3.5.09

Reparar Magalhães

Como reparar o Magalhaes, ou como repôr todos os seus programas? Já todos se devem ter apercebido da facilidade com que se faz o Recovery no MAGALHÃES, ou seja, a reposição dos sistemas operativos. Qualquer utilizador pode acidentalmente clicar na reposição do XP ou do Caixa Mágica, e sem querer, apagar todos os programas que vêm de origem e instalar apenas alguns deles. Se o leitor fez essa recuperação do sistema e apagou alguns dos programas como o Magic Desktop, a Diciopedia e outros programas lúdicos que vinham com o Magalhaes, saiba quais as soluções possíveis para recuperar esses programas e conseguir reparar o magalhães.


Reparar o Magalhaes

Antes de lhe mostrar quais as formas de conseguir reinstalar os programas que desapareceram, devo alertar todos os utilizadores do MAG que devem fazerem um backup de todos os programas que vêm instalados antes que os acidentes aconteçam. Existem alguns programas no mercado que fazem uma cópia de todos os programas, pastas, ficheiros e configurações do pequeno magalhaes.

Norton Ghost / Acronis True Image

Esses programas são o Norton Ghost e o Acronis True Image.

Com um desses programas, pode fazer uma cópia de todos os programas do computador magalhaes, ou clone. Esse clone, inclui: copia dos sistemas operativos, pastas, ficheiros, configurações e programas. Essa imagem é uma cópia integral do portátil magalhães, e ao repor a mesma, vai ficar com o computador tal como estava quando fez essa cópia.

Como reparar o Magalhaes?

Para os utilizadores que fizeram a recuperação do sistema (recovery), e pretendem repor todos os programas que vinham quando recebeu o computador portátil magalhães, existem três alternativas.

  1. Consegue um backup (clone/imagem) de outro portatil magalhaes, e usa esse backup para repôr os programas no seu computador portatil magalhaes.
  2. Dirige-se à Escola para fazerem a Recuperação com a PEN que foi enviada pela JPSC.
  3. Leva o Magalhaes à Assistência Técnica em Lisboa para fazerem o Recovery.

É claro que pode fazer o download dos programas lúdicos que vêm no Magalhaes e conseguir recuperar a maior parte deles. No entanto, existem pelo menos dois deles que não consegue baixar, que são:

  • Magic Desktop
  • Diciopedia

Assistência Técnica Informática em Lisboa


Se o leitor ligar para a linha de apoio tecnico magalhaes, e pedirem para você enviar o Portatil Magalhaes para a YouTsu ou levar o portatil à Escola para fazer a recuperação com a PEN, não fica com uma cópia para si, e assim sendo, tem de andar sempre a levar o Magalhães para lhe fazerem essa recuperação se voltar a acontecer o mesmo mais tarde. O ideal seria o leitor ter um Backup para si e que alguém lhe explicasse como se usa os programas (Ghost e Acronis), para ser você a fazer outro Backup ou ser você a repôr os programas em caso de avaria ou acidente.

Se o leitor quiser, podemos fornecer um backup de todos os programas e explicar como se faz o mesmo, e como se repõe os programas mais tarde e como configurar o magalhaes depois de fazer a copia de segurança. Dessa forma, sempre que acontecer algum acidente, em 15 minutos repara o magalhaes e coloca o computador tal e qual como estava antes.

Preços para Reparação do Magalhaes

Se o leitor quiser recorrer aos nossos serviços de assistência técnica informática para fazer a recuperação de todos os programas, entre em contacto ligando para o número de telemovel que se encontra em cima, do lado esquerdo.

Fez a Recuperação e não tem Backup?

Fez a recuperação do Windows XP e não tem um Backup? Não há problema, nós temos um backup de outro magalhaes que se pode usar no seu. É uma cópia integral, e contém todos os programas que vêm no Magalhaes. Reparamos o magalhaes e ainda lhe fornecemos uma copia desse backup, para depois usar mais tarde, caso venha a necessitar. Além disso, ainda lhe explicamos como repôr o mesmo, e como usar os programas para o efeito (Acronis e Ghost).

Quer fazer um backup como prevenção?

Se o leitor tem tido sorte, e o seu filho/a ainda não clicou acidentalmente na recuperação, sugiro que trate de conseguir um Backup antes que o mal aconteça. Mais vale prevenir do que remediar. Tente conseguir um backup de outro magalhaes e faça uma cópia desse backup, para si.

Se o leitor não consegue esse backup, ou não pode adquirir os programas Norton Ghost ou o Acronis True Image, mas deseja que lhe forneçam um para guardar e prevenir possíveis acidentes, e ao mesmo tempo que lhe ensinem como trabalhar com os programas, entre em contacto connosco, ligando para o numero telemovel que se encontra em cima.

Se tiver alguma questão que queira colocar sobre como reparar o magalhaes ou como configurar o magalhaes, deixe comentário. Para mais informações sobre os nossos serviços de assistencia tecnica ao magalhaes, envie email ou telefone. Se o leitor tem uma avaria no magalhaes, ou pretende reparar o magalhaes, contacte-nos ...


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59 comentários:

Anita disse...

Preciso da vossa ajuda, queria o backup dos programas do magalhães. Contactem-me para AnitaLune@sapo.pt, é urgente... :(

alvaro disse...

Preciso da vossa ajuda, queria o backup dos programas do magalhães. Contactem-me para aganancio_aas@hotmail.com, é urgente... :(

Unknown disse...

Também eu precisava dos programinhas pois a pequena já conseguiu dar cabo daquilo.

Cumprimentos.

simaofaria@gmail.com

Anónimo disse...

Infelizmente apaguei o magic desktop e gostava de o recuperar. Contactem-me através de cris_isb_@hotmail.com

Anónimo disse...

o ecrã do magalhães partiu-se o que é que eu faço para receber outro?

Luis Filipe disse...

Perdi oa programas magic desktop e dicipédia, como posso recupera-los.
Obrigado

Helder disse...

Luís Filipe (22-08-09),

O seu computador perdeu parte dos programas que vinham pré-instalados de origem porque foi feita uma reposição do sistema (Windows, em princípio). Nessa reposição não estão incluídos muitos dos programas que vêm de origem. A solução passa por uma das seguintes hipóteses:
- Dirigir-se ao agrupamento de escolas da sua zona. Em princípio, lá terão meios para repor os programas em falta
- Levar o computador a um centro de assistência técnica Magalhães, ou ligar para o número disponível na base do computador. Mais informações de localização em www.atinformatica.pt
- Utilizar o método de Backup e Reposição disponibilizado na página inicial deste blog (procure por "Recuperação Magalhães" na zona esquerda da página)
- Tentar obter os programas por outros meios...


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

O computador da minha filha não carrega a bateria. Coloca-se a ficha do carregador mas não liga a luz e não carrega. O que eu noto é que o pino do meio na ficha do computador estás mais para dentro. Como é que resolvo isto???
Cmpts
Luís

Helder disse...

José Luís (30-08-09)

Provavelmente o problema não esteja no pino. Numa situação normal, esse pino está cerca de meio centímetro dentro em relação à face da tomada. No entanto, se o problema for mesmo daí, será necessário substituir a tomada. Esse serviço poderá ser feito por algumas lojas de informática ou de electrónica. Eu tenho uma loja de informática na zona de V. N. de Famalicão. Se lhe for conveniente, poderá contactar-me para efectuar a reparação.

Os meus contactos:
Helder Teixeira
xikilin@sapo.pt
91 651 42 89

Já agora, verifique se tem a bateria devidamente encaixada. Tenho conhecimento de algumas situações de pessoas que encaixam mal a bateria, entortando alguns dos pinos no encaixe do computador. Retire a bateria e veja, onde ela encaixa no computador, se todos os pinos estão direitos. É um total de 7 pinos e, a ser daí o problema, 2 ou 3 deles deverão estar tortos. Se for o caso, endireite-os com ajuda de uma faca, uma pequena chave de fendas, ou algo do género. Verifique, também, as ranhuras da bateria e, se necessário, endireite-as.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

O magalhaes do meu irmao tem o ecra danificado... pois ao ligar aparecem riscas de varias cores, nao sendo visivel trabalhar com ele.

podia me dizer o que posso fazer para reparar este problema?

obrigada!

Helder disse...

Anónimo (02-09-09),

Isso é avaria no Display. Raramente isso acontece por defeito do material, mas é possível... O mais normal é que o portátil tenha sofrido uma queda.
Faça o seguinte: se o portátil não aparentar maus tratos (se não tiver mossas ou arranhões fortes, principalmente nas esquinas), active a garantia do equipamento... e faça de conta que isso ficou assim sem mais nem menos. Caso contrário, poderá ter de pagar a reparação, que deverá rondar os 100eur (display novo).

Se a reparação for feita fora de garantia, poderá considerar fazê-la no comércio tradicional. Tenho uma loja de informática aberta ao público na zona de V. N. Famalicão e poderei fazer-lhe a reparação, se lhe for conveniente.
Os meus contactos:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

VIRGINIA disse...

Boa noite. O Magalhaes do meu filho esta avariado. Ao ligar aparece apenas Magalhaes e nao sai desta pagina. Estou ha sensilvelmente duas semanas a tenatr ligar para linha de apoio sem sucesso. Gostaria que me informasse como posso devolver o computador a fim de ser arranjado.

Obrigada
Cumprimentos
Virginia Lima

Helder disse...

Virgínia (20-09-09),

É provável que a avaria do seu computador seja no disco rígido, uma vez que pára durante o aparecimento do logo 'magalhães'. É durante essa fase que o hardware é inicializado. Se não houve mau uso do portátil (pancadas ou quedas), a garantia cobre a avaria, caso contrário terá de suportar os custos.
Se não consegue contactá-los por telefone, vá tentando e insistindo... aquilo lá é mesmo demorado. Outra alternativa, a qual recomendo se tiver hipótese para tal, é deslocar-se pessoalmente com o computador ao centro de assistência. Poderá encontrar as moradas em www.atinformatica.pt (Zona Porto e Lisboa).

Se a garantia não cobrir a avaria, ou se não os conseguir contactar de forma alguma e quiser suportar os custos de reparação numa casa de informática, conte com cerca de 100eur (Disco, portes e serviço).

Eu tenho uma loja de informática na zona de V. N. Famalicão. Se lhe for conveniente, poderá contactar-me e poderei dar uma vista de olhos ao computador gratuitamente... a avaria até poderá ser outra coisa qualquer mais simpples. Se a reparação for elegível de suporte em garantia, tentarei ajudá-la a obter garantia.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

brico disse...

ajuda, a minha filha carregou em recuperar Windows.
tonisylva@hotmail.com

Helder disse...

Brico (19-10-09),

Se efectuou a recuperação do Windows, perdeu uma série de programas e utilitários pré-instalados de fábrica. Para os recuperar, poderá optar por um dos seguintes métodos:
- Dirigir-se ao agrupamento de escolas da sua zona e pedir que lhe reponham os programas em falta
- Utilizar o método de recuperação disponível neste blog. Irá precisar de alguns dispositivos e tempo para tal...
- Levar o computador a uma casa de informátia que disponham de meios para reinstalação do software

Eu tenho loja de informática na zona de V. N. Famalicão e posso efectuar essa intervenção. Os meus contactos:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

A minha filha partiu o ecrã do Magalhães,será que a garantia cobre?
houvi dizer que não por considerarem mau uso, mas todos nós sabemos que era um computador anti choque...

Helder disse...

bijeste (22-10-09),

É óbvio que a garantia não cobrirá o ecrã partido, salvo em caso de defeito do material, mas parece não ser o caso.
Apesar de se dizer que o Magalhães é à prova de choque (sinceramente, não sei quem é que disse isso), a verdade é que se trata de um portátil construído com uns plásticos e borrachas mais resistentes que nos portáteis comuns, isso porque é um computador orientado para as crianças, que possam encarar aquilo como um brinquedo. No entanto, há limites para resistência, principalmente no ecrã o no disco (em caso de queda ou pancadas, os discos são muito sensíveis). Da experiência que tenho, os ecrãs partem com mais frequência quando o utilizador lhe dá uma pancada directamente, ou quando o portátil cai de forma algo aparatosa.

Nada a impede que tente garantia. Só tem de ligar para lá e eles dar-lhe-ão a resposta.

A reparação pode ser feita lá, ou em qualquer casa de informática com meios para tal. Eu tenho loja de informática na zona de V. N. Famalicão e faço esse tipo de reparações. Os meus contactos:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

O portátil da minha filha, não carrega o SO, só mostra o logo inicial e depois vai-se abaixo. Antes de se desligar ouve-se um ruído metálico vindo do disco. Não é difícil de perceber que está danificado. Afinal de contas ao contrário do que foi anunciado o disco não é solido mas em disco normalíssimo para um portátil. Sacam uns "eróis" ás famílias, quando devia de ser o estado a suportar o total financiamento. Dizem aos pais que não há perigo de danos por quedas, o ministro até mandou um para o chão em frente ao Hugo chaves como demonstração de resistência, e a questão é muito simples. E agora que estão aparecer discos danificados como é que é? Será que as crianças têm mais força para atirar o portátil? Ou está montado mais um esquema de ganhar dinheiro fácil por trás disto tudo?

Helder disse...

Anónimo (28-10-09),

Este blog não tem nada relaccionado com a empresa que fabrica os Magalhães nem com o seu suporte técnico. Trata-se de um blog criado por alguém, afim de poder ajudar, com algumas dicas, os seus utilizadores.

Vou aproveitar o que disse, e dar a minha opinião:
Se o computador se desliga alguns segundos após o ter ligado, muito provavelmente o problema não será do disco. Apesar de serem muito comuns as avarias nos discos, qualquer disco comum (com pratos, motor e cabeças) é sensível a choques e movimentos bruscos! Há discos que avariam por simples desgaste, outros por anomalia/defeito do dispositivo, outros por mau uso.
Eu nunca ouvi dizer que os discos dos Magalhães seriam SSD (Solid State Disk). Exisiram (e penso que ainda existam) alguns netbooks com discos desses, mas têm um inconveniente: só os mais pequenos (de 4, ou 16GB) são de preços relativamente acessíveis, mas de muito baixa capacidade; acima disso são bastante caros!

Também nunca ouvi dizer que os Magalhães eram à prova de choque. A questão de o terem deitado ao chão (penso que foi o próprio Chavez que o deitou ao chão, mas não confirmo certeza), calhou de o portátil ter continuado a funcionar (supostamente) bem, porque o mais provável é o disco ter atrofiado... De qualquer forma, a verdade é que o Magalhães está construido com uns plásticos e borrachas mais resistentes que noutros portáteis, o que ajuda um pouco mais na sua resistência a quedas, mas não o torna inquebrável!

Em relação à questão de sacar uns "eróis", lembre-se disto: ninguém dá nada a ninguém, muito menos o estado! O que o estado "dá", é com dinheiro dos impostos que todos pagamos. Por ex: você só dá um presente aos seus filhos se tiver dinheiro para o comprar. Nessa perspectiva, o estado só dá aos portugueses se tiver dinheiro para gastar. A verdade é que tem sempre, da maneira que se paga impostos neste país... mas o facto é que se o estado não arrecadasse tanto dinheiro com impostos, certamente não ofecereria os Magalhães. Mas, por outro lado, não recebendo tanto dinheiro de impostos, significava que o povo receberia mais dinheiro no fim do mês e teria maior poder de compra. Etc, etc, etc... enfim... isto de estado e impostos daria uma conversa interminável... Adiante!

Como lhe disse no início, a questão de o computador se desligar não deve ser causa do disco (o que não impede de este estar avariado). Se aparentemente o portátil não teve mau uso, active a garantia do equipamento, ligando para o número colado na base do portátil.

Eu tenho loja de informática na zona de V. N. Famalicão. Se quiser, posso dar uma vista de olhos ao equipamento, sem qualquer compromisso, e digo-lhe o meu parecer. Já muitas vezes tenho encaminhado os meus clientes para a garantia, caso contrário teriam de gastar dinheiro se a reparação fosse feita por mim. Uns já repararam no meu estabelecimento, mesmo em garantia, outros optaram por mandar para garantia... e outros optaram por encostar o portátil por uns tempos...
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Admin disse...

boa tarde, será que me podem dizer onde obter um manual tecnico/esquematico??
o mag da minha filhota tem um pin partido na tomada que faz ligaçao à bateria e como o aparelho ja está fora de garantia, se conseguisse tal manual, poderia efectuar a reparaçao, ja que sou tecnico de hardware.
quanto a este blog, achei o maximo... realmente um excelente trabalho. estao de parabens
obrigado Paulo Vaz

Helder disse...

Paulo Vaz (05-12-09),

Não conheço nenhum manual esquemático para o Magalhães.
Penso que já expliquei os passos para desmontar a um participante deste blog, mas foi noutra secção. Como não sei qual, se estiver interessado, sugiro que pesquise em respostas desde (talvez) Junho para cá.
Ainda assim, posso indicar-lhe por alto o que terá de fazer:
- Retirar a tampa cinzenta do painel luminoso
- Retirar o painel luminoso e desapertar os parafusos que encontar nessa área.
- Desencaixar os cabos visíveis nessa área
- Retirar o teclado e desapertar os parafusos que se encontram por baixo dele
- Na base do portátil, desapertar todos os parafusos, incluindo os que estão na zona da bateria. Há alguns parafusos ocultos, tapados por pequenos discos brancos
- Retirar o Disco Rígido, Placa de Rede Wireless e Memória RAM
- Com cuidado, desencaixar a parte de cima da parte de baixo. Se necessário, recorra a algo tipo uma faca, mas com cuidado

Basicamente é isso, mas faça com total atenção, pode ter-me falhado um ou outro pormenor. Depois, terá acesso à Placa Principal, onde poderá efecuar as reparações necessárias possíveis...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Caros amigos tenho um computador magalhães que feita a reposição e fiquei sem o magic desktop e os restantes programas preciso de ajuda backup dos programas
Luis.Pereira.JP@gmail.com

Helder disse...

Anónimo (31-12-09),

Infelizmente, o utilitário Reposição do Windows do menu de arranque do Magalhães não inclui o Magic Desktop, Diciopédia, entre outros...
Para os repor, tem estas soluções:
- Contacta a assistência técnica, através do número que está na base do portátil. Eles indicar-lhe-ão o que terá de fazer
- Utilizar o método de reposição (total) disponível neste blog. Esse método elimina as funções de recuperação no Magalhães, mas poderá sempre utilizar este método em situações futuras
- Solicitar o serviço numa loja de informática com meios para tal

Se viver próximo da zona de V. N. Famalicão, pode considar utilizar os meus serviços. Efectuo uma reposição total, além de uma série de optimizações ao sistema, bem como novos jogos e programas... e ainda fica com cerca de 8GB de espaço livre em disco no Windows. Se estiver interessado, contacte-me:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Magalhães disse...

Faço e reposição da imagem do Magalhães na zona de Braga (Reposição do Software Original)

Contactar:

reparar.magalhaes@gmail.com

Anónimo disse...

o meu pequeno consegiu fazer desaparecer a diciopedia,e agora faz falta na escola.podiam-me mandar o backup da diciopedia ou de todos os programas?é algo urgente OBRIGADO.helderc501@hotmail.com

Helder disse...

Anónimo (27-02-10),

Provavelmente foi feita uma reposição ao sistema Windows. Ao fazer-se isso, alguns dos programas pré-instalados de fábrica perdem-se, como a Diciopédia, entre outros.
Tem 3 hipóteses:
1. Dirigir-se ao agrupamento de escolas da sua zona e solicitar que lhe façam a reposição. Se não tiverem meios para isso lá, contacte a assistência, através do número que se encontra na base do portátil
2. Utilizar o método de reposição disponível neste blog. Na zona esquerda da página, clique em 'Recuperação do Magalhães' e siga as instruções. Irá necessitar de algum material, conforme lá descreve
3. Solicitar o serviço (pago) em casas de informática com meios para tal

Se viver próximo da zona de V. N. Famalicão, ou se lhe for conveniente, pode solicitar o serviço na minha loja. Além da reposição, faço uma manutenção e optimização geral ao equipamento, deixando-o com bastante mais espaço livre em disco, além de novas funcionalidades.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Princesa.Dani disse...

Tal como comentado anteriormente, o pin onde encaixa a ligação à corrente caiu, simplesmente caiu e ficou algures dentro do Magalhães, o do meu sobrinho a mesma coisa. Não me parece que seja partido mas tb não sei como aconteceu. Abri o portatil e consegui restituir a peça no lugar mas não dá à mesma. Não sei que faça mais.... e que poderei fazer sem o tal pin no portatil não dará para fazer uma ligação directa como se faz nos carros ;)?

Anónimo disse...

a mim o mag faz tic toc e bloquei-a oque fasso?

Helder disse...

Anónimo (08-03-11),

Pelos sintomas, isso é problema com o Disco Rígido. Se o portátil estiver dentro de garantia (menos de 2 anos), active-a, ligando para o número que se encontra na base. Caso contrário, pode solicitar a reparação numa casa de informática.

Na melhor das hipóteses é um mau contacto (simples e barato de resolver); na pior, o disco estará avariado e terá de ser substituído. Pode, ainda, haver a hipótese de o disco ter reparação, mas pouco provável.

Se o portátil não tiver garantia e quiser tentar a reparação por si, siga os seguintes passos. Mas atenção, que irá mexer em componentes e ligações muito frágeis. Algo que faça mal, pode avariar irremediavelmente o computador. Faça-o por sua conta e risco:

1. Desaperte os 2 parafusos da tampa de baixo. Terá acesso imediato ao disco
2. Com ajuda de uma pequena chave de fendas, ou algo do género, alivie a patilha (castanha) que fixa a fita do disco à board
3. Remova o disco
Agora, a parte mais sensível:
4. Com muito cuidado, repare que na zona onde conecta a fita ao disco ela está conectada num conector de cor beje, mas tem uma patilha muito pequena de cor castanha. Terá de aliviar essa patilha para conseguir retirar a fita. Se não conseguir, ou não quiser arriscar para já, ignore este passo e passe para o passo 6. Se ajudar, remova a proteção de borracha e depois volte a colocá-la mais tarde, antes de recolocar o disco no sítio
5. Volte a conectar a fita ao disco e aperte novamente a patilha
6. Conecte a fita novamente à board e aperte a patilha da board
7. Coloque novamente a tampa do portátil e aperte os parafusos

Se tudo correr bem, voltará a funcionar. Se não, volte a tentar os passos (pode, às vezes, ter feito algo mal), incluindo os passos 4 e 5, e tente arrancar novamente.

Se continuar a ouvir os tic-toc's, ou se deixar de ouvir o disco a trabalhar, então é muito provável que esteja mesmo avariado e tenha de ser substituído.
Se conseguir arrancar, mas o som do Windows estiver esquisito (tipo arrastado ou aos soluços), isso, nos Magalhães 1, é indicativo de problema no disco rígido. Nesse caso, é possível que dê para reparar (nem sempre), mas isso só em casas de informática com meios para tal.


Cumprimentos,

Helder

vania disse...

a minha filha tem um magalhães e de um dia pro outro deixou de funcinar. como posso resolver esse problema?

Helder disse...

Vania (31-05-11),

Se o portátil está dentro de garantia, active-a. Para tal, ligue para o número de telefone que se encontra na base do portátil.

Se o portátil já não está dentro de garantia, ou se a avaria foi causada por mau uso, a garantia não cobre os custos da reparação. Nesse caso, deverá pedir orçamento de reparação em qualquer casa de informática (que efectue reparações a Magalhães) à sua escolha, se possível que faça orçamento sem compromisso.

Tenho estabelecimento informática na zona de V. N. Famalicão e faço orçamentos grátis em Magalhães. Se viver perto, ou lhe for conveniente, pode dirigir-se à minha loja e na hora devo dar uma estimativa da reparação. Até pode ser coisa simples que se resolva na hora...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

porfavor passem o backup dos programas do magalhaes o contacto é

josemaria37@live.com.pt



obrigado !!!!

Helder disse...

Anónimo (06-11-11),

Se necessita de reinstalar o software, na escola (ou agrupamento de escolas) da sua zona pode solicitar esse serviço, que penso ser gratuíto. Eles têm professores ou técnicos munidos com ferramentas para reinstalação do software.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

muito bom dia,
Ontem a minha filha estava a trabalhar no seu magalhães, fez uma pausa e colocou-o para hibernar. Depois ao ligá-lo a bateria estava a dar sinal para carregar, ligou-lhe a corrente, só que depois disso do nada o pc já não respondia. Iniciava com o logo magalhães, depois passava para escolher o operativo e dava erro e voltava tudo outra vez e assim está. Anoite ainda liguei-o para ver se voltava ao normal, mas nada...continua igual e não sei o q faço. Antes disso nunca teve problemas, nem caiu, já o tem a 1 ano e correu td mt bem, de uns dias pra cá só nos apercebemos de uma coisa estranha: o pc não desligava, tentávamos encerrar e não respondia. Depois tirei a bateria para poder desligar e quando voltou estava tudo bem. Não sei se isto está relacionado ou não. Agradecia que me pudessem ajudar.
com os meus melhores cumpriemntos,
Ellen Fernandes
(ellene24@hotmail.com)

Helder disse...

Ellen Fernandes (25-11-11),

Os computadores são compostos por hardware (peças, componentes) e software (sistema operativo e programas). Se o software tiver problemas, o hardware não vai funcionar corretamente; o mesmo acontece ao contrário.

Pela descrição do seu problema, eu apostaria em falha de hardware (disco rígido, mais concretamente). No entanto, também pode tratar-se de problema de hardware, em que o mais provável ser vírus.

Todos os fabricantes de computadores recomendam uma reposição/reinstalação do sistema para despistar possíveis problemas de software. Normalmente, quando tufo fica a funcionar bem depois de reinstalar o software de novo, é sinal de que o problema estaria no software. Caso continue com problemas, então a causa está no hardware.
Mas atenção: muitas vezes, quando se trata de problema no disco (hardware), é possível que fique a funcionar bem depois de reinstalar o software e ao fim de algum tempo (dias, semanas ou até meses) a avaria volte a manifestar-se.

Portanto, se quer ter uma certeza mais apurada, deverá solicitar o teste ao disco por algum entendido.
Caso queira efetuar uma reposição ao software, faça da seguinte forma:
1. Ligue o computador
2. No menu de arranque, prima simultaneamente as teclas CTRL e G
3. Surgirá um outro menu, onde deve escolher a opção Restaurar o Sistema
4. Voltará novamente ao menu de arranque (parecido), mas repare que agora tem Restaurar... em vez de Arrancar
5. Selecione a opção Restaurar o Microsoft Windows 7 Profissional e siga as instruções apresentadas no ecrã.

Caso verifique que continua com problemas, contacte a linha de apoio (o número está na base) e explique a situação. Diga o que se passa com o computador e, inclusive (importante), que já efetuou uma reposição e que o problema se mantém.


Cumprimentos,

Helder

Eduardo Calado disse...

Bons Dias,

O Computador não arranca . . .
O erro que me surge no ecrã é de "Sistema Operativo Não Encontrado". Já tentei no arranque o CTRL G para tentar pela reinstalação, mas não sai da mesma informação de "Sistema Operacional não Encontrado".
O que fazer neste caso?

Helder disse...

Eduardo Calado (17-12-11),

Isso é sintoma de que exita algum problema com o Disco Rígido (ou partições), ou que o mesmo esteja em falta.

Antes de mais, tente dirigir-se ao agrupamento de escolas da sua zona e solicitar a análise/reparação do computador. Há alguns meses atrás, na minha zona, o agrupamento tinha professores/técnicos com meios para solucionar problemas de software nos Magalhães. Se isso ainda se mantiver, deverá abranger todas as escolas do país. Caso eles lá não consigam resolver isso, então terá de contactar a linha de apoio oficial, através do número que se encontra na base do portátil.

Se o disco estiver bom e o problema foi software, pode ter sido causado por algum vírus, programa utilizado indevidamente ou (menos provável) uma reposição do sistema mal feita.

Verifique, já agora, se existe algum cartão de memória ou pen drive conectado. Se sim, desconecte-o. Pode também ser isso que esteja a interferir...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Como é que eu posso arranjar o disco rígido?
é que eu não preciso dos programas do magalhães apenas de o pôr a funcionar para o poder usar para escrever, ir à net e pouco mais.

Helder disse...

Anónimo (16-04-12),

Explique-se melhor. Arranjar o disco como? Se pretende formatar tudo e deixá-lo apenas com o Windows, o melhor será contactar uma casa ou técnico de informática.
Se pretente limpar todos os dados, de forma a que fique como novo, pode optar por efetuar uma reposição de origem ao software. Não ficará perfeito, mas pelo menos ficará limpor e pode, depois, desinstalar/remover mais facilmente software extra que não lhe interesse. Poderá, ainda, utilizar depois um software de gestão de partições para fundir o disco C com o disco D.


Cumprimentos,

Helder

Elisabete Costa disse...

O Magalhães do meu filho não arranca, ao clicar no botão para ligar ele acende a luz da bateria e de hibernação mas depois não acontece mais nada, fica só assim sem dar mais nenhum sinal. Alguém sabe o que se passará com ele? Está fora da garantia por isso não me interessa muito enviar para a assistência da marca.

Helder disse...

Elisabete (31-05-12),

Trata-se do Magalhães MG1 (1a versão) ou MG2 (2a versão, mais recente)?

Em ambos os casos quase de certeza deverá tratar-se de problema na Motherboard, mas a natureza de avaria é diferente de modelo para modelo.

Diga-me qual o modelo do Magalhães e depois fazem-se alguns testes.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

saiu uma das peças douradas do computador magalhaes e agora o computador nao arranca o que poderei fazer!
Obrigado pela a vossa atençao!!

Helder disse...

Anónimo (25-06-12),

De onde saiu essa peça? Se se tratar de uma palheta da zona da bateria, isso não é impeditivo para que o computador deixe de arrancar. Num caso desses, o máximo que acontece é a bateria não carregar ou o computador funcionar só com o carregador conetado.

Se a "peça dourada" for de outra zona, não sei... teria de ver ou saber qual é a peça. Tente ser mais explícito na exposição do problema.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde! Gostava de adquirir um magalhães mas já nao estou na escola primaria. O que devo fazer?

Anónimo disse...

Boa tarde !
A minha filha tem o Magalhaes 2 , e há uns tempo o carregador deixou de carregar . Medi a tensao de saida no ficha do carregador e nao tinha tensao.
Comprei outro carregador , e este durou uma semana .
Já nao fuciona , penso que o problema possa ser do computador .
Podem me ajudar com este assunto ?
Obrigado ,
Joao Paulo Abreu

Helder disse...

Anónimo (14-08-12),

Neste momento, a única hipótese de adquirir Magalhães é no mercado comum. O MG2 já foi descontinuado e foi substituido por 3 versões do MG3, que custam cerca de 300,00eur. Acho que também saiu (ou está prestes a sair) o MG4, com funções de ecrã tátil, mas certamente será mais caro.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

João Paulo Abreu (21-08-12),

O carregador que comprou respeita os requisitos mínimos do portátil, ou comprou um daqueles de concorrência/universais?
Embora os requisitos dos Magalhães não sejam nada de especial, já ouvi muitos relatos de carregadores universais (principalmente os dos chineses) que se avariam com muita facilidade.

O MG2 requer carregador de 19V (essa tensão pode variar no máximo até 1V) e uma amperagem de cerca de 2A no mínimo. A maioria dos carregadores são de 19V e debitam entre cerca de 3,5A até 4,74A. Portanto, desde que o conector e a polariadade sejam iguais, deverão funcionar no Magalhães.
Se ajudar, a maioria dos transformadores Asus, Toshiba, Insys e Tsunami funcionam no Magalhães (desde que respeitem 19V e o mínimo de 2A).

Não conheço nenhum caso em que o computador causasse a avaria no carregador. Mas tente verificar se o encaixe do transformador no computador está em bom estado (se não tem folga ou mau contacto). Para verificar isso com alguma eficácia, retire a bateria do portátil e ligue-o apenas com o transformador. Depois, com algum cuidado, mexa suavemente na ficha do transformador, com movimentos circulares ou cruzados, mas muito suavemente, e verifique se o computador se desliga. Se se desligar, é porque perdeu a alimentação e, quase de certeza, existe um problema com o conector interno do carregador. Se assim for, terá de ser reparado ou substituído. Isso faz-se, em princípio, em qualquer casa de informática ou em algumas casas de eletrónica.


Cumprimentos,

Helder

JotaPC disse...

Viva. Um amigo trouxe-me um Magalhães 2 cujo teclado está "maluco", ou seja, algumas teclas carregam simultaneamente em 2 ou 3 teclas ('='- g=gbv h=hnm ~=~. z=zx enter=ºenter etc), de tal maneira que nem dá para passar do menu de selecção do Sistema Operativo. Com um teclado USB funciona tudo normal, por isso suponho que o problema poderá estar na board ou no teclado. Será que substituir apenas o teclado resolve o problema?

Helder disse...

JotaPC (30-10-12),

Em princípio trata-se mesmo de problema no teclado. Portanto, substituindo-o deverá resolver o problema. Já tive situações dessas em Magalhães e até noutros computadores.

Também pode tratar-se de um mau contacto, mas é pouco provável...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

olá é o seguinte o meu magalhaes nao liga ao carregador ja mudei duas vezes de carregador e comprei 1 novo está a fazer mau contacto de que será?

Helder disse...

Anónimo (07-07-13),

Se o problema é mau contacto e não é com o carregador, então, muito provavelmente, é a Tomada DC-In (no portátil, onde conecta o cabo do transformador) que está com problemas.
O problema poderá ser a tomada dessoldada, partida, ou simplesmente "desgastada" (com o excesso de mau uso, pode ganhar algumas folgas que impedem o correto funcionamento).

Portanto partindo do princípio que é na Tomada, a reparação passa por desmontar todo o portátil e reparar. Pode ser que dê para remediar a tomada, ou poderá ter de ser substituída.

Mas há que analisar o equipamento devidamente. O problema pode até ser outro...


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Preciso da vossa ajuda queria o backup dos programas do magalhaes. Contacte-me para sofivisi@hotmai.com

Helder disse...

Sofia Vilares (16-11-13),

Não é comum fazer-se backuo dos programas, pois normalmente eles são instalados e existem dados que não dão para guardar, simplesmente.

Não estará a confundir 'programas' com 'dados' (ficheiros pessoais, como documentos, fotos, etc)?

Se pretende "formatar" o Magalhães e depois voltar a ter os programas que vêm pré-instalados, então, se o portátil estiver de origem, ele vem equipados com uma partição de recuperação, que permite repôr o computador no estado de fábrica (a nível de software, fica igual a como quando ligou o computador pela primeira vez).

Se for isso que pretende, siga as instruções a seguir.
No Magalhães 1:
- No menu de arranque, escolha uma das opções de recuperação (Recuperação Windows ou Recuperação Caixa Mágica)
- Durante o processo de reposição poderá pedir-lhe a password de root ou administrador, que é pte2010

No Magalhães 2:
- No menu de arranque, prima, simultaneamente, as teclas CTRL e L
- Surgirá um novo menu, onde deve escolher a opção de reposição
- Irá para um outro menu, parecido com o primeiro, mas com as opções de reposição para Windows e para Caixa Mágica
- Escolha o sistema que pretende repôr e siga as instruções apresentadas no ecrã



Cumprimentos,

Helder

paulo carvalho disse...

Pode-se usar o carregador do magalhaes 1 no magalhaes 2?
Muito obrigado pela ajuda
paulo carvalho

Helder disse...

Paulo Carvalho (25-11-13),

Embora não tenham exatamente as mesmas características, não deverá ter problemas em utilizar um carregador noutro equipamento ou vice-versa. O MG1 utiliza um transformador 20V / 2.0A; o MG2 utiliza um de 19V / 2.1A.

A empresa de reparação oficial Magalhães está a fornecer o mesmo transformador para MG1 e MG2 (20V / 2.0A). E, regra geral, não é a diferença de +/- 1V que vai dar problema, até porque os transformadores não costumam ter a tensão 100% apurada.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

O que eu faço quando aparece para por palavra passe e tem tres tentativas e eu tento as tres tentativas e depois nao dá nadA eu acho que é das bios o que eu faço

Helder disse...

Unknown (23-01-16),

Qual é a versão do Magalhães (MG1, MG2...)?

Tive uma situação dessas há alguns anos com um MG1... e, aparentemente, isso aconteceu do nada. Segundo o cliente, ninguém tinha metido password no BIOS... nem tão pouco sabiam como lá aceder.

Seja como for, já não me recordo ao certo como resolvi... mas, provavelmente, foi desmontando o computador, desconectar a pilha, aguardar uns segundos e voltar a conectá-la.

Normalmente, esse tipo de solução não resulta na maioria dos computadores portáteis. Para esse efeito, costuma haver uns contactos que devem ser unidos para fazer reset à password. Mas creio que no MG1 isso não acontece, pelo que tirando a pilha deverá resolver o problema.

O problema será, apenas, desmontar o portátil. Pesquise no YouTube por vídeos sobre como desmontar o Magalhães. Pode não encontrar um vídeo com desmontagem completa, mas encontra em várias partes (Teclado, tampa inferior, etc.)... e isso já ajudará.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

onde posso comprar a patilha que fixa a fita do disco à board?

Helder disse...

Anónimo (20-02-17),

Primeiro, há que saber a que Magalhães se refere: MG1, MG2, ...?

Seja como for, a 'patilha' (presumo que se refira àquela patilha castanha) não é um acessório que se possa adquirir separadamente. Ela faz parte de um componente eletrónico soldado à Motherboard. Na melhor das hipóteses, poderá consegui-la de outro Magalhães avariado. Com certeza, haverá por aí muitas casas de informática que tenham alguns em sucata e que até lhe possam oferecer isso (se forem gentis).

Em alternativa, se o problema for só fixar a Fita do Disco, poderá colocar lá uma pequena tira de plástico, que acabará por fazer o mesmo efeito. Colocar um pouco de fita-cola na parte de trás da fita (para criar espessura) também poderá ajudar.


Cumprimentos,

Helder