1.7.10

Como configurar ligação internet no magalhães

Como configurar ligação a internet no magalhaes (Caixa Mágica / Linux)? Já aqui foi publicado um post sobre como ligar o magalhães à internet, no sistema operativo Windows XP, no entanto, uma vez que o Magalhães vem com dois sistemas operativos (windows + linux), existem alguns leitores que não sabem como configurar a ligação à internet no caixa mágica. Resolvi publicar algumas das dicas que o nosso colaborador e amigo Helder, nos deixou, de modo a ajudar (ou pelo menos tentar) todos os que têm dificuldades em ligar o caixa mágica à internet. Como configurar a ligação à internet no Linux / Caixa Mágica?

Como configurar ligação à internet no Linux?

Se o leitor não sabe como configurar a ligação à internet no caixa mágica, siga os passos em baixo e terá a sua ligação estabelecida em pouco tempo, ou estará a navegar na net em três tempos. Como ligar o magalhaes à internet no Caixa Mágica? Eis as dicas do Helder:

O "problema" da net no Linux é que, por defeito, a ligação de rede está desactivada por restrições da conta de utilizador e/ou controlo parental.

Para a ligar, terá de clicar com o botão direito no ícone da rede ao lado das horas e clicar na opção 'Conectar eth0'. Se lhe pedir a password de root, é pte2010.

Esse processo, terá de o repetir de cada vez que inicie o Linux e queira ter internet. Se quiser que a rede/internet fique sempre disponível sem ter que estar a executar aqueles passos só para ter internet, então faça da seguinte forma:
- Botão direito sobre o ícone de rede
- Clique em 'Configurar Rede'
- No assistente que se inicia, seleccioneo item 'Ethernet' e clique em Próximo
- Em Interface deverá estar marcado 'Realtek......'; clique em Próximo
- Em Protocolo de conexão clique em 'IP Automático (BOOTP/DHCP) e em Próximo
- Em Definições IP coloque um visto em 'Obter servidores DNS por DHCP' e em Próximo
- Em controlo de conexão coloque um visto em 'Iniciar a conexão no arranque'
- Por fim, se a conexão estiver desligada durante estes passos, irá perguntar-lhe se deseja iniciar a ligação nesse momento. Clique conforme pretendido e depois em Próximo
- Clique em Terminar e já deverá ter rede/internet

Para a conexão wireless, os passos são os mesmos, excepto no terceiro (em vez de Ethernet clique em Sem fios)... e os passos seguintes são idênticos. Terá apenas de definir a que rede a ligar-se e introduzir a respectiva chave de segurança.

Se mesmo assim, o leitor tem dificuldades em configurar a ligação à internet no Caixa Mágica do Magalhes, deixe comentário, que tudo faremos para o ajudar (desde que esteja ao nosso alcance). Nem eu nem o Helder temos grandes conhecimentos de Linux, mas temos muita vontade e alguma disponibilidade em ajudar. Este blog tem ajudado dezenas (ou centenas a julgar pelo número de comentários que já recebemos) de pessoas que têm algumas dúvidas sobre como lidar com os problemas que surgem na utilização do Magalhães, e vamos continuar a fazê-lo, prestando a devida assistência magalhães, gratuitamente e consoante a nossa disponibilidade. Se houver algum leitor que seja mais entendido em Linux (Caixa Mágica ou outro) e quiser contribuir com a sua ajuda, convido-o desde já a participar neste blog, seja através dos comentários, ou através de um guest post. Agradeço em nome de todos os leitores, toda a ajuda prestada na configuração da ligação do caixa mágica do Magalhaes. Internet é uma excelente fonte de informação e com a participação e ajuda de todos, faremos um mundo melhor ... ou pelo menos tentamos. A união faz a força!

11 comentários:

Anónimo disse...

Olá, bom dia.
Numa das minhas muitas pesquisas sobre o Magalhães, pois a meu problema é idêntico ao da maior parte das pessoas (ligação á internet) encontrei o vosso blog. Antes de mais gostaria de vos dar os parabéns, porque além de explicarem passo a passo o que se deve fazer, posso dizer-vos e deve ser de opinião geral que se aprende muito com o vosso contributo. Parabéns e continuem o vosso excelente trabalho,

Maria J. Alves

Paulo Marques disse...

Bom dia
gostaria que me pudessem ajudar eu já fiz de tudo para ligar o Magalhães a Internet e não consigo.
o fornecedor de Internet que tenho é a clix e tou a tentar ligar por cabo RJ45

Admin disse...

Ola Maria Alves,

Obrigado pelo comentário.

Admin disse...

Ola Paulo,

Para o podermos ajudar, necessitamos que nos dê mais informação, como por exemplo:

- Qual o "erro" que dá quando tenta abrir o browser?

- Qual o modem/router que está a usar?

Veja se este PDF o pode ajudar:

Configuração genérica

Helder disse...

Paulo (14-03-10),

É possível que seja problema com o driver da Placa de Rede, mas há várias hipóteses, sendo uma delas má configuração do router. No entanto, experimente reinstalar o driver da Placa de Rede, transferindo-o do seguinte link:
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG1|Drivers|Atom&file=06_LAN.zip

Descompacte os ficheiros e execute o SETUP.EXE. Siga as instruções, reinicie o computador e veja se já consegue aceder à net.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Boa noite
Acabei de ligar o magalhães à internet através da caixa mágica, mas não consigo pq aparece uma janelinha a dizer que "a página web que tentou aceder está indisponivel devido a restrições neste computador.(Encontrado:).
Se me pudesse ajudar. Obrigado

antonio disse...

ola boa noite se me pudesse ajudar agradecia no magalhaes quando tento liga a net aparece uma mensagem da classificacao de conteudo pede palavra pass eu perdi nao se pode iliminar essa funcao ou meter outra palavra pass obrigado se puder ajudar.

Helder disse...

António (12-02-11),

Se não sabe essa password, terá de ser feito um reset às definições de classificados de conteúdo.
Nunca fiz isso, mas encontrei informação na net que explica como fazer essa operação. Atenção que isso envolve a edição do registo e caso seja feita indevidamente pode danificar irremediavelmente o Windows. Só deve ser feito por quem tiver experiência. Siga por sua conta e risco.

1. Clique em Iniciar > Executar
2. Escreva regedit e clique em [OK]. Surge una janela ao estilo do Explorador do Windows com os vários ramos de registo
3. Na zona esquerda da janela, navegue por:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\policies\Ratings
4. Na zona esquerda da janela verá uma chave com o nome Key. Clique nela e depois elimine-a
5. Feche o Editor de Registo e reinicie o computador
6. Inicie o Internet Explorer
7. Clique no menu Ferramentas e Opções da Internet
8. Vá ao separador Conteúdo e clique no botão [Desactivar]
9. Irá pedir-lhe a password, mas clique simplesmente em [OK], uma vez que a password não é, agora, nada (foi eliminada no passo 4)
10. Clique em [OK] para fechar as propriedades do Internet Explorer

Com isto, deverá conseguir navegar novamente...


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

MUITO OBRIGADA!!! SEM A INFORMAÇÃO DO BLOGUE NÃO TERIA CONSEGUIDO!!!

Anónimo disse...

ola boa noite fiz tudo como me indicaram, mas deu-me um erro a dizer que falta o seguinte componente:/usr/sbin/indiswrapper
se podessem dar-me alguma informação agradecia porque eu nao percebo mesmo nada disto. obrigada

Helder disse...

Anónimo (19-02-13),

Pelo erro, presumo que esteja a tentar ligar à Internet através do Caixa Mágica. Se for o caso, infelizmente não tenho conhecimentos com esse Sistema Operativo (Linux), pelo que não poderei dar grande ajuda. Pelo erro, em princípio será algum ficheiro ou configuração danificado. Isso pode acontecer, por exemplo, se o Disco Rígido estiver com problemas (os dados armazenados em zonas danificadas ficam corrumpidos).

No entanto, se não tiver dados importantes (documentos, fotos, etc.) guardados no Caixa Mágica, recomendo que faça uma reposição a esse sistema.
Se for o Magalhães 1, no menu de arranque do Magalhães escolha a opção 'Reposição Caixa Mágica' e siga as instruções. Durante o processo (talvez logo no início) pode pedir a password de administrador/super-utilizador. Se pedir, é pte2010.
Se for o Magalhães 2, no menu de arranque do Magalhães prima simultaneamente as teclas CTRL e G. Surge um novo menu, onde deverá escolher a opção 'Reposição...'. Depois disso surge um menu idêntico ao primeiro, onde deverá selecionar 'Reposição Caixa Mágica'. Siga as instruções (se pedir password, será escolinha2010.

Depois disso, o Caixa Mágica será reposto para o seu estado original, tal como quando adquiriu o computador... e aí já deverá conseguir ligar à Internet sem problemas.
Se não conseguir efetuar a reposição, ou se depois disso o computador voltar a falhar, é possível que o Disco Rígido esteja mesmo avariado. Nesse caso, é possível que dê para reparar... ou terá de ser substituído na pior das hipóteses.


Cumprimentos,

Helder