25.6.08

Segurança no Computador

Segurança no computador. O seu computador está seguro? Segure o seu PC. Previna-se contra as invasões. Para se assegurar, que a segurança no seu computador / portátil é salvaguardada, basta seguir os passos em baixo. Recomendações gratuitas, sobre como prevenir ataques ao seu computador pessoal, e como fazer para melhorar a seguranca no PC.

A segurança no seu computador começa por si !

É isso mesmo, se pensar melhor, a segurança do seu computador começa na sua pessoa, ou seja, somos nós que decidimos se o computador é seguro. Somos nós que prevenimos que o computador seja atacado, infectado, violado e outras formas de perder a segurança no computador.

Para segurar o seu computador, basta seguir os passos em baixo. Recomendações gratuitas, sobre como prevenir ataques ao seu computador.


1º Passo

Formatar disco / Criar várias partições


O 1º passo consiste em criar várias partições no disco para o caso de termos emule, torrents, backups, outros, e para uma melhor gestão do disco.

ex:

1ª part = C:
Disco = 15GB
2ª part = D: Backup = 20GB
3ª part = E: emule = 20GB
4ª part = F: torrents = 20GB
3ª part = G: outros = +20GB


O que quero dizer, é que caso tenha que voltar a formatar a partição C:, por causa de algum virus ou outra situação, não necessita de formatar todo o disco, apenas a partição C:

Mais, continua a ter as outras partições intactas, o que acelera o processo de reinstalação de toda a informação.

Também é vantajoso quando corre o antivirus, ou seja, apenas necessita fazer um scan numa só partição (emule, torrents, C:). Isso torna a execução do scan muito + rápido, e "time is money"


2º passo

Instalar Antivírus e Firewall

Como já foi mencionado no post anterior, antes de ligar à net, convém ter instalados ambos:

AVAST Anti-Virus
Download do Avast Home Edition

SpyBot Anti-Spyware
Download do SpyBot Search & Destroy

Caso não os tenham instalado ainda, façam o download dos dois, guardem os ficheiros numa pasta, desliguem da internet, e instalem os dois programas. Mais tarde, depois de instalado o antivírus AVAST, vamos ligar à net pois vai ser necessário o registo no site AVAST, para recebermos a chave (key) por email. Essa chave tem um ano de validade. Apesar de ser um software gratuito, é necessário o registo e trocar a chave de ano a ano (será sempre enviada para a conta de email que dermos ao registar).


3º passo

Password na conta de Utilizador / Administrador


Em seguida, vamos reiniciar o pc, clicar em F8 durante o arranque, e vamos entrar em modo de segurança (não escolham o modo de segurança em rede, não é necessário).

Ok, agora vamos confirmar se a conta de Administador tem password. Tem? Óptimo. Não tem? Estamos mal ...

O erro nº 1. Quando compramos um PC, colocamos password na nossa conta. E ficamos convencidos que ninguém entra, porque só nós sabemos a password.

Pois, guess what? Quem souber um pouco de segurança, consegue entrar pela conta do Administrador, e fazer o que quer no seu computador, inclusive mudar a sua password, impossibilianto-o de voltar a aceder à sua conta. Pois é!!

Criar Password Conta Administrador / Utilizador

Então, vamos repetir o processo mencionado em cima,
para criar uma password na conta do Administrador e outra "pass" na sua conta, caso ainda não as tenha criado.

  1. Arranque
  2. F8
  3. Entrar na conta Administrador
  4. Painel de Controlo
  5. Contas de Utilizador
  6. Conta Admin
  7. Criar Password
  8. Conta Utilizador
  9. Criar Password
  10. Reiniciar

Desta maneira já não existe a possibilidade de entrarem pela conta de Administrator. Não se esqueçam de apontar e guardar a "pass" num local seguro.


De seguida, vamos a Iniciar/Painel de controle/Contas de utilizadores e vamos criar uma password.
Para maior segurança utilize nºs (234), letras (aAbB) e símbolos (*+%#).

Já está? Agora, caso ainda não tenha, criamos uma password na sua conta de utilizador.
A sua conta é do tipo administrador? Convém que seja, para não dar conflitos mais tarde.


4º passo

Instalar Anti-Spyware


Outra das pragas dos dias de hoje. Não esquecer que normalmente o anti-spyware que vem com a suite antivirus/firewall não é suficiente para proteger o seu computador.

Pode ter vários anti-spywares instalados, pois certos spywares não são detectados por uns e são detectados por outros.

Recomendo BPS-Antispyware, Spyware Doctor, Spy Sweeper.
Tenho preferência pelo SpywareDoctor, pois detecta a maioria dos spywares mais recentes.

Caso tenham algumas dúvidas que gostariam de ver esclarecidas, não se esqueçam, postem o comentário que logo respondo. Estou "sempre em cima" do processo.

Beneficia o blog, e todos os seus utilizadores, pois pode haver assuntos que são duvidas gerais, que todos têm, e basta penas um post para ficar acessível a futuras consultas.

Sponsored by klub24


K24 - 24H x 7dias. Sempre ao dispor ...




Queres aprender como criar um blog e montar o teu próprio negócio?

.
Eu vivo do rendimento que os meus blogs geram.

Larguei o meu emprego como vendedor de móveis para me dedicar aos blogs à 5 anos atrás.

Passados 3 meses a blogar, já ganhava mais como blogger do que no meu antigo emprego.

Qualquer pessoa pode aprender como criar um blog e montar o seu negócio na internet.


Existe um Curso de Internet Marketing que te ensina tudo, mesmo que não saibas nada !!!

Podes ver aqui um video gratis sobre o sistema de blogging.

Mais informaçãoes aqui:
tutovideogratis-banner

21 comentários:

Anónimo disse...

Gostei deste post,mto prático e seguro,para qualquer pessoa se basear e começar a utilizar o PC com segurança.
Gostaria de tirar uma dúvida,quanto às partições.Se eu criar uma partição para o torrent,ou emule,ou lime ou oq seja...nessa partição eu tb tenho que instalar o programa certo?Mas e quando eu formatar a partição C: eu terei que reinstalar o emule na partição E por causa do caminho do SO? Já tive problemas onde,ao instalar um jogo numa partição diferente do SO,qdo eu formatava o C: e ia iniciar o jogo,ele dizia que nao tinha caminho especificado para o SO,tendo que reinstalar o jogo na outra partição novamente.
Se puder,favor esclarecer-me quanto à essa parte.

Grato,
Leandro

Anónimo disse...

Leandro,

Relativamente à questão que colocas-te, ao instalares um programa numa partição que não seja a C:, e depois aos formatares essa partição, pode acontecer teres que instalar o programa ou jogo novamente.

No entanto, quando voltares a instalar, o programa vai dizer que a pasta ja existe e perguntar se desejas substituir a pasta, basta dizer que não.

Isso faz com que não percas os ficheiros que tens nessa pasta ou o jogo que tinhas.

OK? Duvidas? Manda vir ....

Abraços,

Artur

LETÍCIA CASTRO disse...

Olá, Klub. Vou tentar responder ao que vc perguntou lá no Babel.
Os indexadores, a grande maioria, trazem atualização automática via feed (nos posts dou essa informação), por isso os posts sobem manualmente. Pelo que vi até agora, é possível subir o post uma única vez, quando é feito manualmente, e as redes não os consideram como spams.
Tb pelo que percebi com a experiência, nenhum indexador traz nofollow e alguns apresentam um dofollow bem eficiente, como o BlogBlogs do Brasil. O Babel passou a constar até que rapidamente na primeira página do Google, já que a estratégia sempre foi tentar se misturar aos blogs populares e pegar carona no ranking dele.
No entanto, logo começou a aparecer no Google por si só, exatamente depois de inseri-lo no buscador.
Na minha opinião, pelo que tenho experimentado, o segredo parece ser participar mesmo.
Espero ter ajudado.
Beijo!
Letícia.
http://babelpontocom.blogspot.com

Admin disse...

Ola Leticia.
Obrigado pelo comentário e pela dica, colega. Gosto de saber que tenho alguém com quem possa partilhar informação.

Bjs,
Artur

Anónimo disse...

As teclas com números a azul escrevem sempre os números e eu preciso delas, como apagar a casa com um 1, nos sinais luminosos?

Obrigado

Anónimo disse...

Como faço para tirar a opção: Qdo abro a internet: Internet Explore fornecido por yahoo. Demora muito meu PC e W.XP, Obrigada,Sonia

Anónimo disse...

olá, por favor preciso de uma ajudinha, já estou morrendo de dor de cabeça de tanto quebrar a cabeça com isso, é que todos os videos q coloco pra rodar pode ser no windows media player ou clássico sempre fica de cabeça pra baixo, pode parecer simples mas não entendo, me ajude vou ficar maluca!

Helder disse...

Anónimo (28-08-11),

Se isso acontece em qualquer player, muito provavelmente isso se deve a uma alteração que fez em algum dos utilitários de codecs.

Como não sei qual o pacote de codecs que está a utilizar, recomendo que dê uma vista de olhos pelo que tem instalado e o que dá para parametrizar. Um exemplo: o DirectVobSub, um utilitário que permite visualizar legendas dos filmes em qualquer player, tem uma função de inverter a imagem. Não sei se é o seu caso, mas pode experimentar. No meu caso, acedo da seguinte forma:
- Menu Iniciar / Programas / XP dec Pack 2.5.1 / Configs
- DirectVobSub
- Separador 'Misc'
- Opção 'Flip picture vertically'
Se tiver um visto, a imagem é invertida; se não tiver visto, a imagem é apresentada normal (esta opção só se aplica a filmes com legendas)

Se o seu caso for diferente (com outro codec ou utilitário), tente explorar as alternativas. Em último caso, desinstale todos os codecs e utilitários que tem e volte a instalar de novo. Recomendo a instalação do pacote XP Codec Pack, que facilmente encontra numa pesquisa pelo Google. Instale-o apenas depois de desinstalar os que tiver.


Cumprimentos,

Helder

oliver disse...

Ola bom dia, gostei muito do seu blog, e vou aproveitar para te perguntar se eu perdi a garantia do meu notbook lenovo, pois deu pau e tentei reinstalar o win 7, só que não instala de jeito nenhum, sera que perdi a garantia dele, pois ainda se encontra na grantia

Helder disse...

Oliver (07-11-12),

Em princípio não perdeu a garantia. Digo 'em princípio' porque há marcas que são mais rigorosas do que outras nas condições.
Por ex:
- as marcas garantem que o computador funciona em pleno com o software pré-instalado de fábrica
- todas as marcas trazem um sistema de recuperação do sistema para o estado de fábrica
- quase todas as marcas permitem criar CDs/DVDs com a recuperação do sistema, para o caso de um dia mais tarde precisarem de reinstalar o sistema sem utilizar a recuperação pela partição de recuperação ou se o disco rígido for substituido
- o cliente não está impedido de instalar outros sistemas nele, mas quando se trata de reclamar alguma anomalia no computador ele deve estar com o software original de fábrica

Portanto, no seu caso neste momento o computador não tem o sistema original instalado. Além disso, é possível que quando tentou instalar o Windows 7 com um CD que não original tenha dado cabo da partição de recuperação (partição com utilitário que lhe permitiria pôr o computador no estado de fábrica). Se tiver os CDs/DVDs de recuperação, recomendo que tente reinstalar o sistema com eles. Se falhar, então está no seu perfeito direito de ativar a garantia do produto. Se não tiver os CDs e conhecer alguém que tenha um computador exatamente igual ao seu, pode pedir os CDs emprestados (ou que lhe crie uns).
Caso não consiga os CDs, pode tentar na mesma reclamar a garantia. Concerteza irão sugerir-lhe que primeiro faça uma reposição de fábrica, mas não a vai poder fazer porque não tem os CD's. Caso a marca recolha o computador para reparação em garantia e o problema seja só software (ex: Windows danificado, vírus, etc.), eles podem cobrar-lhe a intervenção de reinstalação do software, mantendo na mesma a restante garantia do equipamento.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Oi

queria saber se alguém poderia me ajudar pq eu ñ consigo assistir a nenhuma serie ou filme online e tbm ñ consigo assistir nenhum video no youtube sempre trava dps de uns minutinhos a barra carrega mais msm carregada ela trava,a internet ñ é pq eu tenho 10 mega da gvt,eu já baixei o Adobe Flash player e nada fiz uma limpa no pc com o CCleaner tbm nada será q pode ser a placa de video? Ah e agr meu monitor apaga qndo ñ estou mexendo dai eu mexo o mouse e fica escrito bloqueado, eu dou um clique em cima e fica normal,mais como faço para o monitor ñ apagar e ñ esta para bloquear,meu ajudar por favor??

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helder disse...

Re Ferreira (13-06-13),

Em relação à reprodução de vídeos online, vou sugerir-lhe algumas tentativas para ajudar a despistar:
1. Reponha as definições predefinidas do seu browser;
2. Elimine os cookies do seu browser;
3. Teste com outro browser. Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox são os mais comuns, mas teste com vários.

Se o problema acontecer com qualquer browser, então haverá por aí algum problema no Windows que esteja a causar essa anomalia; Se só acontecer com um browser, então o problema poderá estar em algum add-on que esteja a causar esse sintoma... e terá de se testar um a um.

Quanto ao problema de o ecrã ficar preto, não entendo o que quer dizer com "mexo o mouse e fica escrito bloqueado, eu dou um clique em cima e fica normal".

Pode até ser que exista um problema geral com o Windows (malware ou ficheiros/drivers danificados) que esteja a causar essas anomalias todas... e poderá até ser complicado de saber ao certo onde está a falha e corrigir.

Seja como for, para já tente fazer os testes que indiquei com a reprodução de vídeos online. Quanto ao outro problema, tente ser o mais específica possível (se é uma janela que surge e/ou como é que fecha a mensagem, se a janela/mensagem tem algum título, se essa falha do monitor passou a acontecer exatamente pela mesma altura em que começou a ter problemas na reprodução de vídeos online...).


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Bom dia!
Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar, eu desliguei meu computador normalmente e quando liguei ele novamente ele iniciou a primeira tele normal, mais qundo ele foi para a tela para corregar o windows ele diz que não a sinal e entra na tela que aparece os comondos de iniciar normalmente, em modo seguro e iniciar a ultima inicialização valida, já tentei todas as opções, mais sempre ele volta para esta parte, e não funciona e que devo fazer? já tentei colocar o sede de boot para ver se funcionava, mais nem isto ele faz não lê o cd nem o dvd, não sei mais o que fazer.
Agradeço pela atenção, muito obrigada.

Helder disse...

Anónimo (20-09-13),

Momentos antes de começar a iniciar o Windows, prima a tecla [F8] e esolha a opção que diz 'Desativar reinício automáticom em caso de falha...'. (Pode, também, tentar a opção 'Última configuração correta', mas só em raros casos isso resulta.)
Com isso, em vez de se reiniciar automaticamente ao falhar, ele irá parar com um ecrã azul com informações técnicas da falha.

Preciso das informações que surgirem nesse ecrã, mais propriamente a mensagem de erro, o código STOP e, se fizer referência a algum ficheiro, também preciso disso.
Aqui tem um exemplo de bluscreen:
http://i.imgur.com/nrjee.jpg
No exemplo,
Mensagem de erro: SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION
Código STOP: 0x0000003B
Ficheiro: ativvaxx.dll

Forneça-me essas informações para poder ajudá-lo melhor.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

O meu computador liga e...começa o inferno ;aparece a mensagem de "Recuperação de erros do windows" qual escolho tenho o windows vista

Helder disse...

Magda Gomes (25-01-14),

Existe uma falha (software ou hardware) que impede o Windows de arrancar normalmente. Há que fazer alguns diagnósticos... mas eu apostaria para uma falha do Disco Rígido (hardware) ou malware/vírus (software).

Mas... é como lhe disse: há que fazer um diagnóstico correto.
O ideal será contactar uma casa ou técnico de informática e pedir orçamento (sem compromisso, se possível).


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Olá, meu nome é Vitor Santos, e deparei-me com um problema no meu portátil toshiba satellite A300. Acontece que á umas semanas atrás ele estava com um problema, cada vez que ligava o pc verificava a caixa " meu computador" e verificava que ia desaparecendo Gb bastava estar 1ou2 horas a trabalhar e desaparecia assim do nada 1 ou mais Gb, convém dizer que passei o anti-virus ( versão paga) e nada de virus e não tenho nada instalado no pc pois utilizo uma drivers externa para o efeito e não estava a fazer downloads, portanto era no mínimo estranho que isso acontecesse ao ponto de em menos de 2 semanas passar de 190Gb para 40Gb ( para onde foram??) corri o sistema toda e nem sinal desses Gb perdidos. Ora bem, como também sou curioso e teimoso eis que decidi meter mais á obra ( e ao bolso ) e comprei um disco pensando eu que o meu estava avariado dai a causa de perder esses Gb mas primeiro decidi formatar a máquina e instalar tudo de novo ( formatei 2 vezes numa semana) e o problema persiste,com um extra desta vez também bloqueia e não responde a nenhum comando nem a toque no teclado nem com rato , nada. Ora então vamos lá trocar de disco e ver se o problema está mesmo no disco.
- Segunda parte, decidi então trocar o disco rigido mas aproveitei para abri o portátil e dar uma limpeza no coler depois de tudo montado troquei então o disco e em vez do Vista instalado anteriormente instalei o seven x64 e parecia que a coisa até estava boa até que ....pufff voltou a bloquear.
O bloqueio acontece quando após ligar o sistema e estar a navegar na net por ex. Ou a jogar um jogo de cartas ou simplesmente não fazer nada apenas deixar o pc ligado e ao fim de um tempo não determinado, o teclado não responde o rato não responde e avisos...nada.Nada responde nem mesmo apertando crt+alt+del simplesmente nada e inclusive se deixar a tecla caps acesa não consigo apagar porque o teclado não responde nada responde então depois de forçar o fecho no botão power ele liga normalmente mas passado uns minutos volta ao mesmo. ( no kaspersky não Mostra virus) será memória ??? Será pilha bios??? Ou a board???

Helder disse...

Vitor Santos (11-11-14),

O seu problema não é fácil de diagnosticar. Se isso tivesse acontecido apenas depois de ter aberto o portátil para limpá-lo, eu diria que poderia ser um problema de refrigeração (ex: esqueceu-se de conectar a ventoinha ou o dissipador ficou mal posicionado).

Mas como isso aconteceu pelo menos uma vez antes de abrir o computador, o problema será outro... e muito provavelmente a Motherboard.

Comecemos pelo mais simples: experimentar apenas com um dos módulos de Memória RAM. Provavelmente o seu computador tem 2 módulos (1GB + 2GB ou 2GB + 2GB). Retire um, deixe-o trabalhar durante uns tempos só com o outro e veja como é que ele se comporta. Se continuar a bloquear com um e com outro (individualmente), então o problema estará, muito provavelmente, na Motherboard... e algo relacionado com o funcionamento do Processador.

Há uma avaria comum a muitos Toshiba A300, mas os sintomas, que eu conheça, são outros. Nomeadamente, o computador funciona bem quando alimentado apenas pela Bateria; mas se lhe conectar o Carregador, ele desliga-se ao fim de alguns segundos/minutos. Estes sintomas são característicos de um chip relacionado com a energia do Processador... e quando isso acontece a solução é substituir esse chip. Só algumas casas de informática ou microeletrónica têm conhecimento de e como resolver esse problema.

É provável que o seu problema esteja relacionado, mas... nunca me aconteceu nada com os sintomas que relata no seu problema. Mas experimente, veja como é que ele se comporta alimentado apenas com a Bateria... até pode ser que se trate da mesma avaria, embora com comportamentos diferentes.

A propósito, no que respeita ao espaço em disco que ia desaparecendo: embora o problema possa ser causado por algo malicioso (nota: há muito conteúdo malicioso não identificado pelos antivírus), o mais provável, principalmente sempre após uma reinstalação do sistema operativo, é que o espaço esteja a ser ocupado pelos vários pontos de restauro do Windows. Por ex: se instalou o Windows hoje e, entretanto, vai, aos poucos, fazendo atualizações, o Windows costuma guardar pontos de restauro antes de efetuar essas atualizações. Ora... com o tempo isso leva a ocupar largos GB. Para contornar isso, faça ocasionalmente uma limpeza ao disco (clique com o botão direito do rato sobre o disco > Propriedades > Limpeza do disco > Ficheiros de sistema) e elimine também cópias sombra e pontos de restauro (disponível no segundo separador no utilitário de limpeza do disco).


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá estou com um problema no meu computador eu ligo normalmente e depois aparece um negocio de carregando que nem o do windows XP e depois fica tela preta já tentei iniciar no modo seguranca (estou comentando no celular não tem cecidilha) e depois aparece uma tela azul bem rápido e depois reinicia me ajude isso começou ontem.



Obrigado

Helder disse...

Anónimo (09-01-15),

Pelos sintomas, apostaria em problemas com o Disco Rígido... ou no Sistema de Ficheiros, que maioritariamente acontece quando o Disco Rígido está com problemas.

Para corrigir o problema com o Sistema de Ficheiros é necessário ter um CD do Windows XP e uma Drive CD/DVD USB. Depois, arrancando com o CD e acedendo à consola de reparação, executa-se o comando chkdsk /r e aguarda-se pela sua conclusão (pode demorar cerca de 1 hora)... e depois é só reiniciar o computador.

Note que se o Disco Rígido estiver com avaria física, a reparação do Sistema de Ficheiros pode não resultar ou então resultar por pouco tempo, acabando por vir a ter os mesmos sintomas mais tarde.

Alternativamente, pode efetuar uma reposição ao Windows (atenção: isso eliminará todos os dados pessoais do Disco). Isso irá pô-lo no estado de fábrica, tal como no primeiro arranque. No entanto, mais uma vez, se o Disco Rígido tiver avaria física, essa solução pode não resultar ou durar pouco tempo. Nesse caso, a solução passará pela substituição do Disco Rígido (ou reparação do mesmo, se for possível... dependendo da gravidade da avaria).


Cumprimentos,

Helder