4.5.09

Assistencia Online

Assistência Online faz 2 anos. Estamos de parabéns! Foi à dois anos (parece que foi ontem) que criei este blog com o objectivo de prestar um serviço de assistencia tecnica online, gratuito e disponível para quem procura por ajuda na internet, ou têm algumas dúvidas sobre questões técnicas relacionadas com equipamentos informáticos. É através dos artigos publicados neste blog que dou essa ajuda, e a mesma é complementada com a resposta aos comentários deixados nos posts do blog. Se o leitor não entender ou ficar com alguma dúvida, pode esclarecer a mesma deixando um comentário, relatando essa dúvida. Os blogs gratuitos são ferramentas didácticas fantásticas, pois proporcionam uma interacção entre quem passa a informação e quem a recebe, e de certa maneira o objectivo que tinha em mente de transmitir os conhecimentos que tenho a outras pessoas, tem sido alcançado com um blog de assistencia tecnica. Ao mesmo tempo, tem sido um prazer ajudar todos os que nos visitam e impressionante toda a ajuda que tenho tido da parte de outros "técnicos" que têm contribuído para o crescimento deste blog de informática. A todos vós um muito obrigado.

2 Anos de Blog


O mês de Maio é uma data a recordar, pois foi precisamente neste mês que resolvi colocar o blog "Assistência Técnica Informática Online Grátis" no ar. O objectivo deste projecto era disponibilizar alguns guias/tutoriais que ajudassem na resolução de conflitos com software e/ou hardware e que os mesmos estivessem disponíveis para consulta. Depressa surgiram alguns comentários de leitores que tinham dificuldade na configuração de alguns programas, ou tinham o PC avariado e estavam desesperadamente à procura de alguém que os ajudasse ou que lhes indicasse a solução para resolver os seus problemas de hardware ou de software. Tem sido uma luta diária e constante para responder a todas as questões que me colocam, nos comentários deste blog. Tenho alguns posts que já ultrapassaram os 100 comentários e tenho um emque o número de comentários já ultrapassou os 500 e está quase nos 600 comentários. Imagine responder a metade? Leva tempo a responder a milhares de comentários, e principalmente por querer esclarecer o leitor e ajudá-lo da melhor forma.

Assistência Online Gratuita


O lema neste blog é responder a todos os comentários que os leitores deixam, no entanto, existem alguns comentários que vão para além dos meus conhecimentos técnicos, e apesar de não querer deixar nenhum por responder, não o faço simplesmente porque também não sei qual é a resposta, e nesses casos, deixo à vontade de outro leitor que tenha esse conhecimento e que se disponha a ajudar as pessoas que nos visitam.

Apoio dos Colaboradores do Blog


Já houve situações, e espero que continuem a existir, de outros leitores intervirem respondendo e bem, às perguntas que os leitores deixam quando têm dificuldades. A todos esses colaboradores, um grande bem hajam e um muito obrigado. Através da vossa ajuda, o número de comentários sem resposta têm vindo a diminuir, o que significa que poucas pessoas têm ficado com dúvidas por esclarecer.

Equipa de Colaboradores

Esta é a equipa de colaboradores que muito tem contribuído para o reconhecimento deste blog, em território nacional e internacional. Todos contribuíram de alguma forma, uns através dos comentários e outros através da criação de guias, tutoriais, posts, etc ... Independentemente do que cada um contribuiu, todos o fizeram de boa vontade e devem sentir-se orgulhosos de poder ajudar outras pessoas que não têm o mesmo nível de conhecimentos. Todos os colaboradores são pessoas que merecem o meu respeito e aos quais eu agradeço em nome de todos os leitores deste blog.

  1. Artur Ferreira (Assistencia Gratis)
  2. Jorge Capinha (Capinha413)
  3. Carlos R.
  4. Jorban
  5. Yur-PT
  6. Silvia Cabral
  7. Dinis
  8. Carlos A.
  9. Ana Oliveira
  10. Rui
  11. António Oliveira
  12. P@F
  13. Elsa

Se não houver resposta à pergunta?

Caso o leitor deixe comentário e não haja uma resposta, ou caso a mesma resposta não seja dada no tempo que deseja, deixe novo comentário, e tente fornecer o máximo de informação que puder. Quanto mais informação disponibilizar, melhor a assistência técnica informática online que podemos dar...

Dêm noticias ...

Quero alertar para o seguinte: sempre que houver resposta ao seu comentário, mantenha-nos informados do resultado, ou seja, depois de efectuar todos passos que indicamos, diga se correu tudo bem - ou se não correu tão bem, o que falhou. Resumindo, quais foram os resultados de toda a situação? Retorne ao blog para nos dar o feedback, pois esse retorno faz com que também nos apercebamos se estamos a dar as instruções correctas.

Se o leitor tiverem alguma questão relacionada com assistência informática online, ou pretende ser ajudado através dos comentários do blog, faça um pedido de assistência online gratis, deixando um comentário. Se por outro lado, reside em Lisboa e necessita que um serviço de assistência técnica ao domicilio pois não consegue resolver a sua questão com a assistência online, entre em contacto, através do número de telemovel que se encontra em cima, do lado esquerdo, ou envie um email para o endereço de email que se encontra mais em baixo.


Queres aprender como criar um blog e montar o teu próprio negócio?

.
Eu vivo do rendimento que os meus blogs geram.

Larguei o meu emprego como vendedor de móveis para me dedicar aos blogs à 5 anos atrás.

Passados 3 meses a blogar, já ganhava mais como blogger do que no meu antigo emprego.

Qualquer pessoa pode aprender como criar um blog e montar o seu negócio na internet.


Existe um Curso de Internet Marketing que te ensina tudo, mesmo que não saibas nada !!!

Podes ver aqui um video gratis sobre o sistema de blogging.

Mais informaçãoes aqui:
tutovideogratis-banner

16 comentários:

Anónimo disse...

Não consigo ligar o Magalhães nem por wireless nem por cabo. Por wl não apanha nada...Já tenho dois PC em casa com WL e sem problema.
Falei com a zon e atribuem o problema d enão ligar á rede ao PC.
Dicas?

Anónimo disse...

Poderá ter uma ou mais ligações de rede desactivadas.
Tente o seguinte:
1. Vá ao Painel de Controlo
2. Clique em "Vista Clássica"
3. Duplo clique em "Ligações de Rede"
4. Clique com botão direito do rato sobre cada uma das ligações de rede e verifique se em alguma delas aparece a opção 'Activar'
4.a. Se aparecer, então clique em 'Activar' e deverá poder estabelecer uma ligação
4.b. Se aparecer 'Desactivar', então significa que a ligação está activa e o problema será outro

Outra hipótese será as definições de rede
1. Vá ao Painel de Controlo
2. Clique em "Vista Clássica"
3. Duplo clique em "Ligações de Rede"
4. Clique com botão direito do rato sobre cada uma das ligações e clique em 'Propriedades'
5. Na janela que se abre, dê duplo clique em 'TCP/IP Protocolo de Internet'
6. Os estados de 'Endereço IP' e 'Servidor DNS' deverão estar marcados para obter automaticamente. Se estiver algum valor definido nesses campos, clique em 'Obter automaticamente' em ambos e clique em OK e novamente em OK... e o problema deverá estar resolvido.

Estas são as situações mais comuns. Caso, ainda assim, não consega, também poderá haver outras definições que estejam a impedir a comunicação de rede, como Firewall, mas isso já começa a ser complicado de resolver "remotamente"...

Vanessa disse...

Formatei meu vista com cd do xp.e ele reinicia e aparece uma tela preta com _ e nao sai disso.Já tentei reinstalar o vista mas instala reincia e continua a tela preta,Por favor me ajudem!!o q faço

Helder disse...

Vanessa (20-08-09),

É difícil saber ao certo o que esteja a causar isso. Os computadores de marca (HP, Asus, Acer, etc.) costumam ter uns Discos de Recuperação (CD ou DVD), para serem utilizados em casos de necessidade. Se o computador não trouxer esses discos de origem, existe um utilitário que permite criar esses discos. Se estiver a utilizar o Disco de Recuperação, não deveria ter esse problema; por outro lado, se utiliza um CD comum, muito provavelmente exista algum conflito com a partição de recuperação que os computadores costumam ter. O conflito também poderá estar a ser causado pela falta dessa partição de recuperação, uma vez que costuma ser essa a partição definida com "activa".
Bem... isto são pormenores técnicos, não adianta estar a explicar muito...

Pode tentar o seguinte:

Opção 1
Se tiver os Discos de Recuperação do computador, use-os e isso deverá permitir ultrapassar esse problema. Se não tiver esses discos, poderá pedi-los novamente ao fabricante do computador, mas terá custos.

Opção 2
Aceda ao BIOS do computador (normalmente acede-se premindo a tecla F2, F10 ou DEL quando liga o computador). Lá dentro, procure algum item relacionado com a partição de recuperação. Veja se tem algo como "Enable recovery" (algo parecido, ou que lhe pareça ser relaccionado). Se tiver, altere esse valor para o oposto (se estiver Enable, mude para Disable, ou vice-versa). Saia do BIOS, guardando as alterações, e tente novamente reinstalar o sistema.

Opção 3
Tente arrancar novamente com o CD do Windows XP (ou Vista) e elimine todas as partições existentes no disco (prima a tecla D em cada partição). Depois de ter eliminado todas as partições, tente instalar o sistema na totalidade do disco.

Opção 4
Utiliza um CD de arranque com utilitários que permitam mexer nas partições do disco e elimine todas as partições. Depois tente instalar novamente o Windows e ver se conseguiu passar a faze em que falha.

Se nenhuma destas possíveis soluções resolveu, então contacte suporte técnico. Em princípio isso é um problema que qualquer casa de informática lhe resolva, mas cobrarão o serviço, obviamente!
Espero ter ajudado...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Gente estou com um problema estranho.
Meu pc quando liga aparece essa msg:
[b]"o seguinte arquivo esta faltando ou corrompido c:\windows\system32\config\system insira o cd de instalação e aperte a tecla R pra corrigir o erro" [/b]
Eu tenho o cd do windows so que quando eu coloco ele e preciono R o pc reinciia sozinho.
Eu tentei formar dando boot,ai aparece :
PRECIONE QUALQUER TECLA ....
Ai eu preciono quando aparece a outra tela começa a carregar o CD..
Pronto fica tudo preto,não vai pra frete..
Alguem já viu isso ?

Helder disse...

Anónimo (23-08-11),

Essa mensagem de erro pode ter sido gerada por 3 possíveis motivos:
1 - Disco Rígido avariado
2 - Memória RAM avariada
3 - Ficheiro corrumpido

Explicando melhor:
1 - Se o Disco Rígido (HDD) ficar danificado na zona onde esse ficheiro está armazenado, os dados ficam corrumpidos ou ilegíveis. A solução passa por reparar o disco ou substituí-lo
2 - Se a Memória RAM estiver danificada, ela interpreta mal os dados e o sistema considera que os dados estão danificados. A solução passa por substituir a Memória RAM ou, se tiver mais do que 1 módulo, retirar o módulo danificado
3 - Se o ficheiro está corrumpido, a solução passa por repará-lo/substituí-lo. Esse ficheiro trata-se de um ficheiro do registo. Os procedimentos para reparar (substituir) um ficheiro desses é complicado para utilizadores comuns. Na melhor das hipóteses conseguirá isso através da consola, executando o comando chkdsk /r, mas é pouco provável.

Recomendo que comece pela hipótese 2. É a mais provável e, com sorte, conseguirá pôr o computador a funcionar sem grandes problemas.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Por favor eu so queria saber se o meu pc e on-board, ele e da marca positivo D3700,e tambem queria saber se esse pc aguenta alguns jogos pesados por exemplo: Dead Space ou left 4 dead

Helder disse...

Anónimo (15-12-11),

Se entendi bem, pretende saber se a sua Placa Gráfica é onboard.

Se for isso, lamento, mas não conheço o computador pessoalmente. Pelo que consegui apurar numa pesquisa pela internet, isso trata-se de uma marca brasileira. Pelas características que consegui encontrar, a resposta é:
Sim, a Placa Gráfica é onboard.

Em princípio será possível instalar-lhe uma placa dedicada. Não lhe posso indicar os preços porque não sei o valor das coisas no Brasil. No entanto, para jogos, recomendo algo tipo nVidia GeForce GTX 560 ou algo próximo (talvez a AMD/ATi tenha alguma solução equivalente mais barata).
Mas atenção. Isso são placas que requerem alguma energia. Muito provavelmente irá necessitar também trocar a Fonte de Alimentação do computador por uma mais potente, para que possa dar energia suficiente à Placa Gráfica.
Além disso, irá estar a meter uma Placa Gráfica "potente" num computador onde tudo o resto é de entrada de gama (Processador e Memória RAM). Obviamente, comparando com o que tem agora, irá ter um ganho grande no desempenho dos jogos, mas obteria mais se o Processador fosse melhor (e tivesse o dobro da Memória RAM).

Portanto, considere bem se valerá a pena estar a fazer um investimento desses...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Por favor...tenho um notebook positivo e não consigo me conectar por wireless, já mandei formatar e coloquei o vista e mesmo assim não conectou. Troquei a placa wireless e nada também, instalo o drive certinho e do nada aparece a mensagem que o dispositivo não foi reconhecido, ai vou la na central de dispositivos de rede e o drive do wireless simplesmente sumiu, toda hora acontece isso, o drive some, alguém pode me ajudar??

Helder disse...

Anónimo (23-01-12),

Não estou familiarizado com essa marca de computadores. Se já trocou a placa wireless (idealmente deveria ter trocado por uma de outra marca) e os problemas se mantêm, tudo recai para alguma outra anomalia no computador (motherboard), em que talvez uma atualização de BIOS resolva. Para saber se existe alguma atualização, consulte o fabricante do computador.

Pode ainda tirar algumas teimas testando com uma placa de rede wireless USB. Se funcionar, o problema está então no hardware (que pode ser motherboard ou a própria placa wireless).

Se o computador estiver dentro de garantia, contacte o fabricante ou local de compra para obter assistência com isso.


Cumprimentos,

Helder

Filipe Cunha disse...

Boa tarde, instalei o windows 7 no meu pc fixo, mas sem queres desliguei o meu pc a meio da instalação. E agora sempre que ligo chega a uma barra de carregamento de recuperação do windows 7 mas o pc reinicia e não a deixa carregar. Então decidi colocar o cd de recuperaçãoo do xp que veio com o equipamento mas o teclado desativa-se na altura de "clique em alguma tecla para arrancar apartir deste cd".
Como faço? è urgente. obrigado

Helder disse...

Filipe Cunha (29-07-12),

Pelos sintomas, diria que o seu teclado é USB. Se assim for, é possível que não esteja configurado para ambiente DOS.
Para resolver isso, terá de aceder ao BIOS do seu computador e alterar o respetivo parâmetro. No entanto, a localização desse parâmetro varia de modelo para modelo (e marca) de Motherboard.

Vou dar-lhe algumas dicas de como entrar no BIOS e quais os nomes comuns do parâmetro a alterar e respetiva possível localização.
Na maioria dos computadores, acede-se ao BIOS premindo a tecla DEL, F2 ou F10.
Depois de entrar no BIOS, utilize as Teclas de cursor (setas), ENTER e ESC para navegar nos menus e submenus (ou secções).
Para alterar os parâmetros, procure na zona direita ou inferior do ecrã. Lá costuma dizer como fazer isso. Na maior parte dos casos é premir ENTER e efetuar a alteração, mas noutros casos é premindo as teclas + e - (mais e menos) ou Page Up e Page Down.

O parâmetro que tem de alterar (ativar) é relacionado com o funcionamento USB. Normalmente o estado aticado ou desativado estão definidos como 'Enable' ou 'Disable', respetivamente, em inglês. Algumas das hipóteses para o parâmetro que deve ativar são:
USB DOS Function
USB Legacy Mode
Legacy USB Support
USB Keyboard Support
USB Mouse Support
USB Mode Function
USB BIOS Support


Procure por esses parâmetros em:
Peripherals Setup
Integraded Peripherals
USB
USB Configuration
Advanced
Advanced BIOS Features


Depois de alterar os parâmetros para o pretendido, não se esqueça de gravar as alterações antes de sair do utilitário de configuração de BIOS. Para isso, procure a secção Exit e escolha a opção que diz algo como Save Changes and Exit (Guardar Alterações e Sair). Em alguns computadores poderá ter de premir alguma tecla para essa ação (F10, por ex).

Espero que resulte...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Por favor preciso de ajuda, fui tenta desinstalar um anti virus trend micro, e baixei o programa para retira, o mesmo dizia que se caso tivesse problema deveria ir em EXECUTAR> DIGITAR:RECEND> IR PARA REGISTRO NÃO ME LEMBRO EXATAMENTE E ASSIM RETIRAR O SOFTWARE,mais acabei desisntalando o windows todo e em uma tentativa desesperada acabei reiniciando, apertei f10 - setup, save e exit - Y, e meu pc apagou na hora, ele liga mais não faz mais nada fica a tela preta....SOCORROOOOOO....perdi meu pc????

Helder disse...

Anónimo (11-08-12),

O facto de ter alterado qualquer coisa no software (desinstalar programas, drivers ou até mesmo formatar o disco) não causaria a avaria que relata (o computador liga, mas não surge imagem no ecrã).
Como diz que acedeu à configuração do BIOS (premiu F10), o mais provável é que se tenha alterado alguma definição de configuração do hardware. A menos que se trate de alguma avaria de hardware, poderá fazer o computador arrancar novamente fazendo um reset às configurações do BIOS. Para isso, terá de desmontar o computador e fazer um CLEAR CMOS. Consulte o manual da motherboard para saber como isso se faz. Em princípio, terá de mudar a posição de um jumper (fazer isso com o computador desligado) e voltar a colocá-lo na posição inicial (ex: está nos pinos 1 e 2, mudar para os pinos 2 e 3, aguardar alguns segundos e voltar a colocá-lo nos pinos 1 e 2). Na maioria dos casos esse jumper está localizado próximo da pilha ou do chip BIOS.

Se a operação CLEAR CMOS não resultar, é porque existe algum problema de hardware. Na melhor das hipóteses pode tratar-se de um mau contacto (Memória e Processador são os mais comuns, embora seja raro), mas também poderá ter algum componente avariado (Motherboard, Processador Memória RAM, Fonte de Alimentação ou outra placa).

Se não se sentir à vontade para fazer isso, solicite assistência especializada.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

boas.
tenho um portatil parkardbell tk85 quando ligo ele fica com a tela preta so aparece a imagem do fabricante... e ao fim de um minuto aparece esta mensagem: windows has encountered a problem comunicating with a device connected to your computer.
this error can be cause by unplugging a removable storage device such as an external usb drive while the device is in use or by faulty hardware such as a hard drive or cd rom dribe that is failing make sure any removable storage is properly connected and then restart your computer. aguardo resposta. obrigadoo

Helder disse...

Anónimo (24-03-13),

Pelos sintomas, eu apostaria em problema com o Disco Rígido (avariado e a precisar de ser substituido). Na melhor das hipóteses poderá estar com mau contacto, mas não creio.

A mensagem que lhe surge diz que o Windows tem um problema a comunicar com um dispositivo conectado ao computador. Uma vez que o Disco Rígido é um componente essencial para o arranque do Windows, a falha estará relacionada com ele.

Existem outros tipos de avarias, raras, que podem levar a erros do género (avarias no(s) chip(s) pricipal/ais da motherboard), mas não creio ser o seu caso.

Se o computador estiver dentro de garantia, ative-a;
Se estiver fora de garantia, se conseguir obter um diagnóstico e orçamento gratuitamente numa casa de informática, faça-o;
Se quiser tentar diagnosticar ou despistar a avaria por si, pode tentar o software SeaTools da Seagate (www.seagate.com) para testar o Disco Rígido.

Se precisar de mais ajuda, volte a colocar questão aqui no blog.


Cumprimentos,

Helder