22.2.13

Assistencia Magalhaes

Assistencia Magalhaes. Apoio Tecnico do Magalhaes, gratuito, online e com resolução de avarias. Já encomendou o computador portatil, e pretende saber quais as suas características (Software/Wardware do Magalhães), ou quais os sites onde pode obter mais informação para configurar o magalhaes? Acabou de receber o computador, e tem algumas questões relacionadas com os seus componentes, programas, ou com a assistência técnica do portatil magalhães? Tem o magalhaes avariado? Está no sitio certo! Este blog de "Assistencia Tecnica" para o Magalhaes, existe para esclarecer algumas dúvidas que possam surgir relativamente ao projecto/parceria entre o programa do governo “eescolinha”, com: a Intel, Microsoft, Caixa Mágica, JP Sá Couto, Prológica, as operadoras TMN, Optimus, Vodafone, e ZON e algumas autarquias aderentes. Assistencia Tecnica ao computador Magalhaes no Blog de Assistência Técnica Informática.

Características Magalhães
Software

O Software do Portátil Magalhães terá um sistema de dual boot com Windows XP e a distribuição Linux portuguesa Caixa Mágica.

Windows

  1. Ambiente Gráfico Magic Desktop
  2. MS Office 2007 (Word, Powerpoint e Excel)
  3. Diciopédia da Porto Editora
  4. eLearning Class
  5. Parental Control
  6. Paint

Linux

  • Caixa Mágica
  • Firefox (navegar na internet)
  • GCompris (Pacote Educacional)
  • Procon

Hardware

  • Processador: Intel Atom 1.60 MHz
  • Memória RAM de 1GB
  • Disco rígido de 30 GB
  • 10GB Windows; 10GB Linux CM; 10GB Dados do utilizador
  • Ecrã de 9 polegadas, resolução de 1024 × 600 pixels

O Magalhães não tem:

  • Drive de CD-ROM
  • Saída VGA (normalmente utilizada para ligação a vídeo ou datashow)
  • Sugere-se a compra de um cabo VGA-USB para colmatar esta falha.

Segurança no Magalhães

Além do Parental Control do Magalhães (Windows), que permite um controlo mais apertado dos sites por onde o seu filho(a) navega, e do Procon (Linux), como falei no post anterior, vou falar sobre o antivirus do Magalhães.

Anti-Virus

O anti-virus que vem instalado, é o Avast Home Editon.

Já aqui falei do Avast Free Editon, e vou fazer mais tutoriais sobre o software gratuito da Alwill, tais como registar no site e como renovar a assinatura anual, pois apesar de ser gratuito, há necessidade de renovar a chave de validação todos os anos. O Antivírus é grátis, mas para o programa antivirus manter-se gratuito é necessário proceder á renovação do mesmo colocando a chave de activação que lhe é enviada para a conta de email fornecida aquando do registo.

Assistência Técnica - Portátil Magalhães


Se necessitar de ajuda para resolver alguma questão relacionada com as configurações do magalhães (Software ou Hardware), deixe comentário que responderei em seguida. O mesmo para qualquer questão relacionada com a assistência técnica informática do Magalhães, ou mesmo situações relacionadas com pedidos, envio de SMS, referências de pagamentos no Multibanco, ou outras. Se quiser ligar para o numero de apoio do magalhaes, ligue para: 707 10 14 80. Atenção que o numero de telefone de apoio ao Magalhaes, é uma chamada de valor acrescentado.

1 419 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   1201 – 1400 de 1419   Mais recente›   Mais recente»
Gisela disse...

Olá,

O monitor do meu Magalhães não funciona, o led do power fica ligado e para desligar o pc tenho de tirar a bateria.

O que posso fazer?

Atenciosamente
Bruno Silva

Helder disse...

Susana Ribeiro (11-07-11),

Infelizmente não tenho conhecimentos em Linux. No entanto, uma das falhas comuns quando esse sistema nos Magalhães deixa de arrancar é quando se verifica alguma anomalia no Disco Rígido.
Na melhor das hipóteses é problema de ficheiros danificados; na pior das hipóteses é o próprio disco danificado.
O melhor que tem a fazer é contactar o agrupamento de escolas da sua zona. Penso que todos os agrupamentos disponham de meios para reposição/reinstalação de software nos Magalhães (pelo menos no agrupameno da minha zona têm). Caso o problema seja do disco, pode ser que dê para reparar ou terá de ser substituído. Isso já terá de ser numa casa de informática (à sua escolha) ou no centro de assistência oficial.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Bruno Silva (11-07-11),

Pelos sintomas, o problema não é no ecrã. Ele só funciona (mostra imagem) se os componentes básicos do computador estiverem OK (Motherboard, Processador, Memória RAM e Placa Gráfica, além do próprio cabo de conexão ao ecrã).

Portanto, basta haver falha num dos componentes que mencionei para que o computador não funcione. Da experiência que tenho, a causa mais provável é uma das portas USB (ou ambas) estar danificada/partida. Quando isso acontece, os pinos USB ficam a fazer contacto (curto-circuito) com a parte metálica/massa da board e queima-a.

Olhe atentamente para as portas USB. Se possível, compare-as com as entradas USB de outro computador. Se verificar que não estão bem, está aí a mais provável causa da avaria. Se conseguir, endireite a patilha e/ou os pinos, de forma a que não façam contacto com a parte metálica. Não volte a usar essa porta USB. Se a coisa estiver visivelmente feia e não conseguir separar os contactos, então terá de recorrer a uma casa de informática a ver se ainda é possível pôr essa placa a funcionar.

Outra hipótese, mas muito pouco provável, é que exista algum problema nos contactos da bateria. Desencaixe a bateria e verifique se as palhetas onde ela faz contacto (no portátil) estão todas e em bom estado. São um total de 7 patilhas, em que 2 delas são maiores que as outras. Volte a colocar a bateria, mas com cuidado, certificando-se de que a encaixa correctamente.

Para desligar o computador tem de pressionar o botão de ligar durante cerca de 5 segundos.


Cumprimentos,

Helder

Tiago C. disse...

Boas.

O magalhães do meu irmão tinha o problema (pelos vistos comum) dos estalidos e arrastamento, foi para a garantia e ficou bom por uns tempos. O problema é que agora a garantia passou e voltaram os problemas. Li por aí que poderia ser a fita que liga o disco a board, tirei e voltei a pôr... Mas agora não reconhece o disco :| Será que estraguei a fita? Vale a pena arriscar comprar uma nova?

Helder disse...

Tiago C. (17-07-11),

Umas das hipóteses para o problema dos ruídos do disco é, realmente, ser problema de mau contacto; a outra é ser avaria no Disco.

Em várias respostas onde falei na hipótese de ser problema de fita, frisei que essa possível reparação é uma operação muito delicada, principalmente na fase de desconectar/reconectar a fita ao disco.
O disco tem uma pequena patilha (frágil) que deve ser levantada/aliviada antes de desconectar a fita e voltar a fixar-se depois de reconectar a fita. Pela descrição do seu problema, há várias hipóteses:
1. Não levantou a patilha e ao reconectar a fita esta não ficou a fazer o devido contacto
2. A patilha está partida/danificada, impedindo que a fita fique firmemente a fazer contacto
3. A fita está danificada ou mal colocada

Sinceramente, o melhor que tem a fazer é rever cuidadosamente os componentes (disco, fita e conexão à board), mas idealmente deverá contactar uma casa de informática para que lhe analisem a situação. A análise visual é um procedimento simples e rápido e poderão fazer-lhe isso na hora, se tiverem disponibilidade para isso.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

tenho um magalhaes que num me entra no windows e aparece me isto mal o ligo intel ndi, pxe-2.1 (build 082)
for realtek rtl8101e\8102e oci-e ethernet controller v1.06 (080225) alguem pode me ajudar?

Helder disse...

Anónimo (20-07-11),

Em princípio, trata-se de problema com o Disco Rígido ou algo directamente relacionado.

Leia algumas das últimas respostas que dei a outros utilizadores. No final desta página, clique em 'Mais antiga' para aceder à secção de posts 1001 a 1200 e leia as últimas respostas nessa página.
Volto a frisar que trata-se de uma operação delicada, que se mal feita pode danificar irremediavelmente o disco e/ou o portátil. Isso só deverá ser feito por entendidos, idealmente um técnico de informática com experiência nesse tipo de operações.


Cumprimentos,

Helder

Edgar disse...

Boas,
O MG2, tem o seguinte prob. as teclas Fn+1 no Windows 7 não funcionam, não se consegue activar o wireless, algo que não se passa no Caixa Magica, onde funciona tudo bem.

Placa activa. Será algo erro de software ?

Anónimo disse...

Boa noite
O Magalhães do meu filho surgiu com um problema. Um terço do ecrã/monitor aparece uma faixa em branco, na vertical, do lado esquerdo. O que impede de ver todo o monitor.
Alguém me sabe dizer qual será o problema?
Obrigado

Helder disse...

Anónimo (26-07-11),

O mais provável é que seja avaria do ecrã. Na melhor das hipóteses trata-se de algum mau contacto da fita ou esta danificada.

A ser problema do ecrã, o mais provável é que tenha sido causado por queda/pancada, mas também pode ter avariado por anomalia do próprio ecrã.

Caso o portátil esteja dentro de garantia (pouco provável) e não apresente sinais de maus tratos, active a garantia, ligando para o número que está na base do portátil. Caso contrário, terá de suportar os custos da reparação, caso esteja interessado...


Cumprimentos,

Helder

Ruben disse...

Olá, fui ao controlo parental para permitir a visualização do site www.brincar.pt (jogos para crianças). Tudo correu bem, mas quando escolho um jogo, não se mostram nem as imagens nem nada dos jogos. Como faço para resolver este problema?

Outra pequena pergunta: o computador só se liga a Net se a fonte de alimentação estiver ligada. Como faço para que ele se ligue à Net quando estiver sem estar ligado à corrente?

Desde já obrigado pela possível resposta.

luis filipe disse...

ola chamo me luis filipe eu tenho o magelhaes e quando inicio ele ele aparece reboot and select proper boot device or insert boot media in selected boot device and press a key e se eu carregar em qual quer tecla ele aparece sempre isso espero que me deem resposta

luis filipe disse...

ola chamo me luis filipe eu tenho o magelhaes e quando inicio ele ele aparece reboot and select proper boot device or insert boot media in selected boot device and press a key e se eu carregar em qual quer tecla ele aparece sempre isso espero que me deem resposta

luis filipe disse...

ola chamo me luis filipe eu tenho o magelhaes e quando inicio ele ele aparece reboot and select proper boot device or insert boot media in selected boot device and press a key e se eu carregar em qual quer tecla ele aparece sempre isso espero que me deem resposta

Helder disse...

Ruben (31-07-11),

Isso está a acontecer por 2 motivos. Uma parte será relativamente fácil de resolver; a outra nem tanto.
Ao adicionar o endereço www.brincar.pt à lista de sites confiáveis, está, estritamente, a adicionar APENAS o endereço www.brincar.pt. Ou seja, qualquer parte desse domínio (brincar.pt) que não comece por www.brincar.pt, não será mostrado. Idealmente, em vez de www.brincar.pt, ponha *.brincar.pt, em que * significa "qualquer coisa" (ex: api.brincar.pt é uma parte do domínio necessária para carregar as páginas dos jogos).

Mas não é tudo. Agora, a parte mais complicada de resolver.

Muitos sites de joguinhos online são uma réplica ou alteração para o idioma local a partir de outros sites. Um bom exemplo disso é o miniclip (www.miniclip.com), em que a Sapo tem uma página em português (miniclip.sapo.pt) com jogos direcionados para o miniclip. Também podem ter (como parece ser o caso do brincar.pt) jogos de vários provedores. Até a publicidade é de outros sites (google, em princípio).

Quando clica num jogo, é direcionado para uma página (brincar.pt) com uma outra página (qualquer) dentro dela... e é essa parte do conteúdo do site que não consegue ver.
Portanto, para que possa navegar e/ou visualizar correctamente o site brincar.pt, terá de saber quais são os outros sites com quem eles trabalham e adicioná-los também à lista de sites confiáveis.
*.bigpoint.com e *.jaludo.com são alguns dos exemplos


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Luis Filipe (02-08-11),

Isso trata-se de problema com o disco rígido. Na melhor das hipóteses trata-se apenas de um mau contacto; na pior das hipóteses o disco está avariado e terá de ser substituído.

Eu já expliquei algumas vezes como se faz essa operação para corrigir o possível mau contacto, mas alertei sempre que se trata de uma operação delicada e que só deve ser feita por quem entenda. já conheci alguns casos de pessoas que se aventuraram a fazer isso (ou até substituir o disco) e correu-lhes mal. Um exemplo está algumas respostas acima, no dia 17-07, colocada por Tiago C.

Portanto, idealmente deverá recorrer a uma casa de informática. Com sorte até lhe fazem essa "simples" reparação de graça (ou por um valor muito baixo), caso se trate apenas de mau contacto. Eu tenho loja informática na zona de V. N. Famalicão e não cobro nada por essa intervenção (faço na hora).

Caso queira arriscar por si a tentar reparar, na página anterior tem uma ou duas respostas com indicações algo detalhadas para isso. No final desta página, clique em mais antiga para aceder à página anterior.


Cumprimentos,

Helder

luisfilipe disse...

obrigado por me responder mas onde fica a sua loja???fica na madeira??

Helder disse...

Luis Filipe (08-08-11),

Lamento, mas minha loja fica em Portugal.

Tem uma explicação passo-a-passo a dizer como fazer para resolver o problema do mau contacto aqui (copie e cole o endereço numa janela do Internet Explorer):
http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/02/ligar-pc-magalhaes-como-ligar-portatil.html
, numa resposta que dei no dia 28-12-2010 a Emanuel Ribeiro.

Ainda assim, recomendo que contacte alguma loja de sua confiança na sua zona de residência.


Cumprimentos,

Helder

luisfilipe disse...

pois... mas obrigado fg ja vi se algum fio tava desligado ou a fita se tava mal posta mas nao ta tudo direitinho é porque eu vou comprar um pc para mim e ia dar o magalhaes a minha irma se soubesse alguem que tenho um disco rigido e soubesse modar agredecia.....

luis filipe disse...

ja tirei o disco e a fita mas nao sei kal e a coisa castanha que e para desapertar??????????

Helder disse...

Luís Filipe (09-08-11),

A "coisa castanha" é uma patilha muito pequena que fica exactamente no conector beje no disco onde encaixa a fita.
Repare na imagem deste link (copie e cole numa janela do seu browser):
http://www.batterie-ordinateur-portable.org/images/MK6028GALs.jpg
Na imagem da direita, repare que no sítio onde conecta a fita (de cor beje/branca) nota-se uma "linha" castanha. É uma patilha que roda 45º e serve para aliviar/fixar a fita.

Por exemplo, na imagem que se segue (é um disco de outra marca, mas dá para perceber):
http://www.leiloes.net/upload_tmp/9/img_172676929_1305403442_abig.jpg
Se reparar, já não tem essa patilha. Neste caso, a fita não ficará devidamente fixa, logo poderá não fazer contacto (com sorte até possa fazer, mas a probabilidade de falhar ou não funcionar é grande).
Numa situação normal, o disco da imagem anterior deveria ser como este:
http://www.addonics.com/products/io/images/zif_drive.jpg
(nota-se a patilha)

Lamento, mas não há mais que possa fazer por si. Como lhe recomendei antes, tente obter ajuda numa casa de informática na sua zona. Peça apenas para lhe verem se está tudo bem com o disco e se lhe podem ver isso sem custos.


Cumprimentos,

Helder

luis filipe disse...

mas parece ke numa das partes da fica onde encaixa na board e no disco prace que ta descascada akela parte cicenta onde ela encaixa no disco e na bord

Helder disse...

Luís Filipe (11-08-11),

Então, a falha pode estar aí. E muito provavelmente danificou a fita porque tentou instalá-la mal. A minha aposta vai para que não aliviou a patilha no disco (ou ambas) e ao tentar reconectar forçou-a demais.

Se a área danificada for pequena, pode tentar cortar o excesso com um x-acto, mas mantendo sempre alguma parte das pistas de contactos visíveis, para que depois façam o devido contacto com os dispositivos. Dependendo do estado em que estiver a fita, pode ter de a trocar mesmo por uma nova ou usada em bom estado.

Peço-lhe que preste bem atenção às fotos que lhe indiquei nos links na minha resposta anterior. Compare bem os conectores das fotos com o seu disco.
Veja também estes clips de vídeo para ajudar a perceber como funciona a patilha. São discos de outras marcas, mas dá para entender ao que me refiro.
http://www.youtube.com/watch?v=cZwptV-MeDE&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=cqxuQQ9ERS0&feature=related (minuto 1:40)
http://www.youtube.com/watch?v=AqalgC6zbHw
http://www.youtube.com/watch?v=ODNO6ZBzcUY (minutos 1:45 e 3:50)

Como vê por esses exemplos idênticos, trata-se de uma parte muito sensível de se mexer. Se mal manuseado, danidica o equipamento.

Se conhecer alguém que tenha um Magalhães (de preferência avariado) que possa pegar nas peças para testar com o seu, faça-o. Mas com cuidado! Mas, idealmente, contacte assistência técnica.


Cumprimentos,

Helder

luis filipe disse...

obrigado pelos videos ja percebi mas onde posso comprar essa fita?

luis filipe disse...

eu tive a ver nos leiloes fita e tem uma a 2 euros e meio sera que me recomenda essa ta aki o saite

http://www.leiloes.net/Flat-cable-disco-rigido-de-portatil-MAGALHAES-18--fita,name,177444368,auction_id,auction_details

Helder disse...

Luís Filipe (12-08-11),

Está a bom preço. Penso que a marca comercializa (ou comercializava) isso mais caro, na ordem dos 6,00 euros.

Certamente lhe custará mais o custo de portes do que a própria fita. Mas se não tem alternativa, claro que vale a pena, ainda mais se está convicto de que conseguirá a reparação.
Note que o envio à cobrança é acrescido de uma taxa (retorno do valor da cobrança para o vendedor). Tente ver se lhe compensa pagar por transferência bancária. Se for do mesmo banco, a transferência é grátis. Se for de bancos diferentes tem custos, mas talvez seja inferior ao valor da taxa de cobrança CTT.


Cumprimentos,

Helder

Raquel disse...

ola boa tarde tenho um comptador magalhaes que desde ha 2 dias ele se desliga sozinho. nao sei o k se passa aparece umas letras brancas dizendo que e um problema do windols e re seguida ele desliga se!

Anónimo disse...

ola gostava de sabar onde levar meu magalhaes para concertar o ecrã
pois ele esta partido.

luis filipe disse...

sim senhor muito obrigado pelos conselhos qando tiver a fita digo lhe qual quer coisa

Helder disse...

Raquel (14-08-11),

Essa mensagem aparece porque algo de errado é detectado pelo Windows e ele pára para evitar que algo danifique mais o sistema.
Essa falha deve-se a problema de hardware ou software. Tratando-se de hardware, pode ser avaria em algum componente (o mais comum é Disco ou Memória RAM); Se for problema de software, pode ser vírus, driver, algum programa com problema...

Para ajudar a despistar, é necessário saber ao certo o que diz a mensagem, principalmente o que está em STOP: 0x......... As palavtas em maiúsculas, separadas por underscores, também ajuda. Se fizer referência a algum ficheiro, também ajuda.
Também interessa saber se o erro é sempre o mesmo ou se varia (principalmente o STOP: 0x...)

Vai ser difícil, ou mesmo impossível, ajudá-la remotamente. Se quiser, pode indicar-me os erros e poderei dar-lhe uma ideia do que poderá estar a causar isso.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Anónimo (14-08-11),

Em princípio, qualquer casa de informática minimamente qualificada terá meios para efectuar esse tipo de reparação.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

roubaram o mg2 ao meu filho, não se sabe quem foi, há alguma forma de bloquear o computador??

raquel disse...

bom dia. quando o pc magalhaes se desliga nao consigo ler a mensagem na totalidade por é muito rapido e desapare se logo. o pc so desliga quando ligado no windows porque quando esta na caixa magica nao desliga. gostava que me indicasse se tem alguma loja no porto para eu poder la ir. ainda ha 3 meses gastei 40 euros num disco rigido no mister pc do parque nascente. obrigado

Claudio disse...

Bom dia, quando tento ligar o meu pc ele não reconhece o HD e por isso não faz i boot para o windows por favor preciso de ajuda para a resolução deste problema.

Helder disse...

Anónimo (17-08-11),

Que eu saiba, não dá para bloquear. Muito sinceramente, já ouvi falar nesse tipo de tecnologia, mas creio que só alguns modelos profissionais estejam munidos com isso. Mesmo nesses modelos, não deve ser um procedimento fácil. Na pior das hipóteses, num caso de bloqueio, daria sempre para desmantelar o equipamento e aproveitar as peças...

Contudo, tente ligar para a linha de apoio directa a ver o que lhe dizem, embora não creio que venha a ter boas notícias...


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Raquel (21-08-11),

Essa mensagem (erro) que lhe surge é porque o Windows detectou uma falha e encerrou o computador para (possivelmente) impedir que ficasse mais danificado. Essa falha pode estar a ser causada por software (problema de drivers, ficheiros danificados, vírus, etc.) ou por hardware (avaria no Disco Rígido e Memória RAM são os mais comuns, mas também podem ser outros dispositivos).

Mesmo o erro acontecendo apenas no Windows, não impede que a falha seja hardware.

Idealmente, deveria levar isso a uma casa de informática... se possível que lhe fizessem um diagnóstico gratuíto.
Para tentar resolver o problema por si, experimente reinstalar/repôr o Windows. Se verificar que após algum tempo ele volta a dar o mesmo tipo de erro, então é provável que a falha seja hardware.

A mensagem contém dados técnicos que ajudam a diagnosticar a origem do problema. Para poder vê-la, faça o seguinte:
1. Ligue o computador e deixe-o chegar até ao menu de arranque do Magalhães
2. Selecione 'Windows', prima [ENTER] e, logo de seguida, a tecla [F8]
3. Deverá surgir o menu com opções de arranque do Windows. Escolha a opção 'Desactivar reinício automático em caso de falha'
4. Deixe o Windows arrancar... quando chegar à falha, irá parar (em vez de reiniciar) com o ecrã azul e informações técnicas. Essas informações são úteis para técnicos.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Claudio (23-08-11),

Se não reconhece o HDD, verifique as conexões (cabos). Se possível, teste o disco noutro computador. Se continuar sem ser detectado, então o problema será do disco. Se for detectado noutro computador e no seu não, e se as conexões estiverem bem, então é provável que tenha alterado alguma definição no BIOS que impeça a sua detecção. Nesse caso, se não souber mexer no BIOS, o melhor será fazer um RESET (Clear CMOS), mas também há cuidados a ter com isso!


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Cláudio (23-08-11),

Só agora reparei que está na secção 'Assistência Magalhães'. Se se tratar de um computador Magalhães, veja se consegue ajuda nas respostas dos seguintes links:

http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/02/ligar-pc-magalhaes-como-ligar-portatil.html
- Resposta a Eduardo em 08-11-2010
- Resposta a Emanuel Ribeiro em 28-12-2010

http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/03/linha-apoio-tecnico-magalhaes.html
- Resposta a Jorge Vicente em 23-07-2011


Cumprimentos,

Helder

luis filipe disse...

olha tudo bem,olhe presiso lhe perguntar uma coisa quando meto o pc a fromatar com o windwos 7 depois de fromatar eu ia jogar aqueles jogos das cartas mas quando foi abrir a pasta nao tinha nada pode me dizer como posso resolver o problema?????

Anónimo disse...

Boa Tarde ,
Eu queria saber como meto a minha rede sem fios de internet no meu Magalhães .
Obrigado
Agradecia a resposta o mais rápido possível.
Por favor enviem resposta para: alexandresingh@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá,
tenho um magalhaes que por algum motivo deu "bug", quando tento iniciar dá-me um erro que di "Reboot and select proper Bios device or insert boot media in selsct boot device and press a key" já tentei fazer o Boot mas só aparece USB e network, continuando sem arrancar, o que posso fazer para resolver isto.
Obrigada
Elsa Rodrigues

Helder disse...

Luis Filipe (01-09-11),

Isso é comum acontecer caso se trate do Windows 7 Professional. Para que os jogos lhe apareçam, faça o seguinte:
- Aceda ao Painel de Controlo
- Clique na secção 'Programas'
- Clique em 'Activar ou desactivar funcionalidades do Windows'
- Na caixa que surge coloque um visto em 'Jogos' e clique em [OK]

Aguarde que o processo conclua passará a ter os jogos.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Anónimo (03-09-11),

Partindo do princípio que o driver da placa está correctanebte instalado que não alterou nada a nível de software no seu Magalhães, a rede wireless deveria funcionar. Existe um atalho por teclas (premir Fn e F1 simultaneamente) que activa ou desactiva a rede sem fios.
Conforme prima nessas teclas, acende-se ou apaga-se uma luz no painel luminoso.

Pode, ainda, estar a placa desactivada pelo Windows. Aceda ao Painel de Controlo e dê duplo clique em 'Ligações de rede'. Clicando com o botão direito sobre a 'Ligação de rede sem fios

Depois disso, junto às horas, deve clicar no ícone da rede sem fios e clicar na sua rede preferia, digitando a respectiva passwor de acesso.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

boas, o meu gato passou por cima das teclas do magalhães e virou-me a imagem do magalhães de pernas para o ar, o que posso fazer?

Maria disse...

Infelizmente não sei se o meu comentário anterior foi enviado, por isso repito: temos um magalhães cujo ecrá de desliga sozinho intermitentemente. Não sabemos porquê, parecia ser da inclinação do ecrã (mau contacto?), mas agora está a funcionar normalmente.

Sugestões de solução? Obrigada!

Maria disse...

Já para dar mais informação: o ecrã liga-se e desliga-se depois de ligar um disco externo. Acaba por ficar bloqueado.

Entretanto, temos mais uma novidade: entra em suspensão, muito embora as opções sejam de o fazer depois de 20 minutos em todas as "áreas" (portátil, ligado, em casa, etc). Ligando e desligando o computador, entra no windows e acciona logo o modo de suspensão.

Nós fizemos um restauro do sistema, mas continua assim. O que pdoerá ser? Entretanto, estamos à procura do papéis para accionar a garantia... Obrigada!

Helder disse...

Anónimo (24-09-11),

Para corrigir isso, prima simultaneamente as teclas Ctrl + Alt + Cima.

A rotação está ativada por defeito através das teclas de aceleração. Se premir as teclas Esquerda, Baixo ou Direita irá colocar o ecrã com outra orientação.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Maria (27-09-11),

Que me tenha apercebido, não deixei nenhuma pergunta esquecida para trás. Não sei se a terá colocado noutra secção do blog, ou até noutro site...?
Pela descrição do problema, eu diria que se trataria mais provavelmente com cabo traçado ou mau contacto no encaixe da fita no ecrã. Entre outras causas possíveis estão:
- Ecrã avariado
- Problema de contacto na motherboard
- Motherboard avariada

Depois de ler a sua segunda questão, colocada em 29-09, já me leva a crer que o problema possa, afinal, ser software, nomeadamente malicioso.
Quando diz que fez o restauro do sistema, que tipo de restauro se refere? Se for o restauro do Windows através do próprio Windows, isso raramente resolve questões do género. Se se referir à Reposição Windows, a opção que está no menu de arranque, nesse caso deveria resolver quaisquer problemas de software.

Seja como for, se o computador está dentro de garantia, o melhor que tem a fazer é ativá-la e explicar o mais detalhadamente possível os sintomas da avaria e o que já fez para tentar solucionar.


Cumprimentos,

Helder

Maria disse...

Obrigada Helder.

O cabo de ligação à corrente está danificado, amanhã terei outro cabo para experimentar.

Fizemos a reposição de acordo com menu inicial.

Se a questão do cabo não resolver o problema, irei accionar a garantia.

Obrigada,

Maria

Maria disse...

Caro Helder.

Afinal o computador não está dentro da garantia. Ele é originalmente da minha irmã que pensa que um MG já não se adequa à idade dela, enfim!

A mim dá-me jeito porque sou professora e os computadores das escolas não permitem instalações de programas educativas, sem ser através do técnico da Câmara Municipal (sim, há maneiras de contornar, mas prefiro não o fazer).

Assim, digo-lhe que já abrimos o computador e as conexões do monitor estão bem feitas.

Outras sugestões? A da motherboard só tendo outra, não?

Recapitulando: o computador apresenta dois erros, entra em suspensão sozinho ou então liga-se e desliga-se.

Não havendo nada que possamos ser nós a fazer, sugestões de assistência? Somos da zona de Oeiras, senão ir ter consigo :)

Obrigada,

Maria

Helder disse...

Maria (06-10-11),

Muito sinceramente, o melhor é isso ser visto por algum técnico ou casa de informática de sua confiança. Idealmente que lhe vejam isso sem compromisso.

Pelas descrições dos problemas, tanto pode ser problema de hardware como software.

Na situação de entrar em suspensão, isso pode dever-se a software (programa ou vírus que lhe condicione esse comportamento), como também pode (por ex) algum mau contacto na ficha do transformador (no portátil) ou bateria defeituosa.
Explicando melhor: se a ficha estiver com mau contacto, ora carrega/ora não carrega. Se não carregar e a bateria estiver fraca, o computador pode entrar em suspensão; se a bateria estiver viciada, pode descarregar muito rápido de forma a que praticamente só aguente alguns minutos, poucos, que o levem a entrar em suspensão.

Quanto ao problema do ecrã, se o problema não estiver relacionado com software, terá de ser hardware (material). Nesse caso, há que saber onde. Como lhe disse, há uma forte probabilidade de ser problema de mau contacto no ecrã (fita que sai da base do portátil e conecta ao ecrã, por trás) ou avaria do próprio ecrã.
O ecrã é relativamente fácil de desmontar, mas apenas para quem sabe! Se mal feito, pode partí-lo facilmente porque é necessário fazer alguma força para separar as tampas.

Um conselho que lhe dou: se o computador estiver com o software de origem, arranque-o com o Caixa Mágica e veja se os sintomas se mantêm. Se sim, então o problema está, quase 100% certeza, no hardware (alguma(s) peça(s) do computador); Se no Caixa Mágica funcionar tudo bem, então o problema está em algo no Windows, muito provavelmente vírus.

Penso que os agrupamentos de escolas têm técnicos/professores com meios para reinstalar o software nos Magalhães. Se verificar que o problema no seu é software, solicite na escola ou agrupamentos de escolas da sua zona que lhe façam esse serviço (penso que é gratuíto).


Cumprimentos,

Helder

Bruna Alves disse...

meu computador acho que bloqueou o hotmail,preciso usar sempre quando tento entrar aparece o seguinte :It works!

This is the default web page for this server.

The web server software is running but no content has been added, yet.

Oque faço?

Helder disse...

Bruna Alves (07-10-11),

Se ao aceder a uma página é direcionada para outra, é porque o computador está infetado com código malicioso.

Nem sempre executar um antivírus resolve o problema, mas pode começar por aí. Idealmente deverá levar isso a um técnico ou casa de informática para tratar da cura.

Se se tratar de um Magalhães ou outro computador com sistema de reposição de origem, pode utilizar essa ferramenta. Isso irá pôr o sistema no seu estado de origem, mas irá perder todos os dados pessoais (documentos, fotos, etc.).

Após a reparação, certifique-se de que instala ou ativa um antivírus e de que tem "bom senso" no acesso à internet (evitar sites e links duvidosos).


Cumprimentos,

Helder

luis disse...

como formato o meu magalhaes e que eu nao consigo aceder au menu para escolher windows xp e linux por isso como formato
com que programa

luis disse...

como formato o meu magalhaes
porque ele nao funciona devidamente com que programa eu o formato

Helder disse...

Luis (14-10-11),

Se não consegue aceder ao menu de arranque, é porque o mesmo está danificadou ou poderá existir um problema na deteção do disco rígido.
Quando se trata de problema de software, pode solicitar a reinstalação na escola ou agrupamento de escolas da sua zona.
Caso se trata de problema de hardware (penso que consigam identificar isso lá), já terá de solicitar a reparação do equipamento numa casa de informática.

Existem outros meios de conseguir o software e meios de instalação, mas poderá ter custos... pelo que recomendo que recorra primeiro à escola.


Cumprimentos,

Helder

luis filipe disse...

ola de novo td bm vou lhe fazer uma pergunta como se tira o fifa 12 pro pc se souber eu agradeço se n souber tbm agradeço na mesma

Helder disse...

Luís Filipe (24-10-11),

Já experimentou no site do fabricante? Naturalmente terá de pagar o jogo...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Zitinha

Boas noite.

tenho um primo que possui um Magalhães e não consegue aceder ao serviço de net. na minha opinião se trata devido ao controlo parental que se encontra activo. pretende aceder tanto por cabo/wireless/pen. como faço para desactivar o controlo parental de forma a colocar o pc a aceder ao serviço de net.

Helder disse...

Zitinha (19-11-11),

Para desbloquear momentaneamente o programa de Controlo Parental, deve clicar no respetivo ícone (junto às horas) e navegar pela opção Modo de controlo > Controlo desligado.
Irá pedir-lhe a password, que é pte2010 (no MG1) ou escolinha2010 (no MG2)

Para libertar definitivamente o acesso, deverá aceder à opção Configuração de diretriz no mesmo menu. Acedendo à configuração (lista branca), clique na secção Filtro da Internet e desmarque todas as caixas no horário (está tudo azul, coloque em branco). Pode fazer o mesmo para Filtro da Aplicação, mas não é necessário.

Depois disso, clique em Guardar e mantenha o mesmo nome. Ao fazer isso, vai surgir-lhe uma mensagem do tipo "a mesma configuração foi adicionada". Clique em Cancelar e já pode fechar o utilitário de configuração.
A partir de agora, o programa de controlo parental deixa condicionar o acesso à Internet, podendo navegar com total liberdade.

Nota: O programa de controlo parental apenas filtra o acesso a sites de Internet, não o impedindo de se conetar a qualquer rede.

Não lhe indiquei os passos passo-a-passo porque não tenho aqui um Magalhães para me guiar. Mas se pesquisar com atenção com as instruções que lhe dei, chegará lá facilmente.


Cumprimentos,

Helder

luis filipe disse...

ola tudo bem...presiso de lhe perguntar uma coisa.tenho um portatil toshiba que eu meto a bataria o pc aguenta mas quando meto o carregador para carregar a bataria o pc renecia sempre ja tentei meter outro carregador e da sempre o mesmo pode me dizer o que isso é?

Helder disse...

Luis Filipe (22-11-11),

Muito sinceramente, sem analisar a máquina pessoalmente não posso chegar a nenhuma conclusão.

Quando coneta o transformador, existe uma comutação eletrónica que dá início à recarga da bateria e alimenta o computador em simultâneo.

Em princípio, eu apostaria num problema de software. Pode estar a ser causado por algum driver ou utilitário que esteja a correr em segundo plano (por ex, programas de gestão ou monitorização de energia). Se tiver algum programa do género, comece por desativá-lo ou até mesmo desinstalá-lo, se não for necessário.

Mas, antes disso, façamos um ou dois testes muito básicos:
1. Faça o teste em Modo de Segurança. Para isso, ao ligar o computador, e antes de começar a arrancar o Windows), prima a tecla F8. Com isso, surgirá uma série de opção de arranque, entre as quais está 'Modo de segurança'. Selecione essa opção e, depois de arrancar o Windows, faça o teste de conetar o transformador.
2. Faça o teste fora do Windows. Para isso, logo após ligar o computador, prima a tecla F2 para entrar no utilitário BIOS (um ecrã em tons de cinzento e azul). Importante: não altere nada nesse utilitário. Mal entre aí, faça novamente o teste.

Se falhar no 1º teste, é mais provável que se trate de hardware, mas ainda assim pode ser software.
Mas se falhar no 2º teste, o problema é, certamente, hardware.

Outra forma que pode ajudar, em caso de falha de software, é ver o código de erro.
- Dê um clique com o botão direito do rato sobre 'Computador' e depois clique em 'Propriedades'
- Clique no separador 'Avançadas' (Windows XP) ou em 'Definições avançadas do sistema' na zona esquerda da janela (Windows Vista ou 7)
- Na secção 'Arranque e recuperação' clique em [Definições]
- Na caixa que surge, em 'Falha do sistema' desmarque a opção 'Reiniciar automaticamente'
- Clique em [OK] nas caixas abertas

Agora, caso ocorra uma falha de software (ou hardware, em que o Windows consiga registar), o computador irá parar com um ecrã azul e algumas mensagens. Se for o caso, tome nota de alguns detalhes da mensagem. Isso pode ajudar a diagnosticar o problema.
Mas se o computador se reiniciar na mesma, então o problema será problema de hardware (possivelmente Motherboard ou Bateria) e nesse caso terá de fazer mais testes para poder despistar melhor (testar outra bateria no seu portátil e/ou a sua bateria noutro portátil igual ou compatível).

Todas as marcas de computador, pelo menos na gama doméstica/pessoal, recomendam a reinstalação de todo o software de raíz para despistar quaisquer possíveis problemas de software. Regra geral (mas nem sempre), se depois de reinstalar ficar tudo a funcionar bem, o problema estaria a ser causado por anomalia em algum software.

Se tiver hipótese de fazer uma reposição de fábrica ou reinstalação do Windows, experimente e já saberá se o problema é software ou hardware. Antes disso, faça um backup (cópia de segurança) dos seus dados importantes, caso tenha (documenos, fotos, etc.), para uma pen ou disco externo.

Expero ter ajudado...


Cumprimentos,

Helder

elizangela disse...

eu estouv com um problema em meu pc, ele travou e eu sai apertando um monte de teclas na esperança q ele voltasse e a tela ficou de lado,
já fiz de tudo + ñ consigo fazer a tela voltar ao seu estado normal por favor me ajude, o q devo fazer?

Helder disse...

elizangela (26-11-11),

Prima, simultaneamente, as teclas CTRL + ALT + Tecla para Cima . Isso fará o ecrã voltar ao normal.

Já agora, fique a saber que as outras teclas de cursor (Esquerda, Direita e Baixo) fazem rodar para as respetivas orientações, quando premidas em conjunto com as teclas CRTL e ALT.


Cumprimentos,

Helder

Mariana Ferreira Da Silva Oliveira disse...

Olá, estou com um problema no meu pc... Até quatro dias atras ele funcionava normalmente, mas agora quando vou liga-lo a cpu não liga, daí deconectei e reconectei o cabo da fonte e ele ligou... E tem sido assim toda vez que tenho que usar o pc, o que faço??

Helder disse...

Mariana (07-12-11),

Isso é uma característica comum em alguns computadores quando existe uma falha de energia muito pequena. Nesses casos, algum componente no sistema fica com carga, quando deveria ficar sem carga. Para contornar, a solução é mesmo desconectar o cabo de alimentação, aguardar alguns segundos (para dar tempo de descarregar) e voltar a conectar o cabo.

Se no seu caso isso acontece sistematicamente, recomendo que comece por testar noutra tomada e, se possível, com outro cabo de alimentação (por ex, troque o cabo do monitor pelo do computador, se forem iguais).

Se continuar com problemas, há que despistar isso melhor. Provavelmente começando por trocar a fonte de alimentação, uma vez que, à parte disso, só poderá ser da motherboard. Contudo, no que toca a trocar/substituir componentes do computador, isso deverá ser feito por entendidos, uma vez que presumo que nem tenha outra fonte ou motherboard para testar. Recorra a uma casa de informática.


Cumprimentos,

Helder

Alex disse...

Ola
Eu estou a tentar arnjar omagalhaes de um primo meu. O problema era que quando ele o ligava nunca chegava a entrar no windows. Andei a mexer mas acho que o piorei, sei formatar pc's atreves dos cd mas não sei como fazer para este. Como faço?
Obrigado

SOMOS TODOS FELIZES disse...

Preciso de Uma Ajuda sou novo na area de técnica de informatica gostaria que me ajudacem por favor,
Bom tenho aqui um pc windows xp so que ele liga tudo ok fiz a verificação necessaria troquei de posição os pentes de memorias em fim tudo só que o danado não da sinal abre a tela windows xp ok nada mais ele trava o MOUSE NÃO FUNCIONA, E NEM O TECLADO E FICA AQUELA TELA AZUL DE FUNDO NÃO E DA MORTE MAIS DE ABERTURA DO WINDOWS NADA MAIS ANDA FICA LA MAUSE SEM VIDA E TECLADO TMBEM PODE ME DIZE POR O QUE PODE SER O QUE DEVERIA EU FAZER PARA TIRA ESSA COISA E FAZER O MOUSE E O TECLADO ANDAR NORMALMENTE.pois ta tudo PARALISADO

SOMOS TODOS FELIZES disse...

Preciso de Uma Ajuda sou novo na area de técnica de informatica gostaria que me ajudacem por favor,
Bom tenho aqui um pc windows xp so que ele liga tudo ok fiz a verificação necessaria troquei de posição os pentes de memorias em fim tudo só que o danado não da sinal abre a tela windows xp ok nada mais ele trava o MOUSE NÃO FUNCIONA, E NEM O TECLADO E FICA AQUELA TELA AZUL DE FUNDO NÃO E DA MORTE MAIS DE ABERTURA DO WINDOWS NADA MAIS ANDA FICA LA MAUSE SEM VIDA E TECLADO TMBEM PODE ME DIZE POR O QUE PODE SER O QUE DEVERIA EU FAZER PARA TIRA ESSA COISA E FAZER O MOUSE E O TECLADO ANDAR NORMALMENTE.

Helder disse...

Alex (18-12-11),

Idealmente, recorra ao agrupamento de escolas da sua zona. Penso que eles estejam munidos de ferramentas próprias para efetuar uma reinstalação completa nos Magalhães. Em princípio, esse serviço é gratuíto.

Se optar por fazer a reparação por si (pouco recomendando), lamento, mas não conheço meios de formatação/reinstalação por pen USB.
Se conseguir arranjar uma drive de CD/DVD USB, então poderá utilizar um CD comum do sistema operativo e instalar com a licença do portátil (caso seja compatível).

Mas volto a aconselhar a opção de levar isso ao agrupamento de escolas da sua zona.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Somos Todos Felizes (21-12-11),

Os computadores são, basicamente, compostos por 2 partes: hardware e software. Uma parte não trabalha sem a outra.

A avaria que relata deve-se a uma falha em uma das partes, mas não consigo diagnosticá-la por aqui.
Qualquer marca de computador recomenda a reposição/reinstalação do software original de fábrica para ajudar a despistar possíveis problemas de software. Se tiver oportunidade, recomendo que reinstale todo o software de raíz para poder despistar melhor (faça uma cópia de segurança dos dados importantes primeiro).

Tente, também, arrancar com o computador em modo de segurança. Antes de começar a arrancar o Windows, prima a tecla [F8] e escolha 'Modo de segurança'. Se conseguir arrancar assim, é possível que a falha esteja em software (possivelmente algum driver danificado, aplicação problemática, ou até mesmo vírus).
Se continuar a bloquear, então o mais provável é ser falha de hardware. E, nesse caso, as hipóteses são muitas. As mais prováveis vão para falha na Motherboard, Placa Gráfica, Fonte de Alimentação, Disco Rígido, Processador ou Memória RAM. A Memória RAM costuma avariar com alguma frequência nos computadores (atualmente não muito), mas o bloqueio do computador não é uma característica comum de falha de memória.

Verifique também se a ventoínha do processador está a rodar bem e se o dissipador está bem posicionado. Conheço casos em que se partia um dos apoios do cooler do processador (principalmente nos Pentium 4 skt 478) e isso fazia com que o processador sobreaquecesse.

Outras dicas, se possível:
- Tente com outra Fonte de Alimentação
- Se o computador tiver mais do que 1 módulo de Memória RAM, teste com um de cada vez. Se não, tente arranjar outro módulo equivalente
- Desencaixe e volte a encaixar o Processador (faça-o com muito cuidado, principalmente a retirar o dissipador)
- Faça um diagnóstico ao Disco Rígido com software da marca do mesmo

Se não conseguir nada com estas dicas, recomendo que leve o computador a alguém mais entendido.


Cumprimentos,

Helder

Filipe disse...

Olá
Tenho um magalhães 2 e já deixou de apanhar a rede wireless de casa, por vezes apanha o sinal mas deixa logo de funcionar.
Todos os restantes pc de funcionam normalmente. Poderá ser algum problema de contato?
Ou será definições? agradeço ajuda
Rui

Filipe disse...

Olá
Tenho um magalhães 2 e já deixou de apanhar a rede wireless de casa, por vezes apanha o sinal mas deixa logo de funcionar.
Todos os restantes pc de funcionam normalmente. Poderá ser algum problema de contato?
Ou será definições? agradeço ajuda

Helder disse...

Filipe (10-01-12),

A única hipótese de problema de contacto que ponho é poder ser no cabo da antena. Outra hipótese é ser alguma anomalia na placa wirless.

Qualquer marca tem por prática efetuar uma reposição de origem ao sistema, para despistar quaisquer problemas de software. Se o computador está dentro de garantia e quiser ativá-la, terá primeiro de efetuar uma reposição ao sistema e ver como é que as coisas ficam depois disso. Se continuarem iguais, então será algum problema de hardware.

Mas, antes de o fazer, experimente primeiro o portátil numa outra rede wireless e veja o comportamento. Pode às vezes ser alguma incompatibilidade com a rede (chave, encriptação, canal...). Se funcionar bem noutras redes, experimente alterar as definições da sua, começando por alterar o canal e depois a chave ou método de encriptação.


Cumprimentos,

Helder

patricia disse...

boa tarde o Magalhães da minha filha de repente deixou de trabalhar nem sequer liga o que posso fazer....pode-me ajudar?

Helder disse...

Patrícia (14-01-12),

Há várias hipóteses. Uma delas é ser problema do carregador. Idealmente, teste outro carregador no Magalhães (os transformadores Asus e Toshiba e Insys são compatíveis). Pode também testar o transformador do seu Magalhães noutro computador. Se testar noutro computador que não seja um Magalhães (ex: Toshiba, Asus, Insys...), teste-o por poucos minutos porque os portáteis comuns requerem mais potência.

Outra hipótese é tratar-se de algum problem de hardware. Uma avaria muito comum nos Magalhães MG1 é danificarem-se as portas USB (partirem-se ou entortarem-se) ao ponto de deixá-las a fazer curto-circuito.
Olhe para as portas USB e veja se estão em bom estado. Se alguma delas estiver apenas torta, tente endireitá-la com ajuda de uma faca ou chave de fendas pequena. Faça-o com cuidado!
Se estiver partida, ao ponto de os pinos estarem todos tornos e/ou presos, recorra a uma casa de informática ou alguém entendido para que, no mínimo, remedeie a situação (desfazer o curto-circuito).
Na pior das hipóteses, isso pode queimar a Motherboard.

Se não conseguir nada, ou se achar arriscado para si tentar qualquer operação no portátil, contacte uma casa de informática para que lhe vejam isso, se possível sem compromisso.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá boa noite

o computador da minha irmã, magalhaes nao funciona nas teclas, simplesmente so da para ligar e depois tenho que escolher o sistema operativo e as setas de baixo não funcionam nem o Enter. por ajude.me

Helder disse...

Anónimo (21-01-12),

Pelos sintomas na melhor das hipóteses trata-se apenas de um mau contacto. Provavelmente a fita de conexão do teclado desencaixou-se ou não está a fazer o devido contacto.

Na pior das hipóteses, será o teclado avariado ou, pior ainda, a motherboard do computador.

Idealmente, leve o computador a uma casa ou técnico de informática para que lhe veja isso. Recomendo isso porque pode danificar ainda mais caso tente a reparação por si.
Em princípio poderão analisar-lhe o computador na hora e caso se trate de mau contacto (ou fita desconectada) resolvem-lhe isso no mesmo instante.


Cumprimentos,

Helder

joao portela disse...

boa tarde, Nao consigo fazer o arranque do windows do magalhaes da minha filha, alguma possiblidade de me ajudar a repor o windows? ja tentei fazer o restauro ,etc etc mas nao arranca no windows só consigo aceder á caixa magica , e mais, na caixa magica só consigo aceder á internet via cabo de rede, pelo wirless nao consigo ja desliguei no controlo parental ja reeniciei o modem mas nao consgigo aceder por wirless , obrigado pela atençao.

Helder disse...

João Portela (24-01-12),

Não indica com clareza, mas presumo que tenha tentado efetuar a reposição do Windows pelo método presente no menu de arranque do Magalhães. Se isso não resolve, o mais provável é que a própria imagem de reposição (ou a sua partição) esteja danificada.

O mais provável para isso é que o disco rígido esteja com problemas. Dependendo da avaria, poderá ser possível reparar o disco com ferramentas próprias para o efeito.

Penso que as escolas (ou agrupamentos de escolas) tenham técnicos ou professores com meios de reparação a nível de software nos Magalhães. Entre em contacto com a escola do seu educando e exponha a situação lá (pelo menos é assim que funciona no agrupamento de escolas da minha zona).
No entanto, caso a avaria seja hardware (disco danificado), mesmo que consigam efetuar uma reposição total de origem, mais cedo ou mais tarde vai acabar por ter novamente problemas (computador lento, não conseguir arrancar, erros...).

Quanto ao problema da rede wireless, não estou muito familiarizado com sistemas Linux. Mas penso que tenha de clicar no ícone da rede junto às horas e clicar numa opção que fala em assistente de conexão sem fios. Seguindo os passos, o assistente deteta as redes nas imediações, pede que selecione a pretendida, digite a password e depois dá a opção de conectar automaticamente a rede ao iniciar o sistema. Feito isso, a rede deveria funcionar...

Se já segiu esse assistente (ou tenttou) e continua com problemas, é provável que se trate de algum ficheiro/driver danificado... mas, como lhe disse há pouco, não percebo nada de Linux. Uma reposição a esse sistema deve resolver o problema...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola
depois de aparecer "magalhaes o meu primeiro poratil" vai parar a uma caixa de texto em que aparece.
Reboot and select boot device
or insert boot media in selected boot device and press a key.
o ke faço para o meter a funcionar de novo?

Anónimo disse...

ola
depois de aparecer "magalhaes o meu primeiro poratil" vai parar a uma caixa de texto em que aparece.
Reboot and select boot device
or insert boot media in selected boot device and press a key.
o ke faço para o meter a funcionar de novo?

Anónimo disse...

Ola, o Magalhães do meu irmão, começou a dar problemas ao ligar, e fiz a recuperação do windows e do linux, mas os problemas continuaram, e agora liga e nem aparece o menu para escolher o sistema operativo, foi então que eu fui ver (clicando em F8) o hardware ligado ao pc e não aparece lá o disco rígido, acho que avariou!! é possível recuperar o disco ou a solução é comprar um disco novo??

Helder disse...

Anónimo (06-02-12),

Na melhor das hipóteses, trata-se apenas de um mau contacto do disco. Pode também ser sinal de que o disco esteja com problemas.
Na pior das hipóteses, o disco está avariado.

Para despistar, é necessário retirar o disco fora, desconectar e voltar a conectar a fita e voltar a colocá-lo no sítio. Se tudo correr bem, o computador voltará a funcionar.
Caso, depois de arrancar o Windows, note que o som está diferente (tipo arrastão ou aos soluços), é sinal de que o disco está com problemas. Pode ser que dê para reparar, caso contrário só com disco novo.
... Ou então deixa-o a trabalhar assim. Será bastante mais lento, o som será muito fraco, mas funcionará... até ao dia que avarie de vez.

Atenção. A operação de retirar o disco e voltar a colocá-lo no sítio é simples, mas muito delicada! Só deverá ser feita por entendidos. É uma operação de 2 ou 3 minutos. Caso mal feita, pode danificar irremediavelmente o disco ou outro componente (ou até mesmo o próprio computador).
Idealmente, leve isso a uma casa de informática. Em princípio, fazem-lhe isso na hora (e, se calhar, gratuitamente).


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

João Gonçalves (07-02-12),

Na melhor das hipóteses, trata-se apenas de um mau contacto do disco; na pior, o disco avariou mesmo.

Leia a minha resposta anterior. Lá explico de forma básica os procedimentos.
Volto a adverter para que isso seja feito numa casa de informátca ou por algum entendido!

Tenho estabelecimento informática na zona de V. N. Famalicão. Se for de perto e/ou lhe for conveniente, pode dirigir-se à minha loja e faço-lhe o serviço na hora gratuitamente.
Entre em contacto comigo antes para confirmar dia/hora.
Helder Teixeira
91 651 42 89


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Ola chamo me filipa, a minha irma recebeu este magalhaes ja vai fazer um ano, demos-lhe uma pen da internet, pois tava sempre no meu computador, o problema e que o magalhaes nao da para ver imagens, nem fotos da internet, e ela gosta muito de ver os videos dos morangos com açucar e imagens do google, tambem nao da para aceder a alguns sites, penso que teja bloqeado. poderiam-me dizer o que fazer? obrigada

Helder disse...

Filipa (16-02-12),

Os Magalhães vêm com um programa de controlo parental pré instalado (Parents Carefree). O motivo de conseguir aceder apenas a alguns (poucos) sites é devido a esse controlo.
Para desabilitar esse controlo no momento que tem sessão iniciada no Windows, clique no ícone em forma de P verde junto às horas, vá à opção 'Modo de controlo' e clique em 'Controlo desligado'. Pedir-lhe-á uma password, que é escolinha2010 (ou pte2010, caso se trate do MG1).

Ao fazer isso, já poderá navegar livremente por qualquer site.

À parte disso, para que os sites sejam mostrados com todo o seu conteúdo, é necessário que o seu browser (Internet Explorer ou outro) esteja devidamente configurado. Para repor as definições originais do Internet Explorer, faça o seguinte:
1. Abra o Internet Explorer
2. Clique no menu 'Ferramentas'
3. Clique na opção 'Opções da Internet'
4. Clique no separador 'Avançadas'
5. Clique no botão 'Repor'
6. Na caixa que surge coloque um visto em 'Repor definições pessoais' e aguarde que o processo se conclua
7. Feche e volte a abrir o seu navegador

Além disso, há alguns plugins ("aditivos") necessários para que algumas páginas sejam mostradas com todo o seu conteúdo. Muitas páginas apresentam conteúdos em flash. Para isso, é preciso que tenha o plugin Flash Player instalado. Para o instalar, aceda ao site www.adobe.com e faça download disso (encontra-o facilmente nessa página).

Com estas alterações que lhe disse, já deverá aceder sem problemas ao Youtube, pelo menos. Há alguns outros plugins que podem ser necessários para outras páginas, mas é complicado estar a indicar-lhe todos os passos a seguir para cada caso. Idealmente deverá solicitar essas otimizações a um técnico ou casa de informática.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola precisava de ajuda porque o teclado do meu magalhaes nao esta bom e então quando carrego em algumas teclas por exemplo j aparece-me o numero 1,se carrego no k aparece o numerov 2 o que se passa ajudem por favor....Obrigado

Helder disse...

Anónimo (18-02-12),

Isso acontece porque tem a fução Num Lock ativada. Para desativar, prima, simultaneamente, as teclas Fn e Num Lock (teclas localizadas nos cantos inferior esquerdo e superior direito). Ao fazer isso, verá que uma luz no painel luminoso se acende ou apaga, conforme ativa ou desativa a função.


Cumprimentos,

Helder

jorge disse...

Boas!
Depois de escolher o sistema que quero reparar, aparece um ecrã onde se tem de escolher o utilizador. Só que apenas aparece um disponível “Outro Utilizador”. Após escolher este utilizador, obriga a colocar “Nome de Utilizador” e “Palavra-Passe”. Coloque o que colocar nestas opções, o resultado é sempre o mesmo “O Domínio especificado ou não existe ou não pôde ser contactado”.
Alguém sabe com ultrapassar este problema?
Muito Obragado

Nuno Mateus disse...

Boas tardes.. a minha filha tem um magalhaes.... o k s passa e k kuando liguei akilo a net fez actualizaçoes..

(eu fiz o formatar que aparece no menu quando inicia o magalhaes.. Repoe os valores de fabrica)

Quando ele foi fazer a auntentificaçao genuina encravou e reiniciou... agora aparece a linnha MSDOS a dizer.. Please inserte Root disk....
Podem m ajudar...

Helder disse...

Jorge (25-02-12),

Embora não tenha certeza, penso que se tratou de uma alteração às definições de rede (em princípio, a adição de definições de rede Netware, coisa que acontece quando se instala uma pen de banda larga).

No segundo início de sessão que lhe ocorre, clique em [Cancelar]. Em princípio, isso será suficiente para conseguir iniciar sessão no Windows.

Não indica qual o sistema operativo que utiliza, mas vou partir do princípio que se trata do Windows XP
Siga estes passos:
1. Menu Iniciar
2. Painel de Controlo
3. Na zona esquerda da janela, clique em 'Mudar para vista clássica' (caso não esteja já)
4. Duplo clique em 'Ligações de rede'
5. Clique com o botão direito do rato sobre 'Ligação de área local' e depois em 'Propriedades'
6. Na caixa que surge, dê um clique em 'Clientes para Rede Netware' (para ficar selecionado) e depois no botão 'Desinstalar'
7. Confirme a alteração. Se lhe pedir para reiniciar, não o faça já
8. Voltando ao Painel de controlo, dê duplo clique, agora, em 'Contas de utilizadores'
9. Clique em 'Mudar o modo como os utilizadores iniciam sessão'
10. Coloque um visto em 'Utilizar ecrã de boas vindas'
11. Reinicie o computador e tudo deverá voltar ao normal.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Nuno Mateus (25-02-12),

Pelos sintomas, eu diria que o disco rígido não está a ser detetado. O facto de ter acontecido a meio de determinada instalação/atualização foi pura coincidência.

Portanto, como disse, o problema deverá estar no disco rígido. Os MG1 costumam sofrer muito desse tipo de avaria. Na melhor das hipóteses trata-se de um mau contacto; na pior das hipóteses o disco está mesmo avariado.

Mesmo que depois de resolver o 'mau contacto', isso não implica que o disco esteja em bom estado.
A resolução do mau contacto deverá ser feita por entendidos. É uma operação simples, mas muito delicada. Se mal feita, pode danificar irremediavelmente o disco ou o próprio portátil.
É uma operação para 2 ou 3 minutos. É possível que hajam casas de informática que lhe façam isso na hora e gratuitamente (eu faço!). Basicamente, tem de se desconectar o disco da Motherboard, desconectar-lhe a Fita, voltar a conectá-la, recolocar o Disco no compartimento e reconectá-lo à Motherboard.

Com sorte, voltará a ter o computador novamente a funcionar. Se depois disso notar alguma lentidão no Windows (principalmente "arrastões" ne som), isso é um dos sinais de problemas de disco nos Magalhães MG1. Há testes próprios para discos rígidos, mas são algo demorados e requerem ferramentas próprias para o efeito.

Mas, pelo menos, poderá tê-lo a funcionar mais uns tempos, caso o mau contacto resolva o problema para já...


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Ola, tenho um pequeno problema com o meu portatil.
E um magalhaes e alterei o drive e tiveram de me tirar a bateria, e desintalarão e não consigo intalar o drive.
Ajuda preciso de descarregar o drive!!!!!!

Helder disse...

Samega (27-02-12),

Por favor, fale em português corrente (respeite o melhor possível a pontuação) e explique melhor o seu problema.

- O que quer dizer com drive? Refere-se a alguma unidade de armazenamento (o disco rígido é a única drive que o magalhães tem, além do leitor de cartões), ou será que quis dizer driver (software controlador da placa gráfica, placa de som, placa de rede...)?

- Caso se referisse a driver, qual é o que pretende?

É que, muito sinceramente, não entendo o que é que isso tem a ver com a bateria...

Exponha melhor o seu problema, para poder ajudá-la melhor.


Cumprimentos,

Helder

jorge disse...

boas Helder peço desculpa pela forma pouco simplificativa do meu problema, mas eu estou utilizando o windows7 e o sou tutorial não funcionou pois não consigo "Mudar o modo como os utilizadores iniciam sessão".
Se me poder ajudar agradeço muito!
Obrigada!!!

Helder disse...

Jorge (02-03-12),

Que eu conheça, o Windows 7 não tem suporte de base para redes netware. Portanto, se isso lhe está a acontecer, terá instalado isso inadvertidamente com algum programa, ou então tem algum software malicioso no seu computador.

Vou dar-lhe algumas indicações, mas não sei se resultarão:
1. Junto às horas, clique no ícone da rede e depois em 'Abrir o Centro de Rede e Partilha'
2. Na janela que surge, na zona esquerda clique em 'Alterar definições da placa'
3. Clique com o botão direito do rato em 'Ligação de ára local' e depois em 'Propriedades'
4. Na caixa que surge, verifique se tem 'Cliente para redes Netware'. Se tiver, clique nesse item e depois em [Desinstalar] (ou então desmarque o visto desse item)
5. Certifique-se de que o item 'Cliente para redes Microsoft' fica com um visto
6. Clique em [OK] e reinicie o computador

Se isso não ajudar, procure em 'Desinstalar um programa' no Painel de Controlo e veja se tem alguma aplicação que lhe pareça estar relacionada com isso (algumas hipóteses é algo que fale em Netware, Novel, Network, Client... e desinstale.

Outra hipótese é tentar restaurar o Windwos para uma data anterior ao problema:
1. Clique em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Restauro do sistema
2. Siga os passos para restaurar para uma data anterior ao problema.
O computador será restaurado para essa data e irá perder todos os programas e definições de sistema alteradas depois dessa data (não perderá os seus ficheiros pessoais, como documentos, fotos, etc.)
Caso a proteção de sistema não esteja ativada, então essa solução não resultará

Finalmente, a última hipótese será restaurar o Windows para o estado de fábrica. Com essa opção, todos os dados serão eliminados do disco, deixando o Windows no estado como quando o recebeu pela primeira vez. Se possível, faça antes uma cópia de segurança dos dados importantes para uma pen.
1. No menu de arranque do Magalhães prima simultaneamente as teclas Ctrl e G
2. Selecione a opção 'Restauro do sistema'
3. Selecione a opção 'Restaurar o Windows'
4. Siga as instruções...

Se não quiser fazer o restauro completo do Windows, recomendo que contacte uma casa de informática para que lhe analisem isso. Como nunca me aconteceu uma situação dessas, só poderia ajudá-lo melhor se estivesse a ver o problema pessoalmente.


Cumprimentos,

Helder

Cristina Santos disse...

Boa tarde , preciso de ajuda com o Magalhães do meu filho . Pois ele deixou simplesmente de funcionar, não liga ,mesmo estando ligado a corrente eléctrica. Será que me podem ajudar?
Obrigada

Helder disse...

Cristina Santos (08-03-12),

Quando diz "não liga", quer dizer mesmo que não liga (não dá sinal de vida), ou liga e não dá qualquer imagem?

Dependendo da avaria, o problema estará no carregador ou na motherboard.

Se não ligar por completo, tente alguma destas hipóteses:
- Verifique se os contactos da bateria estão bons (na bateria e no portátil)
- Veja se nota alguma folga no conetor do transformador
- Teste com outro transformador (os transformadores Toshiba, Asus e Insys são compatíveis com os Magalhães)
- Teste o transformador do Magalhães noutro computador. Se não funcionar, o problema pode ser do transformador
- Teste outra bateria, previamente carregada, no seu Magalhães (veja se consegue emprestada de alguém), mas faça-o com cuidado para não danificar os contactos
- Outra hipótese é isso ter apanhado algum "banho" e queimado a placa

Se ligar e não tiver imagem:
- Olhe para as portas USB. Se notar que alguma delas está partida ou danificada, é possível que tenha avariado a motherboard do computador. Se conseguir endireitar a porta, pode ser que fique a funcionar novamente... caso contrário poderá não ter solução
- É possível que o computador tenha levado alguma pancada forte e ter-se desencaixado o módulo de memória RAM (pouco provável). Para isso, tem de se abrir a tampa na base e recolocar a memória.


Enfim... o mais simples de diagnosticar de diagnosticar é pela primeira hipótese (não liga mesmo). Em todo o caso, quando não conseguir testar alguma das situações, terá de levar o computador a uma casa ou técnico de informática.


ATENÇÃO: se o computador estiver dentro de garantia e não houver sinais de mau uso do computador (riscos ou mossas grandes, etc.) e não tiver o selo de garantia violado, ative a garantia através do número de telefone que se encontra na base do equipamento.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boas,
O MG2, tem o seguinte prob. as teclas Fn+1 no Windows 7 não funcionam, não se consegue activar o wireless, algo que não se passa no Caixa Magica, onde funciona tudo bem.

Já reinstalei os drivers e nada.

Placa activa. Será algUM erro de software ?

Nelita disse...

Bom dia,
necessitava de ajuda. estou a tentar arranjar o magalhaes 2 de uma amiga da minha filha, estava a dar erro no office, word, powerpoint...o erro que dava era que ia abrir, mas depois dava a mensagem de não estra a responder e não conseguia abir os programas. Já desinstalei o msoffice e instalei de novo, não o pacote completo mas apenas o que elas necessitam, word, excel, powerpoint, mas continua a dar o mesmo erro. Mal se tenta abrir por ex: o powerpoint tenta abrir, mas diz logo que não responde e não consegue abir, estou sem ideias para esta resolução, pode ajudar?
Obrigada

Nelita disse...

Bom dia,
necessitava de ajuda. estou a tentar arranjar o magalhaes 2 de uma amiga da minha filha, estava a dar erro no office, word, powerpoint...o erro que dava era que ia abrir, mas depois dava a mensagem de não estra a responder e não conseguia abir os programas. Já desinstalei o msoffice e instalei de novo, não o pacote completo mas apenas o que elas necessitam, word, excel, powerpoint, mas continua a dar o mesmo erro. Mal se tenta abrir por ex: o powerpoint tenta abrir, mas diz logo que não responde e não consegue abir, estou sem ideias para esta resolução, pode ajudar?
Obrigada

Joanna disse...

Ola,boa tarde...tenho aqui um enorme problema com magalhaes2 da minha filha..primeiro foi se ficando lento...depois nao funcionava com a bateria,apenas com transformador..agora nem com bateria,nem transformador nem nada...deixou de ligar por completo!!!socorro!!!k posso fazer???

Helder disse...

Anónimo (13-03-12),

Se funciona no Caixa Mágica, o problema está, obviamente, em software no Windows.
Diz que reinstalou os drivers, mas não indica quais.
Embora eu não tenha experiência em particular com esse caso, recomendo que instale os seguintes drivers:
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG10T - MG2|09_DCP(OSD)&file=DCP_MP_DMV X86 Ver_6887.zip
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG10T - MG2|09_DCP(OSD)&file=OSD X86 Ver_6887.zip
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG10T - MG2|05_WLAN&file=WLAN X86 Ver_2006.7.0925.2009.zip

(copie e cole os links numa janela do browser)
Se pedir para reiniciar após cada instalação, faça-o.

Entretanto, e até antes de instalar os drivers que menciono, aceda ao gestor de dispositivos e verifique se a placa está instalada. Se não estiver (mas existir), o problema será drivers.
Não sei se será necessário, também, algum driver especial para que as tecla Fn funcionem, mas também lhe indiquei os drivers para isso.
No entanto, se no gestor de dispositivos não existir qualquer dispositivo referente à rede wireless (na secção 'Placas de rede' ou 'Outros dispositivos'), pode ser que a placa também esteja avariada fisicamente.

Teste com os passos que indiquei nesta resposta. Se não adiantar, volte a colocar questão e tentam-se outros hipóteses.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Nelita (15-03-12),

Uma vez que já reinstalou o software, pode ainda haver outro componente (antivírus, algum plugin, ou até mesmo vírus) que esteja a impedir o office de iniciar normalmente. Também pode haver problema no disco rígido, mas só com testes específicos se pode diagnosticar isso.

O melhor que recomendo é que efetue uma reposição a todo o sistema Windows. Antes disso, se tiver ficheiros importantes (documentos, fotos, etc.), faça cópia de segurança para uma pen.

A reposição de fábrica põe o computador exatamente como quando o recebeu e limpa quaisquer vírus que possa ter. Mesmo na eventualidade de poder tratar-se de um problema no disco rígido, é possível que fique tudo a funcionar bem, embora poderá o problema manifestar-se novamente mais tarde.

Para efetuar uma reposição ao Windows, faça o seguinte:
1. No menu de arranque do Magalhães, prima simultaneamente as teclas CTRL e G
2. Surge um novo menu, onde deverá escolher Reposição sistema
3. De seguida, escolha Reposição Windows
4. Siga as instruções...

No fim, o Windows irá iniciar como no primeiro dia que recebeu o computador... e tudo deverá ficar bem. Recomendo que atualize o antivírus no fim da instalação.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Joanna (15-03-12),

Se o computador estiver dentro de garantia, não tiver o selo de garantia violado e não tiver sinais de maus tratos, deve ativar a garantia, ligando para o número que se encontra na base.

Se já não tiver garantia, então recomendo que leve o computador a uma casa de informática para que lhe diagnostiquem a avaria. Até hoje só conheci 1 caso de avaria de motherboard no MG2, mas parceiros meus dizem que já viram várias vezes avarias num chip da motherboard, que na pior das hipóteses obriga à substituição da placa por completo.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

O meu magalhaes de um momento para o outro deixou de dar mas tem baterIA E CARREGADOR SE ME PUDESEM AJUDAR

Anónimo disse...

desliguei o pc no botao e agora nao o consigo ligar chega a uma parte do iniciuamento e renicia o que faco

Helder disse...

Anónimo (03-04-12),

Seja mais claro na descrição da avaria:
- Trata-se do MG1 ou do MG2?
- O portátil liga?
- Acende alguma luz?
- Se liga, aparece alguma imagem no ecrã, ou só se ouve a trabalhar?

Entretanto, verifique se as portas USB estão em bom estado.

Algum outro pormenor que pense ser relevante, diga.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Anónimo (05-04-12),

Qual é o computador e qual é o sistema operativo?


Cumprimentos,

Helder Teixeira

Anónimo disse...

No meu magalhaes tudo esta desligado,nao aparece nenhuma luz e, nao se ouve o pc a trabalha.O magalhaes esta em bom estado

Helder disse...

Anónimo (06-04-12),

Infelizmente não posso ajudá-lo por aqui.

Se o computador estiver dentro de garantia (menos de 2 anos), ligue para a linha de apoio e ative-a (o número de telefone está na base do portátil). Se já estiver fora de garantia, então leve o computador a uma casa ou técnico de informática e, se possível, que lhe façam um diagnóstico/orçamento sem compromisso.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

As vezes o magalhaes liga e da umas letras brancas e o ecra preto o que faço?

Helder disse...

Anónimo (06-04-12),

Para poder ajudá-lo melhor, diga-me o texto que aparece no ecrã. O mais provável é que se trate de problema no disco rígido, mas, contudo, diga-me o que surge no ecrã.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa noite!
O Mag da minha filha tem o saeguinte problema:
1- Ao teclar no botão ligar,
2- aparece o nome MAGALHÃES e
3- em seguida uma tela preta escrito:
GRUB Loading stage1.5Read Error ( o que parece ser um comando DOS, pois no fim da palavra Error_ fica um traço piscando).
4-Como faço para o MAG1 dela voltar a funcionar normalmente?
5-Obrigado, por sua valiosa atenção!

Helder disse...

Anónimo (03-05-12),

Essa mensagem de erro acontece porque o arranque está danificado. Se isso aconteceu, o mais provável é que o disco rígido esteja com problemas. Pode ser que dê para reparar, ou então só substituindo-o por outro (novo ou usado).

Pode ser que dê para repor o software todo de novo e o computador continue a funcionar, mas o mais provável (caso o disco esteja mesmo com problemas) é voltar a ter esse problema em pouco tempo.
Penso que a reposição do software possa ser feita gratuitamente na escola ou agrupamento de escolas da sua zona. Dirija-se lá e peça informações. Caso contrário, terá de solicitar o serviço em casas ou técnicos de informática. Pode ser que lhe diagnostiquem a avaria gratuitamente...


Cumprimentos,

Helder

Diogo Santos disse...

O magalhães da minha prima não a deixa navegar fora do portal das esolas. O que devo fazer para o magalães me deixar navegar tipo google.pt ou facebook.pt. Agradeço resposta

Rui disse...

Boa tarde, tenho em mãos um portátil magalhaes, que ao iniciar ele apenas fica com a luz a piscar e nada mais ele nem sequer chega a ligar o monitor, gostaria de saber se esse problema tem sido persistente nos computadores magalhaes e/ou se há alguma coisa a fazer

agradeço desde ja uma resposta,

Rui Machado

Helder disse...

Diogo Santos (17-05-12),

Terá de configurar o Parents Carefree (programa de controlo parental) para que permita o acesso a outros sites. Vou indicar-lhe os passos para desbloquear o acesso (permitir acesso a tudo na internet):

- ao lado das horas, tem um ícone sob forma de um "P" verde
- Dê um clique sobre ele e clique em 'Configuração de directriz
- Irá pedir-lhe a password, que por defeito a password é pte2010 ou escolinha2010
- Na janela que surge, dê duplo clique em 'Configuração base' (ou 'lista branca')
- Verique ou altere para as seguintes condições na secção 'Programação da hora', colocando todos os quadradinhos em branco nas secções:
Encerramento
Internet
Filtro do site
Controlo da aplicação
- Clique em 'Guardar como'
- Clique em 'OK', mantendo o nome "Configuração base" (ou "lista branca")
- Clique em 'OK' na mensagem 'A mesma directriz foi adicionada'
- Feche a janela 'Informações sobre a directriz', clicando na cruz no canto superior direito
- Clique em 'OK' na janela "Interface de edição da directriz-Configuração base"
- Feche, na cruz, a janela "Configuração de directriz"

E pronto... com isso terá a internet totalmente desbloqueada. Atenção para o facto de imensos perigos que existem na Internet, incluindo no Facebook!


Cumprimentos,

Helder

Proença disse...

Boa tarde. Tenho um mag2 e como não necessito da caixa magica, queria eliminá-la e juntar as respetivas partições às do windows. Será isso possível sem ter que repor o sistema?

Helder disse...

Rui (23-05-12),

É um MG1 ou MG2?

Se for MG1, verifique se as portas USB estão em condições. Se estiverem partidas ou tortas, poderão estar a fazer curto circuito... e na pior das hipóteses isso terá queimado a board.
Também pode ser a Memória RAM mal com mau contacto ou avariada. Verifique se está bem encaixada ou experimente trocá-la.
Se continuar sem funcionar, então o problema estará na motherboard e só trocando (ou reparando, se possível).

Se se tratar de um MG2, poderá ser avaria da motherboard. Tenho um colega que me disse que costumam avariar muitas board de MG2 no chipset. No entanto, até hoje só tive cá um MG2 com board avariada, que teve de ser substituida.
Ainda assim, verifique as mesmas situações de avaria do MG1 no MG2.

Nota: se o portátil estiver dentro de garantia (menos de 2 anos e sem o selo violado), ative-a.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa noite .. Gostaria de saber como posso arranjar o teclado do magalhães da minha irmã, ou seja, faltam-lhe as teclas , e .
as duas seguintes ha letra M .

Espero que me consigam ajudar.

Helder disse...

Proença (29-05-12),

Se se tratar do MG1 (Caixa Mágica e Windows XP), sei que é possível fazer isso porque já o fiz uma vez. No entanto, precisa de algum material para o fazer: Drive CD/DVD USB, CD do Windows XP e software de gestão de partições.

De forma muito superficial, o que terá de ser feito é:
1. Dentro do Windows, eliminar todas as partições de linux com o software de gestão de partições. Pode já aqui redimensionar as partições, ou deixar para depois do passo 2
2. Depois, arrancar com o CD do Windows e executar uns comandos na consola de recuperação, para que o arranque passe a ser gerido pelo Windows

Se se tratar do MG2, certamente que também será possível isso, mas não sei como o fazer (nunca fiz).

Em última alternativa, em ambos os casos pode reinstalar o software de raiz. Com isso, evitará também a instalação de software desnecessário, que torna o computador um pouco mais lento.


Cumprimentos,

Helder

Ivo disse...

Boa tarde,

Estou com o seguinte problema no magalhaes 2 do meu filho, carrego no botao para ligar e o mesmo acende uma luz por segundos e desliga-se. pelo que já li sobre esta situação pode ser da motherboard ou ficha de alimentação partida. Gostaria de obter respostas. Obrigado

Helder disse...

Ivo (15-06-12),

As informações que leu acerca das possibilidades de avaria estão certas. Pode, ainda, ser problema do transformador, caso não se acenda nenhuma luz no portátil quando se conecta.

O que pode fazer para tentar despistar a causa da avaria:
1. Teste o seu transformador noutro portátil (Outro Magalhães MG1 ou MG2. Também pode testar num Toshiba, num Asus ou num Insys, mas faça-o por poucos segundos, só mesmo para ver se fornece energia)
2. Teste outro transformador no seu portátil. Pode utilizar qualquer um que debite 19/20V (sem variar muito deste valor) e 1,9A (no mínimo). Pode ser o transformador de outro MG1 ou MG2, Toshiba, Asus ou Insys
3. Tente arranjar uma bateria de outro MG2 previamente carregada emprestada, só mesmo para testar o comportamento do seu computador com uma bateria carregada

Resultados:
1. Se o seu Transformador funcionar noutro computador, então o problema está no Magalhães (Tomada DC-IN ou Motherboard)
2. Se outro Transformador funcionar no seu computador, então o problema está no seu Transformador
3. Se outra Bateria (previamente carregada) funcionar no seu computador, então a avaria está na Tomada DC-In (mais provável), no Transformador ou na Motherboard

Já agora, faça os testes dos transformadores com e sem a sua bateria encaixada. Não há mais que lhe possa ajudar nesse caso.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde, o Magalhaes do meu filho deu um erro que não consigo resolver. Depois de ligar não carrega nenhum sistema operativo, passados alguns minutos depois de ligar da a mensagem " Operating System no found". Alguem me pode ajudar.Obrigado

Helder disse...

Anónimo (21-06-12),

Muito provavelmente o disco está avariado. Recomendo que leve o computador a uma casa ou técnico de informática para que seja devidamente diagnosticado, se possível sem compromisso/custos.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Oi, preciso de ajuda para diagnosticar o problema do meu notebook. Ele inicia, conecta normalmente a internet, mas ao teclar depois de alguns minutos ele reseta e a tela fica em descanso. O que pode ser isso, já me disseram que era o led ou o teclado, até parace ser um mal contato. Se puder me ajudar fico muito grata. Meu e-mail é: carol_kukacapellari@hotmail.com

Helder disse...

Anónimo (05-07-12),

Se isso lhe aconetece ao teclar, o mais provável é que se trate de algum mau contacto em algum chip dentro do computador. Não será fácil diagnosticar qual, além de que será necessário equipamento próprio para esse tipo de reparações. Também pode ser mau contacto de outro componente (Memória RAM, Disco, algum cabo...), mas pouco provável.

Recomendo que teste da seguinte forma:
Arranje um Teclado USB e um Monitor externo (TFT ou CRT) e teste trabalhar com o computador pousado e quieto numa superfície firme. Se continuar a falhar, não terá nada a ver com o teclado nem ecrã.
Se não falhar, vá eliminando os componentes de teste. Primeiro desconecte o teclado USB e veja como se comporta. Depois troque (volte a conectar o teclado e desconecte o monitor).

Se continuar com problemas, o melhor será levar o computador a uma casa ou técnico de informática.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Olá eu tenho u magalhães e estaqva a precisar dele .o magalhaes nao consegue iniciar .Sabe aonde posso arranjar ou vc consegue arranjar??

Helder disse...

Carlos Gustavo Andrade (09-08-12),

Em princípio qualquer casa de informática deverá efetuar reparações em Magalhães. Se tiver alguma de sua preferência...

Eu tenho estabelecimento informática e faço reparações em qualquer computador. No entanto, preciso de saber detalhes da avaria para poder dizer-lhe minimamente se poderei conseguir arranjá-lo ou não.
Entre outros detalhes, preciso de saber:
- Trata-se do Magalhães MG1 ou MG2?
- Se conectar o transformador ao portátil, acende-se alguma luz?
- Ele (1) liga e não dá imagem; (2) liga, dá imagem, mas não consegue arrancar; ou (3) não liga de todo?
- Aparece alguma mensagem de erro?
- Tem, ou teve, comportamentos estranhos antes de avariar?


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá, eu tenho o magalhães de 2009 e nesse ano utilizei-o e de repente eu deixei de o utilizar. Neste ano, o computador foi útil e utilizei-o novamente. Ora, parece que só durou 4 ou 5 dias, pois. Eu fiquei sem a tampa de trás e o disco rigído caiu e pôs-o novamente, e durou mais um bocadinho. Quando estive fora, deixei-o ligado em cima da mesa, quando cheguei ele desligou-se, pois, o disco rigído soltou-se e não estava pegado ao computador como antes. Agora ao ligar o computador aparece-me BIOS setup, e não consigo formata-lo, ou fazer qualquer coisa nele, só consigo aceder a um «programa» que parece ser chamado American etc. Por favor espero que me contactei-me o mais rápido possível! Agradeço.

Helder disse...

Anónimo (18-08-12),

O Disco Rígido é um componente muito sensível a pancadas ou movimentos bruscos. Se caiu, isso pode levá-lo a deixar de funcionar ou funcionar de forma anómala. Desligá-lo/desconectá-lo repentinamente também não é bom para a sua saúde.

Portanto, segundo o seu relato, isso foi precisamente o que aconteceu com ele. Primeiro caiu ao chão porque perdeu a tampa da base; depois ele desconectou-se enquanto o deixou a trabalhar em cima da mesa.

Creio que foi em 2009 que saiu o MG2, mas até lá era fornecido o MG1. Não indica qual é o seu, mas seja como for ambos os modelos têm uma fita de conexão do disco para a motherboard que é frágil (principalmente no MG2).

Se não estiver dentro do assunto, recomendo que leve o computador a uma casa de informática para que lhe seja analisado o problema. Em princípio poderá conseguir pedir um diagnóstico sem compromisso.


Cumprimentos,

Helder

Amadeu disse...

bom dia ! tenho um magalhaes modelo IA1600. instalei o win7 que corria lindamente, o problema é que já instalado no disco, para arrancar tinha que teclar f11 e seleccionar USB (mesmo sem a usb inserida). Tentei por todos os meios melhorar isso. Pensei mesmo em fazer wipe a todo o disco após tentativas sem exito de corrigir o arranque mas não vislumbrei como a partir de uma usb. Acabei por esventrá-lo. O disco é pequenissimo. retirei-o e vi que não tenho meio de o conectar a outro PC. Voltei a instala-lo mas agora não aparece na BIOS. Bonito! reparei que os contactos ficam algo froxos e tenho receio de forçar a inseri-los na ranhura. Será isso? pressionado o power o disco não deveria dar sinal de vida contudo ?

podem ajudar-me?

1- os contactos do disco devem ser inseridos na ranhura até ao fim ficando firmemente ligados?
2- o disco não deveria funcionar uma vez ligado à corrente (power) embora não reconhecido na BIOS ?
3 - Na BIOS há a choice "disabled" para as opções do menu de arraque. Terei que fazer "enabled" algures?

por ultimo se for caso disso onde posso adquirir estes mini-discos ?

Muito obrigado.
Amadeu

Helder disse...

Amadeu Garcia (13-09-12),

Muito provavelmente danificou algo no computador, mais provavelmente a fita de conexão.

Para se desconectar a fita do disco e da motherboard, é necessário mover/aliviar umas patilhas. Na Motherboard é mais fácil de ver e manusear. No entanto, no disco a patilha passa quase despercebida para quem não entende. Para se desconectar a fita, deve aliviar-se primeiro uma pequena patilha castanha/preta. Ela roda cerca de 45º. Depois, ao conectar a fita de volta no disco, deve voltar a mover-se a patilha para a sua posição inicial, de forma a que firme os contactos da fita com os contactos do disco.

Muito provavelmente a fita não estará a fazer o devido contacto. Outra hipótese provável é que tenha danificado algum contacto/pista da fita. Caso tenha apenas danificado cerca de 1 milímetro de contactos, pode tentar cortar essa parte com uma tesoura ou x-ato, mas com muito cuidado. Faça-o sem danificar o resto e de forma a que deixe ainda pistas visíveis o suficiente para que ainda façam contacto. Caso contrário, terá mesmo de trocar a fita por outra (nova ou usada em bom estado).

Posso indicar-lhe alguns links q ajudam a perceber como montar o disco no Magalhães, mais propriamente a patilha que firma a fita de conexão. São discos de outras marcas, mas dá para entender ao que me refiro:
http://www.youtube.com/watch?v=cZwptV-MeDE&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=cqxuQQ9ERS0&feature=related (minuto 1:40)
http://www.youtube.com/watch?v=AqalgC6zbHw
http://www.youtube.com/watch?v=ODNO6ZBzcUY (minutos 1:45 e 3:50)

A alimentação do disco é feita através da fita de dados. Por isso, se ela não estiver devidamente conectada é natural que o disco não receba alimentação.
Seja como for, há a hipótese de já ter danificado o disco com alguma conexão indevida (se a fita estiver danificada pode ter causado algum curto circuito).

Espero que com a ajuda dos vídeos consiga perceber como conectar o disco.
Na eventualidade de necessitar adquirir um disco novo, em princípio qualquer casa de informática fornece esse tipo de material. Pode é já não ser muito fácil encontrá-los no mercado. Além disso, o preço pode também não ser muito apelativo. Já vi preços a pouco mais de 50,00eur, mas também já vi alguns a perto de 100,00.
Pode tentar arranjar um usado, mas atenção que os discos são peças que têm mecânica e sofrem desgaste com o tempo e, principalmente, com o (mau) uso (quedas e pancadas no portátil, mais propriamente).


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Boa tarde preciso diver wireless:

802.11g Mini Card Wireless Adapter

Obrigado,

Aguardo,

João Gouveia

Helder disse...

João Gouveia (19-09-12),

A informação da placa que refere (802.11g Mini Card Wireless Adapter) é vaga, não permite saber o fabricante nem o modelo da mesma.
No entanto, se o driver se trata da placa wireless do Magalhães, pode transferi-lo a partir do seguinte site:
http://www.suportemagalhaes.com/site/downloads.asp
Aceda à secção correspondente ao modelo do seu Magalhães (os do e-escolinha são MG1, MG2 e MG2 N455)


Cumprimentos,

Helder

Ricardo Augusto disse...

preciso de ajuda ? o que significa esta mesmo que apareceu no meu pc... qual é a soluçaõ do problema ?

boot block compatible version ver.011 please do not insert any disc into cd-rom if you want recovery with and usb device.
bad bios checksum starting bios recovery...
checking for cd-rom...
cd-rom not found!
checking for usb devide...

Helder disse...

Ricardo Augusto (01-10-12),

Já há muito que não via uma situação dessas. Só me aconteceu duas vezes e apenas num modelo de motherboard específico.

O que se está a passar é que a informação do BIOS da sua Motherboard ficou corrumpido. Felizmente, ao contrário de algumas marcas, a sua tem um sistema de recuperação. O que lhe está a surgir no ecrã é, precisamente, isso.

Atenção que isso trata-se de uma operação delicada. Se mal feita, pode danificar irremediavelmente a sua Motherboard. Recomendo que essa operação seja feita por um técnico de informática.
Se quiser tentar a reparação por si mesmo, faça-o por sua conta e risco.

Primeiro terá de saber qual a marca e modelo da sua Motherboard (ou computador). Depois, terá de aceder ao site de suporte do fabricante da placa (ou computador) e tranferir o ficheiro com imagem do BIOS (normalmente são ficheiros com extensão .BIN ou .ROM, mas pode variar).

Em princípio, terá apenas de colocar o ficheiro num CD ou Pen... e depois o computador deverá fazer tudo (quase) automaticamente. Em princípio, se tudo correr bem, o sistema fará a leitura do ficheiro de BIOS no CD/Pen, verificará se é compatível com a sua placa e iniciará o processo de reprogramação.

A única situação idêntica à sua que conheci foi há muitos anos e na altura era necessário uma disquete de arranque. Provavelmente hoje seja só necessário ter o ficheiro de BIOS na Pen/CD...

E pronto. Está aí o que tem a fazer. Mas, idealmente, deverá solicitar a reparação numa casa ou técnico de informática.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde

A minha filha tem o magalhães, o primeiro.
Ela colocou palavra passe pra entrar no computador, mas esqueceu-se da palavra passe. Qual a solução?
Obrigada

Sónia Antunes

Anónimo disse...

Sónia Antunes uma vez tambem me esqueci mas a unica soluçao é lembrar-se da passe ou entao reiniciar o computador mas se fizer isso perde tudo

Helder disse...

Sónia Antunes (02-10-12),

Se se trata do MG1 e se estiver com o sistema de origem (Windows XP), pode haver uma hipótese de conseguir redefinir a password de forma relativamente fácil. Só terá de saber a password da conta 'Administrador'. Essa é a primeira password a ser definida no primeiro arranque do Windows. Apesar de algumas pessoas definirem essa password, o mais provável é que não se lembrem dela ao fim de tanto tempo. No entanto, definir essa password é opcional, pelo que era possível deixar esse campo em branco, ficando essa conta sem password.
Ora, se deixou essa password em branco ou se se lembra dela, há uma forma fácil de redefinir a password para outros utilizadores (nomeadamente a da conta da sua filha).

Siga estes passos:
1. Inicie o computador no Modo de Segurança (para isso, prima a tecla F8 logo após escolher o arranque do Windows XP e escolha a opção 'Modo de segurança')
2. Quando acabar de arrancar, terá, além das contas de utilizador comuns, a opção de iniciar com a conta 'Administrador'. Clique nesse utilizador. Se não tiver passowrd, a sessão iniciará automaticamente. Mas se tiver passowrd, terá de se lembrar dela, caso contrário esta ajuda não adianta.
3. Depois de iniciar sessão, aceda a Painel de Controlo - Contas de utilizador e remova a password da conta da sua filha
4. Reinicie o Windows e já terá acesso novamente com a conta pretendida, agora sem password

Caso a conta 'Administrador' tenha password e não saiba qual é, há, ainda, algumas formas de recuperar o acesso. No entanto, são procedimentos algo complexos para utilizadores comuns e requerem programas específicos, além de drives de CD/DVD USB ou Pens com sistemas de arranque.

Alternativamente, a solução será efetuar uma reposição de fábrica, tal como sugeriu o utilizador anónimo na resposta anterior, embora essa opção limpa tudo o que tem no computador, deixando-o "como novo", exatamente igual ao primeiro dia de utilização. Se tiver dados importantes a recuperar do computador (trabalhos, fotos, etc.), não utilize esse método! Solicite a reparação ou a extração dos dados importantes numa casa ou técnico de informática. Depois de ter a informação recuperada já poderá reinstalar o sistema de novo sem problemas.
Para efetuar a reposição de fábrica, siga estes passos:
1. No menu de arranque do Magalhães, além de 'Windows' e 'Caixa Mágica' existem as opções 'Reposição Windows' e 'Reposição Caixa Mágica'. Escolha a opção 'Reposição Windows'
2. Siga as instruções apresentadas no ecrã
3. É possível que no início do processo lhe seja pedida a password de supervisor. Essa password é pte2010
4. Na primeira utilização do Windows há um processo onde lhe vai pedir para definir a password para a conta 'Administrador'. Recomendo que deixe esse campo em branco (sem password), ou então que defina uma password que não se esqueça. A segurança é importante, com o uso de passwords, mas não considero uma boa ideia nos Magalhães, dado o tipo de uso que normalmente têm...


Cumprimentos,

Helder

Diogo Correia disse...

boas dias, estou com problemas, certo altura o disco do magalhães deixou de dar, levei a uma loja verificaram tudo e disseram qe era a Fita de Conexão qe estava toda estragada e meteram um novo, e rolou tudo bem.. e agora voltou novamente, comprei um novo, mas so qe nao encaixa no disco, parece estar apertado, como eu faço para encaixar??

Helder disse...

c.ronaldo (06-10-12),

Para conectar a fita ao disco é necessário aliviar uma pequena patilha que firma a conexão.
Se se tratar de um disco Samsung (o que normalmente equipa os MG1), o conector do disco é branco/bege e a patilha é preta/castanha.
Depois de conectar a fita, deverá firmar novamente a patilha. Ela roda cerca de 90º e deve ter muito cuidado a manuseá-la. Se a partir, poderá danificar irremediavelmente o disco.
Antes de conectar a fita novamente, verifique o seu estado. Se andou a forçar a conexão é bem provável que tenha danificado a fita novamente.
Deixo-lhe links com algumas imagens e vídeos que mostram o tipo de conector (em algumas marcas o conector pode ser branco/bege e a patilha preta/castanha):
http://www.youtube.com/watch?v=cZwptV-MeDE
http://www.epn-online.com/lib/image.php?uri=/content/USER/scope/.bin.WEB.1186734370114.jpg
http://www.heilind.com/products/molex/news/molex_smt_zif_connector.jpg
http://bixnet.net/images/HD18ZIF-Toshiba-step_2Web.jpg
http://support.ap.dell.com/support/edocs/systems/latd430/en/SM/carson15.jpg
http://www.nikkoaudio.com/pix/TP/X4x-ZIF/Hitachi_TSC4K60-CE-flip-ZIF-open_bottom.jpg
http://www.koris.co.kr/image/zif-1.jpg
http://guide-images.ifixit.net/igi/aNss56gIJvOeRwaB.medium

Com isso já poderá ter uma ideia daquilo que terá de fazer. Apesar de em algumas imagens mostrar o uso de ferramentas para aliviar a patilha, o ideal é fazê-lo com a unha. Tenha atenção que é um procedimento que requer bastante cuidado! O material é muito frágil.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Preciso da vossa ajuda, não sei o que se passa com o magalhães da minha irmã... Ele não arranca, quando se liga o pc ele mostra o logo do magalhãs e depois pede uma Password que não sei qual é... Temtei ligar a bios para formatar mas ele não permite, pede esse password e não mexe mais nada... Gostaria de ter alguma ajuda nisto, por favor...

Helder disse...

Anónimo (09-10-12),

Já me passaram pelas mãos 2 ou 3 Magalhães com esses sintomas, ou idênticos. O que acontecia era que para aceder ao BIOS (premindo a tecla DEL) pedia password. À parte disso, não pedia qualquer password para iniciar o arranque (embora seja possível definir isso).

De todos os casos desses que conheci, os clientes não sabiam como tal tinha acontecido. De início pensei que fossem eles que andassem a "mexer" (explorar) e lá acabassem por definir/ativar essa password. No entanto, e por conhecimento de outras situações idênticas que conheci neste blog, leva-me a crer que se trate de uma anomalia comum a alguns Magalhães MG1.

Lembro-me que na altura contactei a linha de assistência oficial. De início pediam cerca de 30,00eur para resolver isso. Depois lá me disseram que para remover essa password "bastava" desconectar e voltar a conectar a pilha do BIOS. Ora, num coputador de secretária comum isso até é relativamente fácil de fazer. Já nos MG1, é necessário desmontar o computador por completo para se chegar ao conector da pilha.

Portanto, segundo a marca, a solução será essa: terá de se desmontar o computador todo para chegar até ao conector da pilha, desconectá-la e voltar a conectá-la. É pena, pois a pilha está mesmo debaixo do módulo de Memória RAM, mas está conectada por um par de fios a outra zona da Mohterboard. Alternativamente, mas é um trabalho "feio" e requer algum cuidado, é cortar um dos fios... e voltar a emendá-lo (mas muito bem isolado!). Isso fará o mesmo efeito que desconectar a pilha.

Ao perder a alimentação da pilha, o computador irá redefinir as configurações do BIOS, em que, por defeito, essa password não existe ou não está ativada.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Eu tenho um MG1 e deve ter levado umas pancadas que o disco não está a trabalhar bem...

Eu queria utilizar a um cartão de memória como disco, gostaria de saber se é possivel arrancar apartir do SD card e qual o máximo admissivel, dá 32Gb???

Helder disse...

José Rodrigues (02-12-12),

Teoricamente é possível pôr o Windows num cartão de memória e arrancar o Magalhães com ele, uma vez que permite selecionar o leitor de cartões como dispositivo de arranque. Na prática isso não é tão simples por vários motivos.
Numa instalação normal do Windows, ele não deteta o leitor de cartões. Se se conseguir arranjar o controlador do dispositivo (ou um compatível), talvez ele passe a reconhecer o leitor e, consequentemente, o cartão. Digo talvez porque não sei se existe ou se é possível instalá-lo num cartão SD.
Há outra questão, que não lhe posso dar informação de momento, que tem a ver com a capacidade máxima suportada pelo leitor de cartões. Além disso, para que o desempenho da máquina seja minimamente satisfatório, pode ter de utilizar cartões de alto desempenho, que também podem não ser compatíveis com o leitor (ou em determinadas capacidades).
Portanto, a menos que seja possível arranjar drivers para que o Windows detete o leitor ou que consiga arranjar uma imagem pré-instalada do Windows para leitor de cartões do Magalhães, talvez não seja uma solução possível.

Outra alternativa que talvez seja mais funcional é arranjar um conversor Compact Flash para Zif. Com isso, poderá utilizar um cartão Compact Flah no lugar do Disco Rígido.
Deixo-lhe alguns links com imagens exemplo:
http://i00.i.aliimg.com/photo/v0/246206970/CF_to_Zif_1_8_HDD_SSD.jpg
http://www.addonics.com/products/diagrams/zif_diagram.jpg


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

José Rodrigues (02-12-12),

Teoricamente é possível pôr o Windows num cartão de memória e arrancar o Magalhães com ele, uma vez que permite selecionar o leitor de cartões como dispositivo de arranque. Na prática isso não é tão simples por vários motivos.
Numa instalação normal do Windows, ele não deteta o leitor de cartões. Se se conseguir arranjar o controlador do dispositivo (ou um compatível), talvez ele passe a reconhecer o leitor e, consequentemente, o cartão. Digo talvez porque não sei se existe ou se é possível instalá-lo num cartão SD.
Há outra questão, que não lhe posso dar informação de momento, que tem a ver com a capacidade máxima suportada pelo leitor de cartões. Além disso, para que o desempenho da máquina seja minimamente satisfatório, pode ter de utilizar cartões de alto desempenho, que também podem não ser compatíveis com o leitor (ou em determinadas capacidades).
Portanto, a menos que seja possível arranjar drivers para que o Windows detete o leitor ou que consiga arranjar uma imagem pré-instalada do Windows para leitor de cartões do Magalhães, talvez não seja uma solução possível.

Outra alternativa que talvez seja mais funcional é arranjar um conversor Compact Flash para Zif. Com isso, poderá utilizar um cartão Compact Flah no lugar do Disco Rígido.
Deixo-lhe alguns links com imagens exemplo:
http://i00.i.aliimg.com/photo/v0/246206970/CF_to_Zif_1_8_HDD_SSD.jpg
http://www.addonics.com/products/diagrams/zif_diagram.jpg


Cumprimentos,

Helder

GAMER disse...

o magalhaes nao inicia!1 diz que lhe falta uma boot para arrancar...como faço para retificar isto?

GAMER disse...

boas
o magalhaes nao arranca porque lhe falta o boot
gostava de saber como posso solucionar esse problema

Helder disse...

Vida (11-12-12),

Há 3 hipóteses prováveis para avaria:
1. O Disco foi formatado ou tem as partições danificadas.
Solução: voltar a reinstalar todo o software
2. Mau contacto na conexão do Disco.
Solução: desconectar e voltar a conectá-lo
3. Disco avariado.
Solução: substituir o disco

Em qualquer das situações isso deverá ser feito por entendidos, principalmente nas hipóteses 2 e 3, porque tanto o disco como os meios de conexão são muito frágeis. Se mal manuseados, pode danificar irremediavelmente o disco e/ou o computador.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

oi boa noite magalhaes preciso de uma ajuda desinstalei o linux eu ia instalar o windows 7 mas a tela do monitor ficou preta com um traço branco piscando e ai nao consigo instalar o sistema operacional.

Helder disse...

Anónimo (23-01-13),

Não indica como "desinstalou" o Linux. Mas, certamente, ao fazê-lo eliminou ou danificou o gestor de arranque. Isso deve ser o motivo de o ecrã ficar com cursor a piscar. Além disso, também não indica como pretende instalar o Windows 7.

Em princípio deverá conseguir contornar isso selecionando o dispositivo que contém os ficheiros de instalação do Windows 7. Prima a tecla F11 ou F12 (é uma delas, não sei ao certo) depois de surgir o logo do Magalhães ao ligar o computador. Depois, irá surgir um quadro onde deverá selecionar o dispositivo de arranque, que no seu caso deverá ser uma Drive CD/DVD ou Pen USB. Daí para a frente é uma instalação normal do Windows...


Cumprimentos,

Helder

Iuri disse...

boas alguem ai ?

Iuri disse...

boas alguem ai ?

Helder disse...

Iuri (15-02-13),

Isto é um blog, não um site com conversação em tempo real.
Coloque a sua questão e aguarde algum tempo (pode ir de alguns minutos ou horas a vários dias) até que alguém a veja e queira responder.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

boa tarde

Só agora queria ligar o magalhaes a internet e não consigo fazer pois não sei a password do control parental, já experimentei a "pte2010" e varias outras que se referem no site e não consigo, o que fazer. obrigado

Helder disse...

Ana (19-02-13),

A password pte2010 é para o MG1. Se o seu for o MG2, a password é escolinha2010.


Cumprimentos,

Helder

joao disse...

meu pc apagou tudo na area de trabalho ñ tem nada nem a tecla iniciar como faço para voltar ao normal ??

joao disse...

meu pc apagou tudo na area de trabalho ñ tem nada nem a tecla iniciar como faço para voltar ao normal ??

joao disse...

meu pc apagou tudo na area de trabalho ñ tem nada nem a tecla iniciar como faço para voltar ao normal ??

Carla disse...

Bom dia, eu fiz um backup do magalhães da minha irmã para o disco externo mas tive de formatar o disco e perdi tudo incluindo esse backup como faço para voltar a ter o backup dos programas do magalhães?? podem dizer onde sacar o windows e como fazer para formatar o magalhães??

Helder disse...

João (24-02-13),

Prima simultaneamente as teclas CTRL + SHIFT + ESC. Se surgir o Gestor de Tarefas, clique no separador 'Aplicações', depois clique em 'Nova tarefa', escreva explorer na caixa que surge e clique em [OK]. Isso fará voltar a ter o ambiente de trabalho de volta.
Se depois de reiniciar o Windows tiver novamente o mesmo problema, é porque algo foi alterado ou danificado no Windows (vírus, por exemplo, ou até mesmo problema de hardware). Se ficar resolvido, pode ainda assim haver algum problema.

Tente iniciar o Windows no Modo de segurança. Para isso, depois de ligar o computador e antes de o Windows começar a arrancar, prima a tecla F8. Surgirá o menu de arranque do Windows, onde deverá selecionar 'Modo de segurança'. Se no Modo de segurança conseguir arrancar sem problemas, é porque alguma coisa impede o Windows de arrancar no modo normal. Como disse antes, pode ser vírus ou outra coisa danificada no Windows. Problemas de disco rígido levam a que o software tenha falhas (ficheiros danificados/corrumpidos). Nesse caso, recomendo que leve o computador a uma casa ou técnico de informática para que lhe analisem o problema. Se possível, peça orçamento sem compromisso.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Carla (25-02-13),

Interessaria saber qual o Magalhães: se é o MG1 ou o MG2. No entanto, não sei onde se possa arranjar uma cópia/imagem legal disso.
Sei que algures por este blog existia o link para um outro site/blog com ficheiros e instruções de reposição para o MG1, mas não sei se ainda funciona. Para o MG2 nunca vi nada.

Pelo menos até há cerca de 1 ano atrás, sei que as escolas (ou agrupamentos de escolas) tinham técnicos ou professores com meios para reparação dos Magalhães a nível de software... e que as intervenções eram gratuítas para os alunos. Tente informar-se na sua zona/escola se ainda fazem essas reparações.

Em último caso, qualquer casa de informática fará esse serviço (pago, obviamente), em alguns casos até melhor do que de origem.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

o meu magalhaes não liga ajudem me pff!
quando clico no botao para ligar, a luziha verde que tem uma espécie de um Z no meio fica a piscar e a tela fica desligada...passados mais ou menos 5 segundos o computador desliga se.agradeço ajuda pff

Unknown disse...

o meu magalhaes não liga ajudem me pff!
quando clico no botao para ligar, a luziha verde que tem uma espécie de um Z no meio fica a piscar e a tela fica desligada...passados mais ou menos 5 segundos o computador desliga se.agradeço ajuda pff

Helder disse...

Tomás Ribeiro (06-04-13),

Nunca experenciei nenhuma avaria como essa, mas apostaria em 2 avarias possíveis:
- Memória RAM (na melhor das hipóteses)
- Motherboard (na pior das hipóteses)

O que há a fazer é, precisamente, começar por tentar trocar o módulo de Memória RAM e ver se resolve. Se não resolver, então a avaria é algo na Motherboard.
Também é possível que seja a Memória RAM mal encaixada. Normalmente ela só se desencaixa se o computador sofrer uma forte pancada.

Se tiver conhecimentos básicos a desmontar coisas, tente abrir a tampa do portátil e verificar se a Memória está devidamente encaixada. Idealmente isso deverá ser feito por entendidos. Pode sempre tentar levar a uma casa de informática e pedir que lhe vejam isso... se forem idónios, até lhe vêm isso na hora e não levarão nada pela reparação. Mas se isso não resolver, então conte desembolsar algum dinheiro para a reparação (substituir a Motherboard).


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá meu nome é Nath.
Toda vez ao ligar meu pc tenho que fazer vários caminho para conseguir.
Ele fica todo escuro esta muito difícil. Fico muito nervosa. Faço pesquisas pela net e tem dia que nem consigo ligar. Não aparece nem a tela fica td preto..
Se puder me ajudar agradeço.
Meu email é nati.lucena@hotmail.com

Helder disse...

Nath (12-04-13),

Esse tipo de avarias convém ser analisado por entendidos. Pelos sintomas, eu apostaria em problema no Disco Rígido, mas pode tratar-se de problema de software, em que apostaria em malware (vírus).
Para já, à primeira hipótese que consiga arrancar com o computador, faça cópia de segurança dos seus dados importantes para um Disco externo ou Pen.

Arrancar no Modo de segurança pode ajudar, em que são carregados apenas os controladores e serviços essenciais à inicialização do Windows. Para iniciar no modo de segurança, prima a tecla F8 exatamente antes de o Windows começar a arrancar (poucos segundos após ligar o computador). Surgirá um menu com várias opções de arranque, onde deverá selecionar 'Modo de segurança'.


Cumprimentos,

Helder

biohazard disse...

fiquei sem a tecla enter alguma maneira de fazer enter sem ser na tecla enter?obrigado

Helder disse...

biohazard (17-04-13),

Não conheço outra forma prática de fazer 'ENTER'. Em alternativa à tecla avariada, pode utilizar o teclado virtual do Windows, mas não é nada prático, principalmente quando se trata de escrever estar a alternar entre teclado real e teclado virtual só para dar ENTER.

Se se tratar de um portátil, pode, em alternativa a um teclado novo, conectar um teclado USB (bem mais barato que um teclado de notebook). Mas se se tratar de u m computador de secretária, o melhor que tem a fazer é comprar um teclado novo e arrumar com o assunto. São baratos.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola, desde ja agadeço a atençao.
Eu eu aflita porque o magalhaes teve de ser arranjado e os programas educativos do windows foram perdidos, e nao se fez um copia de segurança dos ficheiros.
Acha que ha uma maneira de os recuperar?
Ajude-me por favor!
Obrigado

Helder disse...

Anónimo (01-05-13),

Há aqui 2 coisas a diferenciar:
- Programas
- Dados pessoais (documentos, fotos, etc.)

Se pretende recuperar os programas, isso deve arranjar-se com alguma facilidade. Penso que pode solicitar que lhe façam isso na escola ou agrupamento de escolas da sua zona. Pelo menos, há uns anos os professores e/ou técnicos de informática das escolas costumavam ter meios de reinstalar o software original nos Magalhães.
Mas se o problema é com ficheiros pessoais (documentos/trabalhos, fotos, etc.), então a coisa é mais grave. Se for isso, a primeira coisa que tem a fazer é deixar de imediato de trabalhar com o computador. Isto, porque quanto mais o utilizar, menores serão as hipóteses de se conseguir recuperar informação. Existe software para recuperação de dados, mas quando se trata de uma formatação e posterior reinstalação (reescrita/regravação de dados no disco), as hipóteses de sucesso na recuperação são poucas. Na pior das hipóteses, a recuperação terá de ser feita em empresas especializadas na área... mas cobram caro (na ordem dos 500eur para cima).


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Af , é assim a minha filha estava no magalhães e derrepente aparece ''windoss is loading files'' e já passou 15 dias e não da para entrar no pc

Helder disse...

margarida sales lopes (19-05-13),

Dependendo da marca/modelo de computador e do idioma do Windows, essa mensagem pode corresponder ao sistema de reparo do Windows. Por outras palavras, é possível que o Windows esteja danificado e que esteja a tentar (auto) arrancar a reparação.
Sem analisar o computador é difícil dar-lhe um diagnóstico correto, mas é a minha aposta. O Windows pode estar danificado a nível de software, mas o mais provável é tratar-se de falha de hardware (avaria no Disco Rígido é o mais provável).

Se o computador estiver dentro de garantia, ative-a. Caso contrário, contacte uma loja ou técnico de informática para que lhe diagnostiquem a avaria, se possível sem compromisso.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

o meu pc magalhaes nao inicia o widows nem sequer aparece o menu
o ke devo fazer?

Helder disse...

Anónimo (10-06-13),

É provável que o Disco Rígido esteja danificado ou não esteja a ser detetado.
Responda-me às seguintes questões:
1. Após ligar o computador, ele fica muito tempo (10 segundos ou mais) a mostrar a imagem 'Magalhães', ou é rápido (2 ou 3 segundos)?
2. Se encostar o ouvido mais ou menos à zona do canto superior direito do teclado, ouve algum ruído tipo "tic-tac"?
3. O que surge no ecrã antes (ou em vez) de chegar ao menu de arranque?


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Boa tarde caro Artur Ferreira!

Muitos parabéns pela iniciativa e dedicação.
O Magalhães do meu filho não arranca! Como não sou grande especialista em informática, não consigo solucionar o problema!
Depois de conhecer o seu blog, pensei que poderia ser possível uma ajuda, da sua parte!
tirei uma foto ao ecrã, de forma a mostrar melhor o que aparece! Posso envia-la se preferir!
Parte da mensagem que aparece: PXE-MOF: Exiting PXE ROM.
Reboot and Selecte proper Boot device
or Insert Boot Media in selected Boot device and press a key.

Meu e-mail: jr-l-s@hotmail.com

Obrigado pela ajuda

Helder disse...

José Simões (12-06-13),

O problema que está a ter é que o computador não está a detetar o Disco Rígido (e, consequentemente, tenta arrancar de outra forma, como mostra a mensagem "técnica" apresentada no ecrã).

Na melhor das hipóteses trata-se de mau contacto no Disco Rígido/conexão; na pior das hipóteses será avaria do Disco Rígido; outras hipóteses é ser problema de Motherboard ou Fita de conexão, mas pouco prováveis.

Obviamente, há que tentar solucionar pela solução mais simples/provável, que também é a mais barata.
No entanto, como já o disse várias vezes neste blog, a operação é muito minuciosa e deverá ser feita apenas por quem entende o que faz. Se mal feita, pode danificar irremediavelmente algum componente ou o próprio computador.

Se quiser tentar a reparação por si, siga as instruções indicadas nos seguintes links (apenas texto, sem imagens):
http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/02/ligar-pc-magalhaes-como-ligar-portatil.html
- Resposta a Eduardo em 08-11-2010
- Resposta a Emanuel Ribeiro em 28-12-2010


http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/03/linha-apoio-tecnico-magalhaes.html

- Resposta a Jorge Vicente em 23-07-2011


Se sentir dificuldades ou não se sentir à vontade para tal, não faça nada. Contacte um técnico ou casa de informática. Com sorte, poderão fazer-lhe essa intervenção gratuitamente, dado que demora menos de 5 minutos (para quem sabe).


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

boa noite tenho um magalhaes 1 fiz a formatação e instalei o Windows xp como dizia, continua a dar-me erro primary master drive - atapi incompatible o que posso fazer?

Helder disse...

Ricardo Fonseca (03-07-13),

Essa mensagem pode dever-se a:
- Configuração do BIOS incorreta
- Problema de conexão
- Problema de Drive (Disco Rígido, no seu caso)
Formatar/reinstalar o Windows não resolve problemas dessa natureza.

Se essa mensagem surgiu do nada, o mais provável é que se trate de avaria no Disco Rígido. Mas pode começar por tentar as soluções mais simples:
1. Entre no BIOS e verifique se o Disco está a ser corretamente detetado e identificado
Se for o de origem, deverá ser um Samsung de 30 ou 40GB e o nome deverá ser algo como HS030GB ou HS040HB. Verifique se a capacidade também é corretamente detetada. Se algo não parecer bem, o problema poderá vir daí

2. Desconecte o Disco Rígido e volte a conectá-lo
Embora simples (para quem sabe), trata-se de uma operação muito delicada. Se mal feita, pode danificar irremediavelmente o Disco e/ou a Motherboard. Na resposta que dei a José Simões (acima do seu post), indico lá links para outras secções com instruções (sem imagens) de como desconectar e reconectar o Disco Rígido

3. Tente com outro Disco ou outra Fita de conexão
Pode não ser fácil, mas veja se consegue alguém lhe empreste um Magalhães, idealmente que esteja avariado para não correr riscos de responsabilidades de pagar o que possa vir estragar, se correr mal.

Com esses passos já deverá conseguir despistar a avaria. Depois de a identificar, é tratar de reparar (se lhe interessar...)


Cumprimentos,

Helder

o espelho de uma vida disse...

Boa tarde neste momento tenho 1 grande problema em mãos e volta e meia desde a ultima vez que o enviei em reparação na marca no cacem ele veio com 1 problema bem diferente pois por vezes do nada ele se desliga sozinho como se da bateria se tratasse
Que devo fazer alguém me sabe explicar o que realmente se passa.

o espelho de uma vida disse...

me esqueci de identificar

Espelho de uma vida= sobreira70@gmail.com

Helder disse...

o espelho de uma vida (11-07-13),

Se o computador ainda estiver dentro de garantia ou se entende que a avaria atual possa ter sido consequência da reparação anterior (e se foi recente, pois penso que o prazo de reclamação de reparações são 3 meses), deverá contactar o centro de reparação e expor o problema.

Por outro lado, quanto à avaria em si, há que fazer testes devidamente para tentar chegar à causa da avaria.
- Tente perceber se essa anomalia acontece aleatoriamente, ou se é quando está a fazer alguma operação "pesada" no computador (ex: jogar, navegar em páginas web pesadas como Facebook e ver filmes são operações que causam um acréscimo de aquecimento no computador)
- Ponha, de vez em quando e quando ele se desligar, a mão na parte de baixo do computador, principalmente perto da zona de ventilação, e veja se nota a temperatura alta
- Retire a bateria e faça o teste só com o transformador; depois faça o contrário (com a bateria previamente carregada, teste-o só com bateria e sem carregador)

Numa situação normal, quando a bateria do computador está a ficar sem carga o Windows coloca o sistema em suspensão/hibernação. Essa situação pode não ocorrer assim se essa funcionalidade estiver desativada ou se a bateria estiver muito desgastada, ao ponto de o Windows não conseguir medir a sua capacidade corretamente e acaba por perder a energia antes que a consiga detetar.
Outra hipótese, ainda relacionada com a bateria, é o circuito que comunica com o sistema não indicar o estado da bateria. Já tive um caso em que a bateria reportava sempre 100% de carga, quando na verdade estava a perdê-la à medida que ia trabalhando... e quando chegava a 0% o computador desligava-se abruptamente, pois, como a medição estava incorreta, o Windows via sempre 100%.
Uma outra hipótese é o computador estar a sobreaquecer e, por segurança, o sistema desliga-se, para evitar que queime. Pode tratar-se de problema de refrigeração (sujidade ou problema de ventilação), mas também pode ser avaria em algum componente que acabe por causar mau funcionamento noutros... e pode não ser uma reparação simples.

Portanto, comece por fazer os testes conforme lhe fui indicando desde início. A avaria pode ser simples e complicada, tanto de detetar como de resolver...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde,

A bateria do Mag deixou de funcionar de carregar de um momento para o outro. Ainda ontem ficava + ou - 2 horas sem estar ligada à corrente e agora, nem 1 minuto. Antigamente qd ligava à corrente o simbolo da bateria ficava fixo, agora está sempre a piscar. O que posso fazer?

Helder disse...

Anónimo (14-11-13),

É o Magalhães 1 ou 2?

Eu conheci problemas semelhantes num MG1 e o problema era da bateria.
Sintomas:
- Computador carregava, mas a informação da carga da bateria era incorreta
- Informação de carga da bateria era sempre 100%
- Quando a bateria se esgotava, o computador, simplesmente, desligava-se
- Em pouco tempo, a bateria passou a durar muito pouco tempo (talvez menos de 1 minuto)

No meu caso, tanto o computador como a bateria estiveram algum tempo parados, por isso não posso precisar se o problema já existia antes... e como tinha duas baterias (uma delas seria de um outro Magalhães avariado que retomei), não sei se ela já teria algum problema ou se foi "acontecendo"

Experimente com outra bateria (de um amigo ou familiar) para despistar, ou peça numa loja de informática se lhe podem ver esse problema na hora: é só meter outra bateria a ver os sintomas.


Cumprimentos,

Helder

Jaime Ribeiro disse...

Boa tarde. a minha filha introduziu uma password no arranque Windows e, não se lembra qual é. há alguma forma de retirar a password sem formatar?
Muito obrigado e bom fim de semana

Helder disse...

Jaime Ribeiro (15-02-14),

Se se tratar do Windows XP, pode ser que dê para redefinir a password através da conta 'Administrador'. Mas isso apenas será possível se a conta 'Administrador' não tiver password ou se souber qual é, caso tenha. A conta 'Administrador' é configurada na primeira utilização do Windows XP. Muitos utilizadores não se apercebem desse passo e escrevem qualquer coisa... e com o passar do tempo, como essa conta nunca ou raramente é utilizada, acabam por a esquecer.

Portanto, partindo do princípio que se trata do Windows XP e que sabe qual é a password da conta 'Administrador':
- Ao premir ENTER para arrancar o Windows, logo de imediato prima a tecla F8
- Escolha a opção de arranque Modo de segurança
- Depois de arrancar, inicie sessão com a conta Administrador. Se tiver password, digite-a, caso contrário é só clicar no utilizador
- Depois de iniciar sessão, aparece-lhe uma caixa a perguntar se pretende continuar a iniciar sessão - diga que sim.
- Aceda ao Painel de Controlo e, depois, a Contas de Utilizador
- Escolha o utilizador em questão, clique na opção Remover palavra-passe confirme a ação. Atenção apenas à questão que se o utilizador tiver ficheiros encriptados deixará de conseguir aceder-lhes. Não creio ser o caso, mas se for, só mesmo sabendo a password!

Se o sistema for o Windows 7, então já terá de se recorrer a programas de terceiros para tentar um "ataque" à password da conta problemática. A situação será a mesma se tiver ficheiros encriptados. No entanto, esse tipo de utilitários já requerem alguns conhecimentos e meios para arranque (CD/DVD ou Pen).

Fazer uma reposição de fábrica é o mais para o utilizador comum. Mas se tiver dados importantes no computador, há que tirá-los primeiro. Isso pode ser feito arrancando um sistema paralelo (Por CD/DVD ou Pen) ou retirando o Disco e conectando-o a outro computador.

Veja a melhor hipótese para si...


Cumprimentos,

Helder

António Luís disse...

Ola,
Tenho um mg4 e preciso de comprar um carregador de isqueiro.
Sabe-me dizer quais as médias do adaptador de alimentação?
Parabéns pelo blog, encontrei aqui muita informação útil.
Obrigado.

António Luís disse...

Ola,
Tenho um mg4 e preciso de comprar um carregador de isqueiro.
Sabe-me dizer quais as médias do adaptador de alimentação?
Parabéns pelo blog, encontrei aqui muita informação útil.
Obrigado.
AL

Helder disse...

António Luís (19-03-14),

Eu não sei quais são os requisitos de alimentação do MG4, mas creio que deva ser idêntico em todos os Magalhães.

Seja como for, faça da seguinte forma:
- Procure, nalguma etiqueta na base do portátil ou junto à entrada, a informação da alimentação;
ou
- Veja as especificações de saída/output do transformador.

Muito provavelmente será algo a rondar os 19V e 2A.

O Carregador de isqueiro que adquirir terá de obedecer aos requisitos da alimentação do portátil:
- Mesmo encaixe/conetor
- Mesma voltagem
- Mesma amperagem (no mínimo)


Cumprimentos,

Helder

João disse...

É possível fazer reparação de sistema a partir de um CD do Windows XP

João disse...

É possível fazer reparação de sistema a partir de um CD do Windows XP ??

Helder disse...

João (30-04-14),

Se o computador tiver o Windows XP, a reparação pode ser feita com um CD do Windows XP (Home Edition ou Professional) apenas se for utilizado para executar algum comando de reparação na linha de comandos (ex: chkdsk).

Se quiser reparar a por completo a instalação do Windows (por outras palavras, é fazer uma reinstalação, mantendo os ficheiros e programas intactos), terá de utilizar um CD do Windows XP Professional compatível com a versão que está no computador. Eu conheço as versões OEM, Retail e Enterprise. Provavelmente a utilizada no Magalhães MG1 é a OEM... creio que já vi isso em algumas edições do MG1. Mas há outros cuja etiqueta refere um tipo especial (Stdnt Innovation Suite)... que pode ou não corresponder à versão OEM na mesma (digo isto porque nessas etiquetas existem duas CD-Keys, onde uma delas é do Office).

Portanto, se tentar uma reparação/reinstalação do Windows que tem com um CD OEM e não aceitar a chave que tem na etiqueta, é porque a versão instalada não é OEM. Nesse caso, se utilizar um CD OEM, embora não sendo legal, terá de utilizar uma chave OEM do Windows XP Professional que consiga de outro computador, idealmente inutilizado. Pode sempre utilizar um "CD pirata" do Windows XP, mas após algumas atualizações do Windows, uma delas irá verificar a genuinidade do sistema... e passará a receber um aviso de que o sistema não é genuíno.


Cumprimentos,

Helder

José Vilão disse...

Boa Noite,

Tenho um Magalhães 1 modelo com Atom e tem o seguinte problema, d+a imagem mas sem iluminação no LCD. Já o desmontei mas não consigo perceber o que se passará. Sei que o LCD e o flat cable estão bons pois funcionam noutro. Conseguem ajudar-me?

Helder disse...

José Vilão (12-07-14),

Se já testou o ecrã e o Cabo, então o problema estará no Magalhães.

Embora seja muito pouco comum acontecer, as possibilidades são:
1. Cabo mal conectado ao Ecrã ou à Motherboard (um pino torto pode ser o suficiente para impedir que o conector fique corretamente encaixado);
2. Conector da Motherboard danificado (ex. um pino partido ou torto);
3. Algum circuito ou componente da Motherboard danificado, talvez próximo do conector do Cabo;
4. Comutador de alimentação do ecrã avariado (um pequeno chip localizado num determinado sítio na Motherboard. Sem certeza, é provável que seja o que está localizado na posição Q9 (com Ref. K08EW ou KO8EW), logo a seguir ao conector RJ45 (Ethernet).

No caso da hipótese 1, isso só terá acontecido se o computador já foi mexido e foi mal montado. Se verificar algum pino torto, terá de o endireitar com muito cuidado! Use um alfinete ou uma agulha. Se não der para endireitar ou se partir quando tentar fazê-lo, o conector terá de ser substituído.

No caso da segunda hipótese, a solução é substituir o conector.

Na hipótese 3 há que se conseguir identificar o que está avariado e substituir por outro. Pode não ser fácil...

Por fim, na hipótese 4, há que saber primeiro se o switch é, realmente, aquele que indico! Pode ser outro. Mas na hipótese de ser aquele, talvez retirando-o e fazendo uma "ligação direta" resolva.
Atenção que nunca testei um procedimento destes, mas a lógica é que funcione. Explicando melhor (apenas exemplo), na posição 1 e 2 dá alimentação; na posição 2 e 3 corta a alimentação. Após identificar quais os pinos que dão continuidade à alimentação, é só chantá-los (soldar com um pequeno fio). A única diferença é que o ecrã ficará sempre ligado, mesmo que baixe a tampa do ecrã.
Mais uma vez, atenção: eu não sei se é aquele o componente que controla a alimentação, não sei se a avaria é aí, nem se a solução que proponho possa resolver o problema.

Já agora, é possível que tenha testado o Cabo a funcionar numa determinada posição e que noutra posição já não funcionasse... e, portanto, o problema até pode ser do cabo, embora nem sempre aconteça.

Todas as operações, principalmente as que envolvem mexer ou trocar componentes eletrónicos, devem ser feitas por entendidos (alguém que perceba de circuitos eletrónicos, microeletrónica e o princípio de funcionamento dos vários componentes de uma Motherboard).


Cumprimentos,

Helder

Parcídio disse...

Boa noite,

Tenho um magalhaes 1 que teve problemas com o disco. Comprei um disco usado que me disseram estar a funcionar perfeitamente contudo ao coloca-lo o portátil não o detetou. Estará avariado ou é necessário fazer algum procedimento? Já agora, é possível colocar um cartão SD no magalhaes e fazer dele um disco onde usamos o Windows? Respondam por favor para parcidio1@hotmail.com.

Muito obrigado!

Helder disse...

Parcídio (29-10-14),

É possível que o Disco Rígido que adquiriu esteja avariado, mas também possível que o problema seja na conexão.
A Fita de Conexão deve ser corretamente conectada (MB conecta à Motherboard e HDD conecta ao Disco). Verifique também se a Fita está em bom estado. Pode tê-la danificado ao manusear (danificado uma ou mais pistas ou até mesmo partido numa das extremidades).
Além disso, a forma de conexão da Fita ao Disco Rígido requer alguns cuidados: há uma pequena patilha castanha que deve ser levantada/aliviada para inserir a Fita e depois novamente fixada/apertada.

Algumas "avarias" de Disco no Magalhães devem-se a problemas de conexão. Por vezes, basta desconectar e voltar a conectar a Fita para que volte a funcionar corretamente. Mas... como disse acima, esse procedimento requer cuidados e deve ser corretamente executado, sob pena de se danificar irremediavelmente o Disco e/ou a Fita.

Se conhecer alguma casa ou técnico de informática que lhe possa ver isso gratuitamente, faça-o. É um procedimento que demora 1 ou 2 minutos verificar a conexão... e, se tiverem disponível, até testar com outro Disco que tenham a certeza estar a funcionar corretamente (ou, pelo menos, que dê para testar se o Computador o deteta).


Cumprimentos,

Helder


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Bom dia
tinha o magalhães1 na prateleira e lebrei-me de o ligar para ver como estava. Acontece que depois de tanto tempo, ninguem se lembra do acesso para entrar. E agora!!?? Quem me pode ajudar?

Obrg.
jose fernandes

«O mais antigo ‹Mais antiga   1201 – 1400 de 1419   Mais recente› Mais recente»