22.2.13

Assistencia Magalhaes

Assistencia Magalhaes. Apoio Tecnico do Magalhaes, gratuito, online e com resolução de avarias. Já encomendou o computador portatil, e pretende saber quais as suas características (Software/Wardware do Magalhães), ou quais os sites onde pode obter mais informação para configurar o magalhaes? Acabou de receber o computador, e tem algumas questões relacionadas com os seus componentes, programas, ou com a assistência técnica do portatil magalhães? Tem o magalhaes avariado? Está no sitio certo! Este blog de "Assistencia Tecnica" para o Magalhaes, existe para esclarecer algumas dúvidas que possam surgir relativamente ao projecto/parceria entre o programa do governo “eescolinha”, com: a Intel, Microsoft, Caixa Mágica, JP Sá Couto, Prológica, as operadoras TMN, Optimus, Vodafone, e ZON e algumas autarquias aderentes. Assistencia Tecnica ao computador Magalhaes no Blog de Assistência Técnica Informática.

Características Magalhães
Software

O Software do Portátil Magalhães terá um sistema de dual boot com Windows XP e a distribuição Linux portuguesa Caixa Mágica.

Windows

  1. Ambiente Gráfico Magic Desktop
  2. MS Office 2007 (Word, Powerpoint e Excel)
  3. Diciopédia da Porto Editora
  4. eLearning Class
  5. Parental Control
  6. Paint

Linux

  • Caixa Mágica
  • Firefox (navegar na internet)
  • GCompris (Pacote Educacional)
  • Procon

Hardware

  • Processador: Intel Atom 1.60 MHz
  • Memória RAM de 1GB
  • Disco rígido de 30 GB
  • 10GB Windows; 10GB Linux CM; 10GB Dados do utilizador
  • Ecrã de 9 polegadas, resolução de 1024 × 600 pixels

O Magalhães não tem:

  • Drive de CD-ROM
  • Saída VGA (normalmente utilizada para ligação a vídeo ou datashow)
  • Sugere-se a compra de um cabo VGA-USB para colmatar esta falha.

Segurança no Magalhães

Além do Parental Control do Magalhães (Windows), que permite um controlo mais apertado dos sites por onde o seu filho(a) navega, e do Procon (Linux), como falei no post anterior, vou falar sobre o antivirus do Magalhães.

Anti-Virus

O anti-virus que vem instalado, é o Avast Home Editon.

Já aqui falei do Avast Free Editon, e vou fazer mais tutoriais sobre o software gratuito da Alwill, tais como registar no site e como renovar a assinatura anual, pois apesar de ser gratuito, há necessidade de renovar a chave de validação todos os anos. O Antivírus é grátis, mas para o programa antivirus manter-se gratuito é necessário proceder á renovação do mesmo colocando a chave de activação que lhe é enviada para a conta de email fornecida aquando do registo.

Assistência Técnica - Portátil Magalhães


Se necessitar de ajuda para resolver alguma questão relacionada com as configurações do magalhães (Software ou Hardware), deixe comentário que responderei em seguida. O mesmo para qualquer questão relacionada com a assistência técnica informática do Magalhães, ou mesmo situações relacionadas com pedidos, envio de SMS, referências de pagamentos no Multibanco, ou outras. Se quiser ligar para o numero de apoio do magalhaes, ligue para: 707 10 14 80. Atenção que o numero de telefone de apoio ao Magalhaes, é uma chamada de valor acrescentado.

1 419 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   1401 – 1419 de 1419
Anónimo disse...

escolinhas2010

São disse...

Boa tarde, meu disco avariou e não fiz cópia de segurança. Tenho magalhães 2 e gostava de saber se me consegue ajudar a reinstalar o sistema operativo.

Helder disse...

Jose Fernandes (06-05-16),

Embora hajam meios não oficiais de poder desvendar ou redefinir a password de acesso ao Windows, pode tentar primeiro esta opção:
1. Inicie o computador no modo de seguranla (Após escolher o Windows no menu de arranque do Magalhães, prima de imediato a tecla F8 e escolha 'Modo de segurança'
2. Inicie sessão com a conta 'Administrador' (terá de saber a password desta conta - que foi criada no primeiro arranque do Windows, senão nada feito)
3. Aceda ao Painel de Controlo e remova ou defina uma password nova para o utilizador em causa

A segunda opção, mais simples de concretizar, é efetuar uma reposição de fábrica ao Windows. É tão simples quanto selecionar essa opção no menu de arranque do Magalhães e seguir as instruções. Durante o processo (creio que logo no início) pedir-lhe-á uma password, que costumava ser pte2010 (nos MG2 era escolinha2010.

Mas tenha em atenção que efetuar uma reposição de fábrica ao Windows irá eliminar todos os dados pessoais (fotos, trabalhos, etc) que tenha. Se tiver algo de importante para recuperar, não utilize a opção de recuperação!


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

São (31-05-16),

Presumo que o Disco seja novo, então.

Assim sendo, há 3 hipóteses de poder instalar o Sistema Operativo.
1. Peça auxílio na escola do seu filho. Embora já lá vá muito tempo, sei que na altura as escolas (professores, funcionários ou técnicos) tinham meios de reposição de software para os Magalhães;
2. Recorra a uma loja ou técnico de informática para que lhe faça o serviço;
3. Instale o Windows 10 você mesma.

Ora... das 3, a primeira é já muito pouco provável numa grande parte das escolas. E entre a opção 2 e a 3, presumo que prefira 3. Vamos a isso, então.

O que vai precisar:
- Chave de instalação do Windows (Product Key), que está na etiqueta na base do computador;
- Pen de 8GB ou mais (em alternativa, pode ser um DVD virgem e uma drive de DVD USB)
- Imagem do Windows 10, que pode obter no link abaixo
https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10)

Siga as instruções do link para criar uma Pen ou DVD do Windows 10. Depois, é só arrancar o Magalhães com a Pen ou DVD e proceder à instalação limpa do sistema.

Nota: indiquei-lhe os passos de forma muito superficial... mas é tudo relativamente fácil de fazer. E importante: leia bem o que lhe aparece no ecrã... não se limite a clicar em 'Seguinte', 'Aceito', 'Ok', etc.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Pff gostava de saber como entrar no utilizador quando se esqueceram dá palavra passe. Pois não sei como entrar ou fazer o que Pff diga ou ajude como fazer para conseguir entrar no MagalhãesPff responda. Muito obrigado

Helder disse...

Anónimo (13-07-16),

Diga-me qual é o Sistema Operativo que tem (Windows XP, Windows 7, outro...).


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Bom, troquei minha placa-mãe recentemente e desde então meu conputador reinicia em momentos aleatorios. Ja formatei o PC ja passei borracha nas memorias RAM, ja tentei de tudo e nada funcionou. O problema nao é temperatura pois nao passa dos 40C. Além disso a imagem da saida VGA esta tremula no meu monitor. Alguém sabe o que pode estar acontecendo e como resolver? Deixo abaixo as especificações do computador

Windows 7 professional 64bit sp1
Amd 6300-fx
8,00 GB dual channel ddr3
Asus M5A97
Nvidia GTX 650
456 GB SEAGATE ST500DM0 (SATA)

Helder disse...

Leonardo Rossi (16-04-17),

É estranho esses sintomas terem acontecido precisamente após trocar a Motherboard, principalmente se já formatou o Computador. Foi só mesmo a Motherboard que trocou? Não trocou ou fez nenhum upgrada à Memória RAM ou trocou também outro componente?

Vamos por partes.
A Motherboard que trocou é nova ou usada? Se for usada, é bem provável que ela esteja com alguma avaria...
Partindo do princípio que trocou apenas a Motherboard, o ideal será fazer uma atualização de BIOS. Isso costuma resolver alguns problemas típicos de falhas "esquisitas".

A imagem dar trémula, só por si, já é sinal que alguma coisa não está bem. Nesse caso, é bem provável que a Placa Gráfica não esteja boa. Já tive 2 casos idênticos em que o problema era devido a Condensadores inchados nas Placas. Uma vez que a sua Motherboard não tem VGA onboard, terá de tentar arranjar outra para despistar o problema.
A tremideira também pode ser do Monitor, mas acho improvável derivado aos problemas que está a ter.

Se a sua Placa Gráfica for das que requeiram alimentação, verifique se está devidamente contectada. Considere também testar com outra Fonte de Alimentação.

Teste com módulos de Memória RAM individualmente. Recorra a programas de teste de Memórias, como o MemTest86. Precisará de um CD ou Pen para criar um meio de arranque. Dependendo do Sistema Operativo que tiver, também ele poderá ter uma ferramenta de testar a Memória RAM.

Se e Motherboard for usada, dê uma vista de olhos atenta por ela a ver se encontra algum condensador inchado, principalmente na área próxima do socket do Processador. Por vezes eles podem inchar por baixo, mais difícil de verificar.

E pronto... Não é uma avaria muito simples de diagnosticar, mas resumidamente, terá de testar com:
- Outra Fonte de Alimentação
- Outra Placa Gráfica
- Outra Memória RAM (ou módulos individuais)
- Outra Motherboard

André disse...

Boas,

Adquiri um Magalhães 2 usado, e quando tentei efectuar as reposições dos dois sistemas operativos detectei que a partição com o recovery do windows 7 tinha sido eliminada pelo antigo proprietário.
Gostaria de saber se alguém tem por acaso uma imagem do disco de um Magalhães 2 que me possa disponibilizar.
Já me fartei de procurar pela internet mas não consigo encontrar em lado algum.
O disco é de 250gb

Desde já agradeço qualquer ajuda que me possam dar,

Cpts,

André

Helder disse...

André (21-04-17),

Não sei ao certo onde possa arranjar uma imagem do Windows 7. Sei que na altura dos Magalhães e-escolinha havia escolas com professoras ou funcionários que tinham meios de reposição de software para os Magalhães. Mas como o tempo dos Magalhães já lá vai, creio não ser fácil encontrar isso.

Hipótese 1:
Tentar contactar alguma escola/professores/funcionários, a ver se ainda lhe conseguem ajudar (creio que o método de reposição era feito por meio de uma Pen).

Hipótese 2:
Arranjar um DVD do Windows 7 Pro 32bit. Não tenho certeza do tipo de licença que acompanha os Magalhães. Os computadores à venda no mercado comum trazem versões OEM; Os Magalhães trazem uma licença qualquer especial estudante (com Windows e Office), mas é provável que a versão do Windows seja a OEM. Portanto, a chave do Windows só funcionará com um DVD OEM se se tratar de uma chave OEM. Caso contrário, será complicado.

Hipótese 3:
Até fins de julho 2016 ainda era possível instalar (e ativar!) o Windows 10 utilizando uma chave de instalação do Windows 7 ou 8. Não perde nada em tentar fazê-lo.
Arranje uma Pen vazia de 8GB. Utilizando outro computador, aceda a
https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10
(copie e cole o link no seu browser) e transfira a ferramenta de download do Windows 10. Nos primeiros passos, escolha a versão pretendida (Windows 10 Pro de 32bit, para o Magalhães) e crie a Pen. Depois, use-a para instalar o Windows 10 no Magalhães.
Nos primeiros passos da instalação do Windows, digite a chave de liceça correspondente ao Windows 7 Pro que está na etiqueta na base do Magalhães. Em princípio, ele deverá aceitá-la sem problemas. Se não, então esta opção não servirá para si.
Se no fim da instalação do Windows 10 ele não ativar o produto, então é porque a opção de atualização gratuita para Windows 10 terminou mesmo em julho de 2016.

Hipótese 4:
Contactar o Centro de Assistência Magalhães (AT Informática) e solicitar orçamento para esse serviço.

Hipótese 5:
Solicitar o serviço numa casa ou técnico de informática à sua escolha. Tenha em atenção que muitas vezes essas casas não usam software genuíno ou de acordo com as licenças dos equipamentos.

Hipótese 6:
Veja este Blog (por sua conta e risco!):
https://capinha413.wordpress.com/guias-pc-magalhaes/mg1-atom/atom-windows-7/
Atenção, nunca testei esse método e não é nada oficial. Além disso, é um método aplicável ao Magalhães 1. Teoricamente, deve funcionar no Magalhães 2... mas DEVE IGNORAR O PASSO 4!
Se não se sentir à vontade, esqueça este método e tente por um dos outros.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

ola, preciso de ajuda, tenho um ultrabook aspire s3 da dell e ele é bom para um desempenho gamer,porem preciso aumentar a memoria do mesmo para melhor ainda mais o desempenho, tenho ssd e outra memoria para colocar nele pois ele so tem 4 de memoria, como eu desligo a bateria dele para ao inserir a nova memoria ele n queimar ela ? grato

Helder disse...

cristofer zappi (30-08-17),

Não conheço particularmente esse modelo. Além disso, não estará a falar antes de um Acer (e não Dell)?

Grande parte dos portáteis modernos vêm agora com as baterias internas. Além disso, muitos deles não trazem qualquer tampa de acesso aos componentes passíveis de serem alterados (normalmente o Disco Rígido e a Memória RAM), como parece ser o caso desse.
Tem este vídeo no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=IO9YXLW7FdA
Ao minuto 1:35 mostra como desconectar a Bateria (tenha cuidado com os Cabos que lá estão colados)
Ao minuto 4:46 mostra a pessoa a retirar uma fita adesiva preta... que me parece estar a proteger os chips da Memória RAM. Que, a ser isso, está soldada na Motherboard.

Entretanto, numa pequena pesquisa que fiz, encontrei um site a dizer que a Memória RAM nesses portáteis é mesmo onboard e, portanto, não dá para fazer upgrade:
http://community.acer.com/t5/2012-Archives/upgrading-memory-on-S3-ultrabooks/td-p/13479

Espero ter ajudado...


Cumprimentos,

Helder

Antonio disse...

A sua sugestão de ontem resultou muito bem. Obrigado.
Agora já está a funcionar o arranque automático do Windows XP e as protecções com senhas.
Sem este artigo ia ser muito dificil...
Obrigado e continuem assim.

Thùy Liên disse...

Thanks, good information.. Also check criar uma conta hotmail

Unknown disse...

Estou com um problema no meu pc, meu microfone não funciona, nem o do headset nem o do fone de ouvido, como posso resolver ? Ja ajustei a sensibilidade do microfone e não adiantou...

Unknown disse...

Ola tenho problema com windows tenho instalar algo nao da para instalar nada tenho fomatar tambem nao consigo podem me ajudar por favor

Felix disse...

Meu adaptador de rede não quer aparecer já rentet de tudo mais não aparece oq eu faço PF me ajdaa

Anónimo disse...

bom dia. um amigo meu deu me um eecolas dele, mas eu so fiquei com o disk drive, e eu quando meto o disk noutro notebook e ligo ele da me isto: reboot and select proper boot device or insert boot media in selected boot device and press key.
oque devo fazer?

Anónimo disse...

Tenho um Magalhães 2 e gostaria de substituir a placa wireless por uma aceladora gráfica. Para poder ver alguns ou outro filme a 720p. Não pretendo navegar na net nem nada disso. utilização básica. Onde e que placa posoo comprar.?
Obg

«O mais antigo ‹Mais antiga   1401 – 1419 de 1419   Mais recente› Mais recente»