicado. Deixe a sua duvida e logo terá uma resposta.

Prestamos um serviço de assistência técnica gratuita ao portátil magalhães ou outros computadores portáteis ou de secretária (Desktop).

Se tiver o magalhaes avariado, ou desconfigurado, deixe comentario. Ajudamos a resolver as avarias do magalhaes e prestamos um serviço de assistencia tecnica para o magalhaes, e tentamos fazer com que sejamos uma mais valia na linha de apoio ao cliente magalhaes.

Se tem algum componente computador magalhaes avariado e necessita de ajuda na reparação do computador magalhaes, deixe comentário. O nosso serviço reparação do portatil magalhaes é gratuito, quando prestado via blog, ou seja, quando feito através do comentários do blog de assistencia tecnica gratis portatil magalhaes.

marco disse...

Boas,,sera que me podem ajudar,sempre que eu ligo um despositivo usb aparece a seguinte mensagem.
um dispositivo se usb excedeu os limites de potencia da respectiva porta concentrador.

Agredecia uma ajuda..Obrigado

Anónimo disse...

ola preciso de ajuda meu magalhaes nao inicia e pra formatar nao arranca de pen usb como faço pra o recuperar ou for matar

jose disse...

ola
o magalhaes nao liga so aparece...
intel undi,pxe-2.1(build 082)copyright (c)1997-2000 intel corporation
For realtek rtl8101e/8102e pci-e ethernet controller v1.06(080225)
client mac addr....muitos numeros.
pxe-mof:exiting pxe rom.
reboot and select proper boot device or insert boot media in selected boot device and press a key.
e faz barulho.
OBRIGADA...

Admin disse...

Ola Jose (29.3.10), e bem-vindo.

Segundo os sintomas que nos relatas, esse disco "já era". Sugiro que contactes um serviço de assistência informatica para te resolverem o "problema".

Se morares em Portugal, na zona Norte, entra em contacto com o nosso colaborador mais activo: o Helder. Não vais encontrar alguém mais honesto e dedicado que o Helder.

Admin disse...

Ola Marco, e bem-vindo.

Segundo a Microsoft, a solução para esse tipo de situação, passa por:

Desactivar o controlador anfitrião USB 2.0.

Nota

Quando desactiva o controlador anfitrião USB 2.0 melhorado, perderá funcionalidade USB 2.0. Isto é, irá reverter para a funcionalidade USB 1.1.

Para desactivar o controlador anfitrião USB 2.0 melhorado, siga estes passos:

1. Clique com o botão direito do rato em Meu computador e, em seguida, clique em Gerir .

2. Em Gestão de computadores (local) , clique em Gestor de dispositivos .

3. No painel de Gestor de dispositivos, expanda controladores USB (Universal Serial Bus) .

4. Clique com o botão direito do rato no controlador anfitrião USB 2.0 melhorado e, em seguida, clique em Desactivar .

Nota

O nome do controlador anfitrião USB 2.0 melhorada pode variar.

5. Quando receber a mensagem de confirmação, clique em Sim .

6. Feche o Gestor de dispositivos.

Como nunca tive uma situação idêntica, limitei-me a consultar o site da M$ e a ver a resposta que deram.

Pode ser quer o Helder tenha uma solução diferente para resolver esse "problema" e que tenha disponibilidade para te ajudar.

Abraço

Admin disse...

1.000

O que será que o blogger vai fazer? Vai acrescentar mais um bloco de 200 comentários (indifinidamente), ou irá crashar?

A ver vamos ... no próximo comentário ja sei!!

Abraço @ TODOS!

Admin disse...

Pois ... mais um bloco de 200 comentários para vocês se servirem ...

Qualquer dia, demoramos mais tempo a clicar no comentário "mais antigo", de modo a conseguirmos ver/responder ao ultimo comentário, do que a comentar propriamente ...

Blogger !! Fds

Helder disse...

Marco (28-03-10),

A solução postada pelo Artur pode "atenuar o problema", no entanto, se funcionar, as portas passarão a funcionar apenas a 12Mbps, o que afectará (e muito), por ex, a velocidade de transferência para pendrives. Embora eu não conheça pessoalmente casos desses, há alguma coisa que pode fazer para que, pelo menos, a mensagem não lhe surja novamente. No entanto, e caso isso já aconteça, se tiver dispositivos que não estejam a funcionar correctamente devido a essa mensagem, continuarão a não funcionar correctamente.

1. Clique com o botão direito do rato em O meu computador e, em seguida, clique em Gerir.
2. Em Gestão de computadores, clique em Gestor de dispositivos.
3. No painel de Gestor de dispositivos, expanda Controladores USB (Universal Serial Bus).
4. Clique com o botão direito do rato no controlador USB (não sei ao certo qual será, mas vá experimentando em todos) e, em seguida, clique em Propriedades.
5a. Procure, num dos separadores, a opção "Permitir que o computador desactive este dispositivo para poupar energia" e retire o visto.
5b. (efectuar apenas se a opção anterior não resultar) Procure, num dos separadores, a opção "Não relatar erros USB" e coloque lá um visto.
Nota: estas opção não são comuns a todos os controladores USB, por isso reveja-os todos e aja conforme apropriado a cada dispositivo.

Cá para mim, deverá ter alguma anomalia nas portas USB, possivelmente avaria causada por mau uso. Olhe atentamente para as portas USB e veja se estão visivelmente em bom estado. Conheço vários casos de mau uso das portas USB, que acabam por parti-las e causarem curto-circuito na Placa Principal. Nuns casos a Placa queimou, noutros as portas ficaram a funcionar à velocidade USB1.1 (12Mbps), noutros, felizmente, não aconteceu nada... Se vir que alguma das portas está danificada (torta, por ex), tente endireitá-la, mas com muito (mesmo muito) cuidado! E faça-o com o computador desligado e bateria fora! Poderá precisar de ferramentas finas e pontiagudas. Mas se não estiverem ou não parecerem visivelmente mal-tratadas, pode sempre tentar garantia do equipamento, pois pode ser anomalia na Placa Principal.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Anónimo (29-03-10),

Para iniciar através de Pen USB, terá de premir repetidamente a tecla F11/12 do Magalhães, até lhe surgir um pequeno quadro a perguntar qual o dispositivo de arranque pretendido. Aí, seleccione a pen.
Nota:
- Terá de ter a pen previamente conectada numa porta USB antes de ligar o computador
- A pen terá de estar formatada com um sistema de arranque incluído

Se quer repor o sistema e não consegue da forma original (a que vem de fábrica com o Magalhães), pode ser que tenha o Disco Rígido danificado, pois o sistema de reposição original vem incluído no disco. Se for o caso, pode tentar obter garantia do portátil, ligando para o centro de assistência.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa noite,bem estou com um problema com meu mouse óptico,e que ele esta com click muito rapido,assim eu dou 1 click = 2 click,Ex:eu abro uma pasta de fotos,abro depois uma boto,fica pagina sobre pagina,quando fecho a foto fechar tudo junto,ate a pasta.Tipo também quando vou preencher algo na internet tenho que ficar direto clickando na seta que sempre tem e alguns preenchimento.Ja fui na configuração e nada,melhora,a marcada dele e VCOM,o que pode ser isso,será que tenho que compra outro?que quer fazer?
Obrigado desde de já a todos

jose disse...

obrigado pelo concelho mas , nao sou do continente sou açoreano ,terceirence e ca nao ha esta gentileza de servir kem precisa ,voces tao de parabens ,falta ca pessoas qualificadas k percebam do assunto ,quanto ao disco rigido é pena andei a pesquisar na net sao peças muito caras o pc nao é meu é de minha sobrinha nao sei se encontro mais barato , ou assecivel ao bolso da mae , e nem sei se é so do disco de qualqer maneira fico muito agradecido pela gentileza ,susseço fiquem bem abraço

Anónimo disse...

Boa Noite

Tenho duas irmãs gemeas que possuem dois magalhães.

Mas, tenho dois problemas:

- num dos magalhães o ecrã parece estar partido, parece ter rachas.
Visto que ao chão não caiu, não vejo qual poderá ser a causa.

- o outro ou não liga ou então demora muitoooooooo tempo a ligar.

Gostaria que me informassem sobre o que poderei fazer acerca destes problemas.

Obrigado

Anónimo disse...

Boa noite

Tenho dois problemas com dois magalhães:

- num o ecrã parece estar partido e com rachas. Visto que ao chão não caiu, não sei o que podera ter acontecido.

- o outro não liga ou apos varias tentativas quando liga demora muito tempo.

Gostaria que me informassem do que poderei fazer para seleccionar estes problemas.

Obrigada

Helder disse...

Anónimo (30-03-10),

Pelos sintomas, muito provavelmente é avaria no rato. Para despistar, pode fazer duas coisas:
1. Experimentar com outro rato
2. Alterar uma definição nos parâmetros do rato
Na primeira hipótese, se o problema não acontecer com outro rato (novo ou usado), então é o seu que está avariado. Nesse caso, o que terá de fazer é trocar de rato, a menos que consiga reparar o seu...
Na segunda hipótese, faça o seguinte:
- Aceda, através do Painel de Controlo, às definições do rato
- Altere a configuração dos botões, colocando um visto em "Mudar os botões primário e secundário". Ao fazer isso, irá trocar o botão esquerdo com o direito e vice-versa. Vai soar um pouco esquisito trabalhar assim, mas faça-o apenas para testar. Se vir que com o botão direito (agora a ter a função de esquerdo) a coisa funciona bem, então é o botão esquerdo do rato que está com problema... e, mais uma vez, a solução será trocar o rato.
Se com estas tentativas continuar a funcionar mal, então será algum problema de software, muito provavelmente algum software malicioso (vírus, ou algo do género).


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

José (31-03-10),

Da minha experiência, a maior parte das avarias em Discos Rígidos (principalmente Discos portáteis e de computadores portáteis) devem-se a mau uso (quedas, pancadas, movimentos bruscos...). Não quer dizer que seja o seu caso, até porque há algumas séries de discos, de vários fabricantes, que têm uma pequena "fragilidade" ou característica que o fazem avariar em determinadas condições.
Já vi vários portáteis Magalhães com problemas de disco e não sei dizer se terá sido avaria por mau uso, ou se será mesmo um Disco frágil... Recomendo-o a contactar o centro de assistência da marca, ligando para o número que se encontra na base do portátil. Quase de certeza conseguirá obter garantia do equipamento, se ainda estiver dentro do prazo. O único "problema" poderá ser conseguir ligar com eles, mas depois disso, eles vão recolher-lhe o portátil a casa, reparem e voltam a entregar, sem custos.
Espero ter ajudado...


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Anónimo (31-03-10),

Gostei do seu primeiro post: "duas irmãs (...) dois problemas". :)

Agora a sério:
No primeiro caso, se diz que o ecrã está "com rachas", o mais provável é estar mesmo partido. Os ecrãs não se partem apenas com as quedas do portáteis. Qualquer pressão ou pancada na tela, podem parti-lo. Conheço alguns casos de crianças que partiram o ecrã ao apontarem o dedo para o ecrã (por outras palavras, a "espetarem" o dedo com alguma violência); Outras que partiram o ecrã porque fizeram alguma pressão sobre a tampa do portátil/ecrã, quando este estava fechado; Outras por quedas.
Não vejo como é que pode afirmar com tanta certeza que o portátil não caiu, uma vez que, em princípio, é utilizado pelas suas irmãs...
Outre hipótese, mas muito pouco provável, tendo em conta a sua descrição, é que o ecrã esteja mesmo avariado, mas, neste caso, com riscas e/ou falhas de imagem uniformes (apenas na horizontal ou vertical). Se a falha for mesmo do estilo vidro partido, então é mesmo a tela partida... e, garantidamente, isso não será coberto pela garantia.

No segundo caso, é bem possível que seja avaria no Disco Rígido. Se for o caso, em princípio obterá garantia disso, ligando para o número que se encontra na base do portátil. Quando ligar o portátil, ou quando puser o sistema operativo a arrancar, encoste o ouvido à base do portátil e veja se ouve algum ruído fora do normal (normalmente um ruído do tipo arranhar, estalidos, ou constante/repetitivo). Se for o caso, então é mesmo problema de disco.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola!!!

gostava que me dissessem a onde é que vocês foram buscar o super tux do Magalhães.

eu também o que queria ter aqui


se poderem me dizer digam por favor

Helder disse...

Anónimo (06-04-10),

O site oficial do jogo é este:
http://supertux.lethargik.org/download.html
Eu só tenho experiência com sistemas Windows. Para o Caixa Mágica (Linux), não vou poder ajudá-lo em como instalar o jogo nesse sistema. No entanto, no mesmo site encontrará donwload para vários sistemas. Para Windows, é simples: é só clicar no link, mandar executar (ou guardar e depois executar) e seguir as instruções.


Cumprimentos,

Helder

FABIO disse...

EU intalei o windows 7 e nao tenho programas que tinhae gostaria e saber onde posso encontrar o lan

Helder disse...

Fabio (06-04-10),

O que quer dizer com "lan"? Será que se refere ao 'Controlador Ethernet/Placa de Rede'? Se sim, acho estranho o Windows 7 não suportar nativamente essa placa. Não o posso afirmar com toda a certeza, porque ainda não testei o Windows 7 num Magalhães, mas creio que o Windows 7 deva suportar nativamente essa placa. No entanto, aqui fica o link para o driver:
http://www.realtek.com/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=7&PFid=7&Level=5&Conn=4&DownTypeID=3&GetDown=false#RTL8100E/RTL8101E/RTL8102E-GR/RTL8103E(L)
RTL8102E(L)/RTL8101E/RTL8103T
RTL8401/RTL8401P

Copie o endereço e cole numa nova janela do seu browser. Na página que surgir, clique num dos links para o Windows 7, transfira o ficheiro e instale-o, conforme o tipo de driver que sacou.

Se se referir a outra coisa com "lan", seja mais claro na questão.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

A minha irma nao sei o que ele fez mas deve ter apagado o GRUB, pois quando inicio o computador, depois de aparecer a imagem do Magalhaes de seguida aparece o seguinte:

"Grub loading stage 1.5
erro 17"

Alguma soluçao?

Helder disse...

Anónimo (17-04-10),

Não tenho experiência com Linux (Caixa Mágica), mas creio que essa mensagem indique que o gestor de arranque dos sistemas (Windows e Caixa Mágica) está danificado. Em princípio, ele pode ficar danificado por simples corrupção, ou quando o disco rígido fica com problemas físicos... e eu recaio mais sobre esta última hipótese.
O melhor que tem a fazer é contactar a garantia do equipamento, se ainda estiver coberto. O número de contacto encontra-se na base do portátil.


Cumprimentos,

Helder

net disse...

gostava mesmo muito que me dissesem o codigo para desbloquear o microsoft office word

Helder disse...

Bruno (21-04-10),

Se se refere à chave de produto do Office que acompanha os Magalhães, não conheço nenhum caso que pedisse a introdução do mesmo. No entanto, esse código costuma estar numa etiqueta na base do portátil. Levante a capa do Magalhães (azul) e encontrará uma etiqueta da Microsoft, onde constará o chave do Windows e a do Office. Infelizmente, conheço alguns casos (talvez a primeira remessa dos Magalhães) que apenas traziam chave do Windows (Windows XP Home Edition!), ao passo que a versão que vinha instalada era a Professional...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Ola sou a Bruna o pc nao liga e dá-me este erro:

Intel UNDI, PXE-2.1 (build 082)
Copyringht (C) 1997-2000 Intel Corporation

This product is covered by one more of the following patents:
US5,307,459, US5,434,872, US5,732,094, US6,570,884, US6,115,776 and
US6,327,625

For Realtek RTL8101E/8102E PCI-E Ethernet Controller v1.10 (080722)
PXE-E61: Media test failure, chake cable
PXE-M0F: Exiting PXE ROM.

Reboot and Select proper Boot device
or Insert Boot Media in selected Boot device and press a Key

se me poderem ajudar é favor contactar obrigado...

Helder disse...

Bruna (01-05-10),

Pelos sintomas, será problema com o Disco Rídido: pode estar sem sistema ou estar avariado. O mais certo é estar mesmo avariado, da experiênci que se tem passado por aqui...
Se o computador se encontrar dentro do período de garantia, active-a, ligando para o número que tem na base do portátil.


Cumprimentos,

Helder

maria josé disse...

Bom dia.Gostaria que me informassem se possivel qual será a causa do magalhães assim que aparece o menu de arranque bloquear.Não dá para escolher nenhuma opção,será k é problema no teclado pk simplesmente por mais que se toque nas teclas não faz nada.Obrigado

Helder disse...

Maria José (03-05-10),

Em princípio, deverá ser mesmo algum problema com o teclado: avariado ou desconectado. Se for o caso, convém que isso seja visto por alguém com conhecimentos e experiência na matéria.
Para poder ajudar a dspistar se o problema está relacionado com o teclado, faça o seguinte:
1. Ligue o computador e, logo de seguida, enquanto tem a imagem "Magalhães" no ecrã, prima várias vezes a tecla DEL (localizada no canto superior direito do teclado). Se acabar por entrar num quadro em tons de cinzento e azul, então o teclado, ou pelo menos parte dele, está a funcionar. Aprovei e, nesse quadro, teste algumas das teclas, como teclas de direcção, ENTER, ESC, etc.
2. Prima várias vezes a tecla CAPS LOCK. Se se acender e apagar uma luz no painel luminozo, essa tecla estará a funcionar
3. Prima e mantenha premida a tecla FN (canto inferior esquerdo do teclado). Depois, com essa tecla premida, prima várias vezes a tecla F9 e F10. Caso funcionem, o ecrã irá aumentar ou diminuir a intensidade de brilho

Se com estes pequenos testes tudo funcionou bem, não quer dizer que não exista problema com o teclado. Pode estar apenas uma parte do circuito afectada, que, a ser isso, obriga à substituição total do teclado.

Há outras hipóteses, como ser apenas o teclado (a fita dele) mal encaixado, ou existir outro problema de hardware.
Se o portátil se encontrar em garantia, active-a.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde. Quando se liga o magalhães do meu filho, ouve-se um barulhito e aparecem as frases:
PXE-E61: Media test failure, check cable
PXE-MOF: Exiting PXE ROM
Reboot and select proper device or insert boot media in selected boot device and press a key.
Estão sempre a aparecer estas frases e não dá mais nada. Agradecia qualquer esclarecimento

Helder disse...

Anónimo (04-05-10),

O barulhinho que ouve é o Disco Rígido com problemas.
Quanto às frases que surgem no ecrã, é o sistema a tentar arrancar por outro meio possível, nomeadamente a Placa de Rede, a qual falha por não ter qualquer tipo de media.

Mas o que interessa aqui é que o Disco Rígido está avariado. Se o computador estiver dentro de garantia, active-a, ligando para o número que se encontra na base do portátil.

Grande parte das avarias são causadas por mau uso (quedas, pancadas), mas também podem avariar por desgaste ou anomalia do dispositivo. Em princípio, não terá problema em obter garantia disso.


Cumprimentos,

Helder

Fernando disse...

Tenho um magalhães que se danificou o lcd, gostava de saber qual o preço e a disponibilidade de envio

Anónimo disse...

Ha aqui cada pergunta,ja parece aquele que queria oculos para ler sem ter aprendido as letras.As respostas tambem sao mas e pouco acertadas.E que tal antes 1 curso informatico mas daqueles a serio.??????????

Helder disse...

Fernando (09-05-10),

Há, pelo menos, 3 tipos de ecrã diferentes para Magalhães. Por fora são iguais, mas por dentro mudam nos apoios e nas ligações... e isso faz variar o preço.

Portanto, antes terá de se saber qual o modelo utilizado no seu portátil. Idealmente, entre em contacto comigo para o orientar.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Anónimo (10-05-10),

É certo que muitas perguntas são "de rir", mas isso é para quem percebe do assunto! Os outros, ninguém nasce ensinado... No entanto, há casos em que as pessoas deveriam recorrer pessoalmente a serviços técnicos, em vez de ligarem para linhas de apoio (às vezes, só o que gastam em chamadas, pagaria um serviço melhor numa casa de informática), ou de tentarem resolver o problema colocando a questão de uma forma muito superficial... e aí é-me (a mim e a outros) impossível responder da melhor forma. Mas pela sua resposta, vê-se que não se deu ao trabalho de de ler uma pequena parte do blog...!

No entanto, quanto às respostas "pouco acertadas", pode crer que dou-as o mais acertado possível! As que vão menos acertadas, isso é porque é impossível eu adivinhar o que se passa sem ver os equipamentos. Há avarias idênticas que são aqui colocadas repetidamente... a essas eu vou respondendo de forma mais resumida. Algumas das avarias muito comuns são problemas de disco e problemas com vírus.
Soluções para esses casos (e outros)? São serviços para serem feitos por quem entenda!... E o problema é que há pessoas que não estão dispostas a pagar 50,00 ou 100,00eur por reparações num equipamento que lhes custou 50,00eur... embora a maior parte delas não entende que o portátil lhes custou esse valor APENAS no programa e-escolinhas, porque no mercado comum custa 250,00-300,00! Naturalmente que se tivessem pago esse valor por ele, davam-lhes outro tratamento...


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Boa noite, o meu filho esqueceu-se da palavra-passe que criou para abrir o pc, agora não consegue ir ao pc, como faço para o formatar de novo, se isso é possivel, é que não percebo muito deste assunto,
obg

Paulo Moreira

Helder disse...

Paulo (12-05-10),

Não indica que tipo de password se refere, mas presumo se a do Windows. Existem várias formas de redefinir ou repor a password de utilizador: umas mais simples, outras mais complexas, que requerem alguns programas e acessórios. Vou indicar-lhe a forma mais simples, a ver se resulta.
1. Escolha o arranque do Windows no menu do Magalhães (onde escolhe entre Windows e Caixa Mágica, coloque Windows e prima ENTER) e, logo de seguida, prima a tecla F8. Isso fará surgir um menu de arranque do Windows com várias opções
2. Na lista de opções de arranque do Windows, escolha 'Modo de Segurança'
3. Depois de arrancar no modo de segurança, irá ter acesso à conta 'Administrador'. Inicie sessão com essa conta
4. Aceda ao Painel de Controlo > Contas de Utilizador
5. Clique no utilizador que pretende alterar a password e escolha a opção 'Remover palavra-passe', confirmando a operação
6. Reinicie o computador em modo normal e já terá acesso novamente

Nota: no ponto 3., quando deverá iniciar o Windows com a conta 'Administrador', é provável que lhe peça password. Se pedir, essa password foi definida no primeiro arranque do Magalhães, por isso terá de saber/lembrar-se qual foi. Se pedir password e não a souber, a única hipótese é tentar os passos com outra conta de utilizador com direitos de administrador, se existir (por ex, pode ser que tenha as contas "Pai", "Mãe", "filho", etc., em que apenas a conta do seu filho tem password e as outras não. É outra alternativa...

Outra hipótese mais radical é "formatar" o computador. No menu de arranque do Magalhães tem uma opção 'Reposição Windows'. Essa opção repõe o Windows no estado inicial, mas irá perder vários dos programas pré-instalados de fábrica, como Diciopédia, Magic Desktop, programas didáticos, etc... No entanto, é possível que os consiga obter novamente no agrupamento de escolas da sua zona. Atenção que a reposição do sistema elimina todos os dados do computador (documentos, fotos...), pelo que deverá ter uma cópia de segurança desses dados, caso lhe sejam importantes.

Por fim, existem outros métodos mais profissionais, mas requerem o uso de dispositivos de arranque e programas próprios para o efeito. Isso, idealmente deverá ser feito por entendidos... mas penso que as hipóteses que lhe coloquei antes lhe sirvam...

Se se referir a outro tipo de password, terá de se explicar melhor e dizer especificamente qual.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá,
após proceder à recuperação de um magalhães através das pen´s de reposição existentes na escola, deparei-me com a seguinte situação: a pen ficou vazia, desapareceu tudo. alguém pode ajudar. Isto já aconteceu anteriormente.Obrigada.

Helder disse...

Anónimo (19-05-10),

Infelizmente, não conheço essas pens, por isso não sei como funcionam.
Não é normal os sistemas de reposição serem transferidos de um suporte para o outro (aquilo que parece ter acontecido consigo. Ou seja: tinha na pen, repôs para o computador e deixou de ter na pen). Portanto, ou o sistema é mesmo assim, ou então alguma coisa correu mal durante o processo de reposição... mas, mais uma vez, como não as conheço, não lhe posso ajudar muito... a menos que as pens utilizem um sistema de ficheiros que o Windows XP não reconheça e, como tal, a pen só lhe serve para efectuar a reposição. Se calhar de formatar a pen no Windows, perderá todos os dados nela contidos.
Mas tente o seguinte, com a pen inserida numa porta USB:
1. Clique com o botão direito do rato sobre 'O meu computador' e clique em 'Gerir'
2. Na janela que se abre, clique, na parte esquerda, em 'Gestor de discos'.
3. Na parte direita da janela verá um gráfico (barras) que ilustram a composição dos discos e respectivos sistemas utilizados. Verá, por ex, que o disco principal do computador está dividido em várias partições (não tenho cá nenhum Magalhães com a configuração original para lhe indicar quantas nem que tipo de partições tem ao certo)
4. Veja se, na lista de discos/drives disponíveis, a pen surge e qual a sua capacidade, sistema de ficheiros e, se for caso, qual a unidade assumida (E:, F:, G:, ...)
5. Se disser FAT ou FAT32 e que está totalmente (ou quase) livre, então é porque o seu conteúdo foi apagado (eliminou os dados, formatou a pen, ou algo foi alterado durante ou após o processo de reposição; Se tiver outro tipo de sistema de ficheiros, então é possível que os dados de reposição estejam lá e que apenas não sejam acessíveis através do Windows... e, possivelmente, a pen (mais propriamente os seus dados) apenas sirva para efectuar a reposição.

Espero ter esclarecido alguma coisa. Como não conheço essa pen, nem tão pouco sei como se pode adquirir, não lhe posso ajudar mais que isto...


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Boa Tarde

O Magalhães do meu filho começou a fazer um barulho (tic tac relogio) e aparece um ecran preto a informar que tenho de inserir o disco Bot.
Pode me ajudar a resolver o problema?

Helder disse...

Isabel Nunes (20-05-10),

Esse barulhinho é o Disco Rígido que não está a funcionar correctamente. As avarias nesse dispositivo podem ser por simples desgaste, defeito, ou por uso (quedas, pancadas). No entanto, do conhecimento que tenho tido, não deverá ter problemas em conseguir a reparação disso em garantia. Se o portátil se encontrar dentro do período de garantia (2 anos), active-a, ligando para o número que tem na base do portátil.


Cumprimentos,

Helder

Nuno Ferreira disse...

Olá a todos,

Preciso de aceder à bios, para alterar a sequencia do arranque, só que é necessário uma password. Por acaso sabe qual é?

Obrigado.

Helder disse...

Nuno Ferreira (24-05-10),

Por defeito, o BIOS não traz qualquer password de acesso. Portanto, se neste momento lhe pede password, é porque alguém a definiu (você ou alguém com acesso ao portátil). Portanto, não lhe poderei ajudar nesse aspecto.
Segundo informação da marca, o reset ao BIOS/Password faz-se retirando a pilha, embora não o possa afirmar com certeza. Mas para retirar a pilha, terá de desmontar o portátil todo. Ela, em si, é de fácil acesso, está por baixo do Módulo de Memória RAM, mas a sua conexão à Motherboard está numa zona acessível apenas se desmontar o portátil (TODO).
Mas... há boas notícias: para poder alterar (momentaneamente) a ordem de arranque, basta que prima a tecla F12 do portátil quando o liga. Ao fazê-lo, irá surgir-lhe um pequeno menu a listar todos os dispositivos de arranque disponíveis... e só terá de escolher o pretendido.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

senhores, eu tenho um notebook magalhaes ( mdelo IC 900 ) e instalei o windows Xp professional portugues , mas nao estou conseguinfo utlizar as teclas de @ e undeline neste teclado .
Qual é a configuração padrao do teclado para utilizar essas teclas
obrigado

Alex

Helder disse...

Alex (27-05-10),

O teclado do Magalhães tem o layout Português de Portugal. Se utilizou essa versão para instalação, essas teclas deveriam funcionar por predefinição. Mas se utilizou um CD do Windows XP da versão Português Brasil, então o layout do teclado é diferente (e não são só essas teclas que diferem...).
Caso tenha uma versão Brasileira do Windows, para colmatar o problema deverá alterar o idioma do teclado para a versão do seu sistema operativo. Para isso, faça o seguinte:
- Vá ao Painel de Controlo. Mude para Vista Clássica, caso não esteja já
- Dê duplo clique em 'Definições regionais e de idioma'
- No separador 'Idiomas', clique em 'Detalhes'
- Na janela que surge, no separador 'Definições', clique em 'Adicionar...'
- Na caixa que surge, escolha o idioma correspondente ao seu sistema e clique em 'OK'
- Voltando à janela anterior, em 'Idioma de teclado predefinido', marque agora o pretendido. Na lista de serviços instalados, pode, se quiser, eliminar os que não correspondem ao seu sistema (no caso, Inglês e Português (Portugal))
Nota: poderá ter de fornecer o CD do Windows para a instalação e reiniciar o computador.

Se a hipótese que dei (Windows Brasileiro) não se aplicar a si, é provável que o teclado esteja avariado ou com mau contacto. Mas veja se a solução se aplica a si e depois diga algo...


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

ola, no magalhaes apareceu q havia ficheiro em falta ou danificado relacionado com o system32. consegui fazer a reposiçao do windows, mas quando tento repor a caixa magica dá erro. unexpected inconsistency "falhado". o q devo fazer? obrigado!!!

Helder disse...

Jorge (01-06-10),

Pela descrição do seu problema, o mais provável é ter o Disco Rígido com problemas. Os ficheiros podem danificar-se por problemas no disco, problemas na gravação, ou memória RAM danificada. Embora eu não tenha experiência com Linux (Caixa Mágica), sei que o erro 'unexpected inconsistency' está relacionado com o disco... e pode ou não ter correcção. Mas uma vez que tem (ou teve) problemas tanto no Windows como no Caixa Mágica, o mais provável é ser mesmo avaria física no disco
Quedas e pancadas são a causa mais comum, embora também possa avariar por desgaste ou anomalia do dispositivo. Mas, do conhecimento que tenho, não deverá ter problemas em conseguir a garantia disso (o equipamento deverá ter menos de 2 anos e poderá ter de apresentar alguma prova de aquisição). Ligue para o número que está na base do portátil e exponha o seu problema.


Cumprimentos,

Helder

Paulo de Almeida disse...

Boa tarde!
O magalhães da minha filha de iniciar.
aparece o logo a dizer magalhães e passado um bocado aparecem a branco sob fundo preto um "texto" que acaba dizendo : Reboot and select proper Boot device or insert Boot media in selected Boot device and press a key.
O que é que devo fazer?
Obrigado

Paulo de Almeida disse...

Boa tarde!
O magalhães da minha filha de iniciar.
aparece o logo a dizer magalhães e passado um bocado aparecem a branco sob fundo preto um "texto" que acaba dizendo : Reboot and select proper Boot device or insert Boot media in selected Boot device and press a key.
O que é que devo fazer?

MAS POR FAVOR, NÃO ME ENVIEM A COMENTÁRIO DE COMO DEVO CRIAR UMA CONTA NO G-MAIL NEM ME ENSINAR COMO SUBSCREVER NO BLOG. PORQUE ANTES DE VOS ENVIAR A 1ª MENSAGEM (NA QUINTA FEIRA PASSADA) JÁ TINHA FEITO A SUBSCRIÇÃO E A CONTA DE E-MAIL NO GMAIL JÁ TENHO HÁ MUITOS ANOS. SIMPLESMENTE RESPONDAM À MINHA PERGUNTA. NO BLOG CONTINUA A MINHA PERGUNTA PENDURADA. ALIÁS, VOS ENVIARAM-ME O TAL E-MAIL A ENSINAR COMO CRIAR UMA CONTA NO GMAIL ... E O MEU ENDEREÇO É ......@GMAIL.COM.

Obrigado

Admin disse...

Ola Paulo,

A pergunta que o Paulo colocou é igual à pergunta colocada por centenas de pessoas neste blog, e que já teve centenas de respostas iguais ...

No entanto - uma vez mais - vou responder a essa questão usando uma das respostas que o Helder já deu:

"Lamento informar, mas tudo indica para que o disco tenha "morrido" mesmo. É um problema muito comum nos Magalhães.

Em qualquer computador, o disco é susceptível de avariar, principalmente a nível mecânico (quase sempre problemas de cabeças). Este tipo de avaria pode acontecer por simples casualidade ou por desgaste natural do disco, embora em caso de desgaste isso deva acontecer ao fim de vários anos. Outra causa que pode levar a este tipo de avaria é mau uso do portátil, nomeadamente quedas ou pancadas.

Se o seu computador não foi vítima de maus tratos, deve activar a garantia. Mesmo que tenha caído ou levado alguma pancada, pode activar a garantia, desde que o portátil não aparente maus tratos (riscos ou mossas). É muito difícil apurar a causa da avaria do disco, por isso, se o computador aparentar estar bem estimado, não deverá ter problemas em obter garantia do equipamento.
O único problema será mesmo o processo de activação. Terá de ligar para o número que se encontra na base do portátil (707...)
"

Resumindo:

Sugiro que contacte o Apoio ao Cliente do Magalhães, ou caso resida no Norte do País, contacte o Helder para ele fazer um diagnóstico/orçamento.


Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Quanto aos emails que enviamos, em todos eles, vai um link (no fim do mesmo) para eliminar a subscrição.

Tudo o que tem de fazer é clicar nesse link e será removido automaticamente da nossa base de dados.

A publicidade que enviamos é o sustento deste blog, e sem ela, provavelmente este blog já não existia ...

Unknown disse...

ola o meu nome é vera,e pedi assistencia tecnica para o magalhaes da minha filha ja a algum tempo talvez ha 2 ou 3 meses e ainda nao obtive resposta acerca do magalhaes, gostava de ter qualquer tipo de contacto da vossa parte pois ela tem sido um pouco prejudicada nas aulas de TIC por falta do aparelho

Helder disse...

Vera (07-06-10),

Se solicitou qualquer tipo de ajuda neste blog e não obteve resposta, pode ter sido falha minha de não ter visto a questão que colocou. Se foi o caso, peço-lhe que volte a expor o seu problema.
Por outro lado, se pediu assistência pela linha directa do Magalhães (ligando para o número que se encontra na base do portátil), então algo correu mal. Quando o portátil precisa ser recolhido para reparação no centro de assistência, penso que em menos de 1 semana façam a recolha. Por isso, se contactou o centro de assistência e não obteve resposta, volte a tentar...
Pode, alternativamente, recorrer a serviços em casas de informática, mas poderá ter de pagar os serviços. Eu tenho estabelecimento de informática na zona de V. N. Famalicão. Se quiser, posso dar uma vista de olhos no equipamento sem qualquer compromisso e, se for simples, até resolver o problema na hora sem custos.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Ola Bom dia,

Parabens pelo blog, tem ajudado imenso a esclarecer algumas duvidas! Tentei apagar o e-lerning do magalhães e pedem-me uma pass. onde posso encontra-la? Obrigado

Helder disse...

Anónimo (14-06-10),

A password é pte2010. Aliás, essa é a password para a maioria das situações de gestão/administração dos conteúdos do Magalhães.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola. tenho um problema no Magalhães da minha filha.
quando eu o ligo , ele abre e faz um barulho tipo tic-tac na zona da ventoinha e não arranca .
gostaria que me ajudassem.

Helder disse...

Anónimo (14-06-10),

Esse barulho é originado pelo Disco Rígido... e não é bom sinal, pois está com problemas.
Se o computador estiver dentro de garantia, active-a, ligando para o número que se encontra na base. Caso já não esteja em garantia, terá de levar disco novo (só o Disco deverá rondar 70,00eur).

Se não estiver disposto a suportar os custos da reparação, pode tentar dar uma pancadinha nessa zona... e o disco pode voltar a funcionar (ou até ficar pior), mas mais dia/menos dia voltará a ter problemas. Se o fizer, faça-o por sua conta e risco!


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

onde é que posso deixar o magalhaes a consertar na ilha da madeira? pela garantia?

Anónimo disse...

onde posso deixar o magalhaes a consertar na ilha da madeira? com garantia?

Helder disse...

Anónimo (27-06-10),

Se o portátil estiver dentro de garantia e a avaria for coberta pela garantia, deverá solicitar a reparação ligando para o número que tem na base do portátil:
707 10 14 80
Mesmo que o portátil esteja dentro de garantia e esta não cubra a avaria, poderá solicitar a reparação em qualquer casa de informática à sua escolha, que disponha de meios para tal. Algumas avarias não cobertas pela garantia:
- Ecrã partido
- Teclado danificado (sem teclas, teclas partidas)
- Ficha DC partida (onde conecta o transformador)
- Ficha (ponta ou cabo) do transformador partida/danificada
- Pinos onde encaixa a bateria partidos/danificados
- Transformadores e baterias só costumam ter 6 meses de garantia (varia de marca para marca, terá de consultar as condições de garantia neste caso)

Tente analisar qual é a avaria e caso ache que é coberta pela garantia, o melhor que tem a fazer é ligar para a linha de assistência. Mesmo que não esteja coberta pela garantia, caso não encontre casas de informática na sua zona que façam esse tipo de reparações, talvez o melhor seja mesmo no centro e assistência (o custo de portes lá poderá ser relativamente baixo, quando comparado com outras casa).


Cumprimentos,

Helder

Mariana disse...

gostava de saber como eliminar aquele programa que se chama e-learning class v6.0 é que eu não gosto disso e quando eu fui a tentar eliminar aquilo pediu uma palavra-passe e eu queria saber qual era

Anónimo disse...

vcs são uns filhos da puta cabrões e inocentes

Helder disse...

Mariana (07-07-10),

A password em questão é pte2010.
É possível fazer desaparecer essa barra sem desinstalar o programa. Existe uma opção que permite mostrar ou ocultar, conforme pretendido. Não sei qual a finalidade desse programa, mas creio que esteja relacionado com aulas à distância... embora isso, na minha opinião, nunca irá ser utilizado nos Magalhães.
Seja como for, caso opte por desinstalar, utilize a password que lhe indiquei. Além disso, ao desinstalar, vai "corrigir" uma pequena anomalia com as teclas, que só acontece se esse programa estiver instalado.


Cumprimentos,

Helder

Admin disse...

Ola Anonimo (7.7.10)

E qual é o motivo para tanta "simpatia" para com os autores deste blog?

Agora fiquei curioso ... pois depois de mais de 1.000 comentários de ajuda aos nossos leitores, só nós faltava um "agradecimento" destes, para nos inspirar/motivar a continuar a ajudar.

Cristiano Venâncio disse...

Boas! alguém pode ajudar-me:
o magalhaes da minha filha esta com a seguinte avaria:
as vezes quando liga, o teclado e rato bloqueiam, de modo a ficar bloqueado e somente retirandoa bateria que consigo arrancar. Ja restaurei o sistema e nada! agradeço todo tipo de ajuda por e-mail. cavnetbrasil@msn.com
Cumprimentos a todos!

Helder disse...

Cristiano Venâncio (11-07-10),

Remotamente, é complicado de diagnosticar com mais exactidão o seu problema.
Em que situações é que o computador bloqueia?
- Consegue arrancar o sistema (Windows ou Caixa Mágica), ou ele bloqueia antes de arrancar um desses sistemas?
- Já testou em ambos os sistemas, a ver se acontece o mesmo (trabalhe seguidamente em ambos os sistemas até que ele bloqueie)?
- Quando ele bloqueia, ou momentos antes, nota alguma anomalia no computador (principalmente algum barulhinho fora do normal)?

Dependendo das condições em que ele bloqueie, o problema pode estar a ser causado por alguma falha de hardware. Nesse caso, recomendo que contacte a garantia do equipamento (se ainda tiver), ligando para o número que se encontra na base.
Caso contrário, tente responder o mais claro possível às questões que coloquei.


Cumprimentos,

Helder

ezequiel disse...

gostaria de saber pq ligo meu pc , mas o monitor nao aparece a imagem, nem desliga....fica fazendo tuc, tuc, tuc o tempo todo...só funciona qdo ele quer.


se alguém puder me ajudar fico grato.

Helder disse...

Ezequiel (15-07-10),

O "tuc, tuc, tuc" vem do monitor ou do computador?
Da experiência que tenho, sintomas idênticos ao seu (sem o "tuc, tuc, tuc") indicam problema no computador (torre)... e raramente será problema com o monitor. Na melhor das hipóteses será um mau contacto qualquer (Memória RAM, Processador ou Placa Gráfica), mas as causas podem ser outras.
Se tem uma mínima experiência em mexer no hardware, abra a torre do computador e desencaixe e volte a encaixar os módulos de memória e a placa gráfica (se tiver). Quanto ao processador, é mais complicado aceder-lhe. Se nunca desmontou nenhum, recomendo-lhe a não mexer, pois pode danificar irremediavelmente a Motherboard, o Processador e/ou o Dissipador. De qualquer forma, é raríssimo ser problema de processador, por isso tente primeiro as outras duas hipóteses que falei.

Se nada disso adiantar, tente ligar o computador apenas com o mínimo essencial:
- Fonte Alimentação
- Motherboard
- Processador
- Memória RAM
- Placa Gráfica
Desconecte todos os outros dispositivos (Discos, Drives e outras placas) e teste nessas condições. Se funcionar, vá conectando os dispositivos restantes um a um (desligue o computador antes de conectar/desconectar cada componente)
Teste, também, com outra Fonte de Alimentação, se possível.

Não há muito mais que lhe possa ajudar, porque casos como esses requerem ser tratados por entendidos. Mas, por si, é o melhor que pode fazer antes de recorrer a uma casa de informática. Se não conseguir nada, não terá outro remédio...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde. Na conexão sem fio, wire less, apenas consigo acessar o skype. Já verifiquei o roteador e outro laptop funciona ok.

A conectividade me diz nível excelente.

Grato

Anónimo disse...

Boa tarde. Na conexão sem fio, wire less, apenas consigo acessar o skype. Já verifiquei o roteador e outro laptop funciona ok.

A conectividade me diz nível excelente.

Grato

Helder disse...

Anónimo (24-07-10),

O Skype utiliza as portas HTTP comuns (80 e 443). O Internet Explorer e o Windows Live Messenger também utilizam essas portas.
Portanto, em condições normais, deveria conseguir navegar com o Internet Explorer (ou Firefox, por ex) e utilizar o Messenger sem problemas. Se não consegue, pode dever-se a alguma Firewall que esteja a utilizar ou, então, o computador estará infectado com algum código malicioso.
Utilize um antivírus e outros utilitários de verificação pontuais, a ver se encontra (e corrige!) alguma falha.
Se possível, utilize o seu computador com outro acesso à Internet (de um amigo, familiar ou até público). Se continuar sem conseguir aceder, então algo está mal com o computador; se conseguir aceder, então será alguma configuração errada no seu router.

Analise... se necessário, volte a expor o problema, mas mais detalhado possível (que outros programas consegue utilizar para aceder a conteúdo na net).


Cumprimentos,

Helder

Anoel Junior disse...

Boa Tarde. Quero tirar minhas duvidas. Eu sempre que instalo qualquer jogo mais pezado, no meio da instalação tudo trava i tenho q reinicia meu pc para funcionar, pois trava i nada mexe, oque seria isso ? qualquer coisa responde no meu email. juninho_amb@hotmail.com

Mt Grato!

Helder disse...

Anoel Junior (30-07-10),

Pela forma como descreve o seu problema, não posso tirar grandes conclusões. Existem enúmeras causas possíveis, mas uma bem provável é que exista algum problema no Disco Rígido.
Praticamente todos os computadores têm uma luzinha que acende e apaga conforme haja actividade no disco (leitura/escrita de dados). Quando o computador bloqueia, verifique o estado dessa luzinha:
- Se está semprte apagada
- Se está sempre acesa
- se pisca sempre da mesma forma e com intervalos de tempo iguais (ex: acesa durante 3 segundos e apagada durante 1 segundo; acesa durante 10 segundos e apagada durante 3 segundos...)

Não é a instalação de um jogo que vai "pesar" no desempenho do computador. Outras situações que possam levar o computador a bloquear por completo (quando não se consegue mexer nada) é problema na Placa Principal (principalmente em computadores mais antigos), sobreaquecimento do Pocessador, Memória RAM danificada...
É complicado. O melhor mesmo será levar o computador a uma casa para que lhe diagnostiquem a avaria com mais exactidão.


Cumprimentos,

Helder

André disse...

Boa noite.

quando ligo o meu magalhaes aparece isto, Reboot and select proper Boot device or insert boot media in selected Boot device and press a key.

devia de aparecer o menu de escolha onde tinha a caixa magica e o windows xp mas nao.

nao sei que se passa se fosse possivel ajudarem me agradecia.

Cumps.

Helder disse...

André (11-08-10),

Em princípio, o Disco Rígido está avariado. A ser disso, pode ter sido causado por mau uso (quedas, pancadas...) ou simples desgaste do dispositivo (o disco é composto por parte electrónica e mecânica e, como tudo o que é mecânico, tem desgaste físico).

Mas tente diagnosticar melhor. Em situações de avaria no disco (pelo menos nos Magalhães) é costume ouvir-se um barulhinho tipo "tic-tac"; noutros casos, não se ouve barulho nenhum, mas demora bastante tempo na imagem de arranque (logo após ligar, quando surge o logotipo do Magalhães). Se lhe acontece isso, então é, quase de certeza, problema com o disco.

A ser, se o portátil ainda estiver dentro de garantia, recomendo que contacte a linha de apoio, ligando para o número que está na base do portátil. Se tudo correr bem, irão substituir-lhe o disco em garantia.
Se o portátil já não estiver dentro de garantia, pode sempre tentar dar uma pancadinha (não com muita força) na zona do disco... e, com sorte, irá reavivá-lo, pelo menos por mais uns tempos. A pancada deverá ser dada na base, mais ou menos por baixo da zona do botão de ligar.

Se não conseguir nada e estiver interessado em suportar os custos da reparação, poderá fazê-lo em qualquer casa de informática com meios para tal. Eu tenho estabelecimento informática na zona de V. N. de Famalicão. Se quiser, ou lhe for conveniente, pode contactar-me:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

cristiano lima disse...

fala parceiro
como posso resolver este aqui na caixa magica
/dev/hda7: UNNEXPECTED INCONSISTENCY; RUN fsck Manually.
(i.e., without -a or -p options)"
nao estou conseguindo pode dar uma dica ai

Anónimo disse...

bom dia estou com problema no magalhes gostaria q desse uma dica na caixa magica esta aparecendo isso;
/dev/hda7: UNNEXPECTED INCONSISTENCY; RUN fsck Manually.
(i.e., without -a or -p options)"
qual procedimento q devo tomar
espero resposta
obrigado.

Helder disse...

Cristiano Lima (16-08-10),

Em princípio, o Disco Rígido deverá estar com alguma avaria, pelo que se continuar a ter problemas de maior e constantes, deverá activar a garantia do equipamento.
Embora eu não perceba quase nada de Linux, sei de um comando que poderá "corrigir" (ou contornar) esse problema. Quando lhe surge a mensagem que indica, terá de fazer login com a conta de super-utilizador. Para essa conta, o utilizador (user) é root e a password é pte2010. Em princípio, logo a seguir à mensagem de erro deverá ter uma indicação para aceder à linha de comandos, em que terá de digitar a password de root (algo como "give root password" para lhe aceder. Se sim, a password, como disse atrás, é pte2010 (se antes disso também pedir o nome de utilizador, é root).
Depois de entrar na linha de comandos, digite o seguinte comando (respeite maiúsculas e minúsculas e espaços):
fsck -f -c -y /dev/hda7
Esse procedimento irá demorar alguns minutos, pelo que deverá fazê-lo com o portátil ligado à corrente.
Depois de concluído, reinicie o computador e veja se resolveu. Se sim, então pode estar com sorte; se não, então poderá existir mesmo uma avaria física com o disco, que pode ou não ter reparação, mas só entendidos na matéria o poderão dizer/fazer. Mesmo que fique resolvido e em pouco tempo note a mesma ou outras anomalias, é sinal de que existe mesmo um problema físico com o disco e terá de ser substituído ou reparado, se der para reparar.


Cumprimentos,

Helder

Luis Miguel disse...

Ola. O magalhaes do meu irmao nao arranca. Mostra a seguinte menssagem:

Intel UNDI, PXE-2.1 (build 082)
Copyright (C) 1997-2000 Intel Corporation

This Product is covered by one or more of the fallowing patents:
US5, 307, 469, US5, 434, 872, US5, 732, 094, US6, 570, 884, US6, 115, 776 and US6, 327, 625

For Realtek RTL8101E/8102E PCI-E Ethernet Controller v1.10 (080722)
PXE-E61: Media test failure, check cable
PXE-M0F: Exiting PXE ROM.

Reboot and select proper Boot device
or incert Boot Media in selected Boot device and press a Key_

que faço sem ser trocar de Magalhaes?

Helder disse...

Luís Miguel (21-08-10),

Esse problema é porque o computador não está a detectar o Disco Rígido.
Se estiver dentro de garantia (menos de 2 anos), active-a, ligando para o número que se encontra na base. Se já tiver mais de 2 anos, a garantia já expirou e terá de suportar os custos da reparação. Em princípio, será necessário substituir o Disco Rígido.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

ola
o ambiente de trabalho esta grande sera possivel ajustar-lo ao ecran
obrigada

Helder disse...

Anónimo (07-09-10),

Terá de alterar a resolução do ecrã. Para isso, faça o seguinte:
- Clique com o botão direito do rato numa área livre do Ambiente de trabalho e, depois, em 'Propriedades' no menu
- Na caixa que surge, clique no separador 'Definições'
- Nessa área, na secção 'Resolução do ecrã', ajuste o ponteiro para 1024x600
- Clique em [OK], confirme e o problema deverá estar resolvido.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Embora demorado, talvez seja util. Aqui fica o link para a famosa PEN de reposição do Magalhães... http://thepiratebay. org/torrent/5039522/ReposiA_A_A_A_o_Software_PortA_A_til_MagalhA_A_es_PT_Completa

Anónimo disse...

eu tenho que dizer que a lilha apoio o cliente e a maior farde que esta enten mumento ma atualidade porque eu tive 1hora e 15minutos para ser atendido e depois manderão a cahamada a vaicho pois testava perto das 21horas, á se algem ligar para o 707101480 tem que ter muitos €€ euros pois eles não atendem pois tenhem conta com os telefomes??
E MUITO FRACO SER MENTRIROZO eu tinha vergonha em dizer que trabalhaba ma lina APOIO AO CLIENTE,GOSTAVA ANTES DE SER TROLHA ERA MAIS DIGENO, pois não enganava mais mingem..

Anónimo disse...

Boas
gostaria se saber a password do "controlo parental" nos Magalhães mais recentes (Windows 7) uma vez que "pte2010" da password incorrecta

Helder disse...

Anónimo (24-09-10),

Infelizmente, não conheço a password para esse modelo. Ainda não me passou nenhum pelas mãos. Recomendo que contacte o estabelecimento onde adquiriu o portátil, ou que ligue directamente para a linha de apoio técnico Magalhães.

Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola !!! o meu nome e mussagy tenho 10 anos e queria saber como arranjar o meu magalhães . ele nao reconhece o disco rígido . aaaaaaaaaaaajjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjuuuuuuuuuuuuuddddddddddeeeeeeeeeemmmm-------------mmmmmmmmmmmeeeeeeeeeeeeeeee
por favor responddaaaaaaaaaaaa

Helder disse...

Mussagy (28-09-10),

Para um menino de 10 anos, escreves muito bem... e até me admira teres dado com este blog! :)
É assim: se o portátil estiver dentro de garantia, pede aos teus pais que contactem o centro de assistência oficial, ligando para o número de telefone que se encontra na base do portátil. Se já estiver fora de garantia, a reparação pode ser feita em qualquer casas de informática com meios para tal.

Ainda assim, há uma coisa que pode ajudar: desmontar o portátil, abrindo a tampa que dá acesso ao Disco. Depois, desconecta e volta a conectar o disco, mas isso terá de ser feito com muito cuidado para não danificar. Será necessário levantar uma patilha que prende a fita à board. Também pode ser necessário desconectar e reconectar a fita no próprio disco, mas tem de ser feito mesmo com muito cuidado! No disco, existe uma patilha muito fina e frágil, que deve ser aliviada para que a fita se desconecte... e voltar a apertá-la depois de reconectar a fita. Se tudo correr bem, tratar-se-á de um mau contacto e tudo voltará a funcionar.

Pede ajuda a alguém entendido na matéria, ou que saiba minimamente como fazer!


Cumprimentos

Helder

Anónimo disse...

A password pte2010 não funciona. Nos novos mg2 qual é a password para controlo parental quando o Magalhaes é entregue de origem? Já agora.. neste Magalha~es falta uma borracha que deveria estar na parte inferior do mesmo... (são 4 borrachas que deveriam estar em cada extremidade do MG2...). Onde poderei arranjar uma adicional para colocar?
Obrigado, desde já.

Helder disse...

Anónimo (30-09-10),

Encontrei um site onde sugeriam a password escolinha2010, embora não lhe possa garantir que seja essa. Experimente...

Quanto à borrachinha que falta, se o mesmo vinha sem essa borracha, contacte a loja onde adquiriu o portátil. Caso seja do e-escolinhas, contacte a linha de apoio e reclame. Pode ser que lhe enviem uma por correio, dado que é pouco sensato que recolham o portátil por uma "coisinha de nada".
Se a perdeu, pode solicitar uma nova através do centro de assistência oficial, ligando na mesma para a linha de apoio, ou em casas de informática com esse tipo de acessórios (não deverá ser fácil encontrar quem tenha disso, além do custo acrescido de portes, se se aplicar). Alternativamente, pode tentar confeccionar uma (ou 2 ou as 4)você mesmo.

Quanto à password, tente a que lhe indiquei. Entretanto, estou a tratar de certificar-me de qual é. Quando a souber, e caso não seja aquela, coloco-a aqui.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Passados uns 5 minutos tinha visto a password que é mesmo escolinhas2010. Péssimo serviço este de não terem uma folha em separado a avisar sobre isto. Sobre a borracha, ela tinha simplesmente saído e estava dentro do plástico.
Obrigado de qq das formas.

Anónimo disse...

Quando é criada uma ligação ponto a ponto sobre Ethernet (PPPoE) no Windows XP, o Windows XP cria uma ligação local e uma ligação de banda larga. Dado que o Windows XP cria as duas ligações por predefinição e uma vez que o endereço de endereçamento IP privado automático (APIPA, Automatic Private Internet Protocol Addressing) está previsto, o Windows XP não deverá indicar que a ligação local tem conectividade limitada.

No entanto, se o computador não estiver configurado como um computador cliente PPPoE e o computador obtiver um endereço APIPA, esta é uma situação em que existe conectividade limitada. Assim, o Windows XP deverá indicar que a ligação local tem conectividade limitada. Por exemplo, esta situação poderá ocorrer se um servidor de protocolo de configuração dinâmica de anfitrião (DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol) não estiver disponível na rede.

Também poderá receber esta mensagem caso se verifique uma ou mais das seguintes condições:
O servidor DHCP está inactivo numa rede ligada por cabo. Numa rede doméstica, este servidor poderá ser o servidor do fornecedor de serviços Internet (ISP, Internet Service Provider), o router pessoal ou o fornecedor DHCP.
O servidor DHCP está inactivo numa rede sem fios. Numa rede doméstica, este servidor poderá ser o servidor do ISP, o router pessoal ou o fornecedor DHCP.
Numa rede sem fios, esta mensagem poderá ser apresentada se utilizar uma chave WEP (Privacidade equivalente a rede) incorrecta ou se não tiver uma chave WEP.
Poderá não ter um endereço IP ou as definições de TCP/IP poderão estar danificadas.
Poderá verificar outros problemas relacionados com a ligação à Internet.
Voltar ao topo

Ze da bomba disse...

Quero agradecer-vos pelo blog e pela ajuda que dão a muitos pais que não têm tempo nem conhecimentos para se meter à descoberta. Quanto aos comments de um ou dois vermes que por aí apareceram... post edit!
Ah! Sou mais um dos que tem o magalhães a fazer tic tic tic. Mais um disco à vida...

Helder disse...

Ze da bomba (13-10-10),

Obrigado pelo apoio!
Quanto ao problema do Disco, pode ser que não seja mau de todo. Em algumas experiências que tive, tratava-se de um mau contacto do Disco, pelo que desencaixar e reencaixar resolveu o problema em alguns casos. No entanto, mesmo nos que ficaram a funcionar, foi temporário, porque o próprio disco estava danificado. Ainda assim, em alguns casos é possível reparar o disco.

Atenção que essas operações devem ser feitas com muito cuidado, devido à fragilidade do material. Se não tiver experiência com esse tipo de manuseamento, recorra a serviço especializado, uma vez que pode danificar irremediavelmente o portátil (disco e portátil, melhor dizendo).


Cumprimentos,

Helder

MS disse...

Olá,
Recebi ontem novo Magalhães e após algum tempo de utilização bloqueou e começou a fazer um enorme ruído e uma espécie de tic-tac.

Tive dificuldade em desligá-lo, quer recorrendo ao ctrº+alt+del quer ao botão power. Acabou por surgir o ecran azul com mensagem de erro. Reiniciei-o e arrancou com a mensagem de opção modo de segurança/modo normal. Optei por modo normal e iniciou normalmente.

Da assistência técnica disseram-me para fazer o restauto do windows e caixa mágica, mas não será um problema do disco duro?

Obrigada,

Manuela

Arnaldo M disse...

Caros Amigos
Tenho um magalhães com a ligação DC solta no interior, por isso não liga, pretendia abri-lo ver se dava para fazer alguma coisa que evitasse a compra duma placa nova. Mas tirei todos os parafusos incluindo os 2 debaixo do teclado e não consigo abrir, tirei 2 debaixo dos pés de borracha, todos debaixo da bateria, tirei o disco a memória e ainda assim tem qualquer coisa a fixar, tem como ajudar?

Helder disse...

Manuela (20-10-10),

Pelos sintomas que descreve, trata-se, obviamente, de problemas no Disco Rígido.
Eles pediram para fazer uma reposição para despistar problemas de software, mas no seu caso é hardware.
Meu conselho, faça o seguinte:
1. Faça a reposição, conforme eles disseram;
2. Ligue para os sujeitos e diga que já fez a reposição e correu bem, mas às vezes o computador arranca e funciona, embora acabe, às vezes, por bloquear... depois você desliga e volta a ligar, ele faz o tal tic-tac... e vai insistindo em desligar e voltar a ligar até que ele lá vai funcionando... até falhar novamente.
Eles irão recolher o equipamento e depois reparam (o mais certo é trocarem o disco, ou repararem, se der).


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Arnaldo Moura (20-10-10),

- Por baixo, verá um total de 5 pequenos círculos brancos: 2 ao lado da etiqueta preta; 3 a par da bateria. Com ajuda de algo afiado (x-acto, alfinete, ...) levante essas círculos (são de plástico)e encontrará parafusos por baixo deles.
- Além disso, existe um parafuso mais ou menos junto à memória, que é preciso desapertar.
- Também terá de desligar o ecrã, tirá-lo fora, e desapertar 1 ou 2 parafusos que se apertam por cima. Para aceder a essa parte, terá de remover a "tampa" cinzenta, onde está o painel de luzes. Para isso, terá de fazer pressão ao centro para dentro e para cima na parte de trás dessa tampa. Desconecte, também, o cabo da placa de rede wireless
- Antes de o abrir, desconecte a fita do touchpad. Depois, abra-o com cuidado, porque terá de desconectar um cabo pequeno no lado direito (salvo erro, é do microfone)
- Depois de abrir o portátil, desaperte os 2 parafusos da asa
- Por fim, existe, salvo erro, um parafuso mais ou menos ao centro da board, que é a única coisa que a segura...

... e já poderá proceder à reparação. Existem fichas dessas à venda, portanto certifique-se de que adquire a correcta (que encaixe na board e que o transformador conecte). Ou, se der, repare essa. Se reparar a ficha, ficará mais frágil, mas tendo cuidado, poderá durar muito.

Depois... faça o inverso, montando tudo direitinho. Não se esqueça do cabinho do microfone, touchpad, placa wireless, etc.


Cumprimentos,

Helder

Paulo Rocha disse...

Estou com o seguinte problema no Magalhães da minha filha:

Sempre que coloco o wireless a ser configurado pela MSI configuration utility, dá-me um erro de ecrã azul, (IRQ NOT EQUAL...) apontando para o ficheiro ndis.sys.
Já tentei instalar os drivers de suporte do Magalhães para a placa wireless, mas o erro mantém-se.

Alguma Ideia?

Helder disse...

Paulo (04-11-10),

Sinceramente, o seu caso é bicudo. Mas envie-me a mensagem de erro com mais detalhes. Há, pelo menos, mais uma informação importante, que é onde diz:
STOP: 0x000000D1 (exemplo)
Indique esse stop, código de erro e a referência a todos os ficheiros (no seu caso, o código é IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL e o ficheiro em causa é NDIS.SYS).

Existem várias (inúmeras) causas que podem levar a esse erro. Tente, primeiro, desinstalar qualquer firewall que tenha e/ou software anti-vírus.
Se não for maçador, pode sempre efectuar uma reposição ao sistema Windows. Ficará apenas com Windows, Office e Avast. Perderá Dicopédia, Magic Desktop, Controlo Parental e Programas Didáticos, mas pode sermpre correr ao agrupamento de escolas para que lhe reponham o que faltar.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa Noite!
O portátil do meu filho não arranca, não sai do ecrã inicial, quando arranca, desliga-se sozinho, e ouve-se uns estalinhos, penso que seja o disco rígido, diga-me o que posso fazer sff, obrigado

Helder disse...

Anónimo (05-11-10),

Se ele se desliga, não creio que seja problema de disco. No entanto, não posso ajudá-lo muito mais sem ver (e ouvir) a máquina.

Tenho estabelecimento informática na zona de V. N. Famalicão. Se lhe der jeito, faça-me uma visita e faço-lhe um diagnóstico gratuitamente.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt

Se o computador estiver dentro de garantia, active-a, ligando para o suporte técnico da marca. Se for para a marca, pode perder os dados (ficheiros) pessoais que estejam no computador, como documentos, fotos, etc. Se já não tiver garantia, recorra a uma casa de informática para que lhe façam um diagnóstico, se possível grátis.

Se tiver mínima experiência/conhecimento, pode tentar retirar o disco do computador e ligar a máquina sem ele. Faça-o com cuidado e tente perceber como se retira o disco. Mesmo depois de abrir a tampa, pode ter de desapertar mais alguns parafusos para libertar o disco.
Se os sintomas se mantiverem com o disco fora, pelo menos já sabe que não é do disco. Normalmente o disco está numa das tampas acessíveis na base do portátil. Em algums é retirado pelo lado, desapertando um ou dois parafusos por baixo junto a uma das arestas.

Espero ter ajudado de alguma forma...


Cumprimentos,

Helder

Gviagens disse...

Boa tarde o meu nome é Cláudio , tenho um filhote que tem o Magalhães , e neste momento aparece uma mensagem esquisita no arranque, e não sai disto:

for Realtek RTL8101E/8102E PCI-E Ethernet controller v1.10(080722)
PXE-E61: Media test failure, check cable
PXE-M0F: existing PXE rom
e não arranca mais ja desliguei , tem corrente e nada, faz um barulho esquesito no disco, o que pode ser ou como posso arranja-lo sff?

cumprimentos

Helder disse...

Cláudio (10-11-10),

Pelos sintomas, é problema no Disco Rígido. Pode estar avariado ou tratar-se de um mau contacto.

Se o computador estiver dentro de garantia, recomendo contacte o fabricante, ligando para o número que se encontra na base do portátil (707...). Caso contrário, a ser avaria do disco, terá de levar novo e suportar os custos da reparação.
Em caso de tratar-se de mau contacto, a reparação é relativamente simples, mas apenas para ser efectuada por entendidos na matéria, porque os componentes a mexer são bastante frágeis. A solução é desencaixar o disco, desconectar a fita, voltar a conectar e colocar novamente o disco no compartimento. Para desconectar a fita, terá de ser feito com muito, mas mesmo muito cuidado, principalmente no disco.

Idealmente deverá recorrer a uma casa de informática para que lhe façam isso. Se viver próximo da zona de V. N. Famalicão, pode deslocar-se à minha loja e faço essa operação gratuitamente.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

olhem o meu magalhaes caiu ao chao e ficou co riscas o que e que eu faço

Maria disse...

Eu tenho o meu magalhaes avariado, está dentro da garantia, como posso arranja-lo ????

Anónimo disse...

gostava de saber como posso recuperar a password do parents carefree

Anónimo disse...

preciso saber como recuperar a palavra passe do parents carefree obrigada

nuno disse...

preciso saber como recuperar a palavra passe do parents carefree. obrigada

Unknown disse...

Boas.
A minha irmã adquiriu o Magalhães a pouco tempo e ele vem com o windowns 7.
Eu queria ligar o Magalhães a uma rede wireless, mas não consigo. Já estive a pesquisar e só encontro como fazer essa ligação num Windows diferente ou por cabo.
Por isso agradecia que me pudessem explicar o que é que eu tenho que fazer para conseguir aceder à Internet no computador.

Helder disse...

Anónimo (13-11-10),

Ora bem... se avariou com a queda, já sabe que foi causado por mau uso. Portanto, agindo correctamente, a reparação deverá ser suportada por si.
Mas... pode haver uma solução gratuíta! Se:
1. O computador estiver dentro de garantia
2. As riscas forem totalmente horizontais ou verticais
3. O computador não apresentar sinais físicos de mau uso
>> ... então tente ligar para o suporte técnico e, com sorte, pode ser que lhe reparem o computador em garantia.

É muito raro isso acontecer, mas, às vezes, os ecrãs têm defeitos que podem levar a anomalias na imagem (riscos ou falhas TOTALMENTE horizontais ou vertivais). Atenção que riscos horizontais/verticais é diferente de riscos irregulares (idênticos a rachadela), portanto, se os riscos forem irregulares, então está mesmo partido e a garantia não cobre isso.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Maria (14-11-10),

Se a avaria for software, deverá recorrer ao agrupamento de escolas da sua zona para que tentem repará-lo lá. Se não conseguirem, então dar-lhe-ão indicações de como contactar o centro de assistência para que lhe recolham o portátil e o devolvam reparado.

Muitas vezes, as falhas de software são causadas por falha de hardware. Quero, com isto, dizer que, às vezes faz-se uma reparação ao software e a máquina fica a funcionar bem no momento... mas, mais cedo ou mais tarde, acaba por dar problemas novamente.

É provável que consiga obter assistência ligando primeiro para o número do centro de assistência, mas terá, pelo menos, o custo da chamada para suportar...


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Nuno (14-11-10),

Na primeira versão do Magalhães (MG1), a password do Parents Carefree é pte2010; No 2a versão do Magalhães (MG2), a password é escolinha2010.

Se o problema for mesmo redefinir uma nova password porque se esqueceu da antiga, então, de momento, não posso ajudá-lo, porque não conheço solução para isso. Talvez no centro de assistência (ou o próprio fabricante da aplicação) tenham alguma solução sem ter de formatar...


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Sergio (15-11-10),

A ligação, a correr bem, é bastante simples de estabelecer.
1. Certifique-se de que a placa de rede wireless está ligada. Para tal, prima, simultaneamente, as teclas Fn e F1. Irá acender-se ou apagar-se uma luzinha no painel luminoso, conforme esteja a ligar ou desligar a placa wireless. A luz deverá estar ligada!
2. Junto às horas, tem um ícone em forma de computador com um X vermelho. Clique nele e se for detectada alguma rede Wireless ao alcance ela irá surgir na lista.
3. Nessa lista, clique na rede pretendida e digite o respectivo código de acesso (chave ou pin, conforme). Respeite maiúsculas e minúsculas!
4. Depois de estabelecer ligação, deverá desactivar o controlo parental para poder navegar livremente. Para isso, junto às horas, clique no ícone em forma de "P" verde, vá a Modo de controlo > Desligado e digite a password escolinha2010. Ficará com a Internet totalemnte desbloqueada nessa sessão. Depois de reiniciar o Windows, terá de repetir este passo (4).

Se conseguir, diga e depois eu explico como desbloquear definitivamente o Parents Carefree, para que não tenha de desbloqueá-lo sempre que queira aceder à net.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Boas.
Ja percebi qual foi o problema do acesso á internet, eu coloquei só para redes domesticas e estava a aceitar a ligaçao como rede publica.
Mas aconreceu-me um problema! Nao sei como desativei a ligaçao e agora o computador nao encontra o meu roter. Pode-me dizer qual é o problema?

Helder disse...

Sergio (16-11-10),

Não tenho aqui nenhum computador com o Windows 7 no momento, mas vou indicar-lhe os passos mais ou menos para corrigir a situação.
1- Junto às horas, dê 1 clique sobre o ícone da rede e, depois, em "Centro de Partilha e Rede" (ou algo parecido)
2- Na janela que surge, na zona esquerda tem uma opção que diz "Gerir placas de rede" (ou algo parecido). Clique lá
3- Surge outra janela onde verá as ligações de rede disponíveis. Identifique a rede que está desactivada (o ícone estará em tons de cinzento desvanecido)
4- Clique com o botão direito sobre essa ligação de rede e seleccione "Activar".

Em poucos segundos, a rede voltará a ficar activa e, se tudo correr bem, conseguirá comunicar novamente com o seu router/rede.


Cumprimentos,

Helder

Paulo Rocha disse...

O Magalhães da minha filha apresenta um erro de ecrã azul, apesar de já ter ido 2 vezes para reparar.
Das últimas 2 vezes, o erro azul aparece, e passado alguns dias, o PC deixa pura e simplesmente de arrancar.
Quando ele vem da intervenção, aparentemente está a funcionar, mas quando o tento ligar via wireless, ao meu Desktop, os erros de ecrâ azul aparecem.

O Erro que aparece é o seguinte:

DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
STOP: 0x000000D1 (0x00000000, 0x00000002, 0x00000000, 0xF71BA0B8)
NDIS.SYS - adress F71BA0B8 base at F71A1000, datestamp 48025d03

Este erro parece-me que tem a ver com o software da placa de rede, dado que se o desinstalar, o erro não aparece, mas como pretendo usar esse software para ligar o magalhães ao meu desktop, não vejo alternativa que não seja ter esse software a funcionar.

além das duas vezes que o magalhâes foi para a assistência, já tentei reinstalar o software da placa de rede (quer como administrador quer como utilizador, usando os drivers disponibilizados no site da assistência ao magalhães)

Agradeço uma resposta o mais breve possível.

Atentamente.

Anónimo disse...

Pessoal...no magalhães da minha filha, agora nos jogos aparecem uns riscos na horizontal.Como posso resolver, pois está a ficar fula!!!

Helder disse...

Anónimo (27-11-10),

Não sei que tipo de riscos lhe aparecem. O mais estranho é isso ser apenas nos jogos. Se assim for, o mais provável é que seja algum problema de configuração do jogo, ou até problema com o driver da placa gráfica.

No entanto, quando as telas dos ecrãs estão com alguma deficiência, nomeadamente falhas horizontais ou verticais, às vezes essas falhas só são (mais) perceptíveis em determinados tipos de ambiente (por exemplo, só se notam em imagens mais escuras ou mais claras, ou apenas com movimentos). Estas anomalias a que me refiro são falhas de imagem, melhor dizendo linhas, exacta e uniformemente na horizontal ou na vertical. Costumam ser linhas totalmente de uma só cor ou linhas onde a imagem/cor é incorrecta (por ex, apresentar-se mais clara, mais escura ou de outra cor). Se for o seu caso, o mais provável é que a tela esteja avariada. Na melhor das hipóteses, será algum problema de mau contacto, mas pouco provável...

Se em vez disso se referir a outro tipo de riscos, tipo riscos não uniformes (ex: -- ---- -- ---), muito provavelmente será problema com a própria placa gráfica do Magalhães. Alguns colegas meus já me disseram que efectuam muitas reparações nesse tipo de avarias, mas, até hoje, nunca me apareceu um portátil desses cá na loja. Aliás, só conheço esse tipo de anomalias em portáteis que aquecem muito (principalmente alguns HP mais antigos e Insys e-escolas).

Verifique o seguinte: a anomalia é só mesmo em jogos, ou nota-se algo mesmo a trabalhar no Word, Internet...?
Se for só no jogo, é possível que seja problema de driver da placa gráfica. Nota: estas indicações são APENAS para Windows. Se o problema se verifica no Caixa Mágica, terá de efectuar uma reposição a esse sistema. Assim, transfira o seguinte ficheiro (seque apenas o referente à sua versão Magalhães):
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG1|Drivers|Atom&file=02_VGA.zip (versão Atom)
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG1|Drivers|Celeron&file=02_VGA.zip (versão Celeron)
Descompacte-o e instale, executando o ficheiro setup.exe.
Se o problema persistir, pode tentar efectuar uma reposição ao sistema afectado. No menu de arranque, escolha "Reposição Windows" ou "Reposição Caixa Mágica", conforme.
Se depois disso tudo continuar igual, então trata-se de um problema de hardware. Pode ser falha no ecrã ou no chip gráfico. Nesse caso, terá de recorrer a uma casa de informática ou ao centro de assistência oficial para que lhe diagnostiquem isso com mais certeza.

Tenho estabelecimento informática na zona de V. N. Famalicão. Se quiser, posso analisar o equipamento sem custos e sem qualquer compromisso.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Paulo Rocha (23-11-10),

Esse erro tem 3 causas possíveis:
1. Problema com Drive da Placa de Rede (Wireless, Ethernet ou outra)
2. Problema com a própria Placa de Rede (hardware)
3. Problema com firewall

Não sei por que motivos o computador foi para reparar nem o que foi feito. Uma operação ideal seria, primeiramente, fazer uma reposição ao sistema. Nota: ao efectuar uma reposição ao Windows, irá perder alguns dos programas pré-instalados, como Diciopédia, Magic Desktop e programas didáticos. Mais tarde, pode obtê-los novamente recorrendo ao agrupamento de escolas da sua zona.
Depois disso, se o problema se mantiver, então será problema de hardware... e terá de se descobrir se o problema é com a placa de rede ethernet ("com fios") ou se é com a wireless (sem fios).
Se o computador estiver dentro de garantia, recomendo que a active novamente e que explique bem o problema, nomeadamente o código de erro e em que situações é que ele surge (e não surge).
Mesmo que o computador já tenha passado a garantia, mas a última reparação foi há menos de 3 meses e pelo mesmo motivo, então continua dentro de garantia. As reparações têm garantia de 3 meses.

Se o problema for com a placa de rede wireless, tente desactivar o software original dela (MSI qq coisa). Para isso, junto às horas clique no ícone e depois na opção 'Use Windows zero configuration utility' (ou algo parecido). Ao fazer isso, a gestão da rede sem fios será feita pelo Windows.

Não sei mais o que lhe possa dizer de momento. Teste com as opções que indiquei...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola,boa noite. o magalhaes do meu filho ao ligar apareçe umas letras brancas e o ecra preto e nao sai dali..disseram-me que era o disco rigido,queria que me ajdassem a resolver este problema ou o levarem para arrajar porque esta na garantia....digam alguma coisa para saber o que fazer. obrigado

Unknown disse...

Tenho um PC Magalhães que acede apenas ao Linux.
Quando clico para iniciar o Windows, clico para inciar a conta, mas ao dizer "Iniciar a Secção" poucos segundos diz logo "Terminar a Secção" e não abre o ambiente de trabalho. Como solucionar? O que fazer para guardar o que tenho guardado no Windows?

Helder disse...

Anónimo (09-12-10),

Pela descrição, é bem provável que seja problema com o Disco Rígido. Se o portátil se encontra dentro de garantia, recomendo que contacte a linha de assistência técnica oficial.
Ligue para o número que se encontra na base do portátil e exponha a situação. Irão recolher-lhe o portátil a casa, reparálo e devolvê-lo em pouco tempo, se tudo correr bem...


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Rui (10-12-10),

Pelos sintomas, o computador (Windows) está infectado com alguma virose que impede o Windows de iniciar sessão. Uma hipótese seria tentar arrancar em Modo de Segurança. Para isso, mal escolhe a opção de arrancar o Windows, prima a tecla F8 e, depois, escolha a opção 'Modo de Segurança'. Depois, em vez do utilizador habitual, escolha a conta 'Administrador' e veja se resulta. Mas, pela experiência que tenho, isso não irá adiantar.

Certamente existem ferramentas para corrigir esse problema. O único que conheço (conheci, melhor dizendo) é um sistema de arranque por CD com uma série de utilitários que corrigem isso. Para tal, iria precisar de uma Drive de CD USB e de utilizar os utilitários de forma correcta.
À parte dessa solução, outra é ligar o disco a outro computador como secundário, retirar a informação necessária, voltar a colocá-lo no sítio e efectuar uma reposição ao sistema Windows. O problema é precisa de algum adaptador/conversor que permita conectar esse tipo de Discos (conexão ZIF), que também não conheço.
Por fim, e talvez esta seja a solução mais viável, é arranjar uma Drive de CD/DVD USB e algum sistema de arranque em CD/DVD que lhe permita aceder à informação nas várias partições no Disco. Sinceramente não conheço nenhum, mas pesquise na net por "Windows Live CD" ou "Linux Live CD". Se encontrar, crie um CD/DVD com o que sacar e arranque com ele. Se tudo correr bem, conseguirá aceder aos dados, copiá-los para uma PEN e, depois, poderá efectuar uma reposição ao sistema Windows.
Embora eu não tenha conhecimentos de Linux, creio que o sistema Caixa Mágica deveria permitir aceder às partições do Windows. Mas, infelizmente, não tenho prática com esse sistema e não lhe posso ajudar mais que isso...


Cumprimentos,

Helder

Alfredo Castro disse...

boa tarde
Não consigo aceder à internet em casa.
Tenho a Cabovisão
Estive a fazer um teste no meu local de trabalho e deu o seuguinte:

1º se ligar o computador à rede através de cabo ele entra na internet sem ser necessário colocar password enem configurar a directriz.
Não é necessário fazer nada, basta clicar no icon da internet que ele acede logo

2º se tentar ligar o computador via Wireless, ele pede password para aceder, em que eu coloco escolinha2010 e faço a configuração da directriz
Através deste método não vconsigo ter ecesso à internet
Acontece o mesmo que em casa

O que se passa?

Alguém me pode ajudar?

Anónimo disse...

O meu magalães não inicia sessão:
Ontem estava bem, mas hoje quando se liga, vai para o ecrã de boas vindas e quando eu mando entrar vê-se, Bem-vindo e passados segundos, A terminar sessão. Como posso resolver isso?

Helder disse...

Alfredo Castro (13-12-10),

Há qualquer coisa que não está clara na exposição do seu problema. No entanto, vou tentar ajudá-lo de alguma forma.
O problema que relata não deveria existir, porque o Controlo Parental apenas impede a navegação na net (entre outras coisas), independentemente do tipo de conexão utilizada. Portanto, quer seja por cabo, wireless, net móvel, etc., o Controlo Parental impõe-se sempre! Por outras palavras, se o controlo parental estiver definido para bloquear/restringir a navegação na net, essa restrição aplica-se em qualquer tipo de conexão à Internet.

Quando, depois de iniciar sessão no Windows, desactivar o Controlo Parental, ele fica desactivado durante toda essa sessão. Depois de desligar/reiniciar o Windows, terá de voltar novamente ao programa e voltar a colocar 'Controlo desligado', digitando a respectiva password.
Mas... há uma forma mais correcta de o fazer. Essa forma é ir mesmo à configuração da directriz e editá-la.
De momento não tenho aqui um Magalhães para poder guiar-me, de forma a dar-lhe os passos exactos. Mas tente seguir mais ou menos os passos principais que lhe indico a seguir:
1. Clique sobre o ícone Parents Carefree e seleccione a opção 'Configuração directriz'
2. Digite a password
3. Na janela que surge, clique na directriz que tiver lá e depois no botão [Editar]
4. Na janela que surge, clique na secção 'Filtro de site'
5. Na zona direita dessa janela, verá um painel com horário semanal a azul. Se clicar com o rato sobre os quadradinhos (representam dias/horas da semana), pode definir os dias em que o filtro é aplicado. Idealmente, desmarque todos os quadradinhos (de forma a que fiquem brancos)
6. Faça o mesmo na secção 'Controlo de aplicação'
7. Depois (muito importante) clique no botão [Guardar] e, na caixa que surge, clique em [OK]
8. Vai dar uma mensagem a dizer que a directriz já existe ou foi adicionada. Feche essa janela (penso que tenha de clicar em cancelar, não há outro meio)
9. Feche tudo do controlo parental e, a partir daí, terá o controlo parental totalmente desbloqueado.

Futuramente, não precisará de digitar mais a password do controlo parental para aceder à net, porque ela estará totalmente livre.
Outra alternativa é desinstalar definitivamente o programa de controlo parental, uma opção que não sei se está disponível no Windows 7. Seja como for, não recomendo isso, pois poderá sempre, a qualquer momento, voltar a definir regras/horários nesse utilitário, para impedir que o seu filho aceda à net em determinados horários/dias da semana. Além disso, também pode impedir/controlar o acesso a determinados programas ou até mesmo definir o tempo de funionamento do Windows!

Voltando ao problema do acesso à Internet, idealmente deverá testar isso noutros locais (em sua casa, no trabalho e, se possível, em casa de um amigo/familiar com uma net diferente. Mas faça-o só depois de efectuar as alterações que lhe indiquei acima.
Já me passaram vários Magalhães pelas mãos e nunca tive esse tipo de problema. Apenas um parecido no Magalhães 1, em que a net por cabo não funcionava, mas isso era um problema com o Driver da Placa de Rede.

Espero ter ajudado...


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Anónimo (17-12-10),

Em princípio, e quase 100% certeza, tem o computador infectado com vírus que termina sessão logo após iniciar.
A solução para isso não é simples de efectuar num computador Magalhães, pelo que se não está disposto a gastar dinheiro com isso, opte por efecutar uma reposição ao sistema (Windows). Para isso, seleccione a opção 'Reposição Windows' no menu de arranque e vá seguindo os passos.

Mas atenção!
Ao fazer a reposição, irá perder todos os ficheiros pessoais (documentos, fotos) que tenha guardados. O computador irá ficar (quase) como novo, tal como quando o recebeu pela 1a vez. Digo "(quase)" porque na verdade alguns programas estão excluídos dessa reposição, como Diciopédia, Magic Desktop, programas didáticos, etc. Mas, pelo menos, o computador ficará a funcionar. Se depois quiser esses programas que faltarão, pode recorrer ao agrupamento de escolas da sua zona e pedir que os instalem novamente.

Depois de tudo resolvido, recomendo que active e actualize o seu software antivírus e vá tendo uma utilização "com juízo" na net e com as pen-drives que conecta ao computador.

Se tiver documentos imporantes que não queira perder, NÃO FAÇA a reposição ao Windows. Procure uma casa de informática que tenha meios para lhe retirar a informação importante antes de proceder à reparação/reposição do sistema Windows.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boas
Tenho o scrol do touchpad que não funciona e algumas teclas do Magalhães desconfiguradas, alguém sabe como resolver o problema?

Obrigado

Helder disse...

Anónimo (23-12-10),

Não identifica a versão do seu Magalhães, por isso não posso ajudá-lo muito no problema do rato. Se for o MG1, pode tentar transferir e instalar o driver do touchpad, que é da Synaptics, seguindo este link: http://drivers.synaptics.com/Synaptics_v15_1_22_2_C_XP32_Vista32_Win7-32_Marketing_SGS94_UI.exe

Se for o MG2, de momento não tenho cá nenhum para me certificar qual a marca do touchpad, por isso é melhor não fazer nada para já.

Quanto ao problema das teclas, o mais provável é que tenha o NumLock activado. Prima, simultaneamente, as teclas Fn e NumLock, teclas do canto inferior esquerdo e superior direito, respectivamente. Ao premi-las, irá acender-se ou apagar-se uma luzinha no painel luminoso do Magalhães, a indicar se essa função está activa ou inactiva (para que o teclado funcione correctamente, o NumLock deverá estar inactivo).


Cumprimentos,

Helder

Luz Sem Tempo disse...

Boas. Gostava de saber como posso repor os software do magalhães novo, pois tenho aqui um que teve problemas de software e agora não arranca. Obrigado

Helder disse...

Luz Sem Tempo (04-01-11),

Tem 3 hipóteses:
1. Dirige-se ao agrupamento de escolas da sua zona e solicita que lhe façam isso. Em princípio o serviço é gratuíto
2. Utiliza o método de reposição disponível num link deste blog. Irá necessitar de algum material e terá de seguir as intruções com muita atenção. Na zona esquerda deste blog, clique em 'Recuperação do Magalhães'
3. Solicitar o serviço numa casa de informática com meios para tal. No entanto, naturalmente o serviço será pago neste caso.

Escolha uma das opções, idealmente começando pela 1a.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Liguei o magalhães e para além de fazer um ruído esquisito , um tique, tique tique contínuo, não inicia o windows e aparece a seguinte mensagem:
For Realtek RTL8101E/810ZE PC1-E Ethernet Controller v1.06 (000225). Depois diz mais uma série de coisas e a seguir diz Reboot and select proper Boot device or Insert Boot Media in selected Boot device and press a key. Eu clico numa tecla e aparece tudo de nvoo e não sai daqui. Que devo fazer? Cristina

Helder disse...

Ana (09-01-11),

Pelos sintomas, é problema no Disco Rígido. Pode estar avariado ou tratar-se de um mau contacto.

Se o computador estiver dentro de garantia, recomendo que contacte o fabricante, ligando para o número que se encontra na base do portátil (707...). Caso contrário, a ser avaria do disco, terá de levar novo e suportar os custos da reparação.

Mas, da experiência que tenho, quase sempre se trata de mau contacto. A ser isso, a reparação é relativamente simples, mas apenas para ser efectuada por entendidos na matéria, porque os componentes a mexer são bastante frágeis. A solução é desencaixar o disco, desconectar a fita, voltar a conectar e colocar novamente o disco no compartimento. Para desconectar a fita, terá de ser feito com muito, mas mesmo muito cuidado, principalmente no disco.

Idealmente deverá recorrer a uma casa de informática para que lhe façam isso. Consulte uma casa de sua confiança, que não abusem no preço que lhe cobrem por esse serviço. Como lhe disse atrás, é uma operação muito simples e leva menos de 5min a resolver.
Se viver próximo da zona de V. N. Famalicão, pode deslocar-se à minha loja e faço essa operação gratuitamente.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt
Mas se o computador estiver dentro de garantia, active-a! Até porque costuma existir um selo de segurança, que se for violado anula a garantia de todo o equipamento.


Cumprimentos,

Helder

fernando matos disse...

boa tarde venho por este meio pedir se me podem ajudar.a minha filha tem um mag. e mudou a palavra passe de entrar no windons e agora nao se lembra qual e como e que posso fazer para resolver o problema obrigado

Helder disse...

Fernando Matos (22-01-11),

Não indica qual a versão do Sistema Operativo com problema.
Se for Windows XP, poderá haver solução, dependendo da forma como configurou a primeira inicialização quando adquiriu o computaodr;
Se for Windows 7, aí será mais problemático, a menos que tenha outra conta no computador com direitos de administrador. Ainda assim, nunca tive um caso para Windows 7 e a hipótese teorica que tenho não sei se resultará;
Por fim, se for Caixa Mágica, lamento, mas não tenho experiência nem conhecimentos desse sistema.

Em todos os casos, se não tiver dados importantes no computador (fotos, trabalhos, etc.), pode sempre efectuar uma reposição ao sistema afectado. Ficará com o sistema "como novo", como quando o recebeu pela 1a vez. Se depois disso vir que falta algum programa que vinha pré-instalado, dirija-se ao agrupamento de escolas da sua zona e peça que lhe reponham os programas em falta.

Já agora, antes de tentar qualquer operação, verifique se está a escrever a password correctamente. Experimente com o CAPS LOCK ligado e desligado e com o NUM LOCK ligado e desligado. Por ex, se a password for joaquim, com o Num Lock activado fica 16aq450 (em vez das letras, funcionam os números a azul).

Espero ter ajudado. a dica não tiver adiantado, diga qual o Sistema Operativo e depois vê-se...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Minha filha tem um Mag2. Ao iniciar o Win7 fica aberto o écran "Programa e-Learning Class" com a mensagem "A procurar o servidor de licenças". Tentei desinstalar, mas pede-me a password de instalação. Podem-me indicar qual foi a password de instalação? Desde já o meu muito obrigado

Helder disse...

Anónimo (24-01-11),

Infelizmente não sei qual é a password para proceder à desinstalação desse programa. Coloquei essa questão ao centro de assistência directo e disseram-me para solicitar essa password no Agrupamento de escolas da minha zona (que rica resposta me deram...).

Tente isso...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Penso que estou com um problema de software mas não tenho certezas. O que acontece é o seguinta ...
Eu ligo o Magalhães e a única coisa que aparece é o ecra todo preto com letras brancas e fica "empacado" , ou seja. não sai mais esse ecra ..
O que faço ??

Anónimo disse...

Penso que estou com um problema de software mas não tenho certezas. O que acontece é o seguinta ...
Eu ligo o Magalhães e a única coisa que aparece é o ecra todo preto com letras brancas e fica "empacado" , ou seja. não sai mais esse ecra ..
O que faço ??

Anónimo disse...

ola
o meu magalhes nao arranca mostra apenas a parte inicial k dix magalhaes o meu primeiro portatil e nao fax mais nd
se eu formata-lo n perco a garantia. mas kuku posso resolver o problema

Unknown disse...

Boas;
O magalhães da minha filha pede:
Reboot and select proper boot device?
o que posso fazer?
Obrigado

Helder disse...

Anónimo (01-02-11),

Não indica quais a letras que aparecem, mas pelos sintomas o problema deverá estar com o Disco Rígido (não é detectado). No dia 10, respondi a uma questão relacionada com isso, a Ana (09-01-11).

Leia essa resposta, a ver se ajuda.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Anónimo (02-02-11),

em princípio, a avaria é causada pelo mesmo problema na minha resposta anterior. Em alguns casos, ouve-se um pequeno "tic-tic" dentro do portátil.

Mais uma vez, veja se a resposta que dei antes ajuda...

Ah! IMPORTANTE: se o computador está dentro de garantia, active-a, ligando para o número que se encontra na base do portátil.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Orlando (03-02-11),

Quase de certeza, é o mesmo problema que respondi acima. Ainda assim, pode ser que o dispositivo de arranque esteja trocado. Para despistar, faça o seguinte:
1. Após aparecer o logo do Magalhães, prima a tecla F11
2. Surge um menu de arranque. Selecione a opção HDD

Se resultar, então terá de ser alterado o dispositivo de arranque para que não tenha de fazer sempre isso. Nesse caso, volte a colocar um post neste blog e eu indico-lhe os passos para corrigir.
Caso contrário, tente a solução que indiquei nas respostas anteriores.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

o meu magalhaes nao funciona

Anónimo disse...

alguem me pode ajudar

Helder disse...

Anónimo (06-02-11),

Para que eu ou alguém o possa ajudar, tem de clarificar o tipo de avaria. Não funciona como?
- Não liga?
- Liga, mas não tem imagem?
- Liga, mas fica muito tempo no logo 'Magalhães'?
- Faz algum ruído?
- Chega ao menu de arranque do Magalhães (onde escolhe Windows, Caixa Mágica...)?
- O problema afecta ambos os sistemas, ou só Windows ou Caixa Mágica?

Dependendo do tipo de avaria, poderá ser possível ajudá-lo com algumas instruções, caso contrário poderá ter de solicitar intervenção de um técnico.
Se o portátil ainda estiver dentro de garantia (menos de 2 anos após a compra), active-a.


Cumprimentos,

Helder

Patrícia Pereira disse...

Boa tarde,
Tenho um problema com o LCD da minha irmã. Por acidente, o LCD do Magalhães partiu-se e já telefonamos para a assistência que vem no manual, e estes dizem que não cobrem os danos pela garantia.
Como tal, gostaria de saber se vocês arranjam ou se sabem de uma loja nos arredores de Sintra que o faça.

Obrigado.
Patrícia Pereira

ex1® design disse...

O meu irmão possui um Magalhães e existem alguns problemas e não sei como os resolver: 1-pelo que ja percebi, o magalhães vem protegido com uma password que permite executar todo o tipo de tarefas, desde desinstalar e instalar programas ate aceder aos ficheiros de sistema. Acontece que no acto de entrega do magalhães, não foi entregue qualquer tipo de suporte onde constasse essa password. Neste momento existem imensos problemas se tentar instalar uma internet banda larga movel, instalar o novo messenger, desfragmentar o disco...tudo isto dando indicação de não ter permissão de acesso a ficheiros de sistema e ficheiros temporarios no caso de tentar instalar o messenger. Ja tentei formatar o sistema e mesmo isso não consigo.

Helder disse...

Patrícia Pereira (07-02-11),

É óbvio que a garantia não cobre danos por mau uso do equipamento.
Eu tenho estabelecimento informática na zona de V. N. Famalicão e faço esse tipo de reparações.
Não indica qual o modelo do Magalhães afectado (MG1 ou MG2). Sei que no MG1 existem 3 modelos de ecrã diferentes, que variam no preço de modelo para modelo. Já no MG2 não sei, mas presumo que seja só 1. Há muitas casas de informática que fazem esse tipo de reparações, desde que consigam adquirir os componentes. Não se admire com o preço, que rondará os 100,00eur no MG1 e mais caro no MG2.
Desde que saiu o MG2, já é difícil encontrar alguns componentes para o MG1 no mercado (principalmente Discos Rígidos e Teclados), mas é uma questão de tentar...
Caso não consiga encontrar lojas na sua zona que reparem isso, pode sempre obter orçamento no centro de assistência directo, ou, se preferir, a mim:
Helder Teixeira
xikilin@sapo.pt
91 651 42 89
No entanto, por mim, terei de saber ao certo o modelo do ecrã. Na pior das hipóteses, no MG1, caso seja um modelo de tela que já não se encontre no mercado, é sempre possível trocar por outro modelo, mas terá também de se trocar o conector interno.
Meu conselho: tente numa loja próxima de si; se não conseguir nada, tente obter orçamento por telefone no centro de assistência. Como preferir...


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

ex1(R) design (07-02-11),

Presumo que se refira ao Magalhães MG2. Tanto no MG1 como no MG2, existe uma password de controlo parental. No MG1 a password é pte2010 e no MG2 é escolinha2010. Essa password serve para desactivar/configurar o Parents Carefree (programa de controlo parental) e, em alguns casos, para desinstalar programas. No MG2, existe uma outra password para desinstalar programas, mas isso terá de a obter no agrupamento de escolas da sua zona.

Como falei no início, presumo que esteja a referir-se ao MG2. Digo isto porque queixa-se que lhe é pedido permissão para tudo e mais alguma coisa. Ora, isso é, precisamente, o Controlo de conta de utilizador. Consiste numa funcionalidade de segurança do Windows Vista e Windows 7. Embora no Windows Vista seja demasiado chata, no Windows 7 não é tanto. Isso ajuda a proteger a integridade do sistema, uma vez que só surge quando tenta, de facto, alterar algo ao sistema ou a um perfil de utilizador que não o seu.
Por ex, é normal os vírus ou outros programas fazerem alterações ao sistema. Numa situação normal, quando algo tenta alterar o sistema, irá surgir-lhe uma caixa a pedir permissão para isso. Mesmo que não tenha anti-vírus, isso pode ajudar. Imagine que está a navegar na net ou a abrir um e-mail e, do nada, lhe surge essa caixa de permissão. O normal é as pessoas nem lerem o que aí aparece e clicarem logo em [OK], [Sim], [Permitir], etc... e isso pode fazer toda a diferença.

Uma situação onde isso acontece constantemente, mesmo não se tratando de uma acção maliciosa, é se a conta de utilizador em questão for uma conta do tipo Padrão ou Convidado. Portanto, se a conta de utilizador onde isso acontece é desse tipo, não se admire! Por defeito, a primeira conta criada no Windows Vista ou 7 é do tipo Administrador e as seguintes do tipo Padrão. Tem duas soluções: deixa as coisas como estão e mentaliza-se que isso é uma questão de segurança, ou eleva a conta em questão a administrador.

Se pretenteder formatar o sistema, pode recorrer ao agrupamento de escolas da sua zona e, em princípio, eles poderão fazer-lhe isso.


Cumprimentos,

Helder

sara domingues disse...

boa noite esqueçime da palavra passe do magalhaes 2 sera que me pode ajudar.Obrigado

Helder disse...

Sara Domingues (10-02-11),

A alteração/redefinição da password para contas de utilizador é um processo demasiado complexo para utilizadores comuns. Muito provavelmente terá de utilizar programas de terceiros (não oficiais) e necessitará de uma drive CD ou USB. Ainda assim, não será um procedimento com garantias...

O ideal seria o computador ter outra conta com direitos de administrador (ex: utilizador 1 e utilizador 2, ambos com direitos de administrador). Neste exemplo, se o utilizador 1 não se lembrasse da password, o utilizador 2 poderia remover a password para o utilizador 1 (ou vice-versa). Se no seu caso existirem 2 utilizadores com direitos de administrador, tente essa opção. Normalmente o 1º utilizador é sempre administrador; os restantes, por defeito, ficam como utilizadores padrão, a menos que se defina para administrador.

Mas tente também a seguinte hipótese:
Imagine que tinha em mente que a password era, quase de certeza absoluta, escola. Se calhar de ter a função Num Lock activada, há teclas que assumem outras funções, nomeadamente as teclas U, I, O, J, K, L, M, entre outras... Ora, com o Num Lock activado (serve para "simular" o teclado numérico de um teclado normal), am premir as teclas para escrever escola, estaria, em vez disso, a escrever esc63a.
Tente, portanto, com o Num Lock activado e desactivado (tente com ambas as hipóteses) e, além disso, tente também com maiúsculas e minúsculas.

Se não conseguir nada, ou posso inidicar-lhe alguns meios para pode redefinir a password, mas aviso-a já que é um procedimento complexo e precisará de uma drive de CD USB.
Alternativamente, se não se importar de perder os dados pessoais contidos no computador (fotos, documentos, etc.), pode recorrer ao agrupamento de escolas da sua zona e pedir que lhe reinstalem o software de novo. Se tiver dados importantes, terá de recorrer a uma casa de informática para que lhe façam uma cópia dos dados antes de reinstalar o software.


Cumprimentos,

Helder

Carlos M disse...

Ola pessoal, preciso muito da Vossa ajuda, o magalhaes da minha filha, faz um ruido estranho no som (tipo rouquidão ou vozes arrastadas, quer seja nas colunas ou fones,filmes ou musicas? podem ajudar-me por favor?
agradeço desde toda a vossa atenção e disponibilidade, apresento meus melhores cumprimentos
Carlos miranda
cmiranda2@gmail.com
Nota: as indicações para arranjar mais espaço resultam mesmo? deduzo que sim, e o facto dele não hibernar poderá ser grave?

Carlos M disse...

Amigo sou eu de novo (Carlos M)sabe que ja me aconteceu o ecran ficar todo azul e ao ligar ele começou a fazer um tic tac, ja agora, quanto podera custar um disco rigido? mao de obra? eu tambem gostava imenso de arranjar+espaço no magalhaes, ele ta ligado à net e cada vez mais lento, posso apagar EU SEI? ENGLISH IS FUN? A CIDADE DO FAZ DE CASO? quando tento desisntalar ele pede um codigo, qual é? sabe?eu não sei do manual.
por vezes vou ao site dos filmeshunter, saco alguns filmes que passo logo para o disco externo e limpo as pastas de transferencias (isto causa desgaste ou avaria?)
Desculpe novo incomodo e envio meus Cumprimentos
Carlos miranda
cmiranda2@gmail.com

Carlos M disse...

Sr. Helder, vai certamente reparar que esta é a minha 3 msg, mas continuo a ler o seu blog e custa-me a acreditar que ainda existem pessoas como voce, confesso que sou um leigo nestas cenas informáticas, mas sou muito bom a avaliar pessoas, quer seja pessoalmente ou através da escrita e dos seus actos, quanto mais leio mais tenho a certeza na nobreza do seu carácter e do seu bom trabalho desempenhado nesta pagina, ja ninguem faz o que voce esta a fazer, deste modo deixe-me agradecer-lhe por existir e apoiar toda a gente gratuitamente,obrigado por existir!!Parabens pelo seu blog e pelo seu bom trabalho
os meus melhores cumprimentos
Carlos miranda
cmiranda2@gmail.com

Helder disse...

Carlos Miranda (11-02-11),

Já tinha respondido à sua primeira questão que colocou aqui:
http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/01/assistencia-magalhaes.html

Mas após ler estas últimas, afinal creio que o problema seja outro, até, de certa forma, grave.
Pelos sintomas isso trata-se de problema no Disco Rígido. Poderá ter reparação, mas, se resultar, será por pouco tempo. Digo isto pela experiência que tenho tido em situações iguais.

Algumas sinais característicos de problemas no disco dos Magalhães MG1:
- Demorar bastante tempo no logotipo Magalhães e não detectar o disco
- Ruídos estranhos (tic-tic ou pequenos estalidos de vez enquando)
- Dar um erro a arrancar o sistema operativo (seja Windows e/ou Caixa Mágica)
- Ecrãs azuis (Windows)
- O som, pelo menos no Windows, dar tipo aos soluços/arrastões
- Sistema muito lento ou bloquear

Na pior das hipóteses o Disco terá de ser substituído. Neste momento, e praticamente desde que surgiram os Magalhães MG2, é difícil encontrar Discos para MG1 à venda no mercado. Os últimos que vi rondavam, 75-80eur de 40GB. Isso só para disco, porque depois ainda seria necessário reinstalar o software todo de novo.

Mas... pode ainda haver uma esperança mais barata, na ordem dos 40eur. Mas, para isso, terei de ter a máquina comigo. Se estiver interessado, ou quiser saber mais detalhes, entre em contacto comigo:
Helder Teixeira
xikilin@sapo.pt
91 651 42 89


Cumprimentos,

Helder

CarlosM disse...

B.dia amigo Helder, deixe-me agradecer uma vez mais por toda a sua disponibilidade, na presente data, devo ser o unico portugues a assumir que não tenho 70-80€ nem mesmo 40€ para resolver problema magalhães, tenho 3 filhos a estudar e um ordenado que nem merece a pena comentar e todo contado ao centimo, claro que a minha filha +pequena não compreende, terá que continuar com magalhaes assim até avariar de vez e manter-se-à triste até um dia eu conseguir arranjar o magalhães, tenho prioridades e obrigações, e basta um imprevisto com a saude e ja não sei como chegar ao fim do mês...desculpe a realidade do meu desabafo!! Guardei/registei seu contacto e sem duvida se 1 dia eu puder, entrarei em contacto consigo. a minha filha pergunta-me...Pai quem é aquele sr que disse na tv que este portatil...era à prova de tudo? não podes perguntar para ele porque isto aconteceu? claro que não sei que lhe responder...mas bem que me apetecia embrulhar e enviar a esse sr o super magalhaes de prenda...e com sorte como infelizmente ainda sou o unico neste país (oxala fosse o unico com estes problemas) a reclamar ainda acabava preso e sem trabalho...o pao do pobre cai no chão sempre com a manteiga virada para baixo!
Obrigado por tudo amigo, continue a fazer bem o que tem feito e a ajudar toda a gente dentro das suas possibilidades.
grande abraço
cm/

Tony disse...

Bom dia. Como sei que tipo de bateria é a do meu magalhães, ou seja, 4 células ou 6 células.
Com os meus cumprimentos
Tony Silva

Helder disse...

Tony (19-02-11),

Não lhe sei dizer com certeza essa informação, mas já li um artigo interessante sobre isso. Segundo a informação que vi numa bateria de um Magalhães, ela contém esta informação:
7,4V 4400mAh

Cada célula costuma ser de 3,6V ou 3,7V e 2200mAh. Portanto, seguindo a lógica da informação acima, essa bateria será de 4 células:
2 x 3,7V = 7,4V
2 x 2200mAh = 4400mAh
Total 4 células (2 filas de 2)

As de 6 células, poderão traduzir-se de uma das seguintes formas:
3 x 3,7V = 11,1V (ou 3 x 3,6V = 10,8mAh)
2 x 2200mAh = 4400mAh
Total 6 células (2 filas de 3)
ou
2 x 3,7V = 7,4V (ou 2 x 3,6V = 7,2V)
3 x 2200mAh = 6600mAh
Total 6 células (3 filas de 2)

Não lhe posso garantir a exactidão desta informação, porque estou a seguir a lógica de uma informação não oficial que adquiri. Mas deve ser suficiente para ajudá-lo a entender. Ainda assim, se vier a adquirir uma bateria dessas, poderá comparar os valores e refazer os cálculos por si.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

stBoa tarde,

tenho um magalhaese nao consigo apanhar wireless. esm querer desinstalei o driver MSI e agora? nao consigo arranja-lo....podem ajudar-m?


cumps

Unknown disse...

Gostava que me dissesem o magalhaes nao fonciona nenhuma PEN USB nem nenhum adaptador alguem sabe o que devo fazer sabem algum site

Helder disse...

Pedro (27-02-11),

É complicado saber com certeza o que possa ser o problema, mas existem várias hipóteses, entre as quais estas são as mais prováveis:
- Algo relacionado com a instalação de dispositivos está danificado (software);
- As portas estão partidas e/ou queimadas (hardware).
Na primeira hipótese, é difícil saber a origem, mas uma solução prática é efectuar uma reposição ao Windows. Para tal, utilize a respectiva opção que tem no menu de arranque do Magalhães. Mas atenção: essa opção eliminará TODOS os ficheiros pessoais que tenha no computador, como fotos, documentos, etc... Faça só se não tiver dados importantes a perder! Caso contrário, poderá ter de recorrer a serviços técnicos para que lhe retirem a informação primeiro.

No caso da 2a hipótese, aí o problema é mais grave. Terá de se analisar se o problema é só portas partidas (é possível que dêem para substituir), mas na pior das hipóteses terá de levar uma motherboard nova... e penso que isso, para si, possa não valer a reparação.
Verifique a portas USB. Olhe bem para elas, se tiver dúvidas compare-as com as de outro computador. Já vi muitos computadores Magalhães com essas portas partidas. Nuns casos tiveram solução, noutros tive de se tapar a porta danificada... e noutros teve de se substituir a board porque estava mesmo queimada!


Analise e depois poste de novo, se achar necessário.


Cumprimentos,

Helder

Dangelos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dangelos disse...

Ajuda-Me O_O
Tirei MicroSD sem usar Remover com segurança (puxei direto do PC) e agora PC não deixa abrir MicroSD, ele reconhece que tem Dispositivo Conectado mais não deixa entrar nele.
1.Já testei outro MicroSD deu no mesmo.
2.Uso 2 Sistemas Operacionais Windows 7 Ultimate e Windows XP SP3 e nos 2 não pega.
2.Tentei usar outro dispositivo para conectar o MicroSD com PC e não deu tambem.
4.Os dois MicroDS não estão queimados roda sussa no meu NDS.
5.Já desativei e reativei o drive,atualizei também e nada.
6.Já tem tentei outras Portas USB e nada.
7.Não da pra formata por que não tenho acesso ou MicroSD em si.
Espero por ajuda >_< novo jogo to doido pra joga

Helder disse...

KV (22-03-11),

Uma vez que o cartão funciona noutros sistemas, o mais provável é que esteja formatado num formato incompatível com o Windows.

Se tiver oportunidade de lhe instalar o software ou ficheiros que utiliza na NDS, experimente formatar o cartão no Windows. Clique com o botão direito do rato sobre o cartão e escolha a opção 'Formatar'.


Cumprimentos,

Helder

elsa disse...

O meu magalhes nao aceita a palavra passe pte 2010 para o parents carefree mesmo com o control de pais desligado .
O que devo fazer para saber a palavra passe???

Helder disse...

Elsa (24-03-11),

Como é que tem o controlo parental desligado se este não aceita a password?

Para desligar o controlo parental, tem de digitar correctamente a password no Parents Carefree. Para o MG1 (1a versão do Magalhães), a password é pte2010. Já no MG2, a password é escolinha2010.
Veja se resulta...


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Boa noite,

o computador magalhães do meu primo deixou de dar e reconhecer as redes wirless? como posso resolver esse problema?

Helder disse...

Marta (05-04-11),

Para ajudá-la melhor, preciso de mais algumas informações.
1. Qual o Magalhães? (MG1 ou MG2)
2. Qual a versão do Windows?
3. Isso aconteceu sem mais nem menos, ou foi depois de efectuar uma reposição do Windows?
4. Instalou ou desinstalou alguma coisa antes de isso acontecer?
5. Já testou com outras redes (ex: na escola ou na casa de outra pessoa)?
6. A rede/internet por cabo ethernet funciona?

Tente responder o mais detalhado possível e depois ajudo-a conforme seja possível...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola boa tarde, o meu nome e liliana, e estou com um problema no magalhaes do meu filho.´
ao ligar esta a a dar um erro for realtek rtl8101e/8102e pci-e ethernet controller v1.06(080225), o que posso fazer.
obg

Helder disse...

Liliana (23-04-11),

Se for o que eu penso, isso acontece poucos segundos após ligar o computador, ainda antes de surgir o menu de arranque. Se for isso, existe um problema com o disco rígido: está avariado ou pode ser um mau contacto.
O que recomendo:
1. Se o computador estiver dentro de garantia, active-a, ligando para o número que se encontra na base do portátil;
2. Se já não tiver garantia, a solução pode passar por desencaixar e reencaixar o disco (mais propriamente a fita que o conecta à board). Trata-se de uma operação algo delicada, pelo que só deverá ser feita por quem entenda. Se fizer algo mal, pode danificar irremediavelmente o portátil.

Se o problema não for o que eu penso, tente explicar melhor (ex: liga o computador, escolhe o Windows, começa a arrancar, depois faz isto ou aquilo...).


Cumprimentos,

Helder

Isabel disse...

Bom dia
O magalhães do meu filho liga, mas de inicio começa a passar umas frases em branco e não sai dai.
Alguem sabe o como posso resolver esta situação?
Obrigada

Helder disse...

Cintia (24-04-11),

Pf, dê-me mais dados concretos:
1. Qual o Magalhães: MG1 ou MG2?
2. Em que parte surge essas mensagens: Logo após ligar o computador, antes do menu de arranque, ou depois de escolher o sistema operativo (Windows ou Caixa Mágica)?
3. Quais são as frases?
4. Ouve-se algum ruído fora do normal vindo do interior do computador (tipo tic-tac)?

Eduardo Lopes disse...

Boas Noites!!!

tenho um problema com o Magalhães de um dos meus filhos. Simplesmente não carrega a bateria. E não é da bateria pq no outro magalhães do meu outro filho, essa bateria funciona e carrega (aliás... é assim que tenho conseguido carrega-la). Quando ligo o carregador de facto não aparece qualquer luz e presumo que seja daí. A minha pergunta é: sabem o que poderá ser?? é que vocês têm tanta experiencia com estas máquinas...

Grato antecipadamente,

eduardo lopes

Helder disse...

Eduardo Lopes (25-04-11),

Embora não indique, presumo que se trate do Magalhães MG1 e que ele funciona se ligado com o carregador.
Assim, o problema estará nos pinos do encaixe da bateria. É comum esse tipo de avarias nos Magalhães MG1.

No Magalhães afectado, retire a bateria e olhe para os pinos onde ela faz contacto (no Magalhães). São um total de 7 pinos. Idealmente, como tem 2 Magalhães, faça isso em ambos e compare-os. Verá que no afectado, 2 ou 3 desses pinos estão tortos (ex: |||||//) ou mesmo partidos.

Se estiverem tortos, endireite-os bem, mas com muito cuidado porque são frágeis! Faça-o com ajuda de uma chave de fendas pequena ou algo do género. Já agora, verifique se a bateria tem as ranhuras direitas (normalmente 1 ou 2 estão ligeiramente tortas/danificadas) e endireite-as, se for caso.

Se os pinos já não existirem, a solução passa por substituir todos os contactos (é uma peça única), ou colocar umas palhetas novas/alternativas às que partiram. No entanto, para isso é necessário desmontar o portátil por completo e só deverá ser feito por entendidos.


Cumprimentos,

Helder

Eduardo Lopes disse...

Caro Helder,

bom dia!!

Obrigado pela resposta.

O PC (é de facto um MG1) tambem não funciona só com o carregador. As baterias estão ambas bem pois consigo carrega-las no segundo Magalhaes.

cumprimentos,
eduardo lopes

Helder disse...

Eduardo Lopes (30-04-11),

Eu referia-me aos contactos no próprio Magalhães e não na bateria. Portanto, tirando a bateria fora, olhe para o Magalhães para o sítio onde a bateria faz contacto. Numa situação normal, existem 7 pinos (palhetas) douradas.

Da experiência que tenha, em situações idênticas à sua, tenho verificado que alguns desses pinos estão tortos ou até mesmo partidos. Se estiverem apenas tortos, tente endireitá-los com muito cuidado, de forma a que fiquem mesmo direitinhos (ou então, ao reencaixar a bateria, acabará por danificá-los). Caso estejam partidos, há 3 hipóteses:
1. Remedeia assim como está
2. Substitui todo o módulo dos contactos (não é fácil encontrar isso)
3. Substituiem-se os pinos partidos por outros, embora seja uma reparação do tipo remedeio... mas que fica bem na mesma

Verique novamente o estado disso, conforme expliquei melhor nesta resposta, e veja se não é mesmo disso.


Cumprimentos,

Helder

Eduardo Lopes disse...

Helder,

bom dia!!

mais uma vez obrigado pela resposta.

De facto não se trata dos PIN's da bateria. Curiosamente, o outro MG1 é que tinha os pins tortos (2 deles) mas o que não carrega nem por isso!! o que acha??

cumprimentos,

eduardo lopes

Helder disse...

Eduardo Lopes (01-05-11),

Houve uma falha minha de entendimento/análise do seu problema.
Diga-me: O portátil que não carrega, funciona se ligado com o transformador?
É que se a resposta for não, então o problema é, muito provavelmente, problema no conector do transformador. Analise e tente verificar se no portátil afectado quando conecta o transformador, se nota alguma folga, mau contacto ou abanão fora do normal.
Quase de certeza que será disso. Em alguns casos, consegue-se que o portátil funcione com a ficha do transformador conectado em determinada posição (meio inclinada), embora, idealmente, não deva trabalhar assim.

É muito provável que o conector esteja partido. A ser disso, pode ser que dê para repará-lo, pode ter de ser substituído ou, se for mais grave (se tiver afectado algum componente ou apoio da Motherboard), só substituindo a Motherboard.


Cumprimentos,

Helder

Ana Paula disse...

Boa tarde o meu filho tem o magalhaes dos mais antigos e ocorreu um problema.

Estava ligado e de repente o ecra ficou todo preto com uma especie de traço branco intermitente no lado superior esquerdo.
Desligamos o computador, voltamos a ligar e aconteceu o mesmo que referi em cima, nao me deixa aceder a escolha do ambiente e faz um barulho tipo ponteiros de relogio (tic... tic... tic...)
Gostava que me ajudassem a resolver o meu problema e que me explicassem o que ocorreu se podem arranjar e qual o valor aproximado do arranjo.
O meu filho so tem este computador agradecia que fossem breves.
Obrigado
Cumprimentos

Diogo disse...

Boa tarde eu gostaria de saber como se liga a "fita" que liga à motherboard e ao disco em simultâneo. Gostava de saber se tem posição.. Agradeço resposta diogo

Helder disse...

Ana Paula (11-05-11),

Na melhor das hipóteses, tratar-se-á de um mau contacto na conexão do disco rígido;
Na pior das hipóteses, é o disco rígido avariado.

Na primeira hipótese, a solução passa por abrir a tampa inferior do portátil, desconectar a fita de conexão da motherboard, retirar o disco (junto com a fita), desconectar a fita do disco rígido e desconectar a fita do disco. Depois, voltar a reconectar a fita ao disco, colocar o disco de volta no compartimento e reconectá-lo à motherboard.

Se tudo correr bem, o portátil voltará a funcionar. Ainda assim, é provável que o disco precise reparação para ficar em condições.

Atenção que esse procedimento é muito delicado, principalmente desconectar/reconectar a fita ao disco rígido e só deve ser feito por entendidos. Se o fizer por si, corre o risco de danificar irremediavelmente o disco ou o próprio portátil!

Tenho estabelecimento informática na zona de Famalicão. Se pretender, contacte-me. Se for só mau contacto, resolve-se em 2 ou 3 minutos e não cobro por essa reparação.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt

Ou então contacte alguma casa de informática de sua confiança para que lhe façam essa intervenção.
Caso seja avaria do disco, se tiver de levar novo conte com uma reparação na ordem dos 80-100eur (disco e instalação software).


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Diogo (11-05-11),

A fita tem posição correcta para conexão. Se tiver a fita que vem de origem com o Magalhães, verá que ela tem duas etiquetas:
TO HDD e TO MB

A que diz TO HDD, deverá ser conectada no disco.
Com o disco na horizontal, face virada para cima, a fita deverá conectar com a parte azul virada para cima (pinos prateados virados para baixo). Para ser mais simples conectar, vire o disco com a base para cima e conecte conforme a orientação que indiquei.

Atenção que deverá, primeiro, aliviar (caso não esteja já) a patilha de fixação. É uma patilha castanha, muito fina e frágil. Faça-o com muito cuidado, ou pode danificar irremediavelmente o disco. Se não se sentir à vontade, solicite que o façam numa casa de informática.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Ola,

Quando eu liguo o PC ele vei com "Reboot and Select proper Boot device
or Insert Boot Mdeia in selected Boot Device and press a key"

O que eu faco?

-Miggs

Helder disse...

Miggs (17-05-11),

Em princípio, trata-se de problema no disco rígido. Pode ser mau contacto, ou estar mesmo avariado.

Já dei indicações de como tentar reparar sem gastar dinheiro, mas atenção que isso só deverá ser feito por entendidos! Caso contrário, corre o risco de danificar irremediavelmente o Disco e/ou o Portátil.

Explicado de uma forma superficial, terá desmontar o portátil, abrindo a tampa que dá acesso ao Disco (na base). Depois, desconecta e volta a conectar o disco, mas isso terá de ser feito com muito cuidado para não danificar. Será necessário levantar uma patilha que prende a fita à board. Também pode ser necessário desconectar e reconectar a fita no próprio disco, mas tem de ser feito mesmo com muito cuidado! No disco, existe uma patilha muito fina e frágil, que deve ser aliviada para que a fita se desconecte... e voltar a apertá-la depois de reconectar a fita. Se tudo correr bem, tratar-se-á de um mau contacto e tudo voltará a funcionar.

Se continuar igual, então será mesmo o disco avariado. Nesse caso, terá de ser substituído.

Atenção: se o portátil estiver dentro de garantia, deverá activá-la! Caso a garantia já tenha expirado, pode reparar da forma que entender. Idealmente, isso deveria ser visto por algum entendido...


Cumprimentos,

Helder

Edgar disse...

Boas tenho uma duvida em relação ao magalhaes(versao 2) do eu irmao, no windows nao consigou ligar o wireless o que na caixa magica funciona normal(activar/desactivar atraves das teclas) pode-me dizer o porque disto ?

Helder disse...

Edgar (26-05-11),

Poderá ser algum problema de driver ou a própria placa desactivada pelo Windows.
- Junto às horas, clique no ícone da rede e depois na opção 'Abrir o Centro de Rede e Partilha'
- Na janela que se abre, na zona esquerda clique em 'Alterar definições da placa'
- Na janela seguinte, clique com o botão direito sobre o ícone 'Ligação de rede sem fios'. Se tiver a opção 'Activar', clique lá... e, em princípio, o problema estará resolvido
- Se tiver a opção 'Desactivar' (em vez de 'Activar'), é porque ela está activa e o problema será outro

Além disso, certifique-se de que a rede está activada pelas teclas Fn+F1. Se nada adiantar, poderá ser problema de drivers, mas é pouco provável... em todo o caso, se a solução que apresentei não resultar, volte a colocar questão e tente dar o máximo de informações possível.


Cumprimentos,

Helder

José Eduardo Oliveira disse...

Olá tenho um MG2.
gostaria de o iniciar a partir de um disco de resgate do karpesky para procurar virus. Como é que seleciono o drive do cd rom ou a pen usb.
Obrigado

Helder disse...

José Eduardo Oliveira (02-06-11),

No MG2, tal como no MG1, após ligar o computador, durante a fase em que mostra o logotipo 'Magalhães', prime-se a tecla F11 e é mostrado de seguida um menu onde lhe permite selecionar, no momento, qual o dispositivo de arranque.
Terá de ter a drive (Pen ou CD/DVD USB) conectada previamente antes de ligar o computador.


Cumprimentos,

Helder

Ohani disse...

Bom dia, o pc magalhães do meu irmão não reconhece o disco rigido, eu gostaria de obter ajuda para a resolução deste problma desde ja obrigado.

Helder disse...

Ohani (07-06-11),

Quando uma pessoa está doente, vai ao médico; o equivalente deveria acontecer para as máquinas.
Há 4 hipóteses para a origem do seu problema. Vou listá-las de entre a mais provável para a menos provável:
- Mau contacto disco
- Disco avariado
- Motherboard avariada
- Fita disco danificada

Importante: se o portátil está dentro de garantia, active-a! Assim, terá a reparação sem custos.

Idealmente, como disse no início da minha resposta, deveria levar o computador a um técnico. Se quer evitar isso, pode tentar a reparação por si, mediante a possibilidade, mas faça-o por sua conta e risco! Trata-se de uma operação delicada e caso seja mal feita poderá danificar irremediavelmente o portátil e/ou o computador.

Leia a resposta que dei ao Miggs no dia 17-05-2011 (6 posts acima). A resposta que dei ao Mussagy (28-09-2010) também pode ajudar no procedimento...

Alternativamente, tenho estabelecimento informática na zona de V. N. Famalicão. Se quiser, posso efectuar essa intervenção do mau contacto do disco sem custos.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

ricardo disse...

Ola eu no meu magalhaes tem erro ao iniciar diz " For Realtek RTL8101E/8102E PCI-E Ethernet controller v1.06 (000225)
Acho que esta a tentar iniciar pela rede mas nao detecta o disco o que tenho de fazer???

Helder disse...

Ricardo (27-06-11),

Realmente trata-se de possível problema no Disco Rígido. Siga as pistas que dei numa resposta anterior à sua questão/post. Tenha em atenção que é um procedimento muito delicado! Idealmente deveria ser tratado por algum técnico ou pessoa experiente...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Meu power point 2007 desconfigura os caracteres em situações estranhas..... Quando trabalho em lugares diferentes; fora de casa.
Na minha casa fica normal, em determinados lugares desconfigura. Não consegui achar uma lógica.

Helder disse...

Anónimo (28-06-11),

Eu não consegui achar a "lógica" da sua questão. Não percebi o que quis dizer com 'desconfigura os caracteres em situações estranhas'. Pode ser mais específico, dando um exemplo prático do que lhe acontece?

Se se tratar de um computador portátil, verifique se o Num Lock está activado quando isso 'desconfigura'.

Entretanto, seja mais claro na sua questão para poder ajudá-lo melhor.


Cumprimentos,

Helder

Susana Ribeiro disse...

Olá boa tarde

Gostaria de saber se me pode dizer como faço para entrar outra vez no caixa magica, pois de um momento para o outro o meu filho deixou de conseguir entar, entro no Xp sem problema mas na caixa magica nao consigo.

Obrigada

«O mais antigo ‹Mais antiga   1001 – 1200 de 1419   Mais recente› Mais recente»