6.2.09

Avarias Magalhaes. PC Avariado?

Recebeu o Magalhaes e já está avariado? Cuidado com as avarias no PC Magalhães! Ja tem o Magalhaes? Está para receber o computador Magalhães? Ja recebeu o SMS e fez o pagamento do computador portatil Magalhaes, PC Português? Caso esteja a pensar: comprar o Magalhães numa Loja FNAC ou através do programa do governo eescolinha, ou já tenha recebido o SMS da empresa YOUTSU e feito o pagamento pelo multibanco, existem algumas precauções que deve ter em conta antes de ligar o Mini-NoteBook Magalhaes. Para os que já receberam o “Intel-Powered clamshell classmate PC Português”, aconselho que sigam este blog de assistencia tecnica ao Magalhaes, e os posts que vou publicar, pois vou passar a experiência e os conhecimentos técnicos necessários a um bom uso e funcionamento do mini-portatil Mini-Portatil Magalhaes. A todos os leitores que deixam comentários com dúvidas ou questões relacionadas com a configuraçao do Magalhaes, ligar o Magalhães à internet, Recovery do Magalhães ou Backup do Magalhaes, peço um pouco de paciência, pois vou responder a todos eles nesta série de posts.

O meu Magalhães avariou, pode ajudar?

É nesse sentido que vou dedicar algum do meu tempo nesta série de posts, tentando ajudar todos os que buscam ajuda e disponibilidade em ensinar ou passar alguns conhecimentos tecnicos em informatica.



Avarias no Magalhães

Duvidas no multi-boot do Magalhães


Como o PC Magalhaes tem multi-boot (vários sistemas operativos instalados), e permite escolher entre o Windows XP e o Caixa Mágica (Linux), causa alguma confusão aos seus utilizadores.

Recovery Magalhães apaga os programas do eescolinha

Além disso, assim que liga o Magalhães PC, tem a possibilidade de fazer uma recuperação do sistema (Recovery), formatando o computador e repondo os seus sistemas operativos. O problema é que esse tipo de recuperação de sistema, apaga todos os programas que foram instalados através do programa eescolinhas, e para os voltar a instalar, requer a compra de uma PEN, prometida pelo governo, e comercializada por 10€. Só com essa dita “PEN” é que se consegue repor todos os programas que vinham instalados na primeira vez que o ligamos.

Não consigo ligar o Magalhães à internet?

Outra dor de cabeça é a ligação a net.

Como fazer para ligar o Magalhães á internet? Devido ao programa Parental Control, o Magalhães não consegue aceder a sites como o Google, Sapo, Clix, Correio da Manhã, etc ... sendo necessária a configuração do Controlo Parental (Parental Control) para ter acesso a esses sites e a outros. Pode configurar o Controlo Parental para permitir apenas sites autorizados ou bloquear apenas sites restritos. Vou desenvolver mais este tema noutro post.

Falta de Espaço em Disco

Muitos leitores têm se queixado da falta de espaço em disco no PC Magalhães. Como tem um disco de 30GB, dividido em 3 partições de 10Gb, apenas 10GB são dedicados ao Windows, o que é insuficiente para o bom funcionamento caso queiramos instalar mais programas.

Houve leitores que quiseram formatar a partição onde está o CaixaMagica, para expandir a partição do Windows XP e aproveitar o espaço em disco.

No entanto, como existe falta de informação disponível aos pais nesse sentido, sugiro a todos que não façam esta operação antes de eu efectuar alguns testes no computador do meu filho para conseguir afirmar se é possível essa operação ou não, pois pode causar danos irreversíveis ao Magalhães. Vou falar mais sobre a gestão de discos no Windows, noutro post.

Contudo, essa operação (formatar partições) é sempre da responsabilidade da pessoa que a faz e nunca é responsabilizado o autor deste blog.

Outras operações de Assistência Técnica ao Magalhães

Vou publicar uma série de posts, tentando responder a todas as questões que me têm colocado nos comentários deste blog, refentes avarias no Magalhães, à assistência ao Magalhães, apoio tecnico Magalhaes, configuraçoes Magalhaes, Software, Hardware, antivírus, internet, etc … A todos os comentadores que têm questões relacionadas com assistência técnica informática ao Magalhães ou a outro computador (desktop/Laptop), e que expressaram as mesmas nos comentários, peço que tenham alguma paciência e que sigam os posts deste blog, pois vou responder às questões por vós colocadas.

Abraço,



Queres aprender como criar um blog e montar o teu próprio negócio?

.
Eu vivo do rendimento que os meus blogs geram.

Larguei o meu emprego como vendedor de móveis para me dedicar aos blogs à 5 anos atrás.

Passados 3 meses a blogar, já ganhava mais como blogger do que no meu antigo emprego.

Qualquer pessoa pode aprender como criar um blog e montar o seu negócio na internet.


Existe um Curso de Internet Marketing que te ensina tudo, mesmo que não saibas nada !!!

Podes ver aqui um video gratis sobre o sistema de blogging.

Mais informaçãoes aqui:
tutovideogratis-banner

160 comentários:

Anónimo disse...

ambém eu estou com problemas relativos ao Magalhães.
Não consigo instalar a net ,tenho a pen da vodafone ,que já a tinha e utilizo num outro comp.cá em casa.
Supostamente esta pen tinha que funcionar no magalhães ,mas n funciona.Está instalada lá faz a ligação e depois perde o sinal de rede.´
já liguei para a assistência sa vodafone e chegaram á conclusão que preciso de um cabo com 3 entradas usb.O problema é que não encontro esse cabo em lado nenhum.

Se tiverem alguma informação agradecia que ma enviassem.

silvia.paulacastro@gmail.com

Muito obrigada

Admin disse...

Ola Silvia, bem-vinda.

Diz PEN Vodafone perde a ligação no Magalhães e que funciona bem noutro PC?

Não entendo por que lhe dizem para comprar um cabo com 3 USB?

Se puder adiantar mais informação ...

Bjs,

Anónimo disse...

Olá! Sim é isso que acontece e quanto ao cabo com 3 entradas usb foi um técnico da vodafone que me aconselhou a comprar ,segundo ele o magalhães tem pouca potência e esse cabo seria para lha aumentar.

Não é a 1ª pessoa a achar estranho esse cabo ,ontem estive na Worten e questinei um funcionário sobre o dito cabo e para que precisava dele e ele tb achou muito estranho.

Falou me de uma antena que tem q ser ligada e que já vem com o Magalhães ,mas essa antena está sempre ligada e mesmo assim a net n funciona.

Quando tento fazer a ligação a net parece q vai ligar mas dps perde o sinal e vai abaixo.
Mas no comp.fixo que tenho cá em casa funciona normalmente...

Muito obrigada pela atenção ,se precisar de mais alguma informação é só fazer a pergunta , se entretanto conseguir resolver o problema tb cá venho dizer como o consegui.

Admin disse...

@ Eu

Cabo c/ 3 entradas USB serve para expandir o número de entradas USB no Magalhães, pois este tras apenas 2.

Ao comprar um cabo com 3 USBs, pode ter algumas vantagens na hora de ligar mais que 2 aparelhos ao magalhaes por USB (impressora, rato, maquina fotografica).

No entanto, não tem nada a ver com a ligação do magalhaes à net.

Necessito que me informe se a PEN da vodafone é a PEN da net movel, que liga directamente à internet (com um cartão SIN tipo telemovel), ou se essa PEN comunica com um modem wireless que tenha em casa?

Até já ...

Anónimo disse...

Olá novamente. A pen da vodafone é a pen net móvel que liga directamente á net com um cartão sim tipo telemovel.

Admin disse...

@ Eu

Silvia, experimente o seguinte:

Ligar a net móvel da Vodafone no magalhaes, perto do sitio onde tem o seu PC de secretária, e diz que a PEN da vodafone apanha bem.

Pode ser que tenha mais cobertura de rede em certos pontos da casa, do que noutros.

Se não resultar, pode ter algumas configurações de rede que estão a bloquear o acesso ao fim de algum tempo de utilização.

Se for necessário ajuda, adicione o meu contacto MSN, para dar assistência remota.

klub24 (arroba) sapo.pt

Bjs,

Anónimo disse...

ola silvia eu penso que tenho a solucao para o teu problema que é o seguinte :
as pen´s precisam de uma certa corrente eletrica para funcionarem bem entao por isso é que as antigas que eram com cabo traziam duas portas usb para se ligarem simultaneamente para aumentar a tensao ( duas portas dobro ta energia ) o que influencia na captura de rede . mas isso pode nao ser suficinte no magalhaes .
entao sugiro que compres uma hub
sobrealimentada (tras um transfomador que se liga á hub (desmultiplicador de portas) e ja fica com corrente suficiente sendo ate benefico para o propio pc pois nao puxa tanto pela fonte de alimentacao . que no caso do magalhaes parece.me frakinha
espero ter ajudado

Anónimo disse...

ah esqueci.me que tb tem de desativar o control parental do magalhaes para poder aceder á net mas isso vem explicado em cima :)

Anónimo disse...

so comentei em relacao á falta de rede pois o tec da vodafone queria por mais uma ficha usb mas isso nao existe lol existe sim um com duas que sao das pens antigas as huawei
como a minha mas a minha tb precisou de um acrecimo de tensao para melhorar a rede consegui isso com a hub sobrealimentada e funciona optimamente -por isso penso que sera isso msm . tanto que vai de encontro ao que diz o tecnico mais portas ligadas em paralelo mais intensidade pois cada porta fornece x intensidade
para mais alguma duvida
jorge.outeirinho@hotmail.com

Admin disse...

Ola Jorge Outeirinho, bem vindo.

Obrigado pela informação que publicas-te na resposta ao comentário da Silvia.

Pode ser que ela a veja e que tente colocar em prática as tuas indicações.

Estás convidado a participar neste blog, sempre que quiseres ...

Tomei a liberdade de adicionar o teu contacto. O meu é:

klub24 (arroba) sapo.pt

Vai dando noticias ...
Abraço,
AF

Anónimo disse...

JOAO
O MEU PC MAGALHÃES POR VEZES LIGA E DEPOIS NÃO DESLIGA.QUANTO A INTERNE NÃO TENHO PROBLEMAS TENHO UM RUUTER

Unknown disse...

Estou com problemas no mag da minha sobrinha, algumas teclas deixaram de funcionar (capslock, a, s, d, f, k, l 5, 6, 0).
Já verifiquei no separador de hardware o controlador do mesmo e tá tudo bem.
Alguém pode ajudar?
Obrigado
carlos

Admin disse...

Ola Carlos,

Esse problema com as teclas trocadas ou que deixam de funcionar, já me aconteceu. Resolvi a questão com um restauro ao sistema para uma data anterior ao sucedido.

Abraço

Unknown disse...

Olá Artur,
Tudo bem?
Antes de mais, obrigado pela resposta
Vou fazer o que sugere e depois venho aqui dizer alguma coisa

Abraço
Carlos

Unknown disse...

Olá Artur
Tentei efectuar um restauro do sistema, mas a verdade é que não existe nenhum para além daquele que eu criei antes (hoje 06.05.2009) de começar.
Este mag nunca esteve ligado à net e que eu saiba nunca foi instalado nada para além daquilo que vem de raíz no mag.
Veriquei se a opção de desactivar o "restauro do sitema" estava seleccionada, mas não estava.
Não percebo porque é que o mag (já o tem à 4 meses) não criou uatomaticamente nenhum ponto de restauro ao longo deste tempo.
Existe outra forma de resolver o problema?

Abraço

Unknown disse...

Olá Artur,
Assim que puderes dar uma resposta sobre a possibilidade que exista em resolver o problema das teclas que não funcionam, e como já disse não foi possível efectuar restauro do sistema por não existir nenhum definido no mag
Agradeço a ajuda

Abraço
Carlos

Anónimo disse...

Olá a todos

Venho aqui para ver se aguem me pode ajudar...
O magalhães do meu filho está com uma avaria que não sei como resolver.
É o seguinte:
As teclas de cursor (Cima, Baixo, Direita, Esquerda) funcionam correctamente se as utilizar uma de cada vez, mas ao pressionar a tecla (cima) e a tecla (esquerda) o cursor move-se para a DIREITA!!!!
Não sei se será um problema de software ou é mesmo o teclado avariado.
Será que alguém me pode ajudar...
Obrigada a todos
IAC

Anónimo disse...

eh, pá... encontrei este blog por acaso. sou técnico de informática e posso dizer-vos que ri-me um pouco com as questões colocadas e tentativas de resolução.

vou tentar responder a todos da melhor maneira.

1. em relação à questão da internet Vodafone, não existe cabos usb de 3 entradas! existe, sim, cabo usb com "1 saída e 2 entradas" (ou vice-versa). trata-se de um cabo em que uma das pontas liga no modem e as outra duas ligam ao computador (uma para comunicar e a outra para fornecer energia auxiliar). em primeiro ligar, esse cabo deveria vir a acompanhar o modem de origem! conheço algumas pessoas com esse modem (mesmo de outros operadores) e traziam todos 2 cabos (um pequeno, com 2 pontas e um maior com 3 pontas). isso não é um cabo comum de se encontrar nas lojas, por isso acho estranho não o ter trazido de origem, principalmente se existe o problema de o modem poder não receber energia suficiente. no entanto, a ser problema de falta de energia, o hub usb alimentado (com transformador) deverá resolver esse problema.

Anónimo disse...

2. o controlo parental é um programinha muito útil! quem estiver a pensar desinstalá-lo para se livrar da chatice de ter de o desactivar sempre que queira aceder à internet, aconselho antes a configurarem esse programinha como deve ser.
entre outras coisas, ele permite definir em que períodos de tempo o computador funciona (ou não), que programas podem ser executados (ou não) e que sites da internet podem ser visitados (ou não)!
ora... por defeito, e por questões de segurança, apenas alguns sites "de confiança" estão lá listados. quer isto dizer que se a criança tentar aceder a algum site pornográfico, não vai conseguir porque esse determinado site não consta na lista de sites fidedignos!
é impossível configurar o controlo parental para o acesso à internet, mas pode dar jeito quando se quer castigar ou impôr regras aos filhos (tipo: só usas a internet quando eu (pai) quiser e/ou só acedes aos sites que eu quiser)
para quem queira ver-se "livre" do controlo parental, deverá aceder às configurações e lá definir que o controlo de sites/internet não actua ou configurá-lo de acordo com as suas preferências (definir que actua em determinados dias, ou nunca actua, etc.)

Anónimo disse...

4. "O MEU PC MAGALHÃES POR VEZES LIGA E DEPOIS NÃO DESLIGA"
ora bem... isso é um relato demasiado superficial do seu problema, pois isso de "não desliga" pode ser muita coisa! quando diz que "não desliga", o computador fica com alguma imagem no ecrã? o ponteiro do rato move-se? isso acontece tanto em windows como linux? ...?
se funciona tudo bem, ou aparentemente bem, e o problema acontece só ao encerrar, poderá ser algum programa/serviço que tenha problemas a terminar... ou até mesmo vírus. portanto, um problema difícil de diagnosticar, pelo menos assim remotamente.

Anónimo disse...

4. (nota: post anterior era resposta ao 3º problema)

se algumas teclas não funcionam, principalmente quando se trata de um grupo de teclas próximas umas das outras, o mais provável é ser o teclado danificado. basicamente, o teclado tem duas películas com algumas "pistas" de circuitos, cada pista, ou conjunto de pistas, abrange um determinado grupo de teclas. se houver algum problema com uma das pistas, é como se o circuito delas estivesse interrompido e, portanto, não comunica. também poderá ser um defeito de fabrico, em que, simplesmente, o encaixe da película não esteja devidamente conectado à placa do portátil. no entanto, isso é motivo mais que suficiente para activar a garantia.
nota: algumas avarias desse tipo poderão ser causadas por derramação de líquidos no teclado e, a verificar-se isso, a garantia não cobre os danos!

Anónimo disse...

5.
o restauro do sistema não faz milagres, muito menos quando o problema é de hardware (que aparenta ser o caso do problema anterior).
no seu caso, se resolveu o problema com um restauro, muito provavelmente foi alguma alteração que fez no windows que causou isso, ou até mesmo um vírus!
há alguns casos em que as pessoas, inadvertidamente, activam a função 'NUM LOCK', que isso activa o teclado numérico virtual. isso faz com que determinadas teclas na zona direita do teclado passem a ter a função de números! solução: desactivar o NUM LOCK, que normalmente é feito em combinação com a tecla FN.

Anónimo disse...

6.
sou sincero: eu não uso o restauro do windows, por isso tenho-o sempre desactivado e não posso adiantar muito sobre ele (com que periodicidade é que cria um ponto de restauro, por exemplo).
no entanto, sei que os restauros são criados em função das alterações que são feitas ao computador (instalar ou desinstalar programas, actualizaçõe de segurança, drivers, etc.). para criar esses pontos de restauro, o windows necessita de guardar alguma informação sobre o estado do computador, informação essa que ocupa algum espaço em disco.
ora... como isso é um grave problema dos magalhães, a criação do restauro está, só por si, algo limitada, se não mesmo impossível de ser criada, pelo menos nos computadores magalhães! portanto, seja por não ter espaço suficiente para criar pontos de restauro ou, simplesmente, por não ter havido alterações válidas para que se justifique a criação do ponto de restauro, esses não existirão!

Anónimo disse...

7.
hum... isso o cursor andar para a direita quando se pressiona as teclas CIMA e ESQUERDA, é estranho... nunca me aconteceu.
não indicou em que situação é q isso acontece (se acontece em qualquer programa, como word, excel, jogos, etc), ou se só em determinado programa, mas pode tentar o seguinte, para despistar se será problema do portátil ou apenas alguma configuração
1. inicie o computador e, em vez de Windows, escolha Linux (ou Caixa Mágica)
2. depois de iniciar o sistema, faça alguns testes em situações idênticas e veja se o problema persiste
3. se o problema não se verificar, então será alguma definição no windows que faz com que as teclas actuem dessa forma, como a função 'teclas presas', ou até mesmo um vírus
4. a função teclas presas (e outras) poderá ser desactivada em:
- Painel de controlo
- Mudar para 'vista clássica
- Opções de acessibilidade
- Em 'Teclas presas', 'Teclas lentas', 'Teclas sonoras', 'Alto contraste' e 'Rato', clique no botão definições e desmarque o visto de 'utilizar atalho' em cada uma dessas definições
5. veja se resolveu

Anónimo disse...

e pronto... espero ter ajudado com as dicas que infiquei.

como disse, sou técnico de informática (problemas de hardware, software "comum" e de vírus são a minha especialidade).

não tenho nenhum magalhães para experenciar os problemas que aqui relatam, mas todos eles (ou a maior parte) são problemas comuns de qualquer computador e não exclusivos do magalhães.

no entanto, acho um erro muito grave por parte dos "engenheiros" (entre aspas, mesmo) que conceberam os magalhães dessa forma, deixando tão pouquíssimo espaço espaço disponível no disco de sistema. aliás... o windows até traz duas partições e, da experiência que tenho, até hoje nenhum dos meus cliente fez uso dessa partição (nem sabiam o que isso é ou para que serve). mas lá os tentava dar a volta à situação com algumas operações e conselhos simples, mas que continuam a obrigar a cuidados, caso contrário facilmente voltam a ter problemas de espaço em disco!

é triste o equipamento não trazer sistema de recuperação de fábrica (a dita pen). podem crer que quando eu tiver um magalhães, a primeira coisa que lhe vou fazer vai ser limpar tudo (windows e linux) e instalar apenas o Windows e o Office, entre outras coias, tudo numa única partição (os 30GB do disco)... mas só o farei se vier acompanhado das devidas licenças (os discos de instalação são o menos...)

para terminar, aproveito para deixar o meu contacto:
xikilin@sapo.pt
o meu nome é Helder, sou técnico de informática, tenho uma pequana loja aberta ao público e... estou cá para assistências :)

cumprimentos e passem bem!

Anónimo disse...

@Anónimo
Helder

Muito obrigada pela sua ajuda.
Estive a testar o meu problema das teclas de cursor (cima+esquerda=direita) em Linux e de facto não se verifica, apenas acontece em windows.
Desmarquei então o visto de "utilizar atalho" em todos os items como me sugeriu, mas o problema ainda se mantém :(
Será que tem mais alguma sugestão?
Bom, de qualquer forma não é coisa que atrapalhe o funcionamento assim tanto, era mais usado pelo meu filho quando estava a "estudar" nos jogos de carros num site infantil, pode sempre fazer o mesmo usando o mozila em linux.
Mais uma vez muito obrigada pela sua disponibilidade e ajuda.
IAC

Anónimo disse...

@Anonimo
Helder

Já agora e só por graça.
Se ficou com vontade de rir com as as nossas perguntas e respostas, dê uma espreitadela em:

http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/01/assistencia-magalhaes.html

É bastante mais impressionante!!!

Cumprimentos
IAC

Anónimo disse...

IAC,

Se nenhuma daquelas dicas resolveu o problema, não sei mesmo o que possa ser... só vendo.
Como não tenho Magalhães (o que conheço deles é apenas da experiência que tive com os de alguns clientes), não posso, de momento, testar/simular o seu caso para ver se acontece o mesmo.
No entanto, como aqui ainda ninguém comentou o seu problema, não sei se é um problema comum/conhecido do Magalhães, ou se é um problema apenas com o seu.
Fala que isso acontece num determinado jogo de um site, mas não disse se o mesmo acontece noutros programas.
Tente, por exemplo, entrar no Excel e mover-se por várias células (quadradinhos) usando as teclas de cursor (cima, baixo, esquerda e direita). Experimente cada tecla individualmente e depois com a combinação que causa o problema no jogo (CIMA + ESQUERDA): se se mover na diagonal nessa direcção, então o problema estará relacionado com aquele jogo/site e o Internet Explorer ou outra coisa qualquer; se se mover para a direita (como no jogo), então terá de haver alguma coisa aí... mas não sei mesmo o que possa ser.
Já agora, se quiser dizer-me qual é o site e o específico jogo onde isso acontece, eu posso testar isso num computador qualquer e, quando tiver um, no Magalhães.

Helder

Anónimo disse...

IAC

O que me levou a rir dos problemas aqui relatados, foi mais o primeiro caso, em relação ao "Cabo USB de 3 entradas"... mais ainda porque foi o "técnico" da vodafone que disse.
Já agora, ficam a saber que os "técnicos" para quem ligam para os centros de assistência dos operadores são pessoas comuns, algumas que não percebem nada do assunto e que só estão lá porque não arranjam emprego noutros lados, infelizmente. Eles têm uma formação (várias!) sobre os problemas comuns, como os devem (ajudar a) resolver, mas tudo seguindo uma espécie de assistente passo-a-passo, segundo o que os "patrões" lhes mandam (ex: se o problema é X, seguir as instruções A1, A2 e A3; se o problema é Y, seguir as instruções B1, B2, B3 e B4; se o problema é Z, seguir as instruções C1, C2 e C3... e se não resolver, tem de ser um técnico a resolver pessoalmente).
Portanto, não esperem milagres quando telefonam para a assistência quando têm um problema, pois é complicado resolverem-se certos casos por telefone.

O meu conselho: se há problemas que não podem resolver de forma simples, o melhor é levarem a casas de assistência especializada. Mas, mesmo assim, muito cuidado! Há muitas e muitas casas, umas abrem do nada, com pouca experiência, e as pessoas pensam logo que "é uma casa de informática, sabem resolver o problema", mas as coisas não são assim! O mesmo se aplica a algumas grandes superfícies, onde os técnicos (mais os assistentes) são "obrigados" a perceber de tudo um pouco, mas o pouco que sabem não é suficiente para resolver muitos problemas...
Quando falo em 'assistência especializada', refiro-me a boas casas de informática, mas o ideal é, se possível, aconselharem-se com algum amigo ou familiar se conhece ou tem alguma boa referência de uma casa/loja onde possam pedir assistência e, de preferência, que não seja caro (ou, se for, ao menos que resolvam mesmo ou até melhorem o funcionamento do equipamento)


Quanto ao site que indicou... bem, tenho de perder algum tempo a ler aquilo e ver no que posso ajudar lá... mas só o faço conforme tenha disponibilidade.
Eu só dou assistência a Windows e, sinceramente, não percebo quase nada de Linux. Dei, mesmo agora uma vista de olhos por lá, e vi alguns relatos acerca de linux, coisa que tenho muito pouco àvontade (é uma questão de me familiarizar mais com ele...). Seja como for, um dia que tenha um Magalhães e-escolas, irei remover o Linux dele, porque o melhor está no Windows (Office, entre outros), mas com muito pouco espaço em disco disponível para ele...

Helder

Anónimo disse...

Helder,

Mais uma vez muito obrigada pela sua ajuda.

Quando lhe falei do outro site a minha ideia não era pedir-lhe, nem sequer sugerir que fosse lá para tentar resolver todos os problemas, sugeri apenas porque fico surreendida com a quantidade e a complexidade das perguntas e respostas! Era apenas de ponto de vista lúdico, só mesmo curiosidade.

Estes sites de apoio informático, que já se vão encontrando com alguma frequência apenas mantidos por curiosos e alguns profissionais de boa vontade, uns com mais outros com menos sabedoria, ajudam muito a resolver pequenas coisas, e é fantástico a maneira como as pessoas se ajudam apenas por prazer.

Para terminar e quanto ao estranho problema do magalhães do meu filho, não é só num jogo de um site, acontece por exemplo no desktop, no exel, etc. Em linux, no mesmo site e no mesmo jogo já não tem nenhum problema... Enfim, vou continuar a investigar a coisa, se encontrar a solução aqui virei para a explicar :)

Obrigada e até breve
IAC

Anónimo disse...

Gostaria que me ajudassem pois a minha filha desligou o Magalhães ele estava bom , mas quando o tornou a ligar abriu na escolha do ambiente, mas o teclado parece que bloqueou e não dá para ir ao Microsoft - Windows. O que posso fazer ?

Anónimo disse...

Boa tarde.
Os meus filhotes alteraram possivelmente alguma opção no arranque do Magalhães. O computador foi adquirido através da escola e tem o Linux CM12 e o WinXP instalados com controle através de Grub.

O que se passa é que o computador arranca bem, passa a fase 1.5 e no menu de escolha do sistema operativo, o pc fica inactivo, não sendo possível escolher nenhuma das opções disponíveis:
Microsoft Windows
Caixa Mágica 12 Mag
Reposição do Windows
Reposição da Caixa Mágica 12 Mag
Configuração do Sistema

Nenhuma das opções acima funciona. As teclas direccionais, habitualmente usadas para essa operação não funcionam. As teclas F1 e F2 funcionam mas apenas uma vez, isto é, depois de activadas aparece uma janela mas depois já não é possível mais nenhuma acção. A outra única tecla (para além do botão de power...) que funciona é a F3 que desliga o pc. Aparentemente mais nenhuma funciona.

Não estou a conseguir entrar na BIOS do Magalhães e isso é que é estranho! Estive na FNAC onde têm outros Magalhães à venda mas têm só o Windows instalado, e vi que era possível entrar na BIOS através da tecla (habitual...) F2 ao arrancar. Mas não neste modelo.

Será que me podem ajudar?
Provavelmente o 707 101 480 poderia ajudar-me, mas assim eu também não ficaria a saber como se resolve isto!

Se puderem dar-me algumas dicas, agradeço. Eu não sou propriamente um newbie mas este Magalhães tem estado mais entregue à minha "bicharada" para me deixarem em paz os outros "grandes"

Um abraço e obrigado desde já!

Anónimo disse...

IAC,

Tive a oportunidade de testar um magalhães, no q toca ao comportamento das teclas, e, realmente, também verifiquei a mesma anomalia de 'TECLA ESQ+CIMA' (Diagonal Esquerda/Cima) o cursor move-se para 'DIR+CIMA' (Diagonal Direita/Cima).

Portanto, trata-se de um problema comum relacionado com Magalhães e Windows, uma vez que no Linux isso não acontece (não cheguei a testar no Linux, mas como você disse que nesse ambiente não acontecia, é porque está relacionado apenas com o Windows).

É provável que haja alguma actualização por parte dos fabricantes para corrigir isso... ou talvez não.

Se descobrir algo, eu posto aqui!

Anónimo disse...

'Anónimo',

O problema 'teclado bloqueado', se bloqueou mesmo de vez, terá de activar a garantia do equipamento.

Certamente que já fez algumas outras experiências, como desligar e voltar a ligar o equipamento.

No entanto, se continua sem funcionar, verifique se quando liga o computador, se ouve algum ruído ou apitos. Se sim, então deverá ter alguma tecla bloqueada (constantemente pressionada). Se for o caso, terá de descobrir qual e desbloqueá-la. Tente dar algumas palmadas/batidas leves nas teclas, pode ajudar a desbloquear.

Se não ouve nenhum ruído ou apitos, então o problema poderá estar mesmo no teclado, ou, até, nalgum outro componente do computador (placa principal, por exemplo).

Poderá testar, para saber se o problema é do teclado, ligar um teclado USB ao computador. Se funcionar, então o problema está no teclado (ou algo directamente relacionado).


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

IAC,

Segundo informações do suporte Magalhães, a anomalia das teclas ESQ+CIMA=DIR+CIMA é causada por uma incompatibilidade com o programa E-Learning.

Se o programa for desinstalado, o problema fica resolvido.

Uma possível solução poderá passar por desactivar o programa do arranque do windows ou terminar o seu processo (premir as teclas CTRL+ALT+DEL, ir ao separador 'processos' e terminar a tarefa correspondente). De momento não sei qual é o respectivo processo/tarefa, não tenho cá magalhães para testar, mas deverá ter um nome familiar ao programa...).

Até ao momento ainda não há correcção por parte do fabricante do programa.

Helder

Assistencia Tecnica Gratis disse...

Ola Helder

Tenho reparado que tens dedicado grande parte do teu tempo a ajudar os leitores que aqui deixam as suas duvidas.

Infelizmente para os leitores e felizmente para mim, tenho outros sites/blogs que me ocupam imenso tempo e fazem com que não consiga responder a todos os comentários que aqui deixam.

Ainda bem que existem outras pessoas que têm a mesma vontade de ajudar os outros, gratuitamente, e este blog tem sido a prova de que ainda existem pessoas que ajudam os outros apenas pelo prazer de ajudar.

Da parte que me toca, e em nome de todos os leitores que já ajudas-te e ajudarás certamente no futuro, um grande MUITO OBRIGADO!!

Abraço,
Artur Ferreira

ps: tens blogs/sites? Enviei-te um email para trocarmos umas ideias ...

Anónimo disse...

@ Helder

Olá a todos, também estou no mesmo ramo que o Helder e tal como a si, a mim também me têem aparecido alguns problemas com os "MAG's". Nestas coisas dos recoverys tentei usar um programinha para clonar um hdd de um mag afim de ter uma imagem do hdd, para posteriormente, repor essa imagem noutros pcs. Mas tive problemas com o reconhecimento dos dispositivos USB nesse software. "Acrónis". é mesmo com as licensas do original, podemos sempre alterar a chave de licença no pc de destino com o "RockXP4"
O que queria saber era se já tinha tentado fazer uma coisa destas e se resultou, pedia-te ajuda... :s

Emanuel
arrepiado_20@hotmail.com

Helder disse...

Emanuel (15-06-09),

Até agora só fiz reposição uma vez. Essa situação de alterar a licença não a fiz, por 2 motivos:
1. Não pediu para alterar
2. Creio que isso não seja propriamente relevante.

Digo isto (2) porque já reparei noutros computadores OEM que a chave do sistema não corresponde à que está na etiqueta do equipamento! Legalmente, a meu ver (e creio que seja válido), o que interessa é que é que o utilizador tenha adquirido o software de forma legal (comprado, quer seja separado ou junto com o equipamento). Um bom exemplo para justificar isso, é que os equipamentos OEM vêm já com o Windows instalado e pré-activado (milhares, milhões deles exactamente iguais). Outro exemplo é que se perder os discos de instalação, poderá sempre telefonar para o fabricante e, mediante um custo, eles fornecem outros discos de instalação... e aí, garantidamente, o código de instalação (recuperação de sistema) não será o mesmo que tem no seu equipamento.

Há acordos com os fabricantes de hardware e a Microsoft para a aquisição de N licenças para distrubuição com os seus computadores, por isso vê-se nas etiquetas dos computadores de marca algo como 'Windows XP... HP', ou Windows Vista OEM Act... TOSHIBA' e nos computadores de "linha branca" apenas 'Windows XP OEM' ou 'Windows VISTA OEM'.

Por acaso já vi por alto uma ou duas vezes esse programa RockXP4, mas nunca o usei... não sei se permite alterar apenas licenças do Windows, ou se também dá para Office. Pelo menos sei que o tipo de licença a alterar tem de ser igual. Ex:
Windows XP Home OEM para Windows XP Home OEM; Windows XP Pro OEM para Windows XP Pro OEM, mas nunca dará para trocar a licença de um Windows XP Pro Corporate para Windows XP Pro OEM...
E o mesmo aplica-se a licenças Office, principalmente quando se trata de licença Basic para Professional, etc.

Já agora, se tiver interesse em investigar um pouco, tente pegar num computador qualquer de marca, que tenha trazido o Windows pré-instalado, e veja se a chave de instalação corresponde à que está impressa na etiqueta do computador... :)

Helder

Helder disse...



Para terminar este conjunto de ajudas/dicas, mais uma vez volto a apelar aos participantes que façam o favor de postarem na secção 'ASSISTÊNCIA MAGALHÃES'

A página iniciar do blog está muito confusa, além do excesso de publicade...

Para acederem à secção 'Assistência magalhães', desloquem-se até quase meio da página até ao texto com o título
"Recuperação Completa do XP e Caixa Mágica". Aí, as últimas palavras são um link com o nome assistencia magalhães e é aí que clicam para aceder à referida secção.

Depois, no final da página, cliquem em 'Mais antiga' e vão postando a partir daí...



Cumprimentos,

Helder Teixeira

Helder disse...

CORRECÇÃO (... cliquem em 'Mais recente')

No post anterior, em vez de 'Mais antiga', é 'Mais recente'



Cumprimentos,

Helder Teixeira

Anónimo disse...

ola a todos ja tentei ligar o magalhaes a net e nao consigo tenho a pen da tmn e a net fixa da zon e nao consigo liga-lo a net em nenhuma delas.
se me puderem ajudar desde ja obrigado.

Unknown disse...

bom dia,
como os outros pais, estou aqui para fazer um pedido de socorro...
o meu filho tem um portátil magalhães a funcionar perfeitamente, mas partiu o monitor... agora pergunto, valerá a pena mandar arranjar ou trocar o monitor? Quanto custará?
Se me puder ajudar antes de enviar o portátil para a assistÊncia técnica agradeço, é que o meu outro filho também tem um magalhães que está na youtsu há mais de 1 mês e até agora ainda não o temos de volta...
obrigada!
Patrícia Grade

Helder disse...

Paulo (03-07-09)
(ou Patrícia Grade),

O Display custa, na marca (AT Informática, em Leça do Balio), entre 80,00 a 90,00eur... mais custos de mão-de-obra e portes (a menos que o entregue lá em mão).

Opcionalmente, poderá optar por recorrer a alguma casa de informática que lhe faça esse serviço, mas os valores deverão ser idênticos.

Caso opte por solicitar a assistência a uma casa de informática, deixo já um apelo para que considere solicitar esse serviço a mim. Tenho uma loja de informática na zona de Vila Nova de Famalicão e presto assistência e comércio a equipamento informático. Se recorrer a mim para essa assistência, ainda lhe faço uma manutenção geral ao portátil (rastreio/limpeza de vírus, actualizações, correcções... e instalo mais umas coisitas úteis). Para essa reparação, cobro-lhe cerca de 100,00. Material facturado e com garantia. Se houver disponibilidade imediata do material em fornecedores, 3 a 5 dias úteis para reparar o equipamento.

Se quiser, os meus contactos são estes:
Helder Teixeira
Av. da Estação, 1279
4775-251 Viatodos

91 651 42 89
252 967 639
xikilin@sapo.pt

... e estará a apoiar o comércio tradicional! :)

Quanto a "valer a pena a reparação", só você sabe o valor que dá ao portátil. No mercado comum, custa cerca de 250-300eur, mas não traz muito do software que só existe no e-escolas (só Windows e Office valem cerca de 200,00eur, para não falar ainda da Diciopédia, entre outros... e o valor do próprio portátil em si!). O magalhães é um bom computador, tem plásticos e borrachas de alta qualidade, com alguma resistência acrescida a choques, só pecam pelo teclado e o modo como estão configurados os sistemas.

Bem... analise e decida (por mim, de preferência!).

Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

boas é o seguinte tenho uma prima que tem o magalhaes a cerca de 6 meses e agora nao conssigo entrar no linux alguem me podia dar uma ajuda sff. obrigado

Unknown disse...

como resolver esse problema,toda vez q eu ligo o pc aparece essa msg Del : Setup F8 : Boot Menu F12 : Network Boot Disc : Skip Memory Test .como resolver por favor o passo a passo.pq eu ñ entendo nada,valeu!!

Helder disse...

David (24-07-09),

Tem de ser mais claro na sua questão! Pelo aspecto dos itens, o computador deverá estar a parar na fase de arranque, ainda durante o post do BIOS. No entanto, se pára aí, deverá ser apresentada alguma mensagem a indicar o erro/problema (algo como 'CMOS checksum bad', 'CMOS battery low', 'HDD S.M.A.R.T. status bad', etc....), além de, possivelmente, dizer também para premir F1 (ou DEL) para entrar no setup do BIOS ou F2 para continuar.

São apenas algumas possibilidades, por isso convinha saber ao certo tudo o que aparece no seu ecrã, devidamente descriminado (linha a linha).

Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

caro helder,obrigado pela resposta! oq acontece é q quando eu ligo o pc aparece Del : Setup F8 : Boot Menu F12 : Network Boot Disc : Skip Memory Test . e fica caregando uns numeros logo acima dai depois o xp abre normalmente+ se antes eu aperta a tecla f8 por exemplo entra no setup e aparece 1 tela azul pequena q eu ñ sei oq fazer+se teclo o esc ou f12 fica corendo uns numeros e depois de alguns minutos o xp abre normalmente,ja procurei pela net e dizem ser a bios,pode m ajuda!

Helder disse...

David (29-07-09),

Sinceramente, está um pouco complicado para mim entender o seu problema, principalmente porque fala tudo seguido, sem respeitar pontuação e não fala claramente.

Diga-me: Desde o momento em que liga o computador, sem premir nenhuma tecla, o computador inicia normalmente pelo menos até ao Menu de Arranque do Magalhães)? Na sua última resposta disse que "fica carregando uns números logo acima dai depois o xp abre normalmente".
Numa situação normal, desde o momento que liga o computador até que este comece a iniciar o Windows (ou chegar até ao Menu de Arranque do Magalhães), deverá demorar cerca de 5 segundos. Se demorar mais, poderá haver algum problema, provavelmente com o Disco Rígido, ou, simplesmente, alguma definição no BIOS que torne o boot um pouco mais lento.

Se o seu Magalhães foi reparado recentemente (se lhe trocaram a Motherboard ou actualizaram o BIOS), esse é o motivo de ter o ecrã inicial diferente.

De qualquer forma, tente explicar tudo melhor, tim-tim por tim-tim, idealmente por tópicos. Exemplo:
1- Ligo o computador
2- O computador pára e tenho de premir a tecla X
3- Depois o Windows arranca normalmente
Isto que dei foi só um exemplo, mas tente ser o mais claro possível.


Helder

Anónimo disse...

Ola. Bem o magalhães tem o jogo do super tux que deixou de funcionar assim como os outros jogos didáticos. O magalhães deve ter virus porque a minha irmã colocou uma pen que tinha virus no computador dela e assim foi apagando os dados dos jogos.
Gostava de saber como poderei arranjar o pc.
Formatar ou um programa que ajudasse a retirar o virus. preciso de ajuda.
Se tiverem uma resposta para mim mandem para este mail: joana_dnz@hotmail.com

Helder disse...

Anónimo (04-08-09),

Há alguns meses atrás, existiu um vírus que afectava todos os ficheiros executáveis do Windows e, inicialmente, as primeiras soluções de alguns anti-vírus era eliminar o ficheiro infectado. Como o anti-vírus também tem ficheiros executáveis, este também ficava infectado antes de poder actuar, mesmo que sem ser da forma correcta. Ora, apagar os ficheiros executáveis era uma solução grave, pois eliminava os programas do computador e deixava-se de se poder trabalhar.
Algumas semanas depois, já havia alguns anti-vírus que corrigiam esse problema.

No entanto, há muitos estragos feitos por vírus que são irremediavelmente irrecuperáveis. É o caso de ficheiros eliminados, ficheiros alterados, etc.
Não sei ao certo o que se passou com o seu computador, mas é provável que tenha sido isso ou algo parecido, uma vez que diz que foi apagando os dados dos jogos e deixando de funcionar. Há situações de infecções de vírus que dá menos trabalho reinstalar tudo de novo, do que desinfectar e corrigir os estragos.
Infelizmente, a função de Reposição do Windows não inclui alguns programas que vêm pré-instalados de origem no computador. Por isso, se optar por esse método, fique a saber que irá apenas fica com o Windows e Office (talvez mais qualquer coisita). A Diciopédia, entre outros, serão perdidos. Alternativamente, poderá tentar arranjar uma cópia integral de um outro Magalhães e repô-la no seu. Atenção que, quer um método, quer outro, irão perder-se todos os dados (trabalhos, fotos, etc.) existentes no computador.

Procure no início deste blog (www.assistencia-gratis.blogspot.com) por um tópico relacionado com a Recuperação do Magalhães. Lá terá acesso a instruções de como fazer isso. Nunca usei esse método, mas já vi lá informações de uma leitora que diz que correu tudo muito bem. Em princípio é um processo relativamente simples, mas há alguns cuidados importantes a ter! Leia com atenção esse post antes de iniciar e, de preferência, vá acompanhando os passos num outro computador enquanto realiza as operações no Magalhães.

Depois de tudo, é conveniente que registe e active o anti-vírus do Magalhães, ou, se quiser, instale outro...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boas como todos aqui procuro ajuda para o pc magalães do meu filho, o do meu filho não é o eescolas foi sim comprado na fnac, e agora de á um tempo para cá constatei que uma das usb não tem corrente e a outra cada vez que lhe insiro algo seja rato, maquina fotografica ou a pen, seja o que for aparece uma janela no ecrãn a dizer que o usb não identificou o dispositivo para carregar nessa janela para resolver o problema mas nunca resolve diz que foi impossivél realizar a operação e entretanto desliga-se essa mesma janela...
A minha questão é se isto é caso para ativar a garantia ou o que poderá ser e como posso resolver.
Obrigado pela atenção e ajudem-me.

Helder disse...

Anónimo (13-08-0),

O seu problema pode estar a ser causado por alguma anomalia na motherboard (placa principal) do portátil, ou por algo estragado nela (estrago causado por alguém). Caso seja a primeira hipótese, obviamente o computador terá garantia e deverá activá-la para resolver o problema; Se foi estrago causado por alguém que use o computador, a garantia já não cobrirá, obviamente. Se a avaria foi causada por alguém, será relativamente simples de verificar isso. Idealmente, deverá ter outro computador para comparar visualmente as portas USB. Se não tiver, não há problema, mas terá de entender bem quando uma porta está boa ou danificada. As portas USB são compostas por 4 pinos metálicos para alimentação e transmissão de dados e a parte metálica envolvente (massa). Os 4 pinos estão assentes numa pequena barrinha de plástico. Numa situação normal:
- Tanto os pinos como essa barrinha terão de estar intactos.
- Os pinos não podem estar tortos nem a fazer contacto uns com os outros
- Nenhum dos pinos pode estar a fazer contacto com a massa (parte metálica envolvente das portas USB)
- São necessários os 4 pinos para que a porta funcione correctamente
Se verificar que algo está não está de acordo com o que disse acima, ou seja, se notar que falta algo nas portas USB, então isso foi avaria causada por alguém que utilize o computador. Normalmente as portas USB podem ser danificadas quando tentam forçar o encaixe de algum dispositovo, principalmente quando tentam conectar na posição invertida; Também podem ser danificadas quando existe algo conectado a uma porta USB e se inclina o computador, fazendo com que haja uma pressão no encaixe do dispositivo USB, acabando tanto por danificar a pora USB do computador e/ou o conector do dispositivo (é muito comum isto acontecer com PenDrives ou com os Modem USB de banda larga móvel).

Na minha experiência, creio que a avaria do seu computador foi causada por mau uso, logo a garantia não cobrirá isso. Se tivesse apenas uma porta danificada, poderia remediar o problema utilizando a outra porta e, em caso de necessidade, poderia comprar um Hub USB, que lhe permite replicar várias portas USB a partir de uma. Se ambas estão danificadas (atenção que a avaria numa porta pode levar, electronicamente, à avaria na outra, há duas soluções: reparar ou não reparar.
Se optar por reparar, terá de ser substituida a placa principal do portátil, pois as portas usb estão integradas na própria placa. Essa reparação pode ser feita no Centro de Assistência Magalhães, que fica em Leça do Balio, ou em qualquer casa de informática com condições para tal.

Se optar por reparar numa casa de informática, poderá optar pela minha, se for conveniente para si. Tenho-a situada na zona de Vila Nova de Famalicão. Os meus contactos:

Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá, e muito obrigado por os seus esclarecimentos e eu vou comparar isso com outro computador mas visto assim a olho nú e se bem percebi o que me disse realmente a que não tem corrente tem um pin parece que enfiado mais para dentro e a outra que não identifica o dispositivo parece dois mais para dentro e pelo queme disse teriam de estar todos ao mesmo nivél e realmente não estão, mas eu irei comparar com outro magalhães para ver as diferencias e se realmente eu bomfirmei bemo que me disse, nesse caso então terei de ser eu a mandar arranjar e eu mandaria com todo o gosto arranja-lo a si, só que eu moro em lisboa centro e fica umpouco fora de mão mas já agora, abusando mais um pouco acha que me pode dar uma estimativa de quanto ronda o arranjo das usb então?
Muito obrigado pela atenção e se não se importar gostava de o adicionar ao meu msm, obrigado e cumprimentos.
Atenciosamente
Sónia.

Helder disse...

Sónia (14-08-09),

Neste link poderá ver o aspecto de uma porta USB danificada, neste caso com o suporte plástico partido, mas que já é suficiente para avariar e que não se volte a poder utilizá-la, sob o risco de poder piorar a situação de todo o computador.

http://media.photobucket.com/image/broken%20usb%20port/empireofrain/2.jpg

(copie e cole o endereço no Internet Explorer para aceder ao link)

A reparação envolve a substituição de toda a Placa Principal do computador, pois está tudo integrado nela. A reparação deverá rondar os 100,00eur, incluindo Placa e Serviço.

O Centro de Assistência Magalhães na zona sul, caso seja prestado pela mesma empresa nessa zona (AT Informática), fica na seguinte morada:
PARQUE EMPRESARIAL DO PROGRESSO
ESTRADA MANUEL CORREIA LOPES ARM 4B
2785-126 SÃO DOMINGOS DE RANA
Telelefone: 214 454 439

Como disse na minha resposta anterior, isso poderá ser reparado no Centro de Assistência Magalhães ou em qualquer casa de informática qualificada. Entenda "qualificada" como sendo uma casa que consiga efectuar a intervenção no equipamento (tem de ser todo desmontado) e fornecer a peça.

São conhecidas várias situações de assistências prestadas em algumas casas de informática de forma pouco correcta, pelo que, uma vez que vive em Lisboa, recomendo recorrer ao Centro de Assistência Magalhães... ou então a alguma outra casa de informática de sua confiança.
Mesmo que a localização do Centro de Assistência fique longe de si, poderá sempre contactá-los por telefone e certamente que terão meios de recolha e entrega ao domicílio.

O meu contacto no messenger é o meu e-mail. Pode adicionar, se pretender...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá, a minha filha tem um Magalhães,e acerca de dois dias,o computador começou a fazer um baulho estranho,e quando se liga o computador,ele fica bloqueado na primeira imagem "MAGALHÃES".Para o desligar tem de ser manualmente.Agradecia a vossa ajuda. Ana

Helder disse...

Ana (17-08-09),

Em princípio, pela descrição do seu problema (parar durante o arranque e barulhos estranhos), a avaria no seu computador é com o Disco Rígido. A avaria nesse dispositivo pode acontecer por simples avaria dele, ou pode acontecer por mau trato. Quero dizer com "mau trato" quando o computador sofre quedas, pancadas ou movimentos bruscos. Sinceramente, tenho conhecido vários casos de Magalhães com problemas no Disco Rígido: uns não funcionam, tendo mesmo que ser trocados; outros dão para recuperar e vão funcionando... mas a vardade é que são vários os casos conhecidos com esse tipo de avaria.
Se o seu computador não apresenta quaisquer danos físicos e de não ter sido violado, deverá activar a garantia do aparelho. Pode fazê-lo ligando para o número que se encontra numa etiqueta na parte de baixo do portátil, ou deslocar-se pessoalmente ao centro de assistência. Tem informações sobre as localizações em www.atinformatica.pt. Se não lhe causar grande transtorno, recomendo a deslocar-se pessoalmente ao centro de assistência... com sorte, resolvem-lhe isso na hora. Leve quaisquer documentos e provas de pagamento do equipamento. E vá com algum tempo disponível, pois costumam estar bastantes pessoas em fila para serem atendidas (pelo menos em Leça do Balio).


Cumprimentos,

Helder

ivo disse...

gostava de saber onde se pode encontrar a pen de restauro do sistema do magalhaes

Helder disse...

Ivo (24-08-09),

Creio que o público não possa adquirir essa pen, mas poderá contactar o suporte através do número que está por baixo do seu portátil para esclarecer essa dúvida. Se pretende restaurar as asplicações em falta após efectuar a reposição do Windows, poderá deslocar-se ao agrupamento de escolas da sua zona, pois eles costumam ter essa pen e fazem a instalação do que for necessário.

Pode considerar dar uma vista de olhos no tópico "Recuperação do Magalhães", disponível na zona esquerda deste blog. Esse post indica os procedimentos e ferramentas necessárias para poder ter uma imagem integral do conteúdo original do Magalhães, bem como meios de o repor em caso de necessidade. A,ém disso, são retiradas as funcionalidades de "recuperação" existentes no menu de arranque, ganhando, assim, mais espaço livre no disco... e, a qualquer momento, poderá repor através do método descrito nessa secção.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olha é assim o computador magalhaes vem com o jogo super tux bloqueado e eu queria saber como desbloquea.lo??

Se alguem me podesse ajudar agradecia
que enviassem a respostas Rui_ner_eu@hotmail.com

Helder disse...

Anónimo (02-02-09),

O jogo vem bloqueado como assim? Explique-se melhor. Quando tenta arrancar o jogo, o que é que acontece? Pede-lhe alguma senha? Aparece alguma mensagem de erro? Em último caso, poderá utilizar a ferramente "Reposição Caixa Mágica", disponível no menu de arranque do computador. Atenção: a fazer, faça apenas a reposição "Caixa Mágica", pois se fizer a do Windows, perderá alguns programas pré-instalados de origem.

Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Estou com um problema no magalhaes do meu filho. Nao consegue digitar duas letras o G e o H. O que poderá ser

Helder disse...

Anónimo (16-09-09),

Muito provavelmente é avaria no teclado. A avaria pode ter sido causada por anomalia no dispositivo, ou por mau uso por parte do utilizador (fortes pressões, desencaixar e reencaixar de forma incorrecta as teclas, teclas partidas ou derrame de líquidos). Analise o seu estado físico e se achar que terá garantia, contacte a assistência através do número que está na base do portátil... caso contrário, terá de comprar um teclado novo, que custará cerca de 25eur + portes. Opcionalmente, poderá dirigir-se pessoalmente ao centro de assistência. Informações de localização em www.atinformatica.pt (secção contactos).

Se não tiver garantia, poderá optar por mim para efectuar a reparação. Tenho loja de informática na zona de V. N. Famalicão e, se lhe for conveniente, poderá contactar-me:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá a todos!!

Estou com problemas com o rato.
No Microsoft Windows trabalha muito bem na caixa Magica 12 não funciona só com rato USB externo. Já fiz o restauro da Caixa Magica mas nada, ficou tudo na mesma penso que deve faltar o controlador do rato, não sei o que fazer mais.

Obrigado.

Helder disse...

Anónimo (18-09-09),

Não tenho experiência com o Caixa Mágica (Linux), logo não vou poder ajudá-lo muito. Sinceramente, uma das hipóteses que tinha para sugerir seria mesmo fazer uma reposição a esse sistema, mas já o fez e não resultou... mas, teoricamente (e na prática) deveria resultar!
De qualquer forma, tente outra reposição, mas faça-o com o rato USB desconectado (bem como quaisquer outros periféricos). Penso que o processo de reposição seja todo em modo de texto, sem necessidade de recorrer ao rato... e depois, quando iniciar o sistema, veja se funciona. Se não funcionar, não sei mais o que lhe possa sugerir... talvez algum outro participante deste blog possa ajudá-lo, porque Linux não domino nada... :)
Em último recurso, tente obter suporte a isso com o centro de assistência (número que está por baixo do portátil).


Cumprimentos,

Helder

Carlos Mendes disse...

Boas,tenho um magalhães de um amigo e não liga, quando esta com a bateria e ligado á corrente acende as 2 ultimas luzes, quando esta ligado só á corrente só acende a penultima, o que será?

Admin disse...

@ Helder e Anonimo (o comentador que mais comenta na blogosfera ...)

Existe um colega que domina bem o Linux, que é o Capinha.

Podem visitar o blog dele e deixar lá o comentário. Visita:

http://capinha413.wordpress.com

Conheço o Capinha pessoalmente e posso garantir que ele tudo fará para os ajudar no que diz respeito a dúvidas com o Caixa Mágica ou Linux.

Infelizmente, eu tb não domino o Linux e por esse motivo, tb não posso ajudar ...

Abraços a todos,
AF

Anónimo disse...

o meu pc sofreu um pequeno acidente no visor e resultou na avaria do mesmo...ja tentei muitas vezes contactar a linha de apoio oficial mas sem resultado...gostaria de saber como fazer para receber assistencia tecnica.

agradeço uma resposta para o meu telemovel (917135562) ou para o meu mail (bmfds.afssp_030808@hotmail.com)


obrigado

Helder disse...

Club União Idanhense (21-09-09),

Muito provavelmente, a motherboard do portátil está avariada. No entanto, tente o seguinte:
- Desencaixe a bateria e veja se, assim, consegue ligar o portátil (ligado apenas com o transformador)
- Aproveite e verifique se as palhetas onde encaixa a bateria estão direitas (são 7 e deverão estar todas direitas (|||||||))
- Se possível, tente com a bateria de outro Magalhães
- Verifique as portas USB. Já vi Magalhães com uma das portas partidas, avaria causada por mau uso (tentar encaixar um rato, pen, etc. ao contrário, ou de forma forçada)

Se continuar sem conseguir fazer arrancar o computador, e se não houver indícios de mau uso do portátil, ligue para o número da assistência, ou vá lá pessoalmente com o computador. Mais informações de localização em www.atinformatica.pt.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Anónimo (21-09-09),

Se o computador sofreu um "acidente", naturalmente a garantia do equipamento fica anulada e terá de suportar os custos da reparação. Se a avaria é display partido, conte com uma reparação na ordem dos 100,00eur. Falta, no entanto, saber qual a avaria exacta.
Pode obter assistência para isso no centro de assistência (ligando para o número que tem por baixo do portátil, ou deslocando-se lá pessoalmente), como poderá optar por uma casa de informática qualificada para essa reparação.
Eu tenho uma loja de informática na zona de V. N. Famalicão e poderei fazer-lhe a reparação, se pretender. Caso opte por mim, ainda lhe faço uma manutenção geral e optimização do portátil.
Os meus contactos:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Ana disse...

ola o magalhaes da minha filha avariou já há alguns dias. Ficou sem bateria, foi a carregar e nunca mais ligou...levei-o a uma loja de reparaçoes para saber se seria do cabo de ligação mas afinal depois de ligar e fazer algum barulho disseram-me que era o disco que estava avariado.Desde então (já há uns dias)tento ligar para a linha de Apoio e a mensagem é sempre a mesma:o tempo de espera é superior a 10 minutos tente mais tarde!"Não havera outra forma de contactar estes senhores?

Helder disse...

Ana (14-10-09),

Segundo disse um participante deste blog, a melhor hora que encontrou para conseguir ligar com a assistência é às 10h00 (em ponto, segundo essa pessoa).
Eu próprio já sugeri, há uns dias/semanas atrás, que tentassem ligar ao início da manhã ou da tarde. Fora desse período, é provavel que já estejam a atender outras pessoas e que as pessoas seguintes vão ficando em fila de espera.
Tente por essa hora, ou ainda mais cedo. Se receber mensagem a dizer que só atendem a partir de determinada hora, ligue à hora que for.

Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá a todos.
Tenho 2 magalhães avariados.

Um tem o monitor partido, o outro está completamente off...

Contactei a assistência técnica. Fui atendida ao fim de 12 minutos e 32 segundos depois!

Pediram-me para enviar 2 fotos do monitor partido e vieram recolher o outro, dia 2 de Setembro, com a indicação que a reparação demorava 3 semanas.

Do monitor partido, informaram-me por mail que não estava ao abrigo da garantia, pelo que a reparação ficava por 80.81 euros.

Do outro, tendo passado o tempo de reparação, resolvi telefonar hoje. Ao fim de 14 minutos a ouvir música, informaram-me que tinham enviado um sms (que não recebi) com a indicação que o computador tinha sido aberto pelo cliente e não levava disco, pelo que não estava ao abrigo da garantia, sendo a reparação no valor de...80.81 euros... e não, não se trata de um engano. Parece ser taxa fixa para qualquer computador magalhães que "caia" nas mãos da AT INFORMÁTICA, a empresa que ganhou o exclusivo da assistência técnica do pc magalhães.

Só mais uma achega, acreditem ou não, mas porque carga de água íamos nós abrir o computador, tirar o disco e perder a garantia?!

Ana

Helder disse...

Ana (14-10-09),

Estou pasmado com a situação do computador sem disco!

A questão dos displays partidos, a verdade é que eles não se partem sozinhos. Normalmente, isso parte-se como quedas, pancadas no display ou pressão sobre ele (quer directamente, quer na tampa). Isso, logicamente, não é abrangido pela garantia, porque é má utilização do equipamento.

Quanto à situação do outro (do "sem disco"), nem sei o que dizer. Não estou a dizer que o computador tivesse sido enviado sem disco ou com disco. Como você mesma disse, o computador estava "off". Ele ficou nesse estado consigo? Será que, sem você saber, ninguém terá mexido no computador? Às vezes, quem sabe, há situações em que os filhos estragam e, sem os pais saberem, tentam arranjar, ou pedir a um amigo que arranje... e depois dá em coisas dessas. Não estou a dizer que seja o seu caso, mas há casos assims...

Seja como for, considerando que o disco ia no portátil, poderá pôr-se a hipótese de ter havido algum engano da parte deles. Este mês li um relato caricato na revista Exame Informática, a reclamar a assistência da Inforlândia (dos portáteis Insys do e-escolas). Além de falarem da grande demora nas reparações (para cima de 1 mês), falaram num caso de terem enviado o computador para reparação e de ter voltado com um disco que não era do cliente, com fotos e documentos pessoais de outra pessoa.
Portanto, vá-se lá saber se não poderá haver um engano da parte deles (ou até da transportadora, que tenha trocado etiquetas ou guias de transporte).

O facto de ser a AT Informática a prestar assistência, é porque essa empresa está directamente ligada à JP Sá Couto e também presta assistência a outra marca do e-escolas.

A reparação para o Display não está cara. Aliás, só o valor do display ronda mesmo esse valor, portanto ainda deve ter de contar com valor de portes. Eu não devo conseguir melhor preço, mas faço um serviço bem melhor que o deles, por pouco mais. Além da substituição, ainda faço uma manutenção e optimização geral ao equipamento.
Sou de V. N. Famalicão. Se pretender, ou se lhe for conveniente, poderá contactar-me. Tenho loja de informática (comércio e assistência) aberta ao público na zona. Os meus contactos:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt

Cumprimentos,

Helder

Tecnologias de Informação disse...

Forum dedicado ao Magalhaes!


www.magalhaes-pc.com

conto com o vosso apoio!

Anónimo disse...

Preciso de ajuda. O som do magalhaes do meu fico está "como se a arrastar",seja musica,video,jogos ou qualquer coisa.
Já desinstalei a diciopedia, pois pensei que pudesse falta de espaço e fizesse esse efeito lento nos sons,mas nada.
alguém sabe de alguma maneira para voltar a por o som normal?
Obrigado!

Lourenço

odus@sapo.pt

Helder disse...

Lourenço (04-11-09),

Uma possibilidade para causa do seu problema é o computador estar infectado com alguma virose. Antes de partir para uma resolução "drástica", pode tentar reinstalar os drivers da placa de som, mas não creio que resolva. Mas pode tentar na mesma. Transfira o ficheiro do seguinte link, descompacte-o e execute a instalação:
http://www.tsunamidrivers.com/downloads/notebooks/magalhaes/atom/03_Audio.zip
Se não resultar, há que tentar outras hipóteses. Uma vez que já desinstalou a Diciopédia, e caso não tenha o Magic Desktop, poderá considerar a hipótese de efectuar um restauro do Windows, através do menu de arranque do Magalhães. A funcionalidade de restauro não inclui a Diciopédia nem o Magic Desktop, entre outros utilitários (english is fun, etc.), por isso como já perdeu a Diciopédia, poderá não haver muito mais a perder. A recuperação apenas contém, salvo erro, Windows, Office e Antivírus. Atenção que ao utilizar essa funcionalidade, perderá quaisquer dados pessoais (documentos, fotos, programas extra), ficando o computador (quase) como quando o adquiriu, "como novo".
Se após a recuperação o problema persistir, então será um problema de hardware, e aí deverá activar a garantia do equipamento, caso ainda esteja abrangido.
Alternativamente, e a melhor solução, será recorrer a serviços técnicos. Eu tenho loja de informática na zona de V. N. Famalicão. Se quiser, posso dar uma vista de olhos ao equipamento sem qualquer compromisso e digo-lhe qual a causa do problema.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

o meu primo tem um Magalhães que fiz asneira e dava erro 22 do grub ao arranja lo ficou sem bateria (tava eu a apagar partições) e agora diz (ren disc / outro suporte
prima tecla para reiniciar)
Como posso agora entrar nele para o repor? respondam para o email sf
Comprimentos

pspipo@hotmail.com

Helder disse...

Anónimo (09-01-10),

Antes de mais, não deveria ter mexido nas partições, principalmente as do Caixa Mágica (Linux), pois o arranque do sistema é gerido por ele.
Embora eu não tenha experiência com Linux, o mais provável é que esse erro fosse gerado por uma falha de hardware (disco rígido, mais propriamente).
Seja como for, e uma vez que fez asneira, pode tentar fazer uma reposição seguindo os passos disponíveis neste blog (no lado esquerdo da página, clique em 'Recuperação do Magalhães' e siga as instruções). Irá precisar de algum material, bem como tempo para transferência do conteúdo. Outra hipótese é dirigir-se ao agrupamento de escolas da sua zona e pedir-lhes que lhe façam a reposição de fábrica. Se falhar a reposição, é porque o disco está mesmo com problemas e, nesse caso, deverá activar a garantia do portátil.


Cumprimentos,

Helder

A MAIA disse...

Boa tarde a todos,
O Magalhães da minha filha desligou-se de repente e nunca mais ligou ... além disso tem aquele ícone ao lado da bateria sempre aceso ...

Helder disse...

A Maia (30-01-10),

Verifique as seguintes situações:
1. Veja se as portas USB estão em bom estado. Se notar que alguma delas estã partida ou entortada, é provável que tenha feito curto-circuito e danificado a placa principal. Se for o caso, só substituindo a placa principal... reparação que passa ligeiramente dos 100,00eur.

2. Retire, com cuidado, a bateria do portátil e veja se os pinos dourados onde a bateria faz contacto estão em condições. É um total de 7 pinos. Se algum dos pinos estiver partido, só substituindo a placa principal se consegue reparação. A menos que um habilidoso em electrónica consiga remediar isso... mas dará algum trabalho. Outra hipótese é algum desses pinos estar torto. Se for o caso, endireite-o com ajuda de uma faca pontiaguda, ou algo do género.

Ambos as situações são avarias que não estão cobertas pela garantia, pois são avarias por mau uso do equipamento. Da minha experiência, suspeito de problema com as portas USB...
Por outro lado, se está tudo aparentemente bem, contacte a garantia do equipamento, através do número na base do portátil.


Cumprimentos,

Helder

Xcakes disse...

boa tarde o meu magalhaes deixou de ligar ,nao liga com bateria nem ligado a corrente sera que alguem me podera ajudar

Helder disse...

Alexandra (12-01-10),

Existem várias causas possíveis para essa avaria. Comece por verificar o seguinte:
1. Olhe para as portas USB. Se alguma delas estiver partida ou danificada, muito provavelmente terá feito curto-circuito e queimado a Placa Principal, impedindo o computador de funcionar por completo. Se for o caso, a reparação não será coberta pela garantia e terá de suportar os custos. A reparação passará ligeiramente dos 100,00eur.
2. Retire a bateria do portátil e olhe para os pinos dourados onde ela encaixa. São um total de 7 pinos. Se algum deles estiver torto, tente endireitá-lo com ajuda de algum objecto e veja se já consegue ligar o portátil. Se conseguir, óptimo, mas tenha mais cuidado daqui para a frente e evite retirar a bateria do portátil, a menos que seja mesmo necessário. Se estiver algum pino partido, é avaria por mau uso e não terá garantia. É possível que se consiga "inventar" alguma coisa para remediar isso, metendo outras chapinhas... mas não será simples.
3. Verifique se o transformador encaixa bem e firmemente no portátil. Se notar alguma folga, ou se a tomada cnde conecta a ponta do transformador estiver partida/danificada, é por isso que não consegue fazer o computador trabalhar nem com carregador nem com bateria, por esta estar completamente descarregada. Para excluir dúvidas, experimente outra bateria no portátil, previamente carregada. Tente pedir a um amigo ou familiar que lhe empreste uma, só para testar.
4. Também é possível que o carregador esteja avariado. Se com solução N.º 3 conseguiu ligar o portátil, então experimente o seu carregador noutro portátil, idealmente sem bateria, a ver se consegue ligá-lo. Se o seu carregador não funcionar noutro portátil, é porque está avariado. A avaria nos transformadores pode ocorrer por defeito ou por mau uso/problemas eléctricos. Não lhe sei dizer o tempo de garantia para o carregador, mas há marcas que apenas dão 6 meses de garantia a esse tipo de dispositivos, precisamente porque estão sujeitos a várias condições de funcionamento. Se for problema do carregador, tente ligar para a assistência, através do número que está na base do portátil, a ver se consegue obter garantia dele, caso se aplique.

Se verificar que nenhuma das hipóteses se aplica à sua avaria, então pode ser algum defeito do portátil. Nesse caso, ligue para a garantia.
Reparações fora de garantia podem ser feitas em qualquer casa de informática com meios para tal. Se tiver alguma de sua confiança, tente obter diagnósticos da avaria e preços de reparação. Se viver próximo da zona de V. N. Famalicão, ou se lhe for conveniente, pode solicitar a reparação na minha loja. Faço diagnóstico grátis.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

luin disse...

boas eu tenho um problema com msn quando estou a ter uma video chamada, o som tem um ruido estranho que quaze nao se percebe as pessoas, mas fora do msn ouvice bem musica e filmes acho estranho no windows live fazer aquele ruido, faltara alguma driver?e qual? obrigado.

Helder disse...

Luin (26-03-10),

Se se refere ao computador Magalhães, eu próprio já me deparei com essa situação e tentei algumas soluções, inclusivé alteração dos drivers da placa de som, mas sem sucesso. Ainda não tive grande oportunidade para analisar isso a fundo, mas um dia que tenha, e caso consiga solução, poderei postar isso aqui neste blog.
Até lá, nada a fazer, pelo menos que eu conheça...


Cumprimentos,

Helder

André Breda disse...

Eu não tive esses problemas...
Consegui resolve-los todos.
A sugestão que vou dar para ter só o windows é se tiverem um cd original do xp:
Formatar as partições do Linux
Criar uma partição para recuperação
com drivers (em www.suportemagalhaes.com)e docs
Depois reinstalar o xp.
Já o fiz muitas vezes...

Bruno disse...

Boas a todos,
comprei um Magalhães usado para o meu filho. Quando o ligamos e logo depois de carregar em F11 to resume, aparece uma indicação a dizer: CURRENT password. Tenho impressão que será a pass da bios, mas como não sei fazer o flash à bios, é impossível seguir.
Alguma ajuda é bem vinda.
Fica um link onde tenho um video a mostrar o tema.
Obrigado a todos.
link: http://www.youtube.com/watch?v=bamT6QDimH4

Helder disse...

ozone1pt (26-04-10),

Respondi à sua questão por e-mail, porque envolve alguns passos algo arriscados e que convém serem feitos por alguém que entenda o que está a fazer. À parte disso, pela mensagem que lhe surge antes do F1, deduzo que exista algum problema com o Disco Rígido, Motherboard, ou incorrecta configuração do Disco no BIOS.


Cumprimentos,

Helder

Ariana disse...

ja tentei de todas as formas postadas sobre as teclas trocadas nenhuma funcionou. o meu problema é o seguinte
as teclas a,e,s,z ñ funciona
i=ui
n=n/
m=m,

por favor me ajudem

Anónimo disse...

Boas tardes, visto que nao há muita informação disponivel na net, venho colocar o problema.. o magalhaes nao funciona o teclado nem o rato, mas se for no linux funciona bem, fiz a reparação do sistema e continua igual... alguma sugestao ou ja alguem teve esse problema?

Cumprimentos
Helder Silva
helderguigo@hotmail.com

Helder disse...

Ariana (12-07-10),

Pelos sintomas, é anomalia no teclado. Mas... também pode ser problema com a Placa Principal. Digo isto por experiência própria, já me aconteceu um problema idêntico num portátil Asus. De início tinha reclamado uma avaria e, mediante isso, foi trocado o Teclado e a Placa Principal. Quando voltou, algumas teclas tinham preciamente um comportamento idêntico ao seu: ao premir algumas teclas, o resultado eram 2 ou 3 caracteres.

Se sabe (ou acha) que a avaria NÃO foi causada por mau uso do portátil, recomendo que contacte a garantia do equipamento, se ainda tiver, ligando para o número que se encontra na base. Algumas das causas possíveis para essa avaria (por mau uso) são: derrames de líquidos ou pancadas.Também é possível que seja apenas o teclado mal encaixado, mas isso terá de ser visto por entendidos!

Por outro lado, se a avaria foi causada por mau uso e, principalmente, se isso é visível, então a garantia não cobre os danos e terá de suportar os custos da reparação.

Seja como for, eu tenho estabelecimento informática na zona de V. N. Famalicão. Se quiser, posso analisar o portátil sem custos.
Contacte-me para qualquer informação:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Helder Silva (12-07-10),

Sinceramente, acho que já tive um problema desses... embora só com o rato. Já foi há algum tempo, por isso não me lembro ao certo do que fiz para corrigir o problema, mas deverá ter sido algo como isto que digo a seguir. De qualquer forma, se não resultar, tem sempre a hipótese de fazer um novo restauro.
1. Clique com o botão direito do rato sobre 'O meu computador' > Propriedades
2. Na caixa que surge, clique no separador 'Hardware' e no botão [Gestor de dispositivos]
3. Na janela 'Gestor de dispositivos', clique no [+] junto a 'Ratos e outros dispositivos apontadores'
4. Dentro dele, deverá estar um controlador referente ao rato (não sei qual ao certo, não tenho aqui nenhum Magalhães de momento). Dê duplo clique sobre ele.
5. Surge uma nova caixa com o nome 'Propriedades de (nome do rato)'. Clique no separador 'Controlador' e depois no botão [Actualizar controlador...]
6. No assistente que surge, seleccione a opção 'Não, não desta vez' e clique em [Seguinte>]
7. Seleccione a opção 'Instalar a partir de uma lista ou de uma localização específica (avançadas) e clique em [Seguinte>]
8. Seleccione a opção 'Não procurar. Eu escolherei o controlador a instalar' e clique em [Seguinte>]
9. Surge-lhe uma caixa com a lista de hardware compatível (não desmarque o "visto" de 'Mostrar hardware compatível'). Nessa lista, por defeito está seleccionado o controlador utilizado actualmente pelo rato.
10. Seleccione um dos outros controladores (o que lhe parecer mais "simples" (Rato compatível com PS/2, por ex)) e clique em [Seguinte>]
11. É iniciado o processo de actualização/alteração do driver. Quando terminar, clique em [Concluir]
12. Reinicie o computador e veja se resultou.

Se não resultou, siga novamente todos os passos e seleccione outro tipo de controlador (Passo 10) e volte a tentar. Faça o mesmo para o teclado.

Depois de concluir e ter isso a funcinar, é provável que isso volte a funcionar se voltar a reinstalar o driver que tinha originalmente... mas sem certeza. Até porque ao utilizar drivers alternativos, é possível que fique sem alguma funcionalidade (do teclado e/ou do rato).

Se nada disto adiantar, então faça uma reposição ao Windows e contacte a garantia do equipamento, ligando para o número que está na base do portátil.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Helder Silva (12-07-10),

Sinceramente, acho que já tive um problema desses... embora só com o rato. Já foi há algum tempo, por isso não me lembro ao certo do que fiz para corrigir o problema, mas deverá ter sido algo como isto que digo a seguir. De qualquer forma, se não resultar, tem sempre a hipótese de fazer um novo restauro.
1. Clique com o botão direito do rato sobre 'O meu computador' > Propriedades
2. Na caixa que surge, clique no separador 'Hardware' e no botão [Gestor de dispositivos]
3. Na janela 'Gestor de dispositivos', clique no [+] junto a 'Ratos e outros dispositivos apontadores'
4. Dentro dele, deverá estar um controlador referente ao rato (não sei qual ao certo, não tenho aqui nenhum Magalhães de momento). Dê duplo clique sobre ele.
5. Surge uma nova caixa com o nome 'Propriedades de (nome do rato)'. Clique no separador 'Controlador' e depois no botão [Actualizar controlador...]
6. No assistente que surge, seleccione a opção 'Não, não desta vez' e clique em [Seguinte>]
7. Seleccione a opção 'Instalar a partir de uma lista ou de uma localização específica (avançadas) e clique em [Seguinte>]
8. Seleccione a opção 'Não procurar. Eu escolherei o controlador a instalar' e clique em [Seguinte>]
9. Surge-lhe uma caixa com a lista de hardware compatível (não desmarque o "visto" de 'Mostrar hardware compatível'). Nessa lista, por defeito está seleccionado o controlador utilizado actualmente pelo rato.
10. Seleccione um dos outros controladores (o que lhe parecer mais "simples" (Rato compatível com PS/2, por ex)) e clique em [Seguinte>]
11. É iniciado o processo de actualização/alteração do driver. Quando terminar, clique em [Concluir]
12. Reinicie o computador e veja se resultou.

Se não resultou, siga novamente todos os passos e seleccione outro tipo de controlador (Passo 10) e volte a tentar. Faça o mesmo para o teclado.

Depois de concluir e ter isso a funcinar, é provável que isso volte a funcionar se voltar a reinstalar o driver que tinha originalmente... mas sem certeza. Até porque ao utilizar drivers alternativos, é possível que fique sem alguma funcionalidade (do teclado e/ou do rato).

Se nada disto adiantar, então faça uma reposição ao Windows e contacte a garantia do equipamento, ligando para o número que está na base do portátil.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá a todos! sou técnico de ELECTRÒNICA (espero que entendam a difrença) e trabalho a uns anos na àrea da informática. Em casa possuo uma pequena "workshop", onde reparo portáteis, ou seja, motherboards, inverters, fontes de alimentação,etç. Isto são reparações que envolvem soldar componentes SMS (pequenos chips,transistores,condensadores...)eestão muitas vezes fora do alcance de um técnico de hardware. Contudo, tenho tido algum sucesso, e a maioria das reparações que faço, dura! Tenho recebido, ultimamente muitos magalhães! Acho que é um computador muito bom, para o preço a que foi colocado. Está, sem sombra de dúvida muito bem equipado. O reparo que tenciono aqui fazer, é que muitas vezes (quase sempre) o problema é má utilização! Estes pequenos netbooks, deveriam ser mais robustos, pois estão em mãos de CRIANÇAS! E as crianças deixam-nos cair, tapam a ventilação com autocolantes (existe uma pequena ventoinha que arrefece o processador), partem a ligação DC do alimentador, ou as soldaduras do mesmo, e partem os LCD's e teclados com muita facilidade. Já para não falar dos inumeros derrames de leite com chocolate, e sumos sobre o mesmo. É que o Sr. Primeiro-Ministro foi à TV mostrar que se podia entornar água em cima do equipamento, e toda a gente ficou convencida que aquilo é a prova de fluidos. Talvez seja resistente, mas adormecer todos os dias com um copo de leite e o magalhães, dá um resultado pouco desejado! Apenas 2, de mais de meia centena que já me passaram pelas mãos (fora de garantia, claro!), ficaram sem remédio. Um partido deles partido em 2 partes. Quanto a configurações, 30Gb é muito pouco, e sim é possivel instalar o Windows XP Home(usando a licença original e activação da microsoft), numa partição que use o disco "inteiro". Apenas deverá ter o cuidado de remover todas as partições com um aplicativo de reparticionamento, tipo Partition Magic, ou Acronis Disk Director. È de salientar que todos os aplicativos e partições de recuperação, vão deseparecer, mas consegue-se um bom resultado final, e pode-se personalizar o netbook. No geral, muitos dos problemas inicias, tendem a desaparecer. Quanto a riscos nos ecrãns, teclas soltas, ou que não funcionam, é pouco provavel que se resolvam com esta "formatação". O magalhães tem de facto um problema com as suas portas USB. Em dispositivos que requerem mais de 250mA, como as pens 3G, ele tende a não suportar a potencia exigida. Contudo, vim a verificar, que por vezes, o facto de estar ligado ao carregador, pode ajudar! Estou disponivel para ajuda a todo vós. Email pedrodaniellopesferreira@gmail.com

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

estou com problemas no pc da minha filha pois ele nao liga e aparece um erro pois diz que falta um ficheiro ou esta danificado o ficheiro e (\system32\hal.dll. se me poderem ajudar agradesso

Helder disse...

Anónimo (15-09-10),

Como a mensagem indica, esse ficheiro está em falta ou danificado. O mais provável é que o Disco Rígido esteja com problemas, mas também pode ser Memória RAM avariada (interpretar os dados incorrectamente).
Se o computador estiver dentro de garantia, recomendo que a active. Para tal, ligue para o número que se encontra na base do portátil. Caso contrário, terá de suportar os custos da reparação e poderá fazê-lo em qualquer casa de informática de sua confiança, com meios para tal.
Pode tentar, ainda, uma reparação por si mesmo, embora, a ser problema de hardware, seja um remedeio... e mais cedo ou mais tarde voltará a ter problemas. No menu de arranque do Magalhães, tem uma opção 'Reposição do Windows'. Se a selecionar, isso irá proceder à reinstalação do Windows, mas irá perder alguns dos programas pré-instalados de fábrica (Diciopédia, Magic Desktop, entre outros), mas poderá obtê-los recorrendo ao agrupamento de escolas da sua zona. Mas (ATENÇÃO), ao fazer a reposição do Windows, irá perder todos os dados pessoais (documentos, fotos, etc.)! Se tem dados importantes que queira salvaguardar antes de proceder com a reparação, consulte uma casa de informática para que lhe retirem os ficheiros que lhe interessam para uma pen, CD, DVD...


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Tenho um magalhães que veio ha pouco tempo de arranjar teclado novo e não carregava a bateria (computador muito resistente ah ah partiu uma solda e não foi usado pelo hugo chaves enfim) neste momento o relogio não permite configuração parou em 2002 e mantém a data e as horas que lhe apetece já tentei modificar e ele volta ao mesmo, agradecia ajuda obrigado

Helder disse...

Manuel (23-10-10),

O Magalhães não é nem nunca foi à prova de choque, como muitos rumores dizem. Na verdade é, indiscutivelmente, um portátil com alguma resistência a nível de plásticos, mas não é um brinquedo! Há que ter cuidados com ele.

Quanto ao seu problema:
Provavelmente, na reparação foi removida a pilha da BIOS, pelo que perdeu algumas definições gravadas, como a data/hora.
Quando tenta alterar isso no Windows, o programa Parents Carefree (controlo parental) impede a alteração da data/hora por questões de segurança. Para definir uma nova data/hora, desactive primeiro o controlo parental, altere a data e depois, se desejar, pode reactivar o controlo parental.
Outr forma é alterar a data na BIOS, premindo a tecla [DEL] quando liga o computador. Mas, mais simples é dentro do Windows. Siga estes passos:
- Depois de iniciar o Windows, junto às horas encontra um ícone verde em forma de "P"
- Clique sobre ele, escolha Modo de controlo > Desligado
- Altere, agora, a data e hora do Windows
- E pronto, problema resolvido

Se isso não resultar, se a data e hora continuarem a não ficar gravadas, então será problema com a pilha. Pode estar desconectada, gasta, ou até mesmo ser algum problema com a própria motherboard do computador.
Tente a solução que indiquei. Se não resultar, tente obter garantia do equipamento. As reparações costumam ter 3 meses de garantia, quando o problema está directamente relacionado com a reparação feita.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

OI eu tanho um magalhaes mas parece que depois de algum tempo tanho problemas !!!
o magalhaes liga bem mas depois em ves de continuar o arranque nao .
eu ligo aparece MAGALHAES o meu primeiro portatil ou coisa assim .
depois em ves de aparecer para escolher windows ou caixa magica nao nao arranca e fica por a i !!
EU desmonteio vê se tinha fio cortados ou desligados e nao estava tudo bem !! so podes ser erro enfurmatico depois de ficar para a i 3 minutos aparece asseguir erro fatal !!! o que fasso para arranjar esta porcaria ??!

Helder disse...

tiagocosta1977 (20-11-10),

Tudo indica para que se trate de problema no Disco Rígido. Embora não indique com clareza, dá-me a entender que depois de ter desmontado o portátil o sintoma foi diferente (antes não arrancava, depois passou a dar o "erro fatal").

Se consegue chegar ao menu de arranque do Magalhães, onde selecionado o sistema a arrancar, escolha a opção de reposição do sistema afectado. Atenção que isso irá limpar todos os dados pessoais (documentos, fotos, etc.), mas, se tudo correr bem, o computador ficará a funcionar. Ainda assim, isso não impossibilita a hipótese de que o disco esteja com problemas. Se ao fim de algum tempo voltar a ter problemas semelhantes, o disco terá de ser reparado ou substituído.

Seja como for, e como em qualquer computador, o melhor é recorrer a serviços técnicos para que lhe analisem o problema e, se possível, possam orçamentar sem compromisso.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

os meus filhos tenham magalhaes a minha filha deixo de cair levei para assistencia tecnica para ver o que aconteceu diserom que tem trocar o disko i partiu ecrã preso de disko 45evros o do ecrã 75 para mim é muito carro eu sou de aveiro tem nas qualquer lojas do aveiro estas pesas para comprar mais baratu porque que tem arranjar i tambem do meu filho.
com os melhores comprimentos.

Anónimo disse...

se ajudava me agradesia porque é 1 ano que a minha filha n~~ao usa magalhães i a mina filha é dificiente para estudos dela è muito importante eu sou estranjeira i peço desculpa por erros.
o meu mail è firuzaraupova@hotmail.com

Helder disse...

Anónimo (01-12-10),

Tanto o preço do disco como do ecrã que lhe deram estão baratos, comparando com preços que conheço noutras casas. Garanto-lhe que pelo menos o Disco Rígido está mais barato do que o que consigo para mim neste momento. Mesmo o ecrã está barato.

Há muita gente que descura o valor e capacidades do Magalhães, mas a verdade é que isso é um computador autêntico e o seu preço comum de mercado é cerca de 250eur.

Já agora, uma dica:
Na experiência que tenho, muitas das avarias nos discos dos Magalhães tratam-se apenas de mau contacto. Além disso, em grande parte dos casos é possível reparar o disco. Por isso, convinha certificar-se de que o disco tem mesmo de ser substituído ou se dá para reparar (ou, até, se se trata de um simples mau contacto).


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

firuzaraupova@hotmail.com (01-12-10),

Não é explícito na sua questão, dá-me a entender que tem o Magalhães avariado. Uma vez que está no estrangeiro, dificilmente o conseguirá reparar da forma ideal (em português e mantendo os programas originais).
Dependendo da avaria, se o portátil se encontrar dentro de garantia, recomendo que a active. Apenas terá de enviá-lo para o centro de reparação oficial (em Portugal). Se já não estiver dentro de garantia, terá de suportar os custos da reparação, mas, obviamente, há que saber primeiro qual a avaria. Sei que nas comunidades portuguesas no estrangeiro costuma haver sempre um "artista" que perceba minimamente bem de informática, que talvez possa ajudar alguma coisa...

Seja como for, convinha saber mais detalhes daquilo que se passa com o computador:
- Tem alguma peça partida?
- O sistema não arranca?
- Ouve ruídos esquisitos?
- Está lento?
- Bloqueia?
- Aparece alguma mensagem de erro?
- ...

É necessário saber o máximo de detalhes para que lhe possa tentar ajudar da melhor forma.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

firuzaraupova@hotmail.com
as 2 mensagens eram meus que disse tenho 2 filhos i esta avariado tambem do meu filho, problema: apar ece mensagem erro, primera ves o meu filho consigiu arranjar mas a segunda ves não seu disse me que para abrir tem saber qual quer codigo ele ainda tem só 12anos mas preseba muito bem se me agudava agradesia se não tem pagar

Anónimo disse...

firuzaraupova@hotmail.com
como pode reparar o disku i cushta mais barato de que comprar novo

Helder disse...

firuzaraupova@hotmail.com (02-12-10),

Se o problema é no Disco, pode ter reparação, mas só analisando poderei dizer com certeza se o mesmo terá ou não reparação.

Quanto a Disco novo, o preço pode variar de estabelecimento para estabelecimento. Na altura que sairam para o mercado, o preço típico rondaria os 70-80 euros. No entanto, já vi relatos de algumas pessoas que conseguem comprá-los por menos de 50,00euros.

Mesmo que consiga adquirir o disco a bom preço, será sempre necessário reinstalar-lhe o software novamente.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

boa noite
o magalhaes da minha filha, perdeu o som, pelos auscultores do portatil. já veriquei se estava tudo ligado e está tudo ok. qd ponho os phones funciona bem. alguem tem uma dica para resolver esta questão? clero que já liguei varias vezes para o tal 707 mas sem resultado.
meu mail é falcao.marta@gmail.com
Marta

Anónimo disse...

boa tarde o meu filho tem 12 anos i ele precebe e sabe mais o menos dos computadores para idade dele tem algums cursos ou algums estudos

Helder disse...

Marta (05-12-10),

Se o som não sai pelas colunas do portátil e sai se conectar uns phones/auscultadores, então o mais provável é que o problema seja com a tomada onde conecta os phones.

Numa situação normal, quando conecta uns phones o som das colunas do computador é cortado, de forma a ouvir apenas pelos phones. Ora, o que provavelmente está a acontecer, é que o som das colunas está definitivamente cortado por alguma anomalia que existe na tomada. Nunca reparei nenhuma tomada dessas. Talvez algum entendido em electrónica o consiga fazer. Na pior das hipóteses, caso seja impossível reparar a tomada, é provável que se possa remediá-la de forma a que seja possível dar som novamente nas colunas.

Por essa avaria, escusa de perder tempo (e dinheiro) a ligar para o centro de assistência, pois não lhe vão resolver nada.

Já agora... embora sem certeza, há uma (pequena) hipótese de o problema ser de software. Para despistar, inicie o computador no Caixa Mágica e veja se o problema também é igual. Se sim, então é problema de hardware; se não, então será alguma configuração incorrecta no Windows que esteja a causar isso.

Analise e depois diga os resultados.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa Tarde. Eu gostaria alguem me pudesse esclarecer.
Quando entro no msn e faço uma chamada de video a pessoa que esta do outro lado consegue ouvir tudo oque falo e eu nao.
Ja verifiquei o som e estatudo ligado nao percebo o porque de nao ouvir nada na video chamada.Gostaria de obter resposta. Muito obrigada.

Helder disse...

Anónimo (10-02-11),

Diz que já verificou o som e que está tudo ligado, mas faça os seguintes testes:
1. Abra o Windows Media Player e reproduza um ficheiro de som. Se ouvir, então estará tudo bem com a placa de som/sua configuração; se não, então existe algum problema
2. Vá ao Painel de Controlo e dê duplo clique no ícone Sons e dispositivos de áudio
3. Na caixa que surge, clique em [Avançadas] na secção 'Volume do dispositivo
4. Surge uma caixa com controlos de volume. Ponha tudo no máximo, principalmente a secção Wave e Controlo de volume, certificando-se de que todas as opções Sem som estão desmarcadas
5. Feche essa caixa e clique em [OK] na caixa que abriu no passo 3
6. No Messenger, prima a tecla [Alt] uma vez. Surge-se umas opções de menu
6. Clique no menu Ferramentas e na opção Configuração de áudio e vídeo...
7. No assistente que surge, por defeito estará defindido Predefinição para micro e colunas. Sem mexer nisso, clique no botão [Testar] e verifique se ouve algum som. Além disso, sopre ou fale junto ao micro e verifique se uma barrinha se movimenta, indicando o estao de captação de áudio
8. Se utilizar auscultadores/colunas e/ou microfone USB, no passo anterior, em vez de Predefinição, ecolha Personalizar, defina os canais de entrada e de saída e volte a testar
9. Clique em [Seguinte] e em [Concluir]

Se algum dos passos que indiquei falhar, diga qual e tentam-se outras hipóteses...


Cumprimentos,

Helder

russo disse...

tambem estou com problemas com o magalhaes da minha filha estou a instalar o windows e por acaso o magalhaes nao aparece o disco duro e nao tenho como encontralo ,por isso se alguem tem alguma soluçao agradecia q ajudassem

sertas disse...

tenho um enorme problema com o MAG da minha pequena .estou a instalar o windows com uma pen ate ai tudo bem.começo o programa de instalaçao.idioma ,formato da hora e moeda ,teclado .seguinte termos de licencia atualizaçoes,complementos etc..a seguir pede-me donde instalar windows e o magalhaes nao reconhece o disco duro .q tenho q fazer

russo disse...

nao consigo entrar na bios do magalhas tem um password como desbloquear

Helder disse...

russo (22-03-11),

Uma forma simples de saber se o computador detecta o disco é premir a tecla F11 durante ou logo após o logotipo do Magalhães (logo após ligar o computador, enquanto tem o logotipo do Magalhães, prima várias vezes a tecla F11). Surgirá, então, um quadro com uma lista dos vários dispositivos possíveis de arranque. Se o disco não aparecer nessa lista (normalmente chama-se HS030GB ou HS040GB), então não está a ser detectado. Pode estar avariado ou com mau contacto.

Se for avariado, só levando novo. Mas, na melhor das hipóteses, será só um mau contacto. No entanto, tanto o disco, como a fita e os respectivos conectores são bastante frágeis. Se forem mal manuseados, danifica-os irremediavelmente. Se possível, contacte uma casa de informática (ou algum conhecido/amigo seu) que entenda da matéria e peça, simplesmente, que lhe retire o disco do portátil, desconecte a fita (tanto da board como do disco), volte a conectá-la e colocar de volta o disco no sítio. É um processo simples para quem sabe, demora 1 ou 2 minutos a fazer.

Se tiver sorte, o disco voltará a dar sinais de vida. Caso contrário, terá de ser substituído.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

sertas (22-03-11),

Tente seguir as instruções que dei na minha resposta anterior ao russo.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

russo (22-03-11),

Já tive conhecimento de uma ou duas situações de password no BIOS dos Magalhães. Não posso afirmar como ela foi activada: se por mão humana ou falha no dispositivo.

No entanto, numa das vezes, cheguei a contactar o fabricante e, segundo eles, a password pode ser removida se se desligar a pilha da motherboard. Até seria simples, porque a pilha está relativamente de fácil aceso. No entanto, ela está conectada por um fio à Motherboard numa parte inacessível de forma fácil. Tem de se despontar o portátil por completo para aceder a essa parte.

Mas, antes de tentar isso (se quiser aventurar-se), veja a resposta anterior que lhe dei. Presumo que queira aceder ao BIOS para verificar se o disco está a ser detectado. Com aquele pequeno "truque" também dá para saber...


Cumprimentos,

Helder

Djoy disse...

Ola. Meu magalhães não inicia.
aparece uma mensagem perguntando; se desejo iniciá-lo normalmente
ou pelo modo de recuperação de arranque.
independente de qual eu escolho ele arranca e depois a parece a mensagem: STOP: C000021a (erro fatal do sistema)
o processo de sistema session Manager Initialization foi concluido de forma de forma inesperada com um estado de 0xC000009a (0x00000000 0x00000000).
O sistema foi desligado.

A partir dai não consigo fazer nada.
Por favor, podes me ajudar.
Desde ja agradeço.

Hekld disse...

Djoy (29-03-11),

Muito provavelmente o sistema foi infectado com alguma virose e infectou ou alterou ficheiros do sistema e/ou registo do Windows.

Tudo tem reparação, mas não é simples. Se não tem dados importantes no computador (fotos, documentos, etc.), recomendo que faça uma reposição ao sistema Windows. No menu de arranque, selecione a respectiva opção e siga as instruções.
Se tiver dados importantes, caso não disponha de outro meio para arrancar o computador (através de um sistema isolado em CD/DVD ou Pen), o melhor é recorrer a uma casa de informática e expor a situação.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Djoy (29-03-11),

Muito provavelmente o sistema foi infectado com alguma virose e infectou ou alterou ficheiros do sistema e/ou registo do Windows.

Tudo tem reparação, mas não é simples. Se não tem dados importantes no computador (fotos, documentos, etc.), recomendo que faça uma reposição ao sistema Windows. No menu de arranque, selecione a respectiva opção e siga as instruções.
Se tiver dados importantes, caso não disponha de outro meio para arrancar o computador (através de um sistema isolado em CD/DVD ou Pen), o melhor é recorrer a uma casa de informática e expor a situação.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

boa tarde
a caixa magica do meu magalhaes
nao da
eu carrego la para ela abrir, aparece-me o ecra azul e uma barra a começar a preenxer-se que e para abrir so que essa barra bloqueia e ja nao abre a caixa magica
agradecia que me pudessem ajudar
obrigado

Helder disse...

Anónimo (23-07-11),

É provável tratar-se de problema no Disco Rígido. Uma reinstalação poderá resolver temporariamente o problema.

Se não tiver nada de importante a guardar (ficheiros pessoais, como documentos, fotos, etc.) no Caixa Mágica, recomendo que proceda à reposição original desse sistema.
Para isso, selecione a opção 'Reposição Caixa Mágica' no menu de arranque do Magalhães e siga as instruções. Se em algum passo pedir a password de administrador/super-utilizador, é pte2010.

Como disse, caso se trate de problema no disco, isso poderá resolver temporariamente o problema, enquanto a parte afectada não for atingida novamente. Se a reposição falhar, então terá solicitar a reparação do disco ou, caso não dê para reparar, a substituição do disco.


Cumprimentos,

Helder

1º passeio da carros antigos carnide disse...

OLA BOM DIA O MAGALHAES DO MEU IRMAO ESTA COM UM PROBLEMA AO LIGAR O PC NAO APARECE NADA NO ECRA E TB NAO SE OUVE O COMPUTADOR A TRABALHAR MAS ELE ACENDE A LUZ DE COMO ESTA A TRABALHAR GOSTARIA DE RESOLVER O PROBLEMA

Helder disse...

1º passeio da carros antigos carnide (01-08-11),

Isso é sintomas de problemas na motherboard. Na melhor das hipóteses dá para reparar/remediar a board, caso contrário terá de levar nova.
Nessas situações de avaria, o mais comum é que avariem através de má utilização das portas USB. As do Magalhães são algo frágeis e partem-se com alguma facilidade se se conectar um dispositivo ao contrário ou indevidamente.

Olhe para as portas USB e veja se estão ambas aparentemente em condições. Se verificar que uma delas (ou ambas) está mal, está aí a causa da avaria. Se estiver apenas torta (inclinada para baixo) e der para endireitar, faça-o com ajuda de uma chave de fendas pequena ou algo do género, mas com cuidado. Certifique-se de que os 4 pinos metálicos não fiquem a fazer contacto com a parte metálica envolvente do conector.

Se a porta estiver partida e os pinos estiverem a fazer contacto (curto-circuito) com a parte metálica da porta, então tente primeiro aliviar o contacto. Provavelmente necessitará de uma pinça, alicate pequeno, chave de fendas pequena, etc..
É provável que seja necessário desmontar a board toda para se conseguir fazer isso em condições.

Depois de desfazer/aliviar os contactos, tente ligar o portátil. Se ligar, teve sorte. É possível que as portas USB deixem de funcionar, ou que passem a funcionar de forma mais lenta. Se continuar sem ligar, pode ser que a placa já esteja queimada ou que a causa da avaria seja outra.

Sei que existem muitos casos de pessoas que têm Magalhães encostados com ecrã partido e que não os quiseram reparar. Se conhecer algum caso desses, pode tentar negociar a motherboard (caso esteja boa).

Idealmente, quer num caso ou noutro, o melhro é levar isso a uma casa de informática, se possível que lhe façam um orçamento grátis.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá, como estás?
Ótima a tua colaboração com estes posts sobre o Magalhães!
Um de meus amigos está tendo problemas com seu Magalhães. Há alguns dias, ao ser ligado, por 2 vezes ele abriu tudo normal. No dia seguinte, ao ser ligado, o portátil somente mostrou àquela publicidade do Magalhães que surge no início e mais nada. A seguir, surge um ecrã escuro com informações, como estas:

PXE-E51: No DHCP or proxyDHCP offers were received
PXE-MOF: Exiting PXE ROM

reboot and select proper boot device or insert boot media in selected boot
device and press a key

Reiniciamos várias vezes e não resolveu. Tentamos fazer com que abrisse a parte do modo de segurança/iniciar com última configuração correta, mas não foi possível. Por favor, qual é o problema, que temos que fazer?
Gratos pela atenção e colaboração!
Mário RM

Helder disse...

Mário RM (08-08-11),

Trata-se de uma avaria comum nos Magalhães MG1 e manifesta-se ao de algum tempo. Na melhor das hipóteses trata-se de um mau contacto; na pior das hipóteses é, normalmente, o disco avariado (digo normalmente porque pode ser problema da fita ou motherboard, embora pouco provável).

Alguns posts acima, mais propriamente no dia 23-03-11, dei uma resposta a Russo, explicando o que deveria fazer.
Também tem uma explicação passo-a-passo aqui (copie e cole o endereço numa janela do Internet Explorer):
http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/02/ligar-pc-magalhaes-como-ligar-portatil.html
, numa resposta que dei no dia 28-12-2010 a Emanuel Ribeiro.

Como poderá ler nas respostas, volto a frisar que se trata de uma operação simples e rápida, mas muito delicada. Se fizer algo mal, pode danificar irremediavelmente algum dos componentes ou o próprio portátil.
Se possível, solicite essa operação numa casa de informática ou a alguém entendido. Eu não cobro nada por essa operação e faço-a na hora (cerca de 2 minutos).

Se no fim da operação notar que o som do Windows fica "aos soluços" ou "engasgado", é sinal de problema no Disco Rígido. Nesse caso, será preciso repará-lo. Caso a reparação não resulte, só substituindo o disco. Tanto na reparação como na substituição, será, depois, preciso reinstalar todo o software.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

OLÁ,
O MEU MAGALHÃES NÃO LIGA, EU LIGO À CORRENTE E ELE SÓ ACENDE 5 LUZ CERCA DE 10 SEGUNDOS, E SE O TIRAR DA CORENTE SIMPLESMENTE NÃO ACENDE NENHUMA LUZ.
AJUDEI - ME

Helder disse...

Anónimo (12-08-11),

Os sintomas não são bons...
Verifique o seguinte:
1. Retire a bateria e veja se os pinos (no portátil) onde ela encaixa estão todos e em bom estado (direitos). São 7 pinos ao todo. Se faltar algum, provavelmente é por isso que ele não "se aguenta" só com bateria (sem carregador). Se estiverem tortos, tente endireitá-los com algo pontiagudo, mas com muito cuidado porque são pinos frágeis
2. Olhe para as portas USB. Se notar que estão partidas ou danificadas, quase de certeza que é por isso que ele não funciona. Se estiverem apenas tortas (patilha de plástico inclinada para baixo), tente endireitá-las com ajuda de uma chave de fendas, de forma a que os pinos deixem de fazer contacto (curto-circuito) com a parte metálica envolvente. Se as portas já estiverem muito danificadas, com os pinos em mau estado, tente ao máximo colocá-los em posição de forma a que não façam curto-circuito com a parte metálica envolvente. Se não conseguir, leve isso a uma casa de informática ou técnico de electrónica para que tente fazer algo por isso. Na melhor das hipóteses o computador só não funcionava por causa desse curto-circuito; na pior das hipóteses a placa do Magalhães já estará queimada e só substituindo por outra


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

O meu Magalhães arranca e da a seguinte informação:
Gnu GRUB version 0.97(639 lower/1039040k upper memory)
(Minimal bash-like line editing is supported.for the first word,TAB lists possible command completions.Anywhere else TAB list the possible completions of a defice/filename.)

grub>_
carreguei no f11 e da me referencia ao disco.

agradecia que me ajudassem.

Helder disse...

Anónimo (04-09-11),

Essa mensagem está relacionada com o arranque do Magalhães que é gerido pelo Linux (Caixa Mágica). Infelizmente os meus conhecimentos de Linux são quase zero, pelo que não poderei ajudá-lo com dicas para contornar esse problema. Em princípio isso será sinal de alguma deficiência física no Disco Rígido, mas pode tratar-se apenas de fichiros.

O melhor que tem a fazer é dirigir-se à escola ou agrupamento de escolas da sua zona e solicitar que lhe reinstalem o software original. Se depois disso verificar que o computador não funciona como deveria ou se voltar a ter problemas idênticos, é sinal de falha de hardware (Disco Rígido). Nesse caso, será necessário reparar o Disco (se for possível) ou substituí-lo. Isso é feito em casas de informática.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá!
Antes de mais, os meus parabéns pelo trabalho desenvolvido.

Gostaria de saber se é possível remover o linux e ocupar todo o espaço do pc apenas com um sistema operativo (windows xp). Agradecia se me explicassem como fazê-lo.

Cimprimentos

Helder disse...

Anónimo (15-09-11),

Sim, é possível fazê-lo e pode ser feito de 2 formas:

1. Formatando o disco de raíz e instalar apenas o Windows XP
2. Eliminar as partições de Linux, redimensionar (e mover, se necessário) as partições do Windows e alterar o gestor de arranque para Windows.

A opção 1 é a menos complexa, mas mais demorada. Precisará de uma Drive de CD USB e Disco do Windows XP. Depois é só proceder à instalação normal do Windows, eliminando todas as partições durante o processo de instalação e atribuindo a totalidade do disco para o Windows;

A opção 2 é mais complexa e exige mais ferramentas. Precisará de:
- Programa para gerir e dimensionar partições (Parted Magic, Partition Master, por ex)
- Drive CD USB
- CD do Windows XP

Já fiz uma operação dessas (2) uma vez e correu bem. Não me recordo dos comandos exactos para definir a gestão do arranque para o Windows, mas vou explicar-lhe de forma básica o que fazer. Depois, se estiver mesmo interessado, poderei pesquisar quais os comandos a empregar.
Ora, então, o procedimento começa pelo seguinte:
1. No Windows, instalar o programa de gestão de partições
2. Com o programa de partições, eliminar as que pertencem ao Linux e redimensionar (e mover, se necessário) a partição do Windows. (Ao fazer isso, o computador ficará apenas com Windows, mas deixará de arrancar porque o arranque era gerido pelo Linux)
3. Reiniciar o computador e arrancar com o CD do Windows
4. Através da consola, executar alguns comandos para criar o boot no disco.

Depois disso, o computador arrancará automaticamente com o Windows. É uma solução prática para quem queira manter tudo o que tem no Windows (software e dados) sem ter de reinstalar tudo de novo.


Cumprimentos,

Helder

,mario disse...

O magalhaes do meu primo funcionava normalmente até que um dia começou a sair fumo da entrada do cabo o cabo ficou queimado, exprimentei com outro cabo tambem ficou queimado queria saber se alguem tem um tuturial para o arranjar

obrigado.

Helder disse...

,mario (29-10-11),

Presumo que com "cabo" queira dizer transformador.
Se com outro transformador aconteceu o mesmo, o mais provável é que o problema esteja no conetor da motherboard. Pode estar partido e a gerar curto-circuito dentro, ou então haver outra avaria na motherboard.

Contacte uma casa de informática para lhe diagnosticarem a avaria, se possível sem compromisso.


Cumprimentos,

Helder

Sergio disse...

Boa tarde estou com um problema no Magalhães do meu filho . As teclas estão trocadas ou seja carrego no "t"aparece o "'", carrego no "d"aparece "~d",carrego no "c"aparece "ºc",etc.. Gostava de saber se existe alguma solução para este problema .

Obrigado

Helder disse...

Sergio (20-11-11),

Pelos sintomas, diria que se trata de avaria no teclado. Não lhe posso dar a certeza porque no único caso igual que tive pessoalmente a marca trocou-me o computador (foi um Asus). Se não for problema de teclado, então será de Motherboard.

No meu caso, o computador foi para reparar em garantia (Motherboard) e tinha o Teclado sem algumas teclas. Concordei com o valor de troca do Teclado, mas demorou quase 1 mês a vir de reparação. Quando o recebi, deparei-me com a anomalia do Teclado (problema igualzinho ao seu). Voltei a reclamar, recolheram a máquina e depois deram-me uma nova, ligeiramente melhor.

Se o computador estiver dentro de garantia, ative-a, ligando para a linha de apoio (o número está na base do portátil).
Caso a garantia já tenha expirado, o melhor que pode fazer é tentar obter um orçamento de reparação numa casa de informática, se possível sem compromisso.

Há uma hipótese remota de se tratar de mau contacto do teclado, mas na experiência que tive com o Asus não era isso. Fiquei foi sem saber se era avaria no Teclado ou na Placa do computador. Caso o portátil esteja fora de garantia, se tiver outro portátil igual e tiver o mínimo de conhecimentos para desmontar o teclado, pode experimentar trocá-los e fazer a experiência. Assim já ficaria a saber qual a avaria...


Cumprimentos,

Helder

bruno disse...

Muito bom dia , o pc magalhaes do meu irmaos esta avariado n sei o ke se passa.kuando agente vai para abrir a net ou o word ou outro programa em vez de abrir um desses k agente escolhe nao vai abrir o word pad . porque?? se me pode se ajudar...

Helder disse...

Bruno (13-12-11),

Isso são sintomas de vírus. Recomendo que efetue uma reposição ao software ou que contacte uma casa de informática para resolver o problema.

Alternativamente, pode tentar recorrer ao agrupamento de escolas da sua zona e solicitar que lhe efetuem a reposição do software (em princípio é gratuíto nas escolas).


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Bem eu apenas gostava de aqui indicar para aquelas pessoas k ja nao tem o magalhaes dentro da garantia e tiverem poucos conhecimentos informaticos que posso por o magalhaes a funcionar cm um portatil normal,ou seja so com um sistema operativo com a totalidade do disco e 30 a 40% mais rapidez do q qq computador novo com estas caracteristicas!Ja o fiz para o MG1-MG2...Sou da zona matosinhos..Deixem o contacto a quem estiver interessado..

Bunny Tsukino disse...

o meu magalhães faz um barulho de relogio com os ponteiros aa trabalhar eu já abri a chapa dele substitui a dita "fitinha" que ás vezes vai para sima do disco rigido eu tambem coloquei lá fitacola no disco rigido para ele parar de saltar. era o que dizia no magalan profissonal manual.le no entanto eu substitui o ecrã por um ecrã tatil para magalhães
qual é o probelema?
Digam-me

Bunny Tsukino disse...

e o meu magalhães tambem não traz caixa mágica nem super tux

Helder disse...

Bunnny Tsukino (29-03-12),

Ou eu entendi mal a(s) sua(s) avaria(s), ou explicou-se mal.
A fita vai para cima do disco? Colocou fita cola para ele parar de saltar? ...

Numa situação normal, a fita não salta fora do seu encaixe. Se isso acontece é porque está mal encaixada ou o conetor está danificado. Já vi casos de pessoas aparecerem no meu estabelecimento com a patilha que suporta/prende a fita no disco partida. Quando isso acontece, só se se conseguir firmar a fita de alguma maneira, de forma a que ela consiga fazer o devido contacto nos pinos... o que não é fácil (nem fica a 100%, porque com o tempo o contacto há-de desfazer-se). Quanto à fita cola para que o disco não salte, essa também não percebi. De origem, os Magalhães trazem uma borracha de suporte para acomodar o disco no seu compartimento. Isso é o suficiente para mantê-lo fixo, bem como protegê-lo de algumas pancadas/vibrações.

O "tic-tac" que ouve vem do disco rígido. Na melhor das hipóteses trata-se de mau contacto nos conetores, pelo que deverá rever os contactos/conexões. Na pior das hipóteses é o disco avariado. Nesse caso só substituindo-o por outro. Pode, ainda, ser problema de uma das outras partes: fita ou motherboard, mas pouco provável...

Quanto à segunda questão (não trazer Caixa Mágica nem SuperTux), de origem os Magalhães vêm equipados com esse sistema e respetivo software. Se o seu não tem é porque foi alterado.
Tem duas alternativas: instalar o SuperTux para Windows, caso seja apenas o SuperTux que lhe interesse (pode transferi-lo a partir de http://supertux.googlecode.com/files/supertux-0.3.3b-win32.exe), ou reinstalar o Caixa Mágica do Magalhães.
Se pretender fazê-lo, dirija-se ao agrupamento de escolas da sua zona e solicite que lhe reinstalem o software de origem.


Cumprimentos,

Helder

Luis silva disse...

Mt boa tarde.
parabens pelo Excelente blog e a entre-ajuda nele contida
Já o vi e revi,mas não vi nenhum q tivesse exactamente o mesmo problema q o Magalhães do meu filho e q jà fora do meu sobrinho
O q aparece no ecrã é o seguinte.

PXE-E61: Media test failure,chec cable
PXE-MOF: Exiting PXE ROM

reboot and select proper boot device or insert boot media in selected boot
device and press a key

provavelmente ,jà respondeu,mas desculpe,n encontrei
mt obrigado

Luis Silva

Helder disse...

Luís Silva (04-04-12),

Não sei se respondeu ao problema dessa mensagem específica, mas trata-se do mesmo problema comum aos MG1.

Tal como falei noutras situações, na melhor das hipóteses trata-se de um mau contacto no disco rígido; na pior das hipóteses é o disco avariado.

A reparação (em caso de mau contacto) é simples e rápida para quem sabe, mas é muito delicada. Se for feita por quem não saiba, pode avariar irremediavelmente o disco ou o próprio computador. Portanto, a menos que saibda oq ue está a fazer, recomendo que leve isso a um técnico ou casa de informática e, se possível, que lhe façam a intervenção na hora (demora cerca de 2 minutos). Tenho estabelecimento informática em Famalicão e faço essa intervenção gratuitamente.

Ainda assim, mesmo que com a resolução do mau contacto, é possível que o disco esteja na mesma com problemas. Se notar lentidão no desempenho da máquina ou arrastão no som, é sinal de problema do disco.

Mas primeiro veja-se se existe mau contacto. Se quiser tentar a reparação por si, posso indicar-lhe alguns links úteis para outros posts neste blog. Volto a altertar para o risco de poder danificar os componentes se for mal executada! Siga os passos nestes links:
http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/02/ligar-pc-magalhaes-como-ligar-portatil.html
- Resposta a Eduardo em 08-11-2010
- Resposta a Emanuel Ribeiro em 28-12-2010


http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/03/linha-apoio-tecnico-magalhaes.html
- Resposta a Jorge Vicente em 23-07-2011



Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

o meu magalhaes 2 nao consegue entrar no ambiente de trabalho. liga e depois de algum tempo aparece uma pagina esquezita com varias letras. o que posso fazer para o ligar? obg. comprimentos

Helder disse...

Anónimo (15-04-12),

É-me impossível ajudá-lo sem qualquer informação técnica. Diga-me qual a mensagem que lhe aparece no ecrã.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

o meu computador magalhaes nao funciona e eu fui a uma loja e disseram me que era o disco avariado mas tambem e muinto caro e disseram me que uma pen faxia o mesmo efeito do disco mas eu nao sei como colocar o windows e o resto na pen!

Helder disse...

Anónimo (07-09-12),

O ideal é o computador trabalhar com Disco Rígido. É mais rápido e mais cómodo, além de que com uma Pen está sempre sujeito a parti-la com o uso normal do computador.

Muita gente ignora os valores das reparações nos Magalhães (pelo menos dos e-escolinha) porque só lhes custou 50eur (ou 20eur ou até mesmo de borla). A verdade é que o Magalhães é um computador normal (mais pequeno e limitado, óbvio), tem um valor de mercado na ordem dos 300eur e leva peças como os outros: tem Motherboard, Processador, Memória RAM, Disco, Ecrã... e essas peças custam dinheiro, além da mão de obra!

Quanto à instalação numa Pen, duvido que o consiga fazer de forma fácil. Isto porque:
- Não sei se o método de instalação normal do Windows permite a instalação em dispositivos USB
- A pen terá de ter no mínimo uns 16GB para uma utilização minimamente aceitável
- A pen terá de ser de alto desempenho e, mesmo assim, creio que não será suficiente para uma utilização fluida
- Precisará de uma drive de CD USB (e CD do Windows) para instalar, ou, alternativamente, uma pen costumizada com os ficheiros de instalação do Windows

Devem existir algumas imagens do Windows em formato pendrive (talvez apelidados de Mini Windows XP), mas com drivers genéricos. Isto quer dizer que terá muita limitação de uso. Ou seja, não terá drivers de Placa Gráfica, Placa de Rede (Wireless), Placa de Som...

Resumindo, o ideal será mesmo arranjar um Disco Rígido. Talvez consiga arranjar isso usado. Há muitos casos de pessoas que têm Magalhães avariados (com ecrãs partidos, boards avariadas, etc) encostados em casa. Se conhecer alguém que tenha um desses com e que o disco ainda esteja bom, tente negociar.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

tentei negociar o dico mas nao encontrei ninguem para o faxer se me pudesse ajudar com o processo de pen ficaria muito grato!

Helder disse...

Anónimo (29-09-12),

Não lhe disse isso na resposta anterior, mas eu não tenho experiência com esse tipo de sistemas de arranque por pen.

Pode dar uma olhada neste site ( pesquisar outros idênticos):
http://www.youtube.com/watch?v=cfcxda7Szo8
Esse é um exemplo de um sistema de arranque genérico, com algumas ferramentas de diagnóstico. Não é o ideal, e talvaz até nem sirva para o fim que pretende, mas é uma possível solução.

A outra, mas nunca testei nem sei se é possível, é fazer a instalação com um CD normal do Windows e, aquando do momento de selecionar a unidade de destino, definir a pen. Mas isso só resultará se a pen for reconhecida no momento da instalação. Caso contrário, não funcionará.
Sei que os leitores de cartões comuns são reconhecidos no momento da instalação do Windows. Os leitores de cartões têm interface USB. Por isso, pode ser que seja possível que uma pen seja detetada.
Por falar em leitores de cartões, pode também experimentar se no momento da instalação do Windows ele deteta o leitor de cartões. Se sim, então até será melhor utilizar um cartão de memória (de alta capacidade e desempenho) do que uma pen.

Para essas operações, se forem possíveis, irá necessitar de uma drive de CD/DVD USB e de um CD do Windows.

E mesmo que no início da instalação do Windows ele não detete a Pen USB nem o Leitor de Cartões, se calhar até existe meio de lhe adicionar os drivers para que sejam detetados. Não acredito que existam drivers para essa finalidade, mas se calhar até se conseguiria "inventar" qualquer coisa. Para isso, iria precisar, também, de uma drive de Disquetes USB ou criar um CD de instalação do Windows personalizado já com esses drivers incluídos de raíz.


Cumprimentos,

Helder

Rúben Pereira disse...

Ola , o disco rigido do meu magalhaes nao funcionava , liguei o com linux atraves de uma pen mas agora quero formata lo para instalar o ubuntu 14.10 e nao consigo , da erro na formataçao á alguma sugestao ppara este problema?

Anónimo disse...

Boa tarde,
Comprei o novo magalhães 4 há cerca de uma semana. Procedi às instalações pedidas e às atualizações e, a partir daí, ocorreu o seguinte problema: após cerca de 10 a 12 minutos de funcionamento, o computador bloqueia, seguido de um sinal sonoro estridente (noutras vezes não se ouve), o computador desliga-se e volta a reiniciar. Isto sistemáticamente após os10 a 12 minutos de funcionamento. Troquei o computador por outro (na worten, em lojas diferentes) e, surpresa, o mesmo problema. Agora não sei o que faça. Poderão ajudar-me com este problema?...

Anónimo disse...

Olá!Eu tenho 11 anos!um dia eu pos o cabo de um comando no usb....mas não tava a conseguir....então fiz tanta força qe entrou....mas dpois quando eu tirei....o monitor começou a dar os risquinhos e ate agora não dá...so as vezes ele aparece..mas depois vica com os risquinhos denovo.....como que eu faço pra tirar esses riquinhos do meu monitor???

Helder disse...

Anónimo (20-12-12),

Ainda não me passou pelas mãos nenhum Magalhães 4. Se a anomalia aconteceu com 2 computadores e exatamente nas mesmas condições (após instalação de atualizações), presumo que se trate de uma anomalia de software, embora também possa ser hardware.

Possivelmente atualizando algum driver ou atualização de BIOS possa resolver o problema. No entanto, deverá ter garantia contra esse defeito.

Antes de mais, deverá ser efetuada (por si) uma reposição de fábrica ao software, para despistar possíveis problemas de software. Depois disso, se o problema continuar, a marca é obrigada a resolver-lhe o problema.

Lamento não poder ajudá-lo mais que isto, mas há situações que só analisando pessoalmente consigo perceber melhor.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Anónimo (23-12-12),

Se o conetor USB foi para dentro, certamente afetou alguma coisa internamente. As portas USB têm energia. Portanto, além da hipótese de um dos pinos estar a fazer contacto com outro componente, também pode estar a haver algum curto-circuito ou até ter algum componente dentro danificado.

Isso terá de ser visto por técnicos qualificados para analisarem a gravidade da avaria e proceder à possível reparação.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa noite possuo um Magalhães 1 e gostaria de saber se o mesmo consegue ler cartões micro sd desde que com adaptador sd, visto que já testei o cartão no Magalhães e sem efeito, sendo que já testei o cartão noutro pc e funcionou correctamente. Se possível gostava que me disponibilizassem as drives referentes ao leitor de cartões visto que não se encontram no site do Magalhães.
Muito obrigada

Helder disse...

Joana Sofia (22-01-13),

Não tenho nenhum MG1 de momento para testar essa situação.
Não me recordo de ter testado algum cartão SD no Magalhães, mas duvido que tenha problemas de drivers. Por isso, se o computador nunca foi formatado (ou se foi, mas com o método de reposição original), o problema deve ser outro.

É provável que se trate de uma limitação do leitor. Melhor dizendo, ele pode não ser compatível com o seu cartão (limite de capacidade, velocidade/classe ou tipo).

Pode tentar, se conseguir, testar esse cartão num outro Magalhães que esteja de origem a nível de drivers (ou com instalação original) ou arranjar um cartão mais antigo para tirar dúvidas.

Se depois de testar conforme puder continuar sem sucesso, volte a colocar questão aqui no blog e eu tento arranjar um MG1 e um cartão SD ou Micro-SD com adaptador para testar.

Se pretende drivers para o leitor e não encontra disponível no site oficial, pode sempre colocar lá essa questão e ver se eles lhe disponibilizam isso.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá. Eu formatei o meu magalhães, e quando liguei-o escolhi a opção windows, e
apareceu escrito que era impossível liga-lo porque system32\hal.dll. estava em falta, e não sei como instala-lo. Se possível contacte o meu e-mail: bernardojss4@hotmail.com