15.1.09

Configurar Magalhaes

Configurar o Magalhaes. Como configurar o Portátil Magalhães ou quais as configurações do Magalhaes? Neste blog de assistência técnica informática, aprende a configuração do Portatil Magalhaes e como configurar o Controlo Parental. Aqui fica, para os educadores, o guia para configurar o Controlo Parental produzido pela Equipa RTE da DGIDC do Ministério da Educação.

Control Parental do Magalhães

O controlo parental do Computador Magalhaes vem protegido por um código, e tem 3 perfis definidos, um para a escola e dois para quando o aluno está fora da escola. O Encarregado de educação/pai/mãe poderá modificar um dos perfis se o que estiver definido por defeito não estiver de acordo com as regras que deseja implementar em casa.


O computador Magalhães está equipado com software que permite um controle parental avançado. Deste modo, os encarregados de educação podem controlar o acesso à Internet dos seus educandos, no que diz respeito aos sites a consultar e em relação ao tempo de utilização dos mesmos. O controle parental, bem gerido, torna‐se uma solução eficaz que tranquiliza os pais em relação às páginas da Web consultadas pelas suas crianças. Entre os programas de controlo parental do computador portatil magalhaes, destacam‐se: no Sistema Windows, o Parents Carefree (download do Guia Parents Carefree), e no Sistema Linux Caixa Mágica, o Procon.

Segurança do Magalhães

No que diz respeito à segurança na internet, o assunto será concerteza abordado nas aulas, mas caso queira saber mais sobre o assunto, além da informação disponibilizada neste site, há outros dirigidos a pais e alunos sobre o Magalhães e Segurança na Internet para os nossos filhos.

Configurações do Magalhães


O Magalhaes tem um Processador Intel, Monitor LCD de 8,9 polegadas(1024x600), 30 GB de disco, 1 GB de RAM, Windows XP e Office ou Linux e Open Office, Webcam, redes Wi-Fi e Ethernet. Pode seguir o link da DGIDC, para conhecer o Magalhães.

Intel Classmate


Pode visitar o guia do hardware para ver um bom tutorial sobre o computador base do qual foi feito o Computador Portátil Magalhães, o Intel Classmate. Caso tenha questões relacionadas com a configuração do Magalhães, ou assistência ao Magalhães, deixe comentário.


Queres aprender como criar um blog e montar o teu próprio negócio?

.
Eu vivo do rendimento que os meus blogs geram.

Larguei o meu emprego como vendedor de móveis para me dedicar aos blogs à 5 anos atrás.

Passados 3 meses a blogar, já ganhava mais como blogger do que no meu antigo emprego.

Qualquer pessoa pode aprender como criar um blog e montar o seu negócio na internet.


Existe um Curso de Internet Marketing que te ensina tudo, mesmo que não saibas nada !!!

Podes ver aqui um video gratis sobre o sistema de blogging.

Mais informaçãoes aqui:
tutovideogratis-banner

402 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   201 – 400 de 402   Mais recente›   Mais recente»
AMSC disse...

Ola.
Gostava em primeiro lugar de saber o q Pri Master Hard Disk: S.M.A.R.T. Status BAD, Backup and Replace Press F1 to Resume, significa. É que está a parecer no magalhaes logo que se inicia o computador. como ele tambem dava erros no proprio modo windows dei um restuaro do sistema mas algo deve ter corrido mal pq agora ao entrar na sessao windows nao aparace nada a nao ser a imagem de marca da menina do magalhaes, (mas no modo caixa magica entro sem problemas).o que será q se passa? E neste caso será que a garantia do magalhaes cobre o q for necessário?
Obrigada. AMSC

AMSC disse...

Ola de novo, gostava de igualmente saber como arranjar este problema que apareceu quando fizemos um restauro de sistema: "O Windows nao pode iniciar porque o ficheiro esta em falta ou danificado: \WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM Pode tentar repara este ficheiro executando o programa de configuração do windoes a partir do CD-ROM de onfiguração original. Seleccione 'r' no primeiro ecra para iniciar a reparação." O que é certo é nao percebo muito bem o q tenho que fazer??
Desculpa e obrigado. AMSC

J R disse...

Boas
Estava a actualizar o Magalhães na Microsoft, e também o antivirus, o Magalhães desligou-se e agora liga mas não arranca.
O que faço.
Obrigado

Fred disse...

Boas
Eu fiz uma cópia da famosa Pen que as escolas têm com o backup, vou vêr se consigo colocar on line, depois informo onde irem buscar.

Unknown disse...

Boa noite
Estou com um problema no magalhães da minha sobrinha.
De repente algumas das teclas do teclado (capslock, a, s, d, f, j, k, l, 5, 6 e 0) deixaram simplesmente de funcionar.
Na separador do hardware diz que o mesmo está funcionar correctamente, actualizei o controlador do teclado, mas continuam sem funcionar.
Liguei para o nº apoio cliente e disseram-me que não sabiam como resolver o problema.
Alguém me pode ajudar
Obrigado
carlos

Anónimo disse...

estou com um problema nao se me conseguem ajudar. eu instalei um ruter em casa e o magalhaes sempre apanhou mas agora de um momento para outro deixou de dar e diz que nao encontra nenhuma rede sem fios .mas ligo outros portateis e todos dao

Paulo disse...

Boas
A resolução do menu do magalhães do meu filho encolheu, não ocupa o ecran todo, penso que tenha uma resolução errada, alguém sabe como resolver isto???

isilda disse...

como recuperar a caixa magica? nao consigo entrar nem da qualquer sinal, preciso de ajuda pf.
obrigado isilda

isilda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Silva disse...

olá ! eu chamo-me ricardo e meu irmao teve um problema com o magalhaes. Ele nao parava de dar erro e nao arrancava. Foi então que decidi restaurar o windows o que resolveu todos os problemas do magalhaes que tinha mas perdi todos os programas interactivos! Sem esses programas praticamente nem vale apena levar o portatil para a escola. Agradecia que me ajuda-se a recuperar pelo menos alguns dos programas interactivos !

quando me poderem ajudar por favor entrem em contacto comigo através do email: ricardo-teixeira1993@hotmail.com

obrigado

Ricardo Ferreira disse...

Bem recebi hoje o Magalhães do meu filho, e a primeira coisa que fiz foi ligá-lo à Wifi cá de casa (com alguns problemas pelo caminho). De seguida fui ao site das actualizações da Microsoft onde acusou a necessidade de fazer 26 actualizações críticas, toca a fazê-las (a meio começa-me a indicar que o espaço em disco estava a ficar crítico - ocupação acima dos 90%), antes que o sistema empacasse cancelei as actualizações e toca a arranjar espaço no disco (aqui ficam as minhas dicas).
1.º Movi a pasta dos "Os Meus Documentos" para a drive D: (abrir o explorador do windows - [INICIAR]/[TODOS OS PROGRAMAS]/[ACESSÓRIOS] - na pasta dos meus documentos clicar com o botão direito do touchpad e no menu escolher propriedades, no ecrân que abre clicar no botão [Mover], clicar no sinal + ao lado do "O Meu Computador" e selecionar "Disco local (D:)" e clicar em [OK] e voltar a clicar [OK] - quem quiser pode criar uma pasta na drive D e mover "Os Meus Documentos" para essa pasta na drive D)
2.º Movi o ficheiro de paginação do windows para a drive D também ([INICIAR]/[Painel de controlo] na vista que abre selecionar vista clássica, seleccionar [Sistema], escolher [Opções avançadas] e clicar em [Definições] de desempenho, seleccionar [Avançadas] e clicar no botão [Alterar], na drive C seleccionar "Sem ficheiro de paginação" e clicar em [Definir], na drive D seleccionar "Tamanho personalizado" inserir em "Tamanho inicial (MB:)" 1524 e inserir em "Tamanho máximo (MB:)" 3048 e clicar em [Definir], [OK], [OK] e [OK]) - Atenção que após esta operação é necessário reiniciar o Magalhães
3.º Desligar a hibernação do Magalhães ([INICIAR]/[Painel de controlo] na vista que abre selecionar vista clássica, seleccionar "Opções de Energia", seleccionar a opção [Hibernar] e tirar o visto no "Permitir hibernação" e clicar em [OK])
Com estas alterações consegui sacar cerca de 2,75 Gb mais para a drive C o que me permitiu efectuar as actualizações ao Magalhães e ainda ficar no final com cerca de 3,20 Gb disponíveis na drive C

Continuo ainda à procura de solução para mandar as partições do Linux à fava e aproveitá-las para o Windows.

E gostaria de saber qual a solução para colocar no menu de contexto (menu que surge quando se clica no botão do lado direito do touchpad) a opção de associar ao menu iniciar.

Anónimo disse...

no magalhaes da minha filha quando primo a tecla B e a nº 5 não funciona ou então quando estou a escrever no word por exemplo acontece isto (`r`t`f`g`v) sempre que primo estas teclas e a letra B aparece um atalho.
qual o motivo de acontecer isto?

Anónimo disse...

O meu filho recebeu o Portátil Magalhães.
Quando quero iniciar com o XP, ele começa a configuração mas quando chega à janela da criação das contas de utilizadores não avança.
Aparecem umas linas de texto a dar indicações sobre como devem ser os nomes mas não sai daí.
Antecipadamemte grato pela ajuda.

Yur-pt disse...

@ Ricardo Ferreira

Viva amigo,

Diz que gostaria de "mandar o Linux à fava"...

E depois o que fará o seu filho, se numa aula, o(a) Professor(a) pedir aos alunos para entrarem em Linux para utilizarem este ou aquele programa?

Paulo costa disse...

Boa noite,
Recebi só esta semana o Magalhães do meu filho. Verifiquei que não tem o ambiente "Magic Desktop" instalado, uma vez que apenas permite o arranque para o Windows ou para a Caixa Mágica. Configurei-o para arrancar para o Windows após 10 segundos para evitar que o meu filho "estrague" tudo acedendo a uma das hipóteses de recuperação. No entanto estou farto de procurar e não encontro o "Magic Desktop", porque será que não veio ? É esta a politica seguida para as últimas entregas ? Se é parece-me errada porque o Magic Desktop parece-me muito útil e inclusivé o meu filho já estava habituado com o dos colegas. O que posso fazer para o poder instalar ?
Obrigado pela atenção,
Paulo Costa

Viper disse...

Formatar o Magalhães e simples, basta ligar o mesmo premindo na tecla (delete), qundo abrir a rom configurar a primeira linha do disco para arranque a partir de CD/DVD, Colocar o disco esterno com uma versão do Windows, ele se formatara automaticamente, e claro que teram de acabar com as partições do disco depois, selecionando e utilizando as teclas (N) e (L) para confirmar, Simples não é, para ver filmes intalar codec, e faz tudo.

andre disse...

boa tarde
o magalhaes do meu filho não detecta qualquer modem, se este com ou sem fio.
fiz todas as recomendações em cima referidas.
que mais posso fazer.
desliguei o parental control
desliguei o anti virus
desliguei a fierwall
tenho o IP automatico

não sei mais o que fazer

Anónimo disse...

bom dia, ontem instalei um antivirus (Eset nod32) no magalhaes, reiniciei o pc algumas vezes e estava tudo bem, contudo hoje nao consigo entrar no ambiente de trab do windows visto que ao clicar para iniciar sessão em qualquer uma das duas contas de utilzador que possuo. O que acontece é o seguinte: eu clico e o windows diz que esta a carregar as definições e de um momento para o outro termina sessão sem sequer me permitir entrar no ambiente de trabalho.

Será alguma coisa relacionada com o antivirus ou é apenas ou tro problema? mas qual? ajudem me pf

igor silva

Helder disse...

Igor Silva (31-05-09),

Antes de mais, gostaria de fazer aqui um apelo:

Só hoje me apercebi que este fórum tem várias secções, o que se torna complicado (pelo menos para mim) prestar atenção a todos os problemas relacionados com o magalhães...

Fazia um apelo ao administrador que tentasse criar uma secção única para se postarem...

Eu tenho prestado mais 'atenção' à secção 'ASSISTÊNCIA MAGALHÃES'.


Respondendo agora à sua questão, Igor:
O problema do seu computador é vírus e, sinceramente, vai ser algo complicado de resolver!
Eu tenho os meus métodoss para resolver situações de vírus...

No caso do magalhães, poderá optar pela reposição original do sistema, mas aí há um problema: é que alguns dos programas que vêm com ele de origem não estão incluídos nessa recuperação (Magic Desktop, entre outros), penso que só irá ficar mesmo com Windows e Office... talvez mais uma coisa ou outra...

Por isso, se esses programas que não estão incluídos na recuperação lhe interessam, essa não é será melhor solução.

O ideal é fazer uma cópia integral de um magalhães saudável e repô-la no seu computador. Só há um pequeno senão, é que irá ficar exactamente igual ao clonado, como nome de utilizador, definições pessoais, documentos, programas, etc. (afinal é um clone!).

Se tem dados importantes no seu computador que queira salvaguardar, então aí o processo é mais complicado, pois há que, primeiro, fazer backup deles... o que é algo complicado, também porque o disco rígido do magalhães é de 1,8" e não é muito comum encontrar adaptadores/conversores no mercado.

Bem... eu não sei quais são os seus conhecimentos de informática, por isso, se calhar já estou a complicar demais e o ideal mesmo é contactar assistência técnica qualificada.

Com sorte, é possível que o centro de assistência do magalhães (em Leça do Balio) lhe façam a reposição do sistema para o estado de origem e não lhe levem dinheiro. Pode tentar ir lá e fazer-se de desentendido, que isso simplesmente não inicia sessão e qu quer reclamar garantia... embora eles não vão cair nessa, de certeza. Mas pode ser que lhe façam o serviço sem ter de pagar, pois para eles isso é um processo relativamente simples. Pode obter o contacto deles em www.atinformatica.pt.

Por outro lado se, se é complicado para si deslocar-se lá (distância ou falta de tempo), pode sempre recorrer a uma casa de informática... mas escolha bem onde ir, pois algumas são "verdes", com funcionários com pouca experiência ou até mesmo estudantes estagiários a fazerem serviço de técnicos... :)

Eu posso fazer-lhe esse serviço, mas cobro, claro. Tenho uma loja comercial na zona de Famalicão...

Já agora, o seu computador foi infectado pela internet ou por uma pendrive infectada. Só não percebo porquê, mas creio que o vírus estaria, de alguma forma, a ser impedido de actuar enquanto o avast estava instalado... e quando o desinstalou é que lixou tudo.


Cumprimentos,

Helder

xikilin@sapo.pt
91 651 42 89

Helder disse...

Bem... vou responder a todas as dúvidas colocadas apenas nesta página (201 a 217), mas depois pedia que tentassem usar a secção 'ASSISTÊNCIA MAGALHÃES'.
É mais movimentada... em parte poderá ser pior, mas como basicamente todos relatam de problemas no magalhães, é mais simples para mim (e outros) poderem ajudar.

Helder disse...

AMSC (23-04-09),

Nesta altura já deve ser tarde para responder ao seu problema. Certamente que já o resolveu, muito provavelmente reclamando garantia do portátil...

Ora... se percebe alguma coisa de inglês, verá que a mensagem, traduzindo, diz algo como:
"Disco Rígido Pri Master: Estado S.M.A.R.T. MAU, Faça cópia de segurança e substitua Prima F1 para continuar". Basicamente, diz que o "estado de saúde" do disco rígido é crítico e alerta para fazer uma cópia de segurança dos dados importantes o quanto antes, porque pode falhar de vez a qualquer momento.

O disco rígido é composto por parte electrónica e parte mecânica. Como qualquer outro equipamento com partes mecânicas, essas partes têm desgaste físico que vai-se degradando com o uso. No seu caso, pode simplesmente ter tido azar de o seu disco ter vindo defeituoso ou ter ficado em pouco tempo. O tempo de vida útil para um disco rígido, em média, e quando está em estado de funcionamento bom, é de 5 anos. Uns duram mais, outros menos... outros bem menos, como o seu!

Mas outra situação que pode levar a que o disco fique fisicamente danificado é quando é mal-tradado. Se o computador sofreu alguma queda, principalmente quando estava ligado, é o suficiente para ter danificado o disco.

Seja como for, e caso o computador não apresente danos físicos visíveis, poderá activar a garantia do equipamento e eles substituem-lhe o disco. Vai é perder os dados todos e ficará com o computador como quando o recebeu pela primeira vez!

Os erros que lhe apareciam no Windows eram devidos a ficheiros danificados, muito provavelmente estavam em zonas danificadas do disco, ou os dados estariam corrumpidos.

Não indica como fez o restauro do sistema. Pode ter sido de duas formas:
1. No menu de arranque do computador seleccionou a opção para restaurar o Windows;
2. Usou o Restauro do Windows, dentro do próprio Windows XP.

A primeira opção restaura o Windows "exactamente" para o estado de fábrica. Perde todos os programas, definições e documentos que tinha. Digo "exactamente" (entre aspas) porque na verdade não fica exactamente igual... só uma parte, pois alguns programas e jogos não fazem parte desse restauro... e se os quiser de volta, terá de comprar uma pendrive aos gajos com esse conteúdo, ou então pagar para eles lhe reporem isso;

A segunda opção é parecida com a primeira, mas é o próprio Windows XP que vai guardando informações do estado do sistema (Windows) periodicamente. Se foi esta opção que usou, é porque restaurou o Windows para uma data em que ainda tinha as definições que fala (ambiente de trabalho, etc.)

Quanto a o magalhães funcionar sem problemas no Caixa Mágica, é pura sorte ou coincidência... é porque, se calhar, o Caixa Mágica não está instalado numa zona afectada do disco... mas pode ser sol de pouca dura.

Faça como disse: reclame garantia.

Helder

Helder disse...

JR (30-04-09),

Defina "liga mas não arranca"

Vê imagem no monitor?
Chega ao menu de arranque, onde pode escolher entre Windows, Caixa Mágica, etc.?
Não arranca em nenhum sistema, ou só no Windows?

Se o problema for no Windows (pelo relato do seu problema parece ser), isso foi causado pela falha no processo de actualização.

Falando "em português", se você estiver a escrever uma palavra e parar a meio da escrita, qualquer pessoa que leia algumas letras não sabe quais são as restantes que faltam para saber ao certo que palavra estaria a ser escrita.

Na actualização do Windows passou-se algo parecido, mas poderá haver solução relativamente simples.

Siga estes passos, a ver se resolve:
1. Ligue o computador e deixe-o chegar até ao menu de arranque do magalhães
2. Seleccione 'Windows', e prima a tecla ENTER (atenção ao passo seguinte)
3. Logo após premir ENTER, prima a tecla F8 e vai surgir-lhe o menu de arranque do Windows XP. Caso não, caso volte novamente ao menu de arranque do magalhães, repita o passo 2 e 3, mas deixe passar mais alguns centésimos de segundos
4. No menu de arranque do Windows, escolha a opção 'Última configuração correcta' e dê ENTER

Se tudo correr bem, o Windows irá arrancar com o estado de configuração exactamente antes do problema ter ocorrido. Poderá perder algumas definições de programas e/ou instalações, mas não será grave. Volte a fazer as actualizações do Windows e do antivírus, mas uma coisa de cada vez e reiniciando cada um a seu tempo...


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Fred (02-05-09),

Boas, Fred! Faça isso e, se não for pedir muito, mande-me um mail onde posso arranjar isso... fico-lhe grato!

Já ouvi falar que haviam 2 pens: uma de 2GB, com os programas que não estão incluídos na recuperação e numa de 8GB com o restauro completo do Windows. Não sei se é assim, mas de qualquer forma gostava de ver essa pen...


Helder

Helder disse...

Carlos (04-05-09),

Os NABOS do apoio não sabiam como resolver???

Pois eu digo-lhe: o problema é, em princípio, no próprio teclado (teclado e/ou fita que o conecta à placa principal do portátil). A avaria, a ser no teclado, pode ter sido causada por derrame de líquido em cima dele, ou então uso incorrecto (pancadas, pressões fortes das teclas).

Se não for do teclado, então será da placa principal ou do seu conector.

Seja como for, é motivo mais que suficiente para enviar o portátil para reparação.

Se foi alguém (você ou alguém que usa o equipamento) que danificou com as possibilidades que falei acima, terá de pagar a reparação!

Se pura e simplesmente deixou de funcionar sem motivo aparente, então é defeito do equipamento e eles darão garantia disso.


Cumprimentos,

Helder

Helder. disse...

Anónimo (10-05-09),

Qual menu do magalhães? Penso que esteja a falar do menu inciar do Windows (e de tudo no Windows, em geral).
Se for isso, para resolver faça o seguinte:
1. Clique numa área livre do ambiente de trabalho com o botão direito do rato
2. Clique (botão esquerdo) em Propriedades
3. Clique no separador Definições
4. Na área 'Resolução do ecrã' arraste o ponteiro todo para o lado direito... deverá ficar 1024 por 600
5. Clique em Aplica e, se as alterações forem o pretendido, confirme e clique em OK para fechar a caixa de propriedades.

Por outro lado, se estiver a falar do tamanho em ambiente Caixa Mágica, aí já não poderei ajudar. Não tenho experiência com Linux e não faço ideia onde se altere isso...

Se não for nenhuma dessas situações, então não faço ideia... :S


Helder

Helder disse...

Anónimo (10-05-09)

Antes de mais, enganei-me a responder na anterior: era para o Paulo... esta é que é para o Anónimo :)

Ora, então... Anónimo,

Não refere se o problema é no Windows ou Linux (ou ambos), mas vou partir do princípio que é no Windows.

O mais provável é que tenha desactivado, inadvertidamente, a rede sem fios.

A rede sem fios pode ter sido desactivada de duas formas: hardware ou software.
Prima, simultaneamente, as teclas Fn + F1 até a placa ficar no estado ligado (verá uma pequena luz a acender e apagar, conforme o estado).
Se essa forma não adiantar, então faça isto:
1. Menu Iniciar > Painel de Controlo
2. Mude a vista para 'Vista clássica', clicando nessa opção no lado esquerdo da janela que se abre
3. Procure o ícone 'Ligações de rede' e dê duplo clique sobre ele oara abrir.
4. Depois clique sobre com o botão direito do rato sobre o item 'Ligação de rede sem fios' e clique em 'Activar'

Pelos sintomas que descreve o seu problema, de uma forma ou de outra estgas dicas deverão resolver o caso...

Helder

Helder disse...

Isilda (10-05-09),

Penso que o menu de arranque do magalhães permita restaurar tanto o Caixa Mágica como o Windows. Nunca usei esses processos, mas creio que basta seleccionar a opção 'Reposição da Caixa Mágica 12 Mag' para iniciar o processo de restauro do Caixa Mágica para o estado de fábrica. Normalmente é um processo quase autónomo, talvez só tenha de responder a algumas opções de restauro...

Atenção que o processo de restauro é destrutivo. Quero dizer com isto que todos os documentos, fotos, etc. que tenha no computador e que não façam parte do estado inicial (de fábrica) do sistema irão desaparecer!

Helder

Helder disse...

Ricardo Silva (14-05-09),

Infelizmente, o restauro do Windows do magalhães não inclui alguns programas. Pelo que ouvi dizer, apenas restaura o Windows e o Office (talvez mais uma coisa ou outra), mas parece que perde a Diciopédia e o Magic Desktop, entre outros...

Tem três soluções:
1. contactar os gajos e comprar uma pen com esse software, ou então levar lá para eles restaurarem isso (e paga!)
2. clonar o disco de um portátil que tenha o conteúdo pretendido (clonar!!)
3. tentar arranjar uma cópia da "famosa pen", ou do seu conteúdo, e restaurar/reinstalar os programas em falta

Helder

Helder disse...

Ricardo Ferreira (16-05-09),

Excelentes dicas que deu... realmente o magalhães sofre do grave problema de falta de espaço em disco... para simplificar, os gajos podiam ter, simplesmente, ignorado a segunda partição do Windows. Por outro lado, essa partição até é útil em situações de restauro do Windows, pois essa fica intacta, mas a verdade é os utilizadores leigos não a usam para nada!

Seja como for, deu umas excelentes dicas!

Já agora, quem quiser desacticar o função de restauro no Windows, também poderá ganhar algum espaço extra. Atenção que a função de restauro do Windows é diferente e independente da função 'Restaurar Windows' no menu de arranque do magalhães.

Para tal, clicar no com o botão direito do rato n'O meu computador, clicar em propriedades, depois clicar no separador 'Restauro do Windows', colocar um visto em 'Desactivar', clicar em OK e confirmar a alteração.

O restauro do Windows serve para restaurar o estado do Windows para uma data anterior (por exemplo quando a instalação de um programa causou algum problema, o restauro do Windows permite "voltar atrás no tempo", restaurando para uma data anterior ao problema.

Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Anónimo (16-05-09),

É uma situação estranha, a que relata... Não estou a ver ao certo o que possa ser. Há um vírus qualquer que, entre outras coisas, não permite usar acentos. Por exemplo, quando se escreve a palavra "mãe", fica "m~~ae"; "avó", fica "av´´o", etc.

No seu caso não parece tratar-se do mesmo, mas pode ser vírus na mesma. Outra possibilidade, mas sem certeza, é estar activada a função 'Teclas presas' do Windows. Não sei ao certo o que faz essa função, só sei que é uma chatice (permite, por exemplo, manter activada a tecla SHIFT ou CTRL). Se for isso, desactive essas funções da seguinte forma:

1. Clique no Menu Iniciar e vá ao Painel de Controlo
2. No lado esquerdo da janela, clique em 'Mudar para vista clássica'
3. Procure 'Opções de acessibilidade' e dê duplo clique sobre ele
4. No separador 'Teclado' clique nos 3 botões 'Definições' e retire o visto de 'Utilizar atalho' em todas elas
5. Clique em OK

Reinicie o computador e veja se resolveu. Se sim, porreiro; se não, então não sei o que possa ser... pode sempre tentar usar a função de restauro no Windows a ver se consegue restaurar para uma data anterior ao problema.
Para isso, vá a Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Restauro do Windows e siga as instruções no ecrã.

Helder disse...

Anónimo (20-05-09),

Sinceramente não lhe posso ajudar muito nesse problema. Já experimentou forçar o computador a desligar (premir o botão de ligar durante alguns segundos) e voltar a ligar? Creio que se essa fase for ultrapassada ou ignorada por algum erro, o Windows cria uma conta de utilizador por defeito, que se chamará 'Proprietário'.

Além disso, pode tentar arrancar o Windows em Modo de Segurança. Provavelmente, desta forma, ele irá passar essa fase e irá arrancar o Windows com a conta de Administrador. Se conseguir, poderá aí criar uma conta de utilizador com o nome pretendido, através do painel de controlo.

Para iniciar o Windows no modo de segurança, seleccione o Windows no menu de arranque do magalhães e, logo de seguida, prima a tecla F8. Aí, irá surgir-lhe o menu de arranque do Windows e seleccione a opção 'Modo de Segurança'...

Se der para resolver, porreiro; se não, active a garantia do equipamento ou leve a uma loja de informática para lhe resolverem isso.

Atenção:
Se optar por usar a função de 'Restaurar Windows' no menu de arranque do magalhães, poderá perder alguns dos programas pré-instalados de fábrica! Algum "artista" de uma casa de informática poderá, facilmente, optar por esse caminho, cobrar-lhe dinheiro pela assistência, e deixar-lhe isso a funcionar, mas não da melhor forma!

Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Yur-pt (25-05-09),

Ora bem... eu ainda não tenho Magalhães para a minha filha. Ando a ver se arranjo um dos actuais para ela "brincar", mas pode crer que uma coisa que farei é, precisamente, irradicar com o Linux... ou, no mínimo, arranjar mais espaço para o Windows!

Além disso, numa situação em que o disco avarie por erro do utilizador (sem garantia), o dono poderá optar por não reparar no centro de assistência magalhães, alegando que fica caro ou que não tem posses para tal... e os cabrões dos gajos deveriam mandar um CD, pen ou o que quisessem que permita reinstalar todo o sistema em caso de desastre (avaria do disco), pois o único meio de restauro que tem está no próprio disco... que se avaria, se perde também.

Já agora, quem caia no "erro" de restaurar o Windows, vai perder uma série de programas pré-instalados! E para recuperar esses programas, é obrigado a COMPRAR uma pen com esse conteúdo ou PAGAR para a sua reinstalação no centro de assistência.
Acha isto correcto? Eles têm um sistema de recuperação que está incompleto, mas quem não sabe só o fica a saber depois de restaurar...


Helder

Helder disse...

Paulo Costa (28-05-09),

Pelo menos desde a última remessa de magalhães, parece que vários programas foram excluídos. Ouvi dizer que foi devido aos erros ortográficos e gramaticais de alguns deles... Não sei se o Magic Desktop fazia parte dessa selecção, pois também o achava bastante útil para os mais novinhos.

Por outro lado, fez com que o Windows ficasse, pelo menos, com mais espaço livre... :)

Parece que, também, o jogo SuperTux no Linux foi excluído, alegadamente pelo mesmo motivo...


Helder

Helder disse...

Viper (29-05-09),

Não percebi nada do que disse...

Arrancar a partir do CD/DVD
- Onde está o CD/DVD do magalhães?

Colocar o disco externo com uma versão do Windows
- Qual disco? Qual Windows? E código de instalação?

... e nem vou continuar...

A sua postagem quase parece o jeito de respostas que dão na revista 'PC Guia'...

Lembre-se que aqui estão utilizadores comuns e a maior parte deles muito leigos na informática!

Mesmo que algum deles quisesse aventurar-se a 'formatar', os passos que indicou estão com muitas lacunas graves!

É preciso arranjar uma drive de CD externa, é preciso arranjar um CD do Windows XP Home Edition OEM, é preciso ter os drivers do hardware para instalar depois do Windows... e, além disso, iriam perder-se todos os programas pré-instalados, que não são fáceis de arranjar!


Helder

Helder disse...

André (30-05-09),

Para ligação sem fios, tente os passos que coloquei alguns posts, no dia 19-06-09, em resposta ao Anónimo (10-05-09).

Para ligação de rede por cabo, é provável que o seu magalhães tenha o driver da placa de rede incorrecto. Se for esse o caso, poderá seguir os passos que coloquei num post na secção 'ASSISTÊNCIA MAGALHÃES em http://.assistencia-gratis.blogspot.com recentemente.


Helder

Helder disse...



Para terminar este conjunto de ajudas/dicas, mais uma vez volto a apelar aos participantes que façam o favor de postarem na secção 'ASSISTÊNCIA MAGALHÃES'

A página iniciar do blog está muito confusa, além do excesso de publicade...

Para acederem à secção 'Assistência magalhães', desloquem-se até quase meio da página até ao texto com o título
"Recuperação Completa do XP e Caixa Mágica". Aí, as últimas palavras são um link com o nome assistencia magalhães e é aí que clicam para aceder à referida secção.

Depois, no final da página, cliquem em 'Mais antiga' e vão postando a partir daí...



Cumprimentos,

Helder Teixeira

Helder disse...

CORRECÇÃO (... cliquem em 'Mais recente')

No post anterior, em vez de 'Mais antiga', é 'Mais recente'



Cumprimentos,

Helder Teixeira

Anónimo disse...

Oi!
Preciso de ajuda urgentissima!
A minha irmã recebeu um magalhães recentemente e está a funcionar perfeitamente com todos os programas na perfeição mas não liga á internet.
Á dias liga-mo-nos á sapo adsl e temos net por cabo e por wireless em toda a casa e o meu portátil e o do meu irmão ligam perfeitamente mas o magalhães não liga nem por nada. Já me aconselharam a desligar os bloqueios do controlo parental mas mesmo assim não consegimos acedar á internet. o wireless nem sequer detecta a rede e declara o seguinte erro:

"Os windows não pode configurar esta ligação sem fios.
Se tiver activado outro programa para gerir esta ligação sem fios, utilize esse software.
Se pretende que o windows configure esta ligação sem fios, inicie o serviço Configuração Nula Sem Fios (WZC). Para informações sobre o serviço WZC, consulte o artigo 871122 da Base de Dados de Conhecimento da Microsoft no web site microsoft.com"

Não me parece qu tenhamos mais algum programa para rede sem fios no magalhães e mais ninguém mexeu na configuração desde que o magalhães foi ligado.
Quando a ligar a internet por cabo, também não liga sem configura a ligação.

O que devo fazer????
Por favor ajudem.
Rach

Anónimo disse...

Queria corrigir algo do meu post anterior- realmente encontro outro sistema para wireless no magalhães (MSI Wireless Utility) mas continuo a não conseguir aceder (diz que connecta mas não consigo aceder á internet e depois desliga e no icone diz:
"MSI wireless LAN card
Not exist"

Que faço??

Helder disse...

Rach (22-06-09),

O facto de não conseguir ligação à internet por cabo ethernet está, em princípio, devido ao driver incorrecto da placa de rede. Para corrigir, siga estes passos:

1. Faça download do driver correcto a partir deste link:
http://www.tsunamidrivers.com/downloads/notebooks/magalhaes/atom/06_LAN.zip
Faça-o a partir de outro computador e copie-o com uma pendrive para o Magalhães
2. Descompacte o ficheiro para uma pasta no ambiente de trabalho e execute o ficheiro SETUP.EXE.
3. Reinicie o computador e já deverá conseguir ligar à internet conectando o cabo ethernet.

Helder disse...

Rach (22-06-09),

Quanto à rede wireless, é possível que tenha a placa desactivada. Para verificar isso, clique em simultâneo nas teclas FN + F1 (a tecla FN é a que está no canto iferior esquerdo; a F1 é a 2a que está no canto superior esquerdo). Ao premir essas teclas irá estar a activar ou desactivar a placa, conforme o estado em que estava. Para saber se está activada, há um indicador luminozo (1a luzinha) que se acende na área entre o teclado e o monitor. Se estiver acesa, então a placa está activada... e só falta estabelecer ligação.

Antes de estabelecer ligação, falta saber quem está a gerir as ligações: se é o Windows, ou se é algum outro utilitário da placa de rede. Pelo que diz, parece ser algum programa próprio da placa, o tal MSI Wireless Utility. Ora... não estou familiarizado com ele, por isso recomendo a usar o utilitário do Windows.

Para isso, clique com o botão direito do rato sobre o ícone MSI Wireless Utility ao lado das horas e clique na opção 'Use Zero Configuration as Configuration utility'. Ao fazer isso, irá estar a indicar ao programa para que seja o Windows a gerir as redes sem fios.

Se tudo correr bem, e se a placa já estiver activada (Teclas Fn+F1), deverá poder dar duplo clique sobre o ícone da rede sem fios ao lado das horas... e aí irá aparecer-lhe a lista de redes wireless disponíveis ao alcance. Seleccione a que pretende, clique em ligar, insira a chave de rede e, alguns segundos depois, deverá ter conseguido estabelecer ligação.


Cumprimentos,

Helder

Tania Magalhaes disse...

a minha filha ao abrir o programa que vem no magalhaes de ingles clicou numa tecla qualquer e o programa desapareceu ja tentei ir a reciclagem ver se estava lá, mas nada desapareceu por completo do computador,como posso voltar a intalar o programa? obrigado

Bruno disse...

Boas.

AF o meu irmao quer jogar um jogo que ele tinha no computador fixo chamado o foguetão 2001 e eu ja lhe instalei no magalhaes mas ele diz me que a memoria virtual ta demasiado baixa. Eu ja alterai a memoria virtual e depois quando renicio o pc e volto la a memoria estava como tava antes de eu mexer. Sera que ha alguma maneira de alterar ou alguma solução para ela nao estar muito baixa?


Um Abraço

Bruno

Helder disse...

Tânia (06-07-09),

Lamento só hoje responder, mas só hoje tive um magalhães para saber ao certo onde se localiza essa aplicação que lhe falta.

Se não encontra o atalho para esse programa no Ambiente de Trabalho nem no Menu Iniciar, faça o seguinte:
1. Abra 'O meu computador'
2. Abra o 'Disco Local C:' (duplo clique sobre ele)
3. Localize a pasta 'Software' e entre nela
4. Lá dentro, entre outras, deverá ter uma pasta chamada 'english_is_fun'
5. Dentro dessa, tem um ficheiro com o mesmo nome, com um ícone redondo em tons de cinzento e laranja. Crie um atalho para esse ficheiro no ambiente de trabalho (botão direito sobre o ficheiro > enviar para > Ambiente de trabalho (criar atalho)).

Se não encontrou essa pasta ou o ficheiro, então é porque poderão tê-lo apagado ou movido acidentalmente. No menu Iniciar, clique em 'Procurar'; na caixa que se abre clique em 'Todos os ficheiros' e em 'A totalidade ou parte do nome do ficheiro:' escreva "english_is_fun" ou, simplesmente, "english"... e há-de obter alguns resultados. Se encontrar, é uma questão de o mover para o local correcto ou criar um atalho a partir do sítio onde estiver...

Espero ter ajudado!


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Bruno (13-07-09),

Ao alterar os valores da memória virtual, deverá clicar no botão [Definir] antes de clicar em [OK], para que o Windows assuma os valores que definiu. Recomendo-o a definir que a gestão de memória virtual seja feita pelo próprio Windows, assim evitará mensagens do género...


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

oi
estou com um problema no magalhães da minha filhota, adequiri um modem na Vodafone,mas a verdade a k não consigo a ceder a internet, eles dizem k esta tudo bem, e na verdade experimentei outro portátil e funcionou na perfeição,tenho todos os sites desbloqueados, gostaria k alguem me ajuda-se, a minha filha está super triste.....Obg

Helder disse...

Carla (21-07-09),

Antes de mais, convinha saber se consegue ligar à internet através da rede sem fios do portátil (ligar num ponto de acesso livre, ou numa internet adsl/meo em casa de algum familiar/amigo). Se sim, então o problema está mesmo relacionado com a internet da vodafone.

Já ouvi falar de casos em que era necessário utilizar um cabo USB com uma ficha dupla numa das pontas, que seriam ligadas às duas portas USB do magalhães. Esses cabos são utilizados, geralmente, em dispositivos USB que necessitem de alimentação extra, mas, sinceramente, não creio ser esse o problema. Já utilizei discos externos e até Drives de DVD externas conectadas apenas a uma porta USB sem problemas.

Outra possibilidade é ser necessário actualizar o software e/ou firmware da placa USB, e isso só o operador é que lhe poderá fornecer (costumam ter isso para download e os passos correctos a seguir no seu site).

O seu caso é complicado de ajudar remotamente. O ideal seria tentar levar isso a uma casa de informática para lhe verem o problema. Recomendo-lhe isso, porque há casos que se resolvem melhor e mais rapidamente presencialmente do que através de assistência telefónica/remota. Além disso, o tempo que perde ao telefone (a ser chamada paga) poderá sair caro...!

Eu tenho uma loja de informática. Sou da zona de V. N. de Famalicão. Se for oportuno para si, contacte-me e poderei dar uma vista de olhos nisso, sem qualquer compromisso.

Helder Teixeira
xikilin@sapo.pt
91 651 42 89


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Boa noite,
Acabei de "repor" o Magalhaes pelo blog do Capinha e ficou muito bom mas agora estou com uma duvida, devo fazer as actualizações do windows ou não?É que apesar de ter ficado com mais espaço não sei até que ponto o disco não vai encher outra vez.
O que me aconselham?

Helder disse...

Sofia (28-07-09),

Idealmente, deverá fazer as actualizações do Windows. Umas porque são essenciais à segurança e correcção de falhas no Windows; outras porque trazem novas funcionalidades.

Quanto ao facto de irem ocupando espaço, isso é normal. Além do espaço adicional que poderá cada actualização ocupar, há ainda o espaço que os ficheiro das versões anteriores ficam a ocupar, caso tenha de desinstalar alguma actualização. Esses ficheiros (pastas, na verdade) estão dentro da pasta Windows e os seus nomes começam todos por $ ($NtUninstallKB961371$, por exemplo, e costumam estar a azul, indicando que está comprimido para ocupar menos espaço em disco).

Além disso, existem outras dicas, deixadas cá por mim e outros utilizadores, que ajudam aumentar o espaço livre e até a geri-lo melhor. Entre outras coisas, pode desactivar o Restauro do Windows e a Hibernação. Só com estas duas opções poderá recuperar cerca de 2GB, dependendo das configurações do computador.

Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boas tardes.
Estou a ter problemas com o magalhães do meu irmão. Não sei o que aconteceu com as teclas mas estão descomfiguradas. Se por exemplo carregar na tecla "O" aparece-lhe em vez do "O" um "6"

Alguem me pode ajudar?
Agradecia resposta brevemente

Helder disse...

Anónimo (28-07-09),

Alguém, acidentalmente, activou as funções de 'teclado numérico' no computador. Se reparar, há um grupo de teclas que tem algarismos azuis, para simular o teclado numérico de um teclado normal. Para activar ou desactivar essa funcionalidade, prima simultaneamente as teclas FN+Num Lk (situadas no canto inferior esquerdo e no canto superior direito, respectivamente). Ao fazer isso, irá acender-se ou apagar-se uma luz, conforme esteja activada ou desactivada a funcionalidade, no painel indicador luminoso acima do teclado.


Cumprimentos,

Helder

PEJOTANM disse...

Viva,estou com um problema com a password de acesso ao windows,utilizando o user administrador.Já utilizei as dicas da tecla F8, mas pede sempre a palavra-chave.Existe alguma maneira de entrar no windows para desbloquear as passwords?
Obg

Helder disse...

PEJOTANM (07-08-09),

Já tive necessidade de iniciar o Magalhães com um CD do Windows (através de uma drive de CD externa) para utilizar a Consola de Recuperação. Para utilizar a consola, é necessário digitar a password da conta Administrador. Tentei o que seria óbvio, que seria pte2010, mas não deu. Depois tentei outras, como eescola, eescolas, eescolinha, magalhaes, etc., mas nenhuma dessas funcionou. Coloquei essa questão ao sugeitos do suporte directo do Magalhães e disseram-me que essa conta não deveria ter password (bastaria premir ENTER ou clicar em OK, dependendo dos casos, para assumir a password em branco/nenhuma).
Ora, no meu Magalhães não defini password nenhuma. Como tinha mesmo de aceder a essa conta, tive de utilizar um utilitário que encontrei na net para fazer RESET à password da conta Administrador. Não me lembro agora do nome desse utilitário, mais tarde poderei tentar pesquisar (devem existir vários programas para esse efeito). No entanto, para isso, precisará de uma drive de CD externa. O programa vem em formato ISO, alternativamente poderá ser gravado para uma disquete, mas precisa sempre de uma drive de CD ou Disquetes externa para poder redefinir a password da conta Administrador.

Se não sabe a password da conta de utilizador que normalmente utiliza para iniciar sessão no Windows, a solução é mesmo iniciar sessão com uma outra conta de utilizador com direitos de administrador para poder remover ou atribuir nova password à conta desejada. Não é propriamente necessário arrancar no Modo de Segurança para isso. Basta, no ecrã onde selecciona o utilizador, premir duas vezes as teclas CTRL+ALT+DEL. Após isso, o modo de logon do Windows muda para o estilo clássico, onde tem de escrever o nome de utilizador e respectiva password.

Bem... mais tarde tento pesquisar o programa que utilizei, ou outro idêntico. Eu tinha isso aqui num CD qualquer, mas não o encontro... depois digo algo.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boas

Acabei de receber o Magalhães da minha filha, e para meu espanto quando o liguei reparei que falta o Magic Desktop. Procurei pelo PC todo e nem sombra dele. Será que se esqueceram de instalar?

Um abraço

Luis Santos

Helder disse...

Luís Santos (07-08-09),

Não, não se esqueceram do instalar o Magic Desktop. Simplesmente o retiraram da configuração dos computadores porque tinha vários erros ortográficos e gramaticais. Possivelmente, você poderá ter ouvido ou lido essa notícia em algum lado, através da comunicação social. Lembro-me de ter visto várias pessoas a criticar isso... Ora, só havia duas soluções: corrigir os erros, ou retirar o produto do mercado. Bem... já deve conseguir adivinhar qual foi a opção tomada.

Provavelmente, a opção de corrigir os erros não era viável. Não sei porquê, mas possivelmente a empresa do programa não disponibilize o idioma 'português' para essa aplicação e, como tal, tenha utilizado algum programa de tradução automática para o efeito... e deu no que deu. Isto é só uma suposição.

Além do Magic Desktop, há também outros programas/jogos que não foram incluidos nestas últimas remessas do Magalhães. Não sei ao certo quais, mas penso que alguns do Caixa Mágica foram excluidos pelo mesmo motivo.

Se quiser ter esse programa de volta, tem 3 hipóteses:
1. Comprá-lo
2. Arranjá-lo de outra forma
3. Obter uma imagem integral de um disco rígido Magalhães e fazer uma reposição com essa imagem. Com isto, irá ter o sistema igual às primeiras versões do Magalhães, com Magic Desktop, etc. e tal. Veja na página inicial deste blog e procure o tópico 'Reparação do Magalhães' no lado esquerdo da janela. Atenção que convém que tenha o equipamento necessário e que siga com atenção os passos...


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

estou com problema no spooler aqui.
ele não executa de forma alguma, pois usei o combofiz e diz no log que o spooler está faltando. como faço para te-lo novamente no meu pc? eu já não sei mais oque fazer.
Me ajude por favor

Helder disse...

Ariele (12-08-09),

Se lhe acusa a falta do spooler (ficheiro do serviço spoolsv.exe, localizado em C:\WINDOWS\SYSTEM32), poderá ser por 2 motivos:
1. O Serviço não está em execução
2. O Ficheiro está em falta
Tente o seguinte:
- Clique no Menu Iniciar e, depois, em Executar
- Na caixa que se abre, escreva cmd e clique em [OK]. Irá abrir-se a janela da Linha de Cmandos do Windows (janela com fundo preto e letras brancas), que terá o seguinte texto (ou algo parecido): C:\Documents.....>
- Logo aí, escreva net start spooler e prima ENTER
- Depois disso, irá surgir uma mensagem de status, que indicará se o serviço foi iniciado ou não, se ocorreu erro, etc.
- Se a mensagem disser algo como 'O sistema não conseguiu localizar o ficheiro especificado', é porque o ficheiro está em falta. Se for o caso, muito provavelmente foi eliminado por ter sido considerado um vírus, ou poderá estar danificado (neste caso, provavelmente por o disco ou o sistema de ficheiros possa estar danificado); se a mensagem for outra, terei de saber especificamente qual para poder tentar ajudá-lo de outra forma
- Se o ficheiro estiver em falta, poderá tentar copiá-lo de outro computador para a sua localização original (C:\WINDOWS\SYSTEM32)

Se o ficheiro estava em falta e conseguiu repô-lo a partir de outro computador com o Windows XP, faça o seguinte:
- Clique no Menu Iniciar e, depois, em Executar
- Na caixa que se abre, escreva services.msc e clique em [OK]
- Abre-se a janela 'Serviços'. No lado direito da janela, procure o serviço 'Chamada de procedimento remoto (RPC)'
- Clique com o botão direito sobre esse serviço e clique em 'Propriedades' no menu que surge
- Abre-se a janela de propriedades desse serviço. Certifique-se de que o 'Tipo de arranque' esteja definido para 'Automático'. Se não estiver iniciado, clique em [Iniciar]. Depois clique em [OK] para fechar a janela
- Repita os 2 passos anteriores para o serviço 'Spooler de impressão'
- Se não surgir nenhuma mensagem de erro, deverá ter o spooler a funcionar novamente

Se nenhuma destas dicas funcionou, tente dar mais algumas informações de outras mensagens de erro que ocorram quando executa alguns dos passos que indiquei, ou de outras (por exemplo, quando acede à pasta 'Impressoras' ou quando tenta imprimir algo)


Cumprimentos,

Helder

luis disse...

ola gostaria que me dissese como posso faz o backup dos programas do magalhaes



obrigado

luis disse...

Não tenho som no Magalhães, abri o gestor de dispositivos e verifiquei que tenho um ponto de interrogação amarelo em : Dispositivo de audio no Barramento de High Definition Audio. Pedia a vossa ajuda. Obrigado

luis disse...

Já vi tudo o que era possível, mas não tenho som no meu Magalhães, agradecia a vossa ajuda

Ana Travassos disse...

Boa noite!!!
Como tantos outros estou com problemas em ligar o magalhaes a internet. vim até aqui procurar uma soluçao e descobrir um outro problema. O meu parents carefree não funciona. a unica coisa que consigo é abrir as opçoes ao clicar sobre o p da barra inferior. a partir daqui n consigo fazer mais nada, bloqueia. quando algumas vezes a janela da palavra pass surge, n consigo escrever nada e acaba por dizer que o programa nao responde. há alguma soluçao?
Obrigada

Helder disse...

Luís (2-08-09),

Não é possível fazer backups de prgramas, pelo menos se pensa que o processo seja o mesmo que fazer cópias de documentos.
Poderá considerar dar uma vista de olhos no tópico "Recuperação do Magalhães", disponível na zona esquerda da página deste blog. Nesse artigo, poderá encontrar um backup integral do estado original do Magalhães, bem como um conjunto de ferramentas que permitem fazer backup, entre outras tarefas. No artigo apenas está explicado como repor o backup. No entanto, a mesma ferramenta, além de repor backups, permite criá-los, por isso servirá para o que pretende.
Existem outros programas para esse efeito. Cada um tem o seu método de trabalho, mas basicamente irá precisar de um suporte de arranque (pendrive de arranque, CD/DVD e uma drive externa, disco rígido usb, etc.). Acronis TrueImage e Norton Ghost são alguns exemplos de programas para o efeito, mas existem vários.
De qualquer forma, dê uma vista de olhos no artigo que lhe falei... lá encontrará tudo o que é necessário.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Luís (24-08-09),

Não indica em que circunstâncias deixou de ter som, mas poderá tentar reinstalar o driver.
Obtenha-o num dos seguintes links, tendo atenção ao modelo do seu portátil.
Atom: http://www.tsunamidrivers.com/downloads/notebooks/magalhaes/atom/03_Audio.zip
Celeron: http://www.tsunamidrivers.com/downloads/notebooks/magalhaes/celeron/03_Audio.zip


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Ana Travassos (29-08-09),

O seu problema pode ter uma de vária origens: disco rígido danificado, ficheiros danificados, configurações incorrectas, vírus...
Como tal, é complicado poder auxiliá-la, pelo que deverá recorrer a serviços técnicos para que esse problema seja resolvido (além desse, poderão existir outros). Poderá optar pelo seguinte:
1. Contactar o suporte técnico através do número que está por baixo do portátil
2. Deslocar-se pessoalmente ao centro de assistência Magalhães. Existe em Leça do Balio (zona Porto) e algures para os lados de Lisboa. Mais informações de localização em www.atinformatica.pt
3. Levar o portátil a uma casa de informática. Nesta hipótese, se for defeito de material, envie o portátil para garantia.

Eu tenho uma loja de informática na zona de V. N. de Famalicão. Se for conveniente para si, poderá contactar-me e faço-lhe um diagnóstico sem custos e recomendo-lhe os melhores procedimentos para resolução do problema. Se pretender, os meus contactos são:
Helder Teixeira
xikilin@sapo.pt
91 651 42 89


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Então é o seguinte,tenho um Portátil Magalhães e a password para entrar no windows foi esquecida e fiz a reposição do windows o que acontece é que os programas que cá estavam para a interacção do aluno com o professor desapareceram gostaria de saber se existe algum site onde poderia fazer o download desse programas

Helder disse...

Anónimo (01-09-09),

Vários programas pré-instalados no Magalhães não estão incluídos no sistema de reposição. Para os repor novamente, deverá dirigir-se ao agrupamento de escolas da sua zona. Eles estão munidos de uma pendrive com todo o software dos Magalhães.
Alternativamente, poderá utilizar o método de Backup e Restauro disponibilizado numa secção deste blog. Se tiver o material necessário (1 Pendrive de 1GB + 1 Pendrive Disco Rígido USB com pelo menos 16GB), poderá você mesmo fazer uma reinstalação com tudo o que vem de origem... e até ganha algum espaço livre em disco.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

O Magalhães do meu irmão tem um problema, quando ligo aparece qualquer coisa como:

waiting e depois grub error
erro 17 algo assim

e não sei o que fazer
preciso de ajuda urgentemente

Helder disse...

Anónimo (03-09-09),

Esse erro indica que existe um problema de consistência no sistema de ficheiros ou no próprio disco. Conheço vários casos de Magalhães com problemas de disco. Uns vão funcinando, embora com uns ruídos duvidosos; outros dão o mesmo erro que o seu; noutros o disco pifa e tem de levar novo.
O seu caso pode ser sinal de que o disco esteja com problema, mas, em princípio, poderá resolver-se (pelo menos temporariamente). No entanto, se notar que existe algo de anormal no funcionamento do computador ou se o problema voltar a acontecer, contacte a assistência técnica através do número que se encontra na base do seu portátil.
Para já, vou indicar-lhe os passos para poder tentar corrigir esse problema.
Quando lhe surge essa mensagem, deverá ter uma parte a dizer em que partição está o problema, que em princípio será hda7. Se em vez de 7 for outra, tome nota do número. Além disso, no final do texto deverá ter uma mensagem a dizer algo como "give root password...". Nessa fase, digite pte2010 e prema a tecla ENTER (enquanto escreve pte2010, não verá acção no monitor, é mesmo assim). Ao fazer isto, estará a iniciar sessão com direitos de super-utilizador e poderá executar alguns comandos.
Ora, depois de ter feito o passo anterior, execute este comando:
fsck -f -c -y /dev/hda7
(no caso de não ser 7, subtituia pelo correcto)
Isso vai iniciar um processo que demora vários minutos. No fim disso, não me recordo ao certo o que aparece... mas, pelo menos, durante o processo verá um contador a desenvolver... e quando acabar, é porque está concluído. Quando concluir, digite quit ou exit (é um deles, não me recordo qual). O computador irá reiniciar-se e, se tudo correr bem, deverá conseguir arrancar novamente. Se não conseguir, é porque o problema não pode ser corrigido de forma "simples" e, nesse caso, terá mesmo de contactar a assistência técnica deles. Caso a garantia não cubra a avaria, terá de pagar a reparação. Nesse caso, poderá optar pelo comércio tradicional e fazer a reparação numa casa de informática, preferencialmente a minha (se lhe for conveniente, claro). Sou da zona de V. N. Famalicão e, se pretender, poderá contactar-me:
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt
Falei que a garantia poderá não cobrir porque os discos rígidos podem avariar por mau uso do portátil (quedas, movimentos bruscos, pancadas). Principalmente se o computador apresentar mossas ou riscos assentuados, a garantia (pelo menos do disco rígido) poderá estar condicionada.

Cumprimentos,

Helder

TGO_86 disse...

Boas
Desde já os parabens pelo blog.
Acabei de adquirir 1 magalhaes a um puto que vai para o 5º ano.
A minha ideia é formata-lo e meter o windows seven. Gostaria de saber algumas opiniões acerca desta ideia?
Obrigado

Helder disse...

TGO_86 (07-09-09),

O Magalhães é, em muito, idêntico à maioria dos netbooks à venda no mercado. Falo, nomeadamente, no Processador, Memória e Chipset. Mesmo o Display é do tamanho do de alguns netbooks. Já o Disco Rígido, esse é de 30GB e 4200rpm. Segundo a Microsoft, o Windows 7 requer 16GB. Em princípio, não serão ocupados os 16GB, mas, como qualquer software, necessita de espaço livre extra para funcionar bem. Portanto, entre Windows e outros programas "essenciais" que instale, deverá ter espaço suficiente para a finalidade principal do computador (netbook, ou computador de viagem/internet).

Voltando às características do computador... já vi 1 ou 2 modelos equivalentes que vêm de fábrica com o Windows Vista, que é um sistema bem mais pesado e exigente que o Windows XP. Ainda não testei minimamente esse sistema, mas segundo alguns artigos que li, é bastante mais leve que o Windows Vista e até já o instalaram num netebook (penso que num Asus 1000H, cujas características são iguais às do Magalhães, excepto Disco (que é maior e mais rápido) e o Display).

Já agora, se o seu medo é perder em vão a configuração do software pré-instalado no Magalhães, existe neste blog um assistente que inclui uma Imagem de fábrica do estado do disco, ligeiramente alterada, de forma a dar mais espaço livre ao disco no Windows. Poderá transferir essa imagem e guardá-la.

Já há alguns dias (semanas, vá!) falei que iria colocar um assistente passo-a-passo de como remover o Caixa Mágica do Magalhães, de forma a ficar com os 30GB todos para o Windows. Ainda não tive grande oportunidade para tal, principalmente porque gostaria de colocar imagens dos passos... e essa é a parte mais complicada. Mas, se calhar, colocarei o assistente sem imagens, embora o mais detalhado possível. Tenho o da minha filha assim e funciona muito bem. É claro que no arranque do explorer é um bocado lento, porque é carregado o antivírus, entre outros acessórios, e o Windows está completamente actualizado, ao contrário do que vem de fábrica. Mas depois do arranque, anda muito bem, tendo em conta a máquina que é...

Bem... se lhe interessar, depois diga algo... e eu tento ser breve a postar o assistente para remover o Caixa Mágica.

Cumprimentos,

Helder

Jorge Nunes disse...

O magalhães do meu filho está a dar o seguinte erro: quando se inícia do Windows: BOOTMGR is missing. Press Ctrl+Alt+Del.

Este erro é apenas no Windows, uma vez que o Linux funciona normalmente.
O que devo fazer? Por favor ajudem-me.

Helder disse...

Jorge Nunes (13-09-09),

Pela mensagem, existe um ficheiro de sistema em falta. Em princípio basta repor o ficheiro para voltar tudo ao normal. Se não apagou esse ficheiro, é possível que esteja infectado com algum vírus ou que o Disco Rígido esteja danificado.

Por si mesmo, será difícil resolver o problema... a menos que opte por tentar uma Reposição do Windows, através das opções no Menu de Arranque do Magalhães. Mas atenção: esse método não inclui muitos dos programas pré-instalados. Se fizer essa reposição, ficará apenas com Windows e Office. O resto (Diciopédia, jogos didácticos, controlo parental, etc.) deixará de existir.

A forma mais simples de resolver seria mesmo copiar o ficheiro a partir de outro computador com o Windows XP para o disco do Magalhães, mas o problema prende-se em "como copiar?".

Idealmente, deverá recorrer a uma casa de informática para lhe resolverem o problema. Se quiser tentar por si resolver o problema, poderá efectuar a reposição como lhe disse acima, ou então poderá seguir os passos no tópico 'Recuperação do Magalhães' na zona esquerda deste blog. Irá precisar de algum material e deverá seguir as instruções com atenção... e conseguirá ter o computador como novo (nota: irá perder todos os dados pessoais que tenha no computador).

Se nota um funcionamento anormal no computador (ligeiros ruídos, lentidão) ou se notou isso antes de ocorrer a falha, então é provável que tenha o disco avariado... e, em princípio, isso terá garantia. Digo "em princípio" porque muitas das avarias nos discos são causadas por mau uso (pancadas no computador, quedas, etc.). Se achar que o equipamento está em garantia, contacte o suporte técnico através do número que está por baixo do seu equipamento.

Caso opte por levar o computador a uma loja de informática e se viver próximo de V. N. Famalicão, poderá considerar visitar a minha loja.
Os meus contactos:
Helder Teixeira
xikilin@sapo.pt
91 651 42 89


Cumprimentos,

Helder

TGO_86 disse...

Obrigado Helder pela sua dica.
Adquiri o magalhaes por ser identico aos netbook que andam no mercado e custar apenas 50€ uma vez q muitas crianças receberam ao terminar o 4º ano de escolaridade (em junho deste ano) e querem desfazer-se deles. Comprei com esta intenção de meter windows 7, porque o que vem de fabrica não me interessa. Apenas tive receio de o avariar, mas pelo q li n há problema.
Cumprimentos

TGO_86 disse...

Outro assunto que esqueceu referir, a porta ethernet dele n esta a funcionar correctamente n consigo ter ligaçao a internet, tenho 2 magalhães a fazer o mesmo incluindo de familiares e conhecidos. Alguem sabe dar alguma solução?
Obrigado
Cumprimentos

TGO_86 disse...

Ja encontrei a solução num post do Helder.
Cumprimentos

Albano disse...

Olá,

O magalhães da minha subrinha deixou de funcionar, aparece "Reboot an Select proper Boot device or Insert Boot Media in selected Boot device and press a key", após verificação na bios vi que não detecta o disco rigido, o que poderá ser?.

ASA

Helder disse...

Albano (28-09-09),

Muito provavelmente tem o Disco Rígido avariado. Isso tem sido uma avaria muito comum nos Magalhães (o disco é dos dispositivos mais frágeis nos computadores). A avaria pode ter sido causada por uma anomalia no dispositivo, ou por mau uso (movimentos bruscos, pancadas ou quedas).
Se o portátil apresentar mossas ou riscos profundos, é sinal que possa ter caído ou sofrido algumas pancadas. Nesse caso, a garantia do equipamento poderá estar condicionada e sujeitar-se ao pagamento da reparação. Se o portátil está bem estimado, não deverá ter problemas em activar a garantia do equipamento. Pode fazê-lo ligando para o número que está numa etiqueta na base do computador, ou dirigindo-se pessoalmente ao centro de assistência técnica (existe na zona do Porto e na zona de Lisboa).

Se a reparação não for coberta pela garantia, poderá ser feita na mesma no centro de assistência, ou então poderá pelo comércio tradicional. Eu tenho uma casa de informática na zona de V. N. de Famalicão e, caso lhe seja conveniente, poderei efectuar essa reparação, deixando-o até melhor que na origem (jogos extra, outros programas/utilitários, mais espaço em disco, etc.)
Os meus contactos:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt

Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

OlÁ!
Só na última semana tive 4 encarregados de educação a fazerem-me perguntas sobre o funcionamento do Magalhães. Uns porque não funcionam, outros porque não ligam, alguns que não entram em programa algum e bloqueiam... Gostava que me orientassem no sentido de eu lhes poder dizer alguma coisa, onde se devem dirigir, ou o que devem fazer para conseguirem que o magalhães dos seus educandos funcione brevemente.
Obrigado!
Sandra

Helder disse...

Sandra (13-10-09),

Antes de mais, só um pequeno (grande) esclarecimento. A maior parte das pessoas que participam neste blog sabe que este blog nada tem a ver com a assistência técnica (garantia) do Magalhães. Foi um blog criado por alguém que simplesmente o criou para ajudar os participantes nas dúvidas mais comuns desse computador.
Eu participo neste blog de forma activa, sempre que tenho disponibilidade, e vou ajudando da melhor forma que posso.

Mas vamos à sua questão:
Dependendo do tipo de anomalia que se passe com o computador, esta poderá estar abrangida ou não pela garantia. Tudo depende do tipo de avaria.
Qualquer tipo de avaria causada por defeito do equipamento (seja software ou hardware), a garantia cobre a reparação. Para isso, as pessoas devem ligar para o número colado numa etiqueta na base do portátil.
Mas quando a avaria é causada por má utilização do equipamento, é lógico que a garantia não cobre, ao contrário do que muita gente pensa. Com má utilização quero dizer, por ex, quedas, pancadas, derrames de líquidos, infecções viroses... Já várias pessoas colocaram neste blog questões do tipo "o display partiu, ainda está em garantia. O que fazer?", "saiu uma tecla", "o computador caiu e deixou de arrancar", etc. Nestes casos, as pessoas são livres de ligar para a assistência, mas na maior parte deles a garantia não cobre, tendo as pessoas de suportarem os custos de reparção e portes de envio.

Outra das falhas muito comuns nos Magalhães (como em qualquer computador) é de estes apanharem vírus, seja através de PenDrive, ou navegação imprópria na Internet/Messenger. Logicamente, a garantia não cobre isso. É quase como comparar a situação de uma pessoa que se sente mal porque fuma, o médico recomenda deixar de fumar, e a pessoa continua a fumar, acabando por prejudicar gravemente a sua saúde.

Apesar de orientados para as crianças, os Magalhães são um computador autêntico! Permitem fazer trabalhos, imprimir, instalar outros programas, navegar na internet, etc. Portanto, tem muitas, mas muitas potencialidades, embora muita gente entenda aquilo como um "computadorzinho do noddy". Tratando-se o Magalhães de um computador como outro qualquer, há muitos cuidados a ter com ele, nomeadamente tratá-lo como um computador normal (que o é, na verdade!).

Os computadores Magalhães já trazem, de origem, antivírus pré-instalado. No entanto, apesar de o antivírus ser gratuíto, vem em modo de demonstração e requer activação para que fique 100% funcional e possa proteger o computador. Desde a primeira utilização, e até ao fim do período de demonstração, o antivírus lança alguns alertas para esse facto, mas as pessoas ignoram isso, pura e simplesmente. A activação tem de ser feita no site do antivírus (www.avast.com) e a pessoa só tem de fornecer o endereço de e-mail e pouco mais. Depois, receberá no seu e-mail o código de acticação do produto, que lhe permite ter o antivírus funcional durante 1 ano. Após esse período, só te de voltar a registar... e assim sucessivamente, de ano para ano.

(continua no post seguinte...)

Helder disse...

(continuação)

Portanto, uma forte probabilidade para alguma coisa não funcionar correctamente no Magalhães, é de estar infectado com alguma virose. Para corrigir esse problema, em grande parte dos casos não é suficiente colocar o antivírus a funcionar, porque muitos vírus desabilitam os antivírus antes de estes poderem actuar de forma correcta. Além disso, nenhum antivírus é 100% seguro, pelo que o bom senso das pessoas a utilizar a internet também é muito importante. Esses casos são complicados de resolver por utilizadores comuns, pelo que devem recorrer a assistência especializada.

Bem... mas chega de falar de "culpa do utilizador". Desde as primeiras versões do Magalhães, houve algumas alterações nível de software e, penso que também, a nível de hardware. Isso fez com que, aparentemente, eles utilizassem os mesmos métodos de reposição ou fabrico em todas as versões, o que é errado, pois cada hardware tem o seu próprio software. Isto fez com que nas últimas (ou quase) versões do Magalhães, muitos viessem sem conseguirem acesso à Internet através da porta ethernet, e isso era um pequeno defeito no software instalado de origem... mas facilmente contornável, realiando algumas operações. Esse, por exemplo, seria um caso de software coberto pela garantia, mas que demoraria "uma eternidade" se tivessem de enviar o portátil para assistência, quando a correcção se resolve em cerca de 5 minutos.

Outra das "avarias" comuns é as pessoas terem acesso à rede/internet, mas não conseguirem navegar. Isso é causado pelo programa de controlo parental, que vem activado, o qual é necessário configurar de forma apropriada para que se possa navegar na internet. Embora não afirme isto com total certeza, penso que os Magalhães não trazem qualquer tipo de manual a explicar como se configura esse utilitário, ou quais as senhas de acesso à sua configuração.

Bem... Como viu, existem muitas hipóteses para as anomalias nesses computadores.
Eu tenho loja aberta ao público na zona de V. N. Famalicão e presto assistência a qualquer computador, incluindo Magalhães. Se viverem próximo desta zona, ou se lhes for conveniente, pode encaminhar essas pessoas para mim e atendê-las-hei da melhor forma. Sempre que possível, e quando se justifica, encaminho para garantia, embora alerte para a demora que costuma ter (já ouvi relatos de casos de mais de 1 mês). Caso contrário, analiso a avaria e dou orçamento sem custos.
Além disso, sempre que possível, também esclareço dúvidas neste blog, embora hajam problemas impossíveis de resolver por aqui, remotamente...
Os meus contactos:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Dori disse...

Olá AF,
o meu filho esteve a mexe onde não devia e agora quando se tenta iniciar o Magalhães através do Microsoft Windows aparece uma mensagem a dizer que falta o ficheiro:"< raiz do windows > \system32\hal.dll." podes-me ajudar?

Helder disse...

Dori (18-10-09),

Esse ficheiro está em falta ou danificado. Isso pode acontecer simples corrupção do ficheiro (quando o computador é desligado à força, por ex), problemas no disco rígido ou problemas de memória RAM. Qualquer uma das hipóteses, obriga a uso de meios próprios para tentar resolver.
No seu caso, se quiser resolver a situação por si, pode efectuar um restauro ao sistema Windows. Mas atenção: esse método é destrutivo e perderá quaisquer dados pessoais no computador, ficando tal e qual como quando o recebeu pela primeira vez! Além disso, há uma série de programas pré-instalados de origem que serão perdidos. No entanto, poderá tentar obtê-los depois no agrupamento de escolas da sua zona...

Alternativamente, poderá recorrer a técnicos de informática qualificados para esse tipo de reparação. Tenho loja de informática na zona de V. N. Famalicão e posso efectuar essa intervenção.
Os meus contactos:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Viva
O Magalhães do meu sobrinho está com um problema...não "arranca"! Não passa da imagem a dizer "Magalhães" ou quando passa repete sucessivamente "press any key" e nada...Como resolver este problema?!
Obrigada

Helder disse...

Anónimo (06-11-09),

Pelos sintomas, é problema com o Disco Rígido. Se o computador está dentro de garantia, active-a. Para tal, ligue para o número que está numa etiqueta colada na base do portátil (707101480).
Os discos rígidos podem avariar por causa natural (simples desgaste ou defeito), como por mau uso do portátil (quedas, pancadas ou movimentos bruscos). Se o portátil não aparenta sinais de maus tratos (mossas ou riscos), não deverá ter problema em obter garantia do equipamento, caso contrário a garantia poderá estar condicionada.
Se a reparação for fora do abrangimento da garantia, poderá optar na mesma pela reparação no centro de assistência directa, ou em qualquer casa de informática qualificada para essa reparação. Tenho loja na zona de V. N. Famalicão e, caso pretenda, posso efectuar essa e outras reparações no equipamento. Se optar por mim, dou-lhe a certeza de um serviço de instalação bem mais completo e funcional que de origem.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Para todos os interessados podem fazer o download dos programas do Magalhães nesta página do ministério da educação:
http://www.dgidc.min-edu.pt/recursos_multimedia/recursos_cd.asp

Só fica a faltar a diciopédia e o mágic desktop.

marcelo disse...

boa noite,
meu filho tem um magalhães e não sei o que fez, mais o facto é que a imagem está ao contrário, ou seja o mais popular (a imagem está de cabeça para baixo) como posso resolver??

Helder disse...

Marcelo (30-11-09),

Isso aconteceu por causa de uma funcionalidade do controlador gráfico dos Magalhães (intel). Para normalizar, prima simultanemante as teclas Ctrl, Alt e Cima (teclas de direcção). Creio que seja a tecla Cima. Se não, é a tecla para Baixo. Premindo as teclas Ctrl + Alt + [Direcção], faz o ecrã rodar na direcção escolhida. Para evitar que isso volte a acontecer acidentalmente, clique com o botão direito do rato num ícone em forma de quadrado azul, junto às horas. No menu que surge, vá a 'Teclas de aceleração' e escolha 'Desactivado'. Existe outra forma de o fazer, que é aceder às propriedades gráficas e desactivar a rotação, mas de cor não sei como o fazer, não tenho aqui nenhum Magalhães para lhe indicar os passos exactos.
Siga mais ou menos o que lhe inidiquei e já será suficiente.


Cumprimentos,

Helder

tiago disse...

Boas,

Enquanto estava a desinstalar alguns programas no Magalhães, acidentalmente desinstalei o wireless..

Será que há alguma maneira de o recuperar :/ ?

Obrigado.

Helder disse...

Tiago (01-12-09),

Pode reinstalar os drivers, transferindo-os do seguinte link:
http://suportemagalhaes.com/downloads/drivers%20equipamento/atom/05_Wireless.zip
Terá de descompactar o ficheiro e instalar, correndo o executável. Alternativamente, reinstale o driver através do gestor de dispositivos.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Tiago (01-12-09),

Pode reinstalar os drivers, transferindo-os do seguinte link:
http://suportemagalhaes.com/downloads/drivers%20equipamento/atom/05_Wireless.zip
Terá de descompactar o ficheiro e instalar, correndo o executável. Alternativamente, reinstale o driver através do gestor de dispositivos.


Cumprimentos,

Helder

Sandra D.Damião disse...

Olá
Tenho um problema no magalhães do meu filho e ele precisa dele para a escola.
Não consigo de maneira nenhuma voltar a instalar os programas que vinham instalados no magalhães.
Todos eles por exemplo: o controle parental, o eu sei, programa do aluno, etc.`
É muito urgente , agradecia que me podessem ajudar. Obigada
Sandra

Helder disse...

Sandra (02-12-09),

Se não tem esses programas, certamente é porque efectuou uma reposição ao Windows, seleccionando essa opção no menu de arranque do Magalhães. É certo que o sistema de reposição deveria conter todos os programas pré-instalados de origem, mas não (por falha no fabrico, ou pelo pouco espaço em disco disponível).

Tem 3 soluções possíveis:
1. Dirigir-se ao agrupamento de escolas da sua zona e solicitar que lhe reponham o sistema. Se ligar para a assistência, o mais provável é que lhe indiquem isso.
2. Utilizar o método de reposição disponível neste blog. No lado esquerdo do blog, clique em 'Reposição do Magalhães' e siga as instruções lá apresentadas. Irá necessitar de algum material, além do tempo de demora para download da reposição total
3. Solicitar esse serviço numa casa de informática com meios para tal. Se viver próximo da zona de V. N. Famalicão, pode contratar os meus serviços. Faço essa reposição total, além de uma optimização geral ao sistema, com novas funcionalidades extra.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Jorge Silva disse...

A seguir a ter deletado virus encontrados pelo avast, para abrir a caixa magica aparece "impossivel encontrar ez HotKeys.dll" ou algo semelhante, e não é possivel entrar...
será necessario utilizar a recuperaçao do magalhães?
obg pela atenção.

Helder disse...

Jorge (06-12-09),

Não entendo como é que ao eliminar vírus com o avast, dentro do ambiente Windows, conseguiu gerar esse erro no Caixa Mágica, uma vez que são sistemas completamente distintos e separados. No entanto, uma vez que eu não sou entendido no sistema Caixa Mágica (Linux), sugiro que efectue uma reposição a esse sistema. Isso não afectará nada no sistema Windows, pelo que pode fazê-lo com segurança. Apenas irá perder quaisquer documentos pessoais (fotos, documentos, etc.), caso os tenha, que estejam guardados no ambiente Caixa Mágica. Tirando isso, ficará tal como novo.


Cumprimentos,

Helder

Gonçalo disse...

eu posso por o windows vista no magalhães?

Helder disse...

Gonçalo (06-12-09),

Poder pode, mas poderá não ser uma escolha inteligente. É conhecido que o Windows Vista precisa de muitos mais recursos que o Windows XP, até do que o Windows 7.
Uma vez que o fabricante apenas disponibiliza suporte para o sistema fornecido, poderá ter de recorrer a outros meios para conseguir drivers para o hardware... embora, com sorte, o Windows Vista possa suportar nativamente todo o hardware.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa noite
Ligo o Mag, selecciono o caixa magica e espero....
Passados alguns segundos aparece:

Caixa Magica Linux release 12 (Official) for i586
Kernel 2.6.24.7-laptop-1xcm on a Dual-processor i686 / tty1
localhost login:

O cursor pisca a frente dos ":"
Ja tentei colocar root, pte2010, eescola, eescolas, magalhaes, 13pte94, etc etc etc

devolve sempre a msg

Login incorrect
login:

Alguem já passou por isto?
Espero uma pequena grande ajuda.

Para desligar tenho de usar o botão do power on/off clicando durante alguns segundos.

Helder disse...

Anónimo (09-12-09),

Infelizmente, não tenho experiência com Caixa Mágica e os conhecimentos que tenho sobre esse sistema são quase nulos.
Se não tem dados pessoais importantes no sistema Caixa Mágica (documentos, fotos, etc.), recomendo que faça uma reposição a esse sistema. Para tal, no menu de arranque do Magalhães, seleccione a opção 'Reposição Caixa Mágica' e siga as instruções apresentadas no ecrã. Atenção: faça apenas 'Reposição Caixa Mágica'. Se fizer a reposição do Windows, irá perder vários programas pré-instalados de fábrica.

Se tudo correr bem, voltará a ter o Caixa Mágica no estado de fábrica, tal como da primeira vez. Caso não consiga, é provável que exista algum problema de hardware, provavelmente com o disco rígido. Mesmo que fique a funcionar bem e em pouco tempo volte a dar problemas (o mesmo problema, ou outro semelhante), poderá ser sinal de falha no disco. Nesse caso, active a garantia do equipamento, ligando para o número na base do portátil.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde

Helder quero agradecer a dica.
Foi de uma grande ajuda.
Fiz o restauro do CM e voltou tudo a normalidade.
Obrigado mais uma vez.

Cumprimentos

Filipe Esteves

... disse...

Formatar o pc -> perco garantia ?

Boa piada, a sério, das melhores.

QUALQUER UTILIZADOR PODE INSTALAR NO SEU DISCO RIGIDO QUALQUER PROGRAMA OU SISTEMA OPERATIVO (que nao envolva modificar as caracteristicas e o funcionamento normal do hardware, falo de, claro, overclocks).

NINGUEM E' OBRIGADO A TER INSTALADO O SISTEMA OPERATIVO DE ORIGEM.

Disso, podem ter a certeza absoluta. Informem-se com quem quiserem.

Este site tanto ajuda bastante, como diz coisas destas.

De qualquer modo, parabens pelo bom trabalho.

Helder disse...

... (01-01-10),

É verdade que não se perde garantia do equipamento (hardware, entenda-se) por se lhe instalar outro software, a menos que este não o danifique!
Em qualquer caso de pedido de assistência, pelo na grande maioria das marcas, deve fazer-se sempre uma reposição de fábrica, para despistar problemas de software. Há muitos casos em que pessoas pedem assistência porque o computador deixou de arrancar, ou o desktop não aparece... e grande parte dessas avarias é no software (seja vírus, ficheiros danificados ou qualquer outra situação por má utilização). Normalmente as marcas só dão suporte ao software pré-instalado de fábrica. Por ex, se comprar um computador com o Windows Vista e quiser o Windows XP, mas não encontra drivers, o fabricante não é obrigado a dar-lhe assistência para outros sistemas que não o pré-instalado de origem. Não é à toa que não se encontram drivers para sistemas mais antigos nos sites dos fabricantes, embora isso não signifique que sejam incompatíveis. Casos em que os computadores vão para garantia com software (sistema operativo) não original e a avaria seja software, eles simplesmente reinstalam o software original... e até podem, no seu direito, cobrar a reparação!


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde, bem estou com dificulade em perceber como instalar o xp no magalhaes da minha filha atraves de usb visto que nao consigo fazer o restauro do sistema atraves do xp actual, pois a minha filha deve ter apagado algum ficheiro importante visto que a meio de restauro da um erro de sistema em que diz que falta um dll do windons sera que me pode dar uma ajuda???

Helder disse...

Anónimo (07-01-10),

A "famosa pen" de restauro do Magalhães só está disponível para as escolas ou agrupamentos de escolas, não ao público. Se pretender efectuar uma reinstalação sem ser pelo método incorporado no Magalhães, pode tentar o disponibilizado neste blog. Na zona esquerda da página, clique em 'Recuperação do Magalhães' e siga as instruções apresentadas. Irá precisar de algum material e tempo para a transferência...

Mas... falando agora no problema do seu computador, o erro com que se depara pode ser sinal de problema com o disco rígido. A imagem de restauro está numa partição do disco e, possivelmente, a imagem esteja corrumpida, ou o disco esteja danificado numa zona onde a imagem esteja alocada. Também pode ser o disco danificado na zona onde a imagem está a instalar os ficheiros de sistema...
Concluindo, o melhor que tem a fazer é enviar o equipamento para garantia, ligando para o número que se encontra na base do portátil.

Se viver próximo da zona de V. N. Famalicão, pode passar na minha loja e faço-lhe um teste ao hardware sem custos... e se se justificar, encaminho-o para garantia.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Qual é a password do Administrador do Magalhães para poder à consola de reparação do windows (neste momento a máquina não arranca e dá o seguinte erro:
Grub loading 1.5
Grub loading Please wait...
error 22.

Obrigado.
Agradecia resposta o mais urgente possível.

Helder disse...

José António (08-01-10),

A password da conta 'Administrador' foi definida por si (ou por outra pessoa) na primeira utilização do Windows. Durante a primeira inicialização do Windows, são pedidos alguns parâmetros e um deles é a password para a conta 'Administrador', além do nome (ou nomes) de utilizador para o computador. Por isso, se não se lembra dessa password, só através de dois meios possíveis (que eu conheça) se consegue redefinir uma nova password para essa conta.
No entanto, para o seu problema, é desnecessário aceder à Consola de Recuperação do Windows, pois o problema é com uma das partições do Caixa Mágica (Linux). Se consegue chegar até ao menu de arranque, recomendo-lhe a fazer um restauro a ambos os sistema (ou, pelo menos, ao que não arranca). Se fizer restauro ao Windows, irá perder vários dos programas pré-instalados de fábrica.
Seja como for, é bem provável que esteja com problemas no disco rígido... e, se for o caso, deverá contactar a garantia do equipamento, ligando para o número que se encontra na base do portátil.

Se viver próximo da zona de V. N. Famalicão, pode dirigir-se à minha loja e faço-lhe um diagnóstico sem custos... e, se for avaria de hardware, reencaminho-o para a garantia.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Filipe disse...

Olá a todos, por engano tambem fiz a reposição do Windows, mas encomtrei quase tudo em,
http://www.dgidc.min-edu.pt:80/recursos_multimedia/recursos_cd.asp
fassam os downloads dos programas e instalem.
Boa sorte

Bubbles disse...

Boa tarde, eu tenho a imagem de reposição do software original do Magalhães (Windows + Linux) com todos os programas se o Autor do blog permitir posso colocar aqui os links, são +- 10GB divididos em ficheiros de 500MB estão alojados no servidor uploading.com

Cof cof: tb faço a reposição se morarem perto de Braga :)

Parabéns pelo excelente blogue!

AF disse...

Ola Bubbles,

Podes deixar os links para download, desde que não tenham cracks, keygens, ou algo do genero ...

Abraço,
AF

AF disse...

Ola Filipe,

Obg pela lembrança ...

Bubbles disse...

Então aqui estão os links da imagem de reposição do Magalhães! Esta imagem repõe as definições e programas que tinha ao sair de fábrica! Atenção, que ao fazer a reposição vão perder qualquer documento que tenham guardado.

Os ficheiros estão dividos em 500MB (e mesmo assim demorei uma eternidade a fazer o upload) e em formato ZIP, basta fazer os 23 downloads e com o winzip, winrar ou 7zip,etc voltar a juntar os ficheiros!
Links download:
http://uploading.com/files/b7ebfd66/magoriginal.zip.001/
http://uploading.com/files/fbcd4f6c/magoriginal.zip.002/
http://uploading.com/files/d836c9be/magoriginal.zip.003/
http://uploading.com/files/6a8874bf/magoriginal.zip.004/
http://uploading.com/files/f5272671/magoriginal.zip.005/
http://uploading.com/files/1e13dddd/magoriginal.zip.006/
http://uploading.com/files/5a48a557/magoriginal.zip.007/
http://uploading.com/files/1aed8fm9/magoriginal.zip.008/
http://uploading.com/files/afdfmamf/magoriginal.zip.009/
http://uploading.com/files/161mm495/magoriginal.zip.010/
http://uploading.com/files/53b2dd5e/magoriginal.zip.011/
http://uploading.com/files/d27549cm/magoriginal.zip.012/
http://uploading.com/files/67m9m2dm/magoriginal.zip.013/
http://uploading.com/files/m74e14de/magoriginal.zip.014/
http://uploading.com/files/f3b23856/magoriginal.zip.015/
http://uploading.com/files/3a38f7d9/magoriginal.zip.016/
http://uploading.com/files/aaa271m7/magoriginal.zip.017/
http://uploading.com/files/m575a84b/magoriginal.zip.018/
http://uploading.com/files/d718c91e/magoriginal.zip.019/
http://uploading.com/files/2976223m/magoriginal.zip.020/
http://uploading.com/files/e7ee485m/magoriginal.zip.021/
http://uploading.com/files/79mfm33f/magoriginal.zip.022/
http://uploading.com/files/7865eda7/magoriginal.zip.023/

Imagem limpinha, sem passwords.
PS: Podem divulgar os links á vontade!

Admin disse...

@ Bubbles,

Obg pela partilha.

Este blog é um centro de partilha de informação sobre o Magalhães.

Já houve (e vai continuar a haver), um grande número de pessoas que têm contribuindo (conforme podem), não só com a informação, mas também, com muita vontade em ajudar todos os que têm questões técnicas para resolver relacionadas com o Portátil Magalhães.

São essas pessoas, que fazem com que este blog continue a crescer, e continue ajudar todos os que necessitam de ajuda.

A todos vós, um grande bem hajam ...


Obrigado
AF

Admin disse...

@ Helder

Quando dizes:

Casos em que os computadores vão para garantia com software (sistema operativo) não original e a avaria seja software, eles simplesmente reinstalam o software original... e até podem, no seu direito, cobrar a reparação!

Concordo plenamente contigo

Já aconteceu com clientes meus, que se dirigiram à Loja onde compraram (marca do computador), e tiveram que pagar a assistência/re-instalação do sistema operativo, por ter havido conflitos com drivers instalados, após a compra.

A garantia, só cobre defeitos/avarias no hardware. Tudo o que seja relacionado com Software, pode ser cobrado à parte.

Abraço amigo,

AF

Anónimo disse...

Quero também deixar o meu contributo a este óptimo Blog de ajuda com os problemas do Magalhães.
1-Embora esta opção venha activada por defeito confirmem em(cliquem 2 vezes no icone de o meu computador, disco Cou D é indiferente, ferramentas, opções de pastas, e clicar em não mostrar ficheiros e pastas ocultos) Isto vai impedir os ficheiros de sistema de serem visualizados pelos miúdos e apagados.

2-Desactivar reprodução automática:
esta opção é um autêntico passador. É preferivel desactivá-la e abrir tudo através do icone de "o meu computador". Nada arrancará directamente mas também não existirá passagem automática de virus principalmente o de autorun. Esta medida é importante porque os miudos vão passar o tempo a colocarem as Pen nos computadores uns dos outros.
Continua no próximo tópico...

Anónimo disse...

Cont.

2-Vão ao menu iniciar,selecionem executar, escrevam gpedit.msc, ok, na janela que abre selecionem configuração do utilizador modelos administrativos cliquem no sinal + para abrir as opções,2 cliques em sistema,na janela do lado direito têm uma opção que diz desactivar reprodução automática, dar 2 cliques nessa opção e na janela que se abre selecionar activado. Por baixo dessa opção selecionar todas as unidades. E está feito.

Vantagem-evita passagem de virus direta.

Desvantagem- obriga a abrir todas as unidades através do Icone de "o meu computador". Vale a pena o "trabalho extra" em nome da segurança.

Anónimo disse...

3-Desactivar o acesso ao Painel de Controlo: convém desactivar esta opção para evitar aventuras dos miúdos.

Vantagem- evita o alterar das configurações existentes e muitas dores de cabeça.

Desvantagem- fica inacessível, mesmo para o Administrador, só podendo ser revertido com o mesmo comando(gpedit.msc) e activando novamente a função de visualização do Painel de Controlo.

Se não activarem esta função preparem-se para grandes dores de cabeça. A curiosidade dos miúdos leva-os a experimentar tudo o que podem!
Imaginem que eles alteram a visualização, rato, teclado, firewall,...

Anónimo disse...

4- Desinstalem o Adobe Acrobat Reader. Este "monstro come" 220 Mb de espaço no disco. Em alternativa instalem o Foxit Reader que lê os mesmos ficheiros e só ocupa 9,13 Mb na instalação(como resultado ficam com mais 210 Mb livres no disco).

Anónimo disse...

Oppps. já agora com o link fica o serviço completo. Como não é um programa pago penso que não há problema de colocar o link para descarregar, mas se o Admin entender que estou a violar as regras pode retirá-lo.

link:
http://download.cnet.com/Foxit-Reader/3000-10743_4-10313206.html?part=dl-116442&subj=dl&tag=button/

Anónimo disse...

Ola
o meu irmão tem um magalhaes, mas com agora já está no 5º ano não
ao precisa de todos os recursos dele...
Eu queria formatá-lo e instalar-lhe um linux sabayon ou ate mesmo um gentoo ...
A questão e que se torna dificil encontrar na net um linux já preparado para o classmate (a não ser o caixa mágica, mas isso não e linux...)
Não me está a apetecer ter de instaçar as drives de som, placa grafica. etc uma auma...
Não me sabem indicar onde sacar um linux já configurado para o microprocessador e restante hardware do magalhaes?
Em ultimo caso digam-me onde sacar uma caixa magica ja preparada...
Nada disto e ilegal, visto que o linux e um open-source

Fernando Fraga

ps: se puderem enviem as respostas tb para fbfraga@hotmail.com (começa a tornar-se dificil ver os comentarios aqui)

Helder disse...

Fernando Fraga (06-03-10),

Infelizmente, não tenho experiência com sistemas Linux para lhe indicar qual o mais apropriado para si.
A questão dos drivers, de poderem ou não ser detectados nativamente, isso pode acontecer com qualquer sistema. É natural que sistemas mais recentes detectem e instalem drivers para hardware mais "antigo"... e isso poderá acontecer com algumas versões de Linux. Mas, é bem provável que os fabricantes do hardware (chips de som, gráfica, rede...) disponham de drivers nos seus sites... e só tenha de os transferir e instalar (aqui é que pode ser um problema).

Talvez algum participante do blog o passa ajudar melhor que eu...


Cumprimentos,

Helder

Admin disse...

@ Anónimo (qual deles? ... o último!!)

Obrigado pela tua "contribuição".

Boas dicas ...

Concordo particularmente com a 4ª.

Desinstalem Adobe Reader e instalem um substituto (foxit reader, por exemplo).

O Adobe serve apenas para abrir PDFs, e por isso mais vale usar um "programinha", do que um que nos ocupa 200MB de espaço, quando o mesmo é limitado.

Para além das tuas dicas, acrescentava mais uma:

1 - ir ao arranque, e desligar serviços desnecessários, em:

-Iniciar
-Executar
-msconfig
-arranque

Tirar o visto nos programas "que ñ são necessarios" no arranque, como o Adobe (se ñ o eliminar), QuickTime, MSN, impressoras, aplicações de telemoveis ou de maquinas fotograficas, etc ...

-Save
-Reboot

(No arranque seguinte, colocar um visto em "não voltar a mostrar esta mensagem ...").

Estás convidado a fazer um "guestpost" aqui no "Assistencia Gratis", com mais dicas de informatica, para uma audiência de quase um milhar de pessoas que nos visita diariamente.

Abraço

AF

clasus disse...

Obrigado pelo incentivo AF. Já agora vou relatar uma situação que se passou na escola da miúda. A professora tentou passar uns documentos para o disco mas devido às protecçoes não conseguiu. Quando a fui buscar à escola a professora disse o que tinha acontecido e eu expliquei-lhe que tinha o computador protegido para evitar a propagação de virus. Coloquei a Pen da Professora e o Avast nem piou mas como o arranque automático estava desactivado(graças a Deus) tive que abrir a Pen no icone "o meu computador". Qual não é o meu espanto quando vejo o icone da Pen como pasta em vez de disco!
A pen estava infectada com o Autorun e mais um virus que eu já conheço mas não sei o nome e que instala uma série de atalhos na pen para os"meus documentos", "os meus videos", etc além de deixar um ficheiro supostamente de sistema para se propagar.
Há duas conclusões a tirar desta experiência;
1- O avast não cumpre a sua função.
2-As pens de recuperação das escolas vão ser o maior veículo de propagação de virus nos computadores.
É mais do que certo que os miúdos vão passar as pens de uns computadores para os outros com jogos etc, o que vai originar muitas infecções. Mas o pior não é isto, pior é que se os pais não têm conhecimentos para seguir um tutorial "simples"(de facto é simples mas para quem tem alguns conhecimentos, para os outros será muito complicado) não terão qualquer hipótese de restaurar o computador a não ser recorrendo à Pen das escolas. Como resultado teremos "n" computadores infectados que infectarão outros na escola, em casa, etc.

Continua no próximo comentário que este já parece as memórias da minha vida.

P.S. a partir de agora deixo de ser anónimo e passo a designar-me por "clasus"

Admin disse...

Ola Clasus, e bem-vindo.

Eu uso o Avast em máquinas onde posso usar um anti-virus gratuito e recomendo a todos os que querem usar um anti-virus gratuito e têm a consciência que o mesmo é gratuito.

Para além de ter Anti-Virus (AV) é necessário saber usá-lo. Deve correr o AV antes de abrir o ficheiro e fazer um scan de vez em quando a todos os ficheiros e drives internas/externas.

No entanto, a segurança perfeita não passa APENAS pelo AV, mas também pela atitude preventiva (ou não) do utilizador (usuário, com dizem no Brasil), como você referiu, e bem ...

No entanto, não há ferramentas 100% eficazes no combate a TODAS as infecções, e muito menos o é, uma gratuita, ou um AV gratuito como o Avast.

SOLUÇÃO

Tente saber:

1 - Que tipo de infecção sofreu (qual o virus, trojan, worm, etc)

2 - Qual a solução eficaz para a eliminar

Podemos começar pela 1ª.

Assim que souberes qual é o "bicho que te atormenta", volta cá, e deixa novo comentário.

Ajudo no que souber ...

Abraço
AF

clasus disse...

AF obrigado pela oferta mas não cheguei a ficar com o computador da miuda infectado devido ao Autorun das unidades estar desactivado. O que é preocupante, não no meu caso mas nos outros é que como o Avast não detectou um virus tão básico como o de Autorun não me inspira nenhuma confiança. Posso sempre repor o Backup, felizmente isso não me assusta. Mas o que dizer dos outros computadores? provavelmente já estarão todos infectados. Já estou a ver a conta nas farmácias a subir à conta do Magalhães!!!.
Como os Professores não vão instalar nenhum programa nos computadores(supostamente) convém mesmo criar uma conta limitada e uma de Administrador só para o Enc. de Educ. ter acesso. Isto é o mínimo, embora eu recomende fazer tudo o que está uns posts acima. Foi assim que eu me "safei" desta.
Por enquanto não disponho de muito tempo para dedicar ao Magalhães mas a partir do fim-de-semana já estarei mais liberto e conto vir cá mais vezes para continuar a contribuir.

Um abraço

Helder disse...

Clasus (10-03-10),

Uma "pequena" e importante correcção:
Desactivar-se a funcionalidade de reprodução automática do Windows não vai prevenir, praticamente nada, a infecção dos 'vírus das pens'. Essa funcionalidade apenas abre uma caixa de diálogo onde o utilizador selecciona a acção pretendida, baseada no conteúdo da pen (Reproduzir, Abrir ficheiros, Ver fotos, etc., além da acção do próprio "autorun"). Se essa funcionalidade estiver desactivada, o que as pessoas normalmente fazem é ir ao 'Meu computador' e dar duplo clique sobre a pen, o que fará arrancar o vírus na mesma. Ora, analisando bem, até é mais seguro ter a reprodução automática activada, pois poderão seleccionar a opção 'reproduzir música' ou 'ver fotos'... em vez de 'abrir' (executar) o vírus.

Quanto ao facto de o Avast não actuar, pode dever-se a algum vírus novo (existem vários do tipo "autorun") e ele ainda não estar preparado para actuar sobre eles. É normal aparecerem vírus novos e só passado 1 mês existirem correcções para eles.
Ou, como em muitos casos que tenho visto, o antivírus, simplesmente, não está actualizado ou activado. O Avast, apesar de ser gratuíto, necessita de registo para activá-lo num prazo de 60 dias, para que funcione devidamente. Não posso dizer bem nem mal dele, não tenho grande experiência com ele, mas não há antivírus infalíveis. Há uns melhores, outros piores... uns melhores numas situações e menos noutras e vice-versa.


Cumprimentos,

Helder

clasus disse...

Helder (10-03-10)
Concordo consigo quando diz que nenhum antivirus protege de todas as ameaças, principalmente das mais recentes. O ideal seria ter todos os antivirus instalados o que não é possível porque criariam conflitos, e mesmo assim não existiriam garantias de protecção a 100%. O Avast está actualizado, eu tive essa preocupação antes de fazer o Backup. Em relação ao virus Autorun(não sei se será com todas as versões) eu já notei numa instituição onde estive a tirar um curso que os computadores deles tinham a reprodução automática activada e a minha pen ficava automáticamente infectada. Eu cheguei a não ter antivirus instalado no portátil e o Autorun não se reproduzia para o meu computador. Nos computadores dos meus colegas com a reprodução automática era tiro e queda, ficavam logo infectados.Sem um antivirus instalado, penso eu, deveria ficar automaticamente infectado mas os meus conhecimentos de informática não são tão profundos assim.
Um abraço

luciano disse...

boa tarde

já fiz várias reposição no sistema operativo magalhães, mas agora tenho um problema não aparece a imagem para fazer reposiçao.

mande-me a resposta para o email:
luciano-castel@hotmail.com

Helder disse...

Luciano (14-03-10),

Se não andou a eliminar partições através do Windows ou Caixa Mágica, ou com programas de terceiros, a hipótese mais provável para ter perdido as partições de recuperação é se o Disco Rígido estiver com problemas. Para despistar, pode tentar utilizar o método de reposição disponível neste blog. Na zona esquerda da página, clique em 'Recuperação do Magalhães' e siga as instruções. O único "senão" é que essa reposição não inclui as partições de recuperação originais, pelo que se quiser, futuramente, fazer reposições, terá de utilizar sempre este método (ou outros à sua escolha).
Caso não consgia efectuar a reposição, então é bem provável que o Disco esteja com problemas e, possivelmente, obterá garantia disso, ligando para o número que se encontra na base do portátil. Mesmo que não queira estar com o trabalho de efectuar a reposição pelo método deste blog (irá precisar de algum material, tempo e conhecimentos), pode sempre tentar obter ajuda pelo suporte técnico, ligando para a linha de apoio.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

o maglhaes do meu irmao deve ter morrido, pois, nao reconhece nem o HDD nem a placa de som...

se alguem me poder ajudar responda... mas ja vi varios sites e dizem para formata-lo... embora nao o consiga iniciar... axo q pifou completamente

Helder disse...

Anónimo (23-03-10),

Não entendo o seu diagnóstico de "não reconhecer HDD nem Placa de Som". Como é sabe que não detecta a Placa de Som se o Disco não arranca??
Para diagnosticar melhor, há vários pontos que é necessário saber, a começar já por estes:
1. O Computador liga?
2. Se liga, surge alguma mensagem/imagem no ecrã?
3. Se sim, qual a mensagem/imagem?
4. Se liga, ouve algum ruído fora do normal (tipo 'tic-tac de relógio' ou algo a "arranhar"?

Entretanto, antes de efectuar quaisquer testes no computador, verifique outras situações:
1. Retire a bateria e veja se os pinos onde ela faz contacto no computador estão bons e direitos (são 7).
2. Olhe para ambas as portas USB. Já vi vários casos em que as pessoas tentavam forçar a conecção de dispositivos USB (Pens, Ratos, etc.) ao contrário e acabavam por partir/danificar a entrada. Em grande parte dos casos, acabaram por queimar a Placa Principal, ficando a reparação em 100 e poucos euros...
3. Tente ligar o portátil com e sem Bateria, utilizando apenas o Transformador. Já agora, verifique se existe alguma folga na tomada onde conecta o Transformador

Siga todos os passos e depois diga alguma coisa. Com os dados que me indicou, é impossível conseguir saber qual a avaria. Mesmo com as pistas que lhe disse, há casos que não são fáceis de diagnosticar à distância. Mas analise conforme lhe indiquei e depois diga alguma coisa.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola

o magalhães do meu filho,tem 2 problemazinhos, a coluna da direita faz fedback e desconfigurou - se!
Como o posso mandar para garantia?

bjs

Helder disse...

Anónimo (01-07-10),

Para contactar a garantia, ligue para o número que se encontra na base do portátil. Mas se os problemas são relativos ao áudio, poderá ser alguma definição incorrecta no software da placa de som. Se for, isso não é abrangido pela garantia...
Tente os seguintes passos, a ver se soluciona.
Parte 1 (para resolver o problema do feedback):
- Vá a Iniciar > Painel de Controlo
- Na zona esquerda da janela, clique em 'Mudar para vista clássica', caso não esteja já
- Procure pelo ícone 'Sons e dispositivos de áudio' e dê duplo clique sobre ele
- Na janela que se abre, na secção 'Volume do dispositivo', clique no botão [Avançadas...]
- Na caixa 'Volume geral' que surge, clique em 'Opções > Propriedades'
- Certifique-se que na caixa 'Propriedades' esteja definido 'Realtek HD Audio output' e na lista abaixo coloque um visto em todos os ítens. Clique em [OK]
- Voltando à caixa 'Volume geral', certifique-se de que 'Pink In' e 'Volume do microfone' estejam com visto. Aproveite e certifique-se que em todos os ítens o ponteiro de 'Panorâmica' esteja ao centro
- Volte a ir ao menu 'Opções > Propriedades', seleccione agora a opção 'Realtek HD Audio input' e clique em [OK]
- Agora, na janela 'Controlo de gravação', coloque um visto em 'Volume do microfone', clique em [OK] em todas as caixas feche todas as janelas que tenha aberto, excepto o Painel de Controlo

Parte 2 (para resolver o problema da "desconfiguração"):
- No Painel de Controlo, dê duplo clique sobre 'Gestor de audio de alta definic'
- Na caixa que surge, na secção 'Ambiente' clique em [Reiniciar], na secção 'Karaoke' coloque o valor em '0' (zero) e na secção 'Equalizador' clique no botão com o símbolo de uma borracha de apagar
- Clique em [OK], feche todas as janelas e veja se os problemas do som estão resolvidos...

Quase de certeza que o problema que se queixa é software. Mas se ainda assim não conseguiu resolver, então pode sempre tentar contactar a assistência...


Cumprimentos,

Helder

Domingos disse...

o magalhães já acabou o prazo da garantia, queria apenas utilizar o windows xp, será que posso formatá-lo?

Helder disse...

Domingos (17-07-10),

Sim, pode formatar o computador e colocar o sistema que bem entender.

A garantia, normalmente é apenas para o hardware. Caso algo deixasse de funcionar no computador, havia, primeiro, que reinstalar/repor o software original/de fábrica e ver se continuava a ter problema... e, só aí, é que poderia reclamar garantia.


Cumprimentos,

Helder

JOINES disse...

Boa noite, o meu problema é o seguinte apaguei sem querer o programa REALTEK HD Audio Driver 2.62 R2.02 como o poderei reaver?
Alem desta situação quais os programas que NÃO podemos apagar para dar mais "liberdade" espaço e para que se torne mais rápido. O Avast acabou o tempo !!! haverá outro grátis ???
Obrigado

JOINES disse...

Boa noite, o meu problema é o seguinte apaguei sem querer o programa REALTEK HD Audio Driver 2.62 R2.02 como o poderei reaver?
Alem desta situação quais os programas que NÃO podemos apagar para dar mais "liberdade" espaço e para que se torne mais rápido. O Avast acabou o tempo !!! haverá outro grátis ???
Obrigado

Helder disse...

Joines (17-08-10),

Pode transferir o programa/driver num dos seguintes links (escolha conforme a versão do seu Magalhães).
Atom:
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG1|Drivers|Atom&file=03_Audio.zip

Celeron:
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG1|Drivers|Celeron&file=03_Audio.zip

Depois de transferir, descompacte o ficheiro e execute a instalação (provavelmente será um ficheiro SETUP.exe) e siga as instruções.

Quanto aos programas que NÃO pode apagar, não posso ser muito exacto, mas entre eles estão, precisamente, os drivers/aplicações do hardware (Realtek para o som, MSI para a rede sem fios e Intel para a placa gráfica e chipset). Quanto ao programas que pode apagar (embora deixará de os ter), são: Diciopédia, E-Learning Class, Ambiente, English is Fun, Microsoft Office, etc.... Lembre-se que ao desinstalar, estará (realmente) a libertar espaço em disco, mas deixará de ter essa aplicação definitivamente! Por isso, faça-o por sua conta e risco.

Alguns dos programas/utilitários que vêm de origem com o Magalhães estão localizados na pasta C:\Software. Já não me recordo ao certo, mas penso que essa pasta (ou o seu conteúdo) possa ser eliminada sem ter de utilziar o método 'Adicionar ou remover programas'. Mas, antes de a eliminar, verifique se em 'Adicionar ou remover programas' existe alguma entrada do software contido nessa pasta. Se sim, desinstale a aplicação por aí; se não, então poderá (em princípio) remover a pasta com segurança. Depois disso, elimine também os atalhos para as aplicações que estavam nessa pasta, que entretanto eliminou.

Antes de desinstalar ou eliminar qualquer coisa à toa, recomendo-lhe seguir os passos que estão neste blog no tópico 'Como aumentar espaço no disco' (procure isso mais ou menos no topo da página, na zona esquerda). Lá tem algumas dicas úteis que podem ajudar a ganhar/recuperar algum espaço extra.
Existem outros métodos, embora mais complexos para o fazer. Eu tenho um em que o disco fica com cerca de 9GB de espaço livre, já com Windows e Office totalmente actualizados (Windows update), antivírus actualizado e a funcionar e uma série de novos jogos e funcionalidades. Se estiver interessado, contacte-me:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt

Quanto ao anti-vírus, o Avast Home Edition é 100% gratuíto para uso doméstico. Apenas tem de o registar para continuar a funcionar durante 1 ano. Depois de fazer 1 ano, é só (re)registá-lo novamente... e assim sucessivamente. Se pretende outros gratuítos que não necessitem de registo, pode experimentar:
http://free.avg.com (AVG Free PT-BR)
http://www.avira.com (Avira AntiVir Personal Free só Inglês)
Desinstale qualquer versão de antivírus antes de instalar outra!

Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Joines (17-08-10),

Pode transferir o programa/driver num dos seguintes links (escolha conforme a versão do seu Magalhães).
Atom:
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG1|Drivers|Atom&file=03_Audio.zip

Celeron:
http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?accao=down&url=MG1|Drivers|Celeron&file=03_Audio.zip

Depois de transferir, descompacte o ficheiro e execute a instalação (provavelmente será um ficheiro SETUP.exe) e siga as instruções.

Quanto aos programas que NÃO pode apagar, não posso ser muito exacto, mas entre eles estão, precisamente, os drivers/aplicações do hardware (Realtek para o som, MSI para a rede sem fios e Intel para a placa gráfica e chipset). Quanto ao programas que pode apagar (embora deixará de os ter), são: Diciopédia, E-Learning Class, Ambiente, English is Fun, Microsoft Office, etc.... Lembre-se que ao desinstalar, estará (realmente) a libertar espaço em disco, mas deixará de ter essa aplicação definitivamente! Por isso, faça-o por sua conta e risco.

Alguns dos programas/utilitários que vêm de origem com o Magalhães estão localizados na pasta C:\Software. Já não me recordo ao certo, mas penso que essa pasta (ou o seu conteúdo) possa ser eliminada sem ter de utilziar o método 'Adicionar ou remover programas'. Mas, antes de a eliminar, verifique se em 'Adicionar ou remover programas' existe alguma entrada do software contido nessa pasta. Se sim, desinstale a aplicação por aí; se não, então poderá (em princípio) remover a pasta com segurança. Depois disso, elimine também os atalhos para as aplicações que estavam nessa pasta, que entretanto eliminou.

Antes de desinstalar ou eliminar qualquer coisa à toa, recomendo-lhe seguir os passos que estão neste blog no tópico 'Como aumentar espaço no disco' (procure isso mais ou menos no topo da página, na zona esquerda). Lá tem algumas dicas úteis que podem ajudar a ganhar/recuperar algum espaço extra.
Existem outros métodos, embora mais complexos para o fazer. Eu tenho um em que o disco fica com cerca de 9GB de espaço livre, já com Windows e Office totalmente actualizados (Windows update), antivírus actualizado e a funcionar e uma série de novos jogos e funcionalidades. Se estiver interessado, contacte-me:
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt

Quanto ao anti-vírus, o Avast Home Edition é 100% gratuíto para uso doméstico. Apenas tem de o registar para continuar a funcionar durante 1 ano. Depois de fazer 1 ano, é só (re)registá-lo novamente... e assim sucessivamente. Se pretende outros gratuítos que não necessitem de registo, pode experimentar:
http://free.avg.com (AVG Free PT-BR)
http://www.avira.com (Avira AntiVir Personal Free só Inglês)
Desinstale qualquer versão de antivírus antes de instalar outra!

Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Olá

Podes ajudar?

O meu magalhães empre funcionou bem mas hoje decidiu pedir a activação do windows, não me deixa entrar na minha sessão, já liguei o cabo de rede ao router e tentei activar e nada.. Pede em alternativa Endereço e Proxy. Não entendo. Obrigado

Nuno

Helder disse...

Nuno (30-08-10),

O pedido de activação do Windows pode surgir, daquilo que conheço, quando existe corrupção dos ficheiros de registo, alteração de hardware (principalmente placa principal), versões pirata do Windows ou quando existe algum problema com a data (por exemplo alguns anos antes ou após da geração actual).

Sinceramente, já não me recordo de situações dessas (com Windows XP). Numa situação normal de activação, existe a opção de activar pela Internet ou por telefone. Se a sua versão do Windows for genuína, faça o seguinte:
- Tente ter o cabo de rede conectado ao computador antes de o ligar, para ver se ajuda detectar a ligação de rede/Internet. Não altere nada nas definições de proxy (a menos que use um, mas não creio...)
- Se tiver a opção de activar por telefone, utilize-a, caso a primeira opção não resulte. Utilize o número 800849102 ou 214154065.
- Se nada resultar, uma vez que se trata de uma versão OEM do Windows, terá de ser o fabricante do computador a dar-lhe suporte. Nesse caso, ligue para o número que está na base do portátil.
- Em último caso, pode efectuar uma reposição do Windows, mas irá perder todos os dados pessoais (fotos, documentos, etc.), além de que outras programas pré-instalados de fábrica serão perdidos (Diciopédia, Magic Desktop, entre outros).


Cumprimentos,

Helder

mario disse...

boas o meu magalhaes nao fonciona diz que tem falta de um ficheiro o ficheiro e \system32\hal.dll. que fasso pois eu de infromatica persebo pouco

mario disse...

boas o meu magalhaes nao fonciona diz que tem falta de um ficheiro o ficheiro e \system32\hal.dll. que fasso pois eu de infromatica persebo pouco

mario disse...

boas estou com um problema com o magalhaes falta de um ficheiro \systen32\hal.dll.

Helder disse...

Mário (14-09-10),

O mais provável é que o Disco Rígido esteja com problemas, mas também pode ser Memória RAM avariada (interpretar os dados incorrectamente).
Se o computador estiver dentro de garantia, recomendo que a active. Para tal, ligue para o número que se encontra na base do portátil. Caso contrário, terá de suportar os custos da reparação e poderá fazê-lo em qualquer casa de informática de sua confiança, com meios para tal.
Pode tentar, ainda, uma reparação por si mesmo, embora, a ser problema de hardware, seja um remedeio... e mais cedo ou mais tarde voltará a ter problemas. No menu de arranque do Magalhães, tem uma opção 'Reposição do Windows'. Se a selecionar, isso irá proceder à reinstalação do Windows, mas irá perder alguns dos programas pré-instalados de fábrica (Diciopédia, Magic Desktop, entre outros), mas poderá obtê-los recorrendo ao agrupamento de escolas da sua zona. Mas (ATENÇÃO), ao fazer a reposição do Windows, irá perder todos os dados pessoais (documentos, fotos, etc.)! Se tem dados importantes que queira salvaguardar antes de proceder com a reparação, consulte uma casa de informática para que lhe retirem os ficheiros que lhe interessam para uma pen, CD, DVD...


Cumprimentos,

Helder

Menos de Cinco disse...

Olá!

Por que razão nunca consegui aceder a sites "normais" na internet com o magalhães (só dá os sites pre~definidos, com conteudos pedagógicos)? Onde posso alterar estas definições?

Obgda - Paula

Helder disse...

Paula (18-09-10),

Por predefinição, o programa 'Parents Carefree' vem configurado para permitir apenas navegar pelos sites definidos na lista de fidedignos. Entre outras, o programa pode ser configurada das seguintes formas:
1. Acede apenas aos sites listados como fidedignos
2. Navega em todos os sites, excepto os que estão na lista de bloqueados
3. Navega livremente por todos os sites

Para pode navegar momentaneamente, pode, simplesmente, desactivar o controlo. Para isso, clique no ícone do programa (em forma de "P" verde, junto às horas), vá a Controlo > Controlo desligado. Ser-lhe-á pedida a password, que é pte2010.

Para definir/desbloquear/bloquear definitivamente o tipo de acesso, deverá ir à configuração de directriz e alterar os parâmetros. De momento não tenho aqui um Magalhães para lhe indicar os passos exactos, mas dentro das configurações procure por 'Controlo de Internet' (ou algo parecido) e 'Controlo de aplicação'. Lá, verá um quadro com dias e horários semanais que podem ser marcados/desmarcados. Quando está a azul, significa que o filtro está activado; quando a branco, está desactivado. Portanto, apenas tem de clicar nos campos a azul, de forma a que fiquem brancos. Depois disso, mande guardar. Dará um erro (sem sentido) a dizer algo que qualquer coisa que já existe, clique em OK. saia da aplicação e deixará de ter a Internet bloqueada.

Se quiser dar-se ao trabalho, explore essa aplicação, que tem algumas potencialidades interessantes, caso queira impôr regras na navegação a quem utiliza o computador (por exemplo, definir horários em que pode navegar na Internet, em que pode utilizar determinado programa, ou até mesmo em que períodos de tempo é que o computador funciona).


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

o meu magalhae nao reconhece o disco rigido

Helder disse...

Anónimo (03-10-10),

Existem 3 hipóteses como causa:
- Mau contacto
- Avaria do próprio Disco
- Avaria da Motherboard (pouco provável).

Se tiver alguma experiência a mexer com equipamenos e componentes electrónicos, pode tentar desencaixar e reencaixar a fita do disco (tanto no disco como na motherboard). Mas atenção: faça-o apenas se souber o que está a fazer, porque trata-se de componentes muito frágeis. Se mal manuseados, pode danificar irremediavelmente.

Quanto às outras hipóteses, apenas a substituição (ou reparação, na medida do possível) dos dispositivos resolve o assunto.

Se viver próximo da zona de V. N. Famalicão, pode vir cá com o Magalhães e faço-lhe um diagnóstico gratuíto na hora. Se for avaria por mau contacto, tb lhe resolvo isso na hora gratuitamente.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

boa tarde, ao iniciar o magalhaes da minha filha da-me esta indicação:
For Realtek RTL8101E/8102e PCI-E Ethernet controller v1.06 (080225).
será que me podem ajudar no que fazer? obrigado

Helder disse...

Anónimo (05-10-10),

O mais provável é que exista algum problema com o Disco Rígido. No entanto, pode ser alguma falha na configuração do BIOS. Faça o seguinte:
- Ao ligar o computador, quando surge o logotipo do Magalhães, prima várias vezes a tecla [DEL] (tecla no canto superior direiro) até surgir um ecrã em tons de azul e cinzento
- Com as teclas de cursor ("setas") desloque-se até ao menu 'Boot', escolha a opção 'Boot Device Priority e prima [ENTER]
- Em '1st Boot Device' deverá ter [HDD:...]. Se esse item estiver noutra posição, coloque-o em primeiro, premindo a tecla [ENTER] e seleccione-o
- Prima a tecla [ESC] para votar ao ecrã principal.
- Desloque para o menu 'Exit' e prima [ENTER] na opção 'Save Changes and Exit.

Se tudo correr bem, o computador passará a arrancar normalmente. Se continuar com a mesma mensagem, então existe algum problema com o Disco Rígido.

Se o computador se encontrar em garantia, active-a, ligando para o número que se encontra na base do portátil. Caso contrário, contacte uma casa de informática de sua confiança para que lhe diagnostiquem o problema com mais exactidão. Se viver próximo da zona de V. N. Famalicão, pode deslocar-se à minha loja e faço-lhe um diagnóstico sem custos... e, quem sabe, até o consiga reparar na hora, também sem custos.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

oi

o meu magalhães liga mas depois aparece uma página que me diz algo que só um tecnico consegue resolver.
isto começou depois de ele ter caido a baixo de um frigorifico grande. des de então já o levei a 3 ou 2 tecnicos mas passado 4/5 dias volta ao mesmo. espero que me deem umas dicas de como me poss\ao ajudar.

Bjs.

Helder disse...

Anónimo (13-01-11),

Não faço ideia que tipo de mensagem possa estar a surgir-lhe no ecrã, dizendo que "só um tecnico consegue resolver". Se já o levou a vários técnicos e o problema persistiu/voltou ao fim de alguns dias, a reparação, obviamente, não foi bem feita.

Se a reparação foi feita no centro de assistência oficial, dentro ou fora de garantia, pode e deve reclamar.
Se foi feita numa casa de informática ou por um técnico escolhido por si, só deverá reclamar se pagou pela reparação. Mas um conselho: reclame apenas se pagou alguma quantia considerável pela reparação. Se a reparação foi grátis ou um valor simbólico, de boa fé não deverá reclamar.

Como diz que o computador caiu de uma posição alta, e pelos sintomas da avaria, o problema deverá estar no Disco Rígido. Pode, ainda, ser mau contacto de algum outro componente, mas o mais provável é ser mesmo problema do Disco. Na melhor das hipóteses tratar-se-á de um mau contacto; na pior o disco ficou danificado com a queda e poderá ser necessário substituí-lo (poderá dar para reparar o disco, mas pouco provável).

Eu tenho estabelecimento informática na zona de V. N. Famalicão. Se quiser, ou se lhe for conveniente, pode deslocar-se ao meu estabelecimento e faço um diagnóstico gratuíto à máquina. Se se tratar de mau contacto de algum componente de fácil acesso, faço a reparação gratuitamente.
Se viver longe desta zona, também posso diagnosticar gratuitamente, apenas com a condição de que os portes sejam totalmente suportados por si.
Os meus contactos:
Helder Teixeira
xikilin@sapo.pt
91 651 42 89


Cumprimentos,

Helder

tiago disse...

Não consigo procurar a diciopedia no meu magalhães.

Se souber a forma mande para: Tiago.santos2000@live.com.pt






OBRIGADO!

Helder disse...

Tiago (18-02-11),

Qual a versão do Magalhães?
- Se for o MG1 e não encontra a Diciopédia, muito provavelmente fez uma reposição ao sistema Windows (no menu de arranque do Magalhães, selecionou 'Reposição Windows'). Se foi o caso, tente recorrer ao agrupamento de escolas da sua zona. Em princípio, eles têm meios para repor isso.
- Se for o MG2, penso que não traz qualquer versão da Diciopédia. Tirando a forma de aquisição legal (comprá-la), não conheço outros meios de a obter (mas, concerteza, deverá existir alguma coisa por aí...).


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boas eu gostaria de saber como ober o software linux caixa magica para o magalhaes sera que me podem ajudar!

Helder disse...

Anónimo (19-02-11),

Em princípio, no agrupamento de escolas da sua zona poderá conseguir que lhe instalem o software. Fornecê-lo já não sei, mas tente.

Alternativamente, é possível que existam alguns sites/sistemas de partilha onde possa sacar isso...


Cumprimentos,

Helder

joão disse...

Olá a todos,
Não consigo alterar as horas do meu Magalhães, ou seja, vou ao menu das defenições das horas, altero para a hora correcta, mas imediatamente aseguir, a hora volta ao estado anterior, ou seja 3,5 horas adiantado.
Por acaso alguem já teve este problema?

Obrigado,
João

Helder disse...

João (20-02-11),

Isso acontece por causa do programa de controlo parental (Parents Carefree). Caso não saiba, esse programa, além de controlar o acesso à Internet, também permite impor regras de horário ao funcionamento de Programas, Internet ou até mesmo do próprio Windows. É por isso que ele não permite alterar as horas.

Para resolver, desactive o controlo parental e depois disso acerte as horas e/ou data à vontade. Para desactivar o controlo parental, dê um clique no ícone em forma de 'P' verde junto às horas. No menu que surge, vá a Modo de controlo > Controlo desligado. Pedir-lhe-á a password, que é pte2010 se for o MG1 ou escolinha2010 se for o MG2.


Cumprimentos,

Helder

russo disse...

a minha peq tem o mag model IA-1600 tenho instalado windows 7 prof. temos internet em casa ,e o magalhaes por rede inalambrica nao consegue detectar a rede q tenho q fazer

russo disse...

sera q nao tem nenhuma maneira de configurar disco duro. porque o meu nao aparece boot.q tenho q fazer

Helder disse...

russo (23-03-11),

Também tenho um Magalhães desses com Windows 7 e não precisei de instalar quaisquer drivers extra para o hardware. No meu caso, tenho acesso à rede por wireless sem problema.

Certifique-se de que a rede sem-fios esteja activada. Se premir, simultaneamente, as teclas Fn e F1, irá activar ou desactivar a rede sem-fios. Acende-se ou apaga-se uma luz no painel, indicando se a rede está activada (luz ligada) ou desactivada (luz desligada).


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

russo (23-03-11),

Não entendi essa questão de configurar o disco... o que quer dizer com "não aparece boot"?


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde,

A filha da minha vizinha tem um magalhães que não arranca porque apareçe a seguinte mns:

"For Realtek RTL8101E/8102E PCI-E Ethernet Controller v1. 10 (080722)
PXE-E61: Media text failure, check cable
PEX-M0F: Exiting PXE ROM.

Rebboy anda select proper Boot device or insert Boot Media in selected Boot device and press key"

Agradecia que alguém me ajudasse a decifrar esta mns uma vez que já tentei reiniciar o sistema clicando na tecla DEL mas aprece-me uma mns a pedir "Insert CURRENT password:" e eu não a tenho.

Obrigada

Helder disse...

Anónimo (04-06-11),

Essa mensagem surge porque o sistema não está a conseguir arrancar pelo Disco Rígido. Isso acontece quando existe algum problema com o disco (avariado ou não está a ser detectado).

Da experiência que tenho, na melhor das hipóteses trata-se de um mau contacto, relativamente simples de resolver (para quem sabe!). Na pior das hipóteses, é mesmo o disco avariado. A ser isso, pode ser que dê para repará-lo (o disco), ou pode ter de ser substituído.

Na hipótese do mau contacto, a reparação passa por abrir a tampa do portátil, retirar o disco, desencaixar a fita de conexão (disco e motherboard), voltar a encaixá-la e colocar novamente o disco no sítio. Se tudo correr bem, o computador voltará a funcionar. No entanto, mesmo que o computador arranque, se notar lentidão e o som do Windows ficar distorcido/com arrastos, então o disco precisa mesmo de reparação.
Se continuar sem funcionar, reveja novamente os contactos e tente novamente. Se não resultar, o mais provável é que o disco esteja mesmo avariado.

Atenção que essas operações, como indiquei antes, só devem ser feitas por quem entenda o que está a fazer, idealmente algum técnico de informática! O material é muito sensível e frágil, pelo que se fizer algo mal (principalmente desconectar a fita) pode danificar irremediavelmente o portátil e/ou o disco.

Outra coisa: se o portátil estiver dentro de garantia (adquirido há menos de 2 anos), active-a, ligando para o número que se encontra na base do portátil! Com isso, terá a reparação gratuíta, incluindo transporte.
Se já não estiver dentro de garantia, pode tentar a reparação como entender. Eu tenho estabelecimento informática na zona de V. N. Famalicão. Se pretender, posso tentar essa reparação do mau contacto gratuitamente. É um processso relativamente simples e faço-o na hora.
Helder Teixeira
91 651 42 89
xikilin@sapo.pt


Cumprimentos,

Helder

Aline disse...

ola o meu Magalhães liga mas não inicia o windows só fica em umas letras a branco e a apitar eu queria saber como eu faço para ele voltar ao norma

Miguel disse...

Olá, boa tarde. Queria saber quais sao as partiçoes do Linux. Porque ele veio danificado. Quando ligo , tudo ok, mas depois faz um BIPPPPP e quando chega ao desktop ele bloqueia. Queria saber quais sao porque 3 sao desconhecidas mas pelo que sei uma partiçao e de Restaurar o Windows. Vou mandar um prt screen.
Link: http://imageshack.us/photo/my-images/823/partioesmg1.png/

Helder disse...

Aline (07-07-11),

Seja mais clara na exposição do seu problema.
- Quais as mensagens/texto que surgem no ecrã?
- Como são os apitos (longos/curtos, contínuos/intermitentes (quanto tempo)...)?
- Quando prime alguma tecla (ENTER, por ex), os apitos e/ou as mensagens mantêm-se sem alteração, mudam, ou voltam a surgir?

Há problemas impossíveis ou difíceis de resolver à distância, mas tente ser o mais clara possível para tentar ajudá-la da melhor forma.


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Miguel (11-07-11),

Infelizmente não sou entendido em Linux, pelo que não poderei ajudá-lo da melhor forma. As partições de Linux são as 3 identificadas como "Partição desconhecida", mas não as deve eliminar. Pelo menos uma delas é importante (penso que seja a de 1,95GB) porque é a partição de arranque. O Boot Loader do Caixa Mágica está armazenado nessa partição e é a partir daí que arranca todos os sistemas operativos da máquina (Windows e Caixa Mágica), incluindo o sistema de recuperação.

Caso queira avançar com isso, há algumas hipóteses:
1. Efectuar uma reposição ao(s) sistema(s) afectado(s)
2. Eliminar as partições de Linux, exepto a principal, de forma a que continue a poder arrancar o sistema e, eventualmente, a reposição. Neste caso, convém depois editar o Boot Loader, de forma a que lhe apareçam apenas as opções 'Windows' e 'Reposição' no menu de arranque. Não é a solução ideal, mas "desenrasca"
3. Eliminar todas as partições de Linux e alterar a partição de arranque para o Windows. Ficará só com Windows, mas com muito mais espaço em disco disponível posteriormente. Perderá, no entanto, a funcionalidade de reposição
4. Reparação do Disco Rígido, caso seja viável. Obrigará a reinstalar todo o software depois da operação
5. Levar o computador a um técnico ou casa de informática para que lhe diagnostiquem a avaria e possível reparação

Note que essas operações necessitam de procedimentos e materiais adequados, como Drive CD USB e CD do Windwos XP, talvez também um software gestor de partições... Se eliminar as partições à toa, deixará de poder arrancar com os sistemas e poderá ter de reinstalar todo o software. Pelos sintomas, a avaria pode estar em duas hipóteses:
- Disco Rígido avariado ou partições danificadas, embora problema físico do disco seja mais provável
- Teclado avariado


Cumprimentos,

Helder

Miguel disse...

Helder, obrigado pelas informaçoes, mas acho que se usar aquele modo do Acronis Loader e um HD com a imagem do XP MG1, acho que daria para os 30Gb so no XP, vou mandar um link para ver o video onde mostra isso:

Link: http://www.youtube.com/watch?v=aiOE6jsZOIw&feature=related

Miguel disse...

Esqueci de dizer Sr.Helder, o Magalhaes da para o Emergency 4? é que o meu primo tem um Asus com um Celeron M de 1.5 Ghz, 500 RAM, 64 Grafica e o jogo roda na perfeição. Aqui ele inicia e desliga-se logo, ja vi netbooks a darem e tudo mais.
Se souber responda.
Miguel

Helder disse...

Miguel (11-07-11),

Sim, dá para pôr o Windows XP com os 30GB no método que indicou. No entanto, terá de conseguir arranjar essa imagem, o programa (Acronis True Image) e dispor do material necessário (Pen de arranque e Pen/Disco com a imagem).

O método aí apresentado é, basicamente, o mesmo que sugeri no ponto 3 na minha resposta anterior. Já fiz isso uma vez e funcionou na perfeição, mantendo na mesma todos os programas e dados pessoais do computador.

Se conseguir efectuar a reposição pelo método que indicou, caso note anomalias no funcionamento do computador (lento ou ruídos, principalmente), é provável que se trate de avaria do Disco. Com sorte, terá reparação...


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Miguel (12-07-11),

Não conheço pessoalmente esse jogo. Pesquisei um pouco na net e pelas características dos requisitos mínimos do jogo, penso que deveria funcionar de forma minimamente aceitável. Por ex, GTA 3 ou Vice City jogam minimamente bem, tendo em conta as capacidades do Magalhães. Embora, em algumas partes do jogo, engasgue um bocadinho, a jogabilidade é aceitável.

Certifique-se de que tem os drivers instalados e actualizados, principalmente da placa gráfica. Também pode ser necessária algum patch ou actualização para que o jogo funcione correctamente...

Por acaso, encontrei um vídeo no youtube que mostra um Acer Aspire One a correr esse jogo, mas não sei qual o modelo do netbook. É que existem alguns modelos com chip nVidia ion, com mais poder gráfico. No entanto, acredito que seja possível jogá-lo num MG1. As características principais dele são iguais às dos netbooks mais populares (Processador Intel Atom N270, 1GB RAM, Gráficos Intel 945/3150).


Cumprimentos,

Helder

Miguel disse...

Obrigado por tudo Helder, mas o jogo nao funciona xD, ja fiz uns upgrades a grafica. Mas nda, e hoje de manha, deu esse erro: PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA, entrei no modo de segurança e fiz Restauro, voltou a dar, ate +, vou tentar fazer um upgrade para 2gb DE RAM. ATE LOGO.

Helder disse...

Miguel (10-05-11),

Essa mensagem de erro é um pouco genérica. Pode tratar-se de falha de hardware (motherboard, disco, etc...), mas também pode ser falha de software (drivers, programas/serviços ou vírus).

Idealmente deverá fazer um diagnóstico ao hardware, principalmente ao disco rígido. Os discos dos MG1 costumam apresentar algumas falhas. Muitas vezes trata-se apenas de mau contacto, mas já é o suficiente para criar problemas mais chatos. Depois, se estiver tudo ok com o disco, reinstale o software de novo, mantendo os drivers actualizados.


Cumprimentos,

Helder

André Miguel disse...

Boa noite, o meu problema é o seguinte eu fiz download de um programa chamado EASEUS Magic Partition depois criei duas partições e reiniciei quando fui para ligar deu-me erro 17 e nao consigo nem aceder aos meus dados nem para escolher o arranque por favor me ajudem, obrigado, estou a espera de uma resposta

André Miguel disse...

Bom,o meu problema e o seguinte eu fiz download de um programa chamado EASEUS magic partition e depois criei duas novas partições e reiniciei e de seguida vi que nao liga porque da um erro 17 por favor alguem me pode ajudar???? Espero uma resposta

Helder disse...

André Miguel (14-10-11),

Fez isso num Magalhães ou noutro computador qualquer com Linux? Se sim, lamento não poder ajudá-lo. Infelizmente, pouco ou nada percebo de Linux.

Esse erro acontece-lhe porque mexeu (eliminou, mouveu ou redimensionou) em alguma partição do Linux, muito provavelmente a partição de arranque. Muito sinceramente não lhe vou poder ajudar pelos motivos que falei acima. O melhor que tem a fazer, caso não tenha dados importantes, é solicitar a reinstalação do software original na escola ou no agrupamento de escolas da sua zona. Se tiver dados importantes a salvaguardar, poderá tentar arranjar algum meio de arrancar com o portátil com uma pen ou CD/DVD USB, ou então terá de recorrer a serviços técnicos de informática.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola chamo me rafael e desculpem se neste mensagem falo com um tono espanhol ja que estou aqui em Espanha mas bom vamos o que importa 2 coisas olha como e que se faz o recovery????
e 2 como e que poso voltar a instalar a placa de som????

obrigado

Helder disse...

Rafael (12-11-11),

Qual é o seu Magalhães: MG1, ou MG2?

Se for o MG1, a opção de reposição aparece logo no menu de arranque (Iniciar Windows, Iniciar Caixa Mágica, Reposição Windows e Reposição Caixa Mágica. Depois de escolher o sistema que pretende repor, penso que numa das fases tenha de introduzir uma password para continuar com o processo. Essa password é pte2010.
Atenção que ao repor o sistema Windows no MG1 irá perder alguns dos programas pré-instalados de fábrica (Mágic Desktop, Diciopédia, Jogos Didáticos, etc.). Mas, de resto, ficará a funcionar.

Caso se trate do MG2, para ter acesso ao sistema de reposição faça o seguinte:
- Quando chegar ao menu de arranque, prima simultaneamente as teclas Alt e G
- Surge, então, o menu de reposição
- Escolha o sistema que pretende repor e siga as instruções
- Caso lhe peça alguma password de administrador, embora não tenha certeza, presumo que seja escolinha2010


Cumprimentos,

Helder

Cris Esteves disse...

boas
nao consigo fazer-me ouvir numa video-chamada.
ou seja oiço na perfeição quem esta do outro lado mas a mim nao me conseguem ouvir.
onde vou para ligar o micro interno?
obrigado pela atenção.
atenciosamente
Cristina Esteves

Helder disse...

Cristina Esteves (27-11-11),

Há duas formas de ter o Microfone a funcionar:
1. Apenas quando um programa requer essa funcionalidade
2. Em funcionamento constante

O modo de funcionamento que interessa aqui é o da 1a opção. A forma mais simples é tentar executar o assistente de áudio e vídeo no próprio Messenger. Para isso, na janela principal do Messenger:
- Prima a tecla Alt. Irá surgir uma série de opções de menu no topo da janela
- Clique em 'Ferramentas' e em 'Configurar áudio e vídeo' (algo parecido com isso)
- Siga o assistente

Logo na primeira parte, permite-lhe selecionar o dispositivo de captura (pretendido é o Microfone) e o dispositivo de reprodução (pretendido é as colunas de som do próprio computador). Verifique se no dispositivo de gravação está selecionado o Microfone ou se tem outro. Certifique-se de que define o Microfone.

Se isso não resultar, preciso de saber mais detalhes, como:
- Versão do Windows
- Versão do Messenger
- Versão do Magalhães (MG1 ou MG2)


Cumprimentos,

Helder

Winows six disse...

oi
eu fiz uma reposiçao do windows e e deu erro quando e a a iniciar o windows no magalhaes aparaeçe uma mensagem a dizer boot qualquer coisa is missing o que posso fazer para recuperar sabaendo que o magalahes n têm drive de cds Por favor respondam o mais rapidamente possivel e que eu percisso urgente mente do magalahaes
obrigado pela voça atençao
ha e eu esqueçime de fazer um backup dos dados .

Winows six disse...

é posivel fazer um backup de outro comutador que nao e magalhaes mas tem windows xp e fazer no magalhaes atravez de uma pen drive
-

Helder disse...

Winows six (28-12-11),

Se falhou a reposição do sistema no Magalhães e ainda conseguir aceder ao menu de arranque, tente efetuar a reposição novamente. Se não conseguir, então esqueça esse método.

Se falhou com algum erro de leitura da imagem, o mais provável é que exista algum problema com o Disco Rígido (setores danificados). Se for isso, o disco terá de ser reparado (nem sempre dá) ou substituído. Isso terá de ser feito por técnicos qualificados para o efeito.

Se se tratar apenas de problema de software, tente obter ajuda na escola ou agrupamento de escolas da sua zona. Penso que lá existam professores e/ou técnicos com meios para reposição de software nos Magalhães.

Quanto à segunda questão, apenas conseguiria isso com um computador de características muito idênticas às do Magalhães, principalmente a nível de chipset da Motherboard... e mesmo assim não seria certo que resultasse. No entanto, precisaria sempre de outros meios (software e drives USB para clonar o sistema).


Cumprimentos,

Helder

Helder disse...

Winows six (28-12-11),

(ainda referente à primeira questão)

Se não fez backup dos dados, as hipóteses de conseguir recuperá-loas são muito poucas. Tudo dependerá da localização deles e de até onde prosseguiu com a reposição.

Mas a sua recuperação, na medida do possível, terá de ser feita por gente qualificada e com meios apropriados para isso (hardware e software). A menos que sejam dados muito importantes, duvido que os preços praticados nessas situações lhe agradem...


Cumprimentos,

Helder

luis ferreira23 disse...

ola o meu nome é luis ferreira o magalhaes da minha filha tem as teclas desconfiguradas acho eu ou é a escrita pois se carrego no o escreve lo no f escreve fr nao sei o que fazer já fiz um restauro para uma ata antiga e nada pode me ajudar???????????

luis ferreira23 disse...

ola o magalhaes da minha filha está com problemas na escrita pois as teclas nao correspondem as letras já fiz um restauro para outra data e nada ex carrego no f e aparece fr pode me ajudar??????

Helder disse...

Luís Ferreira (15-01-12),

Até hoje só tive conhecimento de um caso desses (num Asus), onde acabaram por me trocar o portátil (embora a avaria inicialmente não fosse essa).

Infelizmente não lhe posso dar uma resposta concreta (se é do teclado ou se é da motherboard). Uma coisa é certa: não é problema de software, pelo que restaurar o sistema para outra altura não vai resolver nada. Pode testar isso iniciando outro sistema (Caixa Mágica) e verá que os sintomas são os mesmos.

O que recomendo:
Se o portátil estiver dentro de garantia, ative-a. Ligue para o número que está na base do portátil.
Se já não tiver garantia, terá de solicitar a reparação (ou análise) a uma casa ou técnico de informática.


Cumprimentos,

Helder

Miguel Vieira disse...

Antes de mais nada obrigado pelas dicas para aumentar o espaço em disco. O equipamento mais espaço e continua lento. Tem o VLC e o Skype. A mensagem aparece constantemente:
"Servidor ocupado. Esta acção não pode ser concluída porque o outro programa está ocupado. Seleccionar #Mudar para# para activar o programa ocupado e corrigir o problema" Pode ajudar?

Helder disse...

Miguel Vieira (04-05-12),

Não sei em que situações possa acontecer isso (nunca passei por uma situação dessas), mas pode tratar-se de vírus. Portanto, recomendo que utilize e mantenha sempre atualizado o seu antivírus. Além disso, evite sites, e-mails ou outros conteúdos de internet suspeitos ou duvidosos. Mantenha também o Windows sempre atualizado, bem como versões de software que utilize (Skype, Messenger, etc...).

Para tentar diagnosticar e resolver o problema, tente o seguinte:
- Clique no menu Iniciar e depois em Executar
- Digite MSCONFIG e clique em OK
- No separador Serviços, coloque um visto em Ocultar todos os serviços da Microsoft e clique em Desactivar tudo (nota: pode optar por manter o visto em algum serviço que conheça, como antivírus, mas se continuar com o problema desative tudo)
- No separador Iniciar (Startup) clique em Desactivar tudo
- Reinicie o Computador e teste se o problema ficou resolvido
- Se fivou resolvido, volte a executar o MSCONFIG e vá ativando um a um, ou dois a dois, reiniciando o computador e testando de cada vez
- Se não ficou resolvido, ou se vir que o problema é causado por algum programa/serviço que não deveria causar o erro, então tente saber se existe alguma atualização desse programa

Caso nada disso resulte, recomendo que leve o computador a uma casa ou técnico de informática.


Cumprimentos,

Helder

rui_verissimo@hotmail.com disse...

quando tento ligar o pc ele aparece grub stage 1.5 error 17 como resolvo

rui_verissimo@hotmail.com disse...

quando tento ligar o pc ele aparece grub stage 1.5 error 17 como resolvo

Helder disse...

rui_verissimo@hotmail.com (20-06-12),

Isso é um problema com o sistema Linux (Caixa Mágica), em princípio na partição de arranque. Embora eu não tenha experiência nenhuma com Linux, creio que se trate de problema de Disco Rígido quando surge esse problema. A zona onde estão os ficheiros (de arranque, nesse caso) ficou danificada.

É possível que se consiga reinstalar o software todo de novo, mas idealmente deveria fazer-se um teste de hardware ao disco. Se acusar falhar, há que repará-lo ou substituí-lo, caso não dê para reparar. Mas isso tem de ser feito com programas próprios para o efeito e com arranque através de CD/DVD USB ou Pendrive.

Se quiser tentar reinstalar o software sem proceder a qualquer reparação, pode solicitar essa "reparação" no agrupamento de escolas da sua zona. No entanto, em pouco tempo voltará a ter o mesmo problema (ou idêntico).


Cumprimentos,

Helder

Fernanda disse...

O magalhães do meu filho só dá problemas, onde posso repara-lo?

Helder disse...

Fernanda (06-08-12),

Em princípio, qualquer casa de informática deverá ter meios para reparação do Magalhães.

Eu tenho estabelecimento informática na zona de V. N. Famalicão. Se viver perto e lhe for conveniente, pode deslocar-se cá pessoalmente com o portátil e faço um diagnóstico grátis. Também pode enviá-lo por transportadora, com a condição de que pague os portes. Se não, pode contactar qualquer casa de informática de sua confiança, ou até mesmo a própria marca.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola af estou com um problema dos grandes ligo o pc e aparece " GNU GRUB version 0.97 (639k lower / 1039040k upper memory) eso aparece desde que tava a faser algo no linux acho que atualisacao i desligei oque fasso

Anónimo disse...

oi AF sera que me pode diser como repor o arramque ao magalhaes.
se me poder ajudar.
so agradesso


Anónimo disse...

oi AF sera que me pode diser como repor o arramque ao magalhaes.
se me poder ajudar.
so agradesso

Helder disse...

Carlos Almeida (19-06-13),

Infelizmente eu não tenho conhecimentos de Linux para poder ajudá-lo nesse problema. Nunca se deve desligar o computador indevidamente, principalmente durante a escrita/gravação de ficheiros no disco, correndo o risco de ficarem corrompidos (que foi o seu caso).

Penso que as escolas tenham professores ou técnicos com meios para reparação de software nos computadores Magalhães. Tente contactar a escola ou agrupamento de escolas da sua zona e diga que o seu Magalhães não arranca e se eles fazem a reparação. Em princípio, a reparação é gratuita (pelo menos se o seu educando for dessa escola).

Alternativamente, poderá solicitar o serviço (pago) na linha de apoio oficial da marca ou em qualquer casa de informática com meios para tal.

Poderão existir alguns sites de partilha de ficheiros que tenham meios para reinstalação de software ou reposição de imagem para os Magalhães, mas tratam-se sites de terceiros, talvez com meios próprios para reposição. É uma questão de procurar e ver se possam ser fidedignos.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

boa tarde,

depois de fazer a recuperação sistema Magalhães 1 ficou tudo ok com o windows xp mas no linux o touchpad não me funciona !!

Helder disse...

Anónimo (15-10-13),

Muito sinceramente, já há muito que não me mexo no Caixa Mágica. Lembro-me, no entanto, de algumas situações exatamente como as que descreve.
Embora não lhe possa indicar os passos, sei que terá de ir, no Caixa Mágica, a uma funcionalidade, tipo o gestor de dispositivos do Windows, e alterar o tipo de controlador do rato (talvez para algo como Standard PS/2 Mouse... mas já não me recordo). Depois é só reiniciar e ficará a funcionar.

Lembro-me de ter vistou ou escrito essa informação algures na net, se calhar até neste blog. Se quiser tentar procurar...


Cumprimentos,

Helder

«O mais antigo ‹Mais antiga   201 – 400 de 402   Mais recente› Mais recente»