6.2.09

Magalhaes Internet. Ligar a Net ao Magalhães.

Magalhaes Internet. Como ligar a Net ao Magalhães? Depois de explicar como ligar o magalhaes à corrente electrica e colocar a bateria à carga, venho agora explicar como configurar o Controlo Parental do Magalhães para conseguir ligar o magalhães à internet. Quer conectar o magalhães à net? Não consegue ligação à internet para o Magalhães? Siga este post e aprenda as configurações do Controlo Parental para aceder á internet e aos sites que costuma aceder. Ligue o Magalhães à Internet.





Ligou o Magalhaes, escolheu o SO Windows, e foi parar ao ambiente de trabalho:


Ligar o Magalhães à Internet

Para ligar o magalhães à net, siga os passos em baixo:

Desligar o Controlo Parental

Clique em cima do "P" verde que está em baixo, do lado direito, ao pé do relógio.



Em "Modo de Controlo", clique em "Controlo Desligado", por baixo de "Controlo dos Pais"

Vai abrir uma janela a pedir uma password.



Digite a seguinte password:

  • pte2010
Configurar Ligação à Internet

Vamos ligar à internet pela porta RJ45, que se situa do lado direito, estando de frente para o Portátil Magalhães, por cabo de rede. Conecte a outra extremidade no seu Router/Modem. Se ligar por cabo de rede não é necessário instalar nada. Só é necessário instalar os drivers do Router/Modem se a ligação for por USB.

De seguida, vamos configurar a ligação à net.

Configurar Ligação (IP e DNS)

Clique em:
  • Iniciar
  • Ligar a:
  • Mostrar Todas as Ligações
  • Ligação de Area Local
  • c/ botão direito do rato
  • Propriedades

Clique em:
  • TCP/IP
  • Propriedades
  • IP Automatico
  • DNS Automatico
  • OK
  • OK

Reparar a Ligação
  • Clica c/ botão direito do rato em cima da Ligação Area Local
  • Reparar
  • OK

A internet já deve funcionar.

Melhor serviço de Internet - ZON

A ZON, foi considerado o melhor serviço de internet, ou o melhor acesso de internet para o magalhães. É também o acesso que recomendo a todos os utilizadores que quiserem ter internet + TV + Telefone, ou os que quiserem ligar o magalhaes á internet.

Se o leitor pretende adquirir um serviço de internet para casa, então a ZON é a melhor escolha possivel. Pode aderir á ZON através dos banners deste blog, ou através da imagem em baixo:





Caso tenha alguma questão que queira colocar sobre como ligar a internet ao Magalhães, ou dúvidas relacionadas com a ligação do Magalhães à net, ou com as configurações magalhães , deixe comentário que respondo em seguida.

Abraço,



Queres aprender como criar um blog e montar o teu próprio negócio?

.
Eu vivo do rendimento que os meus blogs geram.

Larguei o meu emprego como vendedor de móveis para me dedicar aos blogs à 5 anos atrás.

Passados 3 meses a blogar, já ganhava mais como blogger do que no meu antigo emprego.

Qualquer pessoa pode aprender como criar um blog e montar o seu negócio na internet.


Existe um Curso de Internet Marketing que te ensina tudo, mesmo que não saibas nada !!!

Podes ver aqui um video gratis sobre o sistema de blogging.

Mais informaçãoes aqui:
tutovideogratis-banner

358 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   201 – 358 de 358
Paulo disse...

Obrigado pela ajuda, já consegui ter net na CM.
Está a fazer um grande trabalho e a ajudar a recuperar mts Mag.

Anónimo disse...

O controlo parental não aparece no Magalhães, procurei e o que encontrei foi o Parental Carefree. É a mesma coisa? Mas mesmo assim este programa não abre. Podem dar-me alguma sugestão?
Obrigada

Helder disse...

Anónimo (14-09-09),

O programa de controlo parental é mesmo esse, o Parents Carefree.
Pode aceder a ele clicando no ícone em forma de "P" verde ao lado das horas.
É possível desbloquear por completo o seu controlo, mas de momento não tenho aqui um Magalhães para lhe indicar os passos exactos.
Se pretender ter a internet desbloqueada, simplesmente aceda a Modo de Controlo > Controlo desligado e forneça a password (pte2010). Essa acção tem efeito em cada sessão no Windows. Sempre que o inicia, tem de efectuar essa operação para poder navegar na internet sem restrições.
Na zona esquerda deste blog tem um tópico chamado 'Configurar o Control Parental'. Lá encontrará algumas informações para poder configurar esse utilitário.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Ola sou a Carla:
Estou muito triste com o Magalhães
não se consegue aceder a net,os portateis avariam, as baterias já veem viciadas,liga-se para a assistencia tecnica o dia todo e não se consegue so porque custou 50€ e agora estamos a pagar o resto nas facturas telefonicas?Isto tudo so porque somos Portugueses é uma vergonha.
Era perferivel demorarem mais tempo
e serem bem feitos.

Helder disse...

Carla (24-09-09),

Realmente, em parte o Magalhães foi feito às pressas. Isso vê-se, por exemplo, nas diferenças entre as primeiras versões e as mais recentes, onde retiraram alguns programas que "gralhas" nas palavras/frases em português. Além disso, existe uma diferença qualquer na placa de rede ou no driver dela, que na última remessa vem incorrecto. É provável que tenham "remendado" o sistema de reposição e se tenham esquecido desse pormenor, mas também poderiam ter incluido os programas em falta desde a primeira versão. Enfim...
Ligar para a assistência já se sabe que é um cúmulo, porque demora muito tempo... e, pelo número, deve ser de valor acrescentado!
Outro erro grave da parte deles é não incluirem um manual a explicar as funcionalidades básicas do equipamento, principalmente o funcionamento do controlo parental.
Neste blog poderá encontrar algumas dicas para poder pôr isso minimamente funcional, mas terá de ter alguns conhecimentos para o fazer... ou seguir as instruções com cuidado.

Eu tenho uma loja de informática na zona de V. N. Famalicão. Se lhe for conveniente, poderá dirigir-se à minha loja e ponho-lhe o portátil "nos trinques", de forma a nuna mais ter problemas com ele... e muito melhor do que vem de origem! Os meus contactos:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt

Anónimo disse...

boa tarde

pode-me ajudar a instalar no magalhares a internet sem fios ?
carlota

Anónimo disse...

José Paulo Vasconcelos disse:
Ver solução aqui:
http://jpvasc.blogs.sapo.pt/4319.html

Deu resultado 5* :)

Pessoal não procurem mais, a solução é esta.

Realmente o problema disto tudo são as drives da Lan, depois da actualização resultou 100%.
Apenas para aceder algumas páginas de Internet temos que desligar o controlo parental.
Passei umas horas á procura de solução, fiz de tudo, mudei as configurações e até desliguei firewall, sem resultado, mudei as configurações do control parental sem resultado, desinstalei o programa e nada deu resultado, até que cheguei a este link que resultou.

Sigam os passos e terão acesso á net garantida.

Agradeço ao Sr. José Paulo Vasconcelos pela grande ajuda.

Helder disse...

Carlota (05-10-09),

Não indicou qual o acesso à internet que tem, mas presumo que seja do tipo ADSL ou algo do género (qualquer uma que não seja Internet móvel, tipo Vodafone, TMN ou Kanguru).
Não tenho Magalhães com a configuração original, mas vou tentar indicar-lhe os passos necessários para pôr a internet a funcionar via wireless (sem-fios):
1. Certifique-se de que tem a placa de rede sem-fios activada. Para isso, deverá ter a primeira luzinha no painel luminoso acesa. Se não tiver, pressione simultaneamente as teclas FN e F1, que ferá alternar entre os modos activado/desactivado.
2. Ao lado das horas, deverá ter um ícone chamado "MSI Wireless Utility", ou qualquer coisa parecida. Se tiver, clique com o botão direito e altere para a opção que permita que seja o Windows a gerir a rede sem fios (deverá dizer algo como "Use Windows Zero Configuration", ou algo do género). Se já estiver a ser o Windows a gerir as redes sem-fios, siga para o próximo passo.
3. Na mesma junto às horas, deverá ter o ícone referente à rede sem-fios. Dê duplo clique sobre ele e surgirá o gestor das redes sem fios. Nesse quadro, visualizará as redes sem-fios ao alcance. Só tem de clicar na rede pretendida e ligar. Se não vir o ícone da rede sem fios, veja o passo 4, caso contrário siga para o passo 5.
4. Vá ao Painel de controlo. No lado esquerdo da janela, clique em 'Mudar para vista clássica'. No lado direito da janela, dê duplo clique em 'Ligações de rede'. Na caixa que se abre, clique com o botão direito do rato sobre 'Ligação de rede sem-fios' e clique na opção 'Activar'... e repita o passo 3, depois o 5.
5. Ao tentar ligar à rede pretendida, dependendo da protecção de rede, ser-lhe-á pedida a chave de rede. Essa chave poderá ser encontrada na etiqueta do router, ou então quem configurou o router deverá sabê-la. Sem essa chave não conseguirá aceder à rede, por isso terá de a saber mesmo.

E pronto... em situações normais, isso deverá ser suficiente para conseguir estabelecer ligação. Se não conseguir, depois diga qualquer coisa.

Já agora, se viver próximo da zona de V. N. Famalicão, poderá visitar a minha loja de informática para que lhe veja isso. Se for caso simples, resolvo-lhe isso sem custos. E, futuramente, se precisar de assistência, já sabe... :)


Cumprimentos,

Helder

miguelita disse...

Boa noite.
O que vos peço é quase o mesmo do que já foi solicitado por outros anteriormente. Tenho 2 gémeos e consequentemente 2 magalhães, um de primeira geração (que chegou um mês antes da Páscoa) e outro com a actualização feita em Março e que chegou depois das férias pascais. No início do ano colocámos internet sapo adsl com o pacote que trouxe um modem/router, já com vista a os nossos filhos poderem usar o wireless nos seus magalhães. A principio não tentámos ligar logo o acesso á net, mas depois com a insistência deles lá tentámos e... não consegue apresentar a página. Fomos às instruções do sapo adsl, do SAGEM Fast3102, para configurar a ligação sem fios, seguimos tudo correctamente (e já verificámos junto da assistência se tudo estva a funcionar, colocámos a palavra chave nos magalhães e nada. Os magalhães identificam a rede, que chega por vezes até com sinal excelente, mas continuam a não apresentar a página. Explorando os menus da rede sem fio, indica que está à procura do IP (não deveria encontrar automáticamente?). Já fomos aos controlos parentais refazer as instruções várias vezes, já seguimos as vossas instruções para casos semelhantes e nada. Tudo na mesma. O que é que devemos fazer? Não conseguimos descortinar o que está a falhar. Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a vossa atenção.

Helder disse...

Miguelita (28-10-09),

Há vários factores que possam impossibilitá-la de navegar na internet, ou ter acesso à rede. Por isso, siga estes passos (partindo do princípio de que o router esteja bem configurado e com acesso à rede):

1. O Magalhãers vem equipado com um programa de controlo parental, para que os pais possam controlar o acesso dos filhos à Internet, entre outras opções de controlo.
Aceda a ele clicando no ícone em forma de "P" verde ao lado das horas.
Se pretender ter a internet desbloqueada, simplesmente aceda a Modo de Controlo > Controlo desligado e forneça a password (pte2010). Essa acção tem efeito em cada sessão no Windows. Sempre que o inicia, tem de efectuar essa operação para poder navegar na internet sem restrições.
Na zona esquerda deste blog tem um tópico chamado 'Configurar o Control Parental'. Lá encontrará algumas informações para poder configurar esse utilitário.

2. Se estiver a tentar estabelecer ligação à rede/internet através de ligação Wireless, deve certificar-se de que escreve correctamente a chave de rede (respeite maiúsculas e minúsculas)

3. Se após o os passos anteriores continua sem internet, tente outro tipo de ligação. Quero dizer com isto:
- Se está a tentar ligar com rede sem fios, experimente antes com o cabo ethernet, ligando o Magalhães por cabo directamente ao router Sapo
- Se estiver a tentar com a rede ethernet, tente com a rede sem fios
Se conseguir obter acesso à internet com uma das outras ligações, é porque o problema está com a ligação em falha. Isso pode ser problema de drivers, chave de rede incorrecta, ou defeito de hardware (este, muito pouco provável)

4. Com um computador com acesso à internet, aceda a estes links e transfira os ficheiros:
http://www.tsunamidrivers.com/downloads/notebooks/magalhaes/atom/06_LAN.zip
http://www.tsunamidrivers.com/downloads/notebooks/magalhaes/atom/05_Wireless.zip

... e copie-os para os computadores Magalhães (para o Ambiente de trabalho, por ex)

5. Descompacte os ficheiros, clicando com o botão direito do rato sobre eles e escolher "Descomprimir...", seguindo as instruções. Depois, só tem de aceder a cada uma das pastas e executar o ficheiro SETUP, para que instale os drivers. É provável que o processo lhe pergunte se quer remover versões anteriores, pelo que deve permitir a acção.
Neste passo não posso ajudá-la muito, porque nunca efectuei a operação dessa forma, mas não deverá ser complicado

6. Finalmente, após a reinstalação da rede sem-fios, poderá surgir um ícone ao lado das horas referente ao programa da placa de rede sem fios (poderá chamar-se "MSI qq coisa", ou "RaLink qq coisa". Se tiver esse ícone, clique com o botão direito sobre ele e escolha a opção "Use Windows zero configuration"

Após isso, já deverá conseguir estabelecer ligação à internet, quer por cabo ethernet, quer sem-fios. Se não conseguir, lamento, mas não há muito mais que se possa tentar assim remotamente.

Eu tenho loja de informática na zona de V. N. Famalicão. Se quiser, poderá dirigir-se à minha loja com os 2 computadores e o router de acesso à internet e configuro-lhe isso na hora, em pouco tempo.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

miguelita disse...

boa noite (não está a ser muito boa...)
seguimos as instruções dadas, ou seja, tentámos ligando o cabo aos magalhães, pois continuámos a não conseguir aceder, o que se manteve com o do joão, que foi o que chegou mais tarde com tal "restyle".... com o da joana, efectivamente tivemos acesso sem problemas e então fomos buscar o que indicou para a rede wirelesss através do link que indicou (o segundo) e descompatámos e instalámos indicando, como disse, a remoção de outros. Não apareceu ícone nenhum ao lado das horas e, pior do que isso, deixámos de ter acesso a qualquer rede sem fios, ou seja, depois de retirarmos o cabo para voltar a tentar, mas agora sem fios como fazíamos antes, só nos aparece a ligação de rede local com o cabo. Já não aparece nada da rede sem fios e muito menos o ícone em que até se via a rede a chegar. Isto parece que piorou, e moramos perto de lisboa.... num computador continua a não dar nada e no outro com a instalação do outro programa parece que o wireless card do computador desapareceu... Pânico!

Helder disse...

Miguelita (29-10-09),

Não entre em pânico! :)
Realmente, daquilo que conheço, a última remessa dos Magalhães (a sua) padece de uma anomalia nos drivers da Placa de Rede LAN, pelo que se lhe instalar os drivers que indiquei (o primeiro link) resolverá o problema. Isso, falo por experiência própria, e também há testemunhos de outras pessoas a quem isso resolveu.
Quanto à situação do outro, tente voltar a reinstalar os drivers através do link que lhe forneci (o segundo link). Depois disso, verifique se tem a placa activada: ao premir simultaneamente as teclas Fn e F1, fará activar ou desactivar a placa de rede wireless.

No Gestor de Dispositivos, verifique se a placa está correctamente instalada. Para isso, vá ao Painel de Controlo (Iniciar > Painel de Controlo) e dê duplo clique sobre o ícone Sistema (clique em 'Mudar para vista clássica' no lado esquedo da janela, se não encontrar o ícone). Na caixa que se abre, clique no separador 'Hardware' e no botão 'Gestor de dispositivos'. Abre-se uma nova caixa. Na secção 'Placas de rede', se não tiver nenhum ícone com indicação a amarelo (um ponto de exclamação) ou se não tiver um ícone com um ponto de interrogação noutra secção, é porque, em princípio, está tudo bem. Digo "em princípio", porque, tal como no outro Magalhães, aparentemente a o driver da Placa de Rede LAN estaria bem instalado, mas não é o correcto.

Se houver algum problema com o dispositivo (algum ícone amarelo), será, em princípio, problema de drivers. Poderá reinstalá-los novamente, através do método automático do SETUP, ou manualmente, mas é um pouco mais "complicado" de explicar por aqui. Tente primeiro as hipótese que indiquei. Se não der, volte a contactar.

Sinceramente, não me recordo de nenhum caso de alguém ter problemas com a ligação wireless, pelo menos a nível de drivers, salvo casos em que actualizavam os drivers actravés do Windows Update da Microsoft, mas certamente não é o seu caso (teria ter ligação à internet para ter acedido ao Windows Update). Apenas conheço o relato de um utilizador que não conseguia estabelecer ligação e, para contornar, teve de alterar uma definição no próprio router, que consistia em alterar o méto de encriptação da chave de rede (penso que alterou de WPA para WPA2, ou WEP, não me recordo agora). Também poderá tentar essa hipótese, mas só depois de tentar todas as outras que indiquei. No caso da alteração das definições do router, terá de contactar o fornecedor do equipamento (no caso, sa Sapo).


Cumprimentos,

Helder

Paulo disse...

penso que o mag do meu filho deu o berro, fez curto circuito porque ao por uma pen danificou o usb. a reparação parece ser mais cara que o mag. falaram-me da placa mãe. que me sugere?
Paulo.

Helder disse...

Paulo (06-11-09),

Se danificou as portas USB e com isso o portátil já não liga (ou liga, mas não arranca), terá mesmo de ser substituida a placa principal, pois praticamente tudo está integrado nessa placa, como é o caso das portas USB, entre outras.
A reparação não fica mais cara do que um portátil novo. Atenção que o portátil custa, no mercado comum, cerca de 250-300eur, pelo que é esse o valor do equipamento que deve considerar. Apenas no programa e-escolinhas é que custa entre 0eur e 50eur (dependendo do escalão), mas só mesmo no âmbito desse programa, onde cada criança pode obter apenas 1 equipamento.
Pode optar pela reparação em algumas lojas de informática qualificadas para esse tipo de reparação, ou no próprio centro de assistência técnica (obviamente fora do abrangimento da garantia, porque foi avaria por mau uso). Tenho loja de informática na zona de V. N. Famalicão e faço praticamente todas as reparações a Magalhães. Se optar por reparar nas minhas instalações, ainda faço uma optimização geral ao equipamento, desde antivírus devidamente configurado, melhor gestão do espaço disponível em disco, entre outras novas funcionalidades. Sinta-se à vontade para me contactar:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

nao consigo apanhar a internet da meo

Helder disse...

Anónimo (22-11-09),

Experimente ligar com um cabo ethernet directamente ao router, a ver se consegue aceder. Se obtiver ligação de rede e não internet, poderá dever-se às restrições do programa de controlo parental.
Reveja as minhas respostas acima, em especial a partir de:
>Helder disse...
Miguelita (28-10-09),

Há vários factores que possam impossibilitá-la de navegar na internet (...)


O passo 4, faça-o só depois de testar a solução na minha resposta do dia 30-10. Só em último caso, tente o passo 4.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

isto nao tem nada haver com o magalhães.Eu queria perguntar se alguem sabe o que se pasa com o meu pc. O meu pc é toshiba e é vista.
Todos os serviços do meu computador ficaram desactivados. então eu comçei a activar os serviços, mas reparei que nao conseguia activar alguns porque havia um problema qualquer. Depois de activar alguns dos serviços do computador eu desligei-o. Mas no dia seguninte os serviços voltaram a desactivar se e agora nem consigo aceder a pagina dos serviços. Alguem me podia ajudar?

Helder disse...

Anónimo (11-12-09),

Há duas fortes possibilidades como causa do seu problema:
1. O computador está infectado com algum vírus que causa os sintomas que descreve
2. A instalação do Windows pode estar com problemas

No primeiro caso, poderá tentar correr algum software antivírus no seu computador, embora não espere grandes milagres. Normalmente, os antivírus removem vírus (aqueles que conseguirem, pois pode existir uma ou outra ameaça que os antivírus não conhecem), mas não corrigem os danos causados por eles.

No segundo caso, o problema pode ser causado por vírus, ficheiros corrumpidos, memória danificada ou disco danificado. Para despistar, há que começar por testes ao hardware (Memória RAM e Disco Rígido), com programas próprios para o efeito. Caso esteja tudo bem com o hardware, então é porque o problema é software. Nesse caso, os fabricantes costumam fornecer meios para que o utilizador consiga repor o computador no estado de fábrica.

Em ambos os casos, poderá fazer a reposição de fábrica e ver se o computador fica bom. Caso fique bom, não impossibilita a hipótese de havar problema de hardware... e em pouco tempo volta a ter os mesmos sintomas. Antes de efectuar a reposição de fábrica, faça cópia de segurança dos seus dados importantes (documentos, fotos, etc.) para um disco externo, ou outro meio.

As indicações que lhe dei são apenas algumas possibilidades. Há problemas que só consigo diagnosticar com mais certeza vendo "ao vivo". Pode sempre recorrer a casas de informática para que lhe vejam o problema... Se viver próximo da zona de V. N. Famalicão, pode contactar-me e analiso isso sem custos.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

olá,eu ando com problemas de net no Magalhães, a minha net é da vodafone adsl routter e ele quando liga dis conect ilimitada inixsnete,se alguem me pudere ajudar agradeço!!!


obrigado
Diogo Alexandre coelho de sousa Magalhães

Helder disse...

Diogo (23-12-09),

Provavelmente é um problema com o driver da Placa de Rede Ethernet. Esse problema é conhecido pelo menos na última remessa de Magalhães. Se for o caso, reinstale os drivers a partir do seguinte link:
http://www.suportemagalhaes.com/downloads/drivers%20equipamento/atom/06_LAN.zip
Transfira o ficheiro, descompacte para uma pasta e execute o ficheiro SETUP.EXE... e siga as instruções. Reinicie o computador e o problema deverá ficar resolvido.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá boa tarde!!
Estou tendo muitas dificuldades em acessar a net via wirless pela ZON.
Já contactei com o apoio técnico da operadora que na altura foi me dissendo passo a passo o que fazer. Só que no fim, apareceu a mensagem: "A palavra-passe de rede tem de ter 40 ou 104 bits, consoante a configuração de rede. Pode ser introduzido 5 ou 13 caracteres ascii ou 10 ou 20 caracteres hexadecimais".
Mandaram contactar a PC medic para apoio informático, mas só gastei dinheiro em chamadas e nem fui sequer atentida.
Será que poderia ajudar-me???
Obrigada pela atenção.

Jociara Santos

JO disse...

Boa tarde!!!(mensagem reencaminhada)
Estou tendo muitas dificuldades em acessar a net via wirless pela ZON.
Já contactei com o apoio técnico da operadora que na altura foi me dissendo passo a passo o que fazer. Só que no fim, apareceu a mensagem: "A palavra-passe de rede tem de ter 40 ou 104 bits, consoante a configuração de rede. Pode ser introduzido 5 ou 13 caracteres ascii ou 10 ou 20 caracteres hexadecimais".
Mandaram contactar a PC medic para apoio informático, mas só gastei dinheiro em chamadas e nem fui sequer atentida.
Será que poderia ajudar-me???
Obrigada pela atenção
Jociara Santos

Helder disse...

Jociara Santos (24-02-10),

Realmente, tal como a mensagem que o computador lhe dá quando tenta ligar à rede, as chaves de rede têm mesmo de ter 5 ou 13 caracteres ASCII ou 10 ou 20 caracteres Hexadecimais. Caracteres ASCII são compostos por todas as letras do teclado; os caracteres Hexadecimais são de 0 a 9 e de A a F.
Não estou familiarizado com os routers da Zon, mas sei que os da Meo e Sapo têm escrito numa etiqueta a chave que vem por defeito configurada no equipamento. Normalmente essas chaves não são alteradas, mas é possível fazê-lo para outras à sua escolha.

Primeiro, há que saber ao certo qual a chave de rede wireless do seu equipamento... e, certamente, será composta por 5, 10, 13 ou 20 caracteres. Se essa chave não foi alterada por ninguém, talvez encontre a chave predefinida numa etiqueta colada no aparelho (normalmente identificada par WPA Key ou WEP Key). Essa será a chave que deverá introduzir quando lhe for solicitada ao tentar ligar à rede.
Abra o Bloco de Notas ou o Word e digite lá a chave, só para se certificar que a digita correctamente e que não falha nenhum caracter. Respeite maiúsculas e minúsculas. Pode, até, copiar a chave digitada no Bloco de Notas para o campo na ligação de rede wireless.

E pronto... a verdade é que tem de dar mesmo! Em último caso, faça um RESET ao router... e se deixar de conseguir ter rede/internet, contacte o apoio técnico da Zon.
Não há mais que lhe possa valer...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

eu nao sai a passe para conseguir ir á net

Helder disse...

Anónimo (06-03-10),

Se se refere à password do programa de Controlo Parental do Magalhães (Parents Carefree), por defeito é pte2010.
Clique com o botão direito do rato sobre o ícone, junto à horas, e escolha Modo de controlo > Controlo desligado. É necessário fazer isso sempre que reinicia o computador. Se pretender modificar as definições permanentemente, vá a Configuração de directriz, digite a password. Explore as potencialidades do programa e altere-as conforme desejado (não faça nada disparatado, pois pode alterar definições indesejadas).

Se se refere a outro tipo de password, terá de explicar o que pretende. Caso seja a chave de rede para acesso à rede sem-fios ou a senha de acesso à Internet, terá de contactar o seu fornecedor de serviços.


Cumprimentos,

Helder

Antonio Ferreira disse...

Bom dia
O meu Magalhães nao reinicia, aparece a msg de:"Reboot and select proper Boot device or insert Boot Media in selected boot device and pressa key.
For Realtek RTL8101E/8102E PCI-E Ethernet Controller v1.10(800722) PXE-E61 : Media test failure, check cable.
PXE-M0F : Existing PXE ROM.
Sera a falta de algum ficheiro ou drive, se sim como posso adquirir e como posso actualiza-lo.

Obrigado pela atenção

Helder disse...

António Ferreira (19-03-10),

Se o erro começou a aparecer do nada (se não andou a fazer alterações no BIOS), o mais provável é que o Disco Rígido esteja com problemas. Isso pode acontecer por mau uso ou por defeito do equipamento. Contacte o centro de apoio, ligando para o número que se encontra na base, e, em princípio, conseguirá obter garantia disso, se estiver coberta.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boas,

Precisava de saber como activar a Internet da vodafone casa Duplex no PC Magalhães, aparece sempre que não foi possível adquirir endereço da rede, conectividade inexistente, o engraçado é que reconhece o modem Thomson e faz sempre tentativas de ligação, mas sem sucesso, tanto por cabo, como por wireless.TCP automático e DNS em automático conforme dica e controlo parental desligado!...
Obrigado,
Cumprimentos,
Vítor

Helder disse...

Vitor (29-03-10),

Experimente reinstalar os drivers das placas. Copie e cole os endereços no Internet Explorer.
Wireless:
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG1|Drivers|Atom&file=05_Wireless.zip
Ethernet:
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG1|Drivers|Atom&file=06_LAN.zip

Descompacte os ficheiros para uma pasta e execute o programa de configuração para cada um deles, reiniciando após cada instalação.


Cumprimentos,

Helder

walkingaroundbymm disse...

Bom Dia, muito obrigado pelo seu tempo e pela ajuda que nos tem prestado em relação ao magalhães. Já li alguns dos tópicos, tentei as dicas, mas não está a resultar.
O mag foi para reparar na at informática e a ligação à internet não funciona desde que o entregaram. Levou um disco novo, mas não sei que mais fizeram que agora não se consegue fazer a ligação sem fios da meo fibra.
Já desinstalei o controlo parental, já fui às ligações de rede e tenho 2 icones: ligação de rede sem fios e ligação de área local (este está desactivado).
Nas propriedades da rede s/fios o tcp/ip está tudo automático.
Na barra de ferramentas do relógio o icone da ligação de rede s/fios ao thomson está ligado e com sinal excelente.
Ao abrir o explorer aparece a msg: cannot find server e na página umas letras em vermelho a dizer que não consegue apresentar a página.
Agradecia a sua ajuda como solucionar este problema. O meu muito obrigado desde já.
margarida

Helder disse...

mm (08-04-10),

Infelizmente, já há muito que não vejo uma configuração original do Magalhães. Além disso, as configurações "originais" variam conforme a geração do portátil. Há a primeira geração (com mais programas e jogos que os actuais), além de que, penso eu, existe uma ou mais versões que os técnicos utilizam nas reparações. Embora sejam aparentemente iguais (talvez) à segunda geração dos Magalhães, penso que, ainda assim, existam diferenças.
E uma das diferenças está, precisamente, no controlador e/ou aplicativo de controlo da rede sem-fios.

Ora... não conheço pessoalmente esse programa, mas tenho umas ideias de como poderá ser. No entanto, vou dar-lhe algumas pistas que possam ajudar:
1. Transfira o ficheiro do seguinte link e descompacte para uma pasta no Ambiente de trabalho
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG1|Drivers|Atom&file=05_Wireless.zip
2. Não sei se existe, mas se existir, no Painel de Controlo, em Adicionar ou remover programas, procure e desinstale os drivers actuais da placa de rede sem-fios (sem certeza, pode ter o nome de MSI ou Ralink). Se, depois disso, pedir para reiniciar o computador, faça-o
3. Na pasta onde descompactou os ficheiros, existirá um executável (MSI_RT6x_RT7x_1.0.0.0302.exe). Execute-o e vá seguindo os passos... até ao quadro 'Choose Configuration Tool'
4. Escolha (muito importante) 'Windows Zero Configuration Tool' e prossiga com a instalação. No fim, se pedir para reiniciar, faça-o e, depois, veja se já consegue estabelecer ligação

Se depois de reiniciar o computador não conseguir estabelecer ligação, tente mais estas hipóteses.
1. Certifique-se que junto às horas não exista nenhum ícone novo. Se existir (referente, em princípio, a "MSI"), clique com o botão direito do rato sobre ele e certifique-se de que a ferramenta de configuração está definida para utilizar o 'Windows Zero Configuration Tool'. Não sei ao certto como é que pode ser mostrada essa opção, por isso tente perceber por si
2. Depois de fazer isso, se possível, saia desse utilitário, clicando com o botão direito do rato sobre o mesmo ícone e escolher a opção 'Exit' ou algo do género
3. Clique com o botão direito do rato sobre 'O meu computador' e escolha 'Gerir'
4. Na janela que surge, navegue por 'Serviços e aplicações' > 'Serviços'.
5. Na zona direita da janela, procure pelo serviço 'Configuração zero sem fios' e dê duplo clique sobre ele
6. Certifique-se de que o Tipo de arranque esteja definido para 'Automático'. Se não estiver, defina e depois clique em [Iniciar] na mesma janela
7. Clique em [OK], feche tudo e tente novamente

Se mesmo assim não conseguir, então não lhe posso ajudar mais remotamente... há situações que só consigo reparar, ou, pelo menos, entender, presencialmente.
Tenho estabelecimento informática na zona de V. N. Famalicão. Caso não consiga solucionar, e se lhe for conveniente, pode contactar-me ou dirigir-se ao meu estabelecimento.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

boa tarde o meu nome é sandra e estou com problemas com a ligação da net ao magalhães da minha filha, já o mandei para a casa e não consigo ligar á internet diz sempre que o endereço ip não foi renovado. o que posso fazer para solucionar este problema...obrigado pela atenção

Helder disse...

Sandra (15-04-10),

Como não indica em qual das redes está com problema (se por cabo/ethernet, ou se sem-fios/wireless), vou indicar-lhe os passos para tentar resolver o problema em ambas. Se vir que é suficiente resolver o problema apenas para um dos adaptadores, faça-o como entender.

Em princípio, trata-se de um problema com os drivers da placa de rede, por isso vai reinstalar o software correcto.
1. Comece por transferir os drivers correctos (copie e cole os seguintes endereços numa nova janela do seu browser).
Wireless:
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG1|Drivers|Atom&file=05_Wireless.zip
Ethernet:
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG1|Drivers|Atom&file=06_LAN.zip
2. Descompacte os ficheiros, separadamente, para uma pasta (Ambiente de trabalho, por ex)
3. Desinstale o software da Placa de Rede Wireless actual. Aceda ao Painel de Controlo e procure por algo chamado "Ralink" ou "MSI" (não sei o nome correcto, mas sei que faz referência a uma dessas marcas e, possivelmente, à palavra "Wireless"). Depois de o encontrar, desinstale e reinicie o computador
4. Proceda, agora, à instalação dos drivers correctos, descompactados previamente no passo 2. Terá, dentro de cada pasta descompactada, um ficheiro executável. É só executá-los e seguir as instruções (talvez tenham o nome 'SETUP', 'CONFIG' ou 'INSTALL').
5. Se durante a instalação do driver da Placa de Rede Wireless lhe perguntar se pretente utilizar o utilitário ou o Windows Zero Configuration Utility, escolha "Windows Zero Configuration Utility"
6. Se necessário, reinicie o computador... e já deverá ter o problema resolvido


Cumprimentos,

Helder

Vítor disse...

Bem, gostaria que me ajudassem, não consigo ligar o magalhães a uma rede sem fios (smc), no meu portátil consigo e no magalhães não o que será.

Helder disse...

Vitor (02-05-10),

Há várias hipóteses para não estar a conseguir estabelecer ligação. Como tal, e para não estar aqui a falar à toa, vou começar por dar-lhe algumas pistas. Se não resultarem, volte a dizer e tentam-se outras.
1. Transfira o driver da placa de rede e instale-o, através do seguinte link:
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG1|Drivers|Atom&file=05_Wireless.zip
Durante o processo de instalação, se lhe for perguntado, opte por utilizar o Windows Zero Configuration, em vez de MSI Configuration Utility. Reinicie o computador e tente agora
2. Se junto às horas tiver algum utilitário/ícone com o nome "MSI qualquer coisa", clique com o botão direito sobre ele e clique na opção "Use Windows Zero Utility" (caso só apareça a opção "Use MSI Configuration Utility", não faça nada)
3. Certifique-se de que esteja a escrever a chave de rede correctamente. Terá de respeitar maiúsculas/minúsculas e não confundir 0 (zero) com O (ó)
4. Se continuar sem conseguir, aceda à configuração do router e experimente alterar o modo de encriptação da rede (por ex, de WEP para WPA ou vice-versa). Importante: utilize um cabo ethernet para isso. Para despistar problemas com a protecção da rede, pode, temporariamente, retirar a protecção da rede sem-fios.

Se continuar sem conseguir, não há muito mais que lhe possa valer remotamente... mas diga, se continuar sem conseguir e tenta-se mais alguma coisa.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Descobri que mesmo fazendo todas as instruções indicadas, para se conseguir receber ip na placa de rede local, para alé de ter que se ir ao www.suportemagalhaes.com e fazer download do driver Lan (no meu caso para o atom) é necessário actualizar completamente o windows primeiro e reiniciar para que a placa de rede funcione correctamente e receba IP.

Anónimo disse...

ola tenho uma pen vodafone ligada mas nao consigo com k de net ja fiz os passos todos mas mesmo assim nao da nada

Helder disse...

Anónimo (04-06-10),

Não me recordo de ter auxiliado em configurações de acesso à net móvel, até porque não tenho grande experiência com elas... e varia de equipamento para equipamento (existem vários modelos no mercado).
No entanto, conheci um caso há cerca de 1 mês de um cliente que tinha uma pen vodafone e se recusava a instalar. Quase no final da instalação, o software retrocedia na instalação, dando um erro qualquer... e não era possível concluír a instalação. Verifiquei que o computador estava com várias infecções de viroses, alguns erros (muito provavelmente causados pelas viroses) e era isso que impedia que a internet funcionasse (e se instalasse!). Eliminei as viroses, tentei algumas correcções, mas não consegui instalar o software da vodafone... tendo acabado por reinstalar o sistema de novo.

Não sei qual é o problema que está a ter na instalação/activação da Internet, mas tenho conhecido muitos (mesmo muitos) casos de Magalhães infectados com viroses, a maior parte proveniente dos "vírus das pens". Não sei quais são os sintomas nem consequências desses tipos de viroses (há vários), mas... é bem provavel que tenha o seu computador infectado.
Idealmente, o computador deveria ser analisado por um técnico. No entanto, se não tem disponibilidade para isso, pode sempre tentar uma reposição de fábrica ao Windows, seleccionando a opção 'Reposição Windows' no menu de arranque do Magalhães. Mas atenção: antes de o fazer, faça antes uma cópia de segurança dos dados importantes (trabalhos, fotos, ...), pois a reposição irá colocar o computador "como novo". Além disso, infelizmente irá perder alguns dos programas pré-instalados de fábrica, como Diciopédia, Magic Desktop, entre outros... mas é bem provavel que depois disso já consiga instalar a internet. Se continuar sem conseguir, então é possível que exista um problema com a pen ou com o computador (hardware)... mas não há mais que lhe possa ajudar remotamente.
Pode também tentar o suporte da Vodafone, pode ser que exista algum truque da parte deles...
Tenho estabelecimento informática na zona de V. N. Famalicão. Se quiser, se lhe for conveniente, pode vir cá com o aparelho e faço uma análise rápida sem custos.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

carina disse...

ola boa tarde eu nao tenho magalhaes mas tenho um portatil e queria ligar o pc a net de casa mas e preciso por pin o que faço

sou da zon e tenho thomson THG540
ajudem me por favor se quiserem podem responder para o mail: carinas.gomes@hotmail.com

Helder disse...

Carina (23-07-10),

Não conheço esse aparelho da zon, porque não utilizador e, na minha área de residência, a Internet é só por ADSL.

No entanto, após uma pequena pesquisa, entendo que o aparelho que refere (Thomson THG540) seja um Modem e não um Router. Se assim for, o Modem (Thomson) deverá estar ligado a um Router (de outra marca qualquer) sem-fios. É nesse aparelho que terá de encontrar o pin. Há aparelhos que trazem esses dados numa etiqueta colada a eles; noutros poderá encontrar essa informação nos manuais.

Da experiência que tenho, os pins têm 8 dígitios, compostos apenas por algarismos. Em alguns casos, poderá ser-lhe pedida a chave de rede. Dependendo dos aparelhos, essa chave também pode vir inscrita numa etiqueta do aparelho, ou então ser parametrizável na configuração inicial do aparelho (Router).

Portanto... não há muito mais que lhe possa ajudar. Terá mesmo de ver onde se encontra essa informação. Se me disser a marca e modelo do Router, talvez eu consiga saber onde possa encontrar esses dados (pin e/ou chave de rede).


Cumprimentos,

Helder

Daniela disse...

Uso a meo fibra wireless, e tinha várias quebras de rede (conectividade limitada ou inexistente, ou só redes locais). Ontem através do apoio técnico da meo alterar algo que o sinal de rede ficou mais forte e já não tenho esses problemas. No entanto, o magalhães que acedia à net deixou de reconhecer a minha rede. Isto é, nas redes disponíveis, aparecem várias dos meus vizinhos, mas a minha não. Liguei para o apoio técnico da meo e dizem-me que deve ser alguma configuração do magalhães.
Obrigada

Anónimo disse...

Ola! Eu tenho a internet da cabovisão no computador fixo mas o magalhães nao apanha a rede mesmo que este esteja ao seu lado... O que faço?

Obrigada :)

Helder disse...

Anónimo (12-08-10),

Há vários factores que podem condicionar o facto de não conseguir apanhar rede. Vamos às hipóteses mais simples. Vou partir do princípio que os drivers da placa de rede estão correctamente instalados:
1. Certifique-se que a placa de rede está activada. Prima, simultaneamente, as teclas Fn e F1. Ao fazer isso, irá activar ou desactivar a placa de rede, conforme, respectivamente, se acenda ou apague uma luz no painel. Com a placa activada (luz acesa), tente estabelecer ligação.
2. Certifique-se de que não esteja nenhum programa que não o do Windows a gerir as redes sem-fios. Se junto às horas tiver um ícone com o nome "MSI qq coisa", clique com o rato sobre ele. Irá surgir um menu, onde terá uma (ou duas) opção. Nesse menu, se estiver "Use Windows Zero Configuration", clique lá, para que seja o Windows a gerir as redes; se tiver "Use MSI Utility", então não faça nada, porque já estará o Windows a gerir. Nota: é possível que, se surgirem as duas opções no menu, uma delas esteja com um visto ou a negrito, de forma a indicar que está activada. O que interessa aqui é que o seja o Windows a gerir as redes sem-fios, por isso tente perceber a lógica do que terá de seleccionar. Infelizmente, não tenho aqui um Magalhães no momento para lhe dizer com exactidão, mas será algo parecido com o que disse.
3. Clique com o botão direito do rato sobre 'O meu computador' e clique em 'Gerir'. Na janela que surge, expanda 'Serviços e aplicações' e clique em 'Serviços'. Na parte direita da janela, procure por 'Configuração Zero sem fios' e dê duplo clique sobre ele. Na caixa que surge, em 'Tipo de arranque:' seleccione 'Automático' e clique no botão [Iniciar]. Clique em [OK] para fechar a caixa e feche todas as janelas. Veja se já consegue apanhar a rede.

Se continuar sem conseguir, tente reinstalar os drivers. Transfira-os a partir do seguinte link (para a versão Atom):
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG1|Drivers|Atom&file=05_Wireless.zip
Descompacte o ficheiro e instale o driver. Se der a opção, durante a instalação, para escolher entre Windows Zero ou Utilitário da MSI para gestão da rede, escolha Windows Zero (ou opte por não instalar o utilitário MSI, instalando apenas o driver).

Se continuar sem conseguir... não sei mais o que possa ser. Tente estabelecer ligação num outro local (casa de um amigo/conhecido), ou tente outro computador na sua rede.
Já vi um caso muito estranho igual ao seu, onde testei com outra placa de rede e ele continuava sem conseguir detectar qualquer rede wireless ao alcance (instalação nova do Windows)... o que me levou a crer que fosse algum problema de Motherboard. Não pude diagnosticar com muita certeza, porque só o vi quase de "passagem".

Se o computador estiver dentro de garantia, active-a, ligando para o centro de assistência, através do número que se encontra na base do portátil.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

tenho internet sem fios da meu mas não a consigo ligar ao magalhães do meu filho oque deo fazer

Helder disse...

Anónimo (22-08-10),

Existem várias hipóteses para esse problema... por favor, tente algumas das soluções nas respostas que dei recentemente (acima).
Se continuar sem conseguir, tente estabelecer a conexão com a rede de um amigo ou familiar...
Em último caso, contacte assistência técnica.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola alguem me sabe informar como ajustar o ambiente de trabalho ao ecran no magalhaes è que tenho arrastar o ambiente de trabalho para cima ou para baixo

Anónimo disse...

ola alguem me sabe informar como ajustar o ambiente de trabalho ao ecran no magalhaes e que tenho que o arrastar para cima e para baixo

Helder disse...

Anónimo (07-09-10),

Terá de alterar a resolução do ecrã. Para isso, faça o seguinte:
- Clique com o botão direito do rato numa área livre do Ambiente de trabalho e, depois, em 'Propriedades' no menu
- Na caixa que surge, clique no separador 'Definições'
- Nessa área, na secção 'Resolução do ecrã', ajuste o ponteiro para 1024x600
- Clique em [OK], confirme e o problema deverá estar resolvido.


Cumprimentos,

Helder

NunoTátá disse...

boa tarde, comprei hoje o magalhães e estou com problemas nele devido ao Parents carefree.
A pass que deram não funciona :x

Helder disse...

NunoTátá (24-09-10),

Por defeito, e daquilo que conheço dos Magalhães e-escolinhas, a password é pte2010. Tenha em atenção de escrever exactamente como disse (em minúsculas e sem espaços). No entanto, essa password pode ser alterada e, como tal, podem ter definido uma password diferente na versão do seu Magalhães.

Sinceramente, é uma falha da parte deles não terem incluído um manual com essa informação. Tente contactar a loja onde o adquiriu, ou ligue para a linha de apoio ao cliente do Magalhães.


Cumprimentos,

Helder

jose disse...

Bom dia
O meu filho adquiriu o Magalhães à 2 anos. Na altura tinhamos internet móvel. Agora como mudamos de residencia precisava de uma PEN de banda Larga.
PERGUNTO SE EXISTE ALGUM DESCONTO PARA ADQUIRIR UMA PEM BANDA LARGA.
obrigado
cordialmente
josé Abilio Gonçalves
mail: abilio40@sapo.pt

Helder disse...

José (03-10-10),

Qualquer desconto que exista na aquisição de pens, deverá consultar os respectivos operadores (vodafone, optimus ou tmn) ou lojas oficiais. Pode, porventura, alguma loja ter em stock uma pen "antiga" (um modelo antigo) e que a tenha a um preço mais barato. Mas, idealmente, contacte uma loja oficial.

Mas... como disse que dantes tinha a Internet móvel, não entendo o porquê de pedir outra. Ou estará a confundir 'internet wireless' com 'internet móvel'?


Cumprimentos,

Helder

Pedro Lucas disse...

Solução para o meu caso, do problema "Wireless no Magalhães (1ª versão) não se liga com Wireless em WPA": Tenho um Wireless access point, e o Magalhães não se ligava com WPA ligado, apenas sem segurança é que conseguia. Isso acontecia com CM12 e Windows XP. A solução é que a password do WPA tem de ter exactamente 13 caracteres. Se não tiver 13, a ligação não se efectua (e veem-se CRCs no MSI wireless Utility). Pode ser que ajude alguém

Unknown disse...

Boa tarde, eu tenho o MG2 e ainda não consegui ligação á net.já fiz a actualização dos drivers e nada. já não sei o que fazer. Alguém pode-me ajudar??
Muito obrigado.

Helder disse...

José (16-10-10),

Existem várias hipóteses para não conseguir aceder à net. O mais provável é que seja o programa de controlo parental que esteja a impedir o acesso.

Como só diz que já actualizou os drivers, convinha ter mais informações.
Desbloqueou o controlo parental? A password é, salvo erro, escolinha2010. Penso que essa indicação venha no manual do produto. Ainda não tive nas mãos nenhum MG2, mas no MG1 o controlo parental é um ícone verde em forma de "P" junto às horas. Tem de definir o modo de controlo para "Controlo desligado".
Tente, também, conectar por cabo ethernet.

Se continuar sem conseguir, diga aqui, o mais detalhado possível, tudo o que já tentou.


Cumprimentos,

Helder

ruiaft disse...

olá amigos,para quem quiser activar a net no magalhães 2,é desisntalar o contral parental,a senha é (escolinha2010).

Alfredo Castro disse...

bom dia
tenho o MG2 e estive aver e não é igaul ás dicas apresentadas aqui.
será que me podem ajudar na ligação á internet por cabo
tenho acabovisão.
obrigado

agff disse...

Boa noite!!!
tenho um magalhaes e estou a tentar liga-lo a internet mas nao consigo aceder tento marca o codigo no controlo parental que me dizem que é pte2010 e diz que está errado ja tentei pte2011 e pte 2009 e nao dá nada o magalhaes que tenho é o 2 a ligação a internet wireless que tenho ja a fiz apenas me falta desactivar esse controlo parental preciso mesmo de ajuda...obrigado pela vossa compreensão

Helder disse...

ruiaft (01-11-10),

Isso é uma solução se não se quiser impor nenhuma restrição (seja navegar na Internet, impedir o funcionamento de determinados programas ou, até, definir horários para funcionamento tanto da Internet, Programas ou do próprio Sistema Operativo). Mas, idealmente, o programa deverá ser configurado de acordo com o pretendido. Nas configurações do controlo parental é possível definir isso tudo, inclusivé desbloquear tudo. Assim, pode, um dia mais tarde, impor algumas restrições para "castigar" os filhos.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Alfredo Castro (02-11-10),

Muito provavelmente, falta-lhe desbloquear o Controlo Parental. Para isso, junto às horas tem um ícone em forma de "P" verde. Clique nele e escolha o modo de controlo 'Desligado'. Ser-lhe-á pedida a password, que é escolinha2010. Assim, e durante essa sessão, a navegação ficará sem restrições.
Se quiser, e recomendo isso, deverá definir aquilo que quer restringir. Para isso:
- Aceda à opção 'Configuração de directriz' no mesmo ícone
- Digite a password
- Clique em "lista branca" e depois em [Editar]
- Explore bem a aplicação. Não é complicado de entender o seu funcionamento
- O que lhe vai interessar mais, de momento, são as secções 'Filtro de site' e 'Controlo da aplicação'

Se o problema não for com o controlo parental, certifique-se que esteja a digitar a chave de rede correctamente (respeitar maiúsculas e minúsculas) e experimente conectar à Internet directamente por cabo Ethernet.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

agff1992 (03-11-10),

Para o MG2, a password é escolinha2010.

Cumprimentos,

Helder

agff disse...

muito obrigado :D

fico lhe muito agradecida

Anónimo disse...

ola,
tenho o magalhaes versao 2 e meti a pass que referio mas nao aceita o mag. dis que a pass esta incorreta como posso meter net?

Helder disse...

Anónimo (12-11-10),

A password do Controlo Parental para o Magalhães MG2 é, por defeito, escolinha2010. Não creio que alguém (você ou alguém que utilize o computador) a tenha alterado, mas é uma hipótese...

Mas, o mais provável, é existir algum erro na introdução dela. Certifique-se de que:
- está a escrever tudo em minúsculas. Desligue o Caps Lock (escrita em maiúsculas), premindo a respectiva tecla
- o Num Lock está desactivado. Prima, simultaneamente, as teclas Fn e Insert/Num Lock (canto inferior esquerdo e canto superior direito, respectivamente. Ao fazê-lo, irá acender-se ou apagar-se uma luz no painel luminoso. Deverá estar apagada
- Não confunda a tecla "O" (letra ó) com "0" (algarismo zero)

Para ajudar a certificar-se de que esteja mesmo a escrever a palavra escolinha2010, escreva-a, primeiro, no Word ou no Bloco de Notas. Se, à medida que digita os caracteres, a palavra não aparece como devia (por exemplo, se em vez de escolinha2010 aparecer esc635nha2*1*, então o Num Lock está activado e deverá desactivá-lo antes de escrever.


Cumprimentos,

Helder

diogo canelas disse...

nao consigo desligar o controlo de pais pois dis que a passe esta errada
o que faço

Helder disse...

Diogo Canelas (16-12-10),

As passwords para o Parents Carefree são as seguintes:
Para Magalhães 1: pte2010
Para Magalhães 2: escolinha2010
Digite a password de acordo com a versão do seu Magalhães. Além disso, certifique-se de que está a escrever em minúsculas e de que o Num Lock esteja desactivado.


Cumprimentos,

Helder

sousa disse...

como abrir o google no magalhães

Helder disse...

Sousa (23-12-10),

Muito provavelmente tem o programa de controlo parental a controlar a nevegação Web, pelo que terá de configurá-la ou desactivá-la para poder navegar livremente.
Para desactivar temporariamente, faça o seguinte:
1. Junto às horas, clique no ícone em forma de "P" verde
2. No menu que surge, clique na opção Modo de controlo > controlo desligado
3. Ser-lhe-há pedida a password, que é pte2010 para o MG1 ou escolinha2010 para o MG2
4. Depois disso, pode navegar livremente pela net até que reinicie o Windows. Depois de reiniciar, terá de voltar a repetir os passos anteriores sempre que quiser navegar na net.

Outra alternativa é configurar definitivamente o Controlo Parental. Para isso, faça o seguinte:
1. Clique sobre o ícone Parents Carefree e seleccione a opção 'Configuração directriz'
2. Digite a password
3. Na janela que surge, clique na directriz que tiver lá e depois no botão [Editar]
4. Na janela que surge, clique na secção 'Filtro de site'
5. Na zona direita dessa janela, verá um painel com horário semanal a azul. Se clicar com o rato sobre os quadradinhos (representam dias/horas da semana), pode definir os dias em que o filtro é aplicado. Idealmente, desmarque todos os quadradinhos (de forma a que fiquem brancos)
6. Faça o mesmo na secção 'Controlo de aplicação'
7. Depois (muito importante) clique no botão [Guardar] e, na caixa que surge, clique em [OK]
8. Vai dar uma mensagem a dizer que a directriz já existe ou foi adicionada. Feche essa janela (penso que tenha de clicar em cancelar, não há outro meio)
9. Feche tudo do controlo parental e, a partir daí, terá o controlo parental totalmente desbloqueado, mesmo reiniciando o Windows.


Cumprimentos,

Helder

Nuno disse...

Para quem não consegue ligar o Magalhães á Internet poderão fazer o seguinte:

Download da ultima actualização software malicioso Windows

http://www.microsoft.com/downloads/pt-pt/details.aspx?FamilyID=ad724ae0-e72d-4f54-9ab3-75b8eb148356

2 desligar cabos de rede pens ou wireless

3 copiar o ficheiro para uma pen e instalar no mag.

4 testar ligação.

Unknown disse...

boa noite,

Estou com problemas para ligar o magalhaes 2 à net. Não aceita a password pte2010. Podem ajudar-me sff? Obrigada.

Helder disse...

Joana (04-02-11),

A password do controlo parental no MG2 é escolinha2010.


Cumprimentos,

Helder

Luana Carolina disse...

Olá !
Bom... o negocio aqui tá dificil...
eu ja fiz tudo o que vi aqui no site!!!
e nao consigo de forma alguma aceder a net... eu tenho a net MEO, e tento ligar a rede sem fios no magalhaes, e não consigo!!!
o que mais posso fazer ?
Obrigada desde já!

Maria Conde disse...

Desculpe incomodar ,
a minha internet já esta ligada ,quando vou a um site na net diz-me para por palavra-passe numa coisa que se chama:classificação do conteúdo,eu faço "click" em permitir sempre que este web site seja visto ,mas depois pede uma palavra-passe,já experimentei com pte2010 mas nâo resultou e o controlo está desligado!
Cumprimentos

Helder disse...

Maria Conde (07-03-11),

A password que lhe pede não tem nada a ver com a password do Parents Carefree. É a password que você (ou alguém) configurou na secção 'Classificação de conteúdo' no Internet Explorer (Ferramentas da Internet > Conteúdo > Classificação de conteúdo).

Se não sabe essa password, há que fazer um reset a essas definições. Atenção que o procedimento envolve a edição do registo do Windows, pelo que algo for mal feito, pode danificar irremediavelmente o seu funcionamento e obrigar a uma reinstalação do mesmo. Portanto, faça-o por sua conta e risco.

1. Clique no menu Iniciar
2. Clique em Executar
3. Na caixa que surge, escreva regedit e clique em [OK]
4. Abre-se a janela do editor de registo. Na zona esquerda tem as chaves; na zona direita tem os valores
5. Navegue, na zona esquerda, até à seguinte chave (clique no [+] para expandir cada sub-chave):
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Ratings
6. No lado direito da janela, tem um valor chamado key. Elimine-o
7. Saia do editor de regito
9. Inicie o Internet Explorer
10. Vá ao menu Ferramentas e clique na opção 'Ferramentas da Internet'
11. Na caixa que surge, clique no separador 'Conteúdo'
12. Na secção 'Classificação de conteúdo', clique no botão [Desactivar]
13. Ser-lhe-á pedida a password, mas clique, simplesmente, em [OK], uma vez que essa password foi eliminada no passo 6
14. Clique em [OK] para fechar as propriedades do Internet Explorer
15. Feche e volte a abrir o Internet Explorer. O problema estará resolvido

Uma solução que não envolve a edição do registo é instalar outro navegador da Internet, como Firefox... mas o Internet Explorer continuará bloqueado na mesma.


Cumprimentos,

Helder

Maria Conde disse...

Desculpe de novo o incomodo ,segui todos os passos ,mas quando entro na internet diz-me assim:
O internet explorer não consegue mostrar a página web
Causas mais prováveis:
.Não está ligado à internet.
.O web site está a encontrar problemas.
etc...
Cumprimentos

Maria Conde disse...

Desculpe de novo o incomodo ,segui todos os passos ,mas quando entro na internet diz-me assim:
O internet explorer não consegue mostrar a página web
Causas mais prováveis:
.Não está ligado à internet.
.O web site está a encontrar problemas.
etc...
Cumprimentos

Maria Conde disse...

Desculpe de novo o incomodo ,segui todos os passos ,mas quando entro na internet diz-me assim:
O internet explorer não consegue mostrar a página web
Causas mais prováveis:
.Não está ligado à internet.
.O web site está a encontrar problemas.
etc...
Cumprimentos

Helder disse...

Maria Conde (09-03-11),

Certifique-se de que seguiu exactamente todos os passos, incluindo a partir do passo 9.
Além disso, outro hipótese é não estar ligada à net/rede ou ter o controlo parental activado.
Para desactivar o controlo parental, dê um clique no ícone verde em forma de "P" junto às horas, vá à opção Modo de controlo e clique em controlo desligado. Ser-lhe-á solicitada a password, que, por defeito, é pte2010 (se for MG1) ou escolinha2010 (se for MG2).

Veja se resulta...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

boa noite , eu segui os passos indicados , mas diz-me logo que a palavra passe esta errada ! eu gostava de saber ´como obtenho a palavra passe .
Andreia

Helder disse...

Andreia (26-03-11),

A que password se refere?
No MG1 (Magalhães 1), a password do controlo parental é pte2010.
No MG2 (Magalhães 2), a password do controlo parental é escolinha2010.

Essa password deve ser ditada quando clica no ícone verde em forma de "P" junto às horas e seleciona a opção Modo de controlo > Controlo desligado. Para configurar esse programa, também terá de digitar essa mesma password.

Se se referir a outro tipo de password, não sei se lhe posso ajudar. Mas explique melhor o seu problema.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

boas olhe eu tento desligar o controlo parental mas a chave pte 2010 nao da diz erro.

Helder disse...

Anónimo (14-04-11),

Tal como indiquei na minha resposta anterior, as passwords para o Parents Carefree são:
Para o MG1: pte2010
Para o MG2: escolinha2010

Nota: as passwords são sem espaços.


Cumprimentos,

Helder

BETTY disse...

ola, recebi o magalhães do meu filho há uma semana, não sabia como desbloquear a net, então o que fiz foi muito simples:procurei na net como o desbloquear, encontrei este site, estive a ler o comentário de todos os pais aflitos, segui todos os passos como diziam e não conseguia, pois lembrei me de ir as mensagens mais recentes e vi lá uma nova passoword para o MG2, apliquei essa passoword e já funciona.
É preciso ter calma e paciência. Pois como 1ª passoword não funcionava tentei a 2ª e funciona.

Liliana Batista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
adriana costa disse...

desculpe, mas a pss não dá nos magalhães que tenho de fazer para que dê?

earth-fenix disse...

Helder preciso da sua ajuda ...

Ja tratei to parents care free pus a pw e desinstalei E ja consegui aceder á net por wireless So que a CLIX nao presta e ta sempre a ir a baixo , liguei por cabo mas aquilo nao detecta , Tambem ja instalei o driver LAN do MG2 mas esta na mesma...

Helder disse...

Adriana Costa (20-05-11),

Em que situação precisa da password? Se se refere ao programa de controlo parental (Parents Carefree), as passwords predefinidas (que vêm de fábrica) são as que indiquei: pte2010 para o MG1; escolinha2010 para o MG2.
Se tiver alguma versão especial do MG2 ou o MG3, eu não conheço o software que possa vir instalado. Se for o seu caso, contacte a linha de apoio técnico ou a casa que lhe forneceu o portátil.

Caso se refira a outro tipo de password (Chave Wireless), isso está, normalmente, inscrito numa etiqueta no equipamento (caso tenha sido fornecido pelo operador).

Se continuar com problemas, tente ser mais esclarecedora no seu problema.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

earth-fenix (22-05-11),

Não conheço nenhum caso de problemas de drivers (de fábrica) nos MG2. Portanto, a origem do problema no seu caso será outra.

Quando diz que a rede "ta sempre a ir a baixo", o que quer dizer com isso? Perde sinal da linha (no router), ou perde comunicação entre o portátil e o router? Se for problema de linha, poderá ter de contactar o seu operador (Clix) para tratar do problema. Conheço alguns casos em que outros operadores que não PT têm desempenho mais baixo.
Caso se deva a um problema de comunicação entre o computador e o router, pode dever-se a alguma interferência ou falha de sinal. São raros os casos de interferência, mas pode acontecer. Tente com o computador e/ou router noutras posições, se possível noutro compartimento da casa. Tente, também, com o computador mais próximo do router, caso se deva a problema de sinal fraco.

Existem outros factores para problemas de comunicação. Se tem outros computadores em casa a acederem à mesma internet, é possível que algum deles esteja a consumir muita largura de banda (se estiver a sacar ou partilhar ficheiros pela internet). Vírus são outro factor que pode estar a influenciar.

Para despistar possíveis problemas, tente fazer alguns testes:
1. Teste a sua internet com outro computador. Se com esse for rápido, o problema poderá estar no Magalhães
2. Teste com o Magalhães noutra internet (de um vizinho ou familiar). Se o problema se mantiver, então será, certamente, problema do Magalhães; caso contrário, o problema estará em algo no seu ambiente (acesso à Internet, outros computadores que tenha a aceder em simultâneo...)


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

tenho aqui um pequeno problema com o Magalhães da minha sobrinha.
estou a tentar ligar via wirlles,após escolher a ligação a qual me vou ligar pede me e muito bem o passe do meu ruter,ora ai vem o problema pois a passe tem 9 dígitos e no Magalhães só consigo colocar 8 .
>Alguém pode me dar umas luzes.
desde ja obrigado

pereira disse...

Bom dia,já tentei ligar a net ao magalhães mas não aceita a palavra passe pte2010,não sei como aceder,se houver outra solução agradeço.

Helder disse...

Pereira (10-06-11),

Em alguns dos posts acima, estão indicadas as passwords para o Controlo Parental nas versões do Magalhães MG1 e MG2.
MG1: pte2010
MG2: escolinha2010

Não indica qual é o seu Magalhães, mas como já tentou pte2010 e não funcionou, presumo que seja o MG2. Tente, então, a password sugerida (escolinha2010), que é a que vem por defeito.


Cumprimentos,

Helder Teixeira

Anónimo disse...

BUENAS TARDES SOY DE VENEZUELA Y TENGO UNA MG 10T LA CUAL SE ME DESCARGO POR COMPLETO Y AHORA NO QUIERE ENCENDER YA LE QUITE LA BATERÍA Y LE CONECTE A LA FUENTE DE ENERGÍA PERO TAMPOCO PRENDIÓ ME PUEDEN AYUDAR CON ESTE PROBLEMA .......GRACIAS.

Anónimo disse...

BUENAS TARDES SOY DE VENEZUELA Y TENGO UNA MG 10T LA CUAL SE ME DESCARGO POR COMPLETO Y AHORA NO QUIERE ENCENDER YA LE QUITE LA BATERÍA Y LE CONECTE A LA FUENTE DE ENERGÍA PERO TAMPOCO PRENDIÓ ME PUEDEN AYUDAR CON ESTE PROBLEMA .......GRACIAS.

Anónimo disse...

BOA TARDE EU SOU DA VENEZUELA E eu tenho um 10T MG RELEASE ME QUE NÃO ESTÃO na íntegra e em E VOCÊ QUER Para remover a bateria e conectar você com a fonte de energia, mas também pode Acendi ajudar com este problema ...... . OBRIGADO.
me envie uma resposta para o meu mail é angel_diaz_2233@hotmail.com

Anónimo disse...

BOA TARDE EU SOU DA VENEZUELA E eu tenho um 10T MG RELEASE ME QUE NÃO ESTÃO na íntegra e em E VOCÊ QUER Para remover a bateria e conectar você com a fonte de energia, mas também pode Acendi ajudar com este problema ...... . OBRIGADO.
me envie uma resposta para o meu mail é angel_diaz_2233@hotmail.com

Helder disse...

Anónimo (09-07-11),

Lamento não entender a sua língua, além de que não está a expor o seu problema da melhor forma (gramaticamente).

Nunca tive um MG 10T nas mãos, portanto não sei quais as avarias comuns desse modelo.

Se o computador ainda estiver dentro de garantia, o melhor que tem a fazer é contactar a linha de apoio da sua zona.

Se a garantia já tiver expirado, o melhor é contactar uma casa de informática de sua confiança para que possam diagnostivar o problema, se possível sem custos de diagnóstico.
Também pode tentar explorar melhor a avaria do seu computador e indicar mais detalhes:
1. O computador liga?
2. Se ligar, dá imagem?
3. As portas USB estão em bom estado?
4. O computador caiu?
5. Teve alguns sintomas estranhos antes de acontecer a avaria?

Se conseguir detalhar ao máximo o seu problema, se possível em português ou inglês (sem utilizar tradutores automáticos), talvez eu consiga ajudá-lo melhor...


Cumprimentos,

Helder


I'm sorry, I don't understand your language, and you haven't exposed your problem the best way (grammatically).

I never had a MG 10T model on my hands, so don't know what are the common faults on this model.

If the computer is still within warranty time, the best thing to do is contact the support line in your area.

If the warranty has expired, the best you can do is to contact a computer house or some thechician you trust so they can diagnose the problem (if possible without costs of diagnosis).
You can also try to explore the breakdown of your computer and give me much details as you can:
1. Does the computer turns on when you press power button?
2. It it powers on, does it appears some image or message on the screen?
3. Are the USB ports in good looking condition?
4. Did the computer fell to the ground or suffered some kind of stroke?
5. Did happened some strange symptoms before it crashed?

If you explain your problem with as much detail as you can, if possible in Portuguese or English (without using automatic translators), maybe I can help you better ...


Regards,

Helder

Anónimo disse...

ola, peço desulpa de estar a incomodar só que o meu magalhaes nao aceita a palavra passe-sugerida, ja nao sei que fazer...

Helder disse...

Anónimo (14-08-11),

Se se refere à password para o Parents Carefree, elas diferem do Magalhães MG1 para o MG2.
Para o MG1: pte2010
Para o MG2: escolinha2010

Estas são as password que vêm por defeito.
Caso se refira a outra password, especifique melhor o seu problema.


Cumprimentos,

Helder

Abastos disse...

Boa noite:

Adquiri há umas semanas o Magalhães para a minha neta. Percebi agora ao ler o blog, que o não conseguir acesso à internet, se deve ao controlo parental. Seguindo os passos que indicam,e ao escrever a password pte2010 surge o aviso de que é inválida.Agradecia que me explicassem o que fazer, para dar os passos seguintes. Obrigado

Helder disse...

Abastos (07-09-11),

Para o Magalhães MG2, a password do controlo parental é escolinha2010. Essa é a password que vem predefinida nos Magalhães distribuídos nas escolas.

Caso tenha adquirido o seu no mercado comum, é provável que a password seja diferente. Primeiro tente a que lhe indiquei. Caso não resulte, o melhor será contactar a linha de assistência (ligar para o número que está na base do portátil) ou o local de venda.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

como se reinicia o modem?

Anónimo disse...

gostava de saber como se reinicia o modem? se me poderem ajudar agradeço

Anónimo disse...

como se reinicia o modeem? se me poderem ajuar agradeço

Helder disse...

Anónimo (14-09-11),

Presumo que pretende fazer reset e não reiniciar.
Reiniciar o modem é o mesmo que desligá-lo e voltar a ligá-lo. Quando faz isso, não perde quaisquer configurações que tenha memorizadas (dados de acesso à Internet, dados da rede sem fios, etc.). Essa operação serve apenas para resolver algum problema momentâneo em que o aparelho, por exemplo, bloqueie no acesso à Internet ou à rede sem fios.
Pode fazer isso, desligando o transformador da tomada, aguardar alguns segundos e voltar a ligar.

Fazer Reset é uma forma de pôr o aparalho no seu estado de fábrica. Essa operação elimina todas as configurações pessoais que tenha feito (dados de acesso à Internet, por ex). É prático/solução para situações em que se tenha esquecido dos dados de acesso ao router, ou para repor algumas definições que tenha alterado de forma errada.
O reset faz-se, normalmente, premindo um botão semi-oculto localizado, normalmente, na parte de traz do router e costuma tratar-se de um pequeno orifício. Precisará de um clip ou de um palito para premir esse botão. Normalmente tem de se premir esse botão alguns segundos (5, 10 ou mais) e as luzes do modem comportam-se de forma diferente quando o reset acontece. O ideal será consultar o manual do equipamento.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Ola a todos eu nao consigo meter a passe que vosses dizem no post que faço?

Anónimo disse...

bom dia

O magalhães não detecta redes wireless disponiveis e no entanto existem. Carrego em Fn+F1 para ligar e mesmo assim não detecta a ligação de casa
podia-me ajudar?

Obrigado
Cris

Helder disse...

Anónimo (21-09-11),

Não consegue como?
- não aceita a password?
- o teclado não escreve?
- não sabe onde digitá-la?

A password para o Parents Carefree é:
no MG1: pte2010
no MG2: escolinha2010

Caso o problema seja outro, seja mais específico.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Cris (23-09-11),

Existem vários fatores que podem estar a condicionar isso. Partindo do princípio que não alterou nada a nível de drivers, o mais provável é que a placa de rede sem fios esteja desativada. Siga estes passos:
1. Menu Iniciar > Painel de controlo
2. Na zona esquerda, clique em 'Mudar para vista clássica' (caso não esteja já)
3. Duplo clique em 'Ligações de rede'
4. Na caixa que surge, clique com o botão direito do rato e selecione 'Activar'
5. O problema deverá estar, agora, resolvido (certifique-se de que a luzinha de Fn+F1 está ligada)

Caso no ponto 4 só lhe apareça a opção 'Desactivar', é porque a placa já está activa e, então, o problema será outro.
Se for o caso, tente dar-me o máximo de informações possível, entre:
- Já formatou o computador? Se sim, foi com o método original (através do menu de arranque) ou com software sacado da internet/outro lado?
- Instalou ou tentou instalar outros drivers da placa de rede?
- Existe algum software para gerir as ligações de redes sem fios (isso acontece principalmente se reinstalar o driver ou reposer o Windows)
- Quando diz que não deteta redes, qual destas mensagens lhe é apresentada:
a) "não existem redes ao alcence" ou
b) "o windows não consegue detectar redes por existe outro programa a gerir as ligações sem fios"?


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá Helder
Antes de mais, quero agradecer a resposta.
A placa de rede está activada, pois só aparece a opção desactivar e já carreguei FN+F1 para ligar.
O computador nunca foi formatado, mas já reinstalei o driver da placa de rede do MG1. Aparece um software associado à placa de rede, mas nas definições da placa de rede aparece a ser gerida pelo Windows…a mensagem que aparece é não existem ligações disponíveis.
Obrigada

cris

Helder disse...

Cris (27-09-11),

Se já reinstalou o driver e se estará tudo bem nas definições, deveria funcionar.

Há uns meses atrás ocorreu-me um caso idêntico (ou igual) ao seu. Aparentemente tudo bem configurado, drivers (re)instalados e continuava sem detetar redes. Foi trocada a placa de rede wireless e o problema continuou.

Embora naquele caso não fosse relevante (a pessoa em questão não se interessou por essa avaria), a única conclusão que pude tirar na altura é que se tratasse de algum problema de motherboard, até porque o problema acontecia tanto no Windows como no Caixa Mágica. Outra hipótese seria tratar-se de problema de antena, mas não era o caso. Mesmo sem antena, estando lado-a-lado com o router tem de detetar alguma coisa de rede, mas nada...

Por isso, é bem provável que não haja muito a fazer, a menos que troque de motherboard. Pode tentar arranjar isso usado.
Melhor ainda é diagnosticar isso corretamente, mas só técnicos com material próprio o poderão fazer.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

olá Hélder

Consegui colocar a funcionar..
Activei algumas opções no MSI wireless e passou a funcionar.

Obrigado pela atenção

cris

Anónimo disse...

Boas,
Estou com problemas em ligar o Magalhães (I) da minha filha à rede wifi da MEO.
Devido a problemas no sistema, tive que reinstalar o XP, a partir de uma pen; ficou só com este sistema operativo. A partir daí n unca mais consegui ligar à wifi do MEO. O mais estranho é que apanha outras redes de outros sítios (Zon , Eduroam), porem quando faço a procura de redes wifi lá em casa não detecta a MEO. Tenho outro portátil que a apanha sem problemas. O Routre Meo é o da Thomson com antena interior; foi trocado há dias. desconfio que foi uma coincidência; desde que se trocou o router o Magalhães e reinstalei nele o Windows nunca mais viu a rede do MEO. Alguém pode ajudar?
Obrigado
Carlos

Helder disse...

Carlos (19-10-11),

Muito sinceramente, se deteta outras redes wireless, não sei qual possa ser o problema.

Uma vez que formatou e instalou apenas o Windows, iria pôr em causa se teria ou não os drivers da placa de rede (entre outros) por instalar. Mas se diz que deteta outras redes, não sei mesmo o que possa ser.

Experimente reinstalar os drivers da placa wireless, seguindo o site:
www.suportemagalhes.com

Melhor que isso, teria de ver o portátil para poder chegar a uma conclusão melhor.


Cumprimentos,

Helder

vamos ler disse...

Peço desculpa, mas não consigo desligar o controlo parental. já usei a palavra passe e diz-me que não está correta. que devo fazer? obrigado

Helder disse...

vamos ler (09-11-11),

O Parents Carefree (programa de controlo parental) que vem nos Magalhães, tem passwords diferentes no MG1 e no MG2. Assim, as passwords são
No MG1: pte2010
No MG2: escolinha2010

MG1 é a 1a versão do Magalhães, com ecrã de 8.9" e Windows XP; MG2 é a 2a versão do Magalhães, com ecrã de 10,1" e Windows 7.


Cumprimentos,

Helder

vamos ler disse...

obrigado pela dica, a minha passe era a segunda

Anónimo disse...

fiz tudo o que me pediram mas não resultou ajudem-me por favor

Anónimo disse...

porra!!!!!!

Helder disse...

Anónimo (11-11-11),

Identifique-se e exponha o seu problema mais detalhadamente.

À quantidade de 'Anónimos' que colocam questões, não sei qual é a sua pessoa.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá, acho que esta é a minha primeira participação aqui neste blog de assistência ao Magalhães...
Eu, até agora, não tenho tido problemas com o Magalhães da minha filha, eu até o adoro, mas há uma pequena coisa de que gostava algum esclarecimento: Porque o Magalhães não consegue ligar à rede sem fios sem estar conectado à corrente elétrica... isto é muito chato, pois cada vez que conectamos o Magalhães à eletricidade, são ciclos de carregamento da bateria que estamos a desperdiçar sem nenhuma necessidade. Gostava, se for possível, que me seja informado, se houver alguma solução, sobre como posso evitar ter que acudir a ligação à corrente elétrica para ter conexão wi-fi.
Cumprimentos cordiais,
Ruben Batista

Helder disse...

Ruben Batista (25-11-11),

Muito sinceramente, esse sintoma é novo para mim, pelo que não faço ideia do que poderá ser.
Sugiro que tente o seguinte:
- Atualizar/reinstalar o driver da placa de rede
- Se estiver a utilizar algum programa para controlo/gestão das conexões wirelese, desative-o e utilize o do Windows
- Experimente o portátil numa outra rede (de um amigo, vizinho, escola), apenas para testar

Para atualizar o driver, aceda ao link:
http://www.suportemagalhaes.com/site/downloads.asp
Selecione o modelo do seu Magalhães e respetivo Sistema Operativo.
Durante a instalação, se lhe perguntar se deseja utilizar o gestor da marca ou o do Windows (também conhecido por "zero qq coisa", opte pelo do Windows
No fim disso, idealmente remova a sua rede sem fios do gestor e ligue-se novamente a ela.

Convém saber mais detalhes para poder ajudá-lo melhor:
- Qual o Magalhães (MG1 ou MG2)?
- Qual o Windows?
- Tem ou não algum programa de gestão das redes wireless?

Se não conseguir nada com os passos que lhe indiquei no início, responda-me às questões anteriores para tentarmos outras soluções.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá Helder, e muito obrigado pela resposta... na verdade não sei se tenho alguma a monitorar a ligação wi-fi. A única coisa que faço para conectar à Net é desligar o controlo parental para aceder aos sites que não estão bloqueados. Ora bem, o Magalhães de cá de casa é o da 2da versão, aquele que tem por defeito a palavra-chave "escolinha2010". O sistema operativo com o qual veio é Win 7 Profissional. Eu acho ter lido em algum sitio ligado ao Magalhães, que por defeito se o computador não estiver ligado à corrente não se consegue ligar à net.. foi assim que consegui resolver o quebra-cabeça inicial de este computador não se ter ligado à net da primeira vez que fiz a configuração... E já agora, o mesmo ocorre com a Caixa Mágica 14.. experimentei nos dos OS e o resultado é o mesmo... na espera que me possa ajudar. cumprimentos cordiais.

RCB disse...

oops, peço desculpas. Esqueci-me de colocar o meu nome no comentário anterior. Mas para evitar estas coisas dos anónimos, vou publicar este com uma conta do google.

cumprimentos,

Ruben Batista

Helder disse...

Ruben (05-12-11),

Como lhe disse na resposta anterior, esse sintoma é completamente novo (e estranho) para mim.

A introdução da password no Parents Carefree não tem nada a ver com a conetividade à rede wireless. Trata-se apenas de uma proteção/filtro para navegação na web.

Quanto ao seu problema, não sei muito que possa dizer, ainda pra mais se diz que o problema se manifesta em ambos os sistemas. A minha filha tem um MG1 e um MG2 e em nenhum deles isso acontece (até hoje, tudo impecável).
No entanto, verifique o seguinte:
No painel luminoso, a 1a luz do lado esquerdo é referente à rede wireless. Com a placa ativada, a luz está acesa. Se a luz estiver apagada, o problema poderá estar a ser causado por algum modo de gestão de energia que mantenha a placa desligada quando a funcionar em modo de bateria. Se for o caso, prima simultaneamente as teclas Fn e F1 até que a luz fique acesa. Se quiser, pode premir várias vezes e verá que ela liga e desliga, conforme vá premindo as teclas.
Quando estiver ligada, veja se já consegue detetar e aceder às redes wireless.

Caso o problema se mantenha, não sei muito mais o que lhe possa auxiliar através deste blog. Há avarias que só consigo diagnosticar analisando pessoalmente.
De qualquer forma, não se trata de um funcionamento normal. Uma vez que acontece em ambos os sistemas, recomendo que contacte a garantia do computador.


Cumprimentos,

Helder

Ana disse...

Olá boa noite.
o meu portitil enicia bem , mas quando é suposto aparecer o menu ele fica com o ecrã escuro , mas nota-se que ele tem a luz do monitor ligado......!
porfavor pode me ajudar?

Helder disse...

Ana (14-02-12),

Qual é o seu sistema operativo: Windows XP, Windows Vista ou Windows 7?
É importante saber isso para poder chegar a uma conclusão mais certa.

Para já, experimente fazer o seguinte:
- Prima, simultaneamente, as teclas CTRL + SHIFT + ESC. Deverá surgir o Gestor de Tarefas do Windows
- Clique no separador 'Aplicações'
- Clique no botão [Nova tarefa...]
- Escreva explorer e clique em [OK]
- Se tudo correr bem, deverá voltar a ter o ambiente de trabalho e respetivos ícones. Poderá tratar-se de algum vírus que impeça o Windows de arrancar devidamente

Se não surgir o Gestor de tarefas ao premir as teclas, o problema será outro.
Nesse caso, diga-me qual o sistema operativo e em que circunstâncias é que isso falhou.


Cumprimentos,

Helder

dundie disse...

segui os passos que indica para ligar o Magalhães a Internet e consigo aceder a todas as paginas o problema é que sempre que desligo o pc e volto a ligar tenho de proceder sempre da mesma maneira no controle parental.
agradecia que me dissessem como fazer para que sempre que abrir a Internet não ter de seguir os mesmos passos.
obrigado

dundie disse...

segui os passos que indica para ligar o Magalhães a Internet e consigo aceder a todas as paginas o problema é que sempre que desligo o pc e volto a ligar tenho de proceder sempre da mesma maneira no controle parental.
agradecia que me dissessem como fazer para que sempre que abrir a Internet não ter de seguir os mesmos passos.
obrigado

Helder disse...

dundie (27-03-12),

Não tenho cá nenhum Magalhães para lhe explicar passo a passo como fazer para alterar definitivamente isso. Por isso, vou tentar dizer-lhe os passos principais por alto...

1. Clique com o botão direito do rato sobre o ícone do Parents Carefree
2. Clique na opção 'Configuração de directriz'
3. Digite a password
4. Clique em 'Lista branca' e depois em 'Editar'
5. Na zona esquerda da caixa que se abre, clique em 'Filtro Internet'. Na zona direita da janela aparecerá uma tabela cheia de quadradinhos azuis
6. Desmarque todos os quadradinhos azuis, de forma a que fique tudo a verde (clique e arraste com o rato para selecionar vários)
7. Pode fazer o mesmo para 'Filtro de aplicação'
8. Clique em guardar. Deverá dar o mesmo nome, o qual dirá algo como 'A directriz já existe'. Clique em OK e depois feche essa caixa
9. Saia do utilitário de configuração de directriz e o problema estará resolvido.

Futuramente, quando quiser impor regras de utilização da Internet ou de programas ao seu educando, pode utilizar o Parents Carefree para definir acessos à Internet e/ou programas (ou até mesmo ao horário de funcionamento do Windows).


Cumprimentos,

Helder

dundie disse...

Boas Hélder, a dica que me deste foi muito útil, já consigo abrir normalmente todas as paginas, agora estou com outra dificuldade não consigo instalar a Actualização do service pack 1 se não for pedir muito agradecia que deste uma dica.
Obrigado...

Helder disse...

dundie (29-03-12),

Vai ser difícil conseguir ajudar nisso à distância. Até hoje só tive um caso em que não consegui instalar o SP1 do Windows 7. Dava um código de erro, mas, aparentemente, não havia solução (simples) para isso. Não tive outro remédio se não reinstalar o sistema de novo.

o código de erro poderá ajudar a detetar onde está a falha corrigir, mas dará algum trabalho (e se resultar...!). Algumas tentativas que pode fazer:
1. Transferir o pacote completo de instalação autónoma do SP1
2. Transferir outras atualizações de segurança do Windows antes de instalar o SP1
3. Desativar ou desinstalar software que esteja a correr em segundo plano, inclusive antivírus

Se nada disso adiantar, pode sempre repor o Windows para o estado de fábrica. Isso irá deixá-lo no estado tal como quando arrancou o Windows pela primeira vez, limpo de quaisquer possíveis infeções e sem erros. Antes disso deverá fazer cópia dos seus ficheiros importantes (documentos, fotos, etc.) para uma pen ou disco externo. Para aceder à reposição do sistema, prima simultaneamente as teclas CTRL e G no menu de arranque do Magalhães e escolha a opção 'Reposição do sistema'. Depois é só seguir as instruções... e no final já poderá atualizar o SP1.


Cumprimentos,

Helder

Né disse...

AF, depois de ter feito restaurar sistema continuo sem ter o "P". Agora que faço? Pois o sinal da net aparece-me está muito bom mas quando clico no sitio para a ligar ela não liga.

Ajuda-me

Helder disse...

Né (04-05-12),

Ao efetuar o restauro do sistema, deixa de ter o "P" (Parents Carefree). Logo, isso deixa de ser impeditivo para internet. No entanto, existem outras diferenças que podem condicionar o correto funcionamento.

Experimente o seguinte:
1. Se surgiu um ícone em forma de quadrado branco junto às horas, clique nele e escolha a opção 'Utilizar configuração Zero sem fios' (ou algo parecido, como 'Use Windows zero configuration).
2. Depois disso, clique agora no ícone da rede sem fios do Windows e tente ligar à rede novamente
3. Certifique-se de que está a digitar corretamente a chave de rede (respeitar maiúsculas e minúsculas)
4. Pode, ainda, tentar reinstalar o driver da placa de rede. Mas para isso preciso de saber qual a versão do Magalhães (MG1 ou MG2) e se for o MG1 qual a sub versão (Intel Atom ou Intel Celeron) - essa informação está numa etiqueta preta na base do portátil.


Cumprimentos,

Helder

VS disse...

Muito obrigado pelo post. Consegui resolver este problema parvo do pseudo-computador que deram ao meu primo. Apenas tive de colocar a palavra passe no Parents. Que coisa tonta isto de se bloquear a internet aos miúdos. Como se eles não fossem nunca aceder à net a partir do Magalhães.

Obrigado novamente e continuações de bom trabalho.

Anónimo disse...

Muito obrigado

Anónimo disse...

eu ja coloquei o codigo que aparece a cima no parents carefree e diz que o codigo esta errado.
agradecia muito que me ajuda sem

Helder disse...

Anónimo (03-08-12),

No Magalhães MG1 a password é pte2010
No Magalhães MG2 a password é escolinha2010


Cumprimentos,

Helder

Carlos disse...

Tenho o magalhães 2. a Password do Ctrl. Parental é: magalhaes2010

Carlos disse...

ei desinstalei o Ctrl parental agora nao e preciso por chave

Miguel Faria disse...

Olá boa tarde,

tentei introduzir a password que indicou mas não é válida... Pode ajudar-me, por favor? Obrigado!

Miguel Faria

Helder disse...

Miguel Faria (10-10-12),

A que password se refere?
Para o Parents Carefree (programa de controlo parental, as passwords são diferentes no MG1 e no MG2.
- no MG1 a password é pte2010;
- no MG2 a password é escolinha2010.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde, a minha filha tem o magalhaes e nao consegue aceder a net por causa do Parents Carefree...Vi o v blogue e tentei inserir a palavra passe do pte2010, mas diz que a palavra está incorreta, a professora da minha filha do ano passado mudou todas as palavras dos alunos, e este ano nao se encontra na mesma escola. O que posso fazer nesta situação? Obrigada

Miguel Amaral disse...

Boas tardes

Venho por este meio dizer que fiz os passos para desligar o controlo dos pais mas qd escrevo a password o Magalhães diz que está incorrecta.
Agradecia a vossa ajuda.

Cps,

Miguel Amaral

Helder disse...

Anónimo (29-10-12),

Se a password pte2010 não resultou, é porque, muito provavelmente, tem o Magalhães MG2. Nesse caso, a password para esse modelo é escolinha2010.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Miguel Amaral (03-11-12),

As passwords do Parents Carefree são diferentes do MG1 para o MG2.
MG1: pte2010
MG2: escolinha2010

Provavelmente o seu modelo é o MG2. Tente a dele...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

nao consigoentrar fiz tudo o que diz

Anónimo disse...

nao consigo entrar fiz tudo o que pediu havra outra maneira
obrigado

Helder disse...

Anónimo (29-12-12),

Não consegue entrar onde?


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde

Estou a tentar desligar o controlo parental do magalhães da minha filha e ele não aceita a password pte010, apesar de nunca a ter alterado por nenhuma outra.
O que poderei fazer?
Obrigada!
Ana

Helder disse...

Ana (19-02-13),

A password pte2010 é para o MG1. Se o seu for o MG2, a password é escolinha2010.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

INTERNET GRATIS NO HOTSPOT WIFI
FON_ZON_FREE_INTERNET
Para entrar basta terem o nome utilizador e pass.
Para o obter nada mais simples que inscrever-se para receber a Newsletter no site a baixo e pedir a pass para wifi fon zon free internet.
http://baratoseaqui.com/newsletter.html
Podes te inscrever como meu amigo, com o nick: basmav
Qualquer duvidas envia e-mail.
Boa Internet para todos

Anónimo disse...

pode me dar os passos de novo nao consigo ter net

Helder disse...

Anónimo (19-10-13),

Se se refere à "dica" para obter net FON_ZON_FREE_INTERNET, tenha cuidado, pois o método descrito acima não tem nada a ver com o acesso à Internet.

O que lhe pedem é que se inscreva num programa esquema tipo 'pirâmide'. Se entrar e, depois disso, angariar os seus assinantes e que se inscrevam, partindo do princípio que o sistema de pagamentos funciona, irá ganhar dinheiro. Além de si, quem estiver no nível acima de si (no mesmo ramo) irá ganhar dinheiro por cada assinante dos níveis abaixo de si (você ganha por todos os que estiverem nos níveis abaixo do seu, dentro do seu ramo).

Ora... sempre que entre alguém, há outros (os que já lá estão) que vão ganhar com isso. O problema é quando se acabarem as pessoas para entrarem no esquema. Os últimos que entraram, simplesmente, perdem dinheiro.
... E a lógica (e verdade) é: quando alguém ganha, outros perdem.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa Tarde, eu nao consigo ligar porque nao sei o que devo por na vossa "imagem 6" o que meto no "Endereço IP" ??

Helder disse...

Anónimo (16-01-14),

Nessa zona de configuração deve deixar tal como está na imagem. Por defeito, está tudo em automático... o assistente no blog serve apenas para que se certifique de que esteja de acordo com o correto.

Se continua sem conseguir aceder à Internet, terá de rever outras configurações.

Se se tratar do MG1, é muito provável que seja o Parents Carefree (software de controlo parental) que esteja a condicionar o acesso.
Faça o seguinte:
- Junto às horas, clique com o botão direito do rato no ícone em forma de "P" verde.
- Vá a modo de controlo e escolha 'controlo desligado'
- Pedirá uma password, que é pte2010 (no MG1) ou escolinha2010 (no MG2)

Se depois disso conseguir navegar na net, o problema está (quase) resolvido.

Volte a colocar questão aqui no blog para lhe orientar como desbloquear o Partens Carefree definitivamente, para não ter que digitar a password em cada sessão.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

623 Não é possível encontrar a entrada do catálogo telefônico.



como corrigir este problema

Helder disse...

arthur andrade (29-07-14),

Essa mensagem de erro só diz respeito a ligações de acesso telefónico. Muito provavelmente numa tentativa de conectar o computador à Internet deverá ter criado, por lapso, uma ligação desse tipo.

Se a conexão à Internet estiver a ser feita por intermédio de um Router ou Ponto de Acesso, e caso não utilize nenhuma ligação de Acesso Telefónico configurada no computador ou não tenha nenhuma Ligação VPN (muito pouco provável), o que deverá fazer é eliminar todas as ligações de acesso telefónico.

Partindo do princípio que o computador está devidamente conectado à sua rede (seja por Wireless ou por Cabo Ethernet), siga estes passos:
1. Aceda às Propriedades da rede
2. Elimine todas as ligações de Acesso Telefónico e/ou VPN
3. Volte a experimentar aceder à Internet


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
«O mais antigo ‹Mais antiga   201 – 358 de 358   Mais recente› Mais recente»