26.9.08

Magalhaes Portatil eescolinha

Portatil Magalhaes. Foi lançado o site eescolinha, e com ele veio a informação que estava em falta sobre o Computador Magalhães para os jovens do 1º Ciclo. Segundo as novas declarações do nosso ministro à Imprensa, o Computador Portátil Magalhães, também será fornecido para os alunos do 2º ciclo, pois já existe a confirmação de que os alunos dos 5º e 6º anos poderão ter acesso aos "Computadores Portateis Magalhães do eescolinha", caso entrem no programa "eescola", oferecendo condições excepcionais de aquisição de um computador portátil com acesso Banda Larga, já em vigor para os alunos do 7º ao 12º anos de escolaridade.

Portatil Magalhães

O Magalhaes é a 2º versão do Classmate PC da Intel, adaptado às necessidades das crianças portuguesas. Não vai ser "produzido" em território nacional, como diz a campanha publicitária dos nossos governantes, mas sim, "montado" em Portugal. O que significa que não será um projecto inteiramente português, e sim uma parceria entre o governo, a JP Sá Couto, a Prológica, Intel, a Microsoft (Sistema Operativo Windows), Caixa Magica (S.O. Linux), Diciopédia, GCompris, entre outras empresas ...

Video Magalhaes


No entanto, para todos os pais que pretendem fornecer uma ferramenta essencial que possibilite uma boa aprendizagem das novas tecnologias (internet), este portatil é uma mais valia. Todos os pais que querem que os seus filhos acompanhem a evolução da educação, devem aderir à campanha e encomendar um Portátil Magalhães.





Queres aprender como criar um blog e montar o teu próprio negócio?

.
Eu vivo do rendimento que os meus blogs geram.

Larguei o meu emprego como vendedor de móveis para me dedicar aos blogs à 5 anos atrás.

Passados 3 meses a blogar, já ganhava mais como blogger do que no meu antigo emprego.

Qualquer pessoa pode aprender como criar um blog e montar o seu negócio na internet.


Existe um Curso de Internet Marketing que te ensina tudo, mesmo que não saibas nada !!!

Podes ver aqui um video gratis sobre o sistema de blogging.

Mais informaçãoes aqui:
tutovideogratis-banner

140 comentários:

Anónimo disse...

O Magalhães é *baseado* na segunda geração do Classmate. Como se poderá confirmar visitando http://www.classmatepc.com/productinfo/index.htm?iid=hdr_nav+product_info, o Magalhães tem hardware *superior* ao Classmate.
Se é "montado", "produzido" ou "assemblado" em Portugal, do ponto de vista do consumidor é absolutamente irrelavante.
Na verdade, se consideramos que o hardware nada faz sem software e que o software do Magalhães foi criado à medida das necessidades dos portugueses, este PC é, na verdade, *mesmo* português.

Anónimo disse...

Ola Anonimo,
Obrigado pelo comentário e pela partilha de informação referente ao Classmate.

Respeito a tua opinião e aceito-a aqui no blogue. A partilha de opiniões e de informação entre leitores/autores e vice-versa é saudável e faz crescer a blogosfera.

Admiro esta acção do governo (e-escola e e-escolinha) e recomendo o Portatil Magalhaes a todas as crianças, pois como pai desejo o melhor para o meu filho e para os filhos dos outros.

Abraço,
AF

Anónimo disse...

A minha filha ao clicar em repor o Windows ao ligar o Magalhães desapareceram quase todos os itens do ambiente de trabalho incluido a diciopédia, ficando apenas 4 itens reciclagem média player, internet, avast, como é possivel solucionar esta situação? pois não existe informação.
obrigado

Anónimo disse...

no fundo do Magalhães tem o nº de apoio no entanto demoram muito a atender o telefone pois cada minuto tiram 0,60 €

Anónimo disse...

vai uma pen para as escolas ou agrupamentos com os programas didaticos, para voltar a instalar

Admin disse...

Ola jfernandes,

Normalmente, no ambiente de trabalho estão apenas os atalhos para os programas. Mesmo que tenham desaparecido, os programas continuam lá, apenas necessitas de recolocar os icones/atalhos novamente no ambiente de trabalho.

Caso não consigas fazer, experimenta ligar para o nº de apoio ao cliente.

Atenção que é uma chamada paga, e esse número de apoio é mais uma forma da JP Sa Couto ganhar mais uns "trocos".

Dúvidas? Deixa novo comentário.

Anónimo disse...

oi. eu gostava que me informaxem sobre as pen's com os programas do magalhaes

Admin disse...

Ola Catia,

Referes-te a que PENs, ou a que programas em particular?

O Magalhaes necessita de PEN USB para instalar programas. É a unica forma de instalar programas, pois não traz leitor de CD/DVD.

Aconselho também a comprar um adaptador com mais entradas USB.

Bjs

Anónimo disse...

que vao ser entregues na escola com os programas

Anónimo disse...

Olá AF
Atenção ao ligar o magalhães pois se inadvertidamente clicar em reposição do windows ou reposição da caixa mágica o que acontece é que o portátil vai fazer uma formatação automática deixando apenas o sistema operativo e todos os programas didáticos simplesmente desaparecem bem como o programa de acesso ou bloqueio de sites da internet e a barra superior no Microsoft Windows. as reposições não deveriam estar ali colocadas. Tambem já contactei a assistência tecnica demoram demasiado tempo a atender deixando um atendedor automático a dar musica para ficarmos a dar dinheiro para chamadas de valor acrescentado, fui informado que os programas didáticos serão entregues nos agrupamentos de escolas numa pen ou então levar à assistencia pagando 12,50€ + Iva, bem vamos esperar porque na escola também fui informado que já havia diversas pessoas nesta situação de qualquer modo um muito
obrigado. J. Fernandes

Admin disse...

Ola JFernandes,

Obrigado pelo comentário.

Concordo contigo. Antes de fazer qualquer reposição (recovery), temos de ter a noção que será tudo eliminado, e apenas o SO é reposto.

O Classmate tem essa função (Recovery) que permite repor os Sistemas Operativos, mas como todos os ouros programas foram acrescentados pela JPSa Couto, ou Prologica, não estão incluidos nesse Recovery.

Deve-se fazer um Backup assim que se adquire o Magalhães, para depois, em caso de avaria/virus ou outra necessidade, repôr todos os programas.

Uma vez mais, sugiro que todos os que recebem o Magalhães que façam duas coisas:

1 - Activar o Anti-Virus antes de ligar a Internet
2 - Fazer um Backup ao Magalhães

Podem ver como se faz, aqui:

Activar Avast

http://www.eescolinha.gov.pt/portal/server.pt/gateway/PTARGS_0_0_221_200_232_43/http%3B/portal01%3B7087/publishedcontent/publish/eescolinha/pdf/guiao_avast.pdf

Fazer Backup

http://platformadmintech.intel.com/srt/

Abraço,

Anónimo disse...

Ola
O meu filho não se lembra da palavra passe o que devo fazer

Anónimo disse...

ola mais uma vez estamos em portugal ,pois so depois das coisas acontecerem e que se tenta soluções .como é possivel que os genios informaticos se esquecam que estamos a falar de crianças curiosas que iriam de certeza mexer no pc todo ,resultado la se vai os programas .seria muito dificil enviar com todos os pc com uma pen que ja se compra por 10 euros com os programas,ou sera que querem ter o retorno do pc dos em chamadas telefonicas de valor acrescentado,foi o governo que deu os pc com os meus impostos sera que o que eu desconto não da para uma simples pen?sera que agora vamos todos os pais entupir as escolas de magalhaes ao colo sempre que os nossos filhos por azar ou curiosidade repor o windows,eu estou a passar pelo mesmo que algum pais .por favor sera tão dificil criar um site oficial com os programas para acaber com a pirataria .espero que se tome uma solução obrigado

Admin disse...

Ola ... Anónimo.

Obrigado pelo comentário.
Concordo contigo.

A grande maioria dos portáteis recentes vem com o Recovery do sistema operativo. Quando acontece algum "azar", bastar clicar numa tecla para repôr todo o SO.

O problema são os programas que foram instalados à posteriori. Esses programas, uma vez que não vêm incluidos nesse Recovery, supostamente, deveria ser fornecido um CD/DVD com esses programas caso haja necessidade de os repôr.

Logo, é mais uma maneira de "limpar" 1o€ ao "tuga", e a acrescentar ao absurdo que já se paga na chamada de valor acrescentado, quando se liga para o nº de apoio ao cliente.

Depois queixam-se da pirataria ...

Admin disse...

Ola ... Anónimo

Respondendo:

"O meu filho não se lembra da palavra passe o que devo fazer?

Qual password? Do Windows? Do acesso à Internet? Do MSN? Do eMail?

Até já ...

Anónimo disse...

Olá boa noite
Gostava de saber em Aveiro onde dirigir-me à assistência, para repôr os programas didácticos que "foram à vida" após a reposição do sistema

Anónimo disse...

olá o meu filho desinstalou o office, que posso fazer para recuperar o office pois estou com problemas, uma vez que agora faz os trabalhos no meu portatil, agradecia um esclarecimento ou melhor uma solução para o problema, obrigado.

Admin disse...

Ola Anonimo,

Para repor os programas do Magalhães pode comprar a PEN que o Governo/JPSaCouto fornece pela quantia de 10€.

Abraço,
________

Ola ... Anonimo

O seu filho desinstalou o Office.

Para estar dentro da legalidade, e da garantia, sugiro que contacte o nº de apoio do Magalhães que está na parte de tras do portatil a relatar a situação.

Abraço,

Anónimo disse...

Olá boa noite
Gostava de saber onde posso adquirir a PEN para instalar os programas didácticos do Magalhães.
Obrigado

Admin disse...

Ola ... Anonimo.

A PEN será distribuída na escola, não se sabe quando, nem por quem ... é irónico, mas é o pais em que vivemos.

Assim que souber mais informação, publico aqui no blog de assistencia ao Magalhães.

Abraço,

Anónimo disse...

Bom dia! A minha filha tem o Magalhães e até hoje nunca tive problemas com ele, nem mesmo a trabalhar com o controlo parental; mas há uns dias o meu afilhado mexeu no pc e eliminou o pograma de controlo parental!
Quero instalar de novo mas não sei como arranjar o programa!
Se me pudesse ajudar, dizer onde me devo dirigir para fazer a transferencia do programa a partir da internet (se houver essa hipótese?!)agradeçia imenso!

Cumprimentos
Ana Ferreira

Admin disse...

Ola Ana Ferreira, bem-vinda.

Pode fazer o download do programa no site da empresa, e instalá-lo no seu Magalhaes:

Download do Parental Control

Bjs,

Anónimo disse...

Não existe por aí nenhum professor/a de alma caridosa que possa colocar essa informação na Internet, já que supostamente essas pens chegaram ás escolas ??

Unknown disse...

Pelo que li no blog, parece que o meu filho fez o que já outros fizeram, ou seja, fazer a reposição do windows e assim apagar todos os programas extras que o Magalhães trazia!

Gostaria de saber onde (loja) posso obter uma pen com o software para reposição e/ou onde posso obter assistencia técnica fisica real (sem ser via internet)!

Desde já obrigado pela ajuda!

Admin disse...

@ Anónimo,

As PENs, ainda não começaram a ser distribuídas, e quando forem, duvido que algum professor disponibilize essa informação para os outros copiarem. O mais que pode acontecer, é um pai ou aluno colocá-la num easyshare ou megalupload para todos baixarem, mas penso que nunca um professor (só se for anonimamente).

Não te esqueças que a PEN é mais uma forma da YouTsu (JPSaCouto) ganhar mais uns trocos ... logo, não pode ser disponibilizada gratuitamente, ou pelo menos, duma forma legal, se é que me faço entender ...

Abraço,
_______

@ Sara

Ola Sara, bem-vinda.

A PEN ainda não está a ser distribuida (pelo menos que eu saiba). Peço que aguente mais uns tempos até aparecer alguma alma caridosa que coloque essa info na net para todos.

Quando for do meu conhecimento, venho aqui publicar, pois sei que existem muitos pais que procuram por essa PEN.

Bjs,

Anónimo disse...

Ola parece q não venho aqui procurar nenhuma novidade...
o pc da minha filha aconteceu o mesmo repor windows e zaassss!!! e ai estao os cranios da informatica a ver se poem mais 10€ ao bolso...
se tiver de assim ser sou o 1o a disponibiliza los para todos mundo...
temos pena sr.s informaticos do magalhaes

Admin disse...

Ola Anonimo,

Parece que não são 10€, mas sim 15€, para recolherem e voltarem a entregar o magalhães arranjado.

O primeiro que conseguir colocar na net, uma imagem do recovery com todos os programas para fazer o download, vai ser a salvação de muitos ...

Abraço,

RUTE MATOS disse...

olá
pelos vistos não o do meu filho não foi o unico a ficar sem os programas e ele tadinho tá todo triste pk já n pode usar os programas didasticos e os jogos
não deveriam ter pensado que ao haver algum erro ou descuido que os programas à vida....??!!! deveria ser entregue uma pen incluida p o efeito...
coitados dos miudos que ficam desiludidos
e nós pais tb
enfim

Anónimo disse...

ORA BOAS SÓ GOSTARIA DE FAZER UMA PEQUENA PERGUNTA AOS ENTENDIDOS DO MAGALHAES SE CASO ME SOUBEREM RESPONDER : ONDE SE PODE ADEQUERIR A PEN VISTO K NAO TEM LEITOR PARA SE PODER INSTALAR AS MESMAS COISAS K ESTAO NO AMBIENTE DE TRABALHO DO MAGALHAES,PARA K POSSA FICAR COM UMA COPIA PARA O K FOR PRESIZO? NAS MAOS DELES JA SE SABE O VAI ACONTECER MAIS TARDE OU MAIS CEDO, OK E MUITO OBRIGADO.

Admin disse...

Ola Rute, bem vinda.

Efectivamente foi muito mal pensado da parte da YouTsu, não proteger o Recovery com password, por exemplo, como já aqui foi falado.

Por outro lado, foi muito bem pensado, pois é mais uma forma de "sacar uns cobres" aos pobres, através de linhas de valor acrescentado, transportes, reposição de sofwtare ...

Como conseguir os programas de volta?

Tem duas soluções:

A primeira passa por pagar 15€+40€ telefonando para a YouTsu para recolherem o computador.

A segunda solução, tente conseguir uma "imagem" doutro portátil magalhaes, fazendo um backup (imagem) com um dos programas Acronis, Ghost ou GImageX, para repôr esse backup no seu computador portatil.

Vai dando noticias ...
Bjs,

Admin disse...

OLA ANONIMO,

Ainda não está a ser distribuida essa PEN e ainda não é certo que a mesma vá ser distribuida.

Assim que se recebe o Magalhães, a primeira coisa a fazer é uma cópia de todos os programas para uma PEN ou para um disco externo USB.

Pode ser qualquer PEN ou qualquer Disco, desde que tenha capacidade suficiente para guardar essa cópia, ou seja 10GB para Windows, 10GB para Linux e 30GB caso queira fazer copia integral.

Também pode comprimir esse backup, com programas como o Winrar, de modo a ocupar menos espaço e a permitir a utilização de PENs e Discos com menos capacidade.

Já aqui foi falado como fazer um backup do Magalhaes e quais os programas a usar. Basta ler os comentários do post:

Assistencia Magalhaes

Abraço,

Anónimo disse...

O meu filho fez o que tantos outros miudos com a sua curiosidade fizeram, formatou o disco do magalhaes na parte referente ao windows. Nesta segunda feira liguei para a assintencia estive 8 minutos a espera e foi-me informado de que na semana passada tinha sido enviado para os agrupamentos de escola a pen para repor o sistema.
Fui imediatamente ao agrupamento de escolas e a pen tinha acabado de chegar e aínda nem tinham dado conhecimento aos responsaveis da escola. Fiquei de levar o magalães amanhã para repor todos os programas em falta.

Admin disse...

Ola Anonimo,

Se a PEN já está a ser distribuida nas escolas, são boas noticias ...

Depois se puderes dizer como correu, ficamos-te imensamente agradecidos.

Obrigado pela informação.
Abraço,

Anónimo disse...

Hoje fui com o computador do meu filho á escola para com a PEN voltar a colocar todos os programas.

E FUNCIONOU.

Dos programas que vi e abri funcionou, no windows aparece a seguinte mensagem "O computador pode estar sob risco
avast! antivirus 4.8.1229 (VPS 080923-0)podera estar desatualizado
Clique neste botão para resolver este problema ", o que é que eu faço?

Em casa tenho Net ADS da Zon já liguei para lá para pedir o ruter e mandaram-me ir a uma loja deles.
Posso ligar o Magalhaes a ADS só para experimentar?

Como é que ligo o antivirus?

E o Controlo Parental?
è importante liga-lo?

Quando sai-o da caixa mágica aparece-me um ecra que me pede um codigo e uma passe word, não faço ideia do que seja, pois a unica passe word que me foi pedida na instalação do windows foi para o administrador e não pedia codigo só passe word.

Um colega disse-me que tinha criado uma conta de administrador no computador do filho porque assim ele não podia adicionar ou apagar nenhum programa, como se faz isso?
Mas isso não me protege de o meu filho voltar a carregar em reposição?

Como devo de fazer para fazer o backup do disco?
Acho que não vou deixar o meu filho mexer no computador enquanto não o fizer.

Tenho tantas duvidas e ainda so tenho o Magalhaes desde Sexta-feira.


VÃO AOS AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS MUITOS DELES JÁ DEVEM DE TER AS PEN`S.


Obrigado

Admin disse...

Ola ... Anonimo

Bem ... são tantas perguntas num comentário apenas. A ver se consigo responder a todas:

"O computador pode estar sob risco
avast! antivirus 4.8.1229 (VPS 080923-0)podera estar desatualizado
Clique neste botão para resolver este problema"


Fácil. Assim que tiveres a internet ligada basta fazer a actualização do Avast. Podes configurá-lo para fazer as actualizações automaticamente.

- Clicas c/ o botão direito do rato em cima do "A" que está ao pé do relogio, em baixo.
- Clicas em Definições do Programa
- Em "Actualização Básica", colocas tudo em automatico

Sempre que ligares o magalhaes e se o mesmo tiver internet, o Avast vai actualizar.

"Posso ligar o Magalhaes a ADSL só para experimentar?"

Podes experimentar ligar por cabo enquanto não compras o router wireless. Depois de comprares o router, para o configurares, se necessitares de ajuda, deixa novo comentário.

"Como é que ligo o antivirus?"

O Avast, está configurado por defeito para se ligar sempre que ligas o Magalhães. Só se quiseres desligá-lo é que tens de fazer alguma coisa. Para o ligares, não é necessário fazeres nada. Podes aceder ao site do Avast, para te registares, forncendo um endereço de email que já tenhas para te enviarem a chave. Apesar do Avast ser gratuito, é necessário uma chave, que tem a validade de um ano. Passado um ano voltam a enviar-te nova chave e assim consecutivamente.

Podes ver como fazer aqui:

http://www.eescolinha.gov.pt/portal/server.pt/gateway/PTARGS_0_0_221_200_232_43/http%3B/portal01%3B7087/publishedcontent/publish/eescolinha/pdf/guiao_avast.pdf

"E o Controlo Parental?
è importante liga-lo?"


O Parental Control é um filtro que previne que o teu filho(a) não aceda a sites porno e outros.

O problema é que ele vem configurado para bloquear quase todos os sites. Tens de escolher:

1 - Desactivar o CP sempre que ligas o Magalhaes
2 - Configurar a Lista de Sites Permitidos
3 - Configurar a Lista de Sites Proibidos

Resumindo, ou desligas sempre, ou então configuras para aceder apenas a alguns sites, ou bloquear apenas alguns sites.

Podes ver como fazer aqui:

http://www.scribd.com/doc/10327977/Guia-de-Controlo-Parental-Magalhaes

Quanto à pergunta da conta de administrador com password prevenir o recovery, o amigo Carlos R. e o Capinha413 já deixaram alguns guias nos comentários deste blog explicando todos os passos neste post:

Assistencia Magalhaes

Sugiro que percas m pouco do teu tenpo a ler todos os 280 comentários. Sei que são muitos, mas a maior parte das tuas questões têm la a resposta.

Se necessitares de ajuda, deixa novo comentário.

Até já ...

Admin disse...

@ Todos

Sugiro a todos os leitores que antes de deixarem comentário com a dúvida que têm, que leiam os comentários deste blog, pois certamente vão encontrar a resposta às vossas dúvidas ...

Anónimo disse...

Obrigado pela ajuda AF.

Eu como seu muito pouco conhecedora de informática tenho medo de depois ao fazer as coisas estragar tudo.

Eu já li muitos dos muitos comentários aqui feitos, e muito me ajudaram, inclusivê o do Capinha para pôr códigos para o miudo não voltar a fazer asneiras, mas é uma coisa que eu não me atrevo a fazer sózinha, imprimi essa parte para pedir a um colega mais expert na matéria para o fazer, porque se me aparece algo diferente já fico "aos papeis".

Ainda hoje á tarde quando fui á escola do meu filho, um dos prof. estava a ser "metralhado" com perguntas, inclusivê uma das mães assegurava que depois de ligar para a linha de assistência lhe tinham dito que tinha que pedir na escola a password para desativar o Controlo Parental, o prof. tentava explicar que nem nunca tinha ligado nenhum MAG nem tinha conhecimento de password nenhuma, (como já tinha lido isso aqui nos comentários dei a password em causa ao Prof.).

Obrigado

AA

Anónimo disse...

boa noite.
O meu nome é Graça e a minha duvida é a seguinte. Eu tenho internet em casa atraves da cabovisao, o meu filho pode ter internet atraves da minha internet.Ajudem, pois ninguem me sabe dizer nada.

Admin disse...

Ola AA, bem vinda.

Pois ... coitados dos profs, eles é que levam com os pais (que têm razão) em vez de serem os da YouTsu.

Fizes-te bem em dar a password do CP. Para aqueles que não sabem, a password do Control Parental é:

pte2010

Se necessitares de mais alguma coisa, deixa comentário, que eu, o Carlos, o Capinha ou outro leitor mais entendido, tudo faremos para ajudar.

Vai dando noticias ...
Bjs,

Admin disse...

Ola Graça, bem vinda.

Sim, o teu filho pode ligar o Magalhaes ao acesso de internet que tens em casa.

Caso necessites de ajuda na configuração do acesso á internet, deixa novo comentário.

Bjs,

Cláudia Santos disse...

Olá boa tarde! Gostaria de saber porque é que não consigo aceder a mais nenhum site (no Magalhães) a não ser o site da e-escolinha...
Obrigado

Admin disse...

Ola Cláudia, bem vinda.

Deve ser o programa Parental Control que está a bloquear o acesso à internet. Podes ver como desbloquear esse programa, neste post:

Desbloquear o Parental Control

Bjs,

Anónimo disse...

Olá a todos,
Como muita gente, eu fui mais um dos que fiz uma reposição de sistema Windows e perdi todo o software didático... Felizmente já consegui resolver o meu problema... :o) arranjei uma "imagem" (Ghost) de um magalhães acabado de chegar e apliquei novamente no pc... :o)
Ficou 5 estrelas...

Admin disse...

Ola Ricky, bem vindo.

Boa.

Ajudavas os outros leitores se pudesses adiantar mais informação, tipo:

- Qual a versão do Ghost que usas-te?
- Fizes-te o backup de uma partição apenas?
- Fizes-te o backup de todo o disco (XP + Cx Magica)?

Depois do backup feito, reinicias-te o Magalhaes pela PEN USB de boot, ou pelo XP?

Existem algumas questões para as quais, eu e os outros colaboradores deste blog, ainda não conseguimos responder, pois ainda não efectuamos todos os testes.

Para ajudar os leitores que fizeram a reposição e perderam todos os programas, quanto mais informação puderes acrescentar ... melhor.

Até já ...

Anónimo disse...

Ola AF,
O que eu fiz, foi:
Criei uma PEN de arranque, onde tenho o Ghost 11.5. De seguida arranquei com o magalhães, da pen.
De seguida liguei um disco externo na outra porta usb, e fiz uma imagem com o ghost. A imagem que foi feita foi só da partição do Windows XP. Mas é possivel fazer das outras partições.
Espero ter ajudado... ;o)

Admin disse...

@ Ricky,

OK. Entendi. Acidentalmente fizes-te o Recovery do Magalhaes, e como tal, apenas necessitas-te de repôr uma imagem do Windows com o Ghost.

E depois quando colocas-te essa imagem, de outro Magalhães no teu, continuas-te a ter o Dual Boot a bombar?

Então, confirma-se que é na partição de 400MB que está o "grub", e que se essa partição não for apagada, conseguimos repor o XP e ficarmos com os dois a trabalhar (XP e Caixa Magica).

Abraço ... e obrigado pela info.

Anónimo disse...

Ola, AF...
Foi isso... acidentalmente e por burrice fiz a "reposição do sistema windows" e no final ficou tudo ok excepto todo o software didático...
Quando coloquei a imagem foi só na partição do windows que tem cerca de 14338 (14GB) de tamanho.
Sendo assim fiquei com tudo a funcionar, incluindo o dual boot.
Espero ter sido util.
Um abraço

Anónimo disse...

Boa tarde

Como professor que acompanha alguns dos percalços do Magalhães, começo por felicitar este blog e o seu criador pela ajuda que tem prestado a todos os envolvidos nesta aventura.

Gostaria de alertar todos os participantes, que embora tudo seja remetido para as escolas, estas não possuem Magalhães, uma vez que estes são vendidos a particulares, pelo que nem sequer podem testar as situações que ocorrem e a respectiva resolução: apesar de ter recebido as pen's esta semana não sei o que elas fazem na verdade e só o saberei se estiver presente quando algum EE se dirigir à escola com algum problema que a exija.

Anónimo disse...

penso que a pw (password9 que procuram) seja para o parents care free acho que e este o nome, tentem por PTE2010, deve desbloquear o dito cujo, lol

Anónimo disse...

Silvia Cabral disse...
Bom Dia Mestre AF,
Não consigo deixar de ser anónima. Pior ainda, ontem e nessa categoria, coloquei 2 comentários que agora não encontro em lado nenhum...peço desculpa se me repetir, mas aqui vão as minhas questões novamente:
1) Descobri que o Magic Mail não suporta endereços de e-mail de provedores com SSL (ou seja, o Gmail que criei para a filha filha não funciona neste software). Que e-mail devo registar sem SSL para poder funcionar com o Magic Mail da Easybits?
2) É possível bloquear ou tornar mais seguras as opções de escolha de ambiente de modo a não se escolher as opções "erradas" e reinstalar acidentalmente o Windows ou Linux?
3) Já fiz o back up do MAG utilizando o software "My Storage", mas isto não me ajuda se eu acidentalmente fizer a reposição do Windows ou Caixa Mágica ,certo? Ou seja, este back up disponível no MAG só guarda dados e não os vários programas de software didático que vêm instalados.
Muito obrigada,
silviacabral@netcabo.pt

Unknown disse...

Olá boa tarde.
Eu já tenho a imagem Ghost do Windows do Magalhães, mas não sei como colocá-la no Magalhães... :S

Disseram-me que instalando o Norton Ghost e correndo o ficheiro era possivel, a questão está é que a imagem que tenho está particionada e não dá para descompactar no C: visto não ter espaço suficiente... Alguém me pode ajudar?! Agradecia imenso.

Admin disse...

Ola Prof. João Lima, bem vindo.

Pois ... apesar de algumas escolas já terem recebido a PEN, certos professores não sabem o que fazer com ela pois não tiveram formação nesse sentido. É mais uma irresponsabilidade do governo que não previu essas situações.

Qual é a sua Escola? Se for na linha de Sintra posso ajudar, levando o meu Magalhães para lhe mostrar como funciona a PEN e quais os procedimentos a ter em conta.

Agradeço o comentário e a informação que disponibilizou. Convido-o a participar neste blog sempre que o queira fazer.

Vá dando noticias ...

Admin disse...

Ola Gowdie, bem vindo.

Pois, de facto a password do Parental Control é pte2010.

Abraço

Admin disse...

@ Silvia,

Quanto ao assinares como anonimo, podes escolher a opção Nome/URL, escrevendo o teu nome no campo "Nome", e deixar o URL em branco, caso não tenhas blog/site.

Estou a acabar um tutorial, mais o Capinha, sobre o backup do magalhaes. Assim que tiver pronto vou publicar. Peço-te que estejas atenta aos novos posts deste blog.

Bjs,

ps: se quiseres, podes adicionar o meu MSN:

klub24 (arroba) sapo.pt

Admin disse...

Ola A, bem vindo.

O mesmo que disse à Silvia:

Estamos a acabar um tutorial (eu e o Capinha), sobre o backup de todos os programas do magalhaes. Assim que tiver pronto, publico. Peço-te que estejas atento aos novos posts deste blog.

Até já ...

Admin disse...

@ Ricky,

Quando quiseres participar com um comentário, dicas ou guias/tutoriais, estás convidado a fazê-lo sempre que o quiseres.

Qualquer informação que possas dar/publicar, é sempre de grande utilidade, amigo.

Abraço

Unknown disse...

Boa tarde a todos.

Eu consegui um convite do BTNext e saquei a imagem do Windows XP. Não tenho é convites para enviar... Mas posso facultar a quem precisar esta imagem que tenho.

O tamanho é de +/-9.074 GB, compactada fica um pouco mais pequena. A única forma que tenho é colocando numa PEN, ainda não testei gravar em BlueRay.

Se precisarem da minha ajuda por qualquer motivo estão à vontade. Deixem o vosso mail que eu adiciono no gmail.

Cumprimentos,
Ana

Anónimo disse...

Boa Tarde.
A minha filha já recebeu o Magalhães, e tentou entrar na net, mas de para ir a outros sites está bloqueado pelo Parents Carefree.
E que para desbloquear preciso do código. Qual código?

Admin disse...

Ola Telma, bem vinda.

A password do Parental Control é:

pte2010

Podes ver como fazer neste post:

Como ligar o Magalhaes à internet?

Bjs

Admin disse...

@ Ana,

Obrigado pela participação.
Podes enviar para o meu email:

klub24 (arroba) gmail.com

Bjs e Obg.

Anónimo disse...

Olá!
Alguém me sabe dizer que placa wireless o magalhães tem?
Quero actualizar o controlador, porque estou com problemas e o magalhães do meu filho não se liga à net via Wi-Fi no windows, em Linux funciona bem.
Sei que é da marca Ralink, mas qual é o modelo especifico?
Alguem me sabe esclarecer?
Obrigado.

Anónimo disse...

Levantei por empréstimo a pen de reinstalação na escola e fiz o restauro total do Magalhães. Queria fazer uma cópia integral da pen para evitar voltar a ter que a pedir (só têm uma para toda a escola e é emprestada por lista de espera). Alguém conhece um software grátis que faça essa cópia integral? A pen tem um sector de arranque e tem duas partições.

Anónimo disse...

Caro Anónimo de dia 18.03.2009:
Ainda não tenho resposta para si, mas já agora pode ir adiantando ao pessoal do blog qual a capacidade dessa PEN? É que eu vou já comprar uma, especificamente para guardar esse precioso conteúdo, assim que conseguir jogar a mão numa.
silviacabral@netcabo.pt

Anónimo disse...

A pen que a minha escola recebeu é de 8 Gb.
Ainda não tivemos oportunidade de testar a sua duplicação para outras pen's (recebemos 3 e o Agrupamento tem 4 escolas do 1º ciclo) e não temos sequer meio de a testar pois a escola/agrupamento não tem Magalhães. Aguardamos que algum pai tenha um magalhães avariado para a podermos testar.

Admin disse...

Ola Ferfig, bem vindo.

Podes ver qual a versão da tua placa wireless, clicando em:

- Iniciar
- Painel de Control
- Ligações de Rede
- Clicas c/ o botão direito do rato na placa de Rede Wireless
- Propriedades

Onde diz "Ligar Utilizando", aparece a tua placa de rede wireless "802.11g Mini Card Wireless Adapter" e ao lado tens "Configurar". Clicas ai e vai aparecer vários separadores.

Clicas em "Controlador". Nesse separador, tens vários itens, como:

- Fornecedor
- Data
- Versão do Controlador (1.0.4.0)

A versão que aparece no teu MAG é a que tens de pesquisar no site da Ralink a ver se têm lá os drivers para esse controlador.

Vai dando noticias,
Abraço

Ed disse...

Parabens ao criador deste blog.

O meu filho recebeu este portatil há 15 dias e já aconteceu aquilo que se previa.
Bem, para resumir, desinstalei o antivirus e instalei o Nod32 da eset. a seguir pus-me a fazer um backup para disco externo quando o computador bloqueia. Tive que reiniciar à força e nunca mais consegui entrar no sistema, nem em modo de segurança.
Fazia login, logout em "loop".
Tive que reinstalar o windows a partir da partição que vem disponível.
É possivel arranjar muitos programas directamente de um sítio do ministério da educação, mas fica-se sem o Diciopédia e Magic Desktop, ambos muito boms e úteis.
A minha única opção é tentar atraves do Ghost, repor o windows.
Venho pedir a vossa ajuda. Onde poderei arranjar uma imagen? sei que existe uma disponível no BTNext, mas não tenho convite.
Alguma sugestão?
Help!!

Admin disse...

Ola Ed, bem vindo.

Obrigado pelo comentário.

Além da imagem que disponibilizam no BTNext, não conheço outra.

Eu e o Capinha, estamos a tratar de publicar mais uma imagem para os que a quiserem baixar. O problema é que a imagem tem 16GB, e para fazer o upload vai demorar algum tempo.

Andamos a investigar qual o site onde a possamos uploadar para depois o pessoal baixar. Deve ficar dividida em dezenas ou centenas de partes, e fica dificil de a "sacar". Mas ... é o que se pode arranjar.

Vai passando por cá, que assim que a imagem estiver disponível para baixar eu aviso.

Abraço,

Anónimo disse...

Boa noite, já paguei o magalhães da minha filha a 25 de Janeiro e ainda não o recebi, já a conteceu com mais alguém? Qunado ligo dizem qu está para expedição.

Pedro disse...

Boa Tarde!
Tenho um problema no magalhaes do meu primo.
Depois do arranque nao entra no windows.
O que aparece no ecra é :"for Realtek RTL8101E/8102E PCI-E Ethernet Controller v.1.06 (080225)" Será que me podem ajudar?
Obrigado

PONTO DE ENCONTRO disse...

Normalmente isso tem a ver com a falta de drivers na placa de rede.Vai a este site http://www.suportemagalhaes.com/onde faz o download dos drivers necessários entre outroa coisas.Espero ter ajudado.

João disse...

Ola aconteceu um probleme com o Magalhães do meu filho, para tentar resolver a situação estive a ler todas sa duvidas mas não encontrei nenhum caso parecido com o meu.
Então é o seguinte, quando inicio o Windows, aparece uma janela a dizer "o Windows vai encerrar dentro de 99 segundos" e quando termina a contagem ele desliga-se automaticamente.
Não tenho muita experiência na materia fico a aguardar uma ajuda OBRIGADO.

Brent disse...

Não consigo registar o avast. Já recebi a chave pelo correio e introduzi com copy/paste, mas recebe sempre a mensagem que a chave não é valido... Ajuda-me por favor!

Admin disse...

Ola Brent, bem vindo.

De certeza que estás a copiar e a colar bem a chave? A chave que estás a tentar colocar, é recente? Normalmente tem a validade de um ano.

Até já ...

João Lima disse...

Depois da pen inicial a escola recebeu agora dois conjuntos: duas de 8GB como as anteriores e 3 de 2GB. A acompanhá-las um folheto com indicações para o uso da de 2 GB para a reposição do Linux e uma ficha (e envelope já endereçado) para acompanhar a devolução das anteriormente recebidas. Tudo enviado por correio directamente da AT - Informática. Apesar de questionado por mail não recebi, até à data, qualquer informação do Ministério da Educação, pelo que não sabemos a razão da substituição das pen's iniciais nem porque se receberam agora duas variedades de pen's. Admirem-se os pais de não terem informações...

Anónimo disse...

Boa noite a todos. Sou mais um dos pais que mesmo não sendo técnico informático, percebo o suficiente para perceber que quem pensou neste nosso tão falado Magalhães, nada percebia de crianças..., Tenho dois filhos na primaria, ambos com o seu Magalhães. Um deles, aconteceu o mesmo que já li aqui repetidas vezes..., logo não posso considerar os meus filhos diferentes ou menos vocacionados para a informática.
Estamos a falar de crianças, é bom que se perceba.
Foi selecionada a reposição da caixa mágica e agora a mesma nem funciona... tentei ligar para n de assistencia, diz a gravação que o tempo de espera é superior a dez minutos e desligam depois de ter pago já o primeiro minuto... (umas 10 vezes durante o dia)... gostaria de saber onde é o ponto de reciclagem para Magalhães mais perto, pois já não espero mais do que encontrar um bom "caixote" de lixo para algo que apenas funcionou bem na mão de uma criança alguns dias!!!! e não vem acompanhado de nada para uma reposição... recordo que nem todos os pais, (e eu sou um deles), percebem de informática e também não sabem que o backup seria uma solução...Enfim, se alguém poder ajudar agradeço...Afinal de contas não quero que um filho olhe para o outro com pena de o seu Magalhães não funcionar e o do irmão sim...!!!

Admin disse...

Ola ... Anonimo,

Para fazer a reposição de todos os programas no magalhaes, deve levar o portatil ao agrupamento de escolas da sua área de residência, para reporem os programas com a PEN que foi enviada para as Escolas.

Vai dando noticias ...

Mónica disse...

Bom dia

o meu filho recebeu o magalhaes ontem e nao consigo atinar com a autorização para a internet...o que tenho que fazer? obrigada pela vossa ajuda Mónica Nunes

Anónimo disse...

Boa noite,

o meu filho levou hoje o Mag a primeira vez para a escola e diz que lhe apareceu uma mensagem da Net.

A escola tem Net sem fios o que é que eu tenho de fazer para que ele possa aceder á Net da escola, o prof. não sabe.

É tambem possivel aceder á Net com o Mag naqueles sitios publicos que muitas vezes vejo a fazer publicidade á Net sem fios?

Em casa tenho Net Adsl mas nunca tive necessidade de ligar o Mag a ela para experimentar.

Obrigado

Admin disse...

Ola Anonimo,

Para te ajudar com as configurações da rede wireless, necessito que me informes qual o ISP da Escola e a marca e modelo do router.

Os outros acessos que te referes deve ser o Wi-Fi. Para teres acesso ao Wi-Fi, deves ter um contrato com a Sapo, TMN ou outra operadora que esteja incluida nessa acesso Wi-Fi. Se já tiveres um acesso desses ISPs, podes aceder à internet em qualquer um dos pontos Wi-Fi no pais, ou hotspots, desde que digites o teu user e pass do acesso à net.

Abraço

Anónimo disse...

Olá AF e obrigado

Fui á escola com o Mag para me darem marca e modelo do router e estava lá o pai de uma criança que é prof. de informática e configurou tudo, ou antes nada, porque não foi necessário por marca nem modelo, bastou ir ao icon da Net sem fios aparece lá o nome da escola com a Net em aberto dizer ligar, e ele acede.

Hoje, recebi o codigo do Avast, já o coloquei ni Mag.
Cliquei no "a" pediu-me a senha, coloquei lá a que me tinha sido enviada, e não é preciso fazer mais nada?
Perguntou se eu queria fazer actualizações, disse que sim.
Agora não é necessério fazer mais nada?

Obrigado

Admin disse...

Ola Anonimo,

Ainda bem que correu tudo bem.

Quanto ao Avast, é só meter a chave e fazer as actualizações. Podes configurar para fazer actualizações automaticamente.

Se fores ao post em baixo, nos comentários, do mesmo está lá um pequeno tutorial sobre como configurar o Avast para fazer actualizações automaticas.

Configurar Avast Actualizações Automaticas
Abraço,
AF

César disse...

Bom dia queria saber se à mais algum nº de apoio, o que esta escrito atras do pc esta sempre acupado e superior a 10 minutos

Anónimo disse...

boa noite voces dizem que a linha de apoio é gratis e dps na realidade o que se passa é q temos de fazer a cobrança de 0,60€, pergunto eu pq colocaram ou disseram aos compradores que a linha de apoio era gratis?

cumprimentos,

Mariana Lages disse...

Boa tarde,

o meu Magalhães, quando entro pelo Linux funciona com um rato USB mas quando entro pelo Windows o mesmo rato não funciona.

Como poderei resolver o problema?

Anónimo disse...

O MAGALHÃES AINDA NÃO CHEGOU A ESCOLA DE PAREDES!QUANDO E QUE CHEGA?

Helder disse...

Anónimo (19-07-09),

O ideal é tentar saber junto da escola ou agrupamento de escolas dessa área o porquê de ainda não terem chegado. De qualquer forma, é natural que agora só cheguem depois do início do ano lectivo...

Anónimo disse...

boa noite o magalhaes do meu filho deixou de funcionar so da um sinal que parese um relogio e nao da mais nada ele asta muito triste ja nao bastou vir sem carregador ainda mais esta onde posso reclamar

Helder disse...

Anónimo (06-08-09),

Muito provavelmente esse "barulho de relógio" é o Disco Rígido com problemas. Já vi isso acontecer em vários Magalhães. Poderá ser um defeito do material, como poderá ter sido causado por mau uso (mais propriamente quedas ou choques bruscos).
Se o computador apresentar sinais de maus tratos (arranhões, mossas, etc.), a garantia do equipamento poderá estar condicionada, mas só eles poderão decidir isso. Por outro lado, se estiver sem aspecto de maus tratos, então deverá activar a garantia. Poderá fazê-lo ligando para o número que tem numa etiqueta por abaixo do equipamento, ou dirigindo-se pessoalmente com ele ao centro de assistência. Fica em Leça do Balio (zona Porto) e é dada pela AT Informática (mais informações em www.atinformatica.pt).

Quanto a ele ter vindo sem transformador, não sei o que lhe diga, mas é estranho. Penso que os computadores são entregues no agrupamento de escolas da sua zona e vêm embalados, pelo que poderá ser complicado reclamar isso. No entanto, tente... pode ser que até seja uma situação algo comum e que lhe forneçam um transformador.

Veja a melhor hipótese para si. Se não for da zona do Porto, também têm um centro para os lados de Lisboa. Consulte o site que lhe indiquei para saber outras moradas. É melhor dirigir-se lá pessoalmente, mas se tentar obter assistência por telefone conseguirá na mesma...

Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

OLA , gostaria de saber como faço p/gravar aulas online no meu pc,ele é protegido por silverlight preciso?
pois paguei o curso vou nas aulas mas nao tenho internet em casa gostaria gravar nomeu serviço e assistir em casa como faço?que programa devo abaixar que de para copiar?

mara disse...

OLA , gostaria de saber como faço p/gravar aulas online no meu pc,ele é protegido por silverlight preciso?
pois paguei o curso vou nas aulas mas nao tenho internet em casa gostaria gravar nomeu serviço e assistir em casa como faço?que programa devo abaixar que de para copiar?

Helder disse...

Mara (12-08-09),

Pelo que consegui apurar, não existe meio de poder gravar conteúdo silverlight para o computador. No entanto, poderá ser que exista alguma coisa, mas não conheço nem consegui encontrar nenhuma informação sobre isso.
Da mesma forma que existem utilitários para transferir vídeos em FLASH, é provável que venha a existir utilitários para esse efeito.

Se pagou pelas aulas, terá de saber as condições em que pagou/adquiriu esse serviço/produto e tentar saber se eles podem ou devem disponibilizar esses ficheiros aos alunos. Só eles poderão decidir isso...


Cumprimentos,

Helder

. disse...

A minha filha no Magalhães dela colocou uma password na conta do utilizador, agora ao ligar o portátil ao aceder ao ambiente windows coloca a password, entra no windows xp e logo de seguida dá como terminada a sessão...
Agradecia como se resolve este problema
J connor

Helder disse...

Rui (12-08-09),

O seu computador tem alguma infecção virosa, com o sistema alterado de forma a terminar sessão logo após esta ser iniciada. O facto de o problema que relata ter acontecido após terem definido uma password para a conta de utilizador é pura coincidência. O computador pode ter sido infectado através da internet (messenger, e-mail, ou algum site "duvidoso"), ou através de uma pendrive infectada.

Ora... a garantia do equipamento não cobre problemas desses, porque trata-se de uma falha causada por negligência (chamemos-lhe assim) ou mau uso do utilizador. Há 3 soluções para si:
1. Levar o computador ao centro de assistência Magalhães (ou telefonar para lá, através do número que tem por baixo do equipamento). Mais informações da sua localização em www.atinformatica.pt
2. Efectuar um 'Restauro do Windows' através do Menu de Arranque do Magalhães. Apesar de essa ferramenta lhe resolver esse problema, irá perder alguns programas pré-instalados de origem no Magalhães, como é o caso da Diciopédia, Controlo Parental, etc. Ainda assim, poderá, depois disso, dirigir-se ao Agrupamento de Escolas da sua zona, para que lhe reponham os programas em falta
3. Levar isso a uma casa de informática com meios para efectuar a reparação. Se optar por esta última solução e se for conveniente para si, eu tenho uma loja de informática abera ao público na zona de V. N. de Famalicão e disponho de meios para corrigir isso, também com outras alternativas... e ainda ofereço uma optimização ao sistema do computador.

Os meus contactos:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

meu filho tem um Magalhães que foi distribuído pela escola , acontece que o mesmo deixou de arrancar ou melhor quando liga aparece reboot and select proper boot device. acontece que nao tenho pen de reposição e nem a escola tem que devo fazer existe algum site onde possa baixar ou onde me dirigir . obrigado

Helder disse...

Anónimo (17-08-09),

Se ninguém andou a mexer no BIOS do computador (acede-se a ele premindo a tecla [DEL] quando se liga o computador), deverá ter o Disco Rígido avariado. Já tenho conhecido vários casos desses.
Siga estes passos, para ver se o computador está a detectar o Disco Rígido:
1. Quando liga o computador, prima várias vezes a tecla [DEL] até entrar num ecrã em tons de Cinzento e Azul. Utilize as teclas de direcção, Enter e Esc para navegar nos menus
2. Nesse ecrã, entre no menu 'Boot' e depois em 'Boot Order'. Lá deverá ter algo como:
"1. HDD:SAMSUNG..."
"2. USB:..."
"3. NETWORK:Realtek..."
3. Caso não esteja nessa ordem, ponha o Disco Rígido em primeiro. Se não aparecer o item "HDD:SAMSUNG", ou se só aparecer "HDD:" (sem nada mais nada, ou a dizer algo como "none"), então o computador não está a detectar o disco rígido
5. Se o disco está a ser detectado o problema porerá ser outro, como o Sistema totalmente apagado. Ainda assim, poderá na mesma o disco rígido estar avariado.
6. Para sair do BIOS, vá ao menu 'Exit' e escolha "Save and Exit" (ou algo parecido

Não tenho, de momento, nenhum Magalhães para poder indicar-lhe os passos exactos de como entrar no BIOS e verificar as definições. Mas deverá conseguir chegar lá facilmente...

Se o Disco estiver a ser detectado sem problemas, então existe um problema com o sistema de arranque, gerido pelo Boot Loader do Caixa Mágica.

Os Disco Rígido pode ter-se avariado por anomalia do equipamento (avaria coberta pela garantia), como também pode ter sido causado por mau uso (quedas, pancadas...). Se o computador não sofreu maus tratos, ou se, pelo menos, não aparentar mossas ou arranhões, deverá activar a garantia do equipamento. Para isso, ligue para o número que está na etiqueta por baixo do computador (707...). Alternativamente, e recomendo isso, poderá levar pessoalmente o computador ao centro de assistência. Existe em Leça do Balio (zona Porto) e algures na zona centro/sul do país. Se lhe for conveniente, desloque-se lá com o equipamento e faça-se acompanhar de prova de compra/pagamento. Conseguirá tratar mais rapidamente da reparação se for pessoalmente. Qualquer dúvida, contacte o número por baixo do equipamento ou veja mais informações de localização em www.atinformatica.pt

Unknown disse...

Olá gostava de saber onde posso comprar essa bendita pen com os programas para repôr pois o meu filho como criança que é e curioso já fez asneirita e agora é uma choradeira pegada.
obrigada
bem hajam
paula santos

Anónimo disse...

puderia disponibilizar o restante software do magalhães? a diciopédia e os restantes jogos educativos?

Anónimo disse...

Boa tarde, é uma vergonha 1 pessoa estar a ligar para o nº de assistencia do magalhaes(707101480) há 3 dias e a resposta é sempre a mesma, tente mais tarde.
Agredecia que entrassem o mais depressa possivel em contacto 966506480, pois senão faço uma reclamação por escrita

Helder disse...

Anónimo (17-09-09),

Antes de mais, um esclarecimento importante:
Este blog não tem nada, mas mesmo nada, a ver com a linha de suporte técnico ao Magalhães. Serve apenas tentar ajudar os vários utilizadores de forma gratuita, na maior parte dos casos de forma simples, de forma a evitar que tenham de enviar o potátil em vão para assistência. Qualquer pessoa é livre de colocar dúvidas neste blog, bem como até responder a dúvidas a outros utilizadores.
Eu não ganho nada em estar aqui a responder às dúvidas e problemas dos outros... apenas tento divulgar um pouco o meu estabelecimento de informática, com comércio e assistência no ramo. Qualquer equipamento a ser reparado fora de garantia, poderá ser feito no centro de assistência da marca, como em qualquer casa de informática... e é só nisso que tento tirar algum proveito, mas até agora também não deu nada.
Se não consegiu obter suporte técnico através do número da assistência, a solução será ir tentando... de preferência ao início da manhã ou da tarde, para tentar ser "dos primeiros". Alternativamente, dirija-se pessoalmente ao centro de assistência. Mais informações de localização em www.atinformatica.pt (secção contactos). Se for lá pesoalmente, vá com tempo... pois costumam ter filas de 20 a 30 pessoas para atender!

Se viver próximo da zona de V. N. Famalicão, poderá contactar-me e eu poderei dar uma vista de olhos no computador. Até poderá ser reparação simples, de baixo custo (ou até nenhum)... que até compense livrar-se da "trabalheira" de contactar o suporte técnico e/ou enviá-lo para reparação.
Os meus contactos:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Admin disse...

Ola Anonimo,

Não gosto de responder a pessoas que assinam Anonimo, mas em virtude de haver outras pessoas na mesma situação, recomendo o seguinte:

Se quer fazer queixa, força !!!
Do que está à espera?


No entanto, não é aqui que a deve fazer, mas sim na DECO ou no queixas.com.pt, pois este blog, NÂO TEMOS NADA A VER COM YOUTSU, JP Sá Couto ou ATInformatica.

Apenas ajudamos as pessoas que nos pedem ajuda, por iniciativa própria, sem autorização nem acordos com as empresas que menciono em cima e GRATUITAMENTE.

Por isso, se o seu problema é com a YOUTSU, JP Sá Couto, ATInformatica ou com o próprio Governo, acho que deve seguir em frente com a queixa.

No entanto, se tiver alguma questão relacionada com avarias ou configurações do Magalhaes, estamos ao dispôr para o ajudar, mediante as nossas possibilidades.

Abraço e boa sorte.

AF

Anónimo disse...

O Magalhães caíu ao chão e deixou de funcionar. A quem me devo dirigir para o reparar ou então aonde poderei comprar outro.
Muito obrigada pela ajuda
Cumprimento
Ana Teixeira

Helder disse...

Ana Teixeira (22-09-09),

Para reparar o portátil, poderá recorrer a qualquer casa de informática qualificada para tal. Alternativamente, poderá contactar o suporte técnico, embora seja complicado contactá-los por telfone, ou dirigir-se lá pessoalmente (informações de localização em www.atinformatica.pt).
Dependendo da gravidade da avaria, poderá compensar a reparação. Se viver próxima da zona de V. N. Famalicão, ou se lhe for conveniente, pode trazer o portátil à minha loja e eu analiso o problema sem custos.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Tomás disse...

Olá bom dia,

Chamo-me Tomás Oliveira, agradecia que me informa-se o seguinte, o meu pai comprou-me um computador “Magalhães portátil eescolinhas”, e eu tenho esporado o meu computador ao máximo a todos os níveis, eis que agora ele deixou de trabalhar, eu já tentei por varias vezes liga-lo e ele no faz nada, eu gostava de saber como é que posso resolver o problema do meu portátil, é importante eu tratar o problema, porque se não passo o tempo a pedir os computadores aos meus irmãos e ele precisão deles para trabalhos da escola, como eu.

Aguardo por notícias vossas à minha questão.

Obrigado,

TO disse...

Olá bom dia,

Chamo-me Tomás Oliveira, agradecia que me informa-se o seguinte, o meu pai comprou-me um computador “Magalhães portátil eescolinhas”, e eu tenho esporado o meu computador ao máximo a todos os níveis, eis que agora ele deixou de trabalhar, eu já tentei por varias vezes liga-lo e ele no faz nada, eu gostava de saber como é que posso resolver o problema do meu portátil, é importante eu tratar o problema, porque se não passo o tempo a pedir os computadores aos meus irmãos e ele precisão deles para trabalhos da escola, como eu.

Aguardo por notícias vossas à minha questão.

Obrigado,

Helder disse...

Tomás Oliveira (09-11-09),

Até hoje, não tive nenhum conhecimento de portáteis Magalhães que tivessem deixado de funcionar por defeito de fabrico, salvo problemas de disco rígido e 1 único caso por bateria defeituosa. Nos casos de avaria no disco, o portátil liga, mas não arranca o sistema; No caso de bateria, o portátil trabalhava, mas apenas ligado directamente à corrente com o transformador.
Para poder ajudá-lo da melhor forma, verifique as seguintes situações e responda:
1. O portátil liga (ouve-se a trabalhar)?
2. Verifique os pinos onde encaixa a bateria. Se estiver algum torto, tente endireitá-lo. Se estiver algum partido, veja se existe algum pino a fazer curto-circuito e remova-o, se possível.
3. Verifique as portas USB. Se alguma estiver danificada (partida) e tiver feito curto-circuito, muito provavelmente terá de levar uma placa principal nova.
4. A ligação do carregador, no portátil, está em bom estado, ou apresenta folgas?
5. Tente ligar o portátil só com o carregador de energia.
6. Se possível, teste outro carregador ou outra bateria, previamente carregada. Aproveite, se possível, para testar o seu carregador e bateria num outro Magalhães e veja o resultado.

Se existirem os problemas dos pontos 2, 3 e 4, a avaria foi causada por mau uso, logo a garantia não cobrirá os custos de reparação. No ponto 6, se conseguir ligar o portátil com outro carregador, é porque o seu está danificado, muito provavelmente traçado junto ao conector. Isso também não está coberto pela garantia, mas tem solução simples: transformador novo, ou reparar esse (reparação barata).

Caso venha a necessitar de efectuar reparação, tenho estabelecimento de informática na zona de V. N. Famalicão e faço praticamente todo o tipo de reparações a esses equipamentos. Pode contactar-me, para qualquer esclarecimento.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt

Depois diga os resultados...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

É incrivel que se entreguem computadores a crianças com um ESPAÇO DISPONÍVEL tão incrivelmente pequeno que se torna quase impossível de utilizar a não ser para brincar... Será que até aqui nesta parte do tamanho dos discos houve negociatas??

Helder disse...

Anónimo (02-03-10),

Não houve nogociatas, apenas uma má concepção do produto final (hardware e software). O software (e dados) ocupa espaço em disco. Logo, tudo o que é programinhas, ocupa espaço. Se não tivesse incluído o Caixa Mágica, haveria mais espaço em disco. Se não houvessem os programinhas didáticos (e joguinhos), também haveria mais espaço.

Provavelmente, e isto é apenas uma suposição, estariam, de início, para colocar apenas o Windows e Office... depois consideraram o Caixa Mágica interessante (pelo menos a versão especial para Magalhães) e também a puseram... e, por fim, vieram os programas didáticos (esses nem estão incluídos na reposição do sistema).
Ora, isso tudo nem seria mau se o Magalhães não fosse para ligar à net nem gravar muitos dados, pois penso que, de fábrica, venha com cerca d 2GB livres. Não é muito, mas daria para ir trabalhando...
O problema é que logo que se ligue à net, o Windows começa a transferir actualizações automáticas e é aí que ele começa a encher... e em pouco tempo o estado do disco passa a "vermelho".

Bem... há soluções para contornar esse problema. Umas melhores, outras piores. Neste blog, encontra duas formas de poder ganhar mais espaço em disco. Uma delas envolve apenas alterações a alguns parâmetros/definições do Windows; a outra obriga a uma reinstalação (reposição, melhor dizendo) total, onde são eliminadas as funcionalidades de restauro de fábrica, que faz o sistema Windows ganhar mais algum espaço livre.
Em alternativa, eu tenho outro método, mas cobro pelo serviço. Além de todo o software de origem, são acrescentados alguns utilitários, actualizações várias e joguinhos novos... e, com tudo isso, o disco ainda fica com cerca de 8GB livres.
Se estiver interessado, contacte-me:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

o magahaes tem dois discos o disco c e o disco d mas enquanto o disco c esta completamente cheio neste caso ja atingeu 94 por cento e nao consigo sequer desfragmentar porque tinha que ter pelo menos espasso de 80 por cento o que eu queria saber era como posso neste caso dividir o espasso entre os dois discos porque o disco d tem muito espasso

Helder disse...

Anónimo (22-03-10),

O que pretende é redimensionar o espaço das partições existentes e não dividir... Há programas próprios para esse efeito, mas às vezes, embora raramente, não funcionam devidamente e podem até levar à perda de dados!
No Google, pesquise por 'Easeus Partition Master'. Transfira esse programa, instele-o, e, com ele, redimensione as partições ao seu gosto. É simples de utilizar...


Cumprimentos,

Helder

MCunha disse...

Olá, por ter ficado sem bateria a meio de uma actualização do windows, fiquei com SO avariado. tentei voltar atrás (F8) para a última configuração correcta e nada, pelo que usei a opção "Repôr Windows" e lá está, fiquei com o windows bom, mas perdi a Diciopédia e alguns jogos (pelo que me lembro).
Em vez de ir ao agrupamento de escolas pedir a pen, não haverá outra forma de obter esses programas/jogos em falta?

Obrigado,
MCunha
mc4@iol.pt

Helder disse...

MCunha (20-04-10),

Há outras formas de obter os programas. Se não pretender recorrer ao agrupamento de escolas, poderá optar por um dos métodos de recuperação disponíveis neste blog. Na zona esquerda desta página, clique em "Recuperação do Magalhães" e siga as instruções apresentadas. Irá precisar de algum material e (bastante) tempo para transferir os ficheiros e proceder à instalação. Os processos irão repor o computador no estado de fábrica, portanto irá perder todos os dados que tenha no computador (documentos, fotos, etc.), portanto faça uma cópia de segurança do que tiver importante antes de proceder à reposição.
No entanto, no seu caso, optaria por recorrer ao agrupamento de escolas, pois acabará por ser mais rápido. Não conheço o método que eles utilizam para a reposição, mas é provável que também limpem instalem tudo de novo...


Cumprimentos,

Helder

Filipe Freitas disse...

Ola

Boa noite a todos

Eu queria saber qual e o site que voces falam do BTnext e se possivel, queria o convite.

obrigado

Helder disse...

Filipe (13-06-10),

O referido site é www.btnext.com. No entanto, é necessário convite para aderir à comunidade... coisa que poderá ser complicado conseguir aqui por este blog, a menos que alguém tenha convites e lhe possa oferecer um.

Se pretende efectuar uma reposição, considere uma das opções disponíveis neste blog. Na zona esquerda da página, clique em 'Recuperação do Mgalhães' e siga os passos apresentados. Conseguirá efectuar a reposição e, pelo menos, não necessitará de convites para outros sites. Precisará é de algum material, penso que uma pendrive e um disco externo USB.


Cumprimentos,

Helder

Luis Ribeiro disse...

Boa noite
A minha questão é a seguinte: o Magalhães da minha Filha começou por bloquear algumas vezes quando iniciava ou então a meio de alguns programas, ela gosta muito de ouvir musicas e houve uma vez que ela carregou no símbolo do som para baixar o volume e começaram a aparecer 7 ou 8 símbolos de som seguidos no monitor, acabando por bloquear o computador. Carreguei nas teclas todas mas não me dava resposta nenhuma então desliguei-o no botão on/of .A partir desse dia ainda foi pior, leva muito tempo a iniciar, o som fica torcido quase que não se percebe faz lembrar as cassetes quando estavam avariadas a música saia a correr, e não sei se é o disco rígido que faz um barulho esquisito, que dantes não fazia parece que quer arrancar e está a patinar em seco. Era este o meu problema, agradecia a sua ajuda.
Obrigado Luis Ribeiro

Helder disse...

Luís Ribeiro (18-07-10),

Pela descrição do seu problema, é bem provável que o seu Disco Rígido esteja com problemas. Se o computador se encontra dentro de garantia, contecte-a, ligando para o número que se encontra na base. O mais provável é o Disco ter de ser substituído, embora também seja possível a reparação em alguns casos.
Mas, contudo, contacte a garantia... se não conseguir nada, ou já não estiver em garantia, volte a comunicar e parte-se para outra solução.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola boa noite!
o meu computador ficou com o ecrã virado ao contrario.
como hei-de fazer para o por normal?

Helder disse...

Anónimo (24-10-10),

Não tenho certeza absoluta da combinação de teclas para o fazer, mas tente, simultaneamente:
Ctrl + Alt + Cima
Ctrl + Alt + Baixo

Outra alternativa, é no próprio menu de propriedades da placa gráfica. Junto às horas, terá um ícone em forma de monitor azul. Clicando lá, tem uma série de opções, em que uma delas é a rotação. Se conseguir clicar lá, defina a rotação pretendida.

Mas, mais fácil, é pelo método das teclas de atalho. Depois, no mesmo menu da 2a opção, tem uma função para activar ou desactivar essas teclas de atalho.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa Tarde
Gostaria que me ajudassem numa situação relativa ao Magalhães. Sou professor egostaria de trabalhar com o programa e learning class com os meus alunos. Acontece que nãonão sei onde arranjar o programa para instalar no meu computador pessoal. Alguem sabe onde posso fazer o download do programa?

Helder disse...

Anónimo (29-10-10),

Sem certeza que seja o que pretende, nem sei se o programa está completo, tente estes links:
http://www.crie.min-edu.pt/publico/magalhaes/teacher_2.0.22.130.exe (versão professor)
http://www.crie.min-edu.pt/publico/magalhaes/student_2.0.22.130.exe (versão aluno)

Não tenho experiência com esse programa, portanto tente explorer. Recomendo, também, que tente obter informações no agrupamento de escolas da sua zona. Em princípio, eles (ou alguma entidade a que eles pudessem recorrer) deveriam disponibilizar esse tipo de ferramentas, bem como formação para isso...

Espero ter ajudado de alguma forma.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Se o BIOS não reconhece o disco rígido HDD e escuta um som interno de bloqueio do cabeçalho do disco (click,click,click...) tente dar uma pequena pancada no canto onde se encontra o conector de alimentação ... Isso irá desbloquear o disco e ... Voilà! AGUARDE pelo sistema corrigir todos os erros do disco e PRONTO! ... AL & Andy

Anónimo disse...

o Magalhães não arranca. Como Posso resolver o problema?

Obrigado
MB

Helder disse...

MB (18-10-11),

Era bom saber mais detalhes. Quando diz "não arranca", quer dizer que ele liga, inicializa, mas não arranca o sistema operativo, ou não liga mesmo?

Antes de mais nada, se o portátil estiver dentro de garantia contacte a linha de apoio da marca, ligando para o número que está na base do portátil.

Se o computador ligar e conseguir chegar ao menu de arranque do Magalhães, a única coisa que pode fazer por si é efetuar uma reposição ao sistema afetado. No etanto, isso pode resolver o problema apenas temporariamente, porque pode tratar-se de um problema físico no disco rígido.

Se lhe surgir um erro tipo "grub error" antes do menu de arranque, também será problema no disco. Nesse caso, terá de solicitar a reinstalação do software na escola ou agrupamento de escolas da sua zona. Que eu conheça, eles costumam ter técnicos ou professores com meios para reinstalar o software.

Se o computador ligar e não aparecer imagem, pode ser um problema nas portas USB (apenas no MG1). Verifique as portas e veja se estão direitas e em bom estado. Se alguma delas estiver com a patilha inclinada para baixo, endireite-a (com o computador desligado) e veja se consegui ligá-lo depois disso. Se estiver torta e continuar sem ligar mesmo depois de a endireitar, é possível que tenha queimado a motherboard.

Seja como for, seria necessário mais detalhes para poder ajudá-lo melhor. Ainda assim, o ideal é isso ser visto por um técnico para apurar com mais exatidão a avaria.
Mas se o portátil estiver dentro de garantia, contacte a linha de apoio.


Cumprimentos,

Helder

B.S. disse...

Boa noite
sou mais um pai com o filho a lhe pedir para ter net em casa no Mag.
Não sou barra em informatica por isso peço ajuda.
Tenho net wirless MEO em casa tento ligar no Mag mas pede a password mas depois nada.
Obrigad.
Bruno Silva

Helder disse...

B.S. (28-03-12),

Preciso saber alguns detalhes para poder ajudá-lo melhor.
1. Qual o Magalhães: MG1 ou MG2?
2. Qual o Windows: Windows XP ou Windows 7?
3. Está a digitar a password correta (a que está no router), ou outra?
4. Dá algum erro quando digita a password, ou fica ligado sem acesso à net?

Responda a essas questões, e outras que possa acjar relevantes, e depois tentaremos resolver isso. Entretanto, se possível, teste conectar-se a uma outra rede wireless (rede pública, de um amigo ou vizinho), para ver se funciona.


Cumprimentos,

Helder

Monica disse...

Boa noite o meu filho partiu o ecra do magalhaes na Escola será que a escola tem seguro. Qual a melhor maneira de resolver este problema

Helder disse...

Monica (14-04-12),

Não creio que a escola tenha seguro para esse tipo de acidentes.

Agora... há quem tenha seguros de responsabilidade civil, principalmente para os filhos Por ex: se o seu filho tiver um seguro de responsabilidade civil, caso ele estrague algo de outrem, o seguro cobre os danos.

É costume haverem algumas artimanhas de pessoas que simulam incidentes para que os seguros cubram os estragos (ex: você pede a um amigo cujo filho tenha seguro que participe à segurador que o filho dele partiu o ecrã do portátil do seu filho). Mas isso hoje já não resulta muito, principalmente se houver peritagem. Os peritos fazem interrogatórios próprios para tentarem perceber se estão a dizer a verdade ou se é alguma fraude. E isso é muito fácil de descobrir quando se trata de interrogatórios a crianças!
Só se o orçamento de reparação for baixo (que será, certamente, no caso da sua reparação) é que eles poderão não fazer peritagem. Se assim for, eles aprovam a reparação em pouco tempo

Tirando isso, só sendo você mesma a suportar os custos da reparação (cerca de 100,00eur pelo ecrã, talvez acrescido de valor de serviço).


Cumprimentos,

Helder Teixeira

Anónimo disse...

Boa tarde!! O meu Magalhães deixou de funcionar, antes aparecia umas letras brancas e o ecrã estava preto contudo depois passado 2 dias deixou de aparecer isso e o Magalhães não arranca!! O que faço?? Gostava muito do Magalhães! Quanto e que custa um' Onde o posso arranjar em VILAS NOVA DE GAIA? Será o carregador ou a bateria?

Helder disse...

Anónimo (29-07-12),

Quando diz "o Magalhães não arranca" quer dizer que 'liga, mas não arranca (sem imagem)', ou 'não liga mesmo nada'?
Se ligar e não mostrar qualquer imagem, haverá algo na Motherboard que esteja a condicionar o seu funcionamento. Se se tratar do MG1, o mais comum nesses modelos é ser alguma das portas USB danificada (partida ou torta) que esteja a fazer curto circuito. Olhe para as portas e veja se estão aparentemente direitas e em bom estado. Se for aí o problema, a solução passa por endireitá-las ou, pelo menos, desfazer o curto circuito. Se não tiver habilidade para isso, peça a alguém que tenha que lho faça, ou então solicite assistência numa casa de informática. É possível que mesmo depois de desfazer o curto circuito continue sem dar. Nesse caso, já terá queimado alguma coisa na Motherboard, impedindo-a de funcionar. Se for isso, é possível que ainda se consiga reparação numa casa de informática... na pior das hipóteses só trocando a Motherboard.

Também pode ser problema na Memória RAM. Embora seja raro, ela pode estar avariada ou desencaixada (se o portátil levou pandada). Para verificar isso, tem de se abrir a tampa do portátil e verificar se está bem encaixada. Caso esteja, precisará de outro módulo de memória para testar no seu portátil, para despistar. Os MG1 utilizam DDR2, mas os MG2 podem utilizar DDR2 ou DDR3, dependendo do modelo Motherboard.

Na outra hipótese (se ele não liga nada), caso nem acenda nenhuma luz (incluindo a de carga, ao lado do conector), então o mais provável é ser o Carregador avariado. Há, ainda, a hipótese de tratar-se na mesma de problema na Motherboard, mas mais simples será mesmo testar o carregador.
Teste outro carregador no seu portátil. Se não tiver acesso a outro carregador de Magalhães, a grande maioria dos carregadores de portáteis Asus, Toshiba, Insys, Tsunami são compatíveis com o Magalhães (desde que a ficha seja igual e respeite 19~20V e o mínimo de 2A aproximadamente). Também pode testar o seu carregador num outro portátil que utilize a mesma voltagem (19 a 20V), mas faça-o apenas por pouco tempo (alguns minutos no máximo). Isso porque, de certeza, o outro portátil necessita de mais de 3A para funcionar e o carregador do Magalhães só debita 2A.
Com isso, poderá despistar o estado do carregador. Se verificar que a avaria é nele, a solução passa por trocá-lo (ou repará-lo, se for viável).

Caso verifique que o carregador está bom e o resto no portátil também, pode ainda ser a tomada DC-in (onde conecta o carregador) que esteja partida ou dessoldada por dentro. Nesse caso, terá de se desmontar o portátil todo e proceder à reparação. Isso terá de ser feito por gente qualificada, nomeadamente técnicos de informática ou eletrónica.

Caso pretenda adquirir um Magalhães novo, nesta altura só deve conseguir o MG3. Tirando algumas diferenças no design entre si (existem 3 versões do MG3) e o MG2, as características principais (Processador, Memória RAM e Disco Rígido) são muito idênticas às do MG2. Mesmo o desempenho será muito idêntico.
Tem aqui um link que mostra os 3 modelos:
http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/hardware/2010/12/03/as-novidades-do-magalhaes-3-video
O modelo XL tem um ecrã maior e suporta uma resolução superior (1366x768), bem melhor que a dos restantes Magalhães (1024x600).
Embora não o possa afirmar com certeza, acho que já ouvi ou li em qualquer lado que sairam ou estão para sair uns modelos novos de Magalhães, alguns já com ecrã tátil.

Espero ter ajudado.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Eu já expremintei o meu carregador noutro pc e nao deu. Nao aparece nenhuma imagem, nem nenhuma luz, a luz do carregador nao aparece.

Helder disse...

Anónimo (31-07-12),

Então o carregador deve estar avariado... Teste com outro.


Cumprimentos,

Helder

Paulo disse...

boa tarde
o meu filho tem o M2 e deixou cair continua a funcionar mas com um inconveniente o ecrã deixo de se ver a barra de tarefas ficou para fora da visão do ecrã só se consegue ver quando o puxo para parte superior e como se o ecrã tivesse aumento para baixo.
já estive a ver a resolução da placa e esta tudo como deve ser.
agradeço se me podia ajudar

obrigado
paulo

Helder disse...

Paulo (07-12-12),

Certifique-se de que tem mesmo a resolução correta. A resolução padrão do MG2 é 1024x600. Se estiver a utilizar uma resolução maior que essa (ex: 1024x768), então corrija-a. Dependendo do modo de visualização, a forma de apresentação no ecrã pode variar.

Note que esse sintoma nunca aconteceria com uma queda. Portanto, se isso aconteceu exatamente após isso, então é provável que tenha o ecrã avariado, consequência da queda.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

eu no meu pc Magalhães quando o abro aparece-me aquela barra de ferramentas na parte de cima do pc com ponto de interrogação etc...

como elimino isso?

Helder disse...

King Bruno (09-07-13),

Terá de ser mais específico na exposição do problema. Pela descrição, não faço ideia de barra se trata.
Forneça o máximo de detalhes possível:
- Qual o Magalhães (MG1, MG2, MG3...)?
- Qual o Sistema Operativo (Windows XP, 7, outro...)?
- Essa barra aparece antes ou depois de entrar no Windows?
- Além do 'ponto de interrogação', que outras informações tem nessa barra?
- Ela está sempre visível, ou aparece/desaparece quando entra em alguma aplicação?
- Quanto ocupa +/- no ecrã?

Dê-me estas e outras informações que ache relevantes para tentar ajudá-lo melhor.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde. O MG1 da minha filha deixou de abrir normalmente. Aparece uma mensagem com letras brancas "PXE-E61 e PXE-M0F" e depois "Reboot anda selkect proper Boot devic or Insert Boot Media in selected Bot Device and press a Key.
Que devo fazer? Não consigo sair daqui

Helder disse...

Anónimo (28-12-13),

Essa mensagem deve-se ao facto de o computador não estar a comunicar corretamente com o Disco Rígido. Isso pode dever-se a vários fatores:
- Mau contacto na comunicação entre o Disco e a Motherboard
- Disco Avariado
- Configuração incorreta do BIOS
- Motherboard avariada (muito pouco ou nada provável)

As duas primeiras hipóteses são as mais comuns. Testar a primeira é relativamente simples (demora uns 2 minutos), mas é simples para quem sabe o que faz!

Se quiser experimentar essa tentative de reparação por si, posso indicar-lhe alguns links úteis para outros posts neste blog. Mas alerto-o que, apesar de simples (para quem sabe), trata-se de uma operação muito delicada! Se for mal executada, pode danificar irremediavelmente o portátil ou algum acessório!
Siga os passos nestes links (faça-o por sua conta e risco!):
http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/02/ligar-pc-magalhaes-como-ligar-portatil.html
- Resposta a Eduardo em 08-11-2010
- Resposta a Emanuel Ribeiro em 28-12-2010


http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/03/linha-apoio-tecnico-magalhaes.html

- Resposta a Jorge Vicente em 23-07-2011


Caso se trate de avaria no disco, dependendo da avaria, pode ter reparação. Se não, só substituindo o disco.

Volto a alertar para o caso de tentar a reparação do mau contacto por si. Conheço vários casos de pessoas que o tentaram e danificaram a fita e o disco.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Boa Tarde

Tenho o Magalhães e necessito de saber o nome do UTILIZADOR, a PALAVRA-CHAVE. Muito obrigado.

Helder disse...

Filipe Marralha (21-02-16),

O utilizador deverá aparecer-lhe no ecrã de início de sessão... portanto, só você o saberá. Quanto à password... há algumas formas de a poder recuperar ou repôr.
Mas, antes de mais, diga-me qual o Magalhães (MG1 ou MG2) e qual a versão do Sistema Operativo em causa (Windows XP, Windows 7... Caixa Mágica...?).


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

o meu filho não tem portatil magalhaes e ta no 6º ano

Helder disse...

Anónimo (15-01-17),

Antes de mais, deixe-me clarificar que este site não tem nada a ver com as entidades do programa Magalhães ou E-Escolas... muito menos eu, que sou um mero voluntário a dar algumas ajudas aqui a quem precisa.

Se o seu filho está no 6º ano (e se nunca reprovou), ele deverá ter iniciado a escolaridade precisamente na altura em que o programa Magalhães/E-Escola foi suspenso, que ocorreu, salvo erro, em 2011... sendo terminado definitivamente algum tempo depois.

Portanto, não só o seu filho, mas muitas outras crianças não receberam o equipamento após essa data.

Caso ainda esteja interessado em Magalhães, é capaz de conseguir alguma coisa usada na Internet, talvez até a preço apelativo. Mas não recomendo, dadas as suas características técnicas e o preço de alguns computadores novos, maiores e melhores.


Cumprimentos,

Helder