28.5.09

Magalhães na Escola

Magalhães na Escola - A revolução digital está a chegar às camadas mais jovens e a iniciativa do governo em equipar os nossos filhos com uma excelente ferramenta (magalhaes), é de louvar, no entanto ainda existem algumas lacunas, nomeadamente o deteriorado e desajustado parque informático escolar. Apesar de o "Sr. Inginheiro" andar por aí a oferecer o computador magalhães a toda gente o que é certo é que o sucesso da campanha não depende apenas do magalhaes. Agradeço o facto de me terem dado a oportunidade de adquirir o mini-portatil magalhaes pela pequena quantia de 50€, no entanto para que o meu filho tire proveito do mesmo na escola, ainda existe um longo caminho a percorrer, pois até chegar ao dia (se é que lá chegamos alguma vez) em que as aulas vão ser dadas via web, e tudo funcionará às mil maravilhas, ainda falta percorrer um longo caminho.

Para que esta iniciativa do governo tenha o resultado experado, não só é necessário fornecer o Magalhães a todas as crianças, inclusive as que não podem pagar, como também é imprescindível equipar as escolas de tecnologia e equipamentos que permitam uma boa conexão à internet e à rede interna (intranet). Do que vale andar para aí a distribuir magalhães a torto e a direito quando depois as Escolas não têm condições para fornecer um acesso à internet em condições? Já nem falo na formação prévia que os Professores devem ter antes de começarem a dar aulas através do Magalhães, pois do que vale a formação se depois não houver equipamentos (hardware) que possa garantir o bom funcionamento das aulas.

Magalhães na Escola - A aventura dum Pai


Vou contar-lhe uma situação que aconteceu comigo, e que envolve a utilização do Magalhães nas aulas da Escola que o meu filho frequenta, e quais as dificuldades que tive em utilizar o portatil magalhaes com o débil acesso à internet.

Recentemente, fui convidado a ir à Escola do meu filho, através do programa "Semana da Familia", para participar nesse programa e presentear os alunos da turma do meu filho com uma apresentação sobre os costumes da terra onde nasci. Ora, uma vez que nasci em Angola, vim para Portugal aos 4 anos de idade e a partir daí mudei de casa e de zona de residência umas dezenas de vezes, cheguei à conclusão que não tive tempo para absorver os costumes das terras por onde tenho passado, e que não tinha nada para ensinar aos alunos. Disse à professora que não tinha nenhuns constumes ou tradições para apresentar aos alunos, e que os únicos ensinamentos que podia transmitir eram alguns conhecimentos sobre informática, devido à minha experiência profissional. A professora até gostou da ideia e ficou então acordado que, num dia a combinar, eu iria à Escola fazer uma apresentação sobre os temas:

  • Como criar um eMail Gmail
  • Como criar uma conta Messenger (associar o email Gmail)
  • Como criar um Blog no Blogger

Ensinar crianças de 7/8 anos a criar um blog

Uma vez que estamos a falar de crianças com idades entre os 7 e 8 anos que ainda não dominam a informática e por vezes nem sequer sabem onde estão as teclas, criar um blog pode ser uma tarefa de elevada dificuldade, mas como diz o ditado: "de pequenino é que se torce o pepino", e uma vez que o meu filho (8 anos) já tem um blog, pensei que se ele consegue, os colegas também conseguem. Só precisam é de alguém que os ensine a fazer um blog e mostrar ao mundo as suas convições, ideias, conhecimentos ou simplesmente para partilhar informação com os outros, através dum blog gratuito.

Ficou combinado que os alunos deviam levar o Magalhães nesse dia (só nesse dia, pois apesar da grande maioria dos alunos já ter o magalhães em casa, ainda não estão a dar as aulas através do mesmo nem estão à aproveitar todo o potencial deste fantástico computador portátil, e o pequeno MAG acaba por ficar em casa, ao abandono).

Configurar Wireless no Magalhães

Ficou combinado que, meia hora antes da minha apresentação, e enquanto a professora dava a aula do dia, eu iria configurar as ligações wireless dos magalhaes com o router da Escola. Depressa me apercebi que quer o meu computador quer alguns dos magalhães, nem sequer apanhavam a rede, pois o sinal era muito fraco.

Depressa comecei a aperceber-me de que iria ser uma batalha que não iria vencer, e a perder a esperança que tinha em conseguir transmitir alguns ensinamentos aos miúdos, pois se os magalhaes estivessem constantemente a perder a ligação, dificilmente conseguia dar a matéria que estava programada.

Impossível dar matéria através da conexão da Escola


Os meus piores receios acabaram por acontecer e em determinada altura, deixei de conseguir dar qualquer matéria, pois os miúdos estavam constantemente a chamar-me e a dizer-me que tinham perdido o sinal de rede e que o magalhães não conseguia abrir a página.

Apesar da configuração wireless do magalhaes ser muito fácil de configurar e da antena interior que o magalhaes ter captar melhor sinal que o meu portatil HP Pavilion que custou 20 vezes mais que o pequeno MAG, se a Escola não tiver um modem/router wireless com uma boa antena que cubra toda a zona da Escola com um bom sinal, dificilmente se consegue uma boa ligação.

Depressa me apercebi que tinha que alterar os planos e em vez de centrar a minha apresentação na criação dum email, messenger ou blog, passei a falar apenas de questões relacionados com o sistema operativo (como desligar o computador, colocar em stand-by, hibernar), questões relacionadas com programas como o Office (criar documentos, editar e inserir imagens no Word e Excel), windows XP (guardar ficheiros e verificar onde é que estão a guardar os ficheiros), etc ...

Acabei por falar de tudo menos do que tinha planeado falar.

Magalhães - O Pesadelo dos Professores

Eu imagino como é que os professores se devem estar a sentir, quando confrontados com a ideia de terem de dar as aulas através do Magalhaes, pois conseguem prever as dificuldades que vão ter para conseguir dar a matéria ao mesmo tempo que vão surgindo questões técnicas relacionadas com o bom ou mau funcionamento do Hardware e Software. Os professores têm formação na área deles, não em informática, ou pelo menos, provavelmente, não têm a formação necessária para dar aulas através duma conexão wireless e do magalhães ou outro equipamento informático.

Deve haver muitos professores que estão apavorados com a possibilidade de vir a dar as aulas pelo magalhaes. Oiço alguns deles a dizer que como é que as crianças vão usar o computador quando nem ainda nem sabem sequer escrever à mão, quanto mais à máquina? Eu acho que o problema não vão ser as crianças, mas sim os professores e os pais, pois as crianças aprendem e adaptam-se muito bem as novas situações, quanto que os adultos (professores e pais) demoram mais tempo a adaptar-se às novas tecnologias. Imagine: um professor dá aulas da mesma maneira à 30 anos para cá e de repente ve-se obrigado não só a alterar a forma como dá as aulas como a ter que acompanhar as novas tecnologias e a necessitar de formação em Tecnologias de Informação, estar a par das novas tecnologias, e acompanhar a evolução no que diz respeito ao Software e Hardware, bem como todas as situações, questões, problemas, avarias, má tulização dos equipamentos informáticos.

Imagino o pesadelo que não vai ser quando o Ministério da Educação decidir que a partir de algum momento, ser obrigatório dar as aulas através do magalhaes. Vai ser para rir ... ou chorar. As Escolas têm que se adaptar às necessidades e adquirir o equipamento (hardware) necessário ao bom funcionamento das aulas, pois se não existir uma boa infra-estrutura, todo o processo será de dificil execução, e veremos mais professores a ter esgotamentos, a meter baixa, a antecipar a reforma e o insucesso escolar a aumentar.

O Governo deve, não só fornecer as escolas com o equipamento informático para o bom funcionamento das aulas, como dar a formação necessária aos professores de modo a que estes saibam o que fazer e como utilizar o magalhaes para dar a aula. Também deve apostar em dar formação a todos os auxiliares educativos e mesmo aos pais dos alunos, pois quanto melhor informados todos estiverem, melhor!!

Tutorial Office / Windows / Hardware

Tinha feito um tutorial no Word, tipo um How-To, com imagens, os passos que deviam seguir, etc ... mas devida à pobre, ou inexistente, conexão à internet na escola, foi-me impossível conseguir falar sobre esses temas. Por esse motivo, deixo aqui uma satisfação e explicação a todos os pais dos alunos da turma do meu filho, que tinham sido avisados pela Escola, que no dia combinado iriam levar o Magalhaes para a Escola para aprenderem como criar um blog, de que tal não foi possível devido à ineficiente conexão à internet que a Escola tem.

Contudo, caso os alunos manifestem interesse em: aprender como criar uma conta de email, como associar essa conta de email ao Messenger e usar o mesmo login nos vários programas ou como criar um blog gratuito, podem passar cá em casa (com a devida autorização ou acompanhamento dos pais), que eu disponibilizo-me a dar essa formação e gratuitamente, ou sem quaisquer encargos. Apensa necessitam de confirmar qual o dia que querem vir para eu confirmar se estou disponível para dar essa formação nesse dia.

Para agendar a vinda dos alunos (acompanhados ou com autorização dos pais) aqui a casa, devem entrar em contacto com o meu filho ou com a Professora, de modo a me transmitirem o recado. Peço que deixem o contacto telefónico de modo a poder ligar para os pais e combinarmos a vossa vinda.

Se tiver alguma questão que queira colocar sobre o magalhaes na escola, ou outra questão relacionada com configurar magalhaes, assistencia magalhaes, ligar magalhaes à internet ou magalhaes pc - linha de apoio tecnico magalhaes ou avarias, deixe comentário.


Queres aprender como criar um blog e montar o teu próprio negócio?

.
Eu vivo do rendimento que os meus blogs geram.

Larguei o meu emprego como vendedor de móveis para me dedicar aos blogs à 5 anos atrás.

Passados 3 meses a blogar, já ganhava mais como blogger do que no meu antigo emprego.

Qualquer pessoa pode aprender como criar um blog e montar o seu negócio na internet.


Existe um Curso de Internet Marketing que te ensina tudo, mesmo que não saibas nada !!!

Podes ver aqui um video gratis sobre o sistema de blogging.

Mais informaçãoes aqui:
tutovideogratis-banner

1 comentário:

Teixeira disse...

Numa sociadade eem que a educação e a saúde não estão em 1º lugar, dificilmente será uma boa sociadade! Eu até aceito esta ideia toda dos "Magalhâes" mas acho que tá completamente fora do tempo! Chama-se a isto querer dar um passo maior que a perna! Existe tanta coisa para se fazer 1º... Como por exemplo pôr os manuais escolares completamente gratuitos, etc...