2.7.10

Como formatar o Magalhães

Como formatar o Magalhães? Que ferramentas usar para formatar o disco do Magalhães, e o que fazer para conseguir apagar e voltar a instalar o windows XP SP3 e o Caixa Mágica/Linux? Depois de terem sido publicados neste blog alguns artigos sobre como fazer a recuperação do Magalhaes, continuo a receber comentários de leitores que querem formatar o disco rigido do portatil magalhaes e não sabem como fazê-lo. Alguns, nem se dão ao trabalho de procurar por esses artigos, seja aqui no blog, ou na internet, usando o nosso amigo Google. Para os leitores mais "distraidos", ou para aqueles que não têm muito tempo para andar à procura dum tutorial que lhes ensine como formatar o disco do portátil magalhães, publico mais um artigo sobre o mesmo tema, na esperança de que o mesmo sirva para ajudar quem quer formatar o sistema operativo que vem instalado no computador magalhaes, seja para aumentar o espaço em disco ou para recuperar o S.O. depois de alguma avaria ou mau uso. Então como formatar o Computador Magalhães?

Como formatar o Portátil Magalhães?

Antes de começar a formatar o portatil magalhães, deve ter em conta que este procedimento requer alguns conhecimentos técnicos para o fazer e que o processo pode não correr da melhor forma. Para os que não querem vir a ter problemas por uma má formatação ou uma recuperação mal feita, sugiro que levem o portatil a um especialista para fazer a dita formatação/recuperação. Para os mais entendidos, ou para aqueles que gostam de fazer as coisas eles mesmos em vez de pagarem a outra pessoa para o fazer, eis os passos para formatar o disco rigido do magalhães.


Material Necessário para a Formatação do Magalhaes

1 - CD Instalação Windows XP
2 - Pen USB 1GB
3 - WinSetupFromUSB

Como Formatar/Instalar o Windows XP a partir de uma PEN USB?

  1. Colocar a PEN USB
  2. Instalar e correr o WinSetupFromUSB
  3. Seleccionar o caminho para o CD do Windows XP no campo “Windows 2000/XP/2003 Source”.
  4. Seleccionar a Drive USB no campo “USB Disk Selection”. (escolha a Drive USB correcta)
  5. Carregar no botão “HP format Tool”
  6. Seleccionar no campo “Device” a Drive USB.
  7. Seleccionar no campo “File System” a opção “FAT”.
  8. Carregar no botão “Start”.
  9. Após ter formatado a Drive USB, voltar ao programa WinSetupFromUSB.
  10. Carregar no botão “GO”.
  11. Após ter esperado, necessita de ir a BIOS do computador que vai receber a drive, e activar o boot pela drive.
  12. Após fazer o boot pela drive, seleccionar a opção “Windows Xp … Setup”.
  13. Depois seleccionar a “First Part of Windows XP setup”.
  14. Quando o computador reiniciar, repetir o passo 12 e de seguida seleccionar “Windows XP Second Part + Start Windows for first time.”


Tutoriais: Como instalar o Windows XP através duma PEN USB?

Eis alguns dos tutoriais que pode seguir para fazer a formatação do windows XP no Portatil Magalhaes ou noutro Netbook.


Clique nos links, leia os artigos e siga todos os passos necessários para fazer a formatação do magalhaes. Caso tenha alguma dificuldade em seguir os tutos, ou surja alguma dúvida durante o processo, deixe comentário aqui no blog da assistencia tecnica gratis, ou nos sites/blogs que menciono em cima.

65 comentários:

João disse...

Obrigado por mais um excelente tutorial. Esta informação já tinha sido explicada anteriormente, contudo nunca é demais.
Bem-haja pelo trabalho desenvolvido

Anónimo disse...

É mesmo , muito bom tutorial, também agradeço.

Admin disse...

Ola Joao e bem-vindo.

Obg pelo comentário.

Sim, esta informação já tinha sido publicada. Mas, como dizes e bem, nunca é demais, pois certos leitores não a encontram e "obrigam-me/nos" (a mim e ao Helder) a voltar a publicar a mesma de vez em quando ...

Abraço

Anónimo disse...

gostava de saber se era possível substituir o caixa mágica pelo ubuntu

Helder disse...

Anónimo (07-06-10),

Em princípio, sim. Só não sei como fazê-lo, porque não tenho conhecimentos de Linux.
Irá precisar do CD/DVD de instalação do Ubunto e de uma drive de CD/DVD USB (a menos que exista uma versão de instalação por Pen). Mas, antes disso, deverá proceder à eliminação do Caixa Mágica e depois corrigir ou alterar o gestor de arranque, para que possa arrancar com o(s) sistema(s) pretendido(s).
Bem... não posso adiantar muito mais porque não tenho mesmo conhecimentos de Linux.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

ola consegui formatar e colocar o windows xp mas queria saber se posso formatar e colocar o windows vista??

Helder disse...

Anónimo (26-07-10),

Poder pode, mas não recomendo. O Windows Vista é um sistema bastante mais pesado que o Windows XP, principalmente para esse tipo de máquinas (Processador de baixo desempenho e APENAS 1GB de RAM).

Em alternativa, sugiro o Windows 7. Já testei e garanto que funciona muito bem. Talvez até mais rápido que o Windows XP, mesmo SÓ com 1GB de RAM!


Cumprimentos,

Helder

TTA disse...

Olá.

Seguindo as suas (óptimas) instruções, reformatei todo o magalhães e correu tudo bem e já tenho o Windows XP SP2 a correr sozinho nos 30G de disco.
No entanto...
O Magalhães ficou sem as drivers para a placa de rede e para e net sem fios. Fui ao site do Magalhães, mas a página dos downloads está desactivada. Será que sabe de outro site com os drivers ou (melhor ainda) os tem e mos pode enviar?
Muito obrigado,

Tiago.

Helder disse...

Tiago (10-10-10),

Cá está o link para download de todos os drivers do Magalhães.
Atom: http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?url=MG1|Drivers|Atom
Celeron: http://www.mymagalhaes.com/site/drivers_ext.aspx?url=MG1|Drivers|Celeron
(copie e cole o endereço numa nova janela do browser)

Escolha consoante a versão do seu Magalhães.


Cumprimentos,

Helder

丹尼尔 disse...

Não é necessário que o copia do cd para a pen utilizando o WinSetupFromUSB seja feito no Magalhães pois não???

Obrigado pela resposta
Daniel M

Helder disse...

Daniel M (09-11-10),

Não conheço esse método, mas de certeza que isso poderá ser criado noutro computador qualquer. Até porque, pela lógica, se você não tiver o computador a funcionar e, precisamente, precisar de lhe instalar o sistema por USB, obviamente térá de recorrer a outro computador...

Como lhe disse, não conheço esse método. Muito provavelmente isso substitui um CD tradicional do Windows XP por uma pen... pelo que, no fim da instalação, terá de fazer download dos drivers e proceder à sua instalação. A menos que esse método de instalação permita incorporar previamente os drivers...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

pessoal fiz tudo igual e kd aparece o 1º ecra azul pa reparar ou configurar a instalaçao eu meto configurar nova e ele diz k n foi encontrado o contrato de licença (eula) e n da pa continuar:S:S é mm muito urgente:(

Helder disse...

Anónimo (14-11-10),

Fez tudo igual a quê?...

Vou presumir que seja a mesma pessoa da questão anterior (Daniel M). Se essa mensagem lhe surge, é porque, realmente, falta o(s) ficheiro(s) do contrato de licença. Muito provavelmente a imagem do Windows XP está incompleta, pelo que deverá criar uma nova e certificar-se de que copia todos os ficheiros.

Como não conheço esse método de reposição, não há muito que lhe possa ajudar... Alternativamente, pode tentar arranjar uma Drive de CD/DVD USB e utilizar um CD comum do Windows XP para reinstalar.


Cumprimentos,

Helder

Fabio disse...

Tenho feito exactamente como descrito mas nao sei porque o windows nao arranca sosinho se retirar a pen com que o formatei. Ja mudei ate o arranque na BIOS e nem assim . Que podera ser ? Obrigado

Helder disse...

Fabio (07-12-10),

Especifique o mais detalhado possível o seu problema:
- O que está a acontecer e como surgiu o problema
- O que fez para tentar solucionar
- O que pretende


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

sem dúvida um excelente tutorial, mas preciso de mais uma informação...
se quiser instalar o windows 7 o processo é o mesmo???

obrigado

Helder disse...

Pedro (29-12-10),

Não sei qual o método de instalação que está a utilizar.
Num computador "normal" (com Drive de CD/DVD), a instalação é feita através de um CD/DVD (no caso do Windows Vista e Windows 7 é em DVD).
Como o Magalhães não tem Drive DVD, a solução será conectar uma Drive USB e, assim, proceder à instalação. Tirando o facto de se utilizar uma drive externa, o resto é tudo igual como em qualquer computador.
Quanto aos métodos de instalação por Pens USB, não conheço nenhum. Sei que existem, mas não são oficiais da Microsoft. Podem ser métodos criados por fabricantes de computadores ou por terceiros.

Como não conheço esses métodos por Pen, não lhe posso adiantar muito de como se procede. Quanto ao método por CD/DVD, digo-lhe que é exactamente igual à instalação num computador de secretária comum: Insere o CD/DVD, arranca o computador iniciando com o CD/DVD e, depois, é só proceder à instalação. Simples!...


Cumprimentos,

Helder

Marcelo disse...

Grato pelo tutorial!

Unknown disse...

helder como faço para instalar o windows 7' já tentei mas disse-me que o espaço no disco é pouco

Unknown disse...

como faço para fazer partiçao no disco de magalhaes?

Helder disse...

João Cabo Verde (10-05-11),

Se está a tentar instalar o Windows 7 no MG1 sem mexer nas partições, é natural que não consiga. O Windows 7 requer 15GB de espaço livre. Embora não lhe possa confirmar agora com certeza, penso que a partição do Windows XP tenha, precisamente, cerca de 15GB.

Idealmente, deverá eliminar todas as partições (Windows, Caixa Mágica, Reposição...), de modo a ficar com o espaço total do disco (30GB) para o Windows 7.
Para tal, durante o processo de instalação, não escolha a opção 'Actualizar'. Escolha, antes, a opção 'Personalizar (Avançada)'.
No passo seguinte, surge-lhe uma caixa a mostrar-lhe o disco e respectivas partições. Clique em 'Opções da unidade (avançado)' e elimine todas as partições.
Depois disso, estando apenas 'Disco 0 Espaço não alocado', clique em [Seguinte] e a instalação decorrerá normalmente. Não necessita criar partição e/ou formatar porque ele fará isso automaticamente ao clicar em [Seguinte].


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

como farei para eliminar todas as partições?(Windows, Caixa Mágica, Reposição...),

Unknown disse...

helder meu msn é jotandrade63@hotmail.com, adiciona-me a gente se fala isso melhor

Meus cumprimentos

Helder disse...

João Cabo Verde (11-05-11),

Está, de forma básica, tudo explicado na minha resposta anterior.

Mais detalhadamente:
- Quando inicia a instalação do Windows 7, após escolher o idioma e clicar em [Instalar] no ecrã seguinte, aparece durante alguns segundos a mensagem 'A configuração está a ser iniciada...'
- Após isso, escolhe a versão do Windows 7 a instalar. O Magalhães suporta qualquer uma, desde que seja 32bit
- De seguida, aceite os termos de licença e clique em [Seguinte]
- Agora (importante), escolha Personalizar (Avançado) e clique em [Seguinte]
- Surge-lhe, agora, o ecrã com as partições existentes no disco
- Clique em 'Opções da unidade' e elimine todas as partições
- Clique em [Seguinte] (ou [Instalar]) para dar início à instalação

É só isso...


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Helder o meu não chega a escolher a versão do Windows 7, para em a configuração e depois deixa uma msg que não tenho espaço suficiente, mas já fui ao disco rigido tem 20 e tal gigas de espaço livre

Unknown disse...

helder já instalei o windows 7 profissional mas não consigo entrar em outros site a não ser em portal da escola, como posso fazer para navegar em outros site? só consigo entra nesse site: www.portaldasescola.pt

com meus cumprimentos

Helder disse...

João Cabo Verde (11-05-11),

Qual foi o método de instalação que fez?

Embora eu nunca tivesse actualizado um sistema Windows XP para Windows 7 (instalação pelo método actualizar), penso que tal não seja possível no Windows XP. Se fosse, ele iria manter os mesmos programas e as mesmas definições... Isso é o que parece ter-lhe acontecido, mas, como disse, penso que não seja possível fazer esse tipo de actualização do Windows XP para Windows 7. Só instalação limpa.

O problema que relata é exactamente o mesmo que milhares de pessoas tiveram nos primeiros momentos de utilização da Internet: só acedia ao site do e-escolas e pouco mais, porque o resto estava bloqueado/restringido pelo programa Parents Carefree. Se tiver esse programa, terá de configurá-lo de acordo com as suas preferências (ou, então, desinstalá-lo).

Mas... sinceramente não sei o que lhe diga. A única explicação lógica que encontro é que tenha feito uma actualização ao Windows em vez de uma instalação limpa... mas, mesmo assim, teoricamente impossível de lhe ter acontecido isso.

Diga-me como instalou: se seguiu exactamente os meus passos, ou se clicou em 'Actualizar' em vez de 'Personalizar (Avançado'

Unknown disse...

Helder meu magalhaes já vem com windows 7 e lunix instalei o windows 7 original que vem no pc é o novo magalhaes tem um processador intel(R)Atom (TM)CPU N450 1.67 GHx memoria de RAM é 1 GB sistema operativo é de 32 bits

para deinstlar o Parents Carefree?

Cumprimentos

Unknown disse...

e tem 250 GB de disco

Helder disse...

João Cabo Verde (12-05-11),

Em situações futuras de pedidos de ajuda, deverá dar o máximo de detalhes do problema e da máquina.
Como me falou em 'instalar', presumi que estivesse a utilizar um CD/DVD ou outro meio equivalente para uma instalação limpa ou nova do sistema. Como tal, e como me falou nos 20GB, deduzi que se tratasse do MG1...

O que afinal pretendia fazer era uma reinstalação, mais propriamente uma reposição do sistema (Windows). Uma reposição de sistema é diferente de uma instalação, os passos/procedimentos são outros e cada empresa/marca/modelo de computador tem o seu próprio método.

Não me recordo de ter feito alguma recuperação a MG2, mas se fiz foi apenas uma. No entanto, não me recordo de nenhuma complicação na reposição. Penso que foi só dar início à reposição e o resto decorreu automaticamente.

Adiante...
Não sei, por enquanto, como desinstalar o Parents Carefree. No entanto, há uma alternativa muito boa (até melhor!) Configure o programa de acordo com as suas necessidades/preferências. Siga estes passos:

1. Clique sobre o ícone Parents Carefree e seleccione a opção 'Configuração directriz'
2. Digite a password
3. Na janela que surge, clique na directriz que tiver lá e depois no botão [Editar]
4. Na janela que surge, clique na secção 'Filtro de site'
5. Na zona direita dessa janela, verá um painel com horário semanal a azul. Se clicar com o rato sobre os quadradinhos (representam dias/horas da semana), pode definir os dias em que o filtro é aplicado. Idealmente, desmarque todos os quadradinhos (de forma a que fiquem brancos)
6. Faça o mesmo na secção 'Controlo de aplicação'
7. Depois (muito importante) clique no botão [Guardar] e, na caixa que surge, clique em [OK]
8. Vai dar uma mensagem a dizer que a directriz já existe ou foi adicionada. Feche essa janela (penso que tenha de clicar em cancelar, não há outro meio)
9. Feche tudo do controlo parental e, a partir daí, terá o controlo parental totalmente desbloqueado. Mais tarde, caso pretenda, pode ir lá alterar as definições para impor regras à utilização do computador, programas ou internet.


Cumprimentos,

Helder

Unknown disse...

Helder obrigado por tudo, já fiz conforme dizes

Meus cumprimentos

Unknown disse...

helder mais uma vez muito obrigado por tudo
meus cumprimentos

Anónimo disse...

Cara por favor me ajudar fiz todo esse procecimento mas quando da o boot, entra na tela do Grub, não sei mais oq faço. to querendo formatar um notbook Intelbras I220

Andre Alceu disse...

Anónimo disse...
Cara por favor me ajudar fiz todo esse procecimento mas quando da o boot, entra na tela do Grub, não sei mais oq faço. to querendo formatar um notbook Intelbras I220

Meu email é andre_alceu@hotmail.com

Helder disse...

Andre Alceu (22-07-11),

Lamento, mas não conheço o seu computador... nem tão pouco sei quais os procedimentos que fez para tentar solucionar.

Todos os computadores costumam trazer DVDs de recuperação ou uma ferramenta que permite criar esses DVDs. Além disso, também costumam trazer uma partição oculta no disco onde contém uma ferramenta que permite fazer uma reinstalação completa.

Caso tenha DVD de recuperação, tem de o inserir na drive e iniciar o arranque por ele. Talvez tenha de entrar na configuração do BIOS para definir o arranque pelo CD. Normalmente, acede-se ao BIOS pelas teclas F2, F10 ou DEL, mas isso pode variar de computador para computador.

Idealmente, contacte a linha de apoio da marca do computador. Eles saberão dar-lhe todas as indicações para que possa definir isso e até como aceder à ferramenta de reinstalação oculta, se tiver.

Note que há também a hipótese de tratar-se de problema de hardware (Disco Rígido danificado). Quando isso acontece, uma reinstalação do sistema pode "resolver" o problema temporariamente, mas em pouco tempo acaba por ter sinais de falhas novamente. Se isso se verificar, contacte a assistência para trocar o disco.


Cumprimentos,

Helder

Hugo Marafona disse...

Boas.

Alguem tem os drivers OSD do WinXP ou Win7 para o MG1?
No site oficial não tem...
PS: eu sei que postei um comentário igual noutro topico, mas este é que devia ser...

Obrigado.

Helder disse...

Hugo Marafone (09-08-11),

Realmente lá não tem o download para esse software. Tem para outras versões do Magalhães, mas não sei se serão compatíveis com o MG1. Acho que não perde nada em testar...

Pode tentar colocar essa questão nesse site, a ver se lhe respondem.


Cumprimentos,

Helder

TiagoAndréRebelo disse...

Boas, é o seguinte ...
O meu irmão tem um magalhães 2, ele passou agora para o segundo ano da primaria e eu já ando a algum tempo com umas ideas de instalar o windows XP, ou mesmo formatar para seven, porque ele vem com dois Sistemas Operativos, o que me parece deixar o computador bastante mais lento.. A minha pergunta é será que o meu irmao não vai precisar mais daqueles programinhas todos que vem no computador ?
Abrc , espero por resposta.

TiagoR.

Helder disse...

TiagoAndréRebelo (13-08-11),

1. O computador não fica mais lento pelo facto de ter 2 sistemas operativos. Funcionam de forma independente, principalmente esses em questão (Windows e Linux)

2. Não regrida para Windows XP. O Windows 7 é bastante leve e muito mais funcional que o Windows XP

3. Não sei se na escola irão usar ou não os programas no outro sistema (Caixa Mágica). A verdade é que muitos professores (se calhar a esmagadora maioria) não teve qualquer formação para "ensinar" os miúdos a trabalhar com o Magalhães, mas isso não impede que eles venham a utilizá-lo. Certamente que há professores com conhecimentos do Magalhães e que até o incluam no programa de aulas, mas também deverão haver escolas/ATLs que tenham formadores/educadores que dêem aulas exclusidas de informática. Portanto, o melhor é deixar isso como está.

Uma forma de melhorar o desempenho do portátil é aumentando (trocando) a memória RAM para o dobro (de 1 para 2GB). No entanto, para isso terá de violar o selo de garantia. Pode tentar trocar o anti-vírus. Já reparei que em máquinas mais modestas até se torna pesado. Experimente o Avast Free ou Avira Free.


Cumprimentos,

Helder

TiagoAndréRebelo disse...

Obrigado ai helder :)

Trocar as memorias ram nao queria porque não quero violar o selo, vou tentar trocar ou antivirus .

Obrigado ai :)

Anónimo disse...

Olá, o magalhães do meu primo está com um problema. Eu ligo-o e depois só aparecem coisas escritas tipo "Reboot and Select proper Boot device or Insert Boot Media in slected Boot device and press a key" o que é suposto fazer? Poderia formatar, só que a minha dúvida é como é que vou formatar se o pc nem tem leitor de CD nem veio uma pen ou isso com a instalação do Windows e o resto que é necessário. Alguém sabe ajudar-me? Susy

Helder disse...

Susy (30-08-11),

Isso é problema com o Disco Rígido... formatar não resolveria nada.
Na melhor das hipóteses trata-se de um mau contacto; na pior das hipóteses é o disco avariado.

Em caso de mau contacto, a reparação é simples e rápida para quem sabe. Recomendo que leve isso a uma casa de informática e, se possível, que lhe façam a intervenção na hora (demora cerca de 2 minutos). Tenho estabelecimento informática em Famalicão e faço essa intervenção gratuitamente.
Se o disco estiver com problemas (pode haver problema de mau contacto e problema de disco ao mesmo tempo), a solução passa por reparar o disco ou substituí-lo, caso não tenha reparação. Ainda assim, pode ser que dê para continuar a funcionar, resolvendo apenas o problema do mau contacto, embora o computador funcionará muito lento.

Se quiser tentar a reparação por si, posso indicar-lhe alguns links úteis para outros posts neste blog. Mas alerto-o que, apesar de simples (para quem sabe), trata-se de uma operação muito delicada! Se for mal executada, pode danificar irremediavelmente o portátil ou algum acessório!
Siga os passos nestes links (faça-o por sua conta e risco!):
http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/02/ligar-pc-magalhaes-como-ligar-portatil.html
- Resposta a Eduardo em 08-11-2010
- Resposta a Emanuel Ribeiro em 28-12-2010


http://assistencia-gratis.blogspot.com/2009/03/linha-apoio-tecnico-magalhaes.html
- Resposta a Jorge Vicente em 23-07-2011

Caso se trate de avaria no disco, dependendo da avaria, pode ter reparação. Se não, só substituindo o disco.

Volto a alertar para o caso de tentar a reparação do mau contacto por si. Conheço vários casos de pessoas que o tentaram e danificaram a fita e o disco.


Cumprimentos,

Helder

andre disse...

boas Hélder eu também sou de Famalicão...

eu tenho um Magalhães e queria o formatar... será que me podias arranjar um link para sacar o winds 7 ?
cumps

Helder disse...

André (18-10-11),

Lamento, mas não faço esse tipo de comentários no blog. Mas dou umas dicas:
- O Magalhães aguenta qualquer versão do Windows XP ou Windows 7 (desde a Starter à Ultimate)
- Idealmente, deverá ter 2GB de Memória RAM para o Windows 7. Ainda assim, funciona com apenas 1GB
- É possível que se encontrem versões do Windows 7 na net com instalação por pendrive, mas não são oficiais. Para instalar por DVD, será necessário uma drive de DVD USB
- Idealmente deverá procurar em sites de comunidades portuguesas, para que consiga uma versão em português ibérico.

Lamento não fornecer mais detalhes, mas vai contra os princípios básicos deste tipo de sites. Se não vai, pelo menos vai contra o meu princípio porque o site não é meu.


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

Boa tarde!
Quero recuperar o Magalhães e instalar só o XP.
No entanto, não percebi onde, de que maneira o XP irá "entrar" no magalhães pois se só está a usar uma pen de arranque.
O xp não teria de estar tb na pen?!
Obrigado.
João Almeida

Helder disse...

João Almeida (21-02-12),

Existem imagens de instalação do Windows XP em formato de Pen Drive, mas não são oficiais (entenda-se: concebidas pela Microsoft). Muito sinceramente, não estou a par do como é que isso funciona nem como se criam esse tipo de pens.

Poderá utilizar uma Drive de CD/DVD USB, arranjar um CD do Windows XP Pro OEM e instalar o sistema dessa forma. Poderá eliminar todas as partições existentes e reinstalar sistema utilizando a chave que se encontra numa etiqueta na base do portátil.

Existe, ainda, a hipótese de transformar o estado atual do disco (Arranque, Windows, Disco D e Partições Linux/Caixa Mágica) numa única partição apenas com o Windows XP. No entanto, para isso necessita de algum software específico para eliminar e mover e redimensionar partições, uma Drive CD/DVD e um CD do Windows XP... além de uma série de comandos a executar na consola, que agora não me recordo quais são. Fiz isso (só) uma vez e correu bem, mas só o conseguirá com o material que indiquei.

Alternativamente, pode tentar pesquisar na Internet se encontra alguma imagem do Windows XP em formato Pen USB...


Cumprimentos,

Helder

daniel disse...

preciso de ajuda o meu magalhaes nao sai do inicio k aparece a imagem "magalhaes o meu primeiro portatil..." como faco pa formatar o pa ele voltar a funcionar


obrigado e comprimentos!

Helder disse...

Daniel (20-03-12),

Não é bom sinal se ele pára antes de chegar ao menu de arranque. A minha aposta vai para que o disco esteja com problemas.

Não indica qual o Magalhães (MG1 ou MG2), mas presumo tratar-se do MG1. É muito comum aparecer esse tipo de avaria no MG1. Na melhor das hipóteses trata-se apenas de um mau contacto; na pior é o disco que está avariado.

Quando lhe surge a imagem/logótipo do Magalhães (na fase em que ele fica uns longos segundos parado), prima várias vezes a tecla F11 (tipo de 1 em 1 segundo). Vai acabar por aparecer um menu com opções de arranque do computador. Se não surgir nada a dizer HDD, então é porque o disco não está a ser detetado.

Se for isso, o melhor é levar o computador a uma casa de informática para que lhe vejam o problema. Se se tratar de um mau contacto, isso resolve-se em 2 ou 3 minutos. Se mesmo depois de resolver o mau contacto se notar lentidão no computador, é possível que o disco esteja mesmo avariado. Isso só com diagnósticos próprios se pode concluir.

Espero ter ajudado alguma coisa...


Cumprimentos,

Helder

dog disse...

bem eu fiz tudo como esta explicado no blog mas o resultado não foi nada o esperado...
Se alguém mi puder ajudar com isso agradecia. Logo que o Magalhães entra através da pen salta desta janela aqui apresentada na imagem
http://i40.tinypic.com/302np7d.jpg
para a seguinte
http://i40.tinypic.com/bg7kmr.jpg
e fica a espera de um comando faço esc e volta a primeira janela e fica a espera de uma opção minha só que nenhuma delas mi faz nada para alem de pedir comandos...

geane disse...

quando ligo meu computador ele fica com atela escura e aparece a seguinte mensagem:
seboot and propor boot device
ser insert boot media in selected boot device and press a key.
por favor me ajude
Att: GEANA

Helder disse...

geane (20-04-12),

Isso é porque o BIOS não está a encontrar dispositivo de arranque (Disco Rígido).

Se se tratar do Magalhães MG1 (não indicou qual a marca nem modelo do computador), poderá tratar-se de um mau contacto na conexão do disco. Na pior das hipóteses o disco está mesmo avariado.
Em caso de mau contacto, a reparação é rápida (menos de 5 minutos), mas é muito delicada e só deve ser feita por entendidos! Basicamente, será só desconectar o disco e a respetiva fita e voltar a colocar tudo no sítio. Mas volto a alertar para a delicadez da operação! Se mal feita, pode danificar irremediavelmente o disco, a fita ou a motherboard.

Portanto, recomendo que leve o computador a uma casa ou técnico de informática. Essa operação podem fazê-la na hora e saber logo se se trata de um mau contacto ou se o disco está mesmo avariado.
Nota: mesmo tratando-se de um mau contacto, pode ainda assim o disco estar já com algum problema. Se notar lentidão fora do normal, é sinal de falha no disco.


Cumprimentos,

Helder

Tiago disse...

boas tou a tentar instalar o windows 7 no mg1 mas depois de ter feito a formatacao ele nao me reconhece disco rigido pra instalaçao... o k devo faxer?

Helder disse...

Tiago (21-05-12),

Para que o Windows possa reconhecer o Disco, terá primeiro de reconhecer o controlador (chipset) e, garantidamente, reconhece, porque tenho experiência disso.

Se no seu caso isso não está a acontecer, provavelmente seja algum problema com o disco (DVD) de instalação do Windows ou então o disco rígido não está a ser detetado pelo sistema.

Quando liga o computador, durante o tempo em que o logo "Magalhães" aparece, prima a tecla [DEL] (tec, tec, tec...) até entrar no BIOS. Lá, navegue até 'Advanced' e entre em 'IDE Configuration'. De seguida, dê [ENTER] sobre 'Primary IDE Master' e veja se o disco é detetado (tipo, marca, modelo, capacidade) e se as informações estão corretas.

Se não for detetado ou as informações não forem corretas, então está aí o problema. Pode tratar-se de uma avaria ou um "simples" mau contacto. Digo "simples" entre aspas porque é uma operação muito delicada resolver esse problema (embora simples).

Analise a situação. Se necessitar de resolver o problema do possível mau contacto, coloque nova questão no blog e depois dou-lhe algumas indicações.


Cumprimentos,

Helder

mike disse...

gostava de ser esclarecido se puder o magalhaes bloqueou me com uma msg a dizer tratar se da policia e para pagar 100 euros para desbloquear sera virus?

Helder disse...

Mike (10-06-12),

Sim, trata-se de vírus e é uma fraude!

Verifique se o Windows arranca "sem o vírus" através do modo de segurança. Para isso, antes de iniciar o Windows prima a tecla [F8] e escolha 'Modo de segurança'.
Se conseguir arrancar sem que lhe surja a mensagem da multa (ou um ecrã a bloquear o acesso ao ambiente de trabalho), poderá ser fácil remover a infeção. Caso contrário, já serão necessários outros meios de recuperação.

Uma alternativa mais radical é efetuar uma reposição total ao Windows. Para isso, no menu de arranque selecione 'Reposição Windows' e siga as instruções (se pedir password, é pte2010). Atenção que esse procedimento vai eliminar todos os dados do computador (documentos, fotos, etc), deixando (quase) como quando o recebeu pela primeira vez.


Cumprimentos,

Helder

NUNO_WARRIOR_15 disse...

Oi é a minha primeira vez que aparece nesse link mas no último comentário gostava de dizer que tambem dá pra passar no arranque com esse virús da seguinte forma desliga o computador tira se a bataria (a fonte de energia) e ligar só com o carregdor e o windows inicia normalmente até ao ambiente de trabalho quando chegaram ao ambiente de trabalho vao ao google e escrevem(AVG) e instalam e tiram esse virus na quarentena e fiz isso no magalhães do meu mano e resultou boa sorte nao erram pk pode muito bem dar bronca. obrigada pela vossa atenção:)

Helder disse...

NUNO_WARRIOR_15 (02-07-12),

O que lhe aconteceu é impossível! É impossível conseguir arrancar um computador infetado apenas porque se lhe tirou a bateria.
Muito provavelmente o seu antivírus terá atuado num dos arranques e, coincidentemente, na altura que tirou a bateria lá conseguiu arrancar... e entretanto instalou o AVG e pensou que foi assim que resolveu...


Cumprimentos,

Helder

NUNO_WARRIOR_15 disse...

Sei como falo e já sou expriente há 5 anos mas derrepente nunca exprimentaste por isso é que dizes que n dá

Anónimo disse...

Olá, eu gostava de saber como é que faço para instalar o Windows XP através do Linux, num Magalhães 1.
Além disso, também gostava de saber como é que instalo o Flash Player no Linux. Obrigado.
Se quiserem têm aqui o meu e-mail: francisco.ribeiro127@gmail.com

Helder disse...

Anónimo (21-07-12),

Costumo dizer que na informática nada é impossível. Mesmo a instalação do Windows através do Linux. No entanto, não sei fazer tal operação e nem é comum fazer-se isso.

Se tem o Magalhães 1 ou 2 no estado original, ou pelo menos sem lhe ter alterado as partições, pode efetuar uma reposição de origem a qualquer dos sistemas instalados (Windows ou Caixa Mágica/Linux).

No MG1:
- No menu de arranque do Magalhães, selecione a opção 'Reposição Windows'
- Siga as instruções
- Na fase inicial do processo poderá ser-lhe pedida uma password de super utilizador, que é pte2010

No MG2:
- No menu de arranque do Magalhães, pressione simultaneamente as teclas Ctrl e G
- Selecione a opção 'Reposição sistema' no menu que se segue
- O menu volta a alterar-se para um parecido com o primeiro. Selecione 'Reposição Windows'
- Siga as instruções...


Cumprimentos,

Helder

Anónimo disse...

qd o disco n é detectado, é pq está c problemas. ainda agora resolvi um problema desses, a agulha estava presa e a fazer o famoso CLICK-CLICK-CLICK. bati c ele na mesa e deixou de fazer o click, ficou detectado e arrancou o windows. mais uma coisa em relaçao ao aumento de espaço, usem o software "EaseUS". 40mil vezes mais facil, melhor e menos problematico. faz o q tem a fazer. é só instalar, correr o software, apaga a partição q se quer apagar, faz-se o resize e dps apply. eu apaguei a partição DADOS e ganhei 4-5Gb mas tb posso apagar as outras todas e ganhar mais outros tantos Gb. fica aqui este meu mini tutorial.

Helder disse...

Anónimo (05-12-12),

Realmente o Easeus é um bom software para redimensionamento de partições, mas o procedimento não é tão simples quanto indica.
No caso do MG1 pode eliminar-se a partição de dados e juntá-la com a do sistema, mas não pode mexer nas outras de Linux com a mesma somplicidade. Não percebo quase nada de Linux, mas sei que a gestão do arranque dos sistemas (Windows e Caixa Mágica) é feita pelo Linux. Portanto, há pelo menos uma partição que gere isso. Se ela for eliminada, deixa de conseguir arrancar com qualquer dos sistemas. É provável que a solução para isso, em caso de "acidente", seja simples, mas é para quem sabe.

Quanto à situação dos clicks, o problema não é das cabeças e é muito grave bater com o disco à toa!
Na verdade, num disco normal (2,5" ou 3,5"), os clicks são sintomas de problemas de cabeças, que não se resolvem com pancadas, e que indicam na maior parte dos casos que o disco já foi desta para melhor. No entanto, nos discos dos MG1, isso, na maior parte dos casos, trata-se de um mau contacto da fita de conexão. Isso resolve-se desonectando a fita e voltando a conectá-la.


Cumprimentos,

Helder

tiago disse...

Eu queria formatar/instalar de novo o windows do magalhaes mas nao queria desinstalar o linux será que isso e possivel?

Unknown disse...

Não consigo abrir o Windows 7 do Magalhães e só consigo entrar no Linux.
Queria saber o que fazer para voltar a ter novamente o Windows 7 ao mesmo tempo que o Linux no Magalhães.
Será que tenho que voltar a instalar o Windows 7? E gostava de continuar com os dois sistemas operativos.
Envie-me mensagem dos passos a seguir para voltar a ter o windows 7 e continuar com o Linux.
o email é: patriciocorreia1970@hotmail.com

Obrigado,

Hélder Correia

Helder disse...

Helder Correia (23-11-15),

O problema de não conseguir entrar no Windows pode dever-se a software e/ou hardware.

Melhor dizendo, se o problema estiver no hardware (nomeadamente Disco Rígido), a simples reinstalação do Windows 7 poderá pô-lo a funcionar, mas o problema físico (no hardware) continua lá... o que, mais cedo ou mais tarde, há de voltar a manifestar-se.

Eu recomendo que o Disco seja devidamente testado... mas isso não está ao alcance de qualquer um, pelo que recomendaria que tentasse isso com algum conhecido seu... e que lhe pudesse fazer isso sem custos.

Mas pode ignorar esse passo e correr o risco, passando de imediato para a reposição do Windows (até pode ser que o problema seja software e o disco até esteja sem problema nenhum).

Portanto, para efetuar uma reposição de fábrica ao Windows 7:
1. No menu de arranque do Magalhães, prima, simultaneamente, as teclas CTRL + ALT + G
2. Surge um novo menu, onde deverá escolhe a opção 'Reposição do sistema' (ou algo parecido)
3. Depois, passa para um menu idêntico ao de arranque do Magalhães, mas agora com as opções de reposição. Escolha 'Reposição Windows' (ou algo idêntico) e siga as instruções apresentadas no ecrã

Isso irá deixar o Windows no estado de fábrica (exatamente como no primeiro arranque).


Cumprimentos,

Helder